Conectar

Ver Versão Completa : Junção da coluna de direção

wcas
27/03/2008, 20:05
Não sei qual é o nome certo dessa peça, mais o problema é o seguinte.
Continuando minha saga pra instalar a caixa de direção do opala, veio junto com ela uma peça que esta na foto abaixopara ligar a caixa a barra de direção e meu mecanico falou que falta uma parte dela, alguem tem alguma foto disso para eu ver como que é instalado ou dar uma consultoria do que esta faltando.

Valeu pessoal,

DJunior
27/03/2008, 21:48
Não sei qual é o nome certo dessa peça, mais o problema é o seguinte.
Continuando minha saga pra instalar a caixa de direção do opala, veio junto com ela uma peça que esta na foto abaixopara ligar a caixa a barra de direção e meu mecanico falou que falta uma parte dela, alguem tem alguma foto disso para eu ver como que é instalado ou dar uma consultoria do que esta faltando.

Valeu pessoal,

WCAS,

Esta peça é composta por um disco de borracha que tem a função de absorver vibrações decorrentes da barra de direção.

Não é difícil encontrar esta peça não. Em qualquer loja de peças de carro, pede a junta de ligação da coluna de direção do Opala que vai ser mole.

A foto que eu tenho tá meio longe, mais você pode reparar na peça em questão bem abaixo do servo freio.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Dirceu

Marco
27/03/2008, 22:07
Wcas,quando eu instalei dh no meu jipe tambem tive o mesmo problema.Coloquei essa peça que chama-se "junta elástica".
Essa parte que você postou chama-se "Acoplamento da direção",e a parte que está faltando chama-se "junta elástica" você terá que comprar o reparo da junta elastica, pois esta faltando a parte da borracha.
No meu jipe eu tirei a junta elástica(a parte de borracha) a coluna ficou mais firme,sem folga,usei somente a parte da estria.
Estou sem maquina pra tirar foto minha irmã foi embora e levou, assim que puder eu tiro e posto aqui.
...Abraços.

DJunior
27/03/2008, 22:39
No meu jipe eu tirei a junta elástica(a parte de borracha) a coluna ficou mais firme,sem folga,usei somente a parte da estria.

Marco,

Não entendi a correlação entre folga na direção com a retirada da junta elástica.

A única função da borracha é reduzir a vibração no volante. Se ela for nova, não existe o porque do conjunto continuar com folga.

No meu jeep eu montei como original do Opala e não tem folga alguma. Muito pelo contrario, não existe vibração alguma no volante. Isso também levando em conta que a minha caixa de direção é mecânica com pneus MUD 33".

Abraços,

Dirceu

wcas
28/03/2008, 08:10
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.

DJunior
28/03/2008, 08:45
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.

wcas,

Esta peça é para ser montada no final da coluna de direção do Opala (vide a foto que eu postei - a peça está montada na barra de direção da coluna do Opala). A ligação na caixa de direção deve ser feita por uma junta, tipo cruzetas, com atuação mecânica.

Neste final de semana, vou tirar umas fotos do sistema completo do meu jeep e posto aqui para você...

Abraços,

Dirceu

Marco
28/03/2008, 18:19
wcas,

Esta peça é para ser montada no final da coluna de direção do Opala (vide a foto que eu postei - a peça está montada na barra de direção da coluna do Opala). A ligação na caixa de direção deve ser feita por uma junta, tipo cruzetas, com atuação mecânica.

Neste final de semana, vou tirar umas fotos do sistema completo do meu jeep e posto aqui para você...

Abraços,

Dirceu
Como vai DJunior.
Eu tirei a borracha justamente por causa dessa junta tipo cruzeta que você citou. Achei que a coluna ficou mais firme sem essa borracha, pois usei os dois lados da junta tipo cruzeta(tem um nome proprio mas eu não lembro o Leopoldo falou aqui).
Se você reparar ela trabalha só na parte que não tem parafuso,então quando eu estersava o volante a coluna pegava no coletor de escapamento,foi ai que resolvi tirar a borracha.
Mas não tenho nada contra usar a junta elastica, tirei por nessecidade:concordo:

DJunior
28/03/2008, 18:48
Como vai DJunior.
Eu tirei a borracha justamente por causa dessa junta tipo cruzeta que você citou. Achei que a coluna ficou mais firme sem essa borracha, pois usei os dois lados da junta tipo cruzeta(tem um nome proprio mas eu não lembro o Leopoldo falou aqui).
Se você reparar ela trabalha só na parte que não tem parafuso,então quando eu estersava o volante a coluna pegava no coletor de escapamento,foi ai que resolvi tirar a borracha.
Mas não tenho nada contra usar a junta elastica, tirei por nessecidade:concordo:

Agora eu entendi qual foi o seu problema...

Para evitar colisões, eu criei uma bucha com engraxadeira, limitando assim o deslocamento lateral da barra de ligação.

Amanhã, vou tirar umas fotos de todo o sistema que eu criei e posto aqui no forum.

Abraços,

Dirceu

Marco
28/03/2008, 18:55
Opá posta ai... apesar de usar DH do Landau no meu jipe percebi uns soquinhos no volante depois que tirei a borracha.

wcas
28/03/2008, 20:36
Ficamos no aguardo das fotos.

leopoldo
28/03/2008, 21:00
Boa noite.

A coluna de direção está presa ao painel do veículo (por exemplo um landau) através da capa da coluna. Dentro desta capa, existem alguns rolamentos de esfera. A coluna é imóvel na relação longitudinal com a capa, ou seja, somente o giro da barra é possível. A capa está presa à carroceria.

Entretanto, a coluna move-se com a carroceria ..... a carroceria se move em relação ao chassis, por causa das geometrias e coxins envolvidos.

A função desta borracha é:

- absorver os movimentos da carroceria (e então do barramento) em relação à caixa de direção, que está presa ao chassis.

Nada a ver com vibração.

SE vc remove a borrachinha e não provê meios do sistema articular (e isto é possível usando pelo menos uma cruzeta e um barramento extensível), poderá ter problemas de coluna de direção engripando, trincando a capa ou o painel, ou detonando o rolamento da caixa de direção.

valdir rainer
28/03/2008, 21:51

Olá Wcas,
no meu jeep eu coloquei assim.
eu coloquei uma junta estriada deslisante.
É apenas uma sugestão.
Ja coloquei em muitos jeeps e ficaram muito bom.

Um baraço.

Thiago Rodeghel
29/03/2008, 10:09

Essa foto, é do sistema do meu Jeep, essa barra retrátil é da S10, serve em caixa VW tbm

[s]