Ver Versão Completa : Bardhal Prolonga no BF161
DougBRSP
05/07/2004, 13:15
Alguém já usou este aditivo de óleo no BF161? Será que realmente cumpre o que promete? Ou devo utilizar um óleo de motor diesel como o Ursa 40 ou 50, quais os riscos que corro utilizando um óleo desses já que vi que muita gente aqui utiliza?
[]s
Alessandro Henrique
05/07/2004, 15:28
Se você utiliza um bom óleo este dispensa aditivações complementares, pois já contém o que é necessário. Existem problemas na super aditivação de um óleo lubricante.
Não entendi o seu objetivo quando cita a possibilidade de utilizar óleos lubrificantes destinados a caminhões. Não se aplicam a esta finalidade!
Você está com problemas no motor? Deseja eliminar o problema (mascarar) com a troca do tipo de óleo?
DougBRSP
05/07/2004, 15:59
É assim, comprei o jeep há cerca de um ano, não conheco a história do motor, porém ele não está queimando óleo nem tendo nenhum tipo de problema, logo que comprei, troquei o óleo e o filtro e coloquei óleo mineral comum nas especificações do motor, apenas fiquei curioso quanto a este bardhal prolonga, se melhora/conserva alguma coisa e também li em outros tópicos de pessoal que usa óleo ursa 40 ou 50 e que tem ajudado na vida do motor.
Alessandro Henrique
05/07/2004, 17:33
Bem, se seu motor não possui nenhum problema, utilize um bom óleo e filtro que o motor continuará assim. O importante é estar atento às trocas.
Não se deve substituir o óleo apenas em função da quilometragem realizada, a condição (regime) de utilização do motor também influencia.
Eu não sou partidário à utilização de óleos lubrificantes destinados à caminhões(veículos diesel). Este óleo possui aditivos diferentes e em quantidades diferentes dos encontrados nos óleos para veículos à gasolina. Cabe salientar que os motores convencionais diesel trabalham em baixas rotações se comparado com os a gasolina.
É assim, comprei o jeep há cerca de um ano, não conheco a história do motor, porém ele não está queimando óleo nem tendo nenhum tipo de problema, logo que comprei, troquei o óleo e o filtro e coloquei óleo mineral comum nas especificações do motor, apenas fiquei curioso quanto a este bardhal prolonga, se melhora/conserva alguma coisa e também li em outros tópicos de pessoal que usa óleo ursa 40 ou 50 e que tem ajudado na vida do motor.
Douglas, no meu BF eu utilizo óleo mineral com Bardhal B12. Não sei se ajuda, mas o motor fica mais silencioso e o escapamento, embora não esteja fumaçando, fica com um cheiro menos desagradavel.
[]'s
DougBRSP
06/07/2004, 08:38
Desodorizador de escapamento? :D Bem eu não estou usando nenhum aditivo, mas se tivesse algo que ajudadasse com a vida útil do motor utilizaria sem problemas, gosto deste motor e não pretendo trocá-lo, mas esta de tornar o cheiro de escape menos desagradável pode ser uma boa, já que a minha namorada sempre reclama que sai do jeep fedendo a fumaça :D
Thiago Serpa
06/07/2004, 10:31
Olá pessoal!!
Seguinte, um amigo meu tinha um kadett que o motor fumava pakas, esse bardhal funcionou bem. Sumiu com a fumaça, porém depois de utilizado uma vez tem que ser colocado sempre nas trocas de óleo. Levando em conta que o preço é meio salgado. Algumas pessoas colocamna hora de vender o carro pra não desvalorizar. Se o jeep não tá fumando acredito que não tem necessidade.
Falando em óleo, alguém já utilizou esse da Castrol anunciado como especial para carros com mais de 100 mil km??
Thiago,
Óleo para carro com mais de 100.000 Km é óleo 40. Se possível com Bardhal B12 que aumenta a viscosidade e não deixa passar óleo pela folga dos anéis.
O óleo solicitado pelo manual era o 30, mas com o tempo, as folgas aumentam e começam a quimar um pouco de óleo. Com 200.000 Km, pode passar para o SAE 50.
[]'s
Ressuscitando o tópico...
Pergunto aos mais entendidos
Bardhal B-12 com Óleo Castrol 20w50 SL no BF 161
É bom usar ou não
Marcio Rossetto
22/02/2010, 20:11
Camaradas, irei opinar ;
se vc aumenta a viscosidade do óleo, minimiza as folgas do motor, porém aumenta a pressão da bomba de óleo .
Se o motor tem muita folga, obviamente funciona bem essa técnica .
Se o motor tem pouca folga,não funciona bem, pois pode correr o risco do filme lubrificante não se projetar entre as folgas .
Se tratando do BF, por exemplo, se foi retificado convem usar o óleo original SAE 40, porém se ja esta bem usado o SAE 50 .
Se vc esta usando o SAE 50 , não use o Bardhal , pois esta aumentando muito a viscosidade do óleo e o motor vai ficar Silencioso, porém no time entre a primeira partida até o motor esquentar , com certeza vc estará acelerando o desgaste de peças como bronzina de mancal . A curva de decaimento da viscosidade com o Incremento da temperatura é EXPONENCIAL , PENSE NISSO .
guto_udesc
22/02/2010, 21:35
Camaradas, irei opinar ;
se vc aumenta a viscosidade do óleo, minimiza as folgas do motor, porém aumenta a pressão da bomba de óleo .
Se o motor tem muita folga, obviamente funciona bem essa técnica .
Se o motor tem pouca folga,não funciona bem, pois pode correr o risco do filme lubrificante não se projetar entre as folgas .
Se tratando do BF, por exemplo, se foi retificado convem usar o óleo original SAE 40, porém se ja esta bem usado o SAE 50 .
Se vc esta usando o SAE 50 , não use o Bardhal , pois esta aumentando muito a viscosidade do óleo e o motor vai ficar Silencioso, porém no time entre a primeira partida até o motor esquentar , com certeza vc estará acelerando o desgaste de peças como bronzina de mancal . A curva de decaimento da viscosidade com o Incremento da temperatura é EXPONENCIAL , PENSE NISSO .
Olá galera !
Achei muito coerente a explicação do Marcio! Já ouvi outras vezes essa mesma explicação.
Bom e quanto ao aditivo Bardahl para gasolina, alguma restrição ?
[]s
Márcio Rosseto... obrigado pela aula...
Mas para que serve o Bardhal B12 então???
E a camada protetora... é só propaganda...
Na verdade fico meio perdido em relação ao óleo correto para usar no BF... especificação SJ, SM, SL... 40 ou 50... e ainda mais num jeep 3 marchas que anda sempre com o giro alto e nas poeiras e aceleradas normais de uma trilha...
Dizem que os óleos mais aditivados (ex. altas quilometragens) são melhores para os antigos motores...
Sei que o melhor óleo que se usa num carro moderno por exemplo, não se deve utilizar no BF
Na sua opinião qual o melhor óleo para usar no BF
Gosto muito do Castrol GTX... mas são tantas especificações que realmente fico confuso...
Agradeço a atenção
Marcio Rossetto
23/02/2010, 18:22
[QUOTE=Aval;1100785]Márcio Rosseto... obrigado pela aula...
P : Mas para que serve o Bardhal B12 então???
E a camada protetora... é só propaganda...
R : SIM :concordo:
P : Na verdade fico meio perdido em relação ao óleo correto para usar no BF... especificação SJ, SM, SL... 40 ou 50... e ainda mais num jeep 3 marchas que anda sempre com o giro alto e nas poeiras e aceleradas normais de uma trilha...
R: Irei explicar mais ou menos :concordo:
Todas as caracteristores atendem a motores a explosão .
A primeira das Classes S significa Service Station .
A primeira é a de 1972 ou seja Classe SE = condição de garantia EE.UU para o óleo, empregado na lubrificação de motorores a Gasolina
De lá para Cá surgiu a SF em 1980 , ( mais aditivado) .
Depois em 1988 a Classe SG , super aditivado
A Casse diz : ( corresponde as exigências mais rigorosas da Industria Automotiva)
Em 1988 creio que ja tinham os motores turbinados .
Hoje temos a SJ; SL ;SM
O óleo vai evoluindo conforme a exigencia dos motores, então como nosso BF é até mil e pouco , todos esses que voce citou ja estão super dimensionados para ele .
Agora , há o Aspecto comercial dos Fabricantes de óleo é claro, daqui a pouco lançam um SZ :stop: , mas até aonde é eficaz mesmo ?
P: Dizem que os óleos mais aditivados (ex. altas quilometragens) são melhores para os antigos motores...
ÓLeo Alta KM da Petrobras ou Castrol são óleos mais viscosos que os normais e com aditivos para gerar Fibras longas, mais untosidade, só atende bem quando o motor tem muita folga, por isso o Nome alta Km, o BF original é bem justo quanto as folgas, vc tem que analisar o seu motor .
Não é uma regra generica, mas a maioria dos BF ja estaão muito rodados, nesse caso é um óleo que atende bem .
VC ganha na questão de vedação dos anéis, amortecimento das vibrações dos tuchos, mas não em lubrificação, ou seja, minimização do atrito .:concordo:
P: Sei que o melhor óleo que se usa num carro moderno por exemplo, não se deve utilizar no BF
R: Sim, carros modernos são mais rápidos , a viscosidade do óleo tem que ser menor para acompanhar a Rotação do motor a velocidade angular dos elementos mecanicos .
P: Na sua opinião qual o melhor óleo para usar no BF
Gosto muito do Castrol GTX... mas são tantas especificações que realmente fico confuso...
R: Amigo , vc viu que o assunto não é tão trivial assim, vou fazer alguma perguntas para vc , para depois indicar :
Na verdade, será um exemplo de parametros para os outros colegas também ponderar ...
Seu motor foi retificado ?
Qual a temeratura de trabalho , tem valvula termostática ?
Qual a KM atual ?
Tem batidas , ruidos em marcha lenta ?
Onde vc mora faz muito frio ? Vc esta No Nordeste ou no Sul
VC usa o motor mais em baixa ou alta , ou seja, mais em trilha ou asfalto , abusa do RPM ?
Tem vazamentos ? Qual a cor das suas velas , seu motor suja a velas ?
Tem consumo de óleo .
SDS
Legal Márcio... muito convincente suas explicações...
Quanto a suas perguntas
Seu motor foi retificado ?
Sim, há 11 anos
Qual a temeratura de trabalho , tem valvula termostática ?
Trabalha em 90 graus, em rodovia até abaixo disso
Válvula termostática não sei - o motor é todo original
Qual a KM atual ?
Após a retífica, aprox. 5 mil km - Ficou parado 1 ano e meio
Tem batidas , ruidos em marcha lenta ?
Quando frio, pela manhã, tinha um estalinho (tipo ferro com ferro)
O mecanico disse que é uma "folguinha no pino".
Com o Castrol Alta KM o barulho desapareceu.
Onde vc mora faz muito frio ? Vc esta No Nordeste ou no Sul
Sudeste, 450 km de SP - calor
VC usa o motor mais em baixa ou alta , ou seja, mais em trilha ou asfalto , abusa do RPM ?
Uso em estrada para ir aos eventos - 80 km/h - por ser 3 marchas e pneus 31, motor trabalha um pouco alto. Na trilha sou bastante cauteloso, uso bloqueio, etc para não forçar. Algumas vezes é necessário acelerar um pouco mais...
Tem vazamentos ? Qual a cor das suas velas , seu motor suja a velas ?
Tem muito pouco vazamento. Geralmente quando esta quente (rodovia com calor). Segundo o mecanico a cor das velas está normal. Não suja as velas
Tem consumo de óleo.
Não
Agradeço e aguardo
P : Mas para que serve o Bardhal B12 então???
E a camada protetora... é só propaganda...
R : SIM :concordo:
P : Na verdade fico meio perdido em relação ao óleo correto para usar no BF... especificação SJ, SM, SL... 40 ou 50... e ainda mais num jeep 3 marchas que anda sempre com o giro alto e nas poeiras e aceleradas normais de uma trilha...
R: Irei explicar mais ou menos :concordo:
Todas as caracteristores atendem a motores a explosão .
A primeira das Classes S significa Service Station .
A primeira é a de 1972 ou seja Classe SE = condição de garantia EE.UU para o óleo, empregado na lubrificação de motorores a Gasolina
De lá para Cá surgiu a SF em 1980 , ( mais aditivado) .
Depois em 1988 a Classe SG , super aditivado
A Casse diz : ( corresponde as exigências mais rigorosas da Industria Automotiva)
Em 1988 creio que ja tinham os motores turbinados .
Hoje temos a SJ; SL ;SM
O óleo vai evoluindo conforme a exigencia dos motores, então como nosso BF é até mil e pouco , todos esses que voce citou ja estão super dimensionados para ele .
Agora , há o Aspecto comercial dos Fabricantes de óleo é claro, daqui a pouco lançam um SZ :stop: , mas até aonde é eficaz mesmo ?
P: Dizem que os óleos mais aditivados (ex. altas quilometragens) são melhores para os antigos motores...
ÓLeo Alta KM da Petrobras ou Castrol são óleos mais viscosos que os normais e com aditivos para gerar Fibras longas, mais untosidade, só atende bem quando o motor tem muita folga, por isso o Nome alta Km, o BF original é bem justo quanto as folgas, vc tem que analisar o seu motor .
Não é uma regra generica, mas a maioria dos BF ja estaão muito rodados, nesse caso é um óleo que atende bem .
VC ganha na questão de vedação dos anéis, amortecimento das vibrações dos tuchos, mas não em lubrificação, ou seja, minimização do atrito .:concordo:
P: Sei que o melhor óleo que se usa num carro moderno por exemplo, não se deve utilizar no BF
R: Sim, carros modernos são mais rápidos , a viscosidade do óleo tem que ser menor para acompanhar a Rotação do motor a velocidade angular dos elementos mecanicos .
P: Na sua opinião qual o melhor óleo para usar no BF
Gosto muito do Castrol GTX... mas são tantas especificações que realmente fico confuso...
R: Amigo , vc viu que o assunto não é tão trivial assim, vou fazer alguma perguntas para vc , para depois indicar :
Na verdade, será um exemplo de parametros para os outros colegas também ponderar ...
Seu motor foi retificado ?
Qual a temeratura de trabalho , tem valvula termostática ?
Qual a KM atual ?
Tem batidas , ruidos em marcha lenta ?
Onde vc mora faz muito frio ? Vc esta No Nordeste ou no Sul
VC usa o motor mais em baixa ou alta , ou seja, mais em trilha ou asfalto , abusa do RPM ?
Tem vazamentos ? Qual a cor das suas velas , seu motor suja a velas ?
Tem consumo de óleo .
SDS[/QUOTE]
Marcio Rossetto
23/02/2010, 19:29
Aval
No seu caso, como sua região é quente o motor aquece rapido de manhã , então a viscosidade do óleo cai bastante e lubrifica sem gerar desgaste, pois penetra nas partes com folga minima .
Se voce morasse no sul por exemplo , no inverno a viscosidade do óleo estaria muita alta de manhã , possibilitando desgaste até o motor esquentar.
Como vc retificou o motor, pode ter certeza que as folgas nunca serão justas como num motor novo, além disso ja esta rodado.
Como a temperatura do motor é 90ºC, vc esta usando um óleo adequado , esta bem servido com o Castrol Alta Km, mais jamais coloque um Bardhal junto. OK
No meu BF recem retificado , após amacear o motor , vou também usar o castrol Alta Km , pois andamos em baixa rotação até 3000 no maximo e aqui estou em Minas , região muito quente e os tuchos do meu motor não foram trocados.
SDS
Legal Márcio... muito convincente suas explicações...
Quanto a suas perguntas
Seu motor foi retificado ?
Sim, há 11 anos
Qual a temeratura de trabalho , tem valvula termostática ?
Trabalha em 90 graus, em rodovia até abaixo disso
Válvula termostática não sei - o motor é todo original
Qual a KM atual ?
Após a retífica, aprox. 5 mil km - Ficou parado 1 ano e meio
Tem batidas , ruidos em marcha lenta ?
Quando frio, pela manhã, tinha um estalinho (tipo ferro com ferro)
O mecanico disse que é uma "folguinha no pino".
Com o Castrol Alta KM o barulho desapareceu.
Onde vc mora faz muito frio ? Vc esta No Nordeste ou no Sul
Sudeste, 450 km de SP - calor
VC usa o motor mais em baixa ou alta , ou seja, mais em trilha ou asfalto , abusa do RPM ?
Uso em estrada para ir aos eventos - 80 km/h - por ser 3 marchas e pneus 31, motor trabalha um pouco alto. Na trilha sou bastante cauteloso, uso bloqueio, etc para não forçar. Algumas vezes é necessário acelerar um pouco mais...
Tem vazamentos ? Qual a cor das suas velas , seu motor suja a velas ?
Tem muito pouco vazamento. Geralmente quando esta quente (rodovia com calor). Segundo o mecanico a cor das velas está normal. Não suja as velas
Tem consumo de óleo.
Não
Agradeço e aguardo
P : Mas para que serve o Bardhal B12 então???
E a camada protetora... é só propaganda...
R : SIM :concordo:
P : Na verdade fico meio perdido em relação ao óleo correto para usar no BF... especificação SJ, SM, SL... 40 ou 50... e ainda mais num jeep 3 marchas que anda sempre com o giro alto e nas poeiras e aceleradas normais de uma trilha...
R: Irei explicar mais ou menos :concordo:
Todas as caracteristores atendem a motores a explosão .
A primeira das Classes S significa Service Station .
A primeira é a de 1972 ou seja Classe SE = condição de garantia EE.UU para o óleo, empregado na lubrificação de motorores a Gasolina
De lá para Cá surgiu a SF em 1980 , ( mais aditivado) .
Depois em 1988 a Classe SG , super aditivado
A Casse diz : ( corresponde as exigências mais rigorosas da Industria Automotiva)
Em 1988 creio que ja tinham os motores turbinados .
Hoje temos a SJ; SL ;SM
O óleo vai evoluindo conforme a exigencia dos motores, então como nosso BF é até mil e pouco , todos esses que voce citou ja estão super dimensionados para ele .
Agora , há o Aspecto comercial dos Fabricantes de óleo é claro, daqui a pouco lançam um SZ :stop: , mas até aonde é eficaz mesmo ?
P: Dizem que os óleos mais aditivados (ex. altas quilometragens) são melhores para os antigos motores...
ÓLeo Alta KM da Petrobras ou Castrol são óleos mais viscosos que os normais e com aditivos para gerar Fibras longas, mais untosidade, só atende bem quando o motor tem muita folga, por isso o Nome alta Km, o BF original é bem justo quanto as folgas, vc tem que analisar o seu motor .
Não é uma regra generica, mas a maioria dos BF ja estaão muito rodados, nesse caso é um óleo que atende bem .
VC ganha na questão de vedação dos anéis, amortecimento das vibrações dos tuchos, mas não em lubrificação, ou seja, minimização do atrito .:concordo:
P: Sei que o melhor óleo que se usa num carro moderno por exemplo, não se deve utilizar no BF
R: Sim, carros modernos são mais rápidos , a viscosidade do óleo tem que ser menor para acompanhar a Rotação do motor a velocidade angular dos elementos mecanicos .
P: Na sua opinião qual o melhor óleo para usar no BF
Gosto muito do Castrol GTX... mas são tantas especificações que realmente fico confuso...
R: Amigo , vc viu que o assunto não é tão trivial assim, vou fazer alguma perguntas para vc , para depois indicar :
Na verdade, será um exemplo de parametros para os outros colegas também ponderar ...
Seu motor foi retificado ?
Qual a temeratura de trabalho , tem valvula termostática ?
Qual a KM atual ?
Tem batidas , ruidos em marcha lenta ?
Onde vc mora faz muito frio ? Vc esta No Nordeste ou no Sul
VC usa o motor mais em baixa ou alta , ou seja, mais em trilha ou asfalto , abusa do RPM ?
Tem vazamentos ? Qual a cor das suas velas , seu motor suja a velas ?
Tem consumo de óleo .
SDS[/QUOTE]
Márcio
Muito obrigado pela paciencia nas respostas... vou inclusive compartilhar seus comentários com o pessoal do meu clube...
Mas se não for pedir muito, só mais uma dúvida...
(que na verdade é de um amigo)
Castrol GTX 20w50 SL com Bardhal B12
surte o mesmo efeito do GTX Alta KM...
(Na verdade fiquei bem impressionado com o B-12 no teste de atrito que eles fazem, por isso a pergunta)
http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc&feature=PlayList&p=4AF3423DAB781E65&index=0
guto_udesc
24/02/2010, 17:36
Márcio
Muito obrigado pela paciencia nas respostas... vou inclusive compartilhar seus comentários com o pessoal do meu clube...
Mas se não for pedir muito, só mais uma dúvida...
(que na verdade é de um amigo)
Castrol GTX 20w50 SL com Bardhal B12
surte o mesmo efeito do GTX Alta KM...
(Na verdade fiquei bem impressionado com o B-12 no teste de atrito que eles fazem, por isso a pergunta)
http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc&feature=PlayList&p=4AF3423DAB781E65&index=0
Muito bom esse vídeo explicativo !
Marcio Rossetto
24/02/2010, 18:25
Realmente contra fatos não há argumentos .
Porém esse mais ou menos 10% acho ja esquisito, porque se tratando de um ensaio em laboratório , eles não pesam a massa certa do aditivo ?
O ensaio é uma copia do Tinken Gulast , porém sem critério técnico apurado e não normativo.
Só o fato de aumentar a viscosidade do óleo, vc aumenta o valor de suporte de tensão do filme lubrificante, porém esse ensaio não reflete a condição de trabalho do motor, pois o óleo esta na temperatura ambiente com alta viscosidade.
Outra coisa é óleo comum , quais eles usaram ? Que classe S ? A de 1972 ? comentamos isso no topico anterior não foi ? Os oleos evoluiram muito, junto a evolução dos motores .
Bem, os aditivos extrema pressão são todos agressivos , ou a base de fosforo , enxofre ou cloro, eu nao coloco qualquer aditivo no motor do meu jipe, com tantas peças de bronze .
Outra coisa, nossos motores são por lubrificação hidrodinâmica , não há atrito metal metal, o mancal não encosta na bronzina, então , esse ensaio não seria para engrenagens do cambio ?
Por isso que não acredito em Show , prefiro argumentos em tecnologia .
na minha opinião eu iria de Castrol nessa área automotiva, acho que a castrol tem mais tecnologia e menos Show .
Lucianom38a1
24/02/2010, 21:05
Marcio,
Você já ouviu falar algo sobre um componente chamado ZDDP (dialquilditiofosfato de zinco), que era uma das bases dos lubrificantes na época que os BF's foram projetados?
Estou copiando aqui uma pergunta que fiz em um outro tópico tempos atrás, mas que até hoje não tive respostas. Importante citar que fiz este mesmo questionamento para a Petrobras, Castrol e para o grupo Total (fabricante da ELF lubrificantes), e as 3 empresas disseram que não possuem mas nenhum produto com o tal componente:
"Li recentemente um artigo na revista Army Motors (revista americana da MVPA sobre veículos militares antigos) falando sobre a incompatibilidade dos lubrificantes modernos x motores antigos. Os americanos tem notado que a vida útil de componentes de motores antigos tem sido reduzida drasticamente, e relacionaram isso a deficiência de certos tipos de lubrificantes.
Fazendo um resumo da reportagem, desde a inserção de catalisadores e sensores de Oxigênio (Injeção Eletrônica), os fabricantes de motores perceberam que estes dispositivos são muito sensíveis e bastante afetados por um dos principais componentes de um lubrificante, o dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP). A pedido das montadoras e fabricantes de motores, este composto vem sendo substituído por outros compostos que funcionam bem em um motor de concepção moderna, porém um veneno para motores antigos.
Em motores de concepção antiga, como o BF do Jeep, o ZDDP reage por exemplo com o metal dos cames do comando de válvulas, formando uma espécie de "superfície de sacrifício" (utilizando o mesmo texto do artigo), lubrificando de maneira eficiente e prolongando a vida útil do comando de válvulas e tuchos.
O motivo dos motores mais modernos não sofrerem tanto com esse problema, deve-se ao uso de novas ligas de metal, além de muitos novos modelos já virem com com balancins roletados.
O autor do texto, perguntou para 4 fabricantes de lubrificantes (nos USA) qual seria o óleo apropriado para uma "Dodge Weapon Carrier 1942", e nenhum deles recomendou o uso específico de um óleo, pois os mesmos não haviam sido testados em um "motor flathead 6 cilindros" (Nos USA eles levam isso a sério). porém todos fabricantes notaram que nos lubrificantes antigos, o nível de dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) era ao redor de 1200 p.p.m. (partes por milhão).
O dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) é ainda hoje largamente utilizado como proteção entre partes de metal expostas, que se atritam diretamente. Porém o ZDDP não é eficiente em peças não expostas, como mancais de vira-brequim e rolamentos blindados.
O autor também apresentou alguns modelos de óleo, que possuem o nível de ZDDP por volta de 1200 ppm. Infelizmente nenhum deles é comercializado no Brasil. Segue um resumo dos óleos (USA) que os fabricantes indicaram como "mais favoraveis ao uo em um veículo antigo":
Castrol Syntec 20/50 for Classic Vehicles (1200 ppm de ZDDP)
Pennzoil ou Shell Long Life Diesel engine - Rotella T (1200 ppm de ZDDP)
Valvoline VR1 Racing Oil (1200 ppm de ZDDP).
Chevron DELO 400 (1300 ppm de ZDDP)
A questão é, pelo que pesquisei, nenhum óleo nacional para motor de ciclo OTTO utiliza ZDDP? Outro ponto comentado, é que alguns os óleos para motores a Diesel ainda utilizam este componente. Mas qual?
Tenho contato com alguns colecionadores nos USA e praticamente todos utilizam um aditivo para óleo lubrificante que é basicamente um concentrado de ZDDP (ex.: http://www.zddplus.com/). Este aditivo é adicionado no lubrificante preferido, quando este não tem este componente por natureza".
Abç
Luciano
Marcio Rossetto
25/02/2010, 19:51
SIM , chama-se aqui no Brasil de di-tiofosfato de zinco .
A GM usa para amaciar motorres recem retificados, age no comando e tuchos, é um plus no filme lubrificante , não sei se fazem ainda isso .
Tenho um frasco guardado original da GM .
Talvez vc acha nas concessionárias GM .
Quem fornecia para a GM é a TIRRENO Ind e COm de Produtos Quimicos
Rua Bandeirante, 530 Diadema , não tem telefone no Frasco .
Sobre sua ação, como age e eficácia, vou verificar com quem entende a fundo disso e depois lhe informo .:concordo:
SDS
Marcio,
Você já ouviu falar algo sobre um componente chamado ZDDP (dialquilditiofosfato de zinco), que era uma das bases dos lubrificantes na época que os BF's foram projetados?
Estou copiando aqui uma pergunta que fiz em um outro tópico tempos atrás, mas que até hoje não tive respostas. Importante citar que fiz este mesmo questionamento para a Petrobras, Castrol e para o grupo Total (fabricante da ELF lubrificantes), e as 3 empresas disseram que não possuem mas nenhum produto com o tal componente:
"Li recentemente um artigo na revista Army Motors (revista americana da MVPA sobre veículos militares antigos) falando sobre a incompatibilidade dos lubrificantes modernos x motores antigos. Os americanos tem notado que a vida útil de componentes de motores antigos tem sido reduzida drasticamente, e relacionaram isso a deficiência de certos tipos de lubrificantes.
Fazendo um resumo da reportagem, desde a inserção de catalisadores e sensores de Oxigênio (Injeção Eletrônica), os fabricantes de motores perceberam que estes dispositivos são muito sensíveis e bastante afetados por um dos principais componentes de um lubrificante, o dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP). A pedido das montadoras e fabricantes de motores, este composto vem sendo substituído por outros compostos que funcionam bem em um motor de concepção moderna, porém um veneno para motores antigos.
Em motores de concepção antiga, como o BF do Jeep, o ZDDP reage por exemplo com o metal dos cames do comando de válvulas, formando uma espécie de "superfície de sacrifício" (utilizando o mesmo texto do artigo), lubrificando de maneira eficiente e prolongando a vida útil do comando de válvulas e tuchos.
O motivo dos motores mais modernos não sofrerem tanto com esse problema, deve-se ao uso de novas ligas de metal, além de muitos novos modelos já virem com com balancins roletados.
O autor do texto, perguntou para 4 fabricantes de lubrificantes (nos USA) qual seria o óleo apropriado para uma "Dodge Weapon Carrier 1942", e nenhum deles recomendou o uso específico de um óleo, pois os mesmos não haviam sido testados em um "motor flathead 6 cilindros" (Nos USA eles levam isso a sério). porém todos fabricantes notaram que nos lubrificantes antigos, o nível de dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) era ao redor de 1200 p.p.m. (partes por milhão).
O dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) é ainda hoje largamente utilizado como proteção entre partes de metal expostas, que se atritam diretamente. Porém o ZDDP não é eficiente em peças não expostas, como mancais de vira-brequim e rolamentos blindados.
O autor também apresentou alguns modelos de óleo, que possuem o nível de ZDDP por volta de 1200 ppm. Infelizmente nenhum deles é comercializado no Brasil. Segue um resumo dos óleos (USA) que os fabricantes indicaram como "mais favoraveis ao uo em um veículo antigo":
Castrol Syntec 20/50 for Classic Vehicles (1200 ppm de ZDDP)
Pennzoil ou Shell Long Life Diesel engine - Rotella T (1200 ppm de ZDDP)
Valvoline VR1 Racing Oil (1200 ppm de ZDDP).
Chevron DELO 400 (1300 ppm de ZDDP)
A questão é, pelo que pesquisei, nenhum óleo nacional para motor de ciclo OTTO utiliza ZDDP? Outro ponto comentado, é que alguns os óleos para motores a Diesel ainda utilizam este componente. Mas qual?
Tenho contato com alguns colecionadores nos USA e praticamente todos utilizam um aditivo para óleo lubrificante que é basicamente um concentrado de ZDDP (ex.: http://www.zddplus.com/). Este aditivo é adicionado no lubrificante preferido, quando este não tem este componente por natureza".
Abç
Luciano
guto_udesc
25/02/2010, 20:19
Olá Marcio !
Tem alguma opinião sobre o uso de aditivo Bardahl para a gasolina num BF-161, ou seja, em motor antigo ??
[]s
Marcio Rossetto
25/02/2010, 20:47
Não camarada, disso entendo pouco, ja é outro ramo :concordo:
Olá Marcio !
Tem alguma opinião sobre o uso de aditivo Bardahl para a gasolina num BF-161, ou seja, em motor antigo ??
[]s
Lucianom38a1
27/02/2010, 17:58
Marcio,
Obrigado pela ajuda! Fico aguardando mais informações.
Talvez este seja um bom aditivo para os motores antigos.
Abraços!
Marcio Rossetto
03/03/2010, 14:05
Camarada, postei o e:mail que solicitei para o nosso quimico da nossa Cia, ainda sobre esse aditivo Dialquilditiofosfato de zinco, a sua consideração esta abaixo na mensagem em Espanhol
Na minha opinião por conte azufre que é Enxofre, e se tratar de um composto acido, com certeza com o tempo ataca os Não Metais, materiais da Bronzina .
Age muito bem no aço como elemento AW anti desgaste, mas como lhe disse tem que ter cautela . Por isso a GM só recomendava para motores amaciando, cuja folga é extrema , principalmente nos tuchos , guias e até mesmo no contato tucho com o comando .
Se sempre usar esse aditivo na hora da troca do óleo , pode ser que com o tempo afete a estrutura das Bronzinas .
Essa com certeza é o motivo das montadoras não aprovarem agora nos carros modernos .
Camarada , uma coisa eu aprendi nesses 10 anos de atividade nesse ramo, os aditivos são milagrosos , porém 96% atacam os nao Metais ferroso, ligas de aluminio , cobre e outras, pois são compostos a base do velho enxofre , fosforo e cloro, só tiraram o chumbo devido a proibição, por isso muita cautela .
Estimado Marcio.
Estos aditivos son muy comunes en las formulaciones de lubricantes tanto automotrices como industriales, proveen de propiedades:
Contiene en su estructura azufre y zinc los cuales interactúan en la superficie del metal posicionándose para mantener una película molecular que soporta la carga y evita con el zinc la soldadura de los mismos en el momento de la carga.
Contiene fosforo el cual junto con los componentes anteriores inhibe el desgaste.
Es uno de los aditivos más utilizados en la industria pero tiene limitantes en desempeño ya que las cargas que soporta no logran ser muy altas, es más común para aplicaciones genéricas.
Espero esta información te sea de utilidad.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/cid:image002.gif@01CABAB2.C5F80030
De: Marcio Alberto Rossetto [mailto:mrossetto@interlub.com]
Enviado el: Jueves, 25 de Febrero de 2010 02:38 p.m.
Para: Miguel Preciado
Asunto: Informacão .
Como Estas amigo Miguel !
Podrias me hablar , me explicar sobre esse aditivo ?
ZDDP (dialquilditiofosfato de zinco),
Veja no site a propaganda : http://www.zddplus.com/ (http://www.zddplus.com/)).
SDS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/cid:image003.jpg@01CABAB2.C5F80030
Lucianom38a1
11/03/2010, 20:51
Marcio,
Obrigado pela resposta detalhada! Vou ver se consigo achar este componente para vender, e aviso os colegas do grupo.
Segue o comentário de uma das pessoas que estudou este problema, postado no WWII dodge forum: http://forum.ww2dodge.com/viewtopic.php?f=5&t=6548
Muitos por lá recomendam o Valvoline 20W 50.
Modern automotive oils have greatly-reduced levels of zinc- this was added in the past as a sacrificial material to prevent wear to camshafts and followers. Modern engines use roller-equipped cam followers. Without sufficient zinc, there is a probability that the cam lobes will wera out quickly. It's been reduced because zinc in the exhaust ruins catalytic converters.
I use Chevron DELO; there are other brands as well. This is a high zinc content diesel engine oil. I wrote an article about this subject last year which was published by the MVPA (sorry, I don't remember which issue) and there is a thread about this here, somewhere.
Abraços
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