Ver Versão Completa : Ranger acelerada
Antero Barreto
21/03/2008, 23:09
:pensativo:Oi pessoal, tô de volta. passei uns dias fora e tô aqui pra dizer que o tal barulhinho que eu ouvia, dito no tópico(barulhos na ranger) lembram? então, achávamos que era o feixe de mola, fui olhar, e era a junção de 2 estágios do escapamentos, onde tem uma mola certo? foi só colocar outras arruelas ali e o barulhinho incômodo sumiu.
Agora, me ajudem: minha Ranger (V6 99), fria ou quente, quando eu funciono ela, ta ficando acima de 1000 giros, e quando eu ando tiro a marcha e diminuo a velocidade para uma esquina (por exemplo), ela fica urrando a 1500 giros. Aqui em Mucuri (cidade bem pequena), ando pouco e como as distâncias são pequenas, só ando bem devagar, esticar o carro, só quando vou na estrada mesmo. Olhei no manual, e diz que variação de marcha lenta é devido a combustivel ruim, só que isso começou a acontecer, depois que esse tanque baixou de meio. sera que é o combustivel mesmo?? esse carro tem como regular a marcha lenta??
Toda ajuda de vocês pra mim, é sempre bem vinda. Obrigado:wink::wink:
Edintruder
22/03/2008, 11:22
Scanner nela!
alexborba
24/03/2008, 20:44
:pensativo:Oi pessoal, tô de volta. passei uns dias fora e tô aqui pra dizer que o tal barulhinho que eu ouvia, dito no tópico(barulhos na ranger) lembram? então, achávamos que era o feixe de mola, fui olhar, e era a junção de 2 estágios do escapamentos, onde tem uma mola certo? foi só colocar outras arruelas ali e o barulhinho incômodo sumiu.
olá antero!
conta mais como vc solucionou esse barulho 'grilo' da sua ranger.
sei que os rangidos dão nome ao carro, que é indissociável às picapes, mas aplacar a sinfonia de nhécs seria uma ótima pedida...
na concessionária e nos mecânicos de confiança a solução sempre foi a mesma, entupir o feixe de molas de graxa. tanto que ele já tá pingando graxa por aí, aquela meleira... e nada do barulho sair!
ahh, que saudades de ver o feixe limpinho, quando ainda dava pra distinguir as barras individualmente...
poste umas fotos do local e da gambiarra, se puder!
valeu!
b
Edintruder
24/03/2008, 21:30
A minha só fica silenciosa quando pulverizo óleo queimado por baixo. Depois que seca volta tudo ao normal.
EDU REIS
24/03/2008, 23:06
só que vc estraga as borrachas da suspensão, eu antes lavava minha ranger e mandava bater oleo por baixo, dava muito problema de suspensão, hoje só lavo e nada de óleo.
EDU REIS
24/03/2008, 23:07
A minha só fica silenciosa quando pulverizo óleo queimado por baixo. Depois que seca volta tudo ao normal.
só que vc estraga as borrachas da suspensão, eu antes lavava minha ranger e mandava bater oleo por baixo, dava muito problema de suspensão, hoje só lavo e nada de óleo.
Antero Barreto
27/03/2008, 13:51
olá antero!
conta mais como vc solucionou esse barulho 'grilo' da sua ranger.
sei que os rangidos dão nome ao carro, que é indissociável às picapes, mas aplacar a sinfonia de nhécs seria uma ótima pedida...
na concessionária e nos mecânicos de confiança a solução sempre foi a mesma, entupir o feixe de molas de graxa. tanto que ele já tá pingando graxa por aí, aquela meleira... e nada do barulho sair!
ahh, que saudades de ver o feixe limpinho, quando ainda dava pra distinguir as barras individualmente...
poste umas fotos do local e da gambiarra, se puder!
valeu!
b
Oi Alex, veja bem, no cano do escapamento, bem no meio do carro, tem uma junção feita atravez de dois parafusos e uma mola no meio. bom, no meu caso, o cara da loja de escapamentos, soltou estes parafusos e colocou umas arruelas entre as duas partes do escapamento. isso deu maior pressão e parou o qui,qui,qui que tanto me incomodava.
Quanto ao feixe de molas, acabei não fazendo nada, mas o pessoal aí do forum tinha me aconselhado a colocar umas borrachas entre as molas. acho que indo num posto de molas, eles devem saber exatamente como isso deve ser feito.
Abraços.
Edintruder,
coloca silicone nas borrachas e entres as molas traseiras para conservar as borrachas.
Óleos e graxas mineirais "dissolvem" por atrito borrachas minerais.
Daniel
j.sebastian
27/03/2008, 16:14
Agora, me ajudem: minha Ranger (V6 99), fria ou quente, quando eu funciono ela, ta ficando acima de 1000 giros, e quando eu ando tiro a marcha e diminuo a velocidade para uma esquina (por exemplo), ela fica urrando a 1500 giros. Aqui em Mucuri (cidade bem pequena), ando pouco e como as distâncias são pequenas, só ando bem devagar, esticar o carro, só quando vou na estrada mesmo. Olhei no manual, e diz que variação de marcha lenta é devido a combustivel ruim, só que isso começou a acontecer, depois que esse tanque baixou de meio. sera que é o combustivel mesmo?? esse carro tem como regular a marcha lenta??
Toda ajuda de vocês pra mim, é sempre bem vinda. Obrigado:wink::wink:
Não dá para regular a marcha lenta, é automática.
Verifica se não tem uma entrada falsa de ar (mangueira do filtro desencaixada, junta da admissão estragada, mangueirinhas de vácuo soltas). A melhor maneira para procurar essas entradas falsas é usar um "estetoscopio", uma mangueira q vc coloca uma ponta no ouvido e vai aproximando a outra ponta, com cuidado, das partes com o motor ligado, até ouvir o fssssss característico...
Tambem pode ser a válvula atuadora da marcha lenta (IAC) suja...
Seba
A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).
Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.
Daniel
Não dá para regular a marcha lenta, é automática.
Verifica se não tem uma entrada falsa de ar (mangueira do filtro desencaixada, junta da admissão estragada, mangueirinhas de vácuo soltas). A melhor maneira para procurar essas entradas falsas é usar um "estetoscopio", uma mangueira q vc coloca uma ponta no ouvido e vai aproximando a outra ponta, com cuidado, das partes com o motor ligado, até ouvir o fssssss característico...
Tambem pode ser a válvula atuadora da marcha lenta (IAC) suja...
Seba
j.sebastian
27/03/2008, 19:07
A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).
Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.
Daniel
Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...
Seba
Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.
Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.
O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
A 800 RPM também dá falta de pressão de óleo com o motor quente.
Estranho... né?
Daniel
Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...
Seba
Walter L. L. Casitta
27/03/2008, 22:18
[quote=dsamaz;574474]Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.
Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.
O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
Estranho... né?
[0/quote]
Não seria o seu tacômetro marcando cima do real?
j.sebastian
28/03/2008, 01:55
Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.
Estranho... né?
Daniel
é isso mesmo, Daniel... aquilo é o batente do cabo, vc só abriu a borboleta, não regulou a marcha lenta... não vai baixar de 800, mesmo...
mas a 800 teria que ficar redondinha, sem querer morrer, dar baixa pressão de oleo ou não segurar o ac... verifica por outras causas. Fuga de corrente, compressor ou rolamentos travando, etc...
Seba
gutoxj98
28/03/2008, 02:43
Como disse o Sebastian, Revisao e Limpeza na TBI e Atuador de marcha lenta, ou motor de passo.............que é a mesma coisa que o atuador, peça com dois nome é dose !!!!
Todos os carros injetados tem o atuador de marcha lenta, e esse parafuso ai que regula seria apenas nos carburados........
abraços
Oi Alex, veja bem, no cano do escapamento, bem no meio do carro, tem uma junção feita atravez de dois parafusos e uma mola no meio. bom, no meu caso, o cara da loja de escapamentos, soltou estes parafusos e colocou umas arruelas entre as duas partes do escapamento. isso deu maior pressão e parou o qui,qui,qui que tanto me incomodava.
Quanto ao feixe de molas, acabei não fazendo nada, mas o pessoal aí do forum tinha me aconselhado a colocar umas borrachas entre as molas. acho que indo num posto de molas, eles devem saber exatamente como isso deve ser feito.
Abraços.
O problema é descobrir onde é o "qui,qui,qui ".
As vezes são as oinças de freio frouxas. A sua foi na abraçadeira da descaraga.
A minha L200 faz um rangido quando passa num quebra-molas.
Mas até descobrir onde é ... é que é Phoxd.
O problema é descobrir onde é o "qui,qui,qui ".
As vezes são as oinças de freio frouxas. A sua foi na abraçadeira da descaraga.
A minha L200 faz um rangido quando passa num quebra-molas.
Mas até descobrir onde é ... é que é Phoxd.
:stop:
oinças leia-se pinças;
descaraga - descarga
:concordo:
simaoall
17/04/2008, 17:49
essea "TBI" é o que chamam por ai de "corpo da borboleta"?
ademar davison
08/02/2021, 19:42
boa noite, pessoal ressuscitando o topico, adquiri recentemente uma ranger 4.0 1996 e a danada esta com os mesmos sintomas da aceleracao 1500 rpm quando coloco em ponto morto. ela segura nesse rpm vai baixando lentamente para uns 900rpm. o que estranho e que demora muito para baixa.
JPEDROSA2
19/03/2021, 18:26
Tem que olhar contra a luz se tem folga no corpo da borboleta (retirar a TBI e olhar a borboleta.. Se passar luminosidade, achou o problema). Esta borboleta é de plástico e corrói fácil.
Fim uma loucura na minha, 2008 a gasolina: moldei a borboleta com cola de parabrisa, sem tirá-la "de dentro"(epa!!!). Engraxei o corpo de metal para não grudar, passei a cola com cuidado, deixei a borboleta fechar uma vez para moldar perfeitamente e depois prendi e deixei secar por 24 horas. Está assim há seis meses, funcionando perfeitamente.
Nota: já tinha substituído sensor maf, regulador de marcha-lenta, bobina e nada resolvia o problema.
Saudações rubro-negras!!!