PDA

Ver Versão Completa : Ranger acelerada

Antero Barreto
21/03/2008, 23:09
:pensativo:Oi pessoal, tô de volta. passei uns dias fora e tô aqui pra dizer que o tal barulhinho que eu ouvia, dito no tópico(barulhos na ranger) lembram? então, achávamos que era o feixe de mola, fui olhar, e era a junção de 2 estágios do escapamentos, onde tem uma mola certo? foi só colocar outras arruelas ali e o barulhinho incômodo sumiu.
Agora, me ajudem: minha Ranger (V6 99), fria ou quente, quando eu funciono ela, ta ficando acima de 1000 giros, e quando eu ando tiro a marcha e diminuo a velocidade para uma esquina (por exemplo), ela fica urrando a 1500 giros. Aqui em Mucuri (cidade bem pequena), ando pouco e como as distâncias são pequenas, só ando bem devagar, esticar o carro, só quando vou na estrada mesmo. Olhei no manual, e diz que variação de marcha lenta é devido a combustivel ruim, só que isso começou a acontecer, depois que esse tanque baixou de meio. sera que é o combustivel mesmo?? esse carro tem como regular a marcha lenta??
Toda ajuda de vocês pra mim, é sempre bem vinda. Obrigado:wink::wink:

Edintruder
22/03/2008, 11:22
Scanner nela!

alexborba
24/03/2008, 20:44
:pensativo:Oi pessoal, tô de volta. passei uns dias fora e tô aqui pra dizer que o tal barulhinho que eu ouvia, dito no tópico(barulhos na ranger) lembram? então, achávamos que era o feixe de mola, fui olhar, e era a junção de 2 estágios do escapamentos, onde tem uma mola certo? foi só colocar outras arruelas ali e o barulhinho incômodo sumiu.

olá antero!
conta mais como vc solucionou esse barulho 'grilo' da sua ranger.
sei que os rangidos dão nome ao carro, que é indissociável às picapes, mas aplacar a sinfonia de nhécs seria uma ótima pedida...
na concessionária e nos mecânicos de confiança a solução sempre foi a mesma, entupir o feixe de molas de graxa. tanto que ele já tá pingando graxa por aí, aquela meleira... e nada do barulho sair!
ahh, que saudades de ver o feixe limpinho, quando ainda dava pra distinguir as barras individualmente...
poste umas fotos do local e da gambiarra, se puder!
valeu!
b

Edintruder
24/03/2008, 21:30
A minha só fica silenciosa quando pulverizo óleo queimado por baixo. Depois que seca volta tudo ao normal.

EDU REIS
24/03/2008, 23:06
só que vc estraga as borrachas da suspensão, eu antes lavava minha ranger e mandava bater oleo por baixo, dava muito problema de suspensão, hoje só lavo e nada de óleo.

EDU REIS
24/03/2008, 23:07
A minha só fica silenciosa quando pulverizo óleo queimado por baixo. Depois que seca volta tudo ao normal.
só que vc estraga as borrachas da suspensão, eu antes lavava minha ranger e mandava bater oleo por baixo, dava muito problema de suspensão, hoje só lavo e nada de óleo.

Antero Barreto
27/03/2008, 13:51
olá antero!
conta mais como vc solucionou esse barulho 'grilo' da sua ranger.
sei que os rangidos dão nome ao carro, que é indissociável às picapes, mas aplacar a sinfonia de nhécs seria uma ótima pedida...
na concessionária e nos mecânicos de confiança a solução sempre foi a mesma, entupir o feixe de molas de graxa. tanto que ele já tá pingando graxa por aí, aquela meleira... e nada do barulho sair!
ahh, que saudades de ver o feixe limpinho, quando ainda dava pra distinguir as barras individualmente...
poste umas fotos do local e da gambiarra, se puder!
valeu!
b
Oi Alex, veja bem, no cano do escapamento, bem no meio do carro, tem uma junção feita atravez de dois parafusos e uma mola no meio. bom, no meu caso, o cara da loja de escapamentos, soltou estes parafusos e colocou umas arruelas entre as duas partes do escapamento. isso deu maior pressão e parou o qui,qui,qui que tanto me incomodava.
Quanto ao feixe de molas, acabei não fazendo nada, mas o pessoal aí do forum tinha me aconselhado a colocar umas borrachas entre as molas. acho que indo num posto de molas, eles devem saber exatamente como isso deve ser feito.
Abraços.

dsamaz
27/03/2008, 16:12
Edintruder,

coloca silicone nas borrachas e entres as molas traseiras para conservar as borrachas.

Óleos e graxas mineirais "dissolvem" por atrito borrachas minerais.

Daniel

j.sebastian
27/03/2008, 16:14
Agora, me ajudem: minha Ranger (V6 99), fria ou quente, quando eu funciono ela, ta ficando acima de 1000 giros, e quando eu ando tiro a marcha e diminuo a velocidade para uma esquina (por exemplo), ela fica urrando a 1500 giros. Aqui em Mucuri (cidade bem pequena), ando pouco e como as distâncias são pequenas, só ando bem devagar, esticar o carro, só quando vou na estrada mesmo. Olhei no manual, e diz que variação de marcha lenta é devido a combustivel ruim, só que isso começou a acontecer, depois que esse tanque baixou de meio. sera que é o combustivel mesmo?? esse carro tem como regular a marcha lenta??
Toda ajuda de vocês pra mim, é sempre bem vinda. Obrigado:wink::wink:

Não dá para regular a marcha lenta, é automática.

Verifica se não tem uma entrada falsa de ar (mangueira do filtro desencaixada, junta da admissão estragada, mangueirinhas de vácuo soltas). A melhor maneira para procurar essas entradas falsas é usar um "estetoscopio", uma mangueira q vc coloca uma ponta no ouvido e vai aproximando a outra ponta, com cuidado, das partes com o motor ligado, até ouvir o fssssss característico...

Tambem pode ser a válvula atuadora da marcha lenta (IAC) suja...

Seba

dsamaz
27/03/2008, 18:36
A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).

Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.

Daniel

Não dá para regular a marcha lenta, é automática.

Verifica se não tem uma entrada falsa de ar (mangueira do filtro desencaixada, junta da admissão estragada, mangueirinhas de vácuo soltas). A melhor maneira para procurar essas entradas falsas é usar um "estetoscopio", uma mangueira q vc coloca uma ponta no ouvido e vai aproximando a outra ponta, com cuidado, das partes com o motor ligado, até ouvir o fssssss característico...

Tambem pode ser a válvula atuadora da marcha lenta (IAC) suja...

Seba

j.sebastian
27/03/2008, 19:07
A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).

Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.

Daniel

Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...

Seba

dsamaz
27/03/2008, 21:57
Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.

O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
A 800 RPM também dá falta de pressão de óleo com o motor quente.

Estranho... né?

Daniel

Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...

Seba

Walter L. L. Casitta
27/03/2008, 22:18
[quote=dsamaz;574474]Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.

O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.

Estranho... né?
[0/quote]

Não seria o seu tacômetro marcando cima do real?

j.sebastian
28/03/2008, 01:55
Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

Estranho... né?

Daniel

é isso mesmo, Daniel... aquilo é o batente do cabo, vc só abriu a borboleta, não regulou a marcha lenta... não vai baixar de 800, mesmo...

mas a 800 teria que ficar redondinha, sem querer morrer, dar baixa pressão de oleo ou não segurar o ac... verifica por outras causas. Fuga de corrente, compressor ou rolamentos travando, etc...

Seba

gutoxj98
28/03/2008, 02:43
Como disse o Sebastian, Revisao e Limpeza na TBI e Atuador de marcha lenta, ou motor de passo.............que é a mesma coisa que o atuador, peça com dois nome é dose !!!!

Todos os carros injetados tem o atuador de marcha lenta, e esse parafuso ai que regula seria apenas nos carburados........

abraços

Gugu7
17/04/2008, 17:24
Oi Alex, veja bem, no cano do escapamento, bem no meio do carro, tem uma junção feita atravez de dois parafusos e uma mola no meio. bom, no meu caso, o cara da loja de escapamentos, soltou estes parafusos e colocou umas arruelas entre as duas partes do escapamento. isso deu maior pressão e parou o qui,qui,qui que tanto me incomodava.
Quanto ao feixe de molas, acabei não fazendo nada, mas o pessoal aí do forum tinha me aconselhado a colocar umas borrachas entre as molas. acho que indo num posto de molas, eles devem saber exatamente como isso deve ser feito.
Abraços.
O problema é descobrir onde é o "qui,qui,qui ".
As vezes são as oinças de freio frouxas. A sua foi na abraçadeira da descaraga.
A minha L200 faz um rangido quando passa num quebra-molas.
Mas até descobrir onde é ... é que é Phoxd.

Gugu7
17/04/2008, 17:30
O problema é descobrir onde é o "qui,qui,qui ".
As vezes são as oinças de freio frouxas. A sua foi na abraçadeira da descaraga.
A minha L200 faz um rangido quando passa num quebra-molas.
Mas até descobrir onde é ... é que é Phoxd.
:stop:
oinças leia-se pinças;
descaraga - descarga
:concordo:

simaoall
17/04/2008, 17:49
essea "TBI" é o que chamam por ai de "corpo da borboleta"?

ademar davison
08/02/2021, 19:42
boa noite, pessoal ressuscitando o topico, adquiri recentemente uma ranger 4.0 1996 e a danada esta com os mesmos sintomas da aceleracao 1500 rpm quando coloco em ponto morto. ela segura nesse rpm vai baixando lentamente para uns 900rpm. o que estranho e que demora muito para baixa.

JPEDROSA2
19/03/2021, 18:26
Tem que olhar contra a luz se tem folga no corpo da borboleta (retirar a TBI e olhar a borboleta.. Se passar luminosidade, achou o problema). Esta borboleta é de plástico e corrói fácil.
Fim uma loucura na minha, 2008 a gasolina: moldei a borboleta com cola de parabrisa, sem tirá-la "de dentro"(epa!!!). Engraxei o corpo de metal para não grudar, passei a cola com cuidado, deixei a borboleta fechar uma vez para moldar perfeitamente e depois prendi e deixei secar por 24 horas. Está assim há seis meses, funcionando perfeitamente.
Nota: já tinha substituído sensor maf, regulador de marcha-lenta, bobina e nada resolvia o problema.

Saudações rubro-negras!!!