PDA

Ver Versão Completa : Usar Ou Não Caixa De Kombe Com Redução???

Quílvio Talvani
23/03/2008, 16:58
Amigos do Forum, tenho lido varias discrição do uso de caixa de kombe com redução e agora num outro tópico alguém orientando um possuidor deste tipo de caixa que retire a mesma de sua gaiola que é uma porcaria.
Eu estou montado uma gaiola e nesta semana ganhei de um cliente uma destas caixa completas e de bom estado e fique muito inclinado a fazer uso da mesma.
Mas ao ler aquele tópico me veio uma dúvida.

SOLICITO AOS MEMBROS MAIS EXPERIENTES E MESMO PARA AQUELES QUE FAZEM USO DESSE TIPO DE CAIXA AS SUAS OPINIÕES, COLOCO A CAIXA OU NÃO?????

Ninja4x2
24/03/2008, 08:02
tb estou esperando resposta....

Denilson Maçaneiro
24/03/2008, 12:27
Quilvio vc poderia colocar umas fotos desta redução, gostaria de conhecer este sistema...

umberto xxxrrr
24/03/2008, 14:20
Pelo que entendi deve ser a cx de marchas de kombi com a sua respectiva relação de redução no diferencial.

Por que se for uma cx de redução acoplada à cx de kombi...desconheço.

divespanhol
24/03/2008, 16:44
Acho que é esta

Denilson Maçaneiro
24/03/2008, 18:16
Deixa eu ver se entendi...
essa caixa da kombi vem com uma reducao na ponta de eixo, com isso tense mais torque com baixa rotacão do motor, é isso???
essa caixa é usada para se ter mais forca, mais se quiser velocidade ela não seria boa???
desculpe minha gonorância..

Quílvio Talvani
27/03/2008, 07:15
Caro amigo Denilson, se for o caso de usar a gaiola para fazer o deslocamento até a trilha deve-ser substituida a quarta marcha ou melhor a encrenagem da quarta marcha devera ser substituida pela da variant ou da brasilia que menor e te dará uma maior velocidade final.

divespanhol
27/03/2008, 09:25
Denílson, VC compensa na altura do pneu
Abraço

Denilson Maçaneiro
27/03/2008, 12:30
Entendi....
Quem ai já teve ou tem essa redução e recomenda?
Quem acha que não vale a pena? E porque?

Deem suas opniões...

Valeu

Edintruder
27/03/2008, 13:00
Eu não tenho gaiola porém eu usaria sem dúvidas!
Vantagens:
- Maior redução de 1a marcha;
- Ajuda a compensar o torque perdido em pneus de até 33";
- Permite maior altura livre do solo.

Desvantagens:
- Tem que adequar a 4a marcha para compensar o efeita da redução;
- Tem que virar o diferencial para dar o giro final no sentido correto;
- Mais uma peça para ter risco de quebras e manutenção.

thiago pupo fonseca
27/03/2008, 13:09
pelo q eu li , este sistemaera ultilizado pelo kubelwagen na guerra e li em algumas materias q seu desempenho em alguns obstaculos superava o de diversos 4x4 , entao creio q vc tera uma forca tremenda para trilhas , esta caixa e da kombi antiga

Quílvio Talvani
27/03/2008, 19:57
Eu não tenho gaiola porém eu usaria sem dúvidas!
Vantagens:
- Maior redução de 1a marcha;
- Ajuda a compensar o torque perdido em pneus de até 33";
- Permite maior altura livre do solo.

Desvantagens:
- Tem que adequar a 4a marcha para compensar o efeita da redução;
- Tem que virar o diferencial para dar o giro final no sentido correto;
- Mais uma peça para ter risco de quebras e manutenção.
Caro Edintruder, não compreendi tua afirmação quanto a virar o diferencial para obter sentido correto, acho que o amigo se equivocou, pois a mesma é de kombe e funciona no mesmo sentido do que qualquer caixa de fusca, varinat e brasilia.
Acho que o amigo deveria rever esta afirmação.
Um abraço Quílvio Talvani.

Edintruder
28/03/2008, 11:33
Quilvo,
Talvez você tenha que reler as mensagens e entender o funcionamento da redução, pois no diferencial da Kombi, a coroa é na direita do pinhão, e do fusca e afins a coroa fica na esquerda do pinhão, pois nesse sistema de redução o semi eixo gira em sentido oposto da roda.

Para isso basta montar a tampa com o diferencial virado.

Quílvio Talvani
29/03/2008, 08:33
Caro Edintrude, agora que observei que tu és papa-areia que nem eu.
Eu realmente não entendi o que tu disseste, se vou por a caixa da kombe na gaiola e ela funcionava num kombe normalmente para que eu vou precisar vira a coroa???
Estou sempre receptívo a receber e aprender novas informações e gostaria que tu me explicasse o porque da da transferência da coroa de um lado para outro.

gusmão_30
29/03/2008, 11:42
Na Minha Gaiola Eu Estou Usando Uma Cx De Gol Bx

Edintruder
29/03/2008, 22:08
Na caixa de kombi, os eixos giram em sentido oposto às rodas pois existe a caixa de redução nas pontas de eixo que invertem o sentido de giro final, então se pegar uma caixa de Kombi com as caixas de redução estará pronto pra rodar, porém se tirar as caixas de redução das pontas de eixo e virar o eixo direto pra roda tem que desmontar o diferencial e invertê-lo para mudar o sentido de giro dos eixos.
No caso do Gol Chaleirinha, é o mesmo esquema, só virar o diferencial para usar os eixos direto nas rodas e motor prá trás, mas se colocar o motor pra trás e se não quiser virar o diferencial basta usar as reduções da Kombi.

Quílvio, eu me escondo no Cassino o ano inteiro. Isso aqui está crescendo muito, da qui a pouco vou saior do Cassino e ir pro Senandes que é mais sossegado... Vi uma Chácara no Senandes de 8 Ha que tem um banhado no meio que tem um bom espaço pra fazer uma pista pra brincar com 4x4, pra fazer negócio com a minha Casa! A minha mulher me tirou essa idéia da cabeça no momento que viu o banhado e viu o que eu estava pensando...

Quílvio Talvani
30/03/2008, 10:46
Caro Edintruder, eu tenho aqui em Porto Alegre arrendado uma area de 25 Ha dentro da cidade, fica na Av. Protásio Alves, onde antes eu criava cavalos griolos, também estou pensando em fazer uma pista para brincar com 4X4 e outra de terra para corrida, mas a minha prioridade neste momento é terminar a minha gaiola aí vou pensar em fazer as pistas. Estou fazendo-a com bastante calma estudando e analisando como fazer e o que não fazer estou pensando num briquedinho especial que atenda todas as necessidades para não ficar fazendo outra porque faltou algum detalhe. Quando ela ficar pronta é para só dar satisfação. Um abraço Quílvio Talvani.

Ronaldo Rolim
30/03/2008, 19:41
Querido Quilvio: espero, humildemente, dar a palavra final na história das caixas de redução de kombi em gaiola, por que eu PAGUEI pra ver e se ferremô! Eu tenho ofina de jeeps e também faço gaiolas, com motor de fusca, ap, moto e etc, inclusive com motor de moto com 150 cc e 20 (VINTE!) marchas, gaiolas que vão pras trilhas de Rolante, trilha pesada, tipo sair as 21:30 e chegar as 6:00 da manhã, no meio de 14 gaiolas e apavoram... Se tem velocidade? Da 80 por hora. Se tem força? Video no Youtube: "Rebocando o Toyota" mas isso é outra história, vamos voltar as caixas de redução... Fiz uma gaiola para um amigo e ele colocou motor MD 1.5 passat... Ele pesa 140 kilos... Achou fraca e botou 1.8 a álcool com cabeçote beeem rebaixado e achou que tava fraca para as trilhas daqui, que são realmente pesadas, a gaiola com kichute 33 "frita" a embreagem e não vai. Veja bem, final tem, mas uma gaiola é para ter final? Dar mais de 100 km/h? Isso é para competição, que gosta, tudo bem, mas mete nas nossas trilhas prá ver... Nem arranca no meio do morro, no meio das pedras, pedras do tamanho de um bujão de gás, passamos por cima dando risada, amassando tudo por baixo, imagina onde trancamos... Então meu amigo pesado veio com essa: quero botar as caixas de kombi... Botei... Camarada, força deixou de ser o problema, o problema é na suspenção... Sabe aquela arrancadona que tu da de gaiola ou mesmo de fusca e ele abaixa a trazeira e ai mesmo é que traciona e gruda e vai, seja no barro ou no asfalto? Pois esse efeito inverte e o troço levanta a bunda, os amortecedores endurecem no fim de curso, quebram até, e a suspenção não trabalha, e na subidona de pedra o troço chega a até vir prá traz, uma merda. Até as costas da gente dói, pois o troço endurece mesmo. Eu já tinha achado aqui mesmo no fórum explicação semelhante, mas teimoso, achei que o aumento de torque (de 25%) compensaria o desconforto, mas não... Outra coisa, os impactos ao tracionar, passam direto para a caixa e quebrou TRÊS vezes as planetárias... Então, não bote, é fria. Um abraço a todos... Se quiser meu telefone te passo uma mensagem privada.

Espero ter ajudado.

JefersonRS
30/03/2008, 19:45
Caro amigo, não sou conhecedor da verdade, pelo contrário, é algo que estou me adequando com o tempo sobre o off road, até então eu acelerava no asfalto, mas derrepente o que venho falar aqui, ajude em algo.
Postei um tópico anteriormente sobre POTÊNCIA X CONTRA PESO, mas agora já entendendo apenas alguns % mais do que antes, comprei a minha gaiola a pouco mais de 30 dias e ela tem esta redução da kombi nas rodas, ela realmente da muita, muita força (torque) a uma gaiola, tanta força da que tive de acrescentar 100KG na frente da minha para deixar ela no chão.
Fiz apenas 3 trilhas já, mas o que deu para notar é que enquanto os amigos com gaiolas leves e com motor ap igual a minha pisam para ultrapassar alguns obstáculos com (lama, água e etc), com a minha pouca força faço, passo rindo, porém em estradão, fico chorando de tanta poeira que como.
Acredito que vc deva antes de mais nada, pensar com qual finalidade quer tua gaiola:
Estradão, velocidades altas? não coloque a redução.
Trasmpor obstáculos, lama e etc, não se importando com velocidade final, coloque-as.
Minha gaiola tem motor ap 1.8, caixa de passat e estas reduções, mas o que me encomoda um pouco apenas, é que minha caixa de marchas, fica invertida, 1 para traz, 2 para frente e assim por diante pois esta redução inverte o toque da caixa, sendo assim, fica invertida a colocação das marchas, mas estou acostumando, as vezes coloco um ré no lugar da primeira, arranco algumas arvores atráz, bato no parachoque dos amigos, mas tudo é festa.
Espero de alguma forma ter ajudado em algo com meu pouco conhecimento.
Abraço.

JefersonRS
30/03/2008, 20:07
Segue foto de da redução que a minha possui.

Denilson Maçaneiro
30/03/2008, 20:08
Querido Quilvio: espero, humildemente, dar a palavra final na história das caixas de redução de kombi em gaiola, por que eu PAGUEI pra ver e se ferremô! Eu tenho ofina de jeeps e também faço gaiolas, com motor de fusca, ap, moto e etc, inclusive com motor de moto com 150 cc e 20 (VINTE!) marchas, gaiolas que vão pras trilhas de Rolante, trilha pesada, tipo sair as 21:30 e chegar as 6:00 da manhã, no meio de 14 gaiolas e apavoram... Se tem velocidade? Da 80 por hora. Se tem força? Video no Youtube: "Rebocando o Toyota" mas isso é outra história, vamos voltar as caixas de redução... Fiz uma gaiola para um amigo e ele colocou motor MD 1.5 passat... Ele pesa 140 kilos... Achou fraca e botou 1.8 a álcool com cabeçote beeem rebaixado e achou que tava fraca para as trilhas daqui, que são realmente pesadas, a gaiola com kichute 33 "frita" a embreagem e não vai. Veja bem, final tem, mas uma gaiola é para ter final? Dar mais de 100 km/h? Isso é para competição, que gosta, tudo bem, mas mete nas nossas trilhas prá ver... Nem arranca no meio do morro, no meio das pedras, pedras do tamanho de um bujão de gás, passamos por cima dando risada, amassando tudo por baixo, imagina onde trancamos... Então meu amigo pesado veio com essa: quero botar as caixas de kombi... Botei... Camarada, força deixou de ser o problema, o problema é na suspenção... Sabe aquela arrancadona que tu da de gaiola ou mesmo de fusca e ele abaixa a trazeira e ai mesmo é que traciona e gruda e vai, seja no barro ou no asfalto? Pois esse efeito inverte e o troço levanta a bunda, os amortecedores endurecem no fim de curso, quebram até, e a suspenção não trabalha, e na subidona de pedra o troço chega a até vir prá traz, uma merda. Até as costas da gente dói, pois o troço endurece mesmo. Eu já tinha achado aqui mesmo no fórum explicação semelhante, mas teimoso, achei que o aumento de torque (de 25%) compensaria o desconforto, mas não... Outra coisa, os impactos ao tracionar, passam direto para a caixa e quebrou TRÊS vezes as planetárias... Então, não bote, é fria. Um abraço a todos... Se quiser meu telefone te passo uma mensagem privada.

Espero ter ajudado.

Ronaldo na sua opnião qual a melhor configuração para uma gaiola??

Quílvio Talvani
30/03/2008, 20:14
Caro JefersonRS, eu criei este topico justamento depois de ter lido o teu, onde o nosso amigo de Candelaria orientava que tu deverias tirar a caixa com redução porque era uma porcaria. Atualmente estou convicto de devo usar a caixa com redução porem com um detralhe, que é de trocar a engrenagem da quarta marcha da caixa redução pela quarta da variant II assim não comerei tanta poeira no deslocamentos até as trilhas.
Um abraço e obrigado pela tua participação. Quílvio Talvani.

Ps: Como a distância entre Caxias e Porto Alegre não é muita grande quem sabe um dia possamos fazer trilha junto.

Denilson Maçaneiro
30/03/2008, 20:26

Espero ter ajudado.

Ronaldo eu vi no youtube sua gaiola, amarela com motor de moto, fiquei muito imprecionado em vela puxando um toyota..
Vc poderia nos informar a configuração dela?
Pelo que pude ver ela tem motor de moto, mas que caixa é aquela? ela não tem redução da kombi ou tem?
se possível vc poderia colocar algumas fotos...
Parabéns por sua montagem sem sombra de dúvidas ela ficou muito forte apesar de ter motor de moto...
Abraços..

JefersonRS
30/03/2008, 20:38
Com certeza, estamos ai né.............o convite será aceito certamente......

Quílvio Talvani
30/03/2008, 21:08
Meu estimado Ronaldo, muito obrigado por sua participação, eu ainda não havia lido a teu comentário quando respondi ao JerfensoRS, muito interessante esta tua informação quanto o endurecimento da suspenção na parte traseira, é esse tipo de informação que estou procurando para poder até tomar uma posição ou talves me valendo da experências como a tua tentar fazer algo para menizar tal problema. Devo confessar que conheço mecanica muito na teoria mas muito pouco na pratica, estou construindo a minha gaiola com um mecânico que trabalhou durante 40 anos preparando carros de corridas em Tarumã e o velho conhece muitos segredos de suspensão e outras manhas de preparação e vou levar esta tua informação para ele para ouvir sua opinião e ver se ele tem algum tipo de solução para este tipo de dificuldade.

ACEITO SIM QUE TU ME ENVIE O NÚMERO DE TEU TELEFONE, SERÁ UM PRAZER PARA MIM PODER CONTAR COM TEU APÓIO.

Ps: Taquara fica bem pertinho de Porto Alegre, que sabe depois de minha gaiola ficar pronta não dou um pulo aí para fazermos uma trilha juntos, que achas da idéia.

Ronaldo Rolim
31/03/2008, 07:32
Opa, aceito a visita com muito gosto, álias, melhor ainda, se quiseres vir aqui ver uma gaiola que ainda tem as caixas de redução de um amigo meu, podes até andar nela e experimentar antes de fazer alguma coisa, melhor ainda, né? Pode ser qualquer domingo, pois sábados tiro o dia para agradecer a Deus pelas infinitas graças que tem me dado! E dasafios também, que não tem sido poucos... Domingo agora, a principio, estarei na feira do Big, em Poa, talvez possamos conversar ai, um pouco... Posso levar fotos no pen-drive... Quanto a melhor configuração para uma gaiola, como me perguntaram, acho que, para NOSSO uso aqui, de trilhas pesadissimas, seria o ap 1.6. Mais que isso, aqui, é puro exagero. Mas fusca a ar, 1600, também vai muito bem, e não necessita tanta adaptação... Fica mais simples para primeira gaiola de alguém, depois, se ver que o que falta, é motor, aí cresce a coisa.

Fotos dessas artes, de gaiolas e jeeps e outros aparelhos não tão potentes (bicicletas) no orkut, no meu album de fotos... Procurem pelo "Rolim" na comunidade "O passat 222 é manco" Se ao olharem,deixarem comentários, aí acharei que valeu a pena... Se não der tempo, um abraço assim mesmo.
Espero mais uma vez, ter ajudado.

Abraços.

Ronaldo Rolim.

Denilson Maçaneiro
31/03/2008, 12:35
Opa, aceito a visita com muito gosto, álias, melhor ainda, se quiseres vir aqui ver uma gaiola que ainda tem as caixas de redução de um amigo meu, podes até andar nela e experimentar antes de fazer alguma coisa, melhor ainda, né? Pode ser qualquer domingo, pois sábados tiro o dia para agradecer a Deus pelas infinitas graças que tem me dado! E dasafios também, que não tem sido poucos... Domingo agora, a principio, estarei na feira do Big, em Poa, talvez possamos conversar ai, um pouco... Posso levar fotos no pen-drive... Quanto a melhor configuração para uma gaiola, como me perguntaram, acho que, para NOSSO uso aqui, de trilhas pesadissimas, seria o ap 1.6. Mais que isso, aqui, é puro exagero. Mas fusca a ar, 1600, também vai muito bem, e não necessita tanta adaptação... Fica mais simples para primeira gaiola de alguém, depois, se ver que o que falta, é motor, aí cresce a coisa.

Fotos dessas artes, de gaiolas e jeeps e outros aparelhos não tão potentes (bicicletas) no orkut, no meu album de fotos... Procurem pelo "Rolim" na comunidade "O passat 222 é manco" Se ao olharem,deixarem comentários, aí acharei que valeu a pena... Se não der tempo, um abraço assim mesmo.
Espero mais uma vez, ter ajudado.

Abraços.

Ronaldo Rolim.

Ronaldo quanto a suspensão e caixa o que vc recomenda?

Quílvio Talvani
31/03/2008, 12:40
Caro Rolim, com certeza vou te procurar na feira do Big, aí poderemos conversar melhor que será sem dúvida um grande prazer, me envia por gentileza o número do teu celular para eu poder te localizar lá no domingo. Qual é o horário que tu estará por lá?
E aceito o convite com muita satisfação ir te visitar e exprimentar esta gaiola com caixa de kombi reduzida.
O meu e-mail : quilviopereira@gmail.com
Um grande abraço Quílvio Talvani.

Ronaldo Rolim
01/04/2008, 00:52
Pois é, estimado amigo, vou "posar" no cunhado ai, na Démetrio Ribeiro, no centro, para estar cedo na feira, mas o meu cedo é lá pelas 8, 8,30... Te passei o celular lá onde fostes olhar as fotos, se és esperto, (e sei que és) me liga nele primeiro, amanhã, terça...

Prá quem me perguntou a melhor caixa e suspenção, não tem muito prá onde fugir, tem que ser fusca, né? Variante 2 também fica bom, tem algumas vantangens... Eu que já fiz até carro elétrico com capacidade para 10 pessoas, já usei de tudo... O que???? Querem fotos? Não me duvidem...

Abraços elétricos.

Cezar candelaria
06/04/2008, 19:03
Caro JefersonRS, eu criei este topico justamento depois de ter lido o teu, onde o nosso amigo de Candelaria orientava que tu deverias tirar a caixa com redução porque era uma porcaria. Atualmente estou convicto de devo usar a caixa com redução porem com um detralhe, que é de trocar a engrenagem da quarta marcha da caixa redução pela quarta da variant II assim não comerei tanta poeira no deslocamentos até as trilhas.
Um abraço e obrigado pela tua participação. Quílvio Talvani.

Ps: Como a distância entre Caxias e Porto Alegre não é muita grande quem sabe um dia possamos fazer trilha junto.
Amigo, mas tu é teimoso mesmo hahahah. ( brincadeira). Não é a questão de velocidade final o problema, o problema é que simplesmente tu não vai conseguir fazer trilhas. Mas tu que sabes, experimenta e depois tu nos conta. Mais uma, eu e o Ronaldo já háviamos falado muito sobre essa redução em outro tópico, por isso eu disse que era uma porcaria, experiência propria.

Quílvio Talvani
06/04/2008, 20:43
Caro Cezar Candelaria, estou construindo a minha gaiola com um mecânico que por 40 anos preparou carro de corrida em tarumã, ele conhece um pouquinho de suspensão e disse-me que acha que pode resolver este problema da caixa de kombi. Hoje o Ronlado Rolim, aquele lá de Taquara este que tu te referiste almoçou aqui em casa e nos discutimos este assunto da caixa reduzida da Kombi. Inclusive ele vai consegui uma emprestada lá em Taquara para eu dar uma dar umas voltas. Vamos ver o acontece até lá vou continuar teimando hahahahahah.
Um grande abraço e obrigado por tua participação. Quílvio Talavni.

JefersonRS
07/04/2008, 12:06
Nos últimos dias não tive muito tempo para postar respostas sobre meus acertos com a gaiola.
Caro amigo Quílvio, estou começando devagarinho a me inteirar dos assuntos, já fiz alguns ajustes nas minha gaiola, peso na dianteira, regulagem dos braços de direção traseiros, que faziam ela jogar muito e fui descobrir que a suspensão traseira estava trancada, isto estava ajudando a gaiola a empinar também.......
Não tenho muito conhecimento ainda como os amigos do fórum, mas o que notei eu duas trilhas que fizemos é que onde as outras gaiolas tem de passar com uma certa velocidade em (lama, água, e etc, terreno relativamente ruim) a minha passa sem fazer muita força acho que é devido a redução nas rodas.
Outra coisa chata que havia na minha é por o motor se colocado invertido, o meu cambio estava invertido também, este problema já resolvi com o conjunto da manopla do gol chaleira que ajustou este meu problema.
Este final de semana acredito que ela deve estar pronta para mais alguns testes, se quiseres vir a Caxias, podemos ver isto juntos.
Forte abraço.

Quílvio Talvani
07/04/2008, 14:25
Estimado JefersonRS, fiquei muito contente com teu convite, se pudesse aceitaria com maior prazer, mas na sexta-feira fiz uma cirurgia no ombro direito para remover duas calcificações que me incomodavam muito e assim estou sem poder dirigir por uns quinze dias, mas se o convite permanecer após minha recuperação aceitarei com maior prazer.
Estou muito curioso para ver a tua gaiola andando, pois tu és o único que bota fé nesta caixa com redução, pois o resto dos colegas de grupo mandam pau direto.
Neste domingo tive o prazer de receber o Ronaldo Rolim lá de Taquara com a esposa Marli e sua encantadora filha Syang aqui em casa para almoçar muito boa praça, mas ele é ferrenho opositor desse tipo de caixa.
Mas como diz o Cezar de Candelária eu sou teimoso, vamos ver como ela se comporta no meu projeto aí sim poderei dizer se funciona ou não.
Obrigado pelo convite e a tua participação um abraço. Quílvio Talvani.

JefersonRS
07/04/2008, 17:05
Faço questão de recebe-lo aqui, com certeza, o convite continua estendido, quando estiveres recuperado, só me comunicar e estarei a disposição.
Quanto a redução da Kombi, não quero questionar os amigos que são contra, pelo contrário, eles sabem muito mais do que eu e tem muito, muito mais cancha que eu.
Na minha modéstia opinião, a redução das rodas estão boas para aquilo que me proponho, mas se os amigos são contra, motivos tem com certeza, pois já fizeram e desfizeram, e devem ter suas razões e justificativas para isto.
Eu estou começando agora, sou um novato nisto, nem mesmo fui eu que construí a minha, quem sabe no amanhã com mais conhecimento sobre tudo isto, possa a vir pensar diferente, mas por enquanto onde coloco a gaiola ela vai sem estress.......
Forte abraço a todas que colaboram.

JefersonRS
07/04/2008, 17:08
Me esqueci de comunicar algo:
Eu uso a redução da kombi nas rodas ok, não a caixa de kombi.

Quílvio Talvani
07/04/2008, 17:48
JefersonRs, é o mesmo que eu vou fazer vou usar uma caixa de kombi normal e nas rodas estas caixas de redução com eixo com homocineticas.

Cezar candelaria
07/04/2008, 19:12
Caro Cezar Candelaria, estou construindo a minha gaiola com um mecânico que por 40 anos preparou carro de corrida em tarumã, ele conhece um pouquinho de suspensão e disse-me que acha que pode resolver este problema da caixa de kombi. Hoje o Ronlado Rolim, aquele lá de Taquara este que tu te referiste almoçou aqui em casa e nos discutimos este assunto da caixa reduzida da Kombi. Inclusive ele vai consegui uma emprestada lá em Taquara para eu dar uma dar umas voltas. Vamos ver o acontece até lá vou continuar teimando hahahahahah.
Um grande abraço e obrigado por tua participação. Quílvio Talavni.
Valeu Quilvio! É isso aí, se tu achas que pra ti pode funcionar mete bala! Tu tens bons amigos aí por perto que entendem do assunto. Só estou sentido que não me convidaram pro almoço!hahahhahah.Um abraço.

Quílvio Talvani
07/04/2008, 23:39
Valeu Quilvio! É isso aí, se tu achas que pra ti pode funcionar mete bala! Tu tens bons amigos aí por perto que entendem do assunto. Só estou sentido que não me convidaram pro almoço!hahahhahah.Um abraço.
Caro Cezar Candelaria, quando vieres a Porto Alegre estais convidado para almoçar, sera um prazer receber o amigo.

ojaneri
10/05/2008, 22:47
Retrazendo o tópico, qual a velocidade final que dá para ir com a gaiola de vocês no estradao, com e sem redução de kombi? Será que com a redução dá para chegar a uns 80km/h na 4a marcha?

Cezar candelaria
11/05/2008, 18:02
É muito relativa essa resposta, pois depende da altura do pneu, giro do motor. Mas em condiçôes normais com motor de fusca até 110km, visto que os pneus são grandes. Mas isso tudo é muito relativo. Mas o melhor mesmo é saltar fora dessas reduções. Se quiser reduzir coloca o diferencial 7 x 36, fica quase a mesma coisa. Valeu!

JefersonRS
11/05/2008, 19:32
Concordo com o amigo Cezar, depende muito de giro do motor, altura e pneus, não tenho muito conhecimento, mas tenho uma gaiola com redução da kombi e motor ap 1.8, no meu caso com esta redução supera os 100km certo, porém o problema e domar o bicho nesta velocidade, a minha gaiola devido também as reduções, no centro dela esta com 45 cm de altura, e uma gaiola com esta altura certamente não é boa para velocidades elevadas em estrada, tenho amigos que andamos juntos com gaiolas feitas para estrada, são baixas, esta que estou falando tem ap 2.0 alcool, em estrada chega a 145km por hora, mas veja bem motor liberado sem redução alguma....
Eu para varirar ando sempre em rotação alta e sempre atraz deles, mas, quando o terreno fica ruim, ai as coisas mudam radicalmente, eles ficam e eu vou, e muitas vezes tenho de puxa-los também............
Como não faz muito que tenho esta gaiola, ja troquei os retentores das duas reduções pois começaram a vazar óleo, não sei se estavam muito rodados já, ou se isto é um defeito crônico, mas ficarei sabendo disto com o tempo e outra coisa ruim que vejo, é que a minha caixa de marchas fica invertida, 1 para traz, 2 para frente e assim por diante.
Agora faço a pergunta ao amigo Cezar, esta reduções sempre dão problemas no retentores?
Forte abraço aos amigos e espero ter colaborado em algo.

Cezar candelaria
22/05/2008, 23:20
Amigo Jefersom. O retentor vasa por duas razões. Ou ele proprio tá com defeito, ou o eixo gasta na ponta de dentro, o que acaba desalinhando o eixo, consequentemente o eixo força o retentor para baixo e vasa oleo ali. Revise os rolamentos para que não ocasione o mesmo problema. Outra dica é usar mais graxa misturada com oleo 140, fica uma pasta mesmo, mas não vasa tão facil. Se vazar no eixo debaixo da redução, aperte bem a porca da ponta de eixo.:concordo:

JefersonRS
25/05/2008, 19:20
Não sabia que poderia ser adicionado graxa junto com o olho, interessante isto, quanto devo acrescentar, pode me informar? Desde que comprei a gaiola troquei os retentores do lado esquerdo e ao pouco, do lado direito, não faz muito tempo que estou com ela, mas se continuar isto, ai sim saberei que tem mais algum problema, forte abraço amigo.......obrigado novamente...

Cezar candelaria
26/05/2008, 21:15
Não sabia que poderia ser adicionado graxa junto com o olho, interessante isto, quanto devo acrescentar, pode me informar? Desde que comprei a gaiola troquei os retentores do lado esquerdo e ao pouco, do lado direito, não faz muito tempo que estou com ela, mas se continuar isto, ai sim saberei que tem mais algum problema, forte abraço amigo.......obrigado novamente...
Beleza! Coloca um potinho daqueles bem pequenos de margarina e meio litro de oleo 140, acho que é isso que eu coloquei aquela vez. Digo isso porque faz tempo que eu vendi ela. Olha só, não sou mecânico profissional, mas entendo um pouco do assunto e já tive varias gaiolas de tudo que foi tipo de mecânica e por isso dou algumas dicas, porque muitas vezes a pratica manda mais que a teoria. Valeu!

JefersonRS
29/05/2008, 22:28
Desculpe a demora da resposta amigo, estive meio ocupado, valeu mesmo pela dica, vou fazer isto para ver o q acontece, forte abraço Cezar.

fc racing
04/06/2008, 22:46
E ae pessoal blzzzzzzz
Eu tb apoio a redução da komby pois ja estou colocando em minha gaiola tb só q é uma 4x4 sera q vai fica bom????????? achu q sim mas gortaria de dicas c possivel........abraços

Ludierry
05/06/2008, 20:21
Na minha opinião, a reduzida não funciona pra nós, ela pula d+ na subida, tem muita força, todas usam ponta de eixo normal fusca brasa etc ou estamos fazendo uma com mocinetica q seria da variante2 ou kombi mas sem redução...abs...

Ramon Alves
01/07/2008, 15:49
estou aki tentando adaptar essa caixa em um fusca de trilha que eu possou,aparentemente pareçe facil ou pelo menos com pequenas adaptaçoes mas quando cheguei a caixa perto da traseira do carro pra medir tamha e coisa e tals percebi muitas adaptaçoes a serem feitas!
para começar o facao do fusca é diferente do da kombi,sendo a barra de torçao tbem diferente pois a da kombi mais grossa!!
dai estou co essa questao aki pra resover como o colokar a caixa da kobi no fusca sendo que nem o facao e nem as barras de torçao batem?
posso cortar no facao e fazer emenda?
espero que esta duvida seje tirada pelos membros mais esperientes do forum,e por auqees que jah possuem essa adptaçao!
abraços a todos!

JefersonRS
01/07/2008, 21:46
Tenho estas caixas de redução na minha, porem a minha gaiola é tubular feita encima da mecanica do santana, mas ja vi fusca usando isto, porem nao sei informar como foi feita esta adaptação.............
Estou indo este final de semana para SC onde comprei a minha gaiola, vou dar uma volta la e ver se acho o fusca q usa isto, dai faço algumas fotos e mando para vc....

JefersonRS
01/07/2008, 21:47
Tenta falar com o FC Racing, ele está ou ja acabou a dele e é tração 4x4 com as reduções.......

Ramon Alves
03/07/2008, 20:09
tava sem net aki por falha do servidor ams jah voltou ao normal !!
colokei a caixa no meu fusca fiz uns tests e mim surprendi muito com a força que o carro ganha!!
tive algus probleminhas com a adaptaçao e mais lamentavel mesmo é que agorinha quando voltava pra casa nos teste ele pareçe que eubrou ou as palnetarias da caixde redulçao ou a coroa e pinhao!!:cry:
amnha vo desmachar todo serviço de novo pra desamontyar e ver o que aconteceu!!
abraços a todos!!

JefersonRS
03/07/2008, 21:26
Logo quando entrei no forum, foi para saber algumas informações inclusive sobre esta caixa de redução da kombi, a minha gaiola tinha tanta força que empinava quase um metro de altura a frente dela quando arrancava em primeira, mas andando e me acostumando e apredendo também, uns ajustes aqui, outros ali consegui acertar a parte de suspensão e perante outros veículos que nao usam esta redução, q o torque fica em evidência em lugares ruins, por exemplo, outras gaiolas......onde passo com a minha brincado, alguns nao passam chorrando.......rs brincadeira, claro respeito quem é contra estas reduções, certamente tem seus motivos, mas falando por mim, nao tive problema de quebra, e a gaiola tem uma força absurda....... motor ap 1.8 tocando esta redução o bixo pega mesmo na força e em estradão nao consigo velocidades muito altas, acho que tipo 100 km por hora eu chego, mas pela altura que ela tem preciso me cuidar, mas que com a minha empurro uma ap sem redução, eu empurro mesmo.....forte abraço a todos.......... quem quizer ver mais acessa http://br.youtube.com/watch?v=9tFMHuisyYo a minha gaiola é a vermelha.

Ramon Alves
03/07/2008, 22:17
ou videoo bacaana meu amigo ams da uams dicas i de soluçao que vc teve com suas suspensaoo!!!
abraçosss!!!

Ramon Alves
03/07/2008, 22:31
o jeferson vc usou toda a caixa da kombi ou só as caixas dreduçao da roda??

JefersonRS
03/07/2008, 22:38
apenas a redução de roda, acho que se usar a caixa da kombi e mais reduções ficaria reduzida de+

rafael carvalho
04/07/2008, 20:44
eai blz tive veno o seu vidio muito louco,vc mesmo que adapitou aquela reduçao como vc feis, meda umas dicas ai, tenho um baja com motor de opala 4cc equero por reduçao nele pasa as dica ae valeo.atè++++++++

JefersonRS
04/07/2008, 22:14
Poxa amigo, vou ficar te devendo esta, pois eu já comprei a gaiola assim, não fui eu que fiz infelismente, gostaria de ajudar, mas ai cabe aos amigos do forum que tem intimidade com mecânica e adaptações, não posso falar a vc o que não sei ao certo...........abraço, espero que resolva teu problema.....

Ramon Alves
05/07/2008, 18:16
o velho vi que tava qrendo conselhos e dicas de como por as reduçoes!!
aki eu colokei no meu fusca de trilha jah tem uns quatro dias!!
eu mesmo adapitei desde a caixa como na suspensao!!
naum tem muito segredo naum!!
é o segnte primeiro fala ai vc vai usar so as reduçoes ou a caixa completa?
vc fez muita adaptaçoes na traseira do carro para colokar o motor de opala?é preciso saber por causa do espaço!!

rafael carvalho
05/07/2008, 20:37
o velho vi que tava qrendo conselhos e dicas de como por as reduçoes!!
aki eu colokei no meu fusca de trilha jah tem uns quatro dias!!
eu mesmo adapitei desde a caixa como na suspensao!!
naum tem muito segredo naum!!
é o segnte primeiro fala ai vc vai usar so as reduçoes ou a caixa completa?
vc fez muita adaptaçoes na traseira do carro para colokar o motor de opala?é preciso saber por causa do espaço!!
eai dlz eu vou uzar a caixa intera,na parte do cambio ficou normal nao mudou nada.

Ramon Alves
06/07/2008, 11:46
entao vc vai precisarar os facoes originais do fus mais ou menos no meio e cortar tbem os da kobi so que estes vc vai cortar rente a ponta que segura na barra de torçao!
dai vc solda os dois um em cima dootro lembrando que a medida dele vai ser a mesma do que o facao original do seu fusca!
dai vai precisar de colocar um espaçador de 3,5 mm na onde que o facao pega na caixa de reduçao! umd e cada lado pois as canelas da kombi sao mariores que a do fusca!dai vc vai er trabalho so na suspensao vc vai ter que usar os amortecedores dianteiros do fusca e adaptar nno batendte fusca ondi fikava antes em cima do facao!
dai vc pode bolar um jeito tbem de colokar uams molas aspirais e tals!
mas no mais o segredo é essse cortar os facoes e emendar um no otro o rsto bate certinho!
to gostando pra caramba das reducoes o carro ganho muita força mesmo!!
ha um problema que tive é a doença cronica de todos fusca ,depo que eu tinha amontado td certinho a trava que segura o semi eixo soltou e eu tive que desmanchar td denovo!!
mas tomara que naum aconteça o mesmo com o seu issu vai muito é de sorte memso!!abraçoss!!

fc racing
06/07/2008, 20:21
E ae pessoal blzzzz
Acabei a minha com as reduçoes ficou muito boa uma tremenda força......
Mas para min ja deu uns probleminhas na suspenção mas nada q nessa semana eu naum resolva...hehehehehehehehe
Haaaaaaaaa e quebrou uma homocinetica..heheheheheheheh mas no resto schou d bola.......................

rafael carvalho
07/07/2008, 19:10
entao vc vai precisarar os facoes originais do fus mais ou menos no meio e cortar tbem os da kobi so que estes vc vai cortar rente a ponta que segura na barra de torçao!
dai vc solda os dois um em cima dootro lembrando que a medida dele vai ser a mesma do que o facao original do seu fusca!
dai vai precisar de colocar um espaçador de 3,5 mm na onde que o facao pega na caixa de reduçao! umd e cada lado pois as canelas da kombi sao mariores que a do fusca!dai vc vai er trabalho so na suspensao vc vai ter que usar os amortecedores dianteiros do fusca e adaptar nno batendte fusca ondi fikava antes em cima do facao!
dai vc pode bolar um jeito tbem de colokar uams molas aspirais e tals!
mas no mais o segredo é essse cortar os facoes e emendar um no otro o rsto bate certinho!
to gostando pra caramba das reducoes o carro ganho muita força mesmo!!
ha um problema que tive é a doença cronica de todos fusca ,depo que eu tinha amontado td certinho a trava que segura o semi eixo soltou e eu tive que desmanchar td denovo!!
mas tomara que naum aconteça o mesmo com o seu issu vai muito é de sorte memso!!abraçoss!!

vlu pela dica to deveno essa si vc pricizar e só fala!!!
vlu mesmoooooo brigadaooooooooo!!!!!!!!!!!

Denilson Maçaneiro
08/07/2008, 12:45
Fui ver o preço dessa redução e me pediram 200 reais só na redução, sem a caixa!!!!
Axei um absurdo com a caixa junto pediram 500!!!
É isso mesmo???

E uma caixa de Kombi com homocinéticas pediram 700 reais....
Que vc´s acham?? Vale isso???

Vou dar mais uma pesquisada

rafael carvalho
08/07/2008, 19:53
Fui ver o preço dessa redução e me pediram 200 reais só na redução, sem a caixa!!!!
Axei um absurdo com a caixa junto pediram 500!!!
É isso mesmo???

E uma caixa de Kombi com homocinéticas pediram 700 reais....
Que vc´s acham?? Vale isso???

Vou dar mais uma pesquisada
ae dinilson na minha caixa com a reduçao eu pag 350.00 ogora a com homocinète eu tofora de baze,mas da uma pesquizada ae que vc acha mais em conta.valeu

fuscanando
11/07/2008, 12:27
Rafael , eu te mandei uma mp.
Valeu.:concordo:

rafael carvalho
14/07/2008, 12:49
FUSCANANDO eu te mandei uma mp.
Valeu.:concordo:[/quote]

Ramon Alves
15/07/2008, 22:44
o pessoal eu consigo a caixa completa aki por R$300,00 no maximo !!
comprei duas aki completas por R$150,00 cada uma!!
essa variaçao ocorre tbem por causa da regiao ondi vcs se encontram aki por exemplo é mais comum achar combis desmachadas em velho velhos!!
abraçoss!!

Marcos ET
29/07/2008, 16:57
PessoALL, entrei aqui pra ver a conversa de vcs... e gostaria de dar uma idéia...
Geralmente me envolvo mais com Jeeps e outros temas, mas um dia pretendo ter uma gaiolinha para outros tipos de aventura...
Nao sei se vcs já pensaram nisso... mas o lance de "virar o diferencial", "colocar cambio do gol BX" e outras coisas... para poder compensar a inversao de rotação pcausa da reduçaõ.... acho que um detalhe passou batido! quando invertemos o diferencial, o cambio do fuca fica igual a qualquer outro de CINCO marchas.... entao, vcs poderiam escolher um cambio com relações mais reduzidas ORIGINAL do motor AP, que ele vem com Overdrive para compensar a redução....
Desculpem se entrei "atravessado" no assunto... mas é que um dia eu penso em montar um conjunto assim....
gde abraço!

JefersonRS
29/07/2008, 17:41
Boa tarde amigo, tudo bem? Como falei anteriormente, comprei a gaiola pronta, nao entendo muito de mecânica a não ser o básico....acho bacana a redução da kombi nos eixos, uso a caixa do passat e a unica coisa que não me agrada muito é que a mesma fica invertida, 1 para traz, 2 para frente a assim por diante....
Não sei se entendi certo: vc esta dizendo que se eu inverter o diferencial a caixa ficaria na posição original, digo no sentido de fazer as marchas, ou eu precisaria colocar a caixa do bx para fazer isto?
Desde já fico grato a atenção do amigo.

Marcos ET
29/07/2008, 18:28
Na verdade, vc já usa o cambio da maneira como descrevi... é que se vc montar um cambio de Passat (5 marchas, por exemplo), qdo vc engata a 1ª, a gaiola iria para tras... mas com os redutores da kombi, vc passa a ir na direção certa... para vc resolver o problema com o cambio invertido, bastam algumas alreações no trambulador... se a caixa do passat (nao me lembro bem) tinha a alavanca articulada no meio (parte onde ela "gira") e a vareta de acionamento (aquela que vai para o cambio) é embaixo... entao, se vc passa a articular a alavanca embaixo, prendendo a vareta em cima, já resolve 50% do problema (se vc inverte as posições de articulação da alavanda com a vareta, a primeira volta a ser para frente, e a segunda para trás... mas ela ainda vai ficar do lado direito, e a 5ª para o lado esquerdo....)
Agora que vc já sabe como inverter "frente" e "trás", vc tem que inverter o "giro" (esquerda e direita) da alavanca... oq tbem nao é complicado... vou ver se encontro uns esquemas para postar aqui amanha....
Quanto ao fato da suspensao ficar dura e levantar a traseira qdo acelera... isso é pcausa da geometria da suspensao... creio que se vcs montassem com um braço de suspensao longitudinal muuuuuuuuuuuito maior (seria fixado bem mais pra frente, reduzindo o angulo de trabalho e substituindo o curtíssimo facão) o problema fica praticamente resolvido... MAS eu creio que o ideal seria a montagem de um sistema de triangulos sobrepostos, uma sob o semi-eixo traseiro e a outra sobre....... dá trabalho, mas funciona muito bem!

Cezar candelaria
29/07/2008, 20:47
Na verdade, vc já usa o cambio da maneira como descrevi... é que se vc montar um cambio de Passat (5 marchas, por exemplo), qdo vc engata a 1ª, a gaiola iria para tras... mas com os redutores da kombi, vc passa a ir na direção certa... para vc resolver o problema com o cambio invertido, bastam algumas alreações no trambulador... se a caixa do passat (nao me lembro bem) tinha a alavanca articulada no meio (parte onde ela "gira") e a vareta de acionamento (aquela que vai para o cambio) é embaixo... entao, se vc passa a articular a alavanca embaixo, prendendo a vareta em cima, já resolve 50% do problema (se vc inverte as posições de articulação da alavanda com a vareta, a primeira volta a ser para frente, e a segunda para trás... mas ela ainda vai ficar do lado direito, e a 5ª para o lado esquerdo....)
Agora que vc já sabe como inverter "frente" e "trás", vc tem que inverter o "giro" (esquerda e direita) da alavanca... oq tbem nao é complicado... vou ver se encontro uns esquemas para postar aqui amanha....
Quanto ao fato da suspensao ficar dura e levantar a traseira qdo acelera... isso é pcausa da geometria da suspensao... creio que se vcs montassem com um braço de suspensao longitudinal muuuuuuuuuuuito maior (seria fixado bem mais pra frente, reduzindo o angulo de trabalho e substituindo o curtíssimo facão) o problema fica praticamente resolvido... MAS eu creio que o ideal seria a montagem de um sistema de triangulos sobrepostos, uma sob o semi-eixo traseiro e a outra sobre....... dá trabalho, mas funciona muito bem!
Eu acho que isso não resolveria, e tambem ach que não é problema de geometria. O efeito acontece porque a força é jogada contra a engrenagem, por isso ela salta pra cima, ao contrario das outras que joga pra baixo. Até hoje ninguem conseguiu resolver esse problema, somente amenizar. Um cara me falou uma vez que colocou amortecedores de dupla ação, e acredito que isso possa funcionar realmente. Ele disse que funcionou.

Marcos ET
30/07/2008, 10:39
Amigo Cezar, acho que nao deve ser o conjunto de engrenagens... veja que o Hummer usa o mesmo sistema (tá bom, vamos guardar as devidas proporções! rs) e ele nao é o único... existem outros veículos que também funcionam assim...
Fiz um "desenho" doq eu tava falando... observe que a figura da esquerda é o sistema "original", onde o angulo "2" - formado entre o ponto de apoio do pneu (que dá o impulso à gaiola - por isso botei este nome) e a articulação da suspensao é menor do que no sistema com engrenagens redutoras, que por deslocar o pneu mais para baixo, acaba aumentando (angulo "4") consideravelmente... aliás, aumento de pneu já aumenta este angulo... entao, como geralmente colocamos pneus maiores e caixas redutoras, temos aih dois fatores que aumentam, e muito, este angulo... Nesta linha "cor de rosa", eu representei a linha do horizonte. Tudo que projeta uma força paralela a esta linha causa um comportamento neutro no geral do veículo (tá bom, tem mais um monte de forças atuando ali, mas vamos simplificar)... tudo que atua inclinado como as linhas azul e vermelha tendem a empurrar o conjunto para cima (uma vez que o pneu está "querendo" mover-se em direção ao ponto de articulação)... assim, quanto mais inclinada para o plano vertical as linhas vermelha e azul, maior será a resultante vertical e, como consequencia, menor será a resultante horizontal (que move o carro para frente)...
Se vc aumenta a distancia entre o ponto de articulação e o ponto de apoio, estará aproximando esta linha do plano horizontal, diminuindo a resultante vertical e aumentando a horizontal... quanto menor o vetor vertical, menos "força" alicada na suspensao... e mais eficiencia na hora dela trabalhar...
Veja no desenho com blocos, a exemplificação das forças...

<< puutz! tou parecendo meu velho professor de física... e sabe o melhor? eu quase reprovei naquela "porcaria" de matéria!! rsrsrs >>

Marcos ET
30/07/2008, 11:09
Não sei se entendi certo: vc esta dizendo que se eu inverter o diferencial a caixa ficaria na posição original, digo no sentido de fazer as marchas, ou eu precisaria colocar a caixa do bx para fazer isto?

Jeferson, mais uma vez, espero que vc esteja usando uma 5 marchas... rsrsrsrs pra poder curtir melhor o motor! Olha só, veja que a posição das marchas está invertida pq vc tem na sua gaiola o cambio e o motor "virado para trás" (é como a frente do passat olhando para tras, correto?), o que inverte o sentido de rotação dos pneus sao os redutores da kombi que vc usa... mas nao exite nenhum equipamento para inverter a posição das marchas, que ficou "de cabeça para baixo" pq o cambio, agora, está atrás de vc...

Entao, como eu disse que ia desenhar aqui uma "gambiarra" bem elaborada pra inverter a posição das marchas, tou postando agora o desenho.... nele, dá pra ver que a vara de acionamento foi reposicionada na alavanca... e também foi cortada e no meio do caminho até o cambio ela recebeu um conjunto de braços para inverter o movimento de rotação da vara seletora das marchas...

Assim, trocando o posicionamento na alavanca, 1ª, 3ª e 5ª voltam a ser para frente (e as demais para trás, claro), e usando os braços articulados no meio da alavanca, a 1ª e 2ª voltam a ficar do lado esquerdo, e a 5ª e Ré (?!? a ré é atrás da 5ª ??) voltam para o lado direito.... volando à posição universal das marchas....

Espero que ajude...

JefersonRS
30/07/2008, 17:39
...........rs Ilustre amigo, lamento informar-te que estou usando a de 4 marchas..............rs, será q a de 5 marchas ficaria boa, pergunto isto porque minha 4 marcha com a redução é somente para estradao mesmo em velocidades altas, caso contrário ela já fica apanhando, e pedindo 3, nao sei se usaria a quinta já que é uma gaiola bem curta e alta, ela treme um pouco quando chego nos 150 por hora........rs brincadeiras a parte amigo, a gaiola é curta 2,00 entre eixo e vao livre de 45 cm, por isto acho que nao chegaria nem a usar quinta marcha, ela fica bem passarinheira em velocidades elevadas....
O e vc acha?
Agora quanto ao desenho que fez para mim amigo, sinceramente não sei como agradecer a não ser te dizer muito obrigado, e quando precisar de algo que eu possar ser útil, terei muito bom gosto em atende-lo.
Se vc quizer dar uma olhada na gaiola, acessa http://br.youtube.com/watch?v=9tFMHuisyYo
é a gaiola vermelha a minha, forte abraço........

Marcos ET
30/07/2008, 18:11
Blza!
Jeferson, na verdade, quando eu falo que a de 5 marchas é melhor, nao é nem pelo uso da overdrive, mas sim pelo uso da primeira... veja só: se vc tem uma marcha a mais, muito longa para a gaiola, entao vc pode encurtar o diferencial (ou, no seu caso, encurtar a relação final através dos redutores da kombi)... assim, a 5ª fica como se fosse a 4ª, esta como se fosse a 3ª e por aih vai... para que vc tenha uma 1ª como se fosse uma "reduzida" entende? vc "abaixa" o escalonamento todo, ganha um torque e tanto com a 1ª e nao perde tanto na final, que ficaria parecida com a original... Geralmente, os cambios de 5 marchas com motores de baixa cilindrada sao mais reduzidos (o mais de todos, que eu saiba, é o do Gol 1000, mas infelizmente, ele nao serve no "AP", pois é para motor CHT - bom, pelo menos eu acho, nunca vui verificar se a capa seca do AP e do CHT sao iguais.... quem sabe?)

Ow, 150 por hora na gaiola? acho melhor vc instalar, OU um air-bag para motorista e passageiro, ou uma imagem de Sao Cristóvao bem "benzida".... além de, é claro, um paraquedas traseiro.....

Uma pena que ninguem use motores e cambios transversais aqui no fórum.... na minha opiniao, eles sao muito melhores doq a montagem longitudinal....

Flávio Cadore
30/07/2008, 22:36
Galera, eu andei me informando sobre os câmbios do AP e me informaram que os mais reduzidos tem as iniciais da numeração as letras VA ou VB seguido dos números...
Eu comprei uma VB de um Passat 4 marchas....80 pilas...
Outra coisa, geralmente naquela época a quarta marcha era 1:1 e atualmente é perto disto e a quinta é menor que 1 ( over drive)...para ter certeza da relação de marchas só conseguindo as relações de marchas dos dois câmbios.
Eu vou terminar a minha gaiola com motor AP 1.6 e câmbio de Passat 4 marchas...suspensão com triângulos duplos ( double whish bone) baseado na suspensão do Corcel...vou fazer as balanças maiores para usar com o esquema do Corcel...OBS: usinei o esquema do Corcel para usar o cubo e rolamento de roda do Gol (o Corcel quebra o cubo).
A estimativa do curso da suspensão é de 440 mm...dá pro gasto.
Motor na traseira né.....motor na frente do eixo traseiro...
Também estou na área pra ajudar...

JefersonRS
30/07/2008, 22:38
Acho que tendi sim, se eu colocar uma caixa de 5 marchas, eu teria uma primeira marcha mais reduzida, mais torque(força), e uma quinta marcha equivalente a quarta marcha da minha caixa atual correto?
Desculpe a pergunta, mas o q vc chama de overdrive?
Agradeço novamente e quanto a chegar a 150km é bobagem, nem tenho velocimetro na minha gaiola ...........
Forte abraço e fico grato novamente......

JefersonRS
30/07/2008, 22:50
mandei uma mp para vc flavio

Marcos ET
31/07/2008, 12:04
Motor na traseira né.....motor na frente do eixo traseiro...

Falae Flávio, blza? Cara, vc vai usar "motor central"? vai ficar parecendo um Fórmula 1 heheheh mas acho que assim é melhor para distribuir o peso entre os eixos, além de diminuir a traseira da gaiola, diminuindo tbem aquelas pancadas no quadro de proteção! e de quebra, ainda teria espaço para a instalação do radiador atrás do motor... rs Se vc tiver fotos, ia ser legar ver como vc tá montando... tbem achei mto boa a escolha do sistema de suspensao!

Posso até falar uma bobagem, mas acho que de 1939 até hoje, várias opções melhores doq as de facão já apareceram.... sem querer desmerecer a genialidade do Prof. Ferdnand Porshe....

MAS, um dia ainda queria ver uma gaiola com motor central e cambio, ambos na posição transversal (tipo um AP 1.8 ou 2.0 e cambio do Logus ou XR3, ou conjuntos Chevrolet Meriva, ou Kadett ou até mesmo conjuntos de Fiat Fire 1.4 ou Fiasa 1.5R ou 1.6R antigos) com suspensao traseira tipo McPerson, braços Tensores formando um V bemmm grande....

MAS, como tou sem $$ pra montar uma pra mim, taih a idéia pra quem tiver afim de bolar algo.... (veja desenho)

Jeferson, uma "Overdrive" é uma marcha "multiplicadora"... ou seja, é o inverso de uma 1ª... quando vc engata uma 1ª, o motor dá várias voltas para que a roda (tá bom, o diferencial) dê somente uma volta... se a relação é de 3:1, entao sao tres voltas do motor para uma da roda (simplificando as coisas). Entao, uma marcha Overdrive, é algo como 1:1,5 ou seja, em vez de reduzir, agora aumentamos a relação, pois o motor gira uma vz e a roda uma vz e meia... ou, se preferir, o motor gira 0,667 voltas para o pneu girar uma! sacou? rs

Quanto ao velocímetro.. nao tem problema! eu tbem nao tenho isso no meu jeep... prefiro calcular a velocidade dele pelo barulho do vento e tremedeira nas rodas... rsrsrsrsrs

rafael carvalho
31/07/2008, 18:58
eae quilvio hj eu coloquei uma reduçao no meu baja meus amigo da qui fala muito bem da reduçao. ae bota na tua gaiola e ve si fica bom. si subir parede azuleijo ae ta bom de +++++++++++

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif

rafael carvalho
31/07/2008, 19:04
eae quilvio hj eu coloquei uma reduçao no meu baja meus amigo da qui fala muito bem da reduçao. ae bota na tua gaiola e ve si fica bom. si subir parede azuleijo ae ta bom de +++++++++++

rafael carvalho
31/07/2008, 19:07
eae quilvio hj eu coloquei uma reduçao no meu baja meus amigo da qui fala muito bem da reduçao. ae bota na tua gaiola e ve si fica bom. si subir parede azuleijo ae ta bom de +++++++++++:dance:

Flávio Cadore
31/07/2008, 19:45
Marcos, aí está a minha gaiola, a maioria das peças eu já tenho, até o chassis mas este eu vou mudar porque eu vou colocar as balanças maiores, antes eu ia usar as balanças originais do Corcel ( balança maior = maior curso).

Marcos ET
01/08/2008, 09:59
Sabe Flávio, concordo 100% com balanças grandes, mas uma coisa que sempre me perturbou em gaioloas era a traseira grande! (oops!)... a vida toda fiquei encucado em como resolver este "problema" (pra mim é problema), pois nos lugares que costumo andar, bater a traseira no chao é algo "normal" e isso acaba sacrificando estrutura e mecanica... já pensei em deslocar a suspensao toda para trás, montando os semi-eixos (com homocinética) trabalhando inclinados para a traseira, já pensei até em relação final com redução por corrente! (aumentando absurdamente o curso de suspensao) e, por ultimo, tenho pensado na montagem de conjuntos transversais.... olhando seu desenho, embora vá montar com motor central, ainda vai ficar aquela "pontinha" do cambio para trás das rodas nao é?, no meu caso, eu tento pensar em uma estrutura onde os pneus dianteiros e traseiros fossem a parte mais extrema do conjunto...

A redução da kombi, pra mim (pelo pouco que sei), traz benefícios com relação ao vao livre e ao ganho de torque, pois ela reduz a relação final, corrigindo o aumento do diametro dos pneus.. porém, sei que se vc der um salto, tem que tirar o pé, pois bater no chao com motor acelerado é 99% de chances de quebra, entao, tem que ter "cuidados especiais".

Flávio Cadore
01/08/2008, 19:02
Marcos, aquela ponta me perturba também...eu pensei em deslocar a suspensão para trás fazendo as homocinéticas trabalharem inclinadas mas tenho medo que apareça uma força indesejada e que falte curso para elas trabalharem...
No primeiro desenho, aquela bolota no meio é um diferencial de Ômega ( resolveria a questão do comprimento para trás). Mas esse desenho é do tempo que eu iria fazer ela 4x4 ( 2 diferenciais de Ômega e um motor/caixatransversal instalado longitudinalmente, ficaria um 4x4 Full) mas apareceu o problema que ela ficaria muito reduzida e comprida, teria que aumentar a rotação dos semi-eixos da caixa pelo menos 2 vezes por causa da relação do Ômega...se vc tiver uma idéia para o problema!!!
Motor/caixa na transversal aparece o problema do conjunto ser largo demais para colocar balanças maiores e para quem não gosta de "facão" fica difícil...meu caso.
Trocando idéias talvez nós resolveremos os problemas.

Marcos ET
04/08/2008, 12:36
... Motor/caixa na transversal aparece o problema do conjunto ser largo demais para colocar balanças maiores e para quem não gosta de "facão" fica difícil...meu caso...

Nao concordo muito... Sabe, se vc montar todo o conjunto na transversal, acaba com o problema da "traseira grande" (oops! rs) e dá mais equilíbrio à gaiola... quanto às balanças, bom, neste sistema vc pode usar outras coisas que nao sejam elas... por exemplo: seguindo aquele desenho super mal feito que eu fiz, imagina pegar as barras de suspensao (por exemplo) da Ford F.1000 ou mesmo da Ranger (aquelas "barras" que ajudam as balanças, ficando na posição longitudinal em relação ao carro) e botar elas para trabalhar com as balanças traseiras do Ford Escort (aqueles modelos tipo Escort Hoby), apoiando um amortecedor dianteiro montado no estilo "McPerson".... foi mais ou menos isso que eu tentei desenhar naquele outro post... vc monta um berço (parte da estrutura tubular da gaiola) que passa sob o motor e o cambio, e vai servir como base de articulação para as balanças traseiras do "Escort Hoby" ( isso é um exemplo) que ficarão atrás do conjunto motor/cambio (NAO ficarão alinhadas, vao trabalhar um pouco atrás para nao comprometer o curso). Bem mais à frente do chassis, nas tubulações laterais que ficam na posição horizontal da gaiola, mais ou menos perto dos bancos, vc reforça e coloca a articulação dos braços de arrasto que vao se ligar às balanças do escort... daih, a suspensao fica "em volta" do motor e do cambio e nao perde em curso... Para sustentar isso tudo, vc monta os amortecedores dianteiros com todo o sistema de freios, barras estabilizadoras (caso queira) e etc... tudo como se fosse o conjunto McPerson de um carro convencional... Assim, vc nao usa facão ou nada mais da suspensao do Fusca....

MAS, para deslocar as rodas para trás... vc pode usar estas redutoras da kombi de uma maneira diferente! pensa bem, da mesma forma que ela desloca as rodas para "baixo" (com relação ao conjunto mecanico), pode mover também para trás (se for instalada - ou "girada" - 90° da sua posição original)... E se vc pega um cambio 5 marchas de Gol, instala estas redutoras FIXAS À CARCAÇA DO CAMBIO (porém, "giradas em 90°") através de uma flange e com suportes adequados, e usa o sistema de homocinéticas com braços da suspensao alongados para, a partir deste ponto, para ligar os semi-eixos às rodas? assim, vc tem 5 marchas, uma reduçao para corrigir o tamanho do pneu e move as rodas para trás o equivalente que moveria para baixo....

Esta é apenas uma idéia...

Flávio Cadore
04/08/2008, 23:02
Só para atiçar a curiosidade...peças cortadas e antes da soldagem...

coyote51
08/08/2008, 20:33
Posso afirmar uma coisa, na minha gaiola tem redução da kombi e eu não troco por nada, pois ela ficou muito reduzida na trilha e não precisa trocar nenhuma engrenagem da 4ª.
ela atinge boa velocidade no deslocamento. Só um detalhe tem que ser redução com canela igual a do fusca brasilia, a de cruzeta não presta quebra atoa na trilha e voce tem que trocar toda hora...talvez seja essa a redução que o colega está reclamando.

fuscanando
19/08/2008, 22:17
Esta gaiola tem a seguinte receita:
Motor ap 1.8 alcool
cambio kombi
duas reduçôes:shock:
rodas 16 froneita.
É daqui da minha cidade e já tive o prazer de acompanha-la em trilhas.
Tem uma força animal, rebocou até trator para dar tranco .
Só não tem final nenhuma.Muito boa para trilhas bem travadas.
Abraços a todos.:concordo:
Não estou conseguindo postar as outras fotos agora.
Depois tento de novo...

Denilson Maçaneiro
20/08/2008, 12:29
fiquei curioso, qundo puder manda as fotos ai...

fuscanando
20/08/2008, 23:01
Conforme prometido...mais fotos...:concordo:
Foram tiradas na trilha de Tambaú , neste ultimo fim de semana.
Abraços a todos.

JefersonRS
22/08/2008, 12:02
De que adianta reduzir tanto assim, sem final e sempre forçando d+++ o motor.
Eu tenho motor ap 1.8 com caixa do passat e uso a redução da kombi nos eixos, pelo que ando com amigos por aqui, apenas a minha tem as reduções, e em terrenos ruins já era para eles, passo sem muita dificuldade e na boa, sem forçar muito o motor, e em entradas de final a minha acho estar boa, consigo chegar a uns 90 ou 100 por hora, isto que uso uma caixa de 4 marchas, nao consigo atingir velocidade acima disto pois como a minha gaiola é bem alta, perco estabilidade.
Acho que tem de se achar um equilíbrio, boa força com boa final, pois a mim, não me agrada muito ficar andando sempre atráz.....
Forte abraço aos amigos.

JefersonRS
22/08/2008, 12:13
Agora o que me agrada, são os cardans subistituindo as homocinéticas, ai para com as quebras de homocinéticas, e trocas de coifas e etc, mas penso também:
Se força e não arrebenta as homocinéticas, não vai para o espaço a caixa dai?
O que vcs acham desta opção, quais os pós e contras?

Renato Fraga
27/08/2008, 17:27
Poxa vida, me permitam fazer um comentário, mas a tal caixa de redução da Kombi, ou "eixo pórtico" como chama-se corretamente, é o verdadeiro pulo do gato na prática do off road. É este dispositívo que confere tanta robustês e confiabilidade em veículos como o Hummer H1 e UNIMOG.

A grande vantagem é fazer a redução lá na extremidade, poupando e preservando todo o conjunto de transmissão. Das engrenagens do câmbio, passando pelo diferencial até chegar ao semi eixo, além de aumentar o vão livre.

Caminhões utilizam uma redução parecida, mas no centro do eixo, com planetárias e satélites com o único intuito de preservar principalmente os semi eixos.

Para os casos de adaptações mais pesadas onde se utiliza motores mais potentes (AP por ex) e ainda coloca-se pneus de diâmetro maiores e aderência bem mais elevada que os originais, o eixo pórtico é a garantia de proteção para o conjunto mecânico, ainda abrindo um leque bem grande de opções podendo utilizar câmbios de gol, etc etc etc.

Nas trilhas é a garantia de força e resposta rápida do motor, sem judiar da embreagem e demais componentes.

E avaliando os efeitos "colaterais descritos anteriormente, tal como levantamento da trazeira e endurecimento da suspensão na hora da tração, isto acontece pelo efeito excentrico da aplicação da força motriz, talvês por aumentar a tendência de "axle rap" ou rotação do eixo no seu próprio eixo, devido a presença agora de uma alavanca que é o pórtico. Deve acontecer com mais intensidade nas suspensões de facão simples, como a do fusca, já tendo uma atenuação bem grande quando utiliza-se a suspensão da kombi moderna ou variantII, e talvez não faça interferência nenhuma em suspensões do tipo McPerson e outras do tipo. Para corrigir tal efeito pode se acrescentar uma barra de tração ou mesmo um braço travando com mais rigidêz o pórtico ao facão no sentido longitudinal.

Queria e muito ter algo do tipo para poder utilizar em eixo rígido tal como Jeep, troller, etc etc etc.

Abraços a todos

Denilson Maçaneiro
27/08/2008, 22:37
Renato muito boa essa sua explicação a respeito dessas reduçoes, mas não entendi uma coisa.....

Para corrigir tal efeito pode se acrescentar uma barra de tração ou mesmo um braço travando com mais rigidêz o pórtico ao facão no sentido longitudinal.

vc pode explicar melhor..... ou desenha.... hehehe
abraço.....

Zupa
28/08/2008, 00:09
Eu tenho no meu arquivo uma foto desta tal barra longitudinal, mas não consegui inserir na mensagem. Acho que pesquei a foto no planeta buggy, pesquise o tema caixa redutora kombi no google, foi assim que achei. E nem faço idéia se funciona ou não.

Zupa
28/08/2008, 00:12
Parece que consegui, veja isto!!! Fica alto pra caramba!!

Renato Fraga
28/08/2008, 11:52
A barra de tração é exatamente isso que mostra na foto anterior.

Tem a finalidade de evitar que o facão sofra torção. Um critério bem importante pra quem quizer fazer algo parecido é de fazer a articulação no chassi no local correto para que não haja interferência do movimento da suspensão.

Abraços a todos...

Denilson Maçaneiro
28/08/2008, 12:37
Ok entendi o motivo da barra.....
valeu

Gustavo Braga
15/12/2011, 15:34
Boa tarde, acabo de me cadastrar no forum, embora já acompanho o mesmo a um bom tempo...

Pois bem, a cerca de um mes terminei a construção de meu baja, que esta com chassi original, motor 1500 original, caixa original 1500.
Porém, sinto que falta força no bichinho... não consigo acompanhar o pessoal dos tracionados, já esperava isso, mas não tanto.
Já a alguns anos temos 4x4, já tivemos niva, pickup willys e agora estamos com uma nissan pathfinder, todos com tração e reduzida.

Vi que um pessoal por ae esta usando redução nos bajas, quais os tipos?

Sei que tem uns caminhoes que usam uma redução junto a roda, ha alguma para se usar no niva? Sem que eu precise colocar sistema IRS ou caixa de redução acoplada a caixa original?

Pois gostaria de reduzilo de alguma forma sem precisar mecher na suspensao ( colocar IRS ).
Ha alguma peça que seria colocada ali junto a roda e proporcionaria redução ao baja?

A troca de engrenagens na caixa compensa? é caro? seria melhor opção?

Um abraço.
Segue fotos do meu baja.
http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAANoFM_BZU3xz9lnMQnXip_vBuy26fuRJylxUJFTGftA1jZ Ve_NRp-xyQwnmzf58SJ9lQxwoJh3JQBXzdSu2kT6cAm1T1UMqaTwA7gsh uUXtwj-swSeRsjEiY.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAJbivNwpE785NV4LR4TuICL10bste1qQWzylrY-7OzQQgI5Bja5vM7xePeOnietG1ufMVp6SHPuVmA0Dos90aPkAm 1T1UIrFZNN9UZF9n-ve9caB2CBv4Phc.jpghttp://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAGUDUO6oDZj3OERe1o8aCoA_dtenAR2a_oGkOw6T_gjpj6 7by7MKhiSRjqs2oCuLzTRQugw7iyXxoFSD5HmUAy0Am1T1UHb3 bL39PHwAtim8AZGSyYcW7Vq1.jpg

vanack
07/01/2012, 14:57
Eu tbm sou novo no fórum e no mundo off road, peço desculpas por eventuais equivocos é que ainda me falta como citei antes experiencia!
Pois bem, eu coloquei no meu a caixa+redução da kombi, a força indiscutivelmente aumentou, porém ainda nao fiz a daptação definitiva pos os eixos da kombi sao maiores que os do fusca em cerca de 3,5cm...
Mas fica a dica (claro de um amador) em termos de força é indiscutivel o aumento!