PDA

Ver Versão Completa : Construção da suspensão de um Minni-Baja!!



Pbailao
05/07/2004, 21:23
E ai Pessoal tudo blz!,

Bem eu to aki pra pedir uma ajuda pra vcs, eu to na equipe de mini-baja da minha faculdade e eles liberaram uma certa quantia de dinheiro para nós gastarmos (R$ 4000,00), mas falaram que não podemos modificar nem chassi e motor. Então gostaria que vcs me dessem idéias, dicas, coisas do tipo pra que eu possa montar uma boa suspensão, que tenha uma boa qualidade para saltos e durabilidade, pois o que a minha facul anda montando nos bajas não tão durando muito viu!!


Muito obrigado por toda ajuda!!

Henrique Josino
05/07/2004, 21:29
Está parecendo com a nossa.... :lol: :lol:


[]'s dos filhos da PUC.....

Flávio Cadore
05/07/2004, 21:34
E aí, blzzzzz

Se vc quizer uma suspensão +/- de uma olhada na minha, www.baja_autocross.ubbi.com.br.
É aquela coisa, amortecedor central roletado, 20 regulagens de dureza, caster, camber e convergência totalmente reguláveis, 12 pivôs na traseira etc...testei até direção nas quatro, é show ver as rodas traseiras esterçando numa curva...no meu site tem desenhos e fotos para ver. A sua equipe te site, qual é?
Flávio...

Pbailao
05/07/2004, 21:40
Valeu Falvio pela dica, ja o site vo fica te devendo pois é o primeira vez que eu a o resto da turma estamos participando, talvez mais pra frente nos mantomos um site com as fotos e nossas buradas :lol: :lol: :lol: !!

É Henrique faze o que bicho é fogo :lol: :lol: :lol: , não temos muito valor :lol: :lol: :lol: !!

Klendatu
05/07/2004, 23:27
Eu e minha turma aqui da UFPB estamos nos mexendo, tentando convercer a galera do dinheiro a soltar um pouco pra gente entrar no mundo dos mini-baja, estamos bem intereçados, mas tá dificil, quem sabe se a gente conseguir logo em breve vcs terão mais um concorrente.
alguém sabe de algum site que tenha informações sobre os campeonatos entre universidades? Regras, categorias, etc...

du
06/07/2004, 09:22
Paulo,

Este projeto, é daquele tipo que rola uma competição no fim do ano ?

Se sim. Existe alguma definição, do percurso, tipo de piso ? Tente descobrir se o ideal é torque ou velocidade ? Passe algumas informações extras.

Abraços Du.

Pbailao
06/07/2004, 10:02
É sim uma competição Du, ela na verdade tem de tudo, tem teste de arrancada, subida de rampa, atravessia de barro, slalow e corrida de durabilidade em piso de terra batida, mas isso quando não chove pois não dá pra adivinhar o que vai acontecer na corrida né :wink:

Beto Lacerda
06/07/2004, 13:42
Fala cara ,vc faz engenharia mec. onde ???

Pbailao
06/07/2004, 18:12
Fala ai Beto!

Eu faço Engenharia Mec. na Mauá!

Beto Lacerda
06/07/2004, 18:20
po a maua tem uns 4 carrinhos num tem não ??? vc's tem uma equipe até que bem organizada diz ae ?na minha facu desencanei dessa turma , umas vezes passei por lá pra dar uma olhada e tal mas os caras acham que sabem tudo , e na boa se vc ja viu o baja do mack sabe que é uma caca , tentei entrar pra equipe mas sei lá é mó zona ninguem sabe direito oque tem que fazer , num tem um esquema legal de equipe , achei bem zuado mesmo , desencanei , num sei trabalhar assim , mas deixa os caras quem sabe qdo. ficar organizado e tal ...
[]'s desesperados com a incompetencia dos caras do mini-baja Mack

Pbailao
06/07/2004, 18:49
É nós temos 3 carros, sendo um dele com motor na frente não sei o pq fizeram isso :? ... é nesse ponto o pessoal de lá sabe se organizar muito bem, até de mais..... uma opinião minha Beto acho que vc não divia desencanar não talvez esteja faltando alguem que tome a iniciativa pra organizar isso, se todos fizerem como vc, talvez nunca fique legal para se trabalhar se todos penssarem assim acho que vc deveria ir atraz disso viu!..... já com relação ao projeto ele é bom mas a maua não sei o pq eles não acertam de jeito nenhum na suspensão, sempre em todos os anos todos os carros tiveram problema com ela ou o defeito que aconteceu foi graças a ela, então eu montei esse tópico justamente para o pessoal dar uma idéia para que eu pude-se talvez resolver esse problema, sendo que eu ainda não vi o carrinho.

regis
08/07/2004, 13:32
Receita que funciona pra velocidade na terra lá nos EUA.....

Double A Arm na Frente (Braços GRRAAAAAAAANDES e bastante curso com pouca modificação de cambagem ou convergencia no curso)

4-Link atras com o curso maior ainda.......

Alem disso bota uma alavanca pra freiar um lado ou outro.... tipo empurra e puxa.... isso vai ajudar a fazer as curvas na terra...

Distribuição de peso por volta de 40/60 sendo 40% na frente... ou menos chegando próximo aos 50/50..... motor de preferencia central.....
CG baixo (dentro do possível)....

Detalhe.. para os braços inferiores da suspensão vc pode calcular o diametro da barra... mas use muito mais resistentes, pois eles tomam bastante porrada.. então seria interessante reforça-los

Cuidado com os angulos da suspensão, pois eles que determinam o comportamento do carro.

Espero ter ajudado

Abraços

roger_caldas
08/07/2004, 15:19
Karaka, maluko! :D
Mó galera nas equipes de Mini-Baja! :shock: :shock: :shock:

Tive a honra de participar da primeira equipe da minha faculdade e naquela época (95/96) só tinhas poucas equipes espalhadas por aê!

Foi uma brincadeira legal... principalmente largar na primeira fila no Enduro! :-) Usamos uma caixa de 4 marchas da Royal Enfield (http://www.royalenfield.com/), uma moto inglesa da década de 40, que caiu como uma luva nakele motorzinho de moenda de cana Briggs Straton! :lol: :lol: :lol:

E mais, imaginem as idéias que não pintavam para as configurações do bólido, já que se tratava de uma turma de engenheiros mecânicos aeronáuticos... heheheh

Sobre a dica, eu estou de total acordo com o Regis.. Essa é a fórmula! O que dá pra acrescentar é um sistema de controle tipo manche, ou uns ailerons pra facilitar as manobras...hehehehhe :D

[]´s
Rogério

Abraços,
Rogério

Pbailao
08/07/2004, 17:55
Fala ai Regis,

Gostei da idéia, mas vc poderia me explicar melhor o que seria o Double A Arm e se possivel demontrar com uma foto pois não peguei totalmente a idéia.!!

Rogério,

O que seriam esses ailerons?!

Me desculpem pelas perguntas mas é a primeira vez que mecho com algo assim e não conheço muito esse mundo da suspenção :lol: :lol: !

Muito obrigado pela ajuda de todos!

Flávio Cadore
08/07/2004, 19:04
Paulo

É eu de novo....suspensão A Arm, double Arm, triângulos duplos paralelos , duplos triângulos de tamanhos desiguais são todas semelhantes.... é o tipo que eu usei na minha gaiolinha...www.baja_autocross.ubbi.com.br
Flávio...

roger_caldas
08/07/2004, 19:05
Rogério, o que seriam esses ailerons?!

Grande Paulo! :D

Não leva isso a sério. Como eu estava falando que éramos um grupo de engenheiros mecânicos aeronáuticos, fiz a piada de acrescentar ailerons no bólido. hahahaha :lol: :lol: :lol:

Aileron é aquele componente móvel que fica no bordo de fuga das asas de avião, responsável por promover o movimento de rolagem da aeronave, ou seja, a rotação no seu eixo longitudinal. 8)

Pô, explicar piada tira a graça todinha....heheheh :twisted:

Abraço e boa sorte!

Rogério

Pbailao
08/07/2004, 20:24
O!! Rogérião foi mau!! :lol: :lol: :lol: , eu não tinha pego a idéia da piada :lol: :lol: :lol:

Pbailao
08/07/2004, 20:35
Valeu Flavio,

Obrigado pela explicação, agora conseguir ter uma idéia do que seja esse sistema com a ajuda lá do seu site, to começando a ter algumas idéias, só vo querer ver fazer o resto do pessoal entender isso!!! :D :D

regis
14/07/2004, 13:51
Paulo,

Demorei mas tá aqui...

Vista geral
:arrow: Suspensão dianteira Double A-Arm
:arrow: Suspensão traseira 4-Link
:arrow: Detalhe suspensão traseira
:arrow: Saltando

Pbailao
14/07/2004, 20:27
Brigadão Regis pelas fotos já dá pra ter uma boa idéia do que vai ser!!, uma pena não poder ja estar mechendo no baja para ir tentando aplicar esses macetes!!

valeu!!

kmoretto
19/08/2004, 16:14
Anderson,

Agora vai....

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=20810859

Flávio Cadore
21/08/2004, 01:12
Anderson

Cuidado com este projeto, 1: suspensão traseira não presta, suspensão dependente, inadmissível, se vc conhecer algum carro com esta suspensão me avisa, nem Ford 1929' tem uma dessas.
2: Se vc olhar bem a estrutura do chassis vai notar que é "quadrada", não tem o aspecto de uma viga /i/i/i/ ( entendeu?)
O chassis é bonito isso é inegável, visto de frente, e outra coisa, eu acho que se gasta bem mais que os 2000 que o cara anuncia, cada pneu daqueles custa 337...
Tudo isso na minha opinião...claro...
Flávio...

kmoretto
24/08/2004, 14:23
Cuidado com este projeto, 1: suspensão traseira não presta, suspensão dependente, inadmissível, se vc conhecer algum carro com esta suspensão me avisa, nem Ford 1929' tem uma dessas.

O endereço acima é para motor lateral, segue o link o projeto com motor central e neste caso usando suspensão independente.



... eu acho que se gasta bem mais que os 2000 que o cara anuncia, cada pneu daqueles custa 337...

Na parte de perguntas/respostas do link abaixo o vendedor menciona que este custo não está considerando pneus de quadriciclo, utilizado na foto de demonstração.

A idéia é utilizar o projeto como base e adequar de acordo com as suas condições/necessidades, é o que eu pretedo fazer.

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=20842007

[]´s