PDA

Ver Versão Completa : Limpeza Da Caixa De Câmbio

Anthoniusnikos
27/03/2008, 18:20
Pessoal, estou fazendo manutenção de uma Ranger 98, e quando fui trocar o óleo do câmbio sairam dois pequenos pedaços de anel de aço bem fino juntamente com o óleo, e grudados no imã do bujão (parafuso).
Penso que poderia encher a caixa até a marca com óleo 15W50 ou outro para motores, e deixar escorrer para ver se sai mais algum pedaço. Depois coloco o óleo própio para câmbio. Posso fazer isso ?
Abração
Anthoniusnikos

dsamaz
27/03/2008, 18:34
Pq vc não limpa com o óleo próprio da caixa de marcha?
Se for muito caro, limpe com diesel q é menos viscoso e escorre + rápido.

Depois de limpo, antes de fechar o bujão inferior para completar com o óleo certo vcs devem colocar um pouco de óleo de marcha para limpar resíduos de diesel dentro da caixa.

Daniel

Pessoal, estou fazendo manutenção de uma Ranger 98, e quando fui trocar o óleo do câmbio sairam dois pequenos pedaços de anel de aço bem fino juntamente com o óleo, e grudados no imã do bujão (parafuso).
Penso que poderia encher a caixa até a marca com óleo 15W50 ou outro para motores, e deixar escorrer para ver se sai mais algum pedaço. Depois coloco o óleo própio para câmbio. Posso fazer isso ?
Abração
Anthoniusnikos

Edintruder
27/03/2008, 21:23
Algum rolamento está se entregando. Fica atento a algum ronco no futuro que já sabes de onde poderá ser.
Não perde o sono com isso pois pode nunca estragar.
Podes experimentar colocar diesel e com as rodas traseiras no ar ligar o motor e rodar a caixa pra limpar tudo. Faz umas 3 vezes que deverá ficar bem limpa. Podes fazer com as rodas no ar pois não terá pressão nos dentes e rolamentos, o que não pode é querer rodar com a caixa cheia de diesel. Engata uma 3a marcha dá umas aceleradas e esvazia.
Deixa escorrer bem e coloca o óleo ATF que o pouquinho de diesel que ficar vai evaporando pelo suspiro.

Walter L. L. Casitta
27/03/2008, 22:12
Também pode não ser nada de mais. Pode ser apenas um fio de rosca de algum parafuso...

Anthoniusnikos
28/03/2008, 11:54
O manual orienta usar o óleo MERCON ATF na caixa, com diz o Edin, mas estive dando uma lida nos tipos de óleo e me "parece" que que também posso usar o 80W90. O que vocês acham ?
Valeu DESAMAZ e CASITTA. O que percebi é que a terceira dá uma arranhadianha, mas entra fácil.
Abraços para todos.
Anthoniusnikos

dsamaz
28/03/2008, 12:09
Sobre óleo, use o que está escrito no manual do carro ou então o que for recomendado pelo fabricante da peça, atentando para o modelo / ano / aplicação / ...
Jamais use um diferente. Por exemplo, o óleo 80w90 é bem mais grosso (viscoso) que o Mercon ATF.

Os lubrificantes aprovados para Mercon ATF geralmente são também para Dexron III. Exemplo: oh-49 tdx da Petrobras.

Daniel

O manual orienta usar o óleo MERCON ATF na caixa, com diz o Edin, mas estive dando uma lida nos tipos de óleo e me "parece" que que também posso usar o 80W90. O que vocês acham ?
Valeu DESAMAZ e CASITTA. O que percebi é que a terceira dá uma arranhadianha, mas entra fácil.
Abraços para todos.
Anthoniusnikos

Gallo
28/03/2008, 18:48
Ja ouvi falar de gente que colocou outro óleo fora da recomendação e quando fria, era uma trabalheira para engatar as marcas, depois de quente ia..... ai é que ta... o óleo recomendado atende desde a temperatura baixa a alta sem perder as propriedades (viscosidade e afins)

Anthoniusnikos
28/03/2008, 21:14
Edin, com as rodas no ar engatei todas as marchas, até a ré. Pode?

Anthoniusnikos
28/03/2008, 21:18
É que a ESSO recomenda:
Esso Gear Oil GX (SAE 80W-90 e 85W-140)Óleos utilizados na lubrificação de diferenciais, diversos tipos de caixas de mudanças e engrenagens automotivas em geral que requeiram um óleo de classificação API GL-5, com elevada resistência da película lubrificante, alta estabilidade à oxidação e ótima proteção à corrosão.
É similar ao MERCO ATF ou DESRON III ?
Abração
Anthoniusnikos

Edintruder
29/03/2008, 00:46
Anthonio, Se estiver com as rodas no ar pode trocar sem galho, até sem pisar na embreagem engata.

Em relação ao óleo esquece o fabricante do óleo e te atenta ao fabricante da caixa. Essa caixa usa o óleo ATF pois gira em rpm mais elevada que caixas antigas e dessa forma o óleo escorre e volta pras engrenagens e rolamentos de forma mais rápida e também mantém uma troca térmica mais rápida.
Pode usar até óleo 140, mas as marchas ficarão duras e terás que usar acima do nível indicado pra compensar.

evandroff
29/03/2008, 01:27
aproveitando o tópico:

Minha L200 esta com 125k km. E pelo jeito nunca foi trocado óleo de Cambio (AT).

O filtro nem na concessionária tem, junta idem.

É necessário trocar?

fernandoof
29/03/2008, 08:13
aproveitando o tópico:

Minha L200 esta com 125k km. E pelo jeito nunca foi trocado óleo de Cambio (AT).

O filtro nem na concessionária tem, junta idem.

É necessário trocar?

É necessário sim Evandro, inclusive, fiquei sabendo que toda vez que a l200 esquenta, tem que trocar o oleo da caixa de marcha porque ele perde as propriedades quando superaquecidos... :concordo:

Minha L200 ta com 140mKm, ja troquei o oleo 2x :mrgreen:

Pequeno jr
29/03/2008, 11:42
Anthonio, Se estiver com as rodas no ar pode trocar sem galho, até sem pisar na embreagem engata.

Em relação ao óleo esquece o fabricante do óleo e te atenta ao fabricante da caixa. Essa caixa usa o óleo ATF pois gira em rpm mais elevada que caixas antigas e dessa forma o óleo escorre e volta pras engrenagens e rolamentos de forma mais rápida e também mantém uma troca térmica mais rápida.
Pode usar até óleo 140, mas as marchas ficarão duras e terás que usar acima do nível indicado pra compensar.

Antonio .. ontem por algum acaso eu tava t respondendo e vc nao deveria estar recebendo nada. Eu coloquei no MSN ontem esta dica do Edi.

SObre o esquema da caixa, eu nao tenho. QUem tem aqui é o Walter.

Walter vc poderia postar como é o esquema desta caixa para o Antonio?

Walter L. L. Casitta
29/03/2008, 15:57
Antonio .. ontem por algum acaso eu tava t respondendo e vc nao deveria estar recebendo nada. Eu coloquei no MSN ontem esta dica do Edi.

SObre o esquema da caixa, eu nao tenho. QUem tem aqui é o Walter.

Walter vc poderia postar como é o esquema desta caixa para o Antonio?

De qual delas? Mazda ou Eaton?

Pequeno jr
30/03/2008, 00:29
Antonio, qual a sua mesmo???

Responde ai que o Walter é gente boa pra caramba enquanto não paga as contas do mês. Adianta pq semana q vem é inicio das contas.

Anthoniusnikos
31/03/2008, 10:26
Encontrei o MERCON ATF numa revend. autorizada Ford a R$ 12,00 / litro. Vou colocar.
Valeu pelas informações.

Abraços às todos. Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
02/04/2008, 20:05
Também trocamos o óleo do câmbio da Ranger 98 Diesel, só que colocamos o 140 da Petrobras, - Parece mel de abelha ! Demos umas voltas e as marchas não ficaram duras, não.
Abração !
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
02/04/2008, 20:37
Também trocamos o óleo do câmbio da Ranger 98 Diesel, só que colocamos o 140 da Petrobras, - Parece mel de abelha ! Demos umas voltas e as marchas não ficaram duras, não.
Abração !
Anthoniusnikos

Esse óleo vai te trazer problemas...

Anthoniusnikos
06/04/2008, 11:33
Caro amigo, ainda que atrazado, pois só agora reabri o tópico, MEUS PÊSAMES. Pelos tópicos que você já discutiu aquí no Fórum parece que você sempre se referia ao carro do VELHO. " Nós aquí em casa .... " É isso aí ... Um abração.

Anthoniusnikos
06/04/2008, 11:36
Porquê em Casitta? É muito viscoso, ou pode causar algum dano de desgaste prematuro das engrenagens ?

Anthoniusnikos
06/04/2008, 11:38
Edin. Qual seria a entrada para a colocação do óleo acima da entrada normal ?

Walter L. L. Casitta
06/04/2008, 11:42
Porquê em Casitta? É muito viscoso, ou pode causar algum dano de desgaste prematuro das engrenagens ?

Esse óleo é radicalmente diferente do recomendado. O recomendado é o mesmo da direção hidráulica.
A caixa de transferência tem bomba de óleo que certamente não conseguiria bombear um óleo desse tipo...

Anthoniusnikos
06/04/2008, 19:14
Então, amanhã vou fazer a substituição.
Casitta, já que o óleo 140 é para engrenagens, posso aproveitar para os eixos e diferencial ?

Edintruder
06/04/2008, 19:21
Não!
Nem para os diferenciais serve. Esse óleo 140 só se usa em transmissão de trator que não faz nem 800 rpms!
O óleo dos dif são 80W90, nem SAE80 e nem SAE90, mas sim o multiviscoso 80W90.
Não anda muito com esse óleo na transmissão pois terás problemas de aquecimento das peças internas e deficiência na lubrificação gerando cavitação nas pistas dos rolamentos.
O óleo pode ser o 49 ou ATF, muito diferente do 140...

Walter L. L. Casitta
06/04/2008, 19:34
Não!
Nem para os diferenciais serve. Esse óleo 140 só se usa em transmissão de trator que não faz nem 800 rpms!
Não anda muito com esse óleo na transmissão pois terás problemas de aquecimento das peças internas e deficiência na lubrificação gerando cavitação nas pistas dos rolamentos.

X2.........!

Anthoniusnikos
06/04/2008, 20:19
Meus amigos, comprei o Mercon ATF na aut. Ford e coloquei na Ranger 99, porém para a outra do meu amigo não encontramos aquí por perto, e fomos induzidos errôneamente pelo catálogo da Texaco, que também tinha o 80W90 multiviscoso mas ... Então, como ligamos para a Ford e já não tinha mais o Mercon ATF, vamos usar o 0H-49 da Petrobrás.
O 140 é um melaço mesmo. Deu um trabalhão para escorrer para a caixa, e desconfiamos que seria difícil trabalhar nas engrenagens, mas ... vamos deixar então para a patrola.

Abração.

shimomoto
06/04/2008, 23:07
Não!

Edi...

Permita-me discordar. Nem em transmissão, muito menos diferencial de trator está se usando SAE 140.

Os antigos Massey Ferguson 50X/235 usam SAE 90. A linha Valmet moderna (685 em diante) usa ATF (embora o pessoal coloque ISO-68 na transmissão e diferencial e sistema hidráulico (é o mesmo sistema), a linha Ford, THF-11 que equivale a um SAE 30.

Lá na fazenda, eu só uso o SAE 140 em coroa e pinhão de rotativa e um implemento conhecido por "roçacarpa" (uma espécie de roçadeira, mas que trabalha em rotação menor e "descasca" uma camada de solo)

Abraços

shimomoto
06/04/2008, 23:08
(...)
O 140 é um melaço mesmo. Deu um trabalhão para escorrer para a caixa, e desconfiamos que seria difícil trabalhar nas engrenagens, mas ... vamos deixar então para a patrola.

Abração.

E o fedor de óleo de fritura velho que ele tem?

Abs

Edintruder
07/04/2008, 09:36
Daniel, só pra lembrar que as transmissões hidráulicas de equipamentos pesados o óleo vai de ATF até SAE90. E realmente muito longe do 140!

shimomoto
07/04/2008, 22:49
Daniel, só pra lembrar que as transmissões hidráulicas de equipamentos pesados o óleo vai de ATF até SAE90. E realmente muito longe do 140!

Edin;

Hoje conversando com um meca (antigo) de tratores, achei um trator que usava SAE 140!!!!! Os primeiros Valmet 60, motor MWM D-222 usavam óleo 140 na transmissão. Por ai você vê como óleo 140 é coisa velha...

Abraços

Anthoniusnikos
07/04/2008, 23:12
Sugiro que com o auxílio dos EXPERTS façamos uma lista dos melhores óleos e marcas para cada tipo de equipamento (motores, caixas de transferência, eixos e diferenciais) pois os rótulos das embalagens das embalagens dizem muito pouco, e os frentistas empurram de tudo. Para os leigos e iniciantes é uma grande confusão.
Já repararam que só vem escrito: - Óleo para engrenagem. SAE ... ou ...
Recomendação da ESSO:
Esso Gear Oil GX (SAE 80W-90 e 85W-140)Óleos utilizados na lubrificação de diferenciais, diversos tipos de caixas de mudanças e engrenagens automotivas em geral que requeiram um óleo de classificação API GL-5, com elevada resistência da película lubrificante, alta estabilidade à oxidação e ótima proteção à corrosão.
Abração
Anthoniusnikos

Walter L. L. Casitta
07/04/2008, 23:17
Sugiro que com o auxílio dos EXPERTS façamos uma lista dos melhores óleos e marcas para cada tipo de equipamento (motores, caixas de transferência, eixos e diferenciais) pois os rótulos das embalagens das embalagens dizem muito pouco, e os frentistas empurram de tudo. Para os leigos e iniciantes é uma grande confusão.
Já repararam que só vem escrito: - Óleo para engrenagem. SAE ... ou ...
Recomendação da ESSO:
Abração
Anthoniusnikos

Não precisa de nada disso, É só ver o que recomenda o manual. Se você não tiver o manual é só gritar...:concordo:

Anthoniusnikos
07/04/2008, 23:28
O Manual da Ranger eu tenho, com as especificações e tudo, mas o problema é que a gente nem sempre encontra o recomendado, e daí vai para a aventura.

fhsantos
14/04/2008, 10:54
Caros

Atualmente estou usando em meu diferencial oleo 85W140, indicado inclusive para ranger e troller com tração positivo (especificação GL 5 e LS). Antes estava usando o SAE 90 (texaco 3450) que é GL 4. Na caixa de cambio e transferência estou usando um SAE 90.

Abs

Edintruder
14/04/2008, 12:16
Para a mecânica da Ranger nenhum desses serve.
Na dúvida compra os óleos e fluídos na concessionária pois isso não costuma sair muito mais caro que nos postos.

fhsantos
14/04/2008, 12:47
Edi

Tudo bem, meu diferencial é um dana 46 (D20 e F1000), mas comprei esse óleo em um revendedor ford com a especificação de óleo para diferencial da ranger com tração positiva.:pensativo:

Quanto a caixa de cambio e tranf, não tenho informações das especificações.

Anthoniusnikos
14/04/2008, 13:33
Estive na Revend. Autoriz. Ford Globovel em Itajaí, e não tinham mais o MERCON ATF, então me recomendaram um óleo SAE 80W90 para a caixa, não ví a marca, mas me pareca ser da ESSO. E o vendedor disse que é o que eles vêm usando nas trocas.

dsamaz
14/04/2008, 20:06
Se não tem o ATF na concessionária vc vai em qq posto BR e compra o OH49, pois este é aprovado pela Mercon ATF!

Não use o 80W90 pois este é bem mais grosso que o mercon ATF. Aqui no Am tb colocam este 80w90 nas marchas. Não quebra, porém desgasta-se mais rapidamente os componentes internos.

Daniel

Estive na Revend. Autoriz. Ford Globovel em Itajaí, e não tinham mais o MERCON ATF, então me recomendaram um óleo SAE 80W90 para a caixa, não ví a marca, mas me pareca ser da ESSO. E o vendedor disse que é o que eles vêm usando nas trocas.

Edintruder
14/04/2008, 20:27
Regra geral pra Ranger 4x4 diesel:
Mercon ATF - DH, CT e caixa de marchas;
80W90 - Diferenciais (se tiver LSD tem mais um aditivo)
15W40 - Motor.

Flávio, acredito que o aditivo misturado ao óleo para diferenciais LSD deva ficar parecido com o 85w140, por isso te indicaram esse aí.
Se colocar o 140 nos diferenciais da Ranger não irá estragar nada, ó problema será apenas a maior temperatura de trabalho pois o óleo mais viscoso perde menos temperatura.

shimomoto
14/04/2008, 20:32
Se não tem o ATF na concessionária vc vai em qq posto BR e compra o OH49, pois este é aprovado pela Mercon ATF!

Não use o 80W90 pois este é bem mais grosso que o mercon ATF. Aqui no Am tb colocam este 80w90 nas marchas. Não quebra, porém desgasta-se mais rapidamente os componentes internos.

Daniel

X2!!!!!!!!!!!!

Não sei as anteriores, mas a atual, SAE 80W90 só mesmo do Dana 35 dianteiro. Colocar 80W90 onde vai ATF acho que é pedir para dar problema rapidinho.

Abraços

fhsantos
14/04/2008, 22:38
Que engraçado
ATF e a especificação para sistemas hidraulicos e transmissões automaticas, ai vem DEXRON II, III (da GM) e MERCON (da Ford), agora porque a ford recomenda oleo ATF para caixa de mudança manual (que teoricamente é de engrenagem tipo hipoide) é que eu não sei? Mas se é a especificação, não coloquem óleo com classificação API e SAE, são padrões diferentes...

Agora no diferencial tenho visto que muitos tem optado pelos GL-5 que são melhores que os da geração anterior GL-4. Como para tração positiva só conheço o SAE 90 (GL-4) e o SAE 85W140 (GL-5) estão optando pelo ultimo. Não colocaria um monoviscoso 140 de jeito nenhum, iria dar deficiencia de lubrificação, pois como ele é muito viscoso não chegaem alguns lugares...

Ed tentei de tudo que é jeito achar esse adtivo, separado. Mas aqui em brasilia só achei o óleo mesmo.

Anthoniusnikos
14/04/2008, 22:49
fhsantos, também estive confuso com os óleos e as várias marcas no mercado, mas acho que estou aprendendo. Nem sempre a gente encontra os óleos que os Manuais citam. Mas seguindo os conselhos dos EXPERTS, segue:
Para a caixa de mudança e direção hidráulica o Manual recomenda o Mercon ATF, que similar a ele pode ser usado o OH-49-TDX da Petrobras que é similar, ou o Lubrax ATF.

Agora gostaria que me informassem os similares da ESSO, SHELL e TEXACO.

Para os eixos dianteiro e traseiro o Manual recomenda o SAE 80W90.

Abraços para todos.

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 na UTI.

shimomoto
14/04/2008, 23:29
fhsantos, também estive confuso com os óleos e as várias marcas no mercado, mas acho que estou aprendendo. Nem sempre a gente encontra os óleos que os Manuais citam. Mas seguindo os conselhos dos EXPERTS, segue:
Para a caixa de mudança e direção hidráulica o Manual recomenda o Mercon ATF, que similar a ele pode ser usado o OH-49-TDX da Petrobras que é similar, ou o Lubrax ATF.

Agora gostaria que me informassem os similares da ESSO, SHELL e TEXACO.

Para os eixos dianteiro e traseiro o Manual recomenda o SAE 80W90.

Abraços para todos.

Ranger 1999/2000 Diesel 4x4 na UTI.

Grande Anthoniusnikos;

Aqui Vai...

- Esso ATF (é só isso o nome)

- Shell Donax TG

- Ipiranga Isamatic III

- Texaco Texamatic 7045E

- Castrol TDS Dextron III/Mercon

Espero ter ajudado!

Abs

Allan Nielsen
15/04/2008, 01:49
Em anexo uma tabela de equivalencia de lubrificantes de diversos fabricantes, ela não é completa mas é pratica; e o correto é confirmar com o fabricante.

Com relação a lubrificantes para diferenciais, uma grande parcela dos veiculos medios usa oleo 140 (xxW140). A exemplo a maioria Ford a partir de 2001, como Explorer, F150, F250 etc, incluindo Mustang, Lincon etc, com o classico 8.8. Como curiosidade, existe nos USA uma versão da Ranger, a Ranger 4WD Off Road High Torque que diferente da normal 4WD usa oleo 140 para o mesmo diferencial 8.8.

Eu uso na pick-up Bandeirante 82 "da roça" 85W140, sendo que o recomendado pelo fabricante é 80W90. Ano passado o diferencial foi aberto pela 1° vez para troca dos rolamentos do pinhão; são 25 anos de serviço pesado e o diferencial esta perfeito. Neste caso especifico o trabalho é sempre em baixa velocidade e muita força.

Abs

fhsantos
15/04/2008, 09:24
Anthoniusnikos

ATF Mercon é especificação e não marca, entre na página de cada empresa e procure o óleo que atenda a essa especificação. Como te falei esse óleo vai estar na categoria de óleo para transmissão automatica e sistemas hidráulicos.

Abs

Anthoniusnikos
15/04/2008, 19:10
Acredito que por esse motivo todas as marcas especificam o ATF. Certo FHS !
Mas a tabela do Nielsen tira qualquer dúvida.
Abração.
Anthoniusnikos

dudas_308w
16/04/2008, 19:20
p/ por lenha na fogueira...

o numero do oleo é igual ao tempo de escoamento. Quando falamos oleo 140, significa que ele demora 140 segundos p/ passar um litro por um furo calibrado num diametro normalizado pela SAE.
Os oleos multiviscosos tem dois numeros, com o W de winter (inverno) p/ dizer como o oleo se comporta frio. Entao 80w90 quer dizer que frio, a viscosidade do oleo é 80, ele é mais fino que quente, quando vira 90. Isso serve p/ que ao ligar o motor/caixa/diferencial o oleo fino lubrifique mais rapido.
A especificaçao do oleo esta ligada ao projeto da fabrica e o esmero. Engrenagens bem usinadas nao precisam de tanto oleo. A rigor, se o desenho da engrenagem fosse perfeito e a usinagem idem, as superficies seriam espelhadas e deslizariam com pouco ou nenhum oleo. Como isso seria caro, a ideia eh ter uma camada de oleo entre as peças, para amortecer o contato. Quanto mais bruta a engrenagem, mais grosso o oleo. Daí os diferenciais terem dentes retos e o oleo mais grosso. No cambio, as engrenagens sao inclinadas, p/ facilitar o engate, e o oleo pouco mais fino. o motor e mais fino de todos, pois os cilindros nao sao engrenagens, e deslizam nas camisas. O virabrequim tb desliza nas bronzinas, e sao retificados. Logo o oloe deve ser bem fino.

As letras sao os aditivos. Os aditivos colocados nos oleos sao p/ diversos fatores. O zinco serve p/ colar nas peças metalicas, preservando-as. quanto mais atrito, mais zinco (os EPs sao com zinco). Outros servem p/ nao espumar, ou p/ nao criar vapores, o que poderia significar incendio.

Entao, se pegarmos a embalagem de um oleo e ele atende a especificaçao SAE 80w90, ele substituirá outro de mesma especificaçao sem problemas.

abs

Anthoniusnikos
16/04/2008, 19:41
Então dudas, agora entendi porque o 308w?
Brincadeira!... Mas cada dia aprendo mais aquí no Fórum.

Valeu Dudas !!!

Anthoniusnikos

Allan Nielsen
16/04/2008, 20:32
p/ por lenha na fogueira...

Entao, se pegarmos a embalagem de um oleo e ele atende a especificaçao SAE 80w90, ele substituirá outro de mesma especificaçao sem problemas.

abs

complementando a explicação do Dudas......

Ele atenderá no quesito viscosidade, porem outros fatores devem ser considerados. Pela SAE de forma a agrupar estes outros quesitos adotou-se letras complementares (SAE 20W40-J, SAE 15W40 CI-4, etc)

Não satisfeitos com esta classificação generica, alguns fabricantes de motores criam normas proprias e homologam marcas de oleo para suas especificações. Ex. VW502, MB228.3, CES 20071....etc.

Supondo que seu motor use oleo SAE xxx, não garante que todos os SAE xxx de diversos fabricantes atendem as necessidades do motor. Os unicos garantidos são aqueles que foram homologados pelo fabricante do motor.

Consulte sempre a recomendação do fabricante do motor.

fhsantos
17/04/2008, 14:35
Também acho que o correto é procurar seguir a especificação do farbicante. Mas nem sempre é simples assim, explico:

Meu motor (S4T) é antigo e tem especificação para o SAE 40 (monoviscoso), pode ser que nem tivesse óleo multiviscoso naquela época. E aí com a evolução dos aditivos e óleos será que dá para atualizar o lubrificante?

Outro problema comum é o fabricante recomendar uma coisa e a montadora outra. Isso acontece entre DANA e FORD ou Chevrolet. Qual seguir?

Por conta de tudo isso é que se discute vantagens e desvantagens de especificações...

A intenção de se normatizar é justamente essa, poder usar um mesmo principio ativo sem necessáriamente ser o da marca X (fazendo uma comparação com os remédios).

Abs

FrancoMelo
09/05/2008, 07:57
Não precisa de nada disso, É só ver o que recomenda o manual. Se você não tiver o manual é só gritar...:concordo:
amigo, tenho uma ranger 2.5 a diesel 2001 e preciso duma cópia do manual do proprietário com urgencia, consegue para mim? Escaneia e me manda por e.mail? Obrigado parceiro. francomelo@pop.com.br

amithai
09/05/2008, 12:43
Tem alguem gritando aí , Walter!

Gente, estou com um problema outro agora....meu câmbio estava sem entrar marchas e escapando...levei em um meca e ele viu que estavam todos os aneis detonados e a ponta do piloto e entalhado. Como os eixos sao carerrimos, resolvi fazer um trabalho de usinagem nos dois eixos. A coisa ficou muito boa , ele colocou uma bucha com prensa e na temperatura tal, mudou a temperatura, fez um monte de coisas, torneou a bucha(nao teve solda) e pronto, ficou otimo. Durou mais ou menos uns 9 meses e começou o mesmo problema. Troquei o oleo hoje do cambio e o bujao inferior estava cheio de sujeira, limagem, o diabo a quatro. Coloquei diesel, rodei com rodas no ar, escorri e coloquei o 0H49. Ficou quase 90% melhor...

que faço, não estou a fim de gastar dinheiro.

1. Espero
2. Abro o cambio

Nava
23/09/2010, 22:57
Achei o q tava procurando...

Só lembrando gente. usamos oleo ATf no cambio pq o cambio é moderno. Assim como antigamente usavamos oleo monoviscoso e hoje multiviscosos e de baixa viscosidade, 15W e pra baixo.

Hoje a precisão da usinagem feita por máquinas CNC geram ajustes perfeitos e lubrificantes especiais tem de ser usados. No caso o ATF possui alta capacidade de penetrar neste espaços pequenos em alta velocidade com alta lubricidade.

Ainda, se vc olhar na carcaça da Tcase e Cambio está escrito em relevo: usar ATF.

É isso ae.

Valeu.