PDA

Ver Versão Completa : Caixa de direção do opala

Luciano R. Oliveira
05/07/2004, 16:10
:) E ai pessoal, encontrei um caixa de direção do opala por 50 ltas no desmanche, alguém pode dizer-me se esta caixa serve para ser adapatado no jipe ? Se sim, alguém tem agum esquema para instalação que poderia postar aqui ? Estive vendo o esquema de instalação da caixa do Maverick, será que é feito da mesma forma ? Dicas serão bem vindas, aproveitarei a época de férias para eu mesmo fazer. :wink:

P.S outro dia vi um esquema de instalação da direção do Maverick postada aqui porém não gravei alguém a tem ?

elcio
05/07/2004, 17:42
caixa de opala a 50,00 ta muito barato.se tiver boa manda bala.
a do maveco tbem eh bem parecida.
de uma olhada no meu album , la tem uma caixa de opala, hidraulica, que eu instalei ha algum tempo.

[]´s

du
06/07/2004, 08:42
Luciano,

Já tive um Opala 81 com direção NÃO hidráulica. No Opala, não era fácil fazer manobras de estacionamento não. Não sei como fica no Jeep.

Abraços Du.

ojaneri
06/07/2004, 09:02
No meu Samuca tem a caixa de direção hidraulica do Opala + bomba de d/h do AP. E gira muito bem os 31" :-)

Paguei 200 na caixa de direção do Opala.

monge
07/07/2004, 22:08
eu uso a caixa do Mavecick... :D :D

praticamente a mesma coisa do opala em termos de adaptação. :D

Tenho fotos no meu site da minha ataptação. :D

[]'s

Eugênio

monge
08/07/2004, 10:34
Eu já vi ambas as caixas por dentro da grade :D

Mas o trabalho que dá pra colocar e a altura da caixa perto das barras de direção não pagam o trabalho. :roll:

[]'s

Eugênio

Luciano R. Oliveira
08/07/2004, 20:54
:D Ai pessoal consegui postado aqui no site um esquema de instalação da direção do maveco, caso alguém tenha fotos ou mais informações sobre o assunto, inclusive com a caixa dentro da grade será de grande ajuda. comprei a caixa do Opala e está aqui em casa assim que pegar mais dicas irei tentar fazer a adaptação. 8)

Marcos ET
09/07/2004, 00:13
:D ...caso alguém tenha fotos ou mais informações sobre o assunto, inclusive com a caixa dentro da grade será de grande ajuda. comprei a caixa do Opala e está aqui em casa assim que pegar mais dicas irei tentar fazer a adaptação. 8)

Saudações Luciano, blz?

Olha, entre instalar a caixa de direção do Opala ou a caixa de direção do Maverick... acho que se for pra escolher eu colocaria do Maverick, que fica muito mais macia que a do opala, mesmo porque EU uso a do Opala em meu CJ3A...

A instalação é bem simples, basta uma chapa perfil "L" pra servir de suporte e um pequeno furo sob a luz de seta esquerda do jeep... colocando este "L" em posição de cabeça para baixo, você apóia a base do "L" na longarina esquerda, solda os pontos de contato entre esta chapa perfilada e a longarina.

Preste atençao na hora de posicionar, se seu carro for um CJ3A, você tem que colocar um pouco mais proxima da grade dianteira, pois senão um dos parafusos de fixação vai dar zica com o parafuso do jumelo....

Usando duas cruzetas, pode dispensar aquele acoplamento de couro (ou lona) do opala, fica mais seguro, podes crer!

Nao se esqueça de usar uma barra retrátil (dos modelos F1000, Monza, Fiat etc...) entre as duas cruzetas, pra compensar o movimento de torção da carroceria e chassis

Outro probleminha a contornar, o eixo do setor de direçaõ do opala e muito maior que o do maverick, então o braço pitman vai ficar baixo, passando bem perto do feixe de molas esquerdo, existem três tipos de setor de opala (até agora conheci "só" estes três): um que tem o braço pitman reto (o melhor pra adaptar, pois nao fica tao perto das molas), o que tem o pitman curvado para baixo (mais novo que o primeiro) e do opala mais moderno, que é chavetado (este ainda nao encontrei o pitman pra ver como é), todos os setores de opala tem a mesma fixação, mas o diâmetro do eixo nao permite que os pitman sejam intercambiáveis... e o curvado para baixo é um saco pra usar, pois tem que inverter a conicidade do furo pra encaixar o terminal de direção, nada que um torneiro mecanico nao resolva...

o resto é tudo o mesmo, cortar o tubo da coluna de direção, fixar na parede corta-fogo, e bla bla bla...

Agora, nao tenho idéia de como colocar este setor dentro do cofre do motor... principalmente porque ele gira para o lado oposto das rodas, colocando ele atrás do eixo e invertendo a posição do pitman, virando o volante pra esquerda, o carro vai pra direita, acho que tem que usar outro setor, com sentido de rotação diferente... sei lá! nunca vi esta instalação com este setor... (aliás, vi uma sim, mas o cara colocou uma segunda ponteira de terminal de direção atrás :!: :?: :!: da bolota do munhão... juntando o setor à caixa por uma mega barra de direçaõ de uns 5cm de diâmetro.... - sem comentários!)

espero ter ajudado, sei que nao fui muito minucioso nos detalhes se vc tiver afim de maiores informações da adaptação, dá uma olhada nas fotos e veja se ajuda ok?

Luciano R. Oliveira
10/07/2004, 22:03
:D Grande Marcos ET ! Obrigado pelas informações e pelas fotos ! Ainda não estou no nivel de entender com facilidade as explicações dadas, mas estou esforçando-me bastante para compreender, tenha certeza que com professores iguais a vc , logo estarei bala ! Estarei pesquisando um pouco mais sobre o assunto, as suas dicas serão de grande importância, que pena que vc está bem longe daqui, se não iria com meu CJ5 58 pessoalmente ai para vc passar-me as dicas. Um grande abraço e valeu a dica. Outra perguntinha de alguém que realmente quer aprender, as barras de direção originais do jipe devem necessariamente ser alteradas para a instalação da caixa do opala ?

Thiago Rodeghel
10/07/2004, 23:31
No meu Samuca tem a caixa de direção hidraulica do Opala + bomba de d/h do AP. E gira muito bem os 31" :-)

Paguei 200 na caixa de direção do Opala.

Fala Ojaneri :D

Não é por nada naum, mas acho q vc pagou um pouco caro pela caixa :roll: Se realmente foi só caixa, ou foi junto a bomba Hidro. do AP. Aqui paguei 100,00 na caixa do Santana hidráulica. Pedi a do Santana antigo, pq achei ela mais parruda do q as atuais :roll: . A caixa+bomba+mangueiras+suportes e reservatório , saiu tudo por 230,00 :) . Mas naum sei pq a do Opala seria mais caro :shock: ???

[s]

Marcos ET
19/07/2004, 10:59
:D Grande Marcos ET !

Outra perguntinha de alguém que realmente quer aprender, as barras de direção originais do jipe devem necessariamente ser alteradas para a instalação da caixa do opala ?

Falae Luciano, desculpa pela demora...

Olha só, se seu jeep tem aquele sistema onde sai uma barra de direção do "boomerang" (aquela peça que se move sob o radiador) para a roda direita e, logo no início desta barra tem aquele terminal de direçao duplo de onde sai outra barra de direção para a roda esquerda, sem dúvida tem que trocar...

Se seu jeep tem aquele sistema (igual ao meu) onde sai uma barra de direção maior, ligando o boomerang até o munhão da roda direita e junto a este munhão é que existe o terminal duplo de direção (aquele terminal mais longo, q tem um furo cônico no meio de sua haste) para a fixação de uma grande barra de direção que vai de um lado (direito) a outro (roda esquerda) do jeep, aih as modificações nem sao muito grandes, pois o setor de direção vai ficar em um local próximo ao do boomerang entende? neste caso (do setor de opala), o braço pitman (aquele pequenino que gira para os lados ao comando do volante) fica mais perto da mola esquerda, por isso você tem que aumentar um pouco mais o comprimento daquela barra de direção que ligava boomerang ao munhão direito, que agora liga o braço pitman ao mesmo munhão direito entendeu? se vc considera "alterarção" o simples alongamento da barra de direção, é isso aeh!

Obs.: se seu sistema é o primeiro modelo, TEM que mudar para o segundo, aih as alterações nas barras sao maiores ok?

Novamente falo para vc, caso vc use o setor de direçao com ponta cônica onde encaixa o braço pitman, convém esquentar ele um pouco pra tornar ele "reto", pois ele é curvado para baixo e fica perdo da mola. E para distanciar um pouco mais, vai num torneiro mecânico e pede pra abrir mais a furação do terminal de direção (QUE É CÔNICO!!) no sentido contrário (de "ponta-cabeça") ao original, desta forma o pino do terminal de direção é fixado de cima para baixo.

Grande abraço! qqr coisa, manda uma MP ou e-mail que eu demoro menos :oops: pra responder...

Luciano R. Oliveira
19/07/2004, 16:01
:D Grande Marcão, obrigado pela ajuda ! em breve farei a instalação, aí vou encomodar-te mais um pouquinho, valleu ! :wink:

Neder
12/05/2009, 15:58
Gostaria de saber se algum dos amigos tem ou sabe quem tem uma cx direção p/ caravan 75.
Abç

Elmer_Jeep
12/05/2009, 18:04
Neder, da uma olhada na seção VENDAS, sempre tem gente anunciando peças la.

[]'s

Dimmy
14/01/2019, 14:21
Neder, da uma olhada na seção VENDAS, sempre tem gente anunciando peças la.

[]'s

elmer , boa tarde

vou usar no meu jeep pneus 265/75r16 vc acha q a do opala mecanica ficaria macia/mole ?

o braco pitman da uso a do opala original?

Elmer_Jeep
15/01/2019, 11:03
elmer , boa tarde

vou usar no meu jeep pneus 265/75r16 vc acha q a do opala mecanica ficaria macia/mole ?

o braco pitman da uso a do opala original?

Fica macia se for hidráulica, eu uso na minha Band com pneus 35x12,5 a caixa de ômega e funciona normal.
O pitman pode ser do opala, omega ou engesa.

Marcos ET
15/01/2019, 17:52
Fica macia se for hidráulica, eu uso na minha Band com pneus 35x12,5 a caixa de ômega e funciona normal.

Elmer, quanto tempo!!

Rapaz, interessante sua resposta com relação à caixa do Opala, imagino que certamente é uma caixa de opala mecânica bem diferente da que eu usava (aquela pequena, que tem uma rosca sem-fim e um disco chanfrado, que postei foto neste tópico, na mensagem #8).

Eu usei uma caixa de opala mecânica no meu jeep, com pneus 750x16" (aqueles fininhos) nas rodas originais, e a caixa, além de um pouco pesada, não aguentava muito bem o "peso" das rodas. Por mais que eu regulasse e lubrificasse, passava um tempo ela ia aumentando a folga e, quando eu abria pra ver, aquele disco que rolava nos veios da rosca sem-fim apresentava folga no eixo que prendia ele (este disco) no suporte que fazia parte do eixo que descia para o pitman. Ao longo dos três ou quatro anos que usei a caixa do opala mecânica, troquei esta parte interna três vezes.

O problema de folga só se resolveu quando troquei a caixa do opala pela caixa do Maverick mecânico (sistema de esferas recirculantes), mas aí já é tema de outro tópico... kkk

Dimmy
16/01/2019, 08:45

pois sei que hidralica é hidralica, mas mecanica fica bem mais facil e simples para colocar.
estou na duvida.

ate entre do opala e maverick.

antonio umino
16/01/2019, 09:25
Hoje eu não colocaria nem do opala e nem do maverick que não se acha fácil...Partiria por um mais moderna.
Tipo S 10. ranger L 200. tem muito de Santana (gol)..

Dimmy
16/01/2019, 14:30
Hoje eu não colocaria nem do opala e nem do maverick que não se acha fácil...Partiria por um mais moderna.

Não conheço da L200 e da ranger, da S10 esta mais complicado adaptar por conta da minha longarina do chassis, do santana/gol tenho no MB42 e não gostei para trilha.

Por isso estou atras de uma outra opção para o CJ5, que fiquei macia e logico sempre menor caminho.

Aristides Jr
16/01/2019, 14:57
Hoje para o meu CJ3A sistema original caixa e tudo mais, com assistência elétrica!
Instalada em baixo do painel!

Se estiver bem de latinha$ o fabricante Work instala e te entrega pronto.

Caso queira desenvolver em casa, procure na Net tem vários videos de pessoas instalando de Corolla ou i30 em gol quadrado, saveiro, Kombi e Ka... é o mesmo serviço!

Elmer_Jeep
16/01/2019, 15:37
Elmer, quanto tempo!!

Rapaz, interessante sua resposta com relação à caixa do Opala, imagino que certamente é uma caixa de opala mecânica bem diferente da que eu usava (aquela pequena, que tem uma rosca sem-fim e um disco chanfrado, que postei foto neste tópico, na mensagem #8).

Eu usei uma caixa de opala mecânica no meu jeep, com pneus 750x16" (aqueles fininhos) nas rodas originais, e a caixa, além de um pouco pesada, não aguentava muito bem o "peso" das rodas. Por mais que eu regulasse e lubrificasse, passava um tempo ela ia aumentando a folga e, quando eu abria pra ver, aquele disco que rolava nos veios da rosca sem-fim apresentava folga no eixo que prendia ele (este disco) no suporte que fazia parte do eixo que descia para o pitman. Ao longo dos três ou quatro anos que usei a caixa do opala mecânica, troquei esta parte interna três vezes.

O problema de folga só se resolveu quando troquei a caixa do opala pela caixa do Maverick mecânico (sistema de esferas recirculantes), mas aí já é tema de outro tópico... kkk
Fala ET,
Eu estava me referindo à caixa de direção hidráulica, não reparei que o tópico era sobre caixa mecânica. Nesse caso não recomendo nenhum modelo, pois todas necessitam de bastante esforço.

Elmer_Jeep
16/01/2019, 15:39

Se for caixa hidráulica a de S10 é a melhor de todas essas que vc listou. Uso no meu Jeep com pneus 40 desde 2010 e nunca tive problema.

Dimmy
16/01/2019, 16:31
Se for caixa hidráulica a de S10 é a melhor de todas essas que vc listou. Uso no meu Jeep com pneus 40 desde 2010 e nunca tive problema.

tem fotos da adaptação ? pois no meu chassis teria cortar a travessa que fica embaixo do radiador e refaze-la para colocar da S10.

Ja do opala que é mais alta seria mais facil.

Dimmy
16/01/2019, 16:48
Hoje para o meu CJ3A sistema original caixa e tudo mais, com assistência elétrica!
Instalada em baixo do painel!

Se estiver bem de latinha$ o fabricante Work instala e te entrega pronto.

Caso queira desenvolver em casa, procure na Net tem vários videos de pessoas instalando de Corolla ou i30 em gol quadrado, saveiro, Kombi e Ka... é o mesmo serviço!

mas o custo dessa eletrica seria bem mais alto que a hidraulica?

Aristides Jr
16/01/2019, 17:38
Tem muitas vantagens sobre a hidráulica! É seca, não usa óleo, não precisa ser instalado nada no cofre do motor, (correias bomba) utiliza a caixa original, continua funcionando mesmo que o motor morre, se ela por algum motivo parar de funcionar (defeito) a direção volta a ser como era antes da instalação (se desligar a hidráulica fica bem dura)

Não sei exatamente quanto custa a hidráulica, por isso não tenho como dizer se é mais alto!

Tenho orçamento que contei em 2016 direto com a Work, e instalada ao preço de R$ 3200 (acesse a página para ler mais)

Direcao eletrica para carros antigos - Guinchos work (http://www.guinchoswork.com.br/direcao-eletrica-carros-antigos)

Comprando a direção no "Shopping de Jipeiro" ou no Mercado Livre a coluna de corolla ou i30 sai na faixa de R$ 400 a 500 e instalando em "casa" o custo total fica em torno de R$ 800.

Elmer_Jeep
16/01/2019, 20:46
tem fotos da adaptação ? pois no meu chassis teria cortar a travessa que fica embaixo do radiador e refaze-la para colocar da S10.

Ja do opala que é mais alta seria mais facil.

A do opala é mais fácil mesmo, na de S10 vc tem duas opções, uma é fazer uma abertura na travessa, e a outra é tentar instalar por baixo da travessa igual nos CJ's americanos.

Aqui tem algumas fotos de adaptação
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/160683-caixa-de-direcao-da-s10-no-cj3.html

Dimmy
17/01/2019, 08:20
A do opala é mais fácil mesmo, na de S10 vc tem duas opções, uma é fazer uma abertura na travessa, e a outra é tentar instalar por baixo da travessa igual nos CJ's americanos.

Aqui tem algumas fotos de adaptação
https://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/160683-caixa-de-direcao-da-s10-no-cj3.html

aqui na minha cidade tem um pessoa que tem do opala ZF (não sei se todas são da marca ZF) completa, caixa, bomba, mangueiras, suportes, braço pitman, reservatorio pede 900,00 acho q vou fechar com ele.

matrakaum
31/01/2019, 18:46
Se não me falha a memória todas do Opala (são idênticas com as do ômega) são ZF.

Dimmy
01/02/2019, 08:43
|Vou soldar o suporte esse final de semana. assim posto as fotos para mais ideias.

Dimmy
03/02/2019, 19:29
segue fotos.

Coloquei a caixa e varias posições possíveis com o suporte que fiz.

pelo meus cálculos vai ficar bem próximo do para-choque dianteiro para dar espaço ao braço pitman.

Mas quem já colocou e puder me dar mais dicas.

Elmer_Jeep
04/02/2019, 17:40
segue fotos.

Coloquei a caixa e varias posições possíveis com o suporte que fiz.

pelo meus cálculos vai ficar bem próximo do para-choque dianteiro para dar espaço ao braço pitman.

Mas quem já colocou e puder me dar mais dicas.

Aqui eu costumo deixar a caixa mais próxima da travessa frontal pra ter mais área de solda no suporte. O pitman passa em baixo da travessa e tem espaço de sobra porque o terminal de direção entra por baixo do pitman.
Nessa posição vai precisar fazer um pequeno corte na grade frontal do jeep.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/p_002.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/p_008.jpg

Aqui é na minha Band com DH de omega, a posição é basicamente a mesma do Jeep, o pitman fica totalmente em baixo da travessa e também fiz o corte na grade frontal.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0422.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1511.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1622.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/329.JPG

Dimmy
05/02/2019, 08:29
Elmer, bom dia

O meu como a travessa frontal é diferente dos demais (mais antigo), estou tirando referencia pelas medidas.

peguei no meio do batente da suspensão e medi ate no meio do olhal do braço pitman, ficou com 24,5 centímetros.

Nessa medida pelo meus cálculos ficaria um ótimo espaço para o braço no munhão ligado no pitman.

segue foto como medi. (marquei referencia no chassis e medi reto).

Elmer_Jeep
05/02/2019, 10:41
Bom dia, eu não entendi qual a relação dessa distância entre o pitman e o batente

Dimmy
05/02/2019, 11:06
Bom dia, eu não entendi qual a relação dessa distância entre o pitman e o batente

Somente peguei um ponto de referencia que é igual em demais jeep, para comparar o quanto esta para frente ou para trás a caixa.

como meu batente esta na posição original é mais fácil para referencia, segui medindo ate a reta o braço pitman, que deixei o braço reto, paralelo a longarina do chassis.

não sei se me expressei bem.

Elmer_Jeep
05/02/2019, 17:44
Somente peguei um ponto de referencia que é igual em demais jeep, para comparar o quanto esta para frente ou para trás a caixa.

como meu batente esta na posição original é mais fácil para referencia, segui medindo ate a reta o braço pitman, que deixei o braço reto, paralelo a longarina do chassis.

não sei se me expressei bem.

entendi, mas pode ficar tranquilo porque os braços de munhão têm no máximo 5" (que é a metade da distância que vc tem aí).

Dimmy
05/02/2019, 18:20
entendi, mas pode ficar tranquilo porque os braços de munhão têm no máximo 5" (que é a metade da distância que vc tem aí).

o meio do eixo ate o final tem acho q 19 cm ai vou ter folga ate 24,5 cm para colocar a segunda barra que vai ate o braço pitman.

sabe dizer a distancia da caixa ate o para-choque dianteiro, quantos centímetros tem de espaço ali?

Elmer_Jeep
05/02/2019, 18:38
o meio do eixo ate o final tem acho q 19 cm ai vou ter folga ate 24,5 cm para colocar a segunda barra que vai ate o braço pitman.

sabe dizer a distancia da caixa ate o para-choque dianteiro, quantos centímetros tem de espaço ali?

Tô sem nenhum jeep com DH de opala aqui pra te passar a medida.

Dimmy
06/02/2019, 08:25
Tô sem nenhum jeep com DH de opala aqui pra te passar a medida.

Beleza Elmer, agradeço.

postei a foto aqui da distancia que estou falando. (risco vermelho) se alguém mais puder ajudar..

Elmer_Jeep
11/02/2019, 12:30
Consegui umas fotos de uma adaptação que fiz ano passado.

Dimmy
12/02/2019, 09:07

Bom dia Elmer, obrigado pelo retorno.

Tirei as medidas por um cj5 que esta com a mesma mecânica q vou usar e soldei o meu suporte.

Segue fotos.

O suporte ficou com um pouco de recursos para subir, descer ir para frente ou para trás com a caixa e ate mesmo inclinar ou deixa-la reta.

Assim que montar a mecânica, carroceria e coluna vou ver corretamente onde ela vai ficar. Assim podendo ate cortar alguma parte extra ou desnecessária do suporte que não afeta a resistência.

foi soldado por dentro e por fora, na foto não da para ver mas o suporte ficou no formato de G.

junior braga
04/05/2022, 12:46

Caro Elmer_Jeep tudo bem? Poderia me informar de qual veiculo é essa junta universal que usou na entrada dessa caixa de direção?

Att,

Elmer_Jeep
04/05/2022, 13:51
Caro Elmer_Jeep tudo bem? Poderia me informar de qual veiculo é essa junta universal que usou na entrada dessa caixa de direção?

Att,

Eu uso o cardan de direção da F1000 93 em diante, a estria casa perfeitamente na caixa do opala e omega, mas precisa alongar um pouco a barra maciça pra alcançar do pé da coluna do willys até a caixa de direção.

Estou respondendo pelo celular, mais tarde eu mando o código desse cardan

junior braga
05/05/2022, 12:32
Opa, então meu jeep ja tem a caixa direção mecanica do opala, porem soldaram a barra ai no eixo de entrada da caixa, estou trocando a caixa por uma nova do mesmo modelo. E não queria soldar igual a outra antiga.

Por isso preciso da peça que encaixa na caixa e talvez do outro lado corte o mesmo eixo e solde na peça.

Por acaso teria um cardan desse ai?

Abraço, muito obrigado pelo retorno

Elmer_Jeep
06/05/2022, 09:01
Opa, então meu jeep ja tem a caixa direção mecanica do opala, porem soldaram a barra ai no eixo de entrada da caixa, estou trocando a caixa por uma nova do mesmo modelo. E não queria soldar igual a outra antiga.

Por isso preciso da peça que encaixa na caixa e talvez do outro lado corte o mesmo eixo e solde na peça.

Por acaso teria um cardan desse ai?

Abraço, muito obrigado pelo retorno

Bom dia, se não me engano o estriado da caixa de direção mecânica é diferente da hidráulica então o cardan da F1000 não vai concidir com as estrias da caixa que você tem aí.

De qualquer forma segue anexo uma imagem com o código da peça.

junior braga
06/05/2022, 17:10
Bom dia, se não me engano o estriado da caixa de direção mecânica é diferente da hidráulica então o cardan da F1000 não vai concidir com as estrias da caixa que você tem aí.

De qualquer forma segue anexo uma imagem com o código da peça.

Ok, Elmer já tinha até localizado no ml essa mesma aí, vou verificar se serve.

De qualquer modo ajudou bastante, muito obrigado.

Abraço