Ver Versão Completa : Lubrificação das Rodas Livres
E ai pessoal?
Tudo tranquilo?
Por acaso alguem sabe como se deve fazer a manutenção das rodas livres automáticas a vácuo??
Apos a limpeza, qual o tipo de lubrificação adequada pra seu perfeito funcionamento.
Coloquei umas fotos que encontrei aqui no forum das rodas livres desmontadas. Este é o modelo automatico à vácuo marca Warn, que vem com as Sportage acima de 1998 ou 1999. A minha é igual a essa que esta na foto.
Desde já agradeço
mateus
E ai pessoal?
Minha dúvida persiste....
A lubificação é feita com graxa, óleo de engrenagens, wd-40??? Qual a quantidade que deve colocar???
Abri as minhas RL para limpar e lubrifiquei com generico de wd-40. Só que agora, as vezes elas não acoplam... Será que botei muito ???
Valeu moçada...
mateus
Anthoniusnikos
26/03/2008, 22:15
Mateus, que eu saiba essas peças devem ser limpas somente com WD-40, pois as graxas ou óleos predem o conjunto, trazendo dificuldade ou impossibilitando o acoplamento.
Um bom artigo é o do Ojaneri que mostra, inclusive, como fazer o PITUTO (acoplamento manual).
Abração
Anthoniusnikos (Mirim)
Valeu Anthoniusnikos!!
Deve ser isso o problema...Antes não acoplava pq estava sujo, e agora acopla vez em qdo porque exagerei na dose do lubrificante.
Vou abrir e limpar novamente e desta vez vou dar só um "bafo" de wd-40.
Tomara que fique bom.
Grande abraço
mateus
akio nishikawa
27/03/2008, 10:03
:pensativo: Aproveitando o topico, sera que alguem sabe informar sobre a lubrificaçao da roda livre automatica da AVM?
Pode ou deve ser utilizado a graxa?
Obrigado!
Barao de Castro
27/03/2008, 10:20
Também estou com problemas com minhas rodas livres AVM, só que elas são mecanicas, comprei novas, e quando ligo o 4x4 e fao curva para um dos lados, não lembro qual ela estala muito o que pode ser?
sds
Breno
MarcSport
27/03/2008, 11:05
Também estou com problemas com minhas rodas livres AVM, só que elas são mecanicas, comprei novas, e quando ligo o 4x4 e fao curva para um dos lados, não lembro qual ela estala muito o que pode ser?
sds
Breno
Curva em piso de alta aderência (asfalto)?
akio nishikawa
31/03/2008, 08:48
E entao, ninguem tem sujestao para a lubrificaçao da roda livre AVM automatica? To precisando mesmo...
Obrigado...
akio nishikawa
31/03/2008, 14:13
Bom turma...
Finalmente consegui sanar a duvida quanto a lubrificaçao da roda livre AVM AUTOMATICA.
Liguei pra propria fabrica da AVM, fui muito bem atendido e o departamento tecnico me informou o seguinte:
Lavar bem a roda livre em oleo diesel, e em seguida mergulhar no oleo SAE30 (oleo de motor) soprar com ar comprimido pra tirar o excesso do oleo e montar novamente. Nao deve ser utilizado graxa na montagem.A lubrificaçao eh somente essa, caso contrario, a graxa dificulta o funcionamento dos roletes e engrenagens. Mais facil que eu pensava. QQ. duvida, o telefone da AVM eh: (11)4612-8088.
Tem gente que lubrifica com graxa, eu gosto de colocar só um pouquinho de nada, e limpo as peças com óleo. Ela é melhor para o offroad, pois não sai tão facilmente em contato com a água, e no caso da Ranger (Roda livre a vácuo), ajuda a vedar o sistema.
E ai pessoal?
Tudo tranquilo?
Valeu pelas dicas de lubrificação das rodas livres.
Nas minhas eu acabei limpando com thinner e lubrifiquei com wd-40 (bem de leve).
Na tentativa anterior, havia lubrificado com graxa e não tinha dado certo, ficou muito presa e o vácuo não dava conta de sugar e acoplar a roda.
Ainda não tive oportunidade de testar realmente na areia, pq fica complicado fazer isso sozinho, pq se não funcionar, fico atolado e na robada. Tenho um amigo que tem um 4x4 que qualquer dia desses vai junto e ai eu faço o teste.
A principio parece que esta funcionando, pq fiz um teste numa rua de barro com cascalho solto , isto é, acionei o 4x4 de virei todo o volante para um lado e tentei sair, voce sente as rodas de tras arrastando e o carro parece que ta freiado.
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
mateus.