Conectar

Ver Versão Completa : Diferenças: NGD 3.0E x Sprint 4.07 TCE



carioca10
29/03/2008, 12:24
Fontes:

NGD 3.0E
http://www.nav-international.com.br/files/manual/5.pdf

Sprint 4.07 TCE
http://www.nav-international.com.br/files/manual/5.pdf

Em termos de custo de manutenção, confiabilidade e vida útil?

A MWM International já prevê o NGD 3.0E em conformidade com o padrão EURO IV PROCONVE 6):
http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=3&pa=selSubSeries&idSerie=7
http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=3&pa=subSeries&idSubSerie=38

Já para o Sprint 4.07 TCE não:
http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=3&pa=series&idSerie=15

A MWM vai continuar desenvolvendo novas versões com a série Sprint 4.07 TCE?

Felipe

murilloaquino
29/03/2008, 12:37
Eu acho o motor MWM muito bom, bastante confiavel.Só que é um projeto da decada de 90.Hj , o international consegue a mesma confiabilidade com um rendimento muiiito superior.É um motor com alta potencia especifica e bastante economico, alem de que consegue chegar a potencias superiores a 200 cv sem problemas.

Mwm é muito bom, mas o international pra min é melhor...

Bianor
29/03/2008, 15:00
Fala sério camarada o MWM tem projeto mais moderno que o International, lembra-se do Maxion 2.5 peneira furada ! Pois eh o irmão mais novo dele.
Não acredita não !
Já ouviu falar da Rasch ?
Se não ouviu esqueçe !
Se ouviu pergunta para eles que são AUTORIDADE, vai pode te explicar melhor.
Sds

murilloaquino
29/03/2008, 15:04
Mais moderno que a international?
So vc olhar q o international é commonrail com 1600 BAR, é mais economico e anda muito mais.Sem falar em termos de cabeçote 16V, todo de aluminio, tuchos hidraulicos q nao precisam regular as valvulas e mais um monte de ''inovaçoes".
Vc falar que o mwm é resistente tudo bem, mas falar q ele é mais moderno que o 3.0 da international, vc está muiiiito equivocado...

Walter L. L. Casitta
29/03/2008, 16:10
Que comparação boba. Um motor é feito pra picape e SUV e o outro para pro ônibus e caminhões leves...

Bianor
29/03/2008, 21:41
Ta certo aqui tá cheio de Rangeiro, mas enquanto a Rasch não chega !
Me responde então o que que acontece quando se tiver um super-aquecimento ?
O international tem cabeçote de alumínio, se esquentar muito o cabeçote trinca;
O MWM tem cabeçote de ferro, se esquentar pode quando muito queimar a junta;
Se arrebentar a correia o que acontece ?
No MWW se arrebentar a correia a água não para de circular, quer dizer, não afeta o funcionamento do motor, apenas não carrega a bateria e para de funcionar o ar condicionado, mas voçe chega em casa. O MWM tem, na parte posterior do motor, um trem de engrenagens que aciona a bomba dágua, a bomba injetora, o comando de válvulas, e a bomba de óleo da direção hidráulica junto com a bomba taden(vácuo)
No international , se arrebentar a correia, pára de funcionar a bomba dágua, aí já viu vira uma L200. E as válvulas ?
Se é tão modernoso porque a alimentação e escape são do mesmo lado ?
No MWM o fluxo é cross-flow, admissão de um lado e escape de outro.
Mas vamos voltar ao passado lembra-se do Maxion ?
Parece que o ilustre ancestral que por sua vez já foi aspirado (provavelmente injeção indireta) onde segundo informações era híbrido (diesel /gasolina) substituia-se o cabeçote , a bomba injetora por distribuidor e etc.
Vamos parar por aqui antes que os Rangeiros batam válvula, e esperar a Rasch aparecer por aqui e explicar melhor.

murilloaquino
29/03/2008, 23:59
Vc está confundido o 3.0 da international com o 2.5 da maxion...
1- o 3.o NAO utiliza CORREIA e sim CORRENTE, que tem a vida util esperada de 300 mil km.
2- há sim o cabeçote cross flow no 3.0.A admissao é do lado direito do motor e o escape é do lado esquerdo.
3-Super aquecimento se dá devido á alguma falha de algum equipamento ou entao quando ah superpotenciaçao com o motor original.
É facil ver esse motor rodando com potencia perto dos 250 cv so com chip de potencia.Pro mwm chegar nessa potencia, tem q mudar muiiiiita coisa, mesmo no eletronico.Se fizer essas alteraçoes de coletor, turbina e escape no 3.0, vai chegar facil nos 300 CV.
Entao, como vc pode ver, o MWM já foi um motor moderno pra sua epoca de lançamento, mas hj não é mais referencia no mercado com relaçao a tecnologia.
É bem resistente sim, mas o international está no mesmo patamar.Agora o international ganha e muito no nivel de ruido, de vibraçao, de potencia e de consumo...

Pequeno jr
30/03/2008, 00:21
Vou resumir em poucas palavras. O Atual motor MWM que existe nas S-10 e Nissans (X-terra e Frontier) não existirão mais ano que vem 2009, devido a resolução.

X-terra não será mais fábricada no meio deste ano. S-10 ... preparem-se para surpresas... so não entendi o que irão faze com a antiga frontier, mas deve ter o mesmo caminho que a X-terra ou então terá o motor modificado novamente.

csirani
30/03/2008, 00:43
Segundo o site da international

Série NGD 3.0E > Euro 4 / Proconve P6
Tecnologia e versatilidade com alta performance.
O motor NGD 3.0E proporciona alta performance em um conjunto compacto. Conta com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção Common Rail Piezo Elétrico e eletrônica embarcada, para oferecer elevados padrões de confiabilidade, economia de combustível e controle de emissões.

Principais Características
- Cabeçote "cross flow" em alumínio;
- 4 válvulas por cilindro, OHC, com ajuste hidráulico
da folga de válvulas;
- Sistema de injeção Common Rail Piezo Elétrico com
gerenciamento eletrônico e 1.600 bar;
- Bloco em ferro fundido, com filtro e resfriador de óleo
integrados;
- Tampa de válvulas em plástico, com sistema de
respiro de alta performance integrado;
- Turbo de Geometria Variável;
- Cooled EGR;
- Sistema de pós-tratamento de gases
DOC - Diesel Oxi-cat;

Especificaçoes
Segmento: Veicular
Aplicação: Caminhões leves, microônibus, picapes, suv's e vans.



O substituto do 4.07.

Série Sprint 4.08 > Euro IV / Proconve P6

Projeto robusto com excelente desempenho.
O motor Sprint 4.08 TCE 3.0 litros eletrônico oferece excelente performance nas mais diferentes faixas de potência, com elevado torque e baixo custo de manutenção.

Principais Características
- Estrutura do motor projetada para 180 bar
(pressão de combustão);
- Cabeçote "cross flow" em ferro fundido;
- 3 válvulas por cilindro, OHC;
- Trem de engrenagem traseiro;
- Sistema de injeção Common Rail com 1.600 bar;
- Compressor de ar (opcional);
- Turbo wastegate (TGV opcional);
- Sistema de pós-tratamento de gases SCR;

Especificaçoes
Segmento: Veicular
Aplicação: Caminhões leves, mini/microônibus, picapes, suv's e vans.


Em tese não faria sentido a International manter 2 motores competindo na sua própria linha de produção, mas creio que ela vai continuar aproveitando a reputação que a MWM conquistou ao longo desses anos.

shimomoto
30/03/2008, 01:17
Ta certo aqui tá cheio de Rangeiro, mas enquanto a Rasch não chega !

(...)

Vamos parar por aqui antes que os Rangeiros batam válvula, e esperar a Rasch aparecer por aqui e explicar melhor.

Bianor;

Com todo respeito, você tá fazendo um "balaio de gato" sde motores. Tá confundindo HS com NGD, argumentando com imprecisões técnicas, confundindo filosofias de projeto, enfim, vamos aos fatos.

O Sprint é um motor excelente sim, não há dúvidas, mas um projeto voltado para a robustez, uma vez que se esperava uma aplicação ampliada para SUV´s picapes e microonibus e caminhões 3/4. O cabeçote de ferro fundido, o trem de engrenagens de acionamento do comando de válvulas, o compressor de ar integrado (4.08TCE), todos esses formam um conjunto voltado para a robustez e uma certa rudeza no trato.

O HS é um projeto da Rover, utilizado no Land Rover Defender (aspirado, turbo, e turbo-intercooler) feito sob licença pela Iochpe-Maxion, já tradicional com sua linha S4. Tanto assim que alguns conhecem o HS como o motor "Maxion-Rover". Tem alguns refinamentos que o Sprint NÃO tem como o cabeçote de alumínio (melhor dissipação de calor se comparado ao de ferro fundido) e um menor numero de peças móveis (acionamento do comando por correia ao invés do trem de 10 engrenagens do Sprint), enfim, um motor voltado para uma aplicação mais restrita em SUV´s e picapes de uso não comercial (onde se pressupõe melhores tratos).

O NGD é um motor projetado desde o inicio para ser eletrônico e atender as normas de emissão Euro III e Euro IV. Tem algumas peças similares ao do Maxion Rover (bielas por exemplo), mas é um projeto totalmente diferente do HS. Até porque foi projetado para ser eletrônico. Tem tuchos hidráulicos, 4 valvulas por cilindro, corrente de comando, enfim é um projeto NOVO, uma concepção nova, voltada para aplicações em SUV´s e picapes.

Vamos a alguns fatos:

1-) Cabeçote de aluminio, além de mais leve, favorece a dissipação de calor. O de ferro fundido, é bem mais robusto e tolera melhor (eu disse tolera) superaquecimentos. Outra coisa, cabeçote de ferro trinca também (e com uma certa frequência) e o reparo nesses cabeçotes é meio complicado...

2-) Ter sistema de fluxo de gases "cross-flow" não necessáriamente significa modernidade. Muito carro da década de 60 já tinha fluxo "cross-flow" e outros de décadas posteriores utilizavam fluxo "uniflow", em motorizações muito mais modernas. Sei que não tem nada haver, mas pela sua lógica, (se é cross-flow é moderno), motor de Chevette seria ultima palavra em modernidade:parede::parede::parede:

3-) Correias, quaisquer que sejam, não foram feitas para quebrar: Foram feitas para serem substituidas de tempos em tempos. Portando, mais uma prova de filosofias diferentes de projeto: O MWM foi projetado para um uso mais "bruto"

4-) O MWM Sprint 4.08 TCE já apresenta enquadramento Euro IV, por meio de catalizador SCR, a base de uréia e potência limitada a 150cv. O NGD é Euro IV apenas com o acrescimo de válvula EGR, que dispensa abastecimento com uréia.

5-) Muita gente fala mal do Maxion-Rover. Infelizmente no Brasil ele pagou o preço do pionerismo. Muitos usuários do HS foram usuários de F-1000 MWM D-229 e/ou D-20 Perkins ou S4T tratando os modernos HS da mesma maneira como faziam com o MWM Perkins e S4, que basta abastecer com alguma coisa parecida com óleo diesel e colocar óleo 40 de qualquer marca no cárter que dá tudo certo. HS não é assim e por isso, a má fama. Andar no limite o tempo inteiro (4000 rpm´s), como em qualquer motor a gasolina, não há motor que aguente. Os S4 e 229, por sua vez, por serem LSD ao invés de HSD permitiam isso.

6-) Já reparei algo engraçado: Muita gente fala extremamente mal de qualquer HS2.5, em qualquer aplicação.Mas fala maravilhas do Powerstroke 2.8 na Ranger ignorando tratar-se do mesmo motor, apenas mais potente e com um nome bonito e esquece também que o motor conhecido por Mercedes Benz OM-014LA que equipa a van Sprinter é o mesmissimo Maxion HS 2.5, produzido para a Mercedes Benz

7-) Falando em pioneirismo, o MWM Sprint, nas primeiras Silverado tambem foram meio problemáticos. Quebravam virabrequim pois giravam até 4000 rpm´s sendo a potencia máxima de 167cv, atingida em 3800rpm´s. Depois reduziram para 3400rpm´s e limitaram a potencia na Silverado a 150cv.

8-) Respeito muito o Rasch, acho-o muito capacitado, agora motor é questão de gosto. Assim como o Rasch prefere mexer com MWM existe preparadores que preferem mexer com NGD3.0. É extremamente pessoal.

Um grande Abraço

carioca10
30/03/2008, 08:56
Me corrijam se estiver errado.

A Blazer a diesel seria vendida atualmente só por encomenda, pois a Chevrolet quer empurrar o Captiva. Segundo um vendedor de concessionária da GM/Chevrolet, Blazer agora "só para as polícias".

Este filme, eu já vi com o Land Rover Defender. A LR trouxe o Freelander, e, está muito feliz com ele. Lógico, não se compara Defender com Freelander, mas o lucro na venda dos Freelanders mesmo importados e com consumo elevado a gasoilna parece deixar as concessionárias LR muito mais felizes, que quando a sua opção era somente Defenders, Discoverys ou Range Rovers: basta acompanhar a evolução dos dados de venda da LR no site da FIPE. Para não atrapalhar a venda do Freelander criavam até mesmo empecilhos na comercialização do Defender 90. Isto é minha opinião e respeito quem pense diverso.

O XTerra talvez leve mais vantagem do que a Blazer pelo modelo ser adotado mundialmente. Não é porque poderia deixar de ser fabricado no Brasil, que ele vai "desaparecer".

Cada um modelo de motor tem suas peculiaridades e fico grato a todos por emitirem suas opiniões, pois como leigo é importante para mim sabê-las, mas o fato da MWM e International serem uma só e estarem no Mercosul é o que importa para mim, pois assim conto com peças e manutenção mais baratas. Um bico injetor do 3.0 na concessionária é R$ 3.800,00, nas oficinas MWM International R$ 1.260,00.

Abraços,

Felipe

Pequeno jr
30/03/2008, 08:57
Rapaz .. acabei de ter uma aula. Tem coisas que o Shamponomoto escreveu que nem sabia.

Sobre o Rasch bota um NGD da frente dele para vcs verem se ele não faz miséria. So lembrando que a Ranger da Territorio 4x4 roda com 310cv nas provas de rally cross-country e rally dos sertões.

Pequeno jr
30/03/2008, 09:02
Me corrijam se estiver errado.

A Blazer a diesel seria vendida atualmente só por encomenda, pois a Chevrolet quer empurrar o Captiva. Segundo um vendedor de concessionária da GM/Chevrolet, Blazer agora "só para as polícias".

Este filme, eu já vi com o Land Rover Defender. A LR trouxe o Freelander, e, está muito feliz com ele. Lógico, não se compara Defender com Freelander, mas o lucro na venda dos Freelanders mesmo importados e com consumo elevado a gasoilna parece deixar as concessionárias LR muito mais felizes, que quando a sua opção era somente Defenders, Discoverys ou Range Rovers: basta acompanhar a evolução dos dados de venda da LR no site da FIPE. Para não atrapalhar a venda do Freelander criavam até mesmo empecilhos na comercialização do Defender 90. Isto é minha opinião e respeito quem pense diverso.

O XTerra talvez leve mais vantagem do que a Blazer pelo modelo ser adotado mundialmente. Não é porque poderia deixar de ser fabricado no Brasil, que ele vai "desaparecer".

Cada um modelo de motor tem suas peculiaridades e fico grato a todos por emitirem suas opiniões, pois como leigo é importante para mim sabê-las, mas o fato da MWM e International serem uma só e estarem no Mercosul é o que importa para mim, pois assim conto com peças e manutenção mais baratas. Um bico injetor do 3.0 na concessionária é R$ 3.800,00, nas oficinas MWM International R$ 1.260,00.

Abraços,

Felipe

Carioca é isso mesmo.

Aqui no forum vários colegas já deram a dicas de q, qdo for comprar peças do motor NGD ou MWM não faça isso nas concessionárias, compre nos representantes ou oficinas credenciadas da International/Mwm.

O Ricardo (Ric Mac) deve já está por dentro de quem ou o q vai substituir as X-terras.

Sobre as Blazers, já era esperado isso. Baixas vendas e custo elevado de produção.

carioca10
30/03/2008, 09:28
Pois é, e, ainda saliento:

- LR Defender a diesel por Freelander a gasolina;
- Opção de Blazer a diesel por Captiva a gasolina;
- etc.

Cada vez mais o "mercado" vai reduzindo as opções a diesel, e, aumentando as opções a gasolina. Perde-se em autonomia e consumo. Sem falar na opção de termos um motor, que não seja de uma montadora, com sua cadeia de distribuição de peças e fornecimento de serviços com preços "estratosféricos".

Espero que o Ric Mac possa passar mais detalhes a respeito, pois estou interessado em saber mais.

Abraços,

Felipe

murilloaquino
30/03/2008, 22:31
O daniel respondeu por min e deu uma aula aí...
tá mais que explicado...

carioca10
31/03/2008, 00:02
Macacos me mordam!

- LR Defender a diesel por Freelander a gasolina;
- Opção de Blazer a diesel por Captiva a gasolina;
- Nissan Xterra por Qashqai (***!) a gasolina;
- etc.

"... A novidade deverá aposentar o XTerra, apesar de não ser uma substituta direta do atual utilitário. O provável escolhido é o jipinho europeu Qashqai. ...".
http://www.autodiario.com.br/?sc=1&m=1232


"... O X-Terra atingirá o fim de seu ciclo de vida durante 2008 e será substituído por um veículo importado ligeiramente diferente, que anunciaremos no momento oportuno.

... O Qashqai é feito na Grã-Bretanha, e a libra é extremamente forte. Adoraria trazê-lo, mas, com o câmbio, é difícil...."
http://www.abrac.com.br/online/noticia.asp?id=52195&dt=20080102&m=1&yano=2008&ymes=01

Abraços,

Felipe

Edintruder
31/03/2008, 12:39
O daniel respondeu por min e deu uma aula aí...
tá mais que explicado...

X2! :palmas:

RezendeDF
31/03/2008, 17:29
X2! :palmas:



Daniel......... um dos grandes mestres em motores. Parabéns pela explicação técnica mais de fácil entendimento.:concordo:

Elmer_Jeep
31/03/2008, 17:57
bianor :shock: :?:

shimomoto
31/03/2008, 21:30
O daniel respondeu por min e deu uma aula aí...
tá mais que explicado...


X2! :palmas:


Daniel......... um dos grandes mestres em motores. Parabéns pela explicação técnica mais de fácil entendimento.:concordo:

Imagina; o que é que é isso :oops::oops::oops:

É o minimo que eu poderia apresentar para vocês, como retribuição pela quantidade de coisas que vocês me ensinaram (e ensinam) também!

Um grande Abraço a todos!

viniciusft4
31/03/2008, 23:32
O nivel desse topico tah muito elevado, em?? Mais disso tudo podemos concordar que depende do uso o motor Sprint 4.07 TCE e muito robusto mais a intenção da MWM era projetar um motor para uso mais pesado(Caminhões, Microônibus, etc...), mais claro que em termos de modernidade o motor NGD 3.0 vence.

Então tudo é uma questão para qual atividade esse motor vai ser utilizado.

carioca10
01/04/2008, 07:17
Me preocupa o fato dos motores a diesel da MWM International do nosso Mercosul estarem saindo de linha.

Os motores deles para SUVs praticamente já foram desativados e a modernidade do 3.0 deve resistir somente até 2011, quando provavelmente a Ranger terá uma plataforma única mundial, baseada no motor usado na Ranger tailandesa, de maior sucesso de vendas.

csirani
01/04/2008, 10:19
Me preocupa o fato dos motores a diesel da MWM International do nosso Mercosul estarem saindo de linha.

Os motores deles para SUVs praticamente já foram desativados e a modernidade do 3.0 deve resistir somente até 2011, quando provavelmente a Ranger terá uma plataforma única mundial, baseada no motor usado na Ranger tailandesa, de maior sucesso de vendas.

Não achei mais o link, mas havia um comentário que tanto a Ford como a GM estavam enfrentando problemas na negociação com a International ( pode ser especulação, mas como criou-se um monopólio) e que ambas estariam dispostas a trazer suas próprias soluções : a ford com o duratorq e a GM os duramax.

A ford possui há um bom tempo na europa seus carros equipados com este motor, inclusive a ranger tailandesa. Eles tem uma gama de 1.4l até 3.6 litros (que equiparia os land rover a partir de 2007).

O duramax por sua vez o menorzinho que tenho notícia é de 4,5 l, contudo a gm já está com uma planta instalada na china que já produzindo motores para veículos destinados ao mercado americano, mas um projeto menor desse motor com certeza levaria mais tempo do que a Ford que já tem essas soluções.

Mas de qualquer forma vamos se elas se propõe a trazer os modernos motores que aplicam lá fora (o duratorq 3.6 é um v8 de 266 cv), para as terras tupiniquins.

shimomoto
01/04/2008, 18:12
Não achei mais o link, mas havia um comentário que tanto a Ford como a GM estavam enfrentando problemas na negociação com a International ( pode ser especulação, mas como criou-se um monopólio) e que ambas estariam dispostas a trazer suas próprias soluções : a ford com o duratorq e a GM os duramax.

A ford possui há um bom tempo na europa seus carros equipados com este motor, inclusive a ranger tailandesa. Eles tem uma gama de 1.4l até 3.6 litros (que equiparia os land rover a partir de 2007).

O duramax por sua vez o menorzinho que tenho notícia é de 4,5 l, contudo a gm já está com uma planta instalada na china que já produzindo motores para veículos destinados ao mercado americano, mas um projeto menor desse motor com certeza levaria mais tempo do que a Ford que já tem essas soluções.

Mas de qualquer forma vamos se elas se propõe a trazer os modernos motores que aplicam lá fora (o duratorq 3.6 é um v8 de 266 cv), para as terras tupiniquins.

X2....

Tanto a Ford quanto a GM não estão muito felizes com os fabricantes independentes. Inclusive a Ford tem uma séria contenda contra a International e vice versa, tudo por conta de preço de motores, sobre quem arcaria com a garantia do V-8 6.0L Powerstroke, que os modelos inciais andaram dando problemas, enfim, problemas que quase ameaçaram o lançamento da F-250 2008, e por consequencia do novo Powerstoke 6.4L, uma vez que o 6.0 estava com a má fama no mercado.

Outro ponto de discórdia de ambas as firmas é com relação a um "suposto" 4.4L diesel, V6, que a Ford estaria desenvolvendo para em 2010 lançar na F-150. A International diz que tem exclusividade na motorização das picapes Ford, e de fato, ela tem mesmo uma solução "de prateleira" para a F-150 - Um MaxxForce 4.5L de 200hps a apenas 2700rpms!

Enfim, para nós pobres consumidores, resta apenas aguardar e torcer para que os produtos que cheguem a nós sejam realmente confiáveis e bons e em nada lembrem os GM/Detroit na década 70 nos caminhões D-60, nem as Ford F-4000 com motor Ford diesel de trator da década de 80.

Um abraço!

dalmolin
01/04/2008, 19:50
Sobre o Rasch bota um NGD da frente dele para vcs verem se ele não faz miséria. So lembrando que a Ranger da Territorio 4x4 roda com 310cv nas provas de rally cross-country e rally dos sertões.Nao consegui encontrar graficos em dinamometro de rolo dessas rangers chipadas ...

dalmolin
01/04/2008, 19:55
http://www.picapesgm.com.br/forum/files/kiko02_115.jpg

esse eh um grafico de uma silverado ... , na linha azul ela com intercooler o motor tem força a partir de menor rotaçao....

a vermelha sem intercooler , sem força em baixa rpm ...

e a verde depois da passada pelo mauricio :grin: mas mesmo preparada ela teve força bem depois de original...

Rasch Motoren
01/04/2008, 23:49
Dalmolin
A faixa de rendimento em que você se refere está próxima dos 1000 rpm , por isso torna-se irrelevante , levando em conta que a lenta é 800 e a faixa de trabalho de 2.500 a 3.500 rpm.

Na comparação entre os motores, o cabeçote de aluminio é vantajoso no ciclo otto , pois uma vez que aspira mistura, está sujeito a pré detonação. O que temos observado nos diesel atuais que utilizam este material no cabeçote é que com facilidade ocorrem deformações na região do alojamento das unidades injetoras como também trinca entre sedes , mesmo não havendo sinais de super aquecimento.
A utilização de injetor no centro da câmara homogeniza a combustão, uma vez que todos os jatos inflamam-se por igual,e estando a uma mesma distância da parede do cilindro o NGD tem, o Sprint não.
O NGD seguiu os passos do Sprint em alguns itens como super dimensionamento da bomba de óleo , como também dutos mais generosos para lubrificação, o virabrequim embora tenha o mesmo curso do 2.8 , tornou-se mais robusto como no Sprint.
A utilização de corrente na distribuição é uma solução prática desde que não dificulte a manutenção, mas não é novidade.
No final da década de 90 conheci vários veiculos de teste que utilizavam Sprint , dentre eles : Ranger / L-200 / F-1000 entre outros.
Logo após a aquisição a International encomendou um estudo para substituir o Sprint por NGD na S-10 , Nissan, VW , mas não se consolidou, uma vez que as duas primeiras já tinham planos para substituição completa do veiculo e a VW havia financiado o desenvolvimento do Sprint 3.0.
O fato de quebra do virabrequim do Sprint 6 cil , se deve ao fato de uma falha no projeto da polia e não está relacionado a rotação máxima de trabalho.
Uma atualização no projeto do Sprint relacionado a câmara de combustão e injeção , o colocaria em uma posição mais favorável , mas a intenção da international de enterrar o Sprint tem sido bem clara.

murilloaquino
02/04/2008, 00:31
Deixou bem claro rasch que o motor sprint é excelente, mas o NGD veio com um projeto mais moderno, aproveitando as qualidades do sprint e ainda acrescentando algo mais...

carioca10
02/04/2008, 10:29
Mauricio (Rasch),

Muito obrigado pela atenção e paciência.

Como vai, tudo bem?

Vc poderia nos comentar das diferenças entre os 2 (Sprint 4.07 TCE x Sprint 4.07 TCA): mais além do que as melhorias de algumas características como potência, torque, etc.?

Com as mudanças, houve melhorias em termos de custo de manutenção, confiabilidade e vida útil? Por que?

Felipe

Rasch Motoren
02/04/2008, 22:00
Carioca

Beleza.

É como eu já mencionei ,o investimento feito no Sprint é o menor possível pelas razões já citadas , mas tem potencial para muito mais.
Os gráficos já divulgados em material de propaganda monstram que os ganhos são modestos.
Ganhos em vida util ? é de igual para melhor.
Agora em custo de manutenção ele perde se comparado ao modelo anterior (pelo menos por enquanto é assim) basta fazer uma pesquisa rápida nos preços dos principais itens :
Cp3 ou Cp1 , Unidades injetoras , sensores , chicote, etc... São itens que podem ser danificados por combustivel de má qualidade ou negligência do agente de manutenção.
O valor da hora trabalhada somado ao despreparo na m.o. ajudam a elevar o $$$.
Isso é válido para qualquer motor eletrônico.

shimomoto
02/04/2008, 23:59
Dalmolin
A faixa de rendimento em que você se refere está próxima dos 1000 rpm , por isso torna-se irrelevante , levando em conta que a lenta é 800 e a faixa de trabalho de 2.500 a 3.500 rpm.

Na comparação entre os motores, o cabeçote de aluminio é vantajoso no ciclo otto , pois uma vez que aspira mistura, está sujeito a pré detonação. O que temos observado nos diesel atuais que utilizam este material no cabeçote é que com facilidade ocorrem deformações na região do alojamento das unidades injetoras como também trinca entre sedes , mesmo não havendo sinais de super aquecimento.
A utilização de injetor no centro da câmara homogeniza a combustão, uma vez que todos os jatos inflamam-se por igual,e estando a uma mesma distância da parede do cilindro o NGD tem, o Sprint não.
O NGD seguiu os passos do Sprint em alguns itens como super dimensionamento da bomba de óleo , como também dutos mais generosos para lubrificação, o virabrequim embora tenha o mesmo curso do 2.8 , tornou-se mais robusto como no Sprint.
A utilização de corrente na distribuição é uma solução prática desde que não dificulte a manutenção, mas não é novidade.
No final da década de 90 conheci vários veiculos de teste que utilizavam Sprint , dentre eles : Ranger / L-200 / F-1000 entre outros.
Logo após a aquisição a International encomendou um estudo para substituir o Sprint por NGD na S-10 , Nissan, VW , mas não se consolidou, uma vez que as duas primeiras já tinham planos para substituição completa do veiculo e a VW havia financiado o desenvolvimento do Sprint 3.0.
O fato de quebra do virabrequim do Sprint 6 cil , se deve ao fato de uma falha no projeto da polia e não está relacionado a rotação máxima de trabalho.
Uma atualização no projeto do Sprint relacionado a câmara de combustão e injeção , o colocaria em uma posição mais favorável , mas a intenção da international de enterrar o Sprint tem sido bem clara.

De fato, a International já deu os sinais de que quer manter o Sprint mesmo só na linha comercial. Já lançou o 4.08TCE com catalizador a base de uréia (SCR) e 150cv, e fez o mesmo com o NGD mas com sistema EGR mais catalizador OxiCat

Aliás, sobre isso é interessante observar que a empresa tem muitos produtos que se sobrepõe: O HS 2.8 e o Sprint, Sprint e NGD, o S4T versus TD-229.

Com relação ao Sprint 6 cilindros, é interessante notar a questão dessa polia (se não me falha a memória, a tal polia é tipo um volante de massa - corrija se eu estiver errado), mas também que a MWM taxou o Sprint 6 cilindros de 3800rpm´s e 4200 de rotação de corte nas primeiras Silverados para 3400 rpm´s.

No mais, é torcer para novos produtos surjam no mercado

Abraços

csirani
03/04/2008, 00:10
Carioca

Beleza.

É como eu já mencionei ,o investimento feito no Sprint é o menor possível pelas razões já citadas , mas tem potencial para muito mais.
Os gráficos já divulgados em material de propaganda monstram que os ganhos são modestos.
Ganhos em vida util ? é de igual para melhor.
Agora em custo de manutenção ele perde se comparado ao modelo anterior (pelo menos por enquanto é assim) basta fazer uma pesquisa rápida nos preços dos principais itens :
Cp3 ou Cp1 , Unidades injetoras , sensores , chicote, etc... São itens que podem ser danificados por combustivel de má qualidade ou negligência do agente de manutenção.
O valor da hora trabalhada somado ao despreparo na m.o. ajudam a elevar o $$$.
Isso é válido para qualquer motor eletrônico.


Adquirimos ano passado uma motoniveladora volvo G940 com motor eletrônico e segundo o mecânico, foram desenvolvidos alguns mecanismos para evitarem que elementos estranhos no combústivel cheguem ao sistema de injeção.

O motor trabalha com três faixas de potência, tem muita força e é muito econômico, mas o próprio mecânico da volvo disse que sentiríamos muita saudade dos motores mecânicos quando tiver que consertar isso.

carioca10
03/04/2008, 06:02
Rasch,

Muito obrigado pela atenção e paciência.

Já deu para ter uma melhor compreensão das diferenças.

Abraços,

Felipe

carioca10
03/04/2008, 06:15
Shinomoto,

Me corrija se estiver errado.

Se os planos da GM são para lançar a nova S10 em 2010 e manter a Blazer, vão montar estes veículos com motor diesel em 2009 respeitando a norma PROCONVE 6 (Euro IV) com quais motores?

Abraços,

Felipe

Elmer_Jeep
03/04/2008, 09:20
As S10 atuais aqui na venezuela usam motor ISUZU 3.0 eletronico.

[]'s

shimomoto
03/04/2008, 16:21
As S10 atuais aqui na venezuela usam motor ISUZU 3.0 eletronico.

[]'s

X2........

...........e provavelmente chegará aqui na Terra Brasilis com esse motor.

O ruim disso é que por exemplo, somente a Blazer/S10 usará esse motor, carros que fabricam pouco e ai o consumidor acaba ficando refém das autorizadas.

Abraços

dalmolin
03/04/2008, 19:52
Carioca
Ganhos em vida util ? é de igual para melhor.
Agora em custo de manutenção ele perde se comparado ao modelo anterior (pelo menos por enquanto é assim) basta fazer uma pesquisa rápida nos preços dos principais itens :
Cp3 ou Cp1 , Unidades injetoras , sensores , chicote, etc... São itens que podem ser danificados por combustivel de má qualidade ou negligência do agente de manutenção.
O valor da hora trabalhada somado ao despreparo na m.o. ajudam a elevar o $$$.
Isso é válido para qualquer motor eletrônico.Isso eh verdade , eletronico eh bonito funcionado perfeito ..., a hora qe começa incomodar , trocam o carro todo , cabo , sensor , e continua a mesma m#&*¨...

Mauricio e o motor V6 diesel da MWM ??? NAda?? Um dia liguei lah falei com uns 4/5 (inclusive eu falei mal da cumins :-D)..., eles falam com vc sobre os projetos novos????

shimomoto
03/04/2008, 22:34
Isso eh verdade , eletronico eh bonito funcionado perfeito ..., a hora qe começa incomodar , trocam o carro todo , cabo , sensor , e continua a mesma m#&*¨...

Mauricio e o motor V6 diesel da MWM ??? NAda?? Um dia liguei lah falei com uns 4/5 (inclusive eu falei mal da cumins :-D)..., eles falam com vc sobre os projetos novos????

Dalmolin;

Você e a Cummins!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abraços

shimomoto
06/05/2008, 21:12
Pessoal;

Artigo da revista "O Mecânico" deste mês.

Extraido de http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=220&edid=21

Abraços

MaurícioBsb
03/11/2011, 19:29
estava relendo esse tópico com intenção de mandar regular as valvulas de meu sprint 2.8 mec. e li postagem dos amigos e constatei o seguinte, estamos no final de 2011 e o MWM Sprint 2.8 continua ai firme e forte nas S10, a nova S10/Colorado virá com o motor MWM/Internacional e pasmem, o Sprint bem como o NGD 3.0(vulgo moderníssimo) irão sair de linha juntinhos, que ironia do destino puts! hehe

Imperador!
03/11/2011, 22:49
estava relendo esse tópico com intenção de mandar regular as valvulas de meu sprint 2.8 mec. e li postagem dos amigos e constatei o seguinte, estamos no final de 2011 e o MWM Sprint 2.8 continua ai firme e forte nas S10, a nova S10/Colorado virá com o motor MWM/Internacional e pasmem, o Sprint bem como o NGD 3.0(vulgo moderníssimo) irão sair de linha juntinhos, que ironia do destino puts! hehe

Cara, como você tem dor de cotovelo...

Carlos A. C. Azevedo
04/11/2011, 18:44
César, dar confiança é até pior.

MaurícioBsb
04/11/2011, 21:44
A verdade as vezes doi!

Costalonga
04/11/2011, 22:35
Pelo que eu saiba a Ranger 3.0 continuará.
Ela será uma STD/Outdoor da Ford.

Concepção antiga ou não, qualquer motor bom sempre será bem visto.
Desmancha uma F1000 X10 e vende o motor, sai quase que instantaneo.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Imperador!
04/11/2011, 22:58
César, dar confiança é até pior.

Devia dar pra curtir comentários aqui no fórum

vieira912
05/11/2011, 08:21
Fala sério camarada o MWM tem projeto mais moderno que o International, lembra-se do Maxion 2.5 peneira furada ! Pois eh o irmão mais novo dele.
Não acredita não !
Já ouviu falar da Rasch ?
Se não ouviu esqueçe !
Se ouviu pergunta para eles que são AUTORIDADE, vai pode te explicar melhor.
Sds


Realmente Bianor o MWM tem um projeto mais antigo 1997 contra o NGD 3.0 2004-05
em nivel de diferenças fica as principais caracteristicas:

MWM cabeçote 12v sendo 3 por cilindro contra 16v do NGD 3.0 com 4 valvulas por cilindro.

em termos de potencia o NGD tambem sai ganhando 163cv contra 140cv do MWM

agora realmente falando em desenvolvimente de potencia o MWM aguenta um nivel maior de potencia já vi troller com 310cv utilizando o antigo e bom MWM 4.07TCE já o NGD 3.0 se limita na casa dos 227cv.

mais os dois são otimos motores o MWM consagrado por ser uma linha antiga e confiavel e o MWM International NGD 3.0 por ser um motor Moderno com padrão de emissões Euro-4

agora em questão de economia senti que o MWM é bem mais economico do que o NGD 3.0

Imperador!
05/11/2011, 08:42
O NGD, sem alterar nenhuma peça, alcança até 250cv (claro, fica fumaçando).

Se fizer as mesmas alterações que fazem no Sprint (mudança de intercooler, bicos com maior vazão, reconfigurar pressão da turbina...), passa dos 300 cv também. Mesma coisa é do motor da Triton e da Frontier 2.5.

SAPO-BOMBA
05/11/2011, 12:41
MWM Sprint não consegue subir potência sem mexer em outras partes do motor, já o NGD basta apenas alterar a programação da central e o carro já sobe muito a potência em relação ao original.

SAPO-BOMBA
05/11/2011, 12:42
E eu duvido seriamente que um Sprint seja mais econômico que um NGD, principalmente na estrada...

Costalonga
05/11/2011, 13:08
Tudo depende do carro.

O MWM 2.8 do Marruá num é nada economico não!
KKKKKKKKKKKKKKKKK

E o NGD no Troller também não fica economico não.

A Ranger na pista é muito economica, já viajei em uma e fez 12,4km/l.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Daniel.Shimomoto
06/11/2011, 11:17
Tudo depende do carro.

O MWM 2.8 do Marruá num é nada economico não!
KKKKKKKKKKKKKKKKK

E o NGD no Troller também não fica economico não.

A Ranger na pista é muito economica, já viajei em uma e fez 12,4km/l.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Engraçado MWM Sprint: Na versão mecanica na S10 ele é muitissimo mais econômico que o Eletronico.

Pessoalmente não sou muito chegado do Sprint. Dos motores 2.8 EU sou mais mais o HS. Mas o Sprint é um motorzão, inegavelmente!

Walter L. L. Casitta
06/11/2011, 11:27
Engraçado MWM Sprint: Na versão mecanica na S10 ele é muitissimo mais econômico que o Eletronico.

Pessoalmente não sou muito chegado do Sprint. Dos motores 2.8 EU sou mais mais o HS. Mas o Sprint é um motorzão, inegavelmente!

Isso mesmo, a S10 CS 4x2 é imbatível no consumo.

lark2
20/04/2012, 13:13
Infelizmente a GM quebrou o contrato com a International e a nova s10 não veio com estes ótimos motores 4.07TCE ou o 3.0NGD, preferiram usar o motor da VMmotori duma fabrica européia de motores diesel onde a FIAT é dona de 51% do capital e a GM do resto, eles vem desmontados pro Brasil e a International apenas monta eles, pelo menos em Portugal os motores dessa marca são queimados, mas não são referência porque o motor diesel do VW Golf TDI (O mesmo que vem na nossa Amarok apenas acrescentando o Biturbo) é o motor mais aclamado por lá, pelo jeito a Ford com sua nova Ranger vai fazer o mesmo com a Cummins e vai usar motor Ford o mesmo que equipa as séries F americanas, pensando, a Fiat também é dona da Chrysler e sócia da Dodge, se esse motor Vmmotori fosse bom, a Dodge Ram 2500 viria com ele, ja que eles mesmo fabricam e ficaria bem mais barato, no entanto a nova 2012 continua vindo com Cummins agora Euro 5...Desculpa ressucitar um tópico tão antigo.

lark2
20/04/2012, 13:20
Infelizmente a GM quebrou o contrato com a International e a nova s10 não veio com estes ótimos motores 4.07TCE ou o 3.0NGD, preferiram usar o motor da VMmotori duma fabrica européia de motores onde a FIAT é dona de 51% do capital e a GM do resto, eles vem desmontados pro Brasil e a International apenas monta eles, pelo menos em Portugal os motores dessa marca são queimados, mas não são referência porque o motor diesel do VW Golf TDI é o motor mais aclamado por lá, pelo jeito a Ford vai fazer o mesmo com a Cummins e vai usar motor Ford o mesmo que equipa as séries F americanas, pensando, a Fiat também é dona da Chrysler e sócia da Dodge, se esse motor Vmmotori fosse bom, a Dodge Ram 2500 viria com ele, ja que eles mesmo fabricam e ficaria bem mais barato, no entanto a nova 2012 continua vindo com Cummins agora Euro 5...Desculpa ressucitar um tópico tão antigo.

zoega
20/04/2012, 13:43
O NGD, sem alterar nenhuma peça, alcança até 250cv (claro, fica fumaçando).

Se fizer as mesmas alterações que fazem no Sprint (mudança de intercooler, bicos com maior vazão, reconfigurar pressão da turbina...), passa dos 300 cv também. Mesma coisa é do motor da Triton e da Frontier 2.5.
Sprint 2.8 com bicos maiores, intercooler maior e pressão de turbina maior, chega nos 300cv com miolo original?
E o PS 2.8 chega perto tbm?

Imperador!
20/04/2012, 14:49
O Sprint 2.8 para passar de 300cv (se é que é possível), tem que mudar bastante coisa... de bicos, a configuração de turbina, bomba injetora e por aí vai...

O Sprint que eu mencionei que passa fácil dos 300cv é o Sprint 6cc, que equipava as F250. O Dalmolin aqui do fórum tem uma com 355cv...

A grande vantagem desses motores eletrônicos superdimensionados é exatamente conseguir extrair muita potência sem alterar nada, bastante uma simples reprogramação da ECU. Potenciar motores mecânicos necessariamente (nessas potências) passa por troca de peças...

zoega
20/04/2012, 16:57
Ahh sim, o sprint 6c é maquina... beeem mais fácil de vir potêcia do que os meros 4 cilindros...

Daniel.Shimomoto
21/04/2012, 13:51
Infelizmente a GM quebrou o contrato com a International e a nova s10 não veio com estes ótimos motores 4.07TCE ou o 3.0NGD, preferiram usar o motor da VMmotori duma fabrica européia de motores onde a FIAT é dona de 51% do capital e a GM do resto, eles vem desmontados pro Brasil e a International apenas monta eles, pelo menos em Portugal os motores dessa marca são queimados, mas não são referência porque o motor diesel do VW Golf TDI é o motor mais aclamado por lá, pelo jeito a Ford vai fazer o mesmo com a Cummins e vai usar motor Ford o mesmo que equipa as séries F americanas, pensando, a Fiat também é dona da Chrysler e sócia da Dodge, se esse motor Vmmotori fosse bom, a Dodge Ram 2500 viria com ele, ja que eles mesmo fabricam e ficaria bem mais barato, no entanto a nova 2012 continua vindo com Cummins agora Euro 5...Desculpa ressucitar um tópico tão antigo.

lark2

A confusõ toda é a seguinte:

A nova S10 utiliza um motor Duramax (nome da linha diesel GM), projetado (e fabricado também na Europa) pela VM Motori e no Brasil produzido sob licença pela Navistar, fabricante dos motores Maxxforce e proprietária da International Engines e MWM Motores diesel.

Como o Marketing da GM de bobo nao tem nada, eles vendem o motor da S-10 como sendo produzido pela MWM International, o que é apenas um pouco verdade. Mas o projeto é VM Motori italiano.

Abraços

Imperador!
21/04/2012, 14:36
Mas isso também é bom pros consumidores, Daniel.
Continuarão podendo comprar peças direto do fabricante, ao invés que ter que passar pelas ccs...

Você não concorda?

NGDaniel
21/04/2012, 16:06
Nao deixará de ser uma vantagem praticamente exclusiva da s10 sobre as outras..

A cobiçada nova ranger vai ter esse problema, peças, somente nas famigeradas ccs ford..

Daniel.Shimomoto
21/04/2012, 18:03
Mas isso também é bom pros consumidores, Daniel.
Continuarão podendo comprar peças direto do fabricante, ao invés que ter que passar pelas ccs...

Você não concorda?


Nao deixará de ser uma vantagem praticamente exclusiva da s10 sobre as outras..

A cobiçada nova ranger vai ter esse problema, peças, somente nas famigeradas ccs ford..

Eu acho que ai é que todos se enganarão. E muito!

O contrato pelo que sei é da Navistar PRODUZIR o motor exclusivamente para a GM. Se for isso mesmo, os consumidores GM morrerão nas CCS do mesmo jeito.

Quando foi do Maxion HSD, PowerStroke NGD, a empresa podia comercializar o motor em outros veiculos, dai a existencia de peças no paralelo. ALém do que ia a marca International Engines no motor (Ford powerd by International, coisa assim)

Agora com a GM proprietária de tudo (inclusive da VM...) acho muito dificil.

ABraços

Guima-MS
10/12/2017, 14:58
O Sprint 2.8 para passar de 300cv (se é que é possível), tem que mudar bastante coisa... de bicos, a configuração de turbina, bomba injetora e por aí vai...

O Sprint que eu mencionei que passa fácil dos 300cv é o Sprint 6cc, que equipava as F250. O Dalmolin aqui do fórum tem uma com 355cv...

A grande vantagem desses motores eletrônicos superdimensionados é exatamente conseguir extrair muita potência sem alterar nada, bastante uma simples reprogramação da ECU. Potenciar motores mecânicos necessariamente (nessas potências) passa por troca de peças...


E o 3.0 4.08TCE ? Tira 250cv e 50kg\f ?

Elmer_Jeep
11/12/2017, 16:40
E o 3.0 4.08TCE ? Tira 250cv e 50kg\f ?

Precisa saber se tem reprogramação disponível pra ele, visto que saíram somente nos caminhões 3/4 da linha VW.

Eu considero um ótimo motor, praticamente um 4.07 evoluído.

[]'s

Guima-MS
24/12/2017, 16:34
Precisa saber se tem reprogramação disponível pra ele, visto que saíram somente nos caminhões 3/4 da linha VW.

Eu considero um ótimo motor, praticamente um 4.07 evoluído.

[]'s



Quero montar o 4.08 com bomba e bicos mecanicos !

Alias , estou a procura do Motor MWM 4.08TCE 3.0L (Pode ser parcial ou completo) , se alguem tiver , chama no pvt !