Conectar

Ver Versão Completa : Ranger 2000-2001 - Diesel - Problema para ligar

oen
22/03/2008, 17:24
Pessoal,

Sou novo no forum, mas acompanho vcs desde o inicio de 2007, mas como não tiha uma picape 4x4, nunca registrei.
Este ano, no dia 15/02/2008, comprei a Ranger ano 2000 modelo 2001 a diesel, cabine simples, verde escura, muito linda, então é a minha primeira 4x4, mas comprei so depois de ler muito aqui no forum, porque o pessoal é expert, muito show.

Mas deixando isso de lado, estou com problemas, para variar, ela possui a km 122222, ta muito cuidada, levei em 5 mecanicos antes de comprar, entre os cincos falaram que eu tinha que trocar a correia dentada, e verificar a valvula da direação hidraulica e outra valcula do arcondicionado e deu.

Mas depois de 10 dias, apos tudo trocado, comecei andar, parei num posto de combustivel, abasteci e o carro não ligou, ai chamei um mecanico, e ele riode mim e falou que era falta de diesel , ai sangrou e deu, fui no posto parei abasteci, sangrou denovo e deu, no outro dia demanha, fui trabalhar a ranger nada de pegar ai peguei chamei o mecanico, sangrou levei na concessionaria pela grantia mandou num bombista e o cara, penou e achou o problema que era no pescador, pelo forum ja tinha encontrado esta solução no primeiro dia mas o bombista não me deu atenção plea minha falta de experiencia.

Mas blz, ai se passou mais uns 20 dias tudo ok marcador de conbustivel ok, pescador trocado, comecei a notar dificuldade para pegar sempre na quinta virada com o pé no acelerador.

Mas notei tb, quie demanha cedo não dificuldade de pegar, viro uma vez e pega, parece que com o motor frio pega sem dificuldades, mas quando ando com ela e paro e depois vou fazer pegar pega com muita dificuldade.

Mas o problema começou a se agravar, mas sempre notando que quando o motor estava marcando mais frio pegava ainda, hoje dia 22/03/2008, sai da praia e passei no mercado(feriado né) comprar uma cerva, e quando voltei e nada de pegar virei varias vezez e nada, nada mesmo, fui para o orelhão tentar achar alguem no feriado, todos que eu ligava arrepiarão por ser motor a diesel e estar com estas caracteristicas acima que citei, na rela fiquei na mão eu e minha mulher...

Mas ai fui almoçar e pensei em esperar o motor esfriar, esperei +- 1 hora, quando voltei pegou na terceira virada apertando o acelerador, sai a cata de mecanico em Balneario Canboriu e nada, então fui para casa e coloquei ela na garagem, ai tentei pegar novamente com o motor quente e nada.

Ai lembrei do forum e me cadastrei e vim com esta dúvida ate vcs, po to meio triste já, comprei ela com muita dificuldade, paguei 33000, financei, não sou filho de papai, preciso do carro para trabalhar e tal.

Gostaria que vcs me ajudassem com suas experiencias e indicações se tem alguem aqui de SC da região do vale do itajai, mais precisamente balneario canboriu e itajai.

Sobre este problema do motor quente não pegar agora oque pode ser?

Obrigado, desde já agradeço pela atenção...

Edintruder
22/03/2008, 18:13
Bah velho! Precisava falar comalguém de Itajaí mesmo! Caisses do céu!
O teu problema vai um pouco contra a lógica dos defeitos em diesel. Parece que com o motor quente tem uma redução de pressão na linha e não deve estar pulverizando diesel. Bateria não é pois se dá 5 viradas seguidas a bateria está mais do que aprovada!
Enquanto viras a chave e ela não pega, sai fumaça pelo escapamento? em caso negativo, podes mandar verificar o funcionamento da bobina de corte da bomba injetora, testar a bomba de transferência de diesel e só depois pensa em bicos e bomba injetora.
Mas não te desespera que está parecendo coisa simples.
Se ela não pegasse nem fria o problema seria maior.
Atrás da bomba injetora tem um solenóide aonde conecta um, fio vermelho. Esse solenóide abre a passagem de combustível para ligar o motor. Arranja um teste de 12v (fio com uma lâmpada) e quando tiver com o motor quente tenta testar se tem corrente alim pois descarta assim ou evidencia um problema elétrico.
Se der corrente nesse fio, tenta testar esse solenóide.
Outro detalhe, anda com uma chave de boca 17mm no carro para sanguar os bicos sempre que for necessário. No caso enquanto o motor não pega, afrouxa um bico e bate arranque para conferir se está passando diesel para os bicos.
Se não chega diesel nos bicos pode ser até os reparos ruins da Bomba Injetora.
Experimenta também dar uma esticada na estrada, se ela passar de 150km/h os bicos e bomba estão bons e com bastante pressão, se não chegar a 150km/h apresenta desgaste no sistema de injeção.
Vou te mandar uma MP para ver se podes me ajudar. Qualquer coisa podes me mandar uma MP também!
Valeu!

Walter L. L. Casitta
22/03/2008, 18:42
Que eu me lembro essa já é a terceira ocorrência desse mesmo problema aqui no fórum. Acontece que como você as vítimas eram novatas no fórum e se cadastraram no desespero. Tão logo resolveram o problema desapareceram sem relatar qual era a solução. Por favor assim que resolver o problema não deixe de postar a solução...

DieselPower
22/03/2008, 18:47
Acredito que, como o Edin falou, você deve dar atenção especial a parte elétrica que leva corrente até a bomba elétrica. Vale a pena conferir também os porta fusíveis, já fiquei na estrada uma vez porque queimou o fusível da bomba elétrica, como não puchava diesel, não alimentava a bomba injetora, que não enviava aos bicos e o motor não pegava...
Pode ser um mal contato em qualquer uma destas peças. O mais recomendado é você realizar os testes citados acima pelo Edin...
E se não conseguir descobrir, me manda uma MP que eu te passo o tel de um bombista muito bom, que entende muuuuito de motor diesel como um todo ( e muito honesto).
Abraço.

shimomoto
22/03/2008, 18:47
Que eu me lembro essa já é a terceira ocorrência desse mesmo problema aqui no fórum. Acontece que como você as vítimas eram novatas no fórum e se cadastraram no desespero. Tão logo resolveram o problema desapareceram sem relatar qual era a solução. Por favor assim que resolver o problema não deixe de postar a solução...

X2..........................

Abraços

Allan Nielsen
22/03/2008, 18:49
Oen,
Se isto acontece sempre, ta facil de identificar a causa.

Procure na sua região uma oficina conceituada em motores diesel (normalmente trabalham com caminhão), combine com o mecanico uma data de forma que ele fique por conta de identificar este problema. Leve o veiculo e acompanhe o trabalho (vc aprenderá como contornar este tipo de problema).

O mecanico basicamente sequirá a logica que o Edi postou : tem diesel nos bicos? compressão ok? velocidade do arranque? etc etc.

Não caia no conto de mecanico que sai trocando peças e fazendo experiencias com seu dinheiro.

Boa sorte

Walter L. L. Casitta
22/03/2008, 18:56
Acredito que, como o Edin falou, você deve dar atenção especial a parte elétrica que leva corrente até a bomba elétrica. Vale a pena conferir também os porta fusíveis, já fiquei na estrada uma vez porque queimou o fusível da bomba elétrica, como não puchava diesel, não alimentava a bomba injetora, que não enviava aos bicos e o motor não pegava...
Pode ser um mal contato em qualquer uma destas peças. O mais recomendado é você realizar os testes citados acima pelo Edin...
E se não conseguir descobrir, me manda uma MP que eu te passo o tel de um bombista muito bom, que entende muuuuito de motor diesel como um todo ( e muito honesto).

Bomba elétrica? :lol::lol::lol:

DieselPower
22/03/2008, 19:07
Sim, que pucha o Diesel do tanque é leva até a bomba injetora. Estou errado?
Foi isto que eu vi. uma pequena bombinha elétrica que, inclusive, alguns fazem um corta corrente para evitar furtos.

Edintruder
22/03/2008, 19:10
Na Ranger 2.5 e 2.8 de elétrico é só o solenóide mesmo, o resto é mecânico e quase à prova de defeitos!
A bomba intermediária de transferência é mecânica.

DieselPower
22/03/2008, 19:27
Pois é, não tenho conhecimento da Ranger.
Quando me aconteceu de ficar na estrada foi com uma Hilux que inclusive tinha este corta-corrente nesta bomba. porém pode ser que o funcionamento seja mecânico, e o acionamento elétrico... Sei lá.... Vou fazer assim, esta camionete é do meu sogro, vou pegar o manual esta noite, dou uma olhada e amanhã posto com certeza.
Mas acho que é elétrica mesmo...

ojaneri
22/03/2008, 19:45
Não, não é elétrica. Como o Edi e o Walter falaram, é só o solenoide que é eletrico. Se passa corrente nele, ele abre e deixa diesel passar. Se não passa corrente, ele fecha e não dá partida. Ele é responsável pelo desligamento do motor, e no caso de alarmes corta-ignição, é dai que se desliga o alarme em caso de acionamento.

É comum o terminal que vai nele se desgastar (já fiquei parado uns 15 minutos a uns anos atrás por causa disso, procurando o defeito), e foi só reapertar para ela pegar de novo. O arranque roda, mas não liga, como se não tivesse diesel. É recomendável trocar o terminal se ele estiver enferrujado (quase certeza).

E a bomba de transferência, geralmente quando dá defeito, ela faz o motor ratear em alta, mas não deixa de ligar o carro (até pq tem diesel na tubulação).

DieselPower
22/03/2008, 19:56
Então é isso mesmo,
Desculpem pela falha, mas é assim, vivendo e aprendendo. Obrigado.
Mas quando eu fiquei na mão, foi o fusível "deste solenoide" que queimou.... Bastou trocar o fusível e dar a partida...

oen
22/03/2008, 20:14
Pessoal,

Muito obrigado por todas as respostas, vejo que este forum é muito bom mesmo, não se preocupem que quando resolver o problema, vou repassar a solução, participo de forum em minha area de trabalho seu como proceder.

Mas olha só, agora a noite fui ligar a ranger, e o marcador de temperatura estava marcando la em baixo, e ligou na primeira virada, e não saiu fumaça.

Não fui testar a velocidade porque era noite, fiquei com medo de ficar aqui na BR101 que é bem problematica a noite, mas amanha demanha ja vou testar.

Vou comprar a chave tb e colocar a mão na massa, não deve ser tão complicado, deve ser bem técnico mesmo, mas com ajuda de vcs, acho que vai ser tranquilo. E vou testar a parte eletrica tb.

Desde já agradeço pelas respostas.

oen
22/03/2008, 20:21
Pessoal,

Se for o tal do solenoide este terminal enferrujado, porque ele so pega quando a ranger ta fria?
Não deveria não pegar nos dois casos(fria ou quente)?
Tem alguma explicação por ela estar fria ou estar sem corrente eletrica ou algo assim?

Desde já agredeço as respostas...

DieselPower
22/03/2008, 20:29
Com o calor muitos materiais se espandem, poderia (hipótese) ocorrer a espanção de materiais plasticos, ou metálicos que provocassem um mal contato.... Apenas hipótese...

João Fellipe
22/03/2008, 22:43
Pq eu sou tão a favor de um bom e velho estrangulador? e a bomba de combustivel mecanica? será que é doideira minha? to no 6 periodo de engenharia mecanica e meus amigos e professores falam que se um dia for engenheiro de caminonetes elas serão todas com snorkel ( entrada de ar da ranger 99 é atras do farol! uhauahua coisa de argentino! heheh brincadeira hermanos.) tração por alavanças, estrangulador!!! Pena que essas normas EURO III e IV não permitem mais as velhas e boas bombas mecanicas!!!! Q pena! Acho que é pq fui criado em 1 Q-20B por isso a herança ruim, e OEN quando resolver posta ai porém parece nao ser dificil e segue o roteiro do edin!

Abraços

Anthoniusnikos
23/03/2008, 11:29
Pq eu sou tão a favor de um bom e velho estrangulador? e a bomba de combustivel mecanica? será que é doideira minha? to no 6 periodo de engenharia mecanica e meus amigos e professores falam que se um dia for engenheiro de caminonetes elas serão todas com snorkel ( entrada de ar da ranger 99 é atras do farol! uhauahua coisa de argentino! heheh brincadeira hermanos.) tração por alavanças, estrangulador!!! Pena que essas normas EURO III e IV não permitem mais as velhas e boas bombas mecanicas!!!! Q pena! Acho que é pq fui criado em 1 Q-20B por isso a herança ruim, e OEN quando resolver posta ai porém parece nao ser dificil e segue o roteiro do edin!

Abraços
Caro OEN, moro perto de você aí em Camboriú, se quizer uma ajuda vou até aí e desmontamos essa válvula solenóide (é um dispositivo que através de um comando elétrico faz abrir e fechar o fluxo de um líqüido, idêntico as válvulas das máq. de lavar roupas). Sou MIRIM e estou aprendendo muito com o Edi, o Ojaneri, Walter, Pequeno Jr e outros EXESPERTs. Aquí em Itajaí tem a Retífica Trevo, que cobra R$ 50,00 a hora, se por a mão na massa te recomendo ir lá para comprar as peças originais MAXION-International, fica do lado oposto da BR 101 do Posto Santa Rosa (entrada de Itajaí, pela BR, para que chega de Blumenau. Nota: Se pagar à vista peça um desconto de 10 % que eles dão.
Seja bem vindo!
Abraços para os Experts mencionados.
Anthoniusnikos

Paulo Medeiros
23/03/2008, 15:56
Olá amigos, estou com esse problema pra ligar ocarro,mas só acontece quando o ponteiro do marcador de combustível chega a 1/4, vendo eu um tópico semelhante a esse,resolvi seguir o conselho dos amigos daquí e desmontei o tanque e para minha surpreza achei duas peças de plástico preta soltas e quebradas dentro do tanque (suponho que seja o tal pescador),uma delas,(talves as duas sejam uma só), tinha uma tela e era redonda. agora estou esperando a seg. feira p/comprá-la.
estou a pé até amanhã!!!!

Pequeno jr
23/03/2008, 16:56
Caro OEN, moro perto de você aí em Camboriú, se quizer uma ajuda vou até aí e desmontamos essa válvula solenóide (é um dispositivo que através de um comando elétrico faz abrir e fechar o fluxo de um líqüido, idêntico as válvulas das máq. de lavar roupas). Sou MIRIM e estou aprendendo muito com o Edi, o Ojaneri, Walter, Pequeno Jr e outros EXESPERTs. Aquí em Itajaí tem a Retífica Trevo, que cobra R$ 50,00 a hora, se por a mão na massa te recomendo ir lá para comprar as peças originais MAXION-International, fica do lado oposto da BR 101 do Posto Santa Rosa (entrada de Itajaí, pela BR, para que chega de Blumenau. Nota: Se pagar à vista peça um desconto de 10 % que eles dão.
Seja bem vindo!
Abraços para os Experts mencionados.
Anthoniusnikos

Posso sugerir uma coisa????

Como o amigo Anthoniusnikos se prontificou a desmontar a valvula, antes de gastar qualquer centavo que seja, verifique o solenóide pq eu tbm estou achando que é ele.

Se não for ele, ai sim procure a ajuda de um bombista e lembre-se que teu veículo ainda está na garantia, ou seja, a loja que vc comprou ele vai ter que arcar com o prejuizo seja lá o valor.

Na verdade, para aqueles que ja passaram no nível básico de entender e solucionar problemas em motores, eu sugiro as seguintes chave: 10/11, 12/13, 14/15, 16/17 e 19. Chave de Fenda e Estralas boas + um alicate. Pode ser que vcs nunca às usem, mas se por acaso um dia a viatura der qualquer piripaco que seja, com essas chaves e tendo algum entendimento básico vcs saem de enrascadas simples.

Anthoniusnikos, sabe como tira no bico de injeção?? Se souber, ensine ao Oen.

Abraços e boa sorte a vocês.

Lembre-se de postar depois o resultado do problema, oK!?

Pequeno jr
23/03/2008, 17:02
Olá amigos, estou com esse problema pra ligar ocarro,mas só acontece quando o ponteiro do marcador de combustível chega a 1/4, vendo eu um tópico semelhante a esse,resolvi seguir o conselho dos amigos daquí e desmontei o tanque e para minha surpreza achei duas peças de plástico preta soltas e quebradas dentro do tanque (suponho que seja o tal pescador),uma delas,(talves as duas sejam uma só), tinha uma tela e era redonda. agora estou esperando a seg. feira p/comprá-la.
estou a pé até amanhã!!!!

Paulo, com certeza este é da valvula que fica no pescador do tanque. Quando ela quebra, sua bomba não consegue puxar nada de diesel quando ele chega perto de 15lts. Ja passei pelo mesmo problema e depois de arrumar, ja rodei até a abastecer 76lts, ou seja, estava no talo.

Se você levar sua Ranger numa concessionária eles vão dizer que tem q trocaar a boia completa que custa uns R$ 500,00 ou mais, mas nos aqui sabemos que é so trocar a parte final do pescador que pelos menos aqui no DF achei por R$ 30,00.

So é uma trabalheira do KCT tirar e por o tanque de volta.

Edintruder
23/03/2008, 19:04
Coloca uma mangueirinha para completar a altura do pescador até o fundo do tanque e faz uma tela com uma meia-calça. Prende tudo com uma abraçadeira de plástico que tá pronto o pescador. Nunca mais te deixa na mão e faz o mesmo efeito. Não sei ao certo a altura, mas deixa uma fresta de cerca de 1 cm do fundo do tanque que nãoi tem risco nenhum de puxar sujeira.

Anthoniusnikos
23/03/2008, 19:10
Cheguei agora da casa da sogra (19:00 h) e posso responder ao Pequeno Jr. que ainda ainda não retirei menhum bico de injeção, mas me parece que é só desapertar a porca que a haste sai inteira (já ví um bico no desenho). Porém pelo que entendi seria só desatarraxar a porca um pouco, o suficiente para o combustível sair um pouco. - É isso aí, ou precisa tirar o bico todo ? Também pergunto se o OEN confiará nos meus préstimos: mirim x mirim.

Anthoniusnikos
23/03/2008, 19:11
Esqueci de dizer que posso levar um condutivímetro para testar a válvula solenóide.

rogeriomasih
23/03/2008, 19:14
Na Ranger 2.5 e 2.8 de elétrico é só o solenóide mesmo, o resto é mecânico e quase à prova de defeitos!
A bomba intermediária de transferência é mecânica.

Não é o pescador que fica dentro do tanque?
Ele não é elétrico?

Pequeno jr
23/03/2008, 22:35
Anthoniusnikos,
É so folgar os bicos para o ar sair. Quando começar a jorrar diesel podem fechar que o ar do sistema saiu.

Rogerio,
a bomba da ranger Até os 2.8 PS é mecânica. Nos 3.0 que é elétrica.

srgrande
24/03/2008, 10:28
Vou relatar o que esta acontecendo com meu motor 2.8 MWM. Em agosto revisei bomba injetora, troquei os bicos e algumas peças.
Constataram um pequeno desgaste em peças do cabeçote da bomba injetora.
O bombista perguntou se estava com dificuldades p funcionar com motor quente, respondi que não, então estas peças não foram trocadas.
A partir de dezembro, em dias quentes, com o motor quente, as partidas ficaram mais demoradas.
Estes dias deixei o carro com a frente p cima em uma rampa e precisei sangrar os bicos p o motor pegar.
O desempenho diminuiu um pouco.
Todos os sintomas acima são culpa do desgaste no cabeçote da bomba.
Quando piorar, vou trocar as peças.

oen
24/03/2008, 13:40
Bom dia pessoal, ontem chuveu aqui en santa e a temperatura estava mais agradavel, não estava muito quente, todas vezez que liguei o carro ele pegou com dificuldade, quente ou frio.
Ai hoje demanha pegou com dificuldade e esquentou o dia, no meio dia sai, quando voltei pra o trampo desliguei o motor e tentei virar não pegou novamente.
Hoje na manha cedo indo para o trampo parei no posto e conferi o oleo e estava quase vazio, abaixo do nivel minimo um pouco, pergunto a vcs será que este mal funcionamento não esta vinculado a pouco oleo no motor?

Edintruder
24/03/2008, 13:45
O desgaste da bomba gera redução de pressão de trabalho. Com o motor quente, a bomba injetora também aquece por condução e o diesel fica mais fino e consequentemente com menos pressão pelo desgaste dos vedantes e reparos.

Uma forma de avaliar o desgaste é pelo desempenho da caminhonete, por exemplo, procurando a velocidade máxima.
Uma Ranger 2.5 com bomba e bicos em excelente estado vai tranquilo a 160km/h, com o tempo, aparece o desgaste aonde perde pressão de trabalho, pressão de injeção, volume de injeção, os bicos não pulverizam direito e o resultado é que mal chega a 130km/h, como exemplo da grande maioria das S-10 2.5 que tem por aí que não passam de 110km/h pois o motor está sem torque. Fora que tem muito mecânico que troca a correia dentada e deixa a bomba injetora atrasada e por resultado o motor com pouco torque e potência...
Eu troquei a correia da minha Ranger e ajustei por erro e acerto. Comprei a trava do volante para conferir e descobri que havia deixado exatamente na posição correta, isso depois de cerca de 6 ajustes no ponto da polia da BI. Os mecas ajustam e batem arranque, se pegar está bom e liberam o veículo com a bomba atrasada demais resultando até na dificuldade para fazer o motor ligar também quente como no caso do Anthonio.

Paulo Medeiros
24/03/2008, 23:41
Valeu Pequeno Jr., comprei e troquei hoje a peça que se chama captador de combustível, só que o preço aí de Brasília é muita coisa mais baixo que o daqui do Rio
o mais barato que consegui, foi na Altese Ford na penha que é uma loja de reposição automotiva daqui e que costuma ter bons preços, custou R$149,00 pois só tinha original. aproveitei o serviço e coloquei logo duas braçadeiras de plástico pra prender o tal captador no tubo pescador, quem sabe assim previne problemas com ele num futuro próximo, pois se voltar a acontecer de novo vou seguir o conselho do Edintruder, colocar um pedaço de mangueira e uma telinha de meia calça
Obrigado pela força Pequeno,Edintruder

oen
25/03/2008, 08:05
Pessoal,

Sobre o meu problema de o carro não ligar quando esta com o motor quente. Será que tem algo relacionado, com pouco oleo no motor?
Porque o oleo ta abaixo do minimo do marcador do motor(paleta que tiramos do motor para medição).

Outra coisa que eu notei, quando comprei o cara falou que a ranger quando esta com o freiode mão engatado só vira com o pé na embreagem,
como eu não conhecia achei que era, notei que quando não ta com o freio engatado tento virar a chave não da sinal tb, so com o pé na embreagem,
será que ta acontecendo algum mal contato.

Outra coisa testei a velocidade e não passa de 130km/h, só se for uma reta muito boa. a 120 km/h, chega sem dificuldades, mas passar de 130 é meio complicado, sinto ela um pouco presa tb, em arrancadas curtas saida de primeira para segunda, parace que da uma travada(engasgada), a medição de consumo ta fazendo na media cidade estrada entre 10,5 a 11 por litro.

Desde já agradeço a resposta.

obs.: Não tive tempo de levar no mecanico ainda, e tb não confio nos mecanicos daqui, estou tentando conseguir alguma indicação, mas ta dificil.

Edintruder
25/03/2008, 10:52
Bah Oen,
Se não passou de 130 é indício que a tua bomba já está pra lá de Bagdá e está pedindo refresco urgente!
A solução é um bombista nela! Prepara o bolso... Um serviço pode variar de R$300 até R$1500,00.
Olha no www.baretaautopecas.com.br , fala com o Ariel e veja se ele tem essa bomba injetora e bicos semi-novos. Depois de ter o preço usa como referência do conserto. Se o conserto custar mais que a bomba semi-nova (cerca de 50.000km rodados) troca a bomba e ainda parcela no cartão de crédito).
O Nível do óleo não influencia isso não, mas é bom tomar cuidado. Quando for no bombista pede pra ele avaliar a turbina, mas se ele condenar de cara não acredita nele e procura uma segunda opinião...

Anthoniusnikos
25/03/2008, 11:33
Pequeno Jr, obrigado pela informação.

Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
25/03/2008, 11:41
Edin, não seria no caso do OEN ? É a caminhonete dele que está com problemas de ignição.
Abração

Anthoniusnikos
25/03/2008, 11:48
Edin, será que compensa trazer peças de Erechim-RS ? Ou tem BaretaAutopeças aquí pelo Vale do Itajaí ?
Abração Anthoniusnikos

Edintruder
25/03/2008, 15:09
Só em Erechim.

oen
25/03/2008, 21:00
Pessoal,

Esqueci de comentar que meu pneu é aquele all terrain 33', será que não é por isso que não consegui meter acima de 130Km/h em pouco espaço de pista?

Levei ela numn mecanico e ele falou que não tem nada no motor em relação a bico e tal, que tudo otimo, foi trocado com a revisão de 80000km tenho a nota verifiquei.

Edintruder
26/03/2008, 13:43
Então coloca mais 13% de diferença do erro do velocímetro, dessa forma estavas a 147km/h.

ojaneri
26/03/2008, 14:43
Então coloca mais 13% de diferença do erro do velocímetro, dessa forma estavas a 147km/h.

No meu caso, 18% apurados no GPS a 100km/h. Ou seja, 153km/h :-)

Anthoniusnikos
26/03/2008, 15:18
Edin, esqueço que a Internet e o Sedex vencem qualquer topografia.
Anthoniusnikos

Anthoniusnikos
26/03/2008, 15:23
Caro OEN, estou aquí meio disolado, mas que eu saiba a Ranger Diesel 4x4 só dá na partida com o pé no fundo da embreagem.
Anthoniusnikos

oen
26/03/2008, 18:57
Quando comprei a Ranger tenho 100% de certeza que, quando estava sem o freio de mão puxado dava partida na boa, mas depois que um dia eu sai sem soltar o freio de mão, aconteceu alguma coisa, que sem ta puxado o freio de mão e com o freio de mão, so pega com o pé na embreagem, mas como sou novo nesta historia de Ranger, não sei qual é o certo.

Outra coisa pessoal,

Falei com o mecanico hoje e o bonbista,
Eles falaram para eu fazer um teste, quando o motor estiver bem quente desligar a ranger testar se não pega, se não pegar colocar um pano molhado em cima da bobina, porque os dois afirmaram que é bobina e pediram para mim fazer este teste, mas ja marquei a consulta da bixinha, vou fazer o teste daquia pouco e depois relato oque deu, eles falaram que espero uns 5 minutos e testo a partida se pegar é bobina, e a bobina não pode estar quente.

Oque vcs acham?

oen
26/03/2008, 19:00
Pessoal outra pergunta sabe quanto custa uma bobina:
BOBINA DE IGNICAO FORD RANGER BOS-DDI-12029-A BOBINA RANGER 2.5 4CC?
Onde eu encontro pela net o auto peças mesmo.

Edintruder
26/03/2008, 19:28
A bobina do solenóide pode trancar com o calor. É dificil mas realmente pode ser.
Vamos torcer para que seja isso então.

Em relação ao ligar, como a maioria dos veículos importados dessa faixa de ano, tem que pisar na embreagem para liberar o relé do motor de partida. Acho que foi assim até 2004, não tenho certeza.

Outra coisa, a Ranger com pneus 33" em uma reta bem longa vai de 140 a 150km/h pois tem-se 13% a menos de potência e torque com esses pneus e a pressão aerodinâmica é maior em relação à velocidade indicada no painel.

Essa perda existe em todas as Rangers 2.5 quando coloca-se pneus 33", nas 2.8 tem uma perda também, mas é um pouco menor. Se abrir o débito da bomba ela fica bem melhor com esses pneus.

Um exemplo prático com a minha Ranger é com vento forte contra, com pneus 33" já tive situações aonde não passou de 125km/h... Com os pneus originais com ou sem vento ou até carregada não deixava de passar de 150km/h. Uma vez dei uma lavada num Travecoesporte 1.6 com a minha Ranger (tava com os pneus originais 235/75) com 5 pessoas e o traveco só com o motorista. Abri passei ele pegou o meu vácuo mas não conseguiu manter por muito tempo e quando perdeu o vácuo ficou pra trás...

Edintruder
26/03/2008, 19:33
Pessoal outra pergunta sabe quanto custa uma bobina:
BOBINA DE IGNICAO FORD RANGER BOS-DDI-12029-A BOBINA RANGER 2.5 4CC?
Onde eu encontro pela net o auto peças mesmo.
Representante ou distribuidor Bosch.

oen
26/03/2008, 21:02
Boa Noite a todos!

Fiz o teste de colocar o pano molhado na bobina,
e não é que funcionou, depoisde 5 minutos, virei a chave e pegou
acelerando um pouco, com dificuldade mas pegou.

Será que isso mesmo? a bobina queimou???

oen
26/03/2008, 21:09
Tem a foto da bobina da ranger algum de vcs?
Fiquei com duvida se coloquei o pano no lugar certo. :)

Edintruder
27/03/2008, 00:05
É uma peça bem pequena com um conector macho para prender o fio da "ignição".

oen
31/03/2008, 07:57
Pessoal,

Fui em varios mecanicos tentarm me enrolar pela falta de experiencia em diesel, e ai resolvi procurar um mecanico bom e um bonbista bom.
- O bonbista falou que não era a tal da bobina.
- O mecanico viu e falou que não sabia oque era, que teria que abrir o motor e tal, ai desconfiei, pois ele parecia que estava mentindo, ele fuçou em alguma coisa no carro ali na frente e pedio para eu virar a chave ai o carro pegou, mas ainda falou que teria que dar uma olhada melhor. Era final do dia e notei que ele queria me enrolar, sexta-feira as 18:30. Mas quando ele mechou e epdio para eu virar e o carro pegou ele não sangrou, não sei oque ele fez.
- Sabado demanha fui no posto da br e um senhor frentista que para mim é praticamente um mecanico a deisel, falou que tinha quase 90% de chance de ser o filtro do diesel, oleo e filtro do oleo, que ja tinha contecido casos que ele trocou e parou com o problema, ai troquei tudo,
no momento que virou pegou de primeira, Motor aqueceu pegou virando umas duas vezez. ele me falou tb que tem uma peça que vai embaixo do filtro que a rosca esta girando sem fixar, que teria que trocar, mas tinha esta peça no momento.

Ai vem a dúvida pergunto para vcs sobre isso oque vcs acham?

Edintruder
31/03/2008, 12:23
Acho estranho ter algo a ver, porém uma pequena entrada de ar pode dar muitas dores de cabeça. O filtro de combustível tem nexo, mas óleo do cárter não pois são sistemas diferentese separados.
Essa peça que vai embaixo do filtro é o sensor de água no filtro. A minha estava com a rosca ruim e troquei há 3 anos atrás.
Se o problema parou realmente poderia ser o filtro de diesel ruim. Na dúvida, nunca usa filtros de Tec Fill pois ocasionam problemas semelhantes.

oen
01/04/2008, 13:42
Pessoal,
O problema voltou, internei a camionete,
levei aqui em balnerio canboriu, na Pick-up Company.
Alguem conhece?
Me falaram que sem previsão de entrega, querem descobrir onde
pode ser o problema.

Edintruder
02/04/2008, 13:05
Achava melhor passar num pai de santo e pedir pra benzer...

oen
03/04/2008, 07:53
Editrunder,

O mecanico testou os biscos e falou que estava fora do ponto e falou que ta em 65% de seu desempenho.

Agora vão testar a bomba injetora, ele falou que uma nova é R$1500, será que custa isso mesmo?

Mas tão na faze de teste.

Qualquer novidade coloco ai...

Edintruder
03/04/2008, 09:45
Oen,
O valor é isso aí mesmo.
Mas pelo menos ficarás com a Rnger em 100% novamente!

Anthoniusnikos
04/04/2008, 00:36
E aí Oen, foi até a TREVO ?

dudas_308w
04/04/2008, 19:15
preste atençao se realmente precisa ser trocada. As bombas tem uns aneis de aluminio, que servem para tirar folgas de uso. Entao é possivel que o bombista "bom" troque só os aneis e faça a regulagem. Enquanto que o bombista "bisca" vai querer trocar a bomba ou retificar os elementos internos.

sds

ReidasCamisas
07/04/2008, 19:23
Logo que peguei minha ranger, ela apresentava cortes de combustível, e às vezes dificuldade para pegar.
Resposta: Selenóide frouxa e com mal contato. Vale a pena averiguar e revisar.

oen
10/04/2008, 14:21
Pessoal,
Desculpe não ter respondido alguma pergunta, estava em dificuldades(sem ranger), saide casa as 05:20 da manha e chegava a noite as 22:30 morto, direto para cama, o andando de busão.
Peguei a Ranger ontem do mecanico, no todo regulagens, rolamentos, kit da correia dentada que o garagista não troucou e mais algumas falinhas alem da bonba injetora, com mãode obra custou R$3200,00. Regulagem total.
Cara, agora eu piso no acelerador e a bixinha vai, com certeza pelo jeito era problema de bomba injetora, como EDITRUNDER, falou que poderia ser e bicos tb, porque antes chegava em 130 com dificuldades, agoara eu piso +- ela chega 120 brincando em pouco espaço de tempo, da para sentir o motor redondo. O problema de não ligar, desapareceu, pega de primeira melhor que
quando eu comprei ela. A ranger ficou eu acho 100% melhor que quando comprei.
Tinha tb uns vazamentos de oleo pela bomba primaria, foi resolvido,
se quiser depois passo a lista de peças que foram trocadas.
A unica coisa que notei é que em arrancadas ta saindo uma fumaça preta pelo cano de descarga que antes não saia, não perguntei para o mecanico se isso é normal. Mas antes não saia nada de fumaça preta nem branca, mas tb o motor tava quase sem oleo. MAs o desempenho e desenvolvimento dela é outra coisa, pela minha falta de experiencia de sair de um carro mil para uma ranger 2.5, no inicio achei que era aquilo mesmo quando comprei, hoje noto que muito importante ter uma pessoa que conehce bem mesmo e ande na camionete para poder comprar com certeza que esta boa, porque so no andar ja da para notar varias coisas.
Algo que o mecanico me falou é que daqui um tempo vou me encomodar com os bicos talvez no inverno, mas ele acha que neste ano ainda não, e tb daqui uns 20000 km andado, trocar um rolamento da embreagem que ele falou que esta fazendo baraulho já.
Pessoal, o dificil agora é convencer o garagista a me pagar, se alguem sabe alguma lei sobre compras de carro me informem por favor.
Comprei ela faz 2 meses agora dia 15/04/2008.
Mas agora estou mais satisfeito com ela mesmo tendo que arcar inicialmente com o valor da mão de tudo.
Outra coisa que notei, não sei se é normal, que depois que uso ela num dia bem quente com arcondicionado ligado no talo, quando paro ela começa a vasar um liquido de baixo de onde do local que coloca agua no radiador, sera que isso é normal, nunca tive carro com ar condicionado.
Cara o resto é so alegria.
Po gostei muito da seriedade da Pickup-Company aqui de Balneario Canboriu e de Floripa, o mecanico seu Jorge, manja muito o gerente é gente muito boa, a equipe sempre me atendeu bem e o serviço é de qualidade.
Se precisarem da lista de meus gastos, eu post aqui no forum.
Abraço a todos.

Walter L. L. Casitta
10/04/2008, 14:42
Pessoal,
Desculpe não ter respondido alguma pergunta, estava em dificuldades(sem ranger), saide casa as 05:20 da manha e chegava a noite as 22:30 morto, direto para cama, o andando de busão.
Peguei a Ranger ontem do mecanico, no todo regulagens, rolamentos, kit da correia dentada que o garagista não troucou e mais algumas falinhas alem da bonba injetora, com mãode obra custou R$3200,00. Regulagem total.
Cara, agora eu piso no acelerador e a bixinha vai, com certeza pelo jeito era problema de bomba injetora, como EDITRUNDER, falou que poderia ser e bicos tb, porque antes chegava em 130 com dificuldades, agoara eu piso +- ela chega 120 brincando em pouco espaço de tempo, da para sentir o motor redondo. O problema de não ligar, desapareceu, pega de primeira melhor que
quando eu comprei ela. A ranger ficou eu acho 100% melhor que quando comprei.
Tinha tb uns vazamentos de oleo pela bomba primaria, foi resolvido,
se quiser depois passo a lista de peças que foram trocadas.
A unica coisa que notei é que em arrancadas ta saindo uma fumaça preta pelo cano de descarga que antes não saia, não perguntei para o mecanico se isso é normal. Mas antes não saia nada de fumaça preta nem branca, mas tb o motor tava quase sem oleo. MAs o desempenho e desenvolvimento dela é outra coisa, pela minha falta de experiencia de sair de um carro mil para uma ranger 2.5, no inicio achei que era aquilo mesmo quando comprei, hoje noto que muito importante ter uma pessoa que conehce bem mesmo e ande na camionete para poder comprar com certeza que esta boa, porque so no andar ja da para notar varias coisas.
Algo que o mecanico me falou é que daqui um tempo vou me encomodar com os bicos talvez no inverno, mas ele acha que neste ano ainda não, e tb daqui uns 20000 km andado, trocar um rolamento da embreagem que ele falou que esta fazendo baraulho já.
Pessoal, o dificil agora é convencer o garagista a me pagar, se alguem sabe alguma lei sobre compras de carro me informem por favor.
Comprei ela faz 2 meses agora dia 15/04/2008.
Mas agora estou mais satisfeito com ela mesmo tendo que arcar inicialmente com o valor da mão de tudo.
Outra coisa que notei, não sei se é normal, que depois que uso ela num dia bem quente com arcondicionado ligado no talo, quando paro ela começa a vasar um liquido de baixo de onde do local que coloca agua no radiador, sera que isso é normal, nunca tive carro com ar condicionado.
Cara o resto é so alegria.
Po gostei muito da seriedade da Pickup-Company aqui de Balneario Canboriu e de Floripa, o mecanico seu Jorge, manja muito o gerente é gente muito boa, a equipe sempre me atendeu bem e o serviço é de qualidade.
Se precisarem da lista de meus gastos, eu post aqui no forum.

É isso aí. Tem hora que não da pra miguelar não. Afinal é o nosso brinquedão.
A agua é a que condensa no AC. É normal...

Edintruder
10/04/2008, 20:00
A fumaça é sinal que a bomba tá mandando diesel novamente e os bicos estão realmente no final da vida.
Vai te acostumando com o pessoal te avisando sobre a água que pinga durante uns 20 minutos depois de desligar o motor.
Posta pra gente a lista de peças e valores, por favor!

celso rosmann
18/11/2010, 18:22
ei cara to com o mesmo problema, só que a minha não tem bomba intermediaria de transferencia mecânica, é um frontier 2002/2003, o que pode ser.......motor mwm 2.8 intercolado

Imperador!
18/11/2010, 21:41
ei cara to com o mesmo problema, só que a minha não tem bomba intermediaria de transferencia mecânica, é um frontier 2002/2003, o que pode ser.......motor mwm 2.8 intercolado
Qual o problema? Explique melhor.

celso rosmann
22/11/2010, 10:20
Qual o problema? Explique melhor.

Cara, segundo meu mecânico do defeito era no bomba injetora, quando a mesma foi aberta para troca de peças apresentava um alto grau de sujeira devido a não troca do filtro pelo antigo dono, gastei uma nota, mais parece que ficou bom, o defeito apresentado antes, era que ela não pegava, faltava diesel no motor......só pegava quando queria.......outro problema detecado agora é o seguinte... quando estou pilotando a mesma, sinto uma leve perca de estabilidade na direção como se ela estive doida, dançado, observei agora que a roda dianteira do lado do passageiro
esta de 2 a 4 centimetros atrasada em relação a outra........e olha que só tou com a viatura a 40 dias.......desisto ou sigo em frente.........

Walter L. L. Casitta
22/11/2010, 10:31
................................

Imperador!
22/11/2010, 12:19
................................
x2........................

Raposo
22/11/2010, 19:04
X3..................................

lili_ledur
12/04/2016, 14:42
Boa tarde Edin,
Tenho uma Ranger 2000, e estou com problemas no arranque. Quando fria ela custa a pegar e reparei que se balanço ela ela pega mais facil (mas ainda assim força a bateria).
Fiquei preocupada pois li em teus posts "NÃO USE DIESEL S-10 EM VEÍCULOS COM BOMBA INJETORA ROTATIVA!!!" Como sei se minha bomba injetora é rotativa?
Venho abastecendo com S10 a quase um ano e não sei se pode este ser o problema.

Podes me auxiliar?

Desde ja Muito Obrigada pela tua atenção.

Edintruder
13/04/2016, 16:32
Lili, pode ser um dos primeiros sintomas sim.

Normalmente a bateria da ranger só dura dois anos, então se ela tiver esse tempo, podes experimentar fazer a troca. O arranque vira mais lentamente e não consegue detonar o diesel.

Para ver se a bomba está ruim, põe ela na rodovia e pisa fundo. Se passar fácil dos 140km/h a bomba está boa, se não chegar nisso, a bomba já está com desgaste acentuado, daí a pressão cai e não consegue pulverizar o diesel. Bicos também ficam ruins. É o conjunto todo que causa esse problema.