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Ver Versão Completa : Suspensão para jeep Willys



Gondolo
25/03/2008, 12:49
Bom dia galera.
Sou novo aqui.
Gostaria de saber se alguem tem algum manual para montar suspensão independente em jeep willys. Pois o cara aqui da minha cidade quer cobrar 5 mil reais. e eu nao tenho isso!! hehehe :D

Será que alguem poderia me ajudar?!

Valeu galera!
Abracos. :concordo:

Loiro
25/03/2008, 12:57
Bom dia galera.
Sou novo aqui.
Gostaria de saber se alguem tem algum manual para montar suspensão independente em jeep willys. Pois o cara aqui da minha cidade quer cobrar 5 mil reais. e eu nao tenho isso!! hehehe :D

Será que alguem poderia me ajudar?!

Valeu galera!
Abracos. :concordo:


Explica melhor isso ai!! Com eixo rigido que eu saiba nunca vai ser independente!! Se é a suspensao que eu to pensando... Ou voce esta falando de suspensao com molas helicoidais e link'..??
[]´s

Gondolo
25/03/2008, 13:26
Explica melhor isso ai!! Com eixo rigido que eu saiba nunca vai ser independente!! Se é a suspensao que eu to pensando... Ou voce esta falando de suspensao com molas helicoidais e link'..??
[]´s
__________________________________________________ ______________

Entao.... hehehehe
desculpe minha lerdeza

Estou falando em mudar a suspensao de eixo rigido para uma com molas
helicoidais......

Tem como?!

Pois meu jeep quase tomba em curvas!!!

hehehe

Abraços. :concordo:

ANDRÉHUFF
25/03/2008, 13:45
Explica melhor isso ai!! Com eixo rigido que eu saiba nunca vai ser independente!! Se é a suspensao que eu to pensando... Ou voce esta falando de suspensao com molas helicoidais e link'..??
[]´s
__________________________________________________ ______________

Entao.... hehehehe
desculpe minha lerdeza

Estou falando em mudar a suspensao de eixo rigido para uma com molas
helicoidais......

Tem como?!

Pois meu jeep quase tomba em curvas!!!

hehehe

Abraços. :concordo:

Ola amigo, seria bom antes questionar qual a finalidade de uso do teu jipe, trilha, passeio, uso diario?? Se te pediram R$ 5000,00 para fazer uma suspensão com molas helicoidais e links, o valor não esta fora não, desde que seja um trabalho descente e criterioso. outro ponto, jipes e curvas, nunca foram sujeitos com grandes afinidades, a própria concepçÃo do jipe, bem antiga, não o torna o veiculo mais indicado para curvas, com uma suspensão assim melhora muito mas não ira torna-lo nenhum esportivo, os pneus nesse caso tambem fazem muita diferença. Como uma alternativa que tambem vai lhe trazer um beneficio em questão de maciez e dirigibilidade vc poderia optar pela colocaçÃo de um kit de molas da Toyota, kit esse vendido nas principais casas de artigos off-road, e que tem um custo bem mais atraente, pense bem antes de executar qualquer serviço, o importante é equacionar o veiculo ao teu principal uso.

Loiro
25/03/2008, 14:39
Primeiramente fale de como anda sua suspensao. COmo estao as molas, jumelos, amrtecedores. Tem feito manuteçao e etc. Fale qual o uso do jeep. Trilhas e deslocamento ate elas, dia a dia, estradas....
Depois poderemos dar nossas opinioes e voce podera amadurecer a ideia de substituir a suspensoes de feixes por uma de molas sem ter medo e sabendo das pros e contras.
[]´s

Gondolo
25/03/2008, 15:34
Nao acredito.... o forum funciona mesmo

Muito obrigado a todo mundo.....

Entao.... eu quero colocar esse tipo se suspensao, pois vou usar muito em cidade, mas tambem vou fazer trilhas com ele.....

Loiro, esse kit q vc falou eu encontro pela internet?!

Qual seria a melhor suspensao?!

Os jumelos estao novos, eu tirei acho q uns 3 feixos q tava no jeep, o cara falou q ia melhorar.... eu como nao entendo nada.... acreditei.... mas
ele tomba d mais em curvas!!! sem nocao mesmo!!
Minha namo acha sempre q vai capotar!! hehehehehe

Obrigado a todos.....

Abraços:concordo:

Elmer_Jeep
25/03/2008, 16:12
Amigo, não existe receita pronta, se vc não é engenheiro mecanico ou não tem experiencia com adaptações por favor não invente moda, não arrisque sua vida e a dos outros.

[]'s

Loiro
25/03/2008, 16:27
Nao acredito.... o forum funciona mesmo

Muito obrigado a todo mundo.....

Entao.... eu quero colocar esse tipo se suspensao, pois vou usar muito em cidade, mas tambem vou fazer trilhas com ele.....

Loiro, esse kit q vc falou eu encontro pela internet?!

Qual seria a melhor suspensao?!

Os jumelos estao novos, eu tirei acho q uns 3 feixos q tava no jeep, o cara falou q ia melhorar.... eu como nao entendo nada.... acreditei.... mas
ele tomba d mais em curvas!!! sem nocao mesmo!!
Minha namo acha sempre q vai capotar!! hehehehehe

Obrigado a todos.....

Abraços:concordo:


Nao tem melhor suspensao. Voce demora pra acertar para o seu modo de conduzir e uso do veiculo. COmo voce vai andar mais na cidade do que nas trilha tens que pensar numa suspensao que seja rasoavel pros 2. Nunca vai fica perfeito pra ambos.
Sugiro que tente colocar mais 1 feixe ou quem sabe mais de um e ver se fica bom. Outra opçao é uma especie de Kit Fess. Esse kit que o Andre falou se encontra na internet sim. www.tt4.com.br Eles fabricam o kit. O preço é R$1.400 ou algo aproximado. É uma boa! Voce deixa SPUA, pra andar na cidade e tal e coloca um pneu 50/50 ou 70/30. Uma boa é o Vj900 ou Vj901 do Marisco....
MAs começa tentando resolver na manha se nao voce vai ir trocar direto e poderia ter gastado menos e ter praticamente o mesmo efeito.
[]´s

fernandão
25/03/2008, 16:48
as vezes procuramos soluções mirabolantes quando uma solução simples
poderia ter nos atendido plenamente
para o uso que vc mesmo diz que vai ter seu jeep talves vc poderia trocar seus
feixes de molas por feixes novos com jumelos originais novos !!
e isso poderia resolver seus problemas a um custo bem menor e sem grandes
mudanças no seu jeep !!!
pense nisso pois para usar a viatura na cidade e alguns passeios o molejo original
novo te atenderá a contento !!!!

[]´s

Carlos Bernardo
25/03/2008, 20:44
Faço minha as palavras do colega Elmer.

Não inventa não campeão. Seu mecânico tá gagá, pode ter certeza.

Sergio Rocha
25/03/2008, 21:03
Só uma coisinha que esqueceram de te falar.

Jeep não é carro de corrida.Tomba mesmo.:mrgreen:



[]'

Gondolo
25/03/2008, 23:46
Pow!! valeu mesmo galera!!!
d verdade!!!
Agora entendo pq o jepeiros sao tao unidos!!! :palmas:

Eh isso ae!!

vou conversar com meu mecanico, vou ver esse kit.... tudo o q voces ]
falaram!!!

Um forte abraco a todos!!!!!

Valeeeuu!!!!:concordo:

Julinot
26/03/2008, 08:13
Gondolo... é preciso ter muito cuidado para evitar que as rodas de trás ultrapassem as rodas da frente - ou que fiquem todas as rodas voltadas para o céu. Cuide-se !!! E cuide do teu Jeep.

E lembre-se.... quanto mais devagar você conduzir o teu Jeep - sem exageros, é claro -, mais tempo os mortais comuns - aqueles que não possuem um Jeep - terão para admirá-lo.

Abraços. E bem vindo !




Pow!! valeu mesmo galera!!!
d verdade!!!
Agora entendo pq o jepeiros sao tao unidos!!! :palmas:

Eh isso ae!!

vou conversar com meu mecanico, vou ver esse kit.... tudo o q voces ]
falaram!!!

Um forte abraco a todos!!!!!

Valeeeuu!!!!:concordo:

Beluca
27/03/2008, 00:14
pra não balançar igual gangorra, acho que uma barrinha estabilizadora traria um bom resultado na cidade. Na trilha vc desliga ela.

menongoes
13/05/2008, 19:36
Bom dia galera.
Sou novo aqui.
Gostaria de saber se alguem tem algum manual para montar suspensão independente em jeep willys. Pois o cara aqui da minha cidade quer cobrar 5 mil reais. e eu nao tenho isso!! hehehe :D

Será que alguem poderia me ajudar?!

Valeu galera!
Abracos. :concordo:


olá amigo, suspensao independente pra jc esquece, mas tenho uma com molas do escort ou cadet com amortecedores da kombi q fica show muito macia e confortavel, vc pode tbm adaptar barra estabilizadoras pra fazer curva bem, mas na trilha vc tem q soltar um lado, to adaptando bolsas de ar na minha no lugar das molas pra aqualizar o jeep em facoes depois te falo se vai ficar bom, se vc quizer sai por R$4.500 com molas

jeisonk
13/05/2008, 20:52
Sai cada coisa aqui. :mrgreen:

FernandoRisso
14/05/2008, 09:21
olá amigo, suspensao independente pra jc esquece, mas tenho uma com molas do escort ou cadet com amortecedores da kombi q fica show muito macia e confortavel, vc pode tbm adaptar barra estabilizadoras pra fazer curva bem, mas na trilha vc tem q soltar um lado, to adaptando bolsas de ar na minha no lugar das molas pra aqualizar o jeep em facoes depois te falo se vai ficar bom, se vc quizer sai por R$4.500 com molas

Curioso!!! Tem fotos dessa mega adaptação???

[]'s motivando a engenharia brasileira... rsrsrs

Elmer_Jeep
14/05/2008, 09:45
Espero que não seja algo desse tipo... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12508

[]'s

Ativa offroad
03/12/2008, 21:28
eaehh forum!

Acredito que já não existem motivos para negar que,a substituição dos feixes por braços oscilantes + helicoidais é a unica forma de dispor de possibilidades ideais para,um bom equilibrio do carro sem falar,na adequação certa ao peso do veiculo; e evidentemente tbem ter mais opcões de inibir o retorno da tal mola!
O que realmente vale lembrar, é que existem duas forças agindo no eixo de um veiculo.Uma é exercida pelo peso do proprio no sentido descendente que nada mais é do que a inércia da massa
A outra faz caminho contrário ,é quando por exemplo o veiculo passa num ligeiro obstáculo e o eixo é "arremessado" contra o veiculo.
É nesta função que o feixe de molas peca,a propria construção arqueada não permite a absorvição da força aplicada

oficina do CHOKITO
17/02/2009, 22:30
Eu nao tenhao manual mais eu fiz em dois jeep ficou otimo apesar de ñ ser barato por ter que usar muito material e bem trabalhoso mais se coloca sim estou preparando um para adianteira de uma rural e. quando ficar pronta eu te mostro como ficou meu imail e oficinadochokito@yahoo.com.br :mrgreen:

OPC+JR
18/02/2009, 08:34
Pow!! valeu mesmo galera!!!
d verdade!!!
Agora entendo pq o jepeiros sao tao unidos!!! :palmas:

Eh isso ae!!

vou conversar com meu mecanico, vou ver esse kit.... tudo o q voces ]
falaram!!!

Um forte abraco a todos!!!!!

Valeeeuu!!!!:concordo:

Po você é de Taubaté? Rapaz morava aí até 7 meses atras e pretendo voltar :mrgreen::mrgreen::mrgreen:, eu era feliz e não sabia.

Mas voltando ao assunto, o cara da suspensão é o Matias?
Caramba não tinha noção do preço não... é meio carinho heim.

Para quem interessar no forum, o cara já faz essa suspensao a bastante tempo na região, já fez para muita gente, ele tem uma usinagem responsa na cidade e faz o trabalho deixando o jeep só no chassis, desmonta tudo, constroi os braços parecidos com o sistema do engesa -com chapa de aço, solda mig e tudo mais, já vi alguns sendo feitos lá e outros rodadando aí na região.

Sem dúvida o cara é caprichoso no trabalho que faz, tem experiência em fazer essa susp aí e o trabalho fica bonito, agora se fica bom é outra questão.

Porém, não posso falar mal nem bem pois não fiz isso no meu jeep, mas, tem vários feitos em TBT e na região, assim, para o seu caso Gondolo, acho que vale trocar uma idéia com o pessoal que fez e, se possível, dar uma guiada em algum jeep que tenha essa susp, outra dica, procura outros mecanicos de jeep que tem na região e dá uma conversada.

De qualquer forma eu acho que uma susp de toyota é mais negócio diante do preço que você mencionou. :concordo:

Espero ter ajudado.

[]´s

OPC+JR
18/02/2009, 08:42
Eu nao tenhao manual mais eu fiz em dois jeep ficou otimo apesar de ñ ser barato por ter que usar muito material e bem trabalhoso mais se coloca sim estou preparando um para adianteira de uma rural e. quando ficar pronta eu te mostro como ficou meu imail e oficinadochokito@yahoo.com.br :mrgreen:

Lá vamos nós, alguem se habilita?

Eu não tenho conhecimento suficiente só vou ficar olhando. :pipoca:

Pode postar as fotos aí para os entendidos analisarem?

[]´s

Elmer_Jeep
18/02/2009, 09:13
Pois é, eu ia pedir umas fotos também.

Pedro....
18/02/2009, 10:11
Também estou curioso....:pipoca:

Gustavo de Olliveira
18/02/2009, 11:37
Vamos ver se aparece uma suspensão ou uma çuspinssão

EduMendes
18/02/2009, 13:53
Nossa, lá vem mais uma perola da criatividade humana....

Vou acompanhar o tópico para ver o resultado.

:pipoca::pipoca::pipoca:

rubensx
18/02/2009, 20:00
onde é a arquibancada??? :pipoca::pipoca::pipoca:

olha na boa logico se for uma 4 link ou coisa assim acho que fica otimo, mas essa criação ai e falarem mal do feixe de molas jah acho que nego tá pedindo pedrada... :parede::parede: feixe de molas não é ruim pelamordedeus vamos deixar claro ahuauhahuahu ruim é quem não entende o funcionamento deles corretamente

depois das fotos aposto que tem uns 10 aqui pra explicar ou apaludir

:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

só num vai pstar isso na area hardcore senão...

Sergio Rocha
18/02/2009, 20:17
Pois é, eu ia pedir umas fotos também.

Eu tb. Estou afim de rir um pouco.

[]':pipoca::pipoca:

Julio Rebello
18/02/2009, 21:25
Eu Te Aconselho Manter Tudo Original Nas Molas E Jumelos. Troque As Buchas Por Poliuretano E Procure Apenas Por Amortecedores De Dupla Ação Com O Curso De Acordo Com Os Originais.
Se Vc Mantiver A Suspensão Alinhada E Lubrificada, é O Bastante P/ O Que Vc Deseja.
O Jeep é, Por Natureza, Um Carro Robusto E Por Isso Nunca Será Macio Como Um Carro De Passeio.
Use Pneus Macios E Com A Calibragem Correta. Verá Que Não Tem Muito O Que Alterar E Nem Mesmo Ga$$tar P/ Ter O Jeep Numa Boa.

Sds4x4,
Julio Cj

Snoop
18/02/2009, 22:32
Fiz uma pequena modificação no meu que ajudou bastante...na questa da estabilidade...

Att.

Elmer_Jeep
19/02/2009, 09:25
Fiz uma pequena modificação no meu que ajudou bastante...na questa da estabilidade...

Att.

Isso ai só ajuda na teoria...

Na prática é diferente:
Suspensão por fora Chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1205)

[]'s

harilus
20/02/2009, 22:19
ola.
tbsou novo no nogocio.
mas acho que com a troca dos eixo pelos da rural. e com os feixes de molas
do lado de fora do chassis e com barras estabilizadoras melhorariam muito a estabilibade do jeep.
pelo menos e o que eu acho e pretendo fazer no meu.
abraço
obs.: se algue tiver fotos dasta adaptação favolr postar.

Sergio Rocha
21/02/2009, 18:00
ola.
tbsou novo no nogocio.
mas acho que com a troca dos eixo pelos da rural. e com os feixes de molas
do lado de fora do chassis e com barras estabilizadoras melhorariam muito a estabilibade do jeep.
pelo menos e o que eu acho e pretendo fazer no meu.
abraço
obs.: se algue tiver fotos dasta adaptação favolr postar.

Como vc mesmo disse. é novo no negócio.Molas por fora do chassi não melhora a estabilidade, e ainda reduz o curso da susp.

Leia o tópico que o Elmer colocou.

[]'

Alexandre Henrique Olivei
22/02/2009, 23:40
O Jeep é um projeto eficiente, há mais de 50 anos. Suspensões com feixes de mola são resistentes e muito eficientes no fora de estrada. Jeep e curvas realmente merecem atenção, porém antes de ir mudando tudo, será que o sistema do seu Jeep está funcionando adequadamente ?

1) Não conheço sobre a condição dos feixes de molas, porém se estiverem velhos, substitua. Não importa se estão cansados ou não. Substitua.
2) Inspecione o estado geral dos suportes dos amortecedores. Revise tudo.
3) Substitua os amortecedores por amortecedores novos, com buchas novas.
4) Peça para o seu mecânico checar sobre o alinhamento dos eixos.
5) Por fim, substitua os coxins de carroceria. Também influenciam muito na sensação de instabilidade.

Sou membro mirim, porém acredito muito no projeto desse carro e aconselharia a revisar o sistema original ao invés de ir substituindo, pois você pode matar o Jeep. O máximo que eu aconselharia seria substituir pelo sistema da Toyota Bandeirante. O meu CJ foi todo revisado conforme os ítens acima e melhorou 100% em relação ao que era quando eu o adquiri há 2 anos.

Pense bem,

Espero ter ajudado,:concordo:

Alexandre.
Eng.Mecânico.

harilus
28/02/2009, 22:36
vale ...
desisti do feixe por fora... mas ainda quero colocar eixos mais largos...
o da rural tem o bola no meio e estão falando que da problema.
o da f 75m e deslocado mais e mais largo.
para por alargador de rodas na frente ... teria algum problema.

rubensx
01/03/2009, 00:26
vale ...
desisti do feixe por fora... mas ainda quero colocar eixos mais largos...
o da rural tem o bola no meio e estão falando que da problema.
o da f 75m e deslocado mais e mais largo.
para por alargador de rodas na frente ... teria algum problema.

sim o eixo da rural é "quase" no meio....

qual problema vc acha que dá?

o cardan semi atravessado (muito pouco) pode só ficar barulhento mais nada.

se vc muda ro cambio e reduzida 9meu caso0 sai no meio e resolve, mas isos é outra historia, muita gent eusa o cardan atravessado e não tem problemas, inclusive com SPOA

harilus
01/03/2009, 19:08
valeu...
mas se por o eixo da f75 atraz.
e de rural na frente com alargador.
os alargadores não forçaria mais os rolamentos do munhão.

obrigado

rubensx
01/03/2009, 21:31
dá uma pesquisada no forum que vc acha, nos eixos originais do willys quase 80% usam alargadores não tem problema

se usar o da f-75 vai fcar muito largo atrás (ui) uhahuahuahua

veja o que deseja e manda bala (o eixo dianteiro da f-75 e rural são iguais)

fugger
01/03/2009, 22:13
o cardan semi atravessado (muito pouco) pode só ficar barulhento mais nada.

:discordo: pode dar um put@ problema de vibração no cardã... e pra minimizar isso só com CV

[]´s