PDA

Ver Versão Completa : Niva não pega com motor quente

Juliano R. Papa
30/03/2008, 13:40
Boa Tarde amigos,
Gostaria de uma ajuda nesta questão!
Meu Niva esta apresentando um problema de não querer pegar com o motor quente.
Já me aconteceu algumas vezes até eu chegar a está conclução.
Antes disso o arranque já tinha dado um problema mas eu desmontei e realizei limpeza mas escovas e voltou a funcionar.
É mais ou menos assim o problema, ao andar em transito ou rodovia por algum tempo e apos o motor estiver quente se eu desligar o motor do Niva e querer ligar novamente ele não pega.
O motor "vira" e parece sem corrente eletrica.
Neste intervalo eu ia mexendo em algumas coisas a apos algumas tentativas ele pegava,
E sempre achava que tinha resolvido o problema, mas logo apos ele voltava, então constatei que era o tempo que demorava para "esfriar" um pouco o motor.

Para vocês saberem o que já fiz vai um relato:
1ª vez: limpei o platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.
2ª vez: resfriei a bobina, achei que tinha resolvido, mas não era.
3ª vez: conferi regulagem de ponto de ignição e angulo de permanencia do platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.
4ª vez: troquei a bobina, achei que tinha resolvido, mas não era.
5ª vez: troquei o platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.

Fiz direta do "+" da bateria até a bobina mas não resolveu.
A partida esta em um botão igual de "608" a chave é só para a ignição.

Apos isso estou solicitando ajuda dos amigos para alguma dica antes que tenha de levar em algum MECA,

Outra coisa, o carburador é original, não sei qual a giclagen, mas é um relogio, posso dar partida a frio pela manhã ele pega na chave,
O motor parece um relogio tá otimo, e a regulagem tambem, não tem nenhuma falha, além da que não pega!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado, espero ajuda.

Luciano SHAKALL
30/03/2008, 14:37
"... Meu Niva esta apresentando um problema de não querer pegar com o motor quente ... ao andar em transito ou rodovia por algum tempo e apos o motor estiver quente se eu desligar o motor do Niva e querer ligar novamente ele não pega ... constatei que era o tempo que demorava para "esfriar" um pouco o motor... CAmaRAda Juliano, primeiramente, BEM VINDO AO FÓRUM :concordo: !

Seguinte: Posso está falando M..., mas - geralmente - esse lance de não pegar quando quente é problema elétrico...
O meu, quando esquentava a bobina não pegava "nem a pau"...
Nem lembro mais qual era o problema que a fazia esquentar :oops: , pois "entre uma coisa e outra,
acabei trocando - além da bobina - o alternador, retificando o motor de partida, e refazendo TODA a parte elétrica :-| ...
Não que o seu vá precisar disso (desculpe se te assustei :oops: ), mas verifica a parte elétrica,
veja se sua bobina não necessita de um resistor e se ele tá lá...

[]'s

Rones Jr
30/03/2008, 19:31
busque com a ferramenta pesquisa...."motor de arranque", este assunto já foi amplamente discutido...e há inúmeras variáveis e iguais soluções...

Girti
30/03/2008, 21:04
Boa Tarde amigos,
Gostaria de uma ajuda nesta questão!
Meu Niva esta apresentando um problema de não querer pegar com o motor quente.
Já me aconteceu algumas vezes até eu chegar a está conclução.
Antes disso o arranque já tinha dado um problema mas eu desmontei e realizei limpeza mas escovas e voltou a funcionar.
É mais ou menos assim o problema, ao andar em transito ou rodovia por algum tempo e apos o motor estiver quente se eu desligar o motor do Niva e querer ligar novamente ele não pega.
O motor "vira" e parece sem corrente eletrica.
Neste intervalo eu ia mexendo em algumas coisas a apos algumas tentativas ele pegava,
E sempre achava que tinha resolvido o problema, mas logo apos ele voltava, então constatei que era o tempo que demorava para "esfriar" um pouco o motor.

Para vocês saberem o que já fiz vai um relato:
1ª vez: limpei o platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.
2ª vez: resfriei a bobina, achei que tinha resolvido, mas não era.
3ª vez: conferi regulagem de ponto de ignição e angulo de permanencia do platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.
4ª vez: troquei a bobina, achei que tinha resolvido, mas não era.
5ª vez: troquei o platinado, achei que tinha resolvido, mas não era.

Fiz direta do "+" da bateria até a bobina mas não resolveu.
A partida esta em um botão igual de "608" a chave é só para a ignição.

Apos isso estou solicitando ajuda dos amigos para alguma dica antes que tenha de levar em algum MECA,

Outra coisa, o carburador é original, não sei qual a giclagen, mas é um relogio, posso dar partida a frio pela manhã ele pega na chave,
O motor parece um relogio tá otimo, e a regulagem tambem, não tem nenhuma falha, além da que não pega!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado, espero ajuda.

O fato de o carburador funcionar bem frio não o impede de dar problemas quando estiver quente. Por exemplo, se a bóia estiver dessregulada ou furada, a gasolina pode, com o calor, sumir da cuba, fazendo com que não haja combustível para a partida.
Outra possibilidade, como explicou o Luciano, é um problema elétrico, uma bobagem qualquer que só ocorra com o motor quente.

Se for levar a um mecânico, recomendo o Wilson, no Moema, é especializado em Lada, e mecânico de meus Nivas desde 95. Fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera, o fone é 5531.7796.

[ ]s

VKASP
30/03/2008, 21:30
O Rones tem razão, esse tipo de problema já foi discutido várias vezes, e tanto pode ser elétrica quanto carburação. Tive um problema semelhante uns anos atrás e era carburação.
Já tentou dar partida de carro afogado, com o acelerador no fundo, sem bombear?

Valdomiro

BACALHAU
31/03/2008, 12:20
Se for levar a um mecânico, recomendo o Wilson, no Moema, é especializado em Lada, e mecânico de meus Nivas desde 95. Fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera, o fone é 5531.7796.

[ ]s

Ei, Juliano, é bem "pertinho", viu? Vc sai de sua casa, depois da padaria vc vira à esquerda, depois na terceira rua à direita e segue sempre em frente. Pronto. Já chegou na esquina da rua da oficina do "mago" Wilson. Afinal de Jaguariaíva-Pr para Moema em Sampa, com um NIVA na menopausa (calores) é moleza.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::-D:-D:-D:-D:-D:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Desculpa, Gil, mas não resisti.:mrgreen:
Fica chateado não.
Sei como é. É tão difícil encontrar um bom profissional que quando a gente encontra um ótimo, é uma alegria. E se o "seu" Wilson é metade do que vocês dizem... Eu estou quase colocando o "Pangaré" em cima de um caminhão e levando-o para Sampa. "Mago" Wilson, Rogério Bacelar, Sarancar, Donatti, etc... Puxa vida só falta um pintor bom. Por aqui ainda não achei nenhum pintor que faça o que eu estou querendo.

Juliano, desculpa zoar o seu tópico. Espero que vc descubra logo a causa do problema. Não esqueça de compartilhar com a gente. :concordo:

Zabumbas

Girti
31/03/2008, 12:47
Ei, Juliano, é bem "pertinho", viu? Vc sai de sua casa, depois da padaria vc vira à esquerda, depois na terceira rua à direita e segue sempre em frente. Pronto. Já chegou na esquina da rua da oficina do "mago" Wilson. Afinal de Jaguariaíva-Pr para Moema em Sampa, com um NIVA na menopausa (calores) é moleza.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::-D:-D:-D:-D:-D:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Desculpa, Gil, mas não resisti.:mrgreen:
Fica chateado não.
Sei como é. É tão difícil encontrar um bom profissional que quando a gente encontra um ótimo, é uma alegria. E se o "seu" Wilson é metade do que vocês dizem... Eu estou quase colocando o "Pangaré" em cima de um caminhão e levando-o para Sampa. "Mago" Wilson, Rogério Bacelar, Sarancar, Donatti, etc... Puxa vida só falta um pintor bom. Por aqui ainda não achei nenhum pintor que faça o que eu estou querendo.

Juliano, desculpa zoar o seu tópico. Espero que vc descubra logo a causa do problema. Não esqueça de compartilhar com a gente. :concordo:

Zabumbas

Pois é, grande Bacalhau, nessa eu cochilei! :putz: :parede: Mas há uma explicação (sempre há! :mrgreen: ): eu estava, ao mesmo tempo, respondendo a este tópico e a uma mensagem no Orkut, onde recomendei o Wilson para um cidadão. Acabei indo no embalo, e escrevendo besteira aqui no Forum... :oops:

Quanto ao pintor, posso recomendar o Pacheco, aqui em São Paulo, é claro! :mrgreen:

De repente, você já despacha o Niva para cá, e faz funilaria e pintura no Pacheco e a mecânica no Wilson! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

emtsuhako
31/03/2008, 13:00
Já tentou dar partida de carro afogado, com o acelerador no fundo, sem bombear?

Valdomiro

O correto não seria dar a partida sem acelerar nada??? Meu Niva, qdo muito quente, não pega se eu acelero... basta girar a chave e pronto. Depois descobri que qdo o motor estive quente, não se deve acelerar, pois afoga o carburado, algo assim...

emtsuhako
31/03/2008, 13:03
De repente, você já despacha o Niva para cá, e faz funilaria e pintura no Pacheco e a mecânica no Wilson! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s

Gil, onde fica esse Pacheco? Tem idéia de qto ele cobra para pintar o Niva inteiro, inclusive interior e cofre do motor? Aqui na minha terrinha tem uns funileiros bons, mas cobram muito caro, acima de 3.000 latinhas. Se eu levar em Sampa, pelo menos teria o Wilson para desmontar tudo e remontar tudo novamente e perfeitamente...

VKASP
31/03/2008, 15:31
O correto não seria dar a partida sem acelerar nada???
É o que diz a lógica, principalmente se estiver subindo aquele cheirão de gasolina. Mas na prática, ou você espera evaporar um um pouco da gasolina (ou esfriar), ou põe o pé lá no fundo e vira a chave, sem tirar o pé, sem bombear. Pega com certeza (em carro afogado). :concordo:

Com o carro bem regulado, quente, não é necessário pisar no acelerador para pegar. Frio, alguns precisam de uma ou duas pisadas e afogador puxado.

Em geral, se o carro carburado frio pega só na chave é porque está desregulado, entrando muita gasolina. É por isso que sugeri ao Juliano que experimentasse a solução do carro afogado, para nos dar mais uma pista sobre o que pode estar acontecendo.

Abraços!

Valdomiro

GARCIA/SP
31/03/2008, 16:04
Gil, onde fica esse Pacheco? Tem idéia de qto ele cobra para pintar o Niva inteiro, inclusive interior e cofre do motor? Aqui na minha terrinha tem uns funileiros bons, mas cobram muito caro, acima de 3.000 latinhas. Se eu levar em Sampa, pelo menos teria o Wilson para desmontar tudo e remontar tudo novamente e perfeitamente...

Ihhh:pensativo:...traindo o Marcão??????????:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Desculpe..........:mrgreen:....mas não resisti..........

Abs:concordo:

Girti
31/03/2008, 18:05
O correto não seria dar a partida sem acelerar nada??? Meu Niva, qdo muito quente, não pega se eu acelero... basta girar a chave e pronto. Depois descobri que qdo o motor estive quente, não se deve acelerar, pois afoga o carburado, algo assim...

Edson, cada Niva é um Niva, já tive Nivas que requeriam que se pisasse no acelerador, outros em que isto não devia ser feito. De modo geral (há exceções), não se deve mexer no acelerador com o motor frio, pois a gasolina está na cuba do carburador. entretanto, com o motor quente, muitas vezes é recomendável pisar UMA VEZ E SEGURAR o acelerador, para injetar um pouco de gasolina nesta cuba, vez que, devido ao calor do motor, parte do combustível pode ter evaporado da cuba.

[ ]s

Girti
31/03/2008, 18:21

O Pacheco fica no Campo Belo, portanto não fica distante da oficina do Wilson. Não tenho idéia de quanto ele cobraria, acredito que seja necessário um exame de seu carro para ele dar um preço. Entretanto, não acredito que um serviço completo como o que você quer custe muito menos do que estes R$3.000 :sad:
, a não ser que haja pouco trabalho de funilaria (remoção de ferrugem, amassados, etc...)

emtsuhako
31/03/2008, 21:00
Ihhh:pensativo:...traindo o Marcão??????????:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Desculpe..........:mrgreen:....mas não resisti..........

Abs:concordo:

Poxa... não espalha não... rsrsrs... confesso que tenho uma queda pelo seu Wilson... ui!!! Hehehe!!!

Na verdade eu queria fazer uma reforma, mas que eu possa acompanhar pelo menos dia sim, dia não... para mim é praticamente impossível tirar férias de um mês inteiro... como trampo em Sampa, posso organizar um mês inteiro ou pouco mais para fazer uma "blitz" em determinado bairro ou zona (não pensem besteira)... aí na hora do almoço eu poderia acompanhar a reforma do meu Niva...

emtsuhako
31/03/2008, 21:06
não acredito que um serviço completo como o que você quer custe muito menos do que estes R$3.000 :sad:
, a não ser que haja pouco trabalho de funilaria (remoção de ferrugem, amassados, etc...)

Gil, ferrugem são poucos pontos... amassado tem um pequeno no pára-lamas, que tb está rebatido (só do lado dianteiro esquerdo)... qdo eu peguei meu Niva, já estava assim... como eu disse... mecânica muito boa... lataria/pintura boa... até 3.000 latinhas é um preço razoável, desde que o serviço seja bem-feito.

Girti
31/03/2008, 23:06
Gil, ferrugem são poucos pontos... amassado tem um pequeno no pára-lamas, que tb está rebatido (só do lado dianteiro esquerdo)... qdo eu peguei meu Niva, já estava assim... como eu disse... mecânica muito boa... lataria/pintura boa... até 3.000 latinhas é um preço razoável, desde que o serviço seja bem-feito.

Ferrugem é como certas mulheres... suas melhores qualidades estão escondidas... só se descobre após desmontar o carro! ::(:

BACALHAU
31/03/2008, 23:46
Em geral, se o carro carburado frio pega só na chave é porque está desregulado, entrando muita gasolina.

Valdomiro

:shock::shock::shock::shock::shock: Carro carburado, frio, pegando só na chave é porque está desregulado? :shock::shock::shock::shock::shock:

BACALHAU
31/03/2008, 23:54
Ferrugem é como certas mulheres... suas melhores qualidades estão escondidas... só se descobre após desmontar o carro! ::(:

Eu que o diga, eu que o diga... :pensativo:

Basta ver as fotos do "Pangaré" do início do tópico. :parede:

Mas Gil, diga-me uma coisa, sem que ninguém nos "oiça": Você também entende mulheres tão bem como entende de NIVA e mecânicos? :lol:

VKASP
01/04/2008, 01:18
:shock::shock::shock::shock::shock: Carro carburado, frio, pegando só na chave é porque está desregulado? :shock::shock::shock::shock::shock:

Com certeza!
Eu nunca vi manual de carro carburado que não recomendasse ao menos puxar o afogador, quando não pisar mesmo uma ou duas vezes no acelerador.
O meu quando está bebendo muito, além do buraco no bolso, pega que é uma beleza de manhã. Basta regular que já tenho que dar uma pisadinha para pegar.

mauniva
01/04/2008, 08:22
JULIANO,Bom dia!
Só existe duas coisas no NIva e nos carros mais antigos que não "PEGAVAM QUANDO QUENTE" ou esquentava e parava.
1º - Bobina,mas você já TROCOU,Correto.
2º - Bomba de gasolina.
faça um teste,de manhã antes de sair pegue uma estopa e ensope de
agua coloque na bomba,amarre com cordão para que ela não caia e torne a jogar agua em cima,cuidado para não molhar o distribuidor, no meio do seu trajeto pare sem desligar o carro e torne a molhar,quando chegar no seu destino molhe novamente,ai desligue o carro e tente ligar,se ele ligar troque a BOMBA (UNO ANTIGO qualquer ano). (coloque uma garrafa pet com agua a noite na geladeira para que fique bem fria)

emtsuhako
01/04/2008, 08:24
Com certeza!
Eu nunca vi manual de carro carburado que não recomendasse ao menos puxar o afogador, quando não pisar mesmo uma ou duas vezes no acelerador.
O meu quando está bebendo muito, além do buraco no bolso, pega que é uma beleza de manhã. Basta regular que já tenho que dar uma pisadinha para pegar.

O meu Niva, qdo dou partida de manhã, pega melhor se eu puxar o afogador... a rotação inicial é de 2.000 RPM... poucas são as vezes em que ligo sem precisar puxar o afogador, mas isso geralmente qdo usei o carro antes ou qdo o dia está quente... de manhã ou em dias frios, só com afogador...

Juliano R. Papa
01/04/2008, 11:58
Bom dia a Todos os Colegas,
Agradeço a todos pelas dicas,
Estarei verificando os topicos citados e amanha é minha folga e vou fazer o teste de pressão da bomba de combustivel para ver se pode ser ela,
Mas, tem uma coisa que me deixa confuso, é que posso estar andando com o Niva por algum tempo e mesmo apos esquentar ele não apresenta menhuma falha e se desligar e tentar ligar apos uns 2 segundos ele não pega, não apresenta cheiro, então acho que não daria tempo de afogar.
Outra coisa é se ele tive afogado quando pegasse iria ficar meio engasgado por uns 5 segundos até limpar.
Já fiz o teste de ligar com o pé no fundo sem bombar não pegou.
Já fiz o teste de ligar só com o afogador puxado não pegou.
E a hora que ele pega é como se nada tivesse acontecido é só engatar marcha e socar o pé que ele vai embora.(To achando que é falta de corrente mesmo.)
O motor vira normal, por isso to achando que vou levar amanha em um eletricista, para ele dar uma olhada na parte eletrica.

mauniva
01/04/2008, 15:37
Juliano,tenho outra dica.
Vá a uma casa de auto peças e compre um filtro para gasolina da marca
BOSCH,pois o filtro bosch é trânsparente e os outros são leitosos,estale
este filtro na mangueira que vem do tamque e ande com o carro normalmente até que ele esquente,quando você desliga-lo e tentar religar e ele não pegar verifique o filtro se estiver vazio e bomba com certeza!
Verifique também a temperatura no painel se andar muito tempo acima de 90 graus (91,92,93) isto podera afetar a distribuidor,certos carros quando esquentam muito,quando param não fucionam (carros refrigerados a ar), não saberia lhe dizer se o niva ocorreria este fato

Girti
01/04/2008, 16:45
Eu que o diga, eu que o diga... :pensativo:

Basta ver as fotos do "Pangaré" do início do tópico. :parede:

Mas Gil, diga-me uma coisa, sem que ninguém nos "oiça": Você também entende mulheres tão bem como entende de NIVA e mecânicos? :lol:

Só as enferrujadas...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
01/04/2008, 16:53
O meu Niva, qdo dou partida de manhã, pega melhor se eu puxar o afogador... a rotação inicial é de 2.000 RPM... poucas são as vezes em que ligo sem precisar puxar o afogador, mas isso geralmente qdo usei o carro antes ou qdo o dia está quente... de manhã ou em dias frios, só com afogador...

O procedimento correto em qualquer motor carburado, qaundo está frio, é puxar o aforgador (é para isso que ele existe!) até o final do curso (em alguns carros, quase até o final, o dono vai descobrir), dar a partida SEM mexer no acelerador. Tão logo o motor pegue e comece a subir de giro, deve-se empurrar UM POUCO o afogador, mantendo o giro em torno dos 2.000 rpm (a rotação vai depender um pouco do motor, o importante é que não fique excessivamente acelerado, nem morra) por alguns segundos, até que se perceba a estabilização do motor. Depois, pode-se empurrar mais um pouco o afogador e sair com o carro, ainda sem acelerar muito ou rodar muito depressa (dando tempo aos demais lubrificantes - câmbio, diferenciais, etc...) de aquecerem). Aos poucos, conforme se perceba que a marcha lenta já se sustenta sem que precisemos ficar acelerando, pode-se empurrar o afogador para dentro. Depois... bom passeio! :-D

Jonatars
02/04/2008, 00:16
Camaradas, tive este problema de não pegar quando o carro quente, mandei um eletricista de confiança fazer uma revisão no motor de partida, tocar as escovas e verificar a conexão dos fios do troço (dica do Rones em tópico especifico), nunca mais me deu problema, quanto ao carbura, na primeira partida do dia tem que bombar o pedal umas três vezes, puxar o afogador e dar a partida (ultimamente tenho que bombar umas 7 vezes rsrsrsrs) será a boia:pensativo:, nas outras partidas do dia é normal, mas por ex. se ligo ele pela manhã, vou trabalhar e volto a liga-lo só de noite, tem que bombar o pedal pelo menos umas três vezes, não adianta puxar o afogador e dar na chave que não pega, mas o motor de partida gira, alguém tem algum palpite:pensativo:

mauniva
02/04/2008, 08:55
Jonatars,Bom dia!
O defeito no seu Niva pode ser varios;Comece limpando ou trocando as
velas,verifique se não à uma pequena entrada de ar falsa,verifique a agulha da boia,verifique à boia e por último descarbonize seu carburador,
dá para descarbonizar em casa más é muito perigoso, o produto quimíco ultilizado e abrasivo e pode ocasionar folgas nas venturis nos dultos dos giclês e nos eixos da borboletas

Girti
02/04/2008, 18:28
Camaradas, tive este problema de não pegar quando o carro quente, mandei um eletricista de confiança fazer uma revisão no motor de partida, tocar as escovas e verificar a conexão dos fios do troço (dica do Rones em tópico especifico), nunca mais me deu problema, quanto ao carbura, na primeira partida do dia tem que bombar o pedal umas três vezes, puxar o afogador e dar a partida (ultimamente tenho que bombar umas 7 vezes rsrsrsrs) será a boia:pensativo:, nas outras partidas do dia é normal, mas por ex. se ligo ele pela manhã, vou trabalhar e volto a liga-lo só de noite, tem que bombar o pedal pelo menos umas três vezes, não adianta puxar o afogador e dar na chave que não pega, mas o motor de partida gira, alguém tem algum palpite:pensativo:

Pode ser que esteja havendo vazamento/evaporação na cuba de combustível, fazendo com que a mesma fique vazia, obrigando você a bombear algum combustível para dentro dela, possibilitando a partida. Verifique se isto não está ocorrendo!

Qual é o carburador de seu Niva?

Jonatars
02/04/2008, 22:34
É o original Gil, to dando uma lida no manual e vou ver se consigo verificar a bóia e a cuba eu mesmo, se não vou levar a criança ao pediatra!:mrgreen: , Mauniva já em dezembro o carburador passou por uma limpeza e troca das juntas, e desde lá o carro tem se comportado melhor e tb está mais economico, as velas, cabos e bobina são novas troquei mês passado, e pelo palpite tato seu quanto o do Gil, vou na bóia e ver no que dá, tenho mais uns 37 problemas emergencias para resolver:twisted: além da minha moto que deu pau, mas como o tópico estava nisso e essa parada realmente me incomoda, vou tentar resolve-lá tb, afilnal 37 para 38 é só mais um :parede:

Girti
02/04/2008, 23:00
É o original Gil, to dando uma lida no manual e vou ver se consigo verificar a bóia e a cuba eu mesmo, se não vou levar a criança ao pediatra!:mrgreen: , Mauniva já em dezembro o carburador passou por uma limpeza e troca das juntas, e desde lá o carro tem se comportado melhor e tb está mais economico, as velas, cabos e bobina são novas troquei mês passado, e pelo palpite tato seu quanto o do Gil, vou na bóia e ver no que dá, tenho mais uns 37 problemas emergencias para resolver:twisted: além da minha moto que deu pau, mas como o tópico estava nisso e essa parada realmente me incomoda, vou tentar resolve-lá tb, afilnal 37 para 38 é só mais um :parede:

Boa sorte!:concordo:

sthefano leandro
07/04/2008, 01:16
amigo coloque uma ventuinha elétrica no meu deu certo !!

sthefano leandro
07/04/2008, 01:19
mas realmente é problema elétrico

Nivaléria
11/04/2008, 20:36
Isto aí. Tá certinho. Você mencionou o Rones, e eu sou o novo proprietário do Niva dele. Veja a foto aí. Estou curtindo pra caramba o 4x4 e posso garantir que o Niva dele é filé.

Eduardo Machado
15/07/2009, 12:23
Pessoal, estou com um problema no meu Niva. Ele parou na rua derrepente. Comecei a olhar a parte eletrica e tirei o cabo da que vai ate o distribuidor e coloquei proximo do bloco do motor e bati a chave. Nao deu centelha nenhuma!! Troquei bobina. A mesma coisa. Esta chegando corrente na bobina. Onde mais pode dar problema??
Valeu Galera

Gustavo Niva
15/07/2009, 12:41
To chutando o distribuidor... se tem corrente na bobina mas não tem centelha, deve estar faltando o "sinal"...

É platinado ou ignição eletrônica...

[]s

Eduardo Machado
15/07/2009, 13:27
Gustavo, obrigado pela rapida resposta. Trouxe o mecanico aqui agora. E ele falou que poderia ser o modulo da ignicao eletronica. Tirei o modulo e vou levar num eletricista pra ver se ele tem algum igual ou que dê no niva. A proposito vc sabe algum que da?

Valeu

Gustavo Niva
15/07/2009, 14:01
Gustavo, obrigado pela rapida resposta. Trouxe o mecanico aqui agora. E ele falou que poderia ser o modulo da ignicao eletronica. Tirei o modulo e vou levar num eletricista pra ver se ele tem algum igual ou que dê no niva. A proposito vc sabe algum que da?

ValeuEduardo, na verdade a última frase do minha mensagem anterior era pra ser "É platinado ou ignição eletrônica???", mas tu já respondeu :)

No meu tô usando um módulo de Gol (acho que de Santana, etc também)... MTE Thompson... 7 pinos...

Girti
15/07/2009, 14:12

Valeu

Eduardo, o módulo do Santana deve servir, mas é bom ter certeza de que se trata do módulo de ignição, pois é muito raro eles apresentarem defeito, são quase eternos! Pode ser apeans uma questão de mau contato, isto já me aconteceu!

Eduardo Machado
16/07/2009, 09:02
Gustavo e Girti, obrigado pela ajuda. Ontem comprei um modulo novo (o do gol é igual) e coloquei la. Nao funcionou!! Testei a condutividade dos 3 fios que saem de baixo do distribuidor ate o modulo e estao perfeitos. A tarde levei outro mecanico la que olhou um monte de coisas e parece que descobriu. Tirou o distribuidor e pediu pra eu levar num eletricista. (este mecanico é de fora de estrada, caminhao grande). Agora estou com o distribuidor aqui para levar no eletricista. Assim que conseguir alguma coisa eu posto.
Valeu!!!

Marcelo Cleto
17/07/2009, 18:38
Ola Juliano.......

Como alguns amigos ja disseram seja muito BEM VINDO..........

............MAIS UMA DICA.........CUIDADO COM OS DITOS "MAGOS" mecanicos DE SAÕ PAULO......

Espero que disfrute bastante deste Forum......

Marcelo Cleto

OBS:......tive os mesmos problemas com minha partida.....entre no tópico MOTOR DE ARRANQUE ......recomendo neste caso um auto eletricio....

BACALHAU
17/07/2009, 20:35
Ola Juliano.......

Como alguns amigos ja disseram seja muito BEM VINDO..........

............MAIS UMA DICA.........CUIDADO COM OS DITOS "MAGOS" mecanicos DE SAÕ PAULO......

Espero que disfrute bastante deste Forum......

Marcelo Cleto

OBS:......tive os mesmos problemas com minha partida.....entre no tópico MOTOR DE ARRANQUE ......recomendo neste caso um auto eletricio....

Psiu, Marcelo, vou "falar" bem baixinho para mais ninguém "escutar".
Você cochilou e comeu mosca. :mrgreen:
Dá (ops :oops:) uma olhada na data em que o Juliano postou. Tem mais de ano.
Mas não fique triste não. Isso volta e meia acontece por aqui.
Agora, quanto ao "mago", você vai deixar um certo senhor de um certo NIVA "grená" (fazendo biquinho) muito chateado.
Se abaixa que lá vem pedra. :mrgreen:

Gustavo Niva
26/07/2009, 07:37
Agora estou com o distribuidor aqui para levar no eletricista. Assim que conseguir alguma coisa eu posto.
Valeu!!!E...... :pensativo:

Eduardo Machado
31/07/2009, 10:33
Gustavo, fiquei fora por uns dias mas ja estou de volta. Bom, o Niva ainda está parado. O mecanico que foi la em casa tirou o distribuidor e o mesmo estava com problema. Parece que tem uma bobina dentro do distribuidor. Fiza a base de troca com um outro mecanico de BH. Mas colocamos la no carro e o mesmo ainda nao funciona. Verifiquei uns conectores que estavam meio sujos e liguei os fios direto. Ontem levei um eletricista que me indicaram e ele levou o distribuidor. No sabado vamos mexer novamente. Mas ja estou decidido a colocar o motor AP 1.8 MI no Niva.
Uma pergunta: Esta tal bobina que tem dentro do distribuidor do Niva da pra trocar? tem alguma similar no mercado?
Valeu Gustavo

Gustavo Niva
08/08/2009, 19:59
Gustavo, fiquei fora por uns dias mas ja estou de volta. Bom, o Niva ainda está parado. O mecanico que foi la em casa tirou o distribuidor e o mesmo estava com problema. Parece que tem uma bobina dentro do distribuidor. Fiza a base de troca com um outro mecanico de BH. Mas colocamos la no carro e o mesmo ainda nao funciona. Verifiquei uns conectores que estavam meio sujos e liguei os fios direto. Ontem levei um eletricista que me indicaram e ele levou o distribuidor. No sabado vamos mexer novamente. Mas ja estou decidido a colocar o motor AP 1.8 MI no Niva.
Uma pergunta: Esta tal bobina que tem dentro do distribuidor do Niva da pra trocar? tem alguma similar no mercado?
Valeu GustavoEduardo, foi mal mesmo a demora na resposta...

Olha... não sei de bobina dentro do distribuidor... tem uma resistência no rotor (parte de cima do distribuidor, logo abaixo da tampa), talvez seja isso... acho que dá pra trocar só ela, ou só o rotor...

Se tu tá pensando em trocar o motor por causa disso, desculpe a sinceridade, mas desiste logo do niva :parede: ... isso aí é probleminha pequeno cara, rapidinho tu resolve e não mais esquenta a cabeça...

Procura os niveiros de BH que com certeza eles te recomendam um mecânico que vai resolver isso tranquilo pra você...

[]s e Boa Sorte,
Gustavo.

Eduardo Machado
09/08/2009, 20:39
Desistir do Niva nao Gustavo. Gosto muito do carro!!! É que eu já acho o motor dele fraco há muito tempo. Estou procurando um motor 1.8MI recomendado pelo Rogerio Bacelar de quem vou comprar o Kit BR2000. Tem um amigo meu que fez a troca e falou que o carro ficou show, e ele se arrepende ate hoje de ter vendido o Nivinha. Mas voltando ao assunto, esta semana terei mais tempo e devo coloca-lo para funcionar novamente. Quando descobrir posto aqui o problema.
Valeu
Eduardo Machado

thgteixeira
14/12/2009, 19:28
Amigos;

Mais um pepino, pra variar...

Ontem, depois de enfrentar muita chuva e uma estrada de terra meio escabrosa aqui em São Bernardo, retornei para a minha residência, e tirando a sujeira do carro, estava tudo certo!

Desliguei, tomei um banho, fui dormir, e hoje ao bater na chave o carro virava o motor de arranque, tudo certinho, mas não pegava de forma alguma! (acabei até descarregando a bateria).

Abri o capô, e comecei a dar aquela verificada "por cima". Ao colocar a mão na bobina, ela estava muito quente, mas não me preocupei, afinal a bobina geralmente esquenta. No entanto, na hora do almoço, a bobina ainda estava BEM QUENTE mesmo com o carro totalmente desligado! (e o carro continua sem "pegar")

Verifiquei o distribuidor, e sequei com um pano macio pra garantir, tentei resfriar a bobina, mas ela continua bem quente.

Será que a água penetrou (ui) na bobina e mandou ela pro céu (ou inferno) das bobinas?

thgteixeira
14/12/2009, 19:34
Aliás, é bom ressaltar que estou temeroso por algum problema que essa bobina que teima em esquentar "do nada" possa acarretar, devo tomar alguma providência enquanto não compro outra? (se realmente for ela a causa do problema)

A Minha bobina ainda é a original, Soviética.

Girti
14/12/2009, 20:58
Aliás, é bom ressaltar que estou temeroso por algum problema que essa bobina que teima em esquentar "do nada" possa acarretar, devo tomar alguma providência enquanto não compro outra? (se realmente for ela a causa do problema)

A Minha bobina ainda é a original, Soviética.

O ideal seria você fazer um teste, trocando temporariamente esta bobina por outra (do Santana, por exemplo).

Gustavo Niva
14/12/2009, 21:58
Amigos;

Mais um pepino, pra variar...

Ontem, depois de enfrentar muita chuva e uma estrada de terra meio escabrosa aqui em São Bernardo, retornei para a minha residência, e tirando a sujeira do carro, estava tudo certo!

Desliguei, tomei um banho, fui dormir, e hoje ao bater na chave o carro virava o motor de arranque, tudo certinho, mas não pegava de forma alguma! (acabei até descarregando a bateria).

Abri o capô, e comecei a dar aquela verificada "por cima". Ao colocar a mão na bobina, ela estava muito quente, mas não me preocupei, afinal a bobina geralmente esquenta. No entanto, na hora do almoço, a bobina ainda estava BEM QUENTE mesmo com o carro totalmente desligado! (e o carro continua sem "pegar")

Verifiquei o distribuidor, e sequei com um pano macio pra garantir, tentei resfriar a bobina, mas ela continua bem quente.

Será que a água penetrou (ui) na bobina e mandou ela pro céu (ou inferno) das bobinas?Acho que a penetração foi em outro lugar aí... :mrgreen: ... a bobina não deveria estar esquentando com o carro desligado...

[]s

thgteixeira
14/12/2009, 22:04
Acho que a penetração foi eu outro lugar aí... :mrgreen: a bobina não deveria estar esquentando com o carro desligado...

[]s

Melhor nem pedir palpites! :discordo: :mrgreen:

Flugêncio
14/12/2009, 22:31
Melhor nem pedir palpites! :discordo: :mrgreen:

Acho que o seu problema está no comutador de partida, não está desligando corretamente.

Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar.

thgteixeira
14/12/2009, 23:47
Acho que o seu problema está no comutador de partida, não está desligando corretamente.

Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar.

Pô Flugêncio! Acabei de trocar o comutador todo! :putz:
É zero bala e as ligações estão perfeitas, conferidas e tudo mais!

Aliás, acabei de verificar o carro, a bobina está fria. Mas é só ligar a chave na posição de serviço (bateria) que el esquenta assustadoramente! (e o carro não dá a partida)

Girti
15/12/2009, 00:39
Pô Flugêncio! Acabei de trocar o comutador todo! :putz:
É zero bala e as ligações estão perfeitas, conferidas e tudo mais!

Aliás, acabei de verificar o carro, a bobina está fria. Mas é só ligar a chave na posição de serviço (bateria) que el esquenta assustadoramente! (e o carro não dá a partida)

Thiago, me lembro de ouvir o Wilson comentando, há algum tempo, sobre um Niva que apareceu na oficina dele, e que tinha um comutador adquirido recentemente, que apresentou problemas. Não era original, era uma espécie de comutador "Tabajarowsky". Espero que este não seja o caso do seu, mas acho que o que o Flugêncio escreveu faz sentido! O comutador que você comprou é igual ao original que estava com problemas?

Gustavo Niva
15/12/2009, 01:00
Desligue o cabo da bateria e veja se para de esquentar. :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pinaudmaster
15/12/2009, 10:51
Moçada, estava passando por esse mesmo problema, de forma intermitente e irritante.

De cara matei a charada: o coletor de escape passa muito próximo do motor de arranque, sem nenhuma "barreira" para o calor. Pior, é a saída do escape do Turbo, quente pra kct. Quanto mais o motor trabalhava, pior, demorava cada vez mais para pegar qdo quente.

Enquanto não chega a fita Thermo Tec específica que eu já encomendei, eu envelopei o arranque com aquela manta preta que a gente vê hoje em dia em volta das baterias dos carros novos, fixando com uma braçadeira.

Essa solução tabajara já A.N.I.Q.U.I.L.O.U. o problema :twisted::twisted::twisted:, mas aguardo ainda a fita pra solução definitiva.

Custo de uma manta de bateria perdida na oficina: R$ 0,00
Mão de Obra do Caboclo (eu): R$ 0,00

Cadê aquele tópico de Tabatech ?

thgteixeira
15/12/2009, 11:00
Thiago, me lembro de ouvir o Wilson comentando, há algum tempo, sobre um Niva que apareceu na oficina dele, e que tinha um comutador adquirido recentemente, que apresentou problemas. Não era original, era uma espécie de comutador "Tabajarowsky". Espero que este não seja o caso do seu, mas acho que o que o Flugêncio escreveu faz sentido! O comutador que você comprou é igual ao original que estava com problemas?

Exatamente igual Gil!

Agora de manhã, fui dar a partida no carro e ele estava com a bateria totalmente zerada!

A Minha suspeita: A Bobina não está com a isolação em ordem, e permitiu a passagem de água, que colocou em curto os enrolamentos (por isso está esquentando), e com o curto, acabou descarregando a bateria.

Posso estar errado, mas é um palpite...

Sobre o comutador, eu mesmo fiz a instalação. Quando nos encontramos aqui no Poliesportivo de São Bernardo, você deve lembrar que meu Niva apagava os faróis quando eu desligava o carro na chave. Isso é incorreto segundo o manual de serviço do russo, ou seja, o antigo comutador já estava "meia bomba", e o camarada unificou dois pólos que ocasionavam esse problema.

Eu separei os pólos no comutador novo, seguindo o esquema de ligação do próprio manual de serviço e agora esse item voltou a funcionar como funcionava originalmente.

Testei o comutador com o multímetro, está perfeito! Não vou descartar o palpite sobre o comutador, mas acho improvável!

Flugêncio
15/12/2009, 13:42
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Gustavo,
Típica solução "safa-onça", que vai evitar fogo no Niva.:concordo::odedo:

Girti
15/12/2009, 16:03
Exatamente igual Gil!

Agora de manhã, fui dar a partida no carro e ele estava com a bateria totalmente zerada!

A Minha suspeita: A Bobina não está com a isolação em ordem, e permitiu a passagem de água, que colocou em curto os enrolamentos (por isso está esquentando), e com o curto, acabou descarregando a bateria.

Posso estar errado, mas é um palpite...

Como eu sugeri, a forma mais fácil de se constatar esta teoria é trocando a bobina. Você não tem como emprestar uma, para fazer o teste?

...você deve lembrar que meu Niva apagava os faróis quando eu desligava o carro na chave. Isso é incorreto segundo o manual de serviço do russo...

Então todos os meus 5 Nivas estão/estavam "incorretos" :shock: :shock: :shock: , pois em todos eles os faróis (não confundir faróis com lanternas!!! :discordo: ) só acendem/acendiam com a chave na posição "ligada". O manual de serviço mencionado por você é o manual do mecânico fornecido pela Lada? Em caso positivo, qual é a seção e página onde está esta observação, agora fiquei curioso... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

thgteixeira
15/12/2009, 18:11
Como eu sugeri, a forma mais fácil de se constatar esta teoria é trocando a bobina. Você não tem como emprestar uma, para fazer o teste?

Comprei uma nova - Valor: R$ 45,00 - Foi até bom substituir a bobina original que já tinha quase 20 anos! Até agora, problema resolvido! Parou de esquentar em excesso, carro pegando normalmente!

Então todos os meus 5 Nivas estão/estavam "incorretos" :shock: :shock: :shock: , pois em todos eles os faróis (não confundir faróis com lanternas!!! :discordo: ) só acendem/acendiam com a chave na posição "ligada". O manual de serviço mencionado por você é o manual do mecânico fornecido pela Lada? Em caso positivo, qual é a seção e página onde está esta observação, agora fiquei curioso... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Exatamente Gil! Neste manual, nas páginas 27 e 28, podemos ver as ligações. Na Figura 7.21, podemos ver os pólos do comutador/tambor. Aí, é comum unificar dois pólos e acabar com o pólo 30 INT. (acho que é isso)

Girti
15/12/2009, 18:40
Exatamente Gil! Neste manual, nas páginas 27 e 28, podemos ver as ligações. Na Figura 7.21, podemos ver os pólos do comutador/tambor. Aí, é comum unificar dois pólos e acabar com o pólo 30 INT. (acho que é isso)

Eu li esta parte, ela menciona as "luzes externas" o que, no meu entender é pouco preciso, pois abrange qualquer luz externa: luzes de estacionamento, setas, luz de freio, de ré, faróis (todos são "luzes externas"!). Entendi que se trata das lanternas dianteiras e traseiras que, de fato, funcionam sempre, esteja a chave ligada ou desligada.
De qualquer modo, como escrevi antes, todos os Niva que eu tive só acendiam os faróis com a chave ligada, o que, aliás, impede que se desligue o carro e esqueça os faróis acesos, descarregando a bateria (isto acontecia com os antigos Opalas, já vi vários deles com os faróis acesos, embora estivessem fechados e sem ninguém dentro do carro.

thgteixeira
15/12/2009, 18:49
Eu li esta parte, ela menciona as "luzes externas" o que, no meu entender é pouco preciso, pois abrange qualquer luz externa: luzes de estacionamento, setas, luz de freio, de ré, faróis (todos são "luzes externas"!). Entendi que se trata das lanternas dianteiras e traseiras que, de fato, funcionam sempre, esteja a chave ligada ou desligada.
De qualquer modo, como escrevi antes, todos os Niva que eu tive só acendiam os faróis com a chave ligada, o que, aliás, impede que se desligue o carro e esqueça os faróis acesos, descarregando a bateria (isto acontecia com os antigos Opalas, já vi vários deles com os faróis acesos, embora estivessem fechados e sem ninguém dentro do carro.

Gil, se puder, dê uma verificada nas ligações do seu comutador (aí sanamos a dúvida), se apenas um pólo estiver vago (com exceção aos dois paralelos, que são interligados entre eles - jumpeados) está correto, senão, existe um pólo unificado.

Geralmente o fio que "matam", é o azul. (Não sei se os 95 seguem os mesmos códigos de cores do meu, que é 91)

Girti
15/12/2009, 19:10
Gil, se puder, dê uma verificada nas ligações do seu comutador (aí sanamos a dúvida), se apenas um pólo estiver vago (com exceção aos dois paralelos, que são interligados entre eles - jumpeados) está correto, senão, existe um pólo unificado.

Geralmente o fio que "matam", é o azul. (Não sei se os 95 seguem os mesmos códigos de cores do meu, que é 91)

Thiago, é meio trabalhoso para verificar isto, é necessário desmontar a capa da coluna de direção, o que é um saco! Acho que, se você ligar para o Wilson, ele poderá lhe informar isto na hora, o que você acha?

thgteixeira
15/12/2009, 19:14
Thiago, é meio trabalhoso para verificar isto, é necessário desmontar a capa da coluna de direção, o que é um saco! Acho que, se você ligar para o Wilson, ele poderá lhe informar isto na hora, o que você acha?

Esqueço de que nem todos estão sem as capas da coluna de direção :mrgreen:
Segundo o Sr.João da Bomer, essa é a ligação correta, vou consultar o Wilson pra continuar com a ajuda dos universitários! :parede: