Ver Versão Completa : O que significa CJ
O que significa CJ
É o modelo, ou alguma forma de chamar algum modelo?
Quais os modelos referentes a sigla CJ
Se tiverem fotos, assimilo melhor!
:(
Sergio Rocha
05/07/2004, 21:17
Que de civilizados, não tem nada. :lol:
Deixa eu ver se entendi:
Todos Jeeps com este estilo, aparencia, é um CJ, um Jeep Civilizado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3a3c0a54fb1b7fbc02c7a26d5fd7bea5.jpg
Qual a diferença entre: CJ-3, CJ-5, CJ-7
Tem mais algum? CJ-1, CJ-2, CJ-4???
Era como dito a nomenclatura do civil, mas que virou a codificação da Jeep para os diversos modelos.
O primeiro civil são os protótipos CJ-1A
CJ-2A
CJ-3A
CJ-3B –Capo Alto
CJ-5 – O tradicional feito pela Ford aqui (pára-lamas dianteiros curvos)
CJ-6 – Nosso Bernadão
CJ-7 –maior entre eixos que o CJ-5, mas menor que o CJ-6
CJ-8 – Picape Scrambler
Isso nos CJs pois tem também:
TJ - Wrangler
YJ - New Wrangler
XJ - Cherokee
WJ - Grand Cherokee
ZJ - New Grand Cherokee
KJ – Liberty
Sem contar as variações:
DJ-3A
DJ-5A
DJ-6A
C101
FC150
FC170
FJ3-A
Nem os militares:
MB Slat
MB
GPW
GPA
MC ou M-38
MD ou M-38A1
MDA
M170
M606
M151
M151A2
M422
M422A1
Nem os pré produção:
GP – da Ford
BRC-40 - da Bantam
MA – da Willys
Nem os protótipos:
Bantam Pilot
Bantam Bliz Buggy
Bantam BRC 60
Quad – da Willys
Pygmy – da Ford
Fora alguns outros que não tem código ou que eu desconheço o código.
Complementando o que todos disseram, Civilian Jeep (CJ) quer dizer realmente, jeep civil (para o uso civil), como se fosse um "carro de passeio" porque, até então, os jeep´s eram fabricados apenas para o uso militar, para as forças armadas.
Com relação aos modelos, o qual é melhor, mais robusto, etc, etc, o Du tem toda a razão, vai do gosto do freguês. . . .
Eu mesmo tenho um CJ3A 51, e estou restaurando, acho ele bonito, pois é menor, mais curto que os CJ´s 5, mas acho meio estranho os paralamas serem retos, acho os dos CJ`s 5 mais bonitos, arredondados. . . vai muito do gosto. . .
Se fosse para eu comprar um jeep hoje, sem preocupação com o $$$, ou em compraria um militar, antes de 1949, ou então já partiria para um CJ5 ou Bernadão, pois acho mais bonito.
[ ]´s
Júnior
Beto Lacerda
06/07/2004, 12:52
essa de qual é melhor ou mais bonito complica , pra quem gosta o problema é $$ se pudesse tinha um de cada , a familia CJ completa , dai os M ... , dai os x,k,t,y, etc. J :lol: , mas o mais comum é o CJ-5 pois aki no brasil foi o por mais tempo fabricado
[]'s
Fabiano-SL
06/07/2004, 14:44
Olá amigos!
Interessante este tópico!!
Pergunta simples, mas que dá bastante assunto:
Lá vai algumas curiosidades e história dos nossos Jeeps!!
[]'s
Fabiano
O NOME:
Nome jeep, tem tantas origens como a palavra O.K., mas a que eu mais vejo por aí, inclusive no Livro " Jeep o Indestrutível", a palavra jeep tem origem na própria caracteristica exigida pelo exercito americano as montadoras, ou seja, veículo de uso geral, sigla GP (general purpose). Em inglês GP soa Geepee, que virou JEEP.
Por isso os primeiro jeeps tinha a denominação GPW (General Purpose Willys = Willys de Finalidade/Uso Geral). Pode encontrar jeeps com a sigla MB (model B).
MAIKON: O jeep foi um carro projetado para a guerra (WWII), com o final da guerra, viu-se uma oportunidade de négócio com os jeeps (americano é f... business). Os jeeps eram bastante usados em fazendas...com a denominação CJ (civil jeep).
Nem todo jeep com esta aparecia (conforme a sua foto) é CJ - civil jeep. Esse Jeep pode ser militar... Os jeeps militares tem iluminação de black-out nas sinaleiras, os parachoques são diferentes, o engate d reboque é tipo "G", porta galão, step atrás, etc... Nos modelos mais antigos (1942-1951), no chassis dos militares tem um suporte para armas de "grosso calibre".
O JEEP MAIS BONITO:
Como já foi dito aí acima...Depende do Gosto. Na minha opinião quanto mais antigo, mais legal... eu gosto muito do CJ3B-1954 (O meu jeep), mas tenho o sonho de ter um GPW - 1942 ou uma "pata-choca" Dodge 1942, mas é sonho de consumo...está longe!! Já sou bem feliz com meu Cara de Cavalo - Willys cj3b - 1954.
HISTÓRIA:
1903 - Fevereiro, o primeiro Overland foi projetado e construído por Claude J. Cox. O projeto foi financiado pela Standard Wheel Company.
1904 - Após uma explosão a Standard Wheel Company desiste no projeto e Claude compra a fábrica com financiamento de David M. Parry (Um fabricante de carroças).
1906 - A Overland Automobile é incorporado por Parry com 51%.
1907 - Com a depressão econômica, J. N. Willys tomou a frente da fábrica após seu pedido de 500 Overlands ser pago e não entregue.
1909 - Em 26 de outubro a empresa passa a se chamar Willys-Overland Motors Company.
1936 - Após reorganização passa a se chamar Willys-Overland Motors Inc.
1938 - Inicia-se a pesquisa para um carro leve militar.
1939 - Os primeiros protótipos são recusados pelo exército americano.
1940 - O exército americano torna o projeto urgente dando 49 dias para 135 empresas entregarem um novo protótipo. Somente a Bantam, Ford e Willys atendem o chamado. A Bantam é a única que entrega no prazo e ganha a concorrência, foram produzidos até 1941. O Exército americano precisava produzir o pequeno carro de combate em larga escala e não acreditava que a pequena Bantan o pudesse fazer. Portanto aceitou o novo prazo solicitado pela Willys e Ford para entrega de seus protótipos.
1940 - Em novembro a Willys e a Ford entregam seus protótipos ao exército americano.
1941 - Dezembro, após testar os 3 modelos o exército padronizou o projeto Willys MA. Porém o contrato permitia a abertura do projeto para outros fabricantes.Foram escolhidos para produção a Willys, dona do projeto, e a Ford
1942 - Começou a produção em escala do projeto da Willys pela Ford (GPW) e Willys (MB), para suprir o exército americano.
1942 - O exército americano padroniza as diferenças entre GPW e MB para facilitar a manutenção. A grade da Ford foi adotada como padrão e virou o ícone do Jeep.
1944 - Iniciam-se os planos para um Jeep civil.
1945 - Lançado o primeiro Jeep civil (CJ-2) com : porta traseira, estepe lateral, faróis maiores, tampa de combustível externa e outras melhorias.
1949 - Lançado o CJ-3A civil com nova transmissão e caixa de transferência mais robustas.
1950 - A Willlys ganha a propriedade da marca Jeep nos tribunais contra a America Bantan Car. Os carros que levavam na lataria o nome Willys passam a receber a marca Jeep.
1953 - Abril, a Willys Overland Motors é vendida para Henrry J. Kaiser, passando a se chamar Willys Motor Company.
1953 - Lançado o CJ-3B : Capo e grade dianteira mais altos para receber o novo motor Hurricane F-Head. Foi produzido até 1968. No Brasil ficou conhecido como cara de cavalo.
1954 - (Brasil) Começa a ser montado em São Bernardo do Campo o Jeep pela Willys Overland do Brasil.
1955 - Lançado o modelo CJ-5 : Mudanças no motor, transmissão, conforto e linhas mais suaves.
1957 - (Brasil) Início da fabricação em São Bernardo do Campo.
1959 - (Brasil) Motor nacional de 6 cilindros / 90hp / 2600cc.
1960 - (Brasil) Novo contorno da caixa de rodas traseira de oval para semi quadrada.
1962 - (Brasil) Surge o CJ-6 em versão 4 e 2 portas (Bernardão), ele é igual ao CJ-5 alongado em 20 polegadas.
1963 - A empresa muda de nome e passa a se chamar Kaiser-Jeep Corporation.
1963 - Versão esporte jovem com bancos esporte e capota conversível, novas cores.
1965 - (Brasil) Recebe câmbio de 3 marchas sincronizado e novo motor de 6 cilindros (opcional).
1966 - (Brasil) Passa a contar com Roda-Livre automática, alternador e novo volante.
1968 - (Brasil) Sai de fábrica com a coluna de direção da Rural com a chave de ignição na coluna.
1970 - A Kaiser-Jeep é vendida para a American Motors Company, dividindo a produção em civil e militar. Adivisão militar passa a se chamar AM General.
1970 - (Brasil) Chave de ignição volta para o painel, recebe a denominação Ford Jeep.
1976 - Lançado o modelo CJ-7 nos EUA, fabricado até 1986.
1976 - (Brasil) Novo motor Ford OHC 4cilindros / 90hp / 2400cc, novo câmbio de 4 marchas, novas cores.
1979 - A AM General, divisão militar da American Motors, cria em o HMMWV (High Mobility Multi-Purpose Wheeled Vehicle ) M998 ou Hummer como o conhecemos.
1981 - (Brasil) Sai a versão com motor movido a álcool, Ford Georgia OHC - 91hp 4 cil.
1981 - Lançado o CJ-8 Scrambler, um misto Jeep com pick-up.
1982 - (Brasil) A Ford paralisa a produção do Jeep no Brasil.
1983 - (Brasil) Abril, última unidade a ser vendida do modelo CJ-5.
1987 - A American Motors Company é incorporada pela Chrysler corporation, somente a produção civil, a AM General continua produzindo carros militares.
1997 - (Brasil) Chrysler comercializa no Brasil o JEEP Wrangler americano.
1998 - A Chrysler se funde com a Daimler-Benz surgindo a DaimlerChrysler.
Beto Lacerda
06/07/2004, 17:21
ALL vc's ja repararam que nos cj-5 1957 o estampo Jeep na lataria é JEEP com tudo maiusculo , todos os 5 que vi com o JEEP de "E" maiusculo eram 57 , e tem a grade do radiador diferente tb , só nesse ano ?? todos outros CJ com carroceria de lata original que vi tem a cx. do radiador paralela e o Jeep com e minusculo , mas nos 57 é diferente , o JEEP é todo maiusculo e a cx. do radiador atraz da famosa grade 0|||||0 é deslocada pro lado do motorista , alguem ja tinha notado isso ??? alguem sabe o pq ??
[]'s curiosos
O JEEP MAIS BONITO:
...mas tenho o sonho de ter um GPW - 1942 ou uma "pata-choca" Dodge 1942, mas é sonho de consumo...
mandou bem, temos algo em comum, to namorando uma recem-restaurada por 30.000,00. :cry:
ta na hora de eu beber menos e economizar mais :lol: 8)
[]´s cj na veia.
ALL vc's ja repararam que nos cj-5 1957 o estampo Jeep na lataria é JEEP com tudo maiusculo , todos os 5 que vi com o JEEP de "E" maiusculo eram 57 , e tem a grade do radiador diferente tb , só nesse ano ?? todos outros CJ com carroceria de lata original que vi tem a cx. do radiador paralela e o Jeep com e minusculo , mas nos 57 é diferente , o JEEP é todo maiusculo e a cx. do radiador atraz da famosa grade 0|||||0 é deslocada pro lado do motorista , alguem ja tinha notado isso ??? alguem sabe o pq ??
[]'s curiosos
neste ano, 1957, foi iniciada a fabricaçao dos cj´s por aki.
mas nao me recordo o mes, se nao me engano outubro daquele ano, pois o meu cj eh 1957 mas ainda dos importados.
TALVEZ essa nomenclatura maiuscula/minuscula seje para diferenciar os modelos nacionais dos importados (mas isso sao conjecturas)
[]´s
O SUPORTE DO RADIADOR NA GRADE É DIFERENTE NO 57, PORQUE ELE UTILIZAVA O MOTOR 4CC IGUAL AO DO CJ3B, ALIAS A LATARIA DO CJ5-57 E CHEIA DE DETALHES DIFERENTES DA LATARIA DOS CJ5 MAIS NOVOS.
Obras de Arte....
http://www.classicjeep.hpg.ig.com.br/exbrz.htm
Fabiano-SL
06/07/2004, 20:50
Assim como outro colega citou, também sou entusiata sobre jeep willys, pesquisei muito tb.... tenho um vasto "arsenal de material sobre jeep". Acho que quando ficar mais velho vou escrever um livro sobre o tema.... Para quem quiser pesquisar sobre o tema, utilize as bibliotecas americanas on-line, são simplesmente ótimas!!!!
Outra curiosidade...
Sabiam que com a WWII (segunda guerra mundial) as mulheres entraram definitivamente no mercado de trabalho, até então exclusividade masculina (vejam fotos..). Como havia falta de oferta de mão de obra masculina (estavam no front de batalha), as mulheres trabalharAm em prol da "máquina de guerra" e inventou-se o anti-concepcional. Nada de bebê para atrapalhar, só trabalho!!!
[]'s
Eu quero um caminhao desse para eu me divertir..
Fabiano-SL
06/07/2004, 21:20
Caminhão!?
Vc deve estar se referindo ao vagão de trem....
Já pensou um desses jeeps, zero km!!! eu sei que tem um cara, acho que é na bélgica, que tem um monte (um pavilhão) de jeeps usados durante a segunda guerra, que os aliados deixaram p/ trás na Europa...eu fiz contato com ele, estava pedindo 7,000 dólares cada....
[]'s
Sergio Rocha
06/07/2004, 22:25
Maikon
Desculpe a pegadinha, não resisti.
Só pra complicar.O meu CJ3A é ano 1966 e fabricado pela Kaizer. :?:
aula de história hein? :D :D
que blz... :D :D
as fotos da minas ralando nos jeeps sao show... :D :D :D
[]'s
Eugênio
Maikon
Desculpe a pegadinha, não resisti.
Só pra complicar.O meu CJ3A é ano 1966 e fabricado pela Kaizer. :?:
nossa nunca soube que tinha cj3"A" ano 66, achei que tivesse somente o cj3"B" nesse ano. interessante
SIMPLESMENTE UM ESPETACULO ESTAS RESPOSTAS!!!
Já li uma vez e vou ler denovo, assim terei mais perguntas, hehehehe
MUITO GRATO PELA ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
:D
Ismar Leal Machado
10/01/2006, 13:16
desculpe pessoal me de uma luz aqui o que quer dizer esses números que vcs tanto falam aqui como este tal de cj3 ou cj5 ?
aproveitando ainda para perguntar alguém já viu falar num jeep com 4 portas ele é de ano 68 o dono me disse que e original chamado de um tal de jeepão. e maior ou mais alongado do que os ditos normais, alguém sabe de alguma coisa sobre esse jeep?
COLOMBO1
10/01/2006, 13:32
esse jeep é conhecido como Bernadão, tenho um amigo que tem um pra vender.
rafaelsouza
10/01/2006, 16:00
Oi Ismar, vou tentar te por a par destas siglas
ai vai:
as datas são aproximadas ta bom, não vou colocar aqui mês nem maiores detalhes
MB (willys) GPW (ford)= conhecido como "42" da guerra fab de 42 a 45
CJ-2A = os primeiros civis de 46 a 47
CJ-3A = conhecidos como "51" fab de 48 a 52
CJ-3B = conhecidos como"cara de cavalo" fab em 53 e 54
CJ-5 = fab de 55 a 83
depois te mando fotos
:concordo:
rafaelsouza
10/01/2006, 16:06
desculpe!!!!! :?
esqueci do CJ-6 o famoso "bernardão" eles existem sim e tem de duas e de 4 portas
ai vai um
GustavoRisso
10/01/2006, 17:47
Apenas mais algumas fotos para ilustrar ...
[]'s
Sergio Rocha
10/01/2006, 18:41
Pra quem estiver interessado esse site tem informações interessantes :
http://www.willys.com.br/
[]'
leopoldo
11/01/2006, 16:44
A foto Bud1 é na verdade um CJ-7
veja também: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10647
ramiro_eli
11/01/2006, 17:14
O Cj 3b foi produzido até 1964 :wink:
rafaelsouza
11/01/2006, 18:02
Oi Ramiro, o CJ-3B foi produzido até esta data pela KAISER, pela WILLYS só foram produzidos em 53 e 54
[],s
Elmer_Jeep
12/01/2006, 10:41
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=10063&stc=1&d=1055829066
Bom dia, a lista abaixo está em espanhol, mas ajuda bastante.
# MA: En 1941. Este fue el primer prototipo en el desarrollo del Jeep. La M indica un Vehículo Militar y la A el Primer Modelo.
# MB: Este es el Jeep militar estándar de la segunda guerra mundial, Fabricados desde 1942-1945. La B indica el Segundo Modelo de la serie.
# CJ-2: El primero de los modelos Jeep Civiles. CJ designa Jeep Civil, Fabricados desde 1944-1946.
# CJ-3A: Jeep Civil Fabricado desde 1948-1953, pequeñas diferencias en las medidas del chasis.
# M-38: Una versión militar del CJ-3A pero sin compuerta trasera y otras modificaciones. Fabricado desde 1950-1955.
# CJ-3B: Muy similar al CJ-3A pero tenia una capota mas alta y permitía el uso del motor F-head. 1953-1964.
# M-606: Versión militar del CJ-3B Fabricado desde 1954-1968.
# CJ-4: Prototipo en 1950, nunca vio la producción.
# CJ-V35U: CJ-3A modificado Fabricado en 1950 para la Naval de los Estados Unidos de Norte América.
# VJ: Primer Jeep sin tracción en las cuatros ruedas Fabricado en 1949-1950.
# M38A1: Jeep Militar. También conocido como el MD. Fabricado entre 1954-1957 y quizás hasta 1971.
# FC-150: Este era una pickup, 80 pulgadas de separación entre los ejes de las ruedas delanteras a las traseras, Fabricado 1956-1964.
# FC-170: Este era una pickup, cabina larga, 103 pulgadas de separación entre las ruedas, Fabricado 1957-1964.
# CJ-5: Jeep civil, 81 pulgadas de separación entre las ruedas, Fabricado 1954-1971 y el de 83.5 pulgadas Fabricado 1972-1986.
# CJ-6: Jeep civil con una separación entre ejes de 20" mayor que el CJ5, Fabricado 1956-1975.
# CJ-7: Modelo mejorado del CJ-5 con una separación entre ejes de 93.5", fabricado 1976-1986.
# CJ-8: Diseño de pickup con una separación entre ejes de 103.5" llamado el Scrambler. Fabricado 1982-1986.
# CJ-10: Versión pickup con 110" de separación entre ejes, fabricado para uso militar, se fabrico un modelo mas corto llamado el CJ-10A.
# C-101: Jeepster fabricado 1966-1973.
# M-151: Vehículo militar fabricado por Jeep y diseñado por Ford. Suspensión totalmente independiente con un diseño tipo unibody.
# M-422/M-422A1: Fabricado por AMC para los Marines en 1964.
# M-715: Camioneta de 1 1/4 de toneladas fabricada por Jeep en 1967-1969.
# DJ: Varios modelos Jeep de tracción en 2 ruedas, similares a algunos modelos CJ.
# MJ: La pickup Jeep Comanche. Fabricado 1986-1992. La J indica Jeep y la M es solo un tipo de modelo.
# XJ: La Jeep Cherokee fabricada 1984-2001, también las Wagoneer Limited, fabricada 1987 - 1995.
# SJ or FSJ: Las Jeep Wagoneer de tamaño completo o las Cherokee, fabricada 1963-1991.
# J: Una pickup Jeep Gladiator de tamaño completo, fabricada 1963-1987.
# YJ: Los Jeep modelo Wrangler, fabricado 1987-1996.
# TJ: Los Jeep modelo Wrangler, fabricado 1997-actualidad.
# ZJ: La Grand Cherokee, fabricada 1993-1998.
# WJ: El modelo actual de la Grand Cherokee, fabricada 1999-actualidad.
# KJ: El nuevo modelo Jeep Cherokee Liberty
abraços latinos 8)
rafaelsouza
12/01/2006, 11:58
ola amigos, com relação as datas do CJ3-B as posições do site provavelmente são dos EUA pois sabemos que no Brasil só tivemos CJ3-B em 53 e 54, em 55 começamos a receber os CJ-5 com motor hurricane 4 cil com a carroçeria com o recote da roda traseira redondo e com detalhes do M38A1
os poucos CJ3-B que vi no Brasil da decada de 60 éram Kaiser, aqueles com o painel com os instrumentos conjugados como o do CJ-5 e sem escrito willys nem no capô nem na grade
mas espero maiores informações :concordo:
Ismar Leal Machado
16/01/2006, 09:49
pô galera vcs são d + mesmo. aqui eu me sinto avontade para perguntar tudo. e sempre aparece pessoas para dar uma ajuda valeu.
sei que este não é o lugar mas quero dizer que se alguém interessar tem um bernardão deste para ser vendido por 6,000 esta em bom estado.
valeu galera..
Elmer_Jeep
02/03/2006, 18:04
http://adrenalina4x4.com/foro/files/jeep-modelos.jpg
tenho uma figora que diz que o cj5 ate 1970 e poucos, tinha paralama traseiro redondo
como o meu tem paralama quadrado e é de 1965?
abraços
Mandruva
03/03/2006, 08:05
Entre os CJ6 quais os mais valorizados em relação aos
2 ou 4 portas
:? MANDRUVA :?
rafaelsouza
03/03/2006, 14:27
Mandruva, aqui em SP os 4 portas são bem mais valorizados.
Smooth, os redondos foram até 60 quando o jeep foi totalmente nacionalizado e começou a sair quadrado.
[],s :concordo:
Otávio Luiz
09/03/2006, 10:51
Mandruva, aqui em SP os 4 portas são bem mais valorizados.
Mas os duas portas são mais bonitos.
A propósito... o meu é duas portas... :mrgreen:
Mandruva
09/03/2006, 12:05
Otavio
Eu tambem acho
:concordo: MAndruva :concordo:
lucciano amaral
09/03/2006, 12:39
Con cordo com o otavio, o duas portas é muito mais bonito; :concordo: :concordo:
ola amigos, com relação as datas do CJ3-B as posições do site provavelmente são dos EUA pois sabemos que no Brasil só tivemos CJ3-B em 53 e 54, em 55 começamos a receber os CJ-5 com motor hurricane 4 cil com a carroçeria com o recote da roda traseira redondo e com detalhes do M38A1
os poucos CJ3-B que vi no Brasil da decada de 60 éram Kaiser, aqueles com o painel com os instrumentos conjugados como o do CJ-5 e sem escrito willys nem no capô nem na grade
mas espero maiores informações :concordo:
Rafael,
Tenho um CJ3B 1958, e tanto a grade como o capô possuem a identificação Willys...
A história deste modelo no Brasil após 54 é bastante confusa, pelo pouco que sei algumas unidades foram trazidas dos EUA em regime de CKD (totalmente desmontado). Também já ouvi uma história de que este jipe teria vindo num programa de combate à malária, se é verdade não sei e nem achei informação a respeito.
Abraços
rafaelsouza
09/03/2006, 16:28
realmente, amigo, em meados de 58 o governo brasileiro recebeu do governo americano estes jeeps que vinham para a antiga SUCAN, chegaram ao brasil na cor cinza, para utilidades de cunho sanitario, como o exemplo do combate a malária, eram normalmente carros montados com peças que sobravam nas linha de montagens, o mesmo aconteceu com alguns CJ6 que vieram mais tarde.
de qualquer forma este seu carro é uma raridade
[],s :concordo:
Xavier4x4
27/11/2006, 11:08
Achei esta foto e achei boa... So para constar...
Paulo Sabra
27/11/2006, 12:04
Grande Xavier4x4,
A foto que vc postou no tópico por si só conta a história do Jeep e seus modelos. Valeu pela sua contribuição.
Nilsinho
27/11/2006, 17:30
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Maurício D'Arezzo
23/11/2008, 00:49
Para quem não conhece ou quer um resumo da historia do Jeep esse link tem tudo ou quase isso...
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado/jeep-1.htm
Maurício.
algumas fotos de epoca da fabrica , observem o macacão sujo de graxa do montador na linha de montagem , deposito das peças , refeitorio , vista externa da fabrica , enfim muito legal .:wink:
http://img295.imageshack.us/img295/527/jeepspotter800es8.jpg (http://imageshack.us/)
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.