PDA

Ver Versão Completa : Pinhão do velocimetro q vai na caixa de marchas , duvida

Santoro
05/07/2004, 22:24
Boa noite gente , tou com um pekeno problema . bom , desde q comprei meu cj venho tendo problemas com o velocimetro dele , pulava , na marcava essas coisas , pensei q fosse o elocimetro , andei arrumar , o cara realmente constatou q estava com problema ; Ate ai tudo bem , velocimetro arrumado , mas quando fui colocar o msm continuava pulando . entao so podia ser o pinhão na caixa de marchas , retirei o msm hj e noptei q estava com um dente quebrado , comprei outro , a minha duvida e a seguinte :

o meu pinhao e de 20 dentes , meu jeep e um ford ano 79 , queria saber se o pinhao normal e de 20 dentes msm , tipo assim q instalçei tudo ele funcionou na boa , mas depois voltou a pular . e eu tb estou achando q vamos dizer assim , n sei se esta marcando a velocidade correta .
queria saber se alguem pode me dar unma luz sobre qual e o pinhão original dele , de 20 ou 15 dentes .

acredito eu q se fosse de 15 o de 20 n entraria certo ?

Parece q eu solucionei o problema dele esta pulando , retirei uma arruela de nylon q tinha atras do velocimetro ( no proprio cabo ) e ate agora parece q ficou bom , n esta pulando mais .

desculpem pela biblia :D

Sergio Rocha
06/07/2004, 22:57
Fala Santoro
Ele pulava porque o cabo não estava encaixando direito no velocimetro, com a retirada da arruela a pnta do cabo entrou mais.
Metodo tabajara de aferição é usar dois carros num mesmo trajeto e verificar a quilometragem de cada um deles.Depois faça com o seu Jeep e compare.Tente percursos de pelo menos 3km.A diferença q possa existir nas distancias determinadas, será a mesma na velocidade.

Fabio Cortez
07/07/2004, 12:49
Estou tendo um problema parecido com o meu Jeep. Só com uma pequena diferença. O PINHÃO ESTÁ COM TODOS OS DENTES COMIDOS!!!!!!!!!!!!!! O que pode ter acontecido com ele para ficar assim? Pelo que sei ele não faz força nenhuma, somente gira junto com a caixa e movimenta o velocímetro...Será que estou usando o pinha errado? esse tinha 20 dentes.....

Sds,

Santoro
07/07/2004, 13:28
pode ser isso fabio ...
aki parece q agora resolveu o problema ... meu unico problema com o instrumento agora e o de combustivel , q nunca marca certo , ja perdi dias tentando regular , mas n consegui deixer legal ... por exemplo , eloe vazio eu tenho meio tanque ainda hehehe ve se pode .

Fabio Cortez
07/07/2004, 14:58
Santoro,

O meu marcador de combustível ta marcando certinho...depende do sistema que vc está usando, o meu sistema é todo novo, o relógio, a bóia e o regulador de tensão. O problema pode estar na sua Bóia. Vc pode tentar fazer um teste, Tire a boia e movimente-a simulando o enchimento do tanque, assim vc vai saber até onde ela marca certo.

Sds,

Santoro
07/07/2004, 15:13
tudo novo , boia , regulador de tensão , marcador . msm assim n consigo hehehe o lance fica meio doido , do nada ele baixa , depois sobe coisa de louco , meio poltergaist o lance .

Fabio Cortez
08/07/2004, 12:14
Santoro,
Nesse caso pode ser algum problema elétrico (mal contato), o posicionamento do tanque no carro ou então o posicionamento da Bóia.

Sds,

Marcos ET
08/07/2004, 15:32
Aproveitando o tema, alguém aeh pode me falar quantos dentes tem o pinhao do velocímetro no CJ3A ???

Valew!

André-4WD
27/02/2009, 10:26
Pessoal..
Estou com problemas no velocimetro (nao marca nada) e depois de alguns testes idnetifiquei o problema sendo o pinhão.
Acontece que nao consigo tirar o pinhão para ver o numero de dentes e fazer a troca. ele parece estar trancado dentro.
Alguma ideia, que nao seja desmontar a caixa??
Eu pensei em retirar a coroa do pinhão para depois remover o pinhão, mas um conhecido me disse que a coroa só sai por dentro da caixa, confere?
obrigado
andre

Gustavo de Olliveira
27/02/2009, 16:10
ANDRE , TEM QUE RETIRAR O "FUCINHO" TRASEIRO DA CAIXA,
esgota o oleo da reduzida, tira o cardã traseiro, solta a porca da saida de força, tira a saida de força ( normalmente é difícil),solta os cinco parafusos do "fucinho", retira o fucinho, o piaozinho vai estar dentro do fucinho; O que toca o piaozinho vai sair quando vc retirar a saida de força ( é uma peça tipo um cubo com estrias enviezadas ) ele vai no eixo.
falou.

wcas
27/02/2009, 16:29
O meu eu tirei pela lateral mesmo, fiu um parafuso e saiu aqula parte que encaixa o cabo, ai ja da pra ver um eixo que é ligado na caixa da reduzida, e ttem uma porca prendendo esse eixo, só tirar a porca que o eixo sai.

Zepi
27/02/2009, 17:00
Alguém sabe se consigo um cabo como o original mais comprido?
O original não vai chegar na t-case...

Abraço

André-4WD
04/03/2009, 10:18
O meu eu tirei pela lateral mesmo, fiu um parafuso e saiu aqula parte que encaixa o cabo, ai ja da pra ver um eixo que é ligado na caixa da reduzida, e ttem uma porca prendendo esse eixo, só tirar a porca que o eixo sai.

WCAS,
Pois então, um conhecido me falou que dá para fazer pela lateral.. era só tirar o cabo e puxar o pinhão. Mas ele nao veio, tem algo segurando ele.
Essa porca que prende o eixo, é o que chamam de COROA DO PINHÃO? abraços
andre

André-4WD
04/03/2009, 10:21
Alguém sabe se consigo um cabo como o original mais comprido?
O original não vai chegar na t-case...

Zepi,
Na minha tem um prolongador que deu mais uma distancia. Esse prolongador é em formato de "L" fazendo com que o cabo do velocimetro nao tenha q fazer a volta qdo sai da caixa..
Agora nao me pergunta de onde nasceu esse prolongador, pois qdo comprei a rural ela já veio com ele.. é um conjunto de luva e pinhões.
Abraços
andre

wcas
04/03/2009, 19:08
WCAS,
Pois então, um conhecido me falou que dá para fazer pela lateral.. era só tirar o cabo e puxar o pinhão. Mas ele nao veio, tem algo segurando ele.
Essa porca que prende o eixo, é o que chamam de COROA DO PINHÃO? abraços
andre

No meu pelo menos tem mais uma porca segurando o eixo, ve se da pra entender por essa foto (tem 2 setas indicando as porcas).

Ja aproveitando a foto, comprei um cabo de velocimetro, porém o encaixe do que estava no meu jeep era diferende, vejam que a ponta do cabo é um bico, e a ponta do meu cabo antigo era em 'V' pra encaixar nesta peça que esta indicada em azul. Alguem sabe o que que esta faltando ai pra dar certo??

wcas
06/03/2009, 17:13
Estou com uma duvida aqui, o cabo que comprei do velocimetro tem uma ponta para entrar no pinhão do velocimetro da reduzida, porem a minha peça é diferente era não tem um buraco pra entrar a ponta do cabo, tem uma chapinha que nem uma borboleta que gira quando a roda gira.
Não sei se algum trocou a peça e colocou de outro carro, ou fez um mix de 2 peças e montou essa bagunça agora não sei como arrumar issso.

se alguem puder ajudar ??!?!?!?

wcas
11/03/2009, 13:17
alguem pode dar uma luz ???

Christian L A Marchi
25/04/2009, 08:33
Olá pessoal!
Quando comprei o jeep o veloc já não funcionava. Agora resolvi verificar o que era e para saber se o problema era no velocimetro ou no cabo, um colega falou para desconectar o cabo do velocimetro e andar com o jeep para ver se o cabo gira. Pois não gira, desta forma acredito que o problema deva estar no sistema do cabo-pinhão. Como funciona isso?

Percebi ao desconectar o cabo da caixa reduz que a ponta quadrada deve entrar num buraco, mas ele é muito grande para encaixar essa ponta. Alguem teria foto de como é esse encaixe? E como verificar a presença - funcionamento deste pinhão e coroa?

Obrigado antecipadamente pelas dicas

Christian

leopoldo
25/04/2009, 13:44
Tem uma engrenagem que fica presa ao eixo da caixa de transferência. Item 51. Essa engrenagem está montada exatamente onde vai o suporte do rolamento.

O pinhão(item 60) , vai parafusado na carçaça (item 61), sobre essa engrenagem.

O cabo vai roscano na flange do pinhão (item 59)

Se o cabo não vira, ou ele está rompido no meio do caminho(mais prováve), ou o eixo do pinhão pode estar fraturado(nunca ví isso).

A ponta do cabo do velocímetro, um cabo esmagado ou um perfil na forma de um quadrado de uns 2 x 2 mm e sai do cabo por uns 20 mm e entra no eixo do pinhão.

http://i22.photobucket.com/albums/b350/cantwait_forviolence/0900823d801d794a.gif

junior braga
26/04/2009, 00:44
Estou com uma duvida aqui, o cabo que comprei do velocimetro tem uma ponta para entrar no pinhão do velocimetro da reduzida, porem a minha peça é diferente era não tem um buraco pra entrar a ponta do cabo, tem uma chapinha que nem uma borboleta que gira quando a roda gira.
Não sei se algum trocou a peça e colocou de outro carro, ou fez um mix de 2 peças e montou essa bagunça agora não sei como arrumar issso.

se alguem puder ajudar ??!?!?!?

:mrgreen: ops e ai wcas,

é o seguinte, isso ai que ta na foto é uma transmissão angular, ou seja um redutor de velocidade.
normalmente se usa quando faz a substituição na relação do diferencial, para que o velocimentro marque corretamente.
no seu caso, se o velocimetro estava marcado certo, procure por um cabo que sirva no redutor.

:concordo::concordo:

leopoldo
26/04/2009, 13:11
Peças 51 e 60 do diagrama acima:

http://www.tratorgama.com.br/imagens/produtos/5861C.JPG https://ssl224.locaweb.com.br/portugues4x4/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_806_coroa.JPG

Os redutores/ampliadores de rpm de conversão que eu conheço eram maiores, ou diferentes (TACOVEL).

http://www.tacografosevelocimetros.com.br/foto1.jpg

Aparentemente da foto do WCAS é apenas uma saida a 90º e pode ser apenas uma transmissão angular.... MAS ele pode conferir girando umas 10 voltas e contando as voltas em cada saida.

veja isso: http://www.gyorfy.com.br/menu/principal.html

tem uma relação disponível de corretores.

Já neste caso, foto de um corretor (veja que o corpo tem um volume que abriga o jogo de engrenagens de correção da marca VDO):

http://www.acessorios3vias.com.br/imagens/transmissao_angular192x.jpg

No caso deste adaptador, realmente o cabo do jeep não encaixa.

A ponta do cabo normal do jeep é assim:

http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SBmyx2a-0PI/AAAAAAAABpk/7kdQtNsZqEw/Cabo%20do%20velocimetro%206.JPG

E ai começam os problemas .. achar o cabo que serve, ou achar uma outra peça que aparafusando sobre esse, permite usar o cabo do jeep;

Tem que fabricar um cabo com esse terminal:

http://tacovel.com/produtos/foto1/grande/TERMINAL%20FEMEA.jpg (http://javascript<b></b>: window.close())http://tacovel.com/produtos/foto1/grande/TERMINAL%20MACHO%205%20MM.JPG (http://javascript<b></b>: window.close())

Christian L A Marchi
26/04/2009, 17:24
Muito obrigado pela atenção mestre Leopoldo!

Agora não sei se entendi bem. O terminal do cabo que vai na caixa da reduzida tem que encaixar exatamente no eixo do pinhão é isso? Se for acho que o meu sistema tá faltando algo. da uma olhada na ponta do cabo!

Fiz o teste e usei uma furadeira nesta ponta e o velocimetro funcionou!

leopoldo
26/04/2009, 17:32
aquilo que vc assinalou (em azul) é exatamente daquela forma ; é o encaixe da ponta do cabo do velocímetro.

a ponteira quadrada embute dentro daquele recesso, que é circundado pelo anel de borracha e que faz a vedação.

Pode ser que a ponta do cabo não esteja no comprimento correto para encaixar DENTRO do eixo pinhão.

Puxe com um alicate de ponta fina o máximo que puder e tente encaixar essa ponta do cabo DENTRO do eixo pinhão, penetrando uns 10 mm.

junior braga
26/04/2009, 18:48
Leopoldo,

esse caso do wcas então, sendo apenas uma saida de 90º, ele então podera retirar essa peça e ligar o cabo direto. Procede?

sds,

Christian L A Marchi
26/04/2009, 19:15
ok Leopoldo
Acho que não tá entrando tanto assim. E pra ficar mais justo o encaixe posso colocar um veda rosca no cabo? Aí vou puxar o cabo, e se deformar um pouco?

wcas
26/04/2009, 19:34
Leopoldo,

esse caso do wcas então, sendo apenas uma saida de 90º, ele então podera retirar essa peça e ligar o cabo direto. Procede?

sds,

Isso que eu ia perguntar, lembro que antes dessa redução tem
o eixo que vai na reduzina, só que pra colocar direto ali, o cabo faz uma curva de 90° fica meio estranho isso não ???

wcas
26/04/2009, 19:45
:mrgreen: ops e ai wcas,

é o seguinte, isso ai que ta na foto é uma transmissão angular, ou seja um redutor de velocidade.
normalmente se usa quando faz a substituição na relação do diferencial, para que o velocimentro marque corretamente.
no seu caso, se o velocimetro estava marcado certo, procure por um cabo que sirva no redutor.

:concordo::concordo:

Ai que ta, ja comprei ele com isso quebrado, vou tem que comprar um cabo e testar , se não marcar direito, ai tirar essa peça e comprar um cabo do jeep pra testar novamente.

leopoldo
27/04/2009, 00:10
o jeep não tem esse treco. O cabo faz uma bela curva 90º mesmo.

se o jeep está original não necessita disso

MAS

se tem pneu maior, é possível que ajustaram o velocímetro por esse badulaque.

fica a dúvida a ser resolvida contanto as voltas.

que pneu vc usa ?

wcas
27/04/2009, 09:29
o jeep não tem esse treco. O cabo faz uma bela curva 90º mesmo.

se o jeep está original não necessita disso

MAS

se tem pneu maior, é possível que ajustaram o velocímetro por esse badulaque.

fica a dúvida a ser resolvida contanto as voltas.

que pneu vc usa ?

Eu uso um 235/85/16, como que faço esse teste de contar as voltas ???

wcas
27/04/2009, 11:14
Vi que tem pinhão com 15 ou 19 dentes, o que muda ?? é o tipo de engrenagem de cambio diferente ou vai medir a velocidade errado caso coloque um com dentes a mais ??
Digo, os 2 modelos cabem na mesma engrenagem eu se eu comprar errado ja vou saber de cara que não entra ??

inaciocm
01/05/2009, 18:44
ia criar um tópico para isso tbm...
essa semana comprei um velocimetro zero, VDO, e o cabo original, ambos comprados na jipebras.
enfim, instalei tudo, tudo funcionando, mas quando fui andar com o jeep... o velocimetro nen mexia.
retirei o cabo, passei mais graxa, montei denovo e... nada!:putz:
porem, rodei o cabo com a mao e ele marcou normalmente.
agora vai uma pergunta: eu tirei o cabo do conduite e coloquei ele no pinhao. notei que a partir de um certo momento, ele travou lá dentro, ficando meio "duro" para tirar. fiz força e ele saiu. o msm fato ocorreu com o antigo cabo que estava instalado, ele tava "travado" lá dentro, mas marcava certinho.
só comprei tudo novo pq meu velocimetro tinha estragado a mola do ponteiro e os meus marcadores de temp e gasola tava queimado deisd quando comprei o jeep...

resumindo: como se deve fazer para o cabo travar realmente lá dentro? meu cabo tbm tem essa arruelinha de plastico numa das pontas, devo tira-la para ele "enfiar"(nussss...) mais???:parede:

foda... gastei umas 10 caxa de latinha nessa porra pra nada...

inaciocm
01/05/2009, 21:11
com a buzina... nada a ver mas...
cumé que faz p ligar a buzina no centro do volante? percebi que a barra é oca, mais como o fio sai do setor de direção?
vlw

sidneirr
05/05/2009, 14:44
Cara, resolvi o meu problema da seguinte maneira, o problema é na COROA DO VELOCIMENTRO dentro do cambio, ela estava quebrada, e quebrava o pinhão...
verifique isso

felipebrde
03/01/2010, 21:23
Olá pessoal, comprei um cabo novo pro meu velocimetro... só q ele naum marca direito... fica de um lado para o outro... como se travasse de um lado... depois do outro... E acho q não esta marcando nada certo... hehehe... tava 110 km/h na subida... naum devia nem estar a 40... :D E outra.. Vaza muito óleo no encaixe do cabo na T-case, isso tem solução?

junior braga
04/01/2010, 00:22
Felipe,

Pode ser que o eixo/engrenagem do velocimentro estejam danificados, faz o seguinte retira a aquela bucha onde o cabo enrosca, ai o eixo vai sair, observe os dentes do eixo, na bucha tem um retentor no qual veda no eixo, se ta vazando oleo é porque o retentor está estragado.

sds,

felipebrde
04/01/2010, 12:30
Valeu Junior... vou dar uma olhada... talvez esteja travando... o jeep ficou parado 10 anos... e agora estamos dando um jeito nele... Cada vez q ando com ele parece q fica mais "solto"... nas primeiras voltas ele tinha muita sede... nossa... era 5 litros pra dar umas voltinhas... e esquentava muito... ontem dei a mesma banda de sempre... e naum ferveu... nem esquentou muito... gastou uns 2,5l... e o ronco tah ficando melhor... E olha q tava uns 35° aqui na cidade...

Abraços!