Ver Versão Completa : Buzina adicional
Alguém teria um esquema elétrico de instalação de buzina tipo marítima?
Ganhei uma e pretendo instalar eu mesmo :lol:
Devo puxar direto da caixa de fusíveis? Faço a instalação toda dentro do cofre do motor? Dicas, esquema elétrico, sugestões, qualquer coisa... :rolleyes:
Vlw :concordo:
Otávio Luiz
28/03/2008, 10:20
Instala com relé... no meu CJ era assim, mas não era marítima...
Procure dicas de como instalar faróis com relé, é o mesmo esquema.
Não posso ajudar mais, nunca fiz eu mesmo a gambi, digo, instalação...:oops::mrgreen:
Instala com relé... no meu CJ era assim, mas não era marítima...
Procure dicas de como instalar faróis com relé, é o mesmo esquema.
Não posso ajudar mais, nunca fiz eu mesmo a gambi, digo, instalação...:oops::mrgreen:
Minhas dúvidas são mais em relação a parte elétrica mesmo, que relé eu posso usar e qual seria o mais recomendado? Posso usar a caixa de fusíveis original (um reserva por exemplo)? Que bitola de fio utilizo (qualquer um)?
Vou pesquisar a instação de faróis, vlw :concordo:
pedrodoniva
29/03/2008, 01:22
A buzina não veio com o relêzinho???
Eu mesmo instalei a buzina no nivinha, mas com o relê não funcionou :-(
Tirei e funcionou,hehehehe
Apenas lembre de em hipótese alguma puxar direto da bateria, valeu?!?!
Vo tirar umas fotos do lugar que eu coloquei a minha e depois te mando ok?
Abraço
Luciano SHAKALL
30/03/2008, 14:48
CAmaRAdas, como funciona essas buzinas de vocês?
São "pneumáticas", certo? Precisa de um compressor.... "Faz parte" da buzina, ou é a parte?
Tem que ter um cilindro para "reserva de ar", ou o compressor "dá conta" de acionar a buzina "ininterruptamente?"
Como é o acionamento? Botão (tipo buzina "normal"), "pistão" (tipo "bomba de bicicleta" - nesse caso, sem compressor) ou cordinha (estilo caminhões)?
Desculpem tantas perguntas, mas é que tenho a maior curiosidade nessas buzinas...
[]'s
pedrodoniva
30/03/2008, 16:51
Ae rapaziada, eis o lugar onde coloquei a buzininha de navio, com o compressor muito próximo à corneta, e o botão vermelho no painel.
Abraços
CAmaRAdas, como funciona essas buzinas de vocês?
São "pneumáticas", certo? Precisa de um compressor.... "Faz parte" da buzina, ou é a parte?
Tem que ter um cilindro para "reserva de ar", ou o compressor "dá conta" de acionar a buzina "ininterruptamente?"
Eu já vi com cilindro tipo extintor mas tem pouquíssima autonomia, no meu caso veio com compressor/bomba/motorzinho, sei lá, rsrsrs!
Como é o acionamento? Botão (tipo buzina "normal"), "pistão" (tipo "bomba de bicicleta" - nesse caso, sem compressor) ou cordinha (estilo caminhões)?
Desculpem tantas perguntas, mas é que tenho a maior curiosidade nessas buzinas...
O minha veio com o botãozinho... tipo vai e volta, contato igual de buzina mesmo, depois vou tirar umas fotos e ponho aqui.
[]s:concordo:
Ae rapaziada, eis o lugar onde coloquei a buzininha de navio, com o compressor muito próximo à corneta, e o botão vermelho no painel.
Abraços
Pedro, valeu :palmas: É igualzinha a minha :shock:
Essa foto vai me ajudar pacas... eu tava matutando como ia colocar a danada e acho que vou fazer igual a sua... nunca entrou água na corneta nesta posição :?:
O único problema é que é bem no lugar da bomba, mas acho que vou guardá-la em casa, já que nunca usei mesmo :lol:
Antonio Carlos
30/03/2008, 21:49
Soldier,
Entre no sitio www.bergson.com.br (http://www.bergson.com.br), você encontrará os esquemas das buzinas e relês.
abraço, Antonio
Niva 1.7 i - RJ
pedrodoniva
30/03/2008, 23:25
Pedro, valeu :palmas: É igualzinha a minha :shock:
Essa foto vai me ajudar pacas... eu tava matutando como ia colocar a danada e acho que vou fazer igual a sua... nunca entrou água na corneta nesta posição :?:
O único problema é que é bem no lugar da bomba, mas acho que vou guardá-la em casa, já que nunca usei mesmo :lol:
Boa noite Soldier,
Coloquei a corneta virada pra baixo justamente por causa da água. Desse jeito é impossível acumular água dentro. O que pode ocorrer é de chegar água lá quando se passa em locais alagados, mas muito alagados mesmo. Até agora não passei por isso,hehehe
Luciano SHAKALL
31/03/2008, 01:49
VALEU, CAmaRAdas :concordo: ...
Pedir pra gravar o som delas e por aqui (em MP3 ou WMA ou Wave ou...) seria pedir demais, né? :oops: :mrgreen:
[]'s
Pedir pra gravar o som delas e por aqui (em MP3 ou WMA ou Wave ou...) seria pedir demais, né? :oops: :mrgreen:
[]'s
:shock: Se pelo menos eu soubesse como fazer isso... :putz::mrgreen:
[]s :concordo:
pedrodoniva
31/03/2008, 10:59
[]'s
Deixa que eu faço isso camarada!! No máximo amanhã você vai estar ouvindo o som do meu Navio, ops, Niva,kkkkk.
Soldier,
Entre no sitio www.bergson.com.br (http://www.bergson.com.br), você encontrará os esquemas das buzinas e relês.
abraço, Antonio
Niva 1.7 i - RJ
Valeu Antonio :concordo: tem todo o esquema mesmo :palmas:
[]´s
BACALHAU
31/03/2008, 11:32
Vale lembrar, salvo engano, que o uso desse tipo de buzinas é PROIBIDO em áreas urbanas.
Quanto à instalação, acho "obrigatório" o uso do relé, visto que a corrente do circuito é relativamente elevada, normalmente superior a 10A, que normalmente é a capacidade máxima suportada pelos contatos da maioria dos interruptores (botões). Sem o relé, esses contatos sofrem um desgaste prematuros que pode levar à queima dos mesmos, provocando mau contato (vc fica apertando o botão com força para funcionar e o som sai intercortado) ou a "colar" os mesmos (sua buzina dispara e fica tocando direto bem na hora que aqueles "guardinhas" de trânsito estão passando :mrgreen:)
Do mesmo modo é ESSENCIAL o uso de um fusível (no positivo +) e de fios no diâmetro compatível com a corrente (amperagem) do circuito. Essa corrente deve ser no MÁXIMO 75% da capacidade do cabo elétrico e do fusível.
Normalmente essas instruções e especificações vêm junto com a buzina em um papel dentro da caixa ou impressas na própria caixa. No site dos fabricantes também estão, ou deveriam estar, disponíveis.
BACALHAU
31/03/2008, 11:36
A buzina não veio com o relêzinho???
Eu mesmo instalei a buzina no nivinha, mas com o relê não funcionou :-(
Tirei e funcionou,hehehehe
Apenas lembre de em hipótese alguma puxar direto da bateria, valeu?!?!
Vo tirar umas fotos do lugar que eu coloquei a minha e depois te mando ok?
Abraço
Pedro, se com o relé não funcionou, ou o mesmo está com defeito ou vc ligou alguma coisa errada.
Zabumbas
Luciano SHAKALL
02/04/2008, 01:24
" ... Pedir pra gravar o som delas e por aqui (em MP3 ou WMA ou Wave ou...) seria pedir demais, né? :oops: :mrgreen: ... "
"... :shock: Se pelo menos eu soubesse como fazer isso... :putz: :mrgreen: ..."
"... Deixa que eu faço isso camarada!! No máximo amanhã você vai estar ouvindo o som do meu Navio, ops, Niva, kkkkk..." Valeu, Kadaka :concordo: ... To esperando, heim...? :mrgreen:
Soldier... Não esquenta :lol: ... O que vale é a intensão, blza? :concordo:
[]'s
gabriel.inacio
02/04/2008, 09:04
pessoal, to com um pequeno problemão
Coloquei minha buzina maritima no nivão, mas ela so funciona quando o niva esta desligado, ou seja, quando eu ligo o carro eu fico sem buzina.
oq vc´s acham q pode ser?
BACALHAU
02/04/2008, 09:47
pessoal, to com um pequeno problemão
Coloquei minha buzina maritima no nivão, mas ela so funciona quando o niva esta desligado, ou seja, quando eu ligo o carro eu fico sem buzina.
oq vc´s acham q pode ser?
Fica difícil de saber o que está errado sem saber como vc ligou. Dá para colocar um esquema do que vc fez? Pode fazer no "Paint", mesmo que seja um desenho tosco.
Fico no aguardo para ajudar a vc a fazer mais barulho.
Pedro, se com o relé não funcionou, ou o mesmo está com defeito ou vc ligou alguma coisa errada.
Zabumbas
:pensativo: Bacalhau, o relé é imprescindível ou apenas uma segurança a mais :?:
Soldier
Acho imprescindivel ,pelos motivos ja explicados pelo Bacalhau.
Vale lembrar, salvo engano, que o uso desse tipo de buzinas é PROIBIDO em áreas urbanas.
Quanto à instalação, acho "obrigatório" o uso do relé, visto que a corrente do circuito é relativamente elevada, normalmente superior a 10A, que normalmente é a capacidade máxima suportada pelos contatos da maioria dos interruptores (botões). Sem o relé, esses contatos sofrem um desgaste prematuros que pode levar à queima dos mesmos, provocando mau contato (vc fica apertando o botão com força para funcionar e o som sai intercortado) ou a "colar" os mesmos (sua buzina dispara e fica tocando direto bem na hora que aqueles "guardinhas" de trânsito estão passando :mrgreen:)
Do mesmo modo é ESSENCIAL o uso de um fusível (no positivo +) e de fios no diâmetro compatível com a corrente (amperagem) do circuito. Essa corrente deve ser no MÁXIMO 75% da capacidade do cabo elétrico e do fusível.
Normalmente essas instruções e especificações vêm junto com a buzina em um papel dentro da caixa ou impressas na própria caixa. No site dos fabricantes também estão, ou deveriam estar, disponíveis.
Soldier
Acho imprescindivel ,pelos motivos ja explicados pelo Bacalhau.
Tem razão Peter... não li por completo, falha minha :oops:
Camaradas, não manjo muito de elétrica automotiva e seguindo o esquema do site da Bergson com o botão de acionamento no negativo, cheguei em um ponto que fiquei com dúvidas... :parede:
1º O positivo da bomba/motor vai donde :?:
2º E o fio que sai do botão :?:
3º Não vai nenhum no negativo da bateria :?:
Desculpem se estou perguntando bobagem, mas fiquei com medo de queimar a danada e achei melhor tirar as dúvidas! Segue um desenho que fiz :lol:
Agradeço desde já:concordo:
Soldier
Ve se o croquis te ajuda?
Cuidado que inverti o + e - do motor.
Soldier
Ve se o croquis te ajuda?
Cuidado que inverti o + e - do motor.
Peter, pelo que entendi, eu estava ligando o positivo do motor no lugar errado do relé, é isso :?: O relé tem 4 conectores... um horizontal e três verticais.
Fiz um esquema segundo o que entendi do seu croquis...
vlw:concordo:
Agora ta correto.
No relé devem estar marcados 4 numeros(que são os terminais) ,que no seu esquema correspondem a :
87 em cima
30 em baixo
85 a esquerda(direita)
86 a direita(esquerda)
Deu pra entender?Senão grita .....ou buzina:concordo::concordo:
Agora ta correto.
No relé devem estar marcados 4 numeros(que são os terminais) ,que no seu esquema correspondem a :
87 em cima
30 em baixo
85 a esquerda(direita)
86 a direita(esquerda)
Deu pra entender?Senão grita .....ou buzina:concordo::concordo:
Acho que entendi sem dar mesmo... :mrgreen:
:arrow: 85 é o terminal esquerdo e 86 o direito, certo :?: Agora acho que vai... :lol:
Valeu mesmo Peter :concordo:
Acho que entendi sem dar mesmo... :mrgreen:
:arrow: 85 é o terminal esquerdo e 86 o direito, certo :?: Agora acho que vai... :lol:
Valeu mesmo Peter :concordo:
A observação é sua.Felizmente ou infelizmente a lingua portuguesa permite estas dubiedades.:concordo:
A observação é sua.Felizmente ou infelizmente a lingua portuguesa permite estas dubiedades.:concordo:
:mrgreen: KKK... desculpa Peter... pensei que vc estivesse me sacaneando... :lol:
Mais uma vez, obrigado :concordo:
Ja funcionou a buzina Soldier?
Ja funcionou a buzina Soldier?
Eu ia colocar ontem a noite, mas tive reunião de condomínio :parede: e não pude... vou ver se coloco hoje ou então no sábado, mas pelo esqueminha que vc montou não tem chabu... :dance:
Abraço :concordo:
Nivaléria
13/04/2008, 09:24
E por falar em buzina a do meu Niva deu pra disparar. Tive que desligar até descobrir o motivo. Já olhei na frente pra ver se tem fio desemcapado e não encontrei nada. Será é que por dentro da coluna do volante? Como desmonto aquilo???
Nivaléria
13/04/2008, 09:34
Me esqueci de acrescentar que o intermitente do limpador não está funcionando. Já li a respeito que pode ser os fios que se deterioraram. Para saber tenho que desmontar a caixa de fusível e tirar o revestimento para chegar até eles. Mas também pode ser o relê. Levei num eletricista pro cara testar o relê e ele teve a cara de pau de dizer que em relê ele não mexia. Pensei em ir numa casa de peças e pedir um relê para interminte de limpabrisa e meter lá pra testar. Mas não sei especificações disto. Tem diferença??
Rones Jr
13/04/2008, 10:51
Flávio,
bozina, veja o o botão de bozina no volante, é só puxar com uma chave de fenda q ele sai. Pode ser ali.
Intermitente, pode ser o rele ou o próprio motorzinho da frente. Se um eletricista disse q não mexe com relê....caraca é a mesma coisa que um dentista dizer q não mexe com dente!
Nivaléria
13/04/2008, 11:06
kakakakaka. é seu bom humor é sempre aplicável ao mundo Niva. O importante é saber que o jipão intimida os trocadores de peças. Eu já tirei a botão da buzina, mas preciso rever com mais calma, pode ser ali mesmo, já quie ela dispara com o virar do volante. Quanto ao limpador eu vou por etapas.
Eu ia colocar ontem a noite, mas tive reunião de condomínio :parede: e não pude... vou ver se coloco hoje ou então no sábado, mas pelo esqueminha que vc montou não tem chabu... :dance:
Abraço :concordo:
Ae Peter e demais... buzina instalada e funcionando... só falta fixar a bicha... fiquei com dó de furar a lataria :mrgreen::mrgreen::mrgreen:... brincadeira... não tinha a broca certa:parede:... hehehe!!!
Valeu a ajuda!!! :concordo:
Rones Jr
14/04/2008, 09:57
Flávio,
bozina, veja o o botão de bozina no volante, é só puxar com uma chave de fenda q ele sai. Pode ser ali.
Intermitente, pode ser o rele ou o próprio motorzinho da frente. Se um eletricista disse q não mexe com relê....caraca é a mesma coisa que um dentista dizer q não mexe com dente!
Se dispara quando vira....com certeza é na parte do botão do volante ou no contato que fica na parte posterior do volante junto à coluna. O problema é ai.
Outra dica: o relê do limpador fica abaixo das caixas de fusíveis a esquerda, tem que tirar o forro ai vc verá um caixinha....quase do tamanho de uma cx de fósforos...
Flugêncio
14/04/2008, 10:57
Outra dica: o relê do limpador fica abaixo das caixas de fusíveis a esquerda, tem que tirar o forro ai vc verá um caixinha....quase do tamanho de uma cx de fósforos...
Outra dica: para não ter que desmontar tudo pra ver o relê, basta colocar alavanca de acionamento do intermitente na posição correta e checar com o ouvido próximo da proteção um barulho de tec tec, se estiver fazendo isto, o relê tá bom, daí verifique as conexões do chicote, principalmente do motor do limpador.
Me esqueci de acrescentar que o intermitente do limpador não está funcionando. Já li a respeito que pode ser os fios que se deterioraram. Para saber tenho que desmontar a caixa de fusível e tirar o revestimento para chegar até eles. Mas também pode ser o relê. Levei num eletricista pro cara testar o relê e ele teve a cara de pau de dizer que em relê ele não mexia. Pensei em ir numa casa de peças e pedir um relê para interminte de limpabrisa e meter lá pra testar. Mas não sei especificações disto. Tem diferença??
É muito provável que os problemas da buzina e do intermitente do limpador estejam relacionados.
O chicote de todos os comandos próximos ao volante (seta, limpadores de parabrisas, faróis, buzina, etc...) passa pela coluna de direção. Com o tempo, os fios podem sofrer algum tipo de dano em suas capas isolantes, seja por idade (pouco provável), seja por atrito (mais provável), ocasionando falhas e curto-cirvuitos). Recomendo que você (ou um bom eletricista/mecânico) remova a capa plástica em volta da coluna de direção (é simples, só alguns parafusos, mas preste atenção, pois um deles é diferente dos demais) e examine com atenção se a fiação está em ordem, pois talvez o problema esteja justamente nesta fiação.
Boa sorte!
Só tomar cuidado com os vistoriadores do Detran ,algums emplicam e mandam tirar ,eu colocquei a minha embaixo do pneu , o desgramado tem que ser muito espirito de porco para mandar eu tirar o pneu ,hehee .No meu funciona com um relé tipo cadeirinha , e com um botao embaixo do painel do lado direito perto do volante ali no meu ja tinha ate um indicador de furo para colocar um botao ai é só usar a broca aço rapido e pronto .
vou ver se tiro a foto e mando .
Só tomar cuidado com os vistoriadores do Detran ,algums emplicam e mandam tirar ,eu colocquei a minha embaixo do pneu , o desgramado tem que ser muito espirito de porco para mandar eu tirar o pneu ,hehee .No meu funciona com um relé tipo cadeirinha , e com um botao embaixo do painel do lado direito perto do volante ali no meu ja tinha ate um indicador de furo para colocar um botao ai é só usar a broca aço rapido e pronto .
vou ver se tiro a foto e mando .
Sabe que eu não tinha pensado nisso... apesar que, que eu saiba, vistoria só se for pra trocar de município, não é?:pensativo:
Vc colocou embaixo do estepe :shock::?: E a cuica do freio :pensativo::?:
Manda umas fotos aí :D
Vlw:concordo:
Nivaléria
15/04/2008, 22:45
Beleza, vou tirar a proteção e ver se é de fácil solução. Obrigado.