Ver Versão Completa : Junção da coluna de direção
Não sei qual é o nome certo dessa peça, mais o problema é o seguinte.
Continuando minha saga pra instalar a caixa de direção do opala, veio junto com ela uma peça que esta na foto abaixopara ligar a caixa a barra de direção e meu mecanico falou que falta uma parte dela, alguem tem alguma foto disso para eu ver como que é instalado ou dar uma consultoria do que esta faltando.
Valeu pessoal,
Não sei qual é o nome certo dessa peça, mais o problema é o seguinte.
Continuando minha saga pra instalar a caixa de direção do opala, veio junto com ela uma peça que esta na foto abaixopara ligar a caixa a barra de direção e meu mecanico falou que falta uma parte dela, alguem tem alguma foto disso para eu ver como que é instalado ou dar uma consultoria do que esta faltando.
Valeu pessoal,
WCAS,
Esta peça é composta por um disco de borracha que tem a função de absorver vibrações decorrentes da barra de direção.
Não é difícil encontrar esta peça não. Em qualquer loja de peças de carro, pede a junta de ligação da coluna de direção do Opala que vai ser mole.
A foto que eu tenho tá meio longe, mais você pode reparar na peça em questão bem abaixo do servo freio.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Dirceu
Wcas,quando eu instalei dh no meu jipe tambem tive o mesmo problema.Coloquei essa peça que chama-se "junta elástica".
Essa parte que você postou chama-se "Acoplamento da direção",e a parte que está faltando chama-se "junta elástica" você terá que comprar o reparo da junta elastica, pois esta faltando a parte da borracha.
No meu jipe eu tirei a junta elástica(a parte de borracha) a coluna ficou mais firme,sem folga,usei somente a parte da estria.
Estou sem maquina pra tirar foto minha irmã foi embora e levou, assim que puder eu tiro e posto aqui.
...Abraços.
No meu jipe eu tirei a junta elástica(a parte de borracha) a coluna ficou mais firme,sem folga,usei somente a parte da estria.
Marco,
Não entendi a correlação entre folga na direção com a retirada da junta elástica.
A única função da borracha é reduzir a vibração no volante. Se ela for nova, não existe o porque do conjunto continuar com folga.
No meu jeep eu montei como original do Opala e não tem folga alguma. Muito pelo contrario, não existe vibração alguma no volante. Isso também levando em conta que a minha caixa de direção é mecânica com pneus MUD 33".
Abraços,
Dirceu
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.
wcas,
Esta peça é para ser montada no final da coluna de direção do Opala (vide a foto que eu postei - a peça está montada na barra de direção da coluna do Opala). A ligação na caixa de direção deve ser feita por uma junta, tipo cruzetas, com atuação mecânica.
Neste final de semana, vou tirar umas fotos do sistema completo do meu jeep e posto aqui para você...
Abraços,
Dirceu
wcas,
Esta peça é para ser montada no final da coluna de direção do Opala (vide a foto que eu postei - a peça está montada na barra de direção da coluna do Opala). A ligação na caixa de direção deve ser feita por uma junta, tipo cruzetas, com atuação mecânica.
Neste final de semana, vou tirar umas fotos do sistema completo do meu jeep e posto aqui para você...
Abraços,
Dirceu
Como vai DJunior.
Eu tirei a borracha justamente por causa dessa junta tipo cruzeta que você citou. Achei que a coluna ficou mais firme sem essa borracha, pois usei os dois lados da junta tipo cruzeta(tem um nome proprio mas eu não lembro o Leopoldo falou aqui).
Se você reparar ela trabalha só na parte que não tem parafuso,então quando eu estersava o volante a coluna pegava no coletor de escapamento,foi ai que resolvi tirar a borracha.
Mas não tenho nada contra usar a junta elastica, tirei por nessecidade:concordo:
Como vai DJunior.
Eu tirei a borracha justamente por causa dessa junta tipo cruzeta que você citou. Achei que a coluna ficou mais firme sem essa borracha, pois usei os dois lados da junta tipo cruzeta(tem um nome proprio mas eu não lembro o Leopoldo falou aqui).
Se você reparar ela trabalha só na parte que não tem parafuso,então quando eu estersava o volante a coluna pegava no coletor de escapamento,foi ai que resolvi tirar a borracha.
Mas não tenho nada contra usar a junta elastica, tirei por nessecidade:concordo:
Agora eu entendi qual foi o seu problema...
Para evitar colisões, eu criei uma bucha com engraxadeira, limitando assim o deslocamento lateral da barra de ligação.
Amanhã, vou tirar umas fotos de todo o sistema que eu criei e posto aqui no forum.
Abraços,
Dirceu
Opá posta ai... apesar de usar DH do Landau no meu jipe percebi uns soquinhos no volante depois que tirei a borracha.
Ficamos no aguardo das fotos.
leopoldo
28/03/2008, 21:00
Boa noite.
A coluna de direção está presa ao painel do veículo (por exemplo um landau) através da capa da coluna. Dentro desta capa, existem alguns rolamentos de esfera. A coluna é imóvel na relação longitudinal com a capa, ou seja, somente o giro da barra é possível. A capa está presa à carroceria.
Entretanto, a coluna move-se com a carroceria ..... a carroceria se move em relação ao chassis, por causa das geometrias e coxins envolvidos.
A função desta borracha é:
- absorver os movimentos da carroceria (e então do barramento) em relação à caixa de direção, que está presa ao chassis.
Nada a ver com vibração.
SE vc remove a borrachinha e não provê meios do sistema articular (e isto é possível usando pelo menos uma cruzeta e um barramento extensível), poderá ter problemas de coluna de direção engripando, trincando a capa ou o painel, ou detonando o rolamento da caixa de direção.
valdir rainer
28/03/2008, 21:51
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.
Olá Wcas,
no meu jeep eu coloquei assim.
eu coloquei uma junta estriada deslisante.
É apenas uma sugestão.
Ja coloquei em muitos jeeps e ficaram muito bom.
Um baraço.
Thiago Rodeghel
29/03/2008, 10:09
É isso que ta me deixando com duvida, esta peça veio acoplada na ponta da caixa de direção e o mec. falou que esta peça é pra ligar a barra com as cruzetas na caixa de direção, to colocando uma foto com indicação pra facilitar.
Essa foto, é do sistema do meu Jeep, essa barra retrátil é da S10, serve em caixa VW tbm
[s]
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