Conectar

Ver Versão Completa : hidrojateadoras

kju
25/03/2008, 22:18
Boas pessoal, sou novo nas paradas.mais acompanho o site nao é de hoje.E fico feliz em saber a irmandade que existe entre voces.Agora falando de jipe,alguem ja ouviu falar neste tipo de jato agua+abrasivo,funciona.abraços kju.

anderson_wzorek
25/03/2008, 22:56
E ai kju
Bem vindo ao forum cara.Se vc curte off road vc ja faz parte dessa irmandade.Bom vamos falar de jeep.
É o seguinte o hidrojateamento é basicamente o mesmo processo do jato de areia seca.No hidrojateamento a areia sai umidecida para evitar que a cilica que tem uma certa concentração de metais em sua composição(chumbo e Silicio)fique suspensa e entre nas vias respiratorias de quem estiver no raio de ação da maquina alem de ser altamente prejudicial ao meio ambiente.Ja no hidrojateamento esses dois fatos citados são praticamente nulos.
Bom vamos lá,em questão de qualidade o hidrojateamento é identico ao jateamento seco.bom só fique atento independete ao processo de jato utilizado,que logo apos concluido inicie o tratameto da superficie com algum produto para evitar que volte a oxidar blz.
acho que é isso,abaixo como curiosidade segue o link do projeto de lei que proibe o jato seco
http://www.zirtec.com.br/conteudo/areia/projeto-opcao-para-substituir-areia-de-jato.txt
espero ter ajudado.. qualquer duvida manda ai
abraços

kju
25/03/2008, 23:25
Blz Anderson, valeu pelas dicas, este tempo de tratamento entre terminar o jato e aplicar algum produto é de horas ou .Ex sera jateado no sabado irei retirar so na segunda este intervalo ja seria suficiente para alterar o resultado final.Abraços kju

leopoldo
26/03/2008, 00:22
Tanto o jato de areia no método seco ou húmido estão proibidos e a fiscalização pega bem pesado.

Porém, há quem diga que ainda é possível achar um ou outro que faça nos portos de areia.

O material que pode se usado é: micro esferas de vidro, granalhas de aço e oxido de alumínio.

Nenhum desses ameaça o usuário com a Silicose.(da Tabela Periódica: Si - sílica)

Atente para o fato que em até 3h já incia-se um processo de corrosão na chapa crua.

O certo é jatear, limpar e pelo menos aplicar o wash-primer.

SE vc quiser, pode comprar uma Hidrolavadora Karcher que tem um modelo onde a pressão chega a 20.000 psi :shock:.

A minha de 1700 psi já arranca a tinta do chassis .... imagina 20.000 psi .... :dance:

kju
26/03/2008, 00:29
Grande Leopoldo.acompanho bem as suas dicas valeu.kju

edwint
26/03/2008, 08:37
bom dia tenho uma destas,

inicialmente comprei uma hidrolavadora karcher de uso proficional, depois de algum tempo adquiri um acessório o qual é possivel fazer um jateamento com o uso de areia. é bem simples, o bico original é substituido por uma ponteira qual tem uma mangueira separado que é colocada num recipiente com areia seca, o arrasto da agua pucha essa areia seca que faz o jateamento.

o rendimento nao é la grandes coisas, bom para pquenos reparos, vc tem que ter paciencia, alem de fazer uma sugeira danada, mas fica muito bom.

neste caso o jateamento umido com areia acredito que seja permitido, pq nao faz mal a saude e ao meio ambiente.

ainda tenho essa ponteira de jateamento caso alquem queira. coloco foto.

edgar
26/03/2008, 11:24
Aqui nos arredores de Curitiba tem um pessoal que jateia somente com agua. Fizeram uma limpeza no capo de meu jeep, ficou muuito bom, a agua vai em todos os cantos mesmo ! O interessante que não machuca a lata, retira somente a tinta, massa e ferrugem. Uns desenhos que havia na lata (tipo uma manchas) me explicaram que era o tratamento original de fabrica (que tinha nem na metade do capo) em especial nestes locais, não tinha ferruem nem nada.
O preço não é la dos mais convidativos, mas só fura a lata se realmente não tiver mais lata no local. Na verdade o equipamento é para remover concreto solto de estruturas de concreto, fazendo a limpeza da ferragem e posterior remendo na estrutura.
Meu capo foi jateado durante os testes dos equipamentos. Ia jatear o jee inteiro, mas é meio longe, achei que ia dar muito trabalho e custo os vai e vem com peças.
O telefone deles ? ixi, vou ter que dar uma boa pesquisada na minha mesa !

edwint
26/03/2008, 13:29
Edgar, neste caso creio que usaram, uma maquina de jateamento não abrasivo
é um equipamento inovador que utiliza gelo seco como princípio básico de limpeza. Trata-se de um jateamento não abrasivo de alta performance, onde o gelo seco é impulsionado por ar comprimido. Simples como qualquer outro processo de jateamento conhecido, porem sem risco de silicose e sem impacto ambiental. Não agride as superfícies, é especialmente recomendado para a remoção de agentes como silicone, borracha, resíduos de poliuretano, óleo, graxas, betume, tinta, resinas, adesivos, cera e gafitagem dentre outros.

a karcher ja disponobiliza este equipamento aqui no Brasil. modelo IB 15/80

kju
26/03/2008, 16:47
Obrigado a todos,por enquanto estarei postando mais algumas duvidas em breve. abraços kju

leopoldo
26/03/2008, 19:42
jateamento não abrasivo

Edwint, não abrasivo própriamente dito, se for oque eles falam é puro nonsense :putz: !

abrasão: desgaste por atrito - desgaste da uma superfície de um material pela fricção com outro material mais duro. :mrgreen:

A remoção é quimica ou abrasiva ou paranormal.

Se não é química, pois não há reação .... e não é paranormal pois o novo filme do arquivo X é só no ano que vem .... só pode ser abrasiva.

A água a mach 5 nas máquinas de corte/limpesa é abrasiva.

O ar a mach 6 abriu um rombo na fuselagem do X-15.

Se o cara da Karcher vier com essa história para boi dormir, pede para ele mirar no pé :lol:

Gilbertojipeiro38
26/03/2008, 20:23
Leopoldo
preciso cortar ao meio um bloco de valvulas hidraulicas de 220x200x310mm com precisao
quem faz esse servico com laser ou agua?

leopoldo
26/03/2008, 20:59
Gilberto, boa noite.

Depende da profundidade da peça. Pelo que eu sei, o laser não vai bem em espessuras maiores devido ao vapor de metal que fica na frente do feixe. Outro inconveniente é o calor gerado na peça. Porém as peças que eu ví possuem realmente corte de precisão.

Outra opção para vc seria o uso do plasma, mas também a espessura pode trazer problemas.

O ideal é o corte com faca d'água, corte limpo, profundo e que não aquece a peça.

http://www.lgvcortelaser.com.br

http://www.sazi.com.br

http://www.vitorlaser.com.br

http://www.zirtec.com.br

http://www.ipcm.com.br

http://www.jomafer.com.br

kju
26/03/2008, 21:07
Boa noite, se puder colocar as fotos e indicar onde comprou.abraços kju.

ANDRÉHUFF
26/03/2008, 21:13
Gente, aqui na minha cidade existe uma empresa que produz um equipamento de hidrojateamento de ultima geração, usa somente água, estive em uma das apresentações deles e posso garantir, o equipamento é poderoso, limpa a chapa de forma a deixa-la totalmente limpa, seja de oxidação, tinta, ou qualquer outro encrustante da chapa, como disse o Leopoldo, qualquer sistema de jateamento que se utilize de areia hoje em dia é totalmente ilegal e considerado crime ambiental, portanto cuidado onde vc coloca o chassis do seu veiculo, vc podevir a ter uma tremenda dor de cabeça, se alguem se interessar pelo sistema de hidrojateamento que falei e só ascessar www.lemasa.com.br (http://www.lemasa.com.br) . Tem uma seção de videos no site que mostra o equipamento trabalhando, porem esse tipo de jateamento só pode ser utilizado em retrabalho pois ele não confere rugosidade ao substrato, e tambem deve ser usado um primer que possa ser aplicado sobre umidade, pois aquele amarelamento da oxidação aparece rapido.

edwint
27/03/2008, 08:59
[QUOTE=leopoldo;573663]Edwint, não abrasivo própriamente dito, se for oque eles falam é puro nonsense :putz: !

Ué da uma olhada no site dos caras vc mesmo: http://www.karcher.com.br/interna.aspx?Nome=IB%2015/80%20&IdAplicacao=2&Pagina=ProdutosDetalhes&Id=533

Sei que esiste ate corte de chapas por jato de agua, pq nao jateamanto?

leopoldo
27/03/2008, 19:14
ANDRÉ:

Até onde eu tenha visto, a diferença entre a cortadora com água e o jateamento é que neste último, o cabeçote de jato é rotativo, +/-tipo a lança turbo das hidrolavadoras como electrolux e karcher.

EDWINT:

1º - Eu disse que eles falam algo impreciso. Eles quiseram enfatizar que não utilizariam areia, vidro, metal, etc... mas a afirmação do site não ficou verdadeira.

2º - não compreendí o seu questionamento.

Comentário adicional sobre a máquina d karcher de gelo seco:

A droga na vida é ter que alimentar a máquina com gelo seco pois ela NÂO cria o gelo para o jateamento. Ea só moe e jateia.

Vc tem que ter uma fabrica de gelo seco para alimentar ela.

Gilbertojipeiro38
28/03/2008, 20:51
Leopoldo

ja que estamos discutindo questoes tecnicas preciso de mais umas dicas

trabalho com fabricaçao e manutençao de componentes hidraulicos e o ministerio do trabalho e o ibama querem me sacanear por causa do banho de cromo duro
consultei a Eutetic e eles me propuseram varias opçoes mas preciso de alguns links antes de invertir R$ 30.000,o numa pistola rototec

leopoldo
28/03/2008, 21:57
Vou levar em consideração que não estão simplesmente querendo te estorquir ....

O Min. do trabalho e o IBAMA só podem pegar no seu pé se vc estiver dando margem para eles.

Vc trabalha dentro das normas vigentes e legais ?

Seus trabalhadores usam os EPI adequados ?

Os dejetos e vapores de sua industria são tratados ?

Se sim, peça a eles te mostrarem onde vc está pisando no tomate ... qual artigo de lei ... qual dispositivo.

Use a própria legislação para se defender.

Agora, se eles teimam, ou vc está pisando na bola em algum item, procure saber se há financiamentos do governo para comprar um kit de metalização destes.

Só que não esqueça os acessórios necessários, tipo cortina dágua, cabine de jateamento de óxido de aluminio, sala com a ventilação apropriada, filtragem do ar, novos tipos de EPI's, equipamentos de movimentação das peças, retificas, kits de controle de qualidade do processo, etc ....

Verifique se o governo fornece incentivo justamente com metas ambientais.

Recorra ao IBAMA/Min. Trabalho para fornecer ajuda a conseguir o financiamento.

A troca de tecnologia por processos puramente químicos pode ser satisfeita em toda ou em parte por esta "nova" tecnologia ? .... em quanto tempo a nova tecnologia vai se pagar? ... quais os benefícios a medio e longo prazo? ..... haverá aumento de capacitação tecnica? ..... haverá maior aplicação no mercado?.... haverá maior geração de empregos? ... haverá maior incentivo fiscal? .... haverá dependência de importação de material consumível? .... qual o suporte da EUTECTIC? .... e a manutenção periódica? ... e os lucros cessantes do equipamento em pane? ..... qual o real lucro operacional? .... qual poderá ser sua expansão em cima da "nova" tecnologia?

As vêzes, a dor de cabeça que eles diretamente estão causando podem te nortear a uma evolução indireta.

Sobre LINKS, use o google e pesquise sobre EUTECTIC - rototec

exemplos:

http://www.castolin.com/wCastolin_com/products/coating/Coating_equipments.php?navid=59

http://www.castolin.com/wCastolin_com/news/publications.php?navid=80