Ver Versão Completa : kit GAS x Trocar Motor BF
Ola Pessoal Tenho 2 Carros. quer dizer um carro e um JEEP.
Gostaria de Fazer Meu dia a dia no meu Jeep. porem existe o problema consumo, Pensei num kit gas ou trocar o meu motor BF por um motor AP2.0, oque vcs me aconselham, um kit gaz seria bem vindo pro bf161, e um motor ap 1.8 ou 2.0 seria bem vindo ?
obrigado , Heder.
Thiago Serpa
05/07/2004, 00:06
cara.. parece que não recomendam muito o GNV para uso no BF161 não, dá um pesquisada que já rolou bastante. Se vc não faz trilhas muito hard talvez um AP ou GM 151, bons para cidade e de apetite mais moderado resolvam seu problema!!
Fabio Cortez
05/07/2004, 12:35
Pessoal,
Aqui na minha cidade, a gasolina tá muito cara :cry: :cry: :cry: . Meu Jeep, mesmo com o AP 2.0, fica difícil ficar rodando pra baixo e pra cima com ele...Nestas condições, Estive estudando a possibilidade do GNV. Acredito que não haja problema nenhum, por ser um motor bem forte e que as convertedoras estão acostumadas a fazer a conversão, pois o que mais se vê são Santanas rodando com GNV. O que vcs acham, seria boa essa opção :?: :?: :?:
Sds, querendo ser econômico.... :P :P :P :P
megadeth
05/07/2004, 13:08
olá amigos!
fiquei muito atento à requisição do Hederi... estou para juntar os trapos com uma doida, e meu carro vai rodar, pois precisarei de uma grana pra casa/ap né. Entonces, do meu cj nem cogitei de me desfazer, e como onde trampo não tem ônibus nem trenzão por perto, vou alterar minha vtr pra aguentar uma cidade, todo dia... aliás, vou aproveitar que ele está com um grave problema, está subindo óleo, a ponto de encharcar o filtro de ar... e provavelmente trocar o meu OHC 4c (àlcool), pois ele está fazendo 2 ou 3 km/l. Tentei um monte de coisa pra melhorar o consumo, mas nada deu muito efeito. O que for discutido aqui (principalmente pelos experts) será decisivo no que vou fazer com meu melhor amigo.
[]s beberrões!
Rogério Barthy
06/07/2004, 09:08
Hederi,
Estou na mesma situação, com um BF-161 que faz 4. Km/l , e então estou pensando sériamente em colocar um Kit GNV em meu bruto.
O espaço disponível embaixo do banco traseiro é que irá limitar o tamanho do cilindro e então a autonomia.
Aquí no RJ, existem dezenas de postos GNV e então será bem mais accessível andar com meu Jeep com um pouco mais de economia.
10 Km = R$5,00 (gasolina) R$ 2,00 / litro
30 Km = R$5,00 (GNV) R$ 0,99/m3
A estimativa é que ele faça de 6 para mais km/ m3, com a facilidade de se atingir as três capitais estaduais vizinhas, somente com GNV, já que pelas estradas, está fácil encontrar postos para reabastecimento.(BH;SP;Vitória)
tb estou querendo botar gnv no meu ... querendo n , vou por , estou so esperando eu terminar de pagar meu freio a disco pra poder por , vou colocar num ohc 4 cc . tb vou colocar o cilindro embaixo do banco traseiro ( n tenho o banco ) , o meu na cidade ta fazendo 5, 6 km
tou vendo se consigo da uma melhorada ainda . coloquei um gigle de 150 , o normal e de 155 , vou tentar um de 147 pra ve se ele vai bem ....
Rogério Barthy
07/07/2004, 10:10
Coloca sim, e depois informa como ficou e o quanto está feliz com a economia.
Coloque em uma convertedora de nome e confiança. A que eu vou colocar, já conheço o dono, já instalou um Kit em meu outro veículo (Corsa 1.0) que está fazendo 16 km/m3 na cidade e mais de 19Km na estrada, bem mansinho no pedal. O Kit é de marca e com garantia de 2 anos pela fábrica e ilimitada pela convertedora que dá toda a assistência quando for preciso e sem onus quer de mão de obra ou peças.
Tem fila para marcar instalação e o meu Jeep já está agendado a 1 ano. só esperando sair da oficina para a instalação.
rogerio , poderia dar o end , telefone da loja ?acabo de pagar o freio mes q vem , então ja vou dando uma pesquisada .
Rogério Barthy
08/07/2004, 08:56
Santoro,
A firma "CORDOGÁS " convertedora GNV instalação e manutenção.
Rua Cordovil, 239 - Parada de Lucas - RJ Tel. 3391-0498 / 3013-8877 falar com Carlos ou José (Carlinhos ou Zé). 3 ou 4x sem juros ou ainda 24x c/ financeira. (vou fazer c/ a 2ª opção.
Vou colocar meu Jeep talvez essa semana ou inicio da próxima e então poderá ver o serviço sendo executado e a instalação se ficará a contento, bem feita, com acabamento para nós que entramos em trilha.
Vale um aviso: Chore muito e converse demais, que eles são gente boa e conseguirá um bom preço, não o menor do RJ, mas o melhor material e atendimento com certeza. Meu Corsa já tem 2 anos (70.000 Km rodados ) de convertido e não deu problema algum só troca de velas e filtro de ar.
rogerio , depois de instalado ,s erá q poderia dar uma olhada no seu carro ? marcar um dia q vc possa sei la , pra eu ver como ficou , instalação etc .
Rogério Barthy
09/07/2004, 09:12
Claro que pode, quando minha viatura for para a instalação, avisarei (deve ir até 3ª feira próxima), assim que eu faça o recebimento dos serviços executados em uma oficina aquí no centro da cidade (perto dos Arcos da Lapa). Devo ir hoje lá para saber se já está tudo pronto e se não falta nenhum detalhe. Já inclusive avisei na Cordogás que estou chegando por lá para a instalação.
demorou , fico no aguardo .
Rogério Barthy
12/07/2004, 08:36
Santoro,
Vc é de que área (bairro) ? Pertence a algum Jeep Clube ? Tem alguma turma para passeios ou trilha ? O gupo que eu participava, se desintegro e formou outros para derby de demolição, atolamento e afogamento ou Longas trilhas de vários dias, e assim, perdi o mecânico e as companias para uma bagunça saudavel.
sou da tijuca , no momento n pertenço a nada hehehe quero fazer parte do jcrj , ainda n coloquei o jeep na trilha , nem uma brincadeira hehe estou fazendo primeiro uns ajustes pra poder fazer direito estava instalando freio a disco ,gaiola , ajustando o consumo , pra ai sim poder fazer alguma brincadeira ....
a unica coisa q vou fazer assim , mais off será uma viagem com ele dia 23 pro interior de minas , q ai sim eu espero pegar alguma lama ! :D
no momento sou como posso dizer , cabaço hehehehe
Rogério Barthy
13/07/2004, 09:38
Santoro, moro na Penha e fazia parte de um grupo do Nova Iguaçú Jeep Clube em que o grupo era muito animado e o $$ não era grande, por isso era todos de um nível financeiro equilibrado.
Foi em uma reunião do JCRJ e fiquei um tanto deslocado e desapontado
porque queria conversar com alguem sobre Jeep e lá só existia CHEROKEE, LANDROVER, BMW, F-75 PINTADA EM OURO E CRAVEJADA DE BRILHANTES, fora da minha realidade além de ser muito longe (Barra).
Estou indo daquí 2 horas buscar meu Jeep na oficina, depois de 1 ano, um mês e 18 dias.
putz ! heuheue quanto tempo . eu tb ja tive nuns encontros do jcrj , e so vi isso msm , cj msm acho q n vi um hehehe , de vez em quando eu vou no encontro do pessoal da jipenet na lagoa , e estou na lista de discussão tb , la eu ja troquei uma ideia com alguns e ja vi uns cjs la tb hehehe nada de veiculos n me toquem por favor .
Rogério Barthy
13/07/2004, 13:27
Eu tenho 1,90 m de altura e estava na intenção de cortar um pedaço da caixa de rodas traseira para que o banco pudesse ter um maior espaço.
Eis que vejo o que gostaria de fazer em seu album de fotos.
Parabéns pelo serviço e pela viatura AMARELIM AMARELIM.
Rogério Barthy
13/07/2004, 13:34
Em Nova Iguaçu éramos 10 CJ-5, 3 CJ-3A , 2 CJ-3B- 1 Toyojeep (mecânica de Toyota), 1 Niva, 1 F-75.
Devo voltar lá para amostrar o meu Furioso e saber como e quando irá ter algum passeio ou trilha e qiuando isso acontecer lhe aviso.
putz demorou , quando for da um toque . hehehe ficou muito bom o corte msm , outra coisa pra dirigir . da ate pra deitar ! :D estava pensando em cortar a parede corta fogo , mas depois q fiz isso no banco , n acho necessidade mais , a posição de dirigir esta bastante confortavel .... ( pelo menos na cidade , vamos ver na viagem )
quanto ao nome dele , bom , ainda n dei hehehe coloquei isso so de pilha .
tenho q por outras fotos , com gaiola , freio a disco etc :D
pegou sua viatura ?
Rogério Barthy
13/07/2004, 13:57
Estou saindo agora, já que não me deixaram em paz um instante. Sou servidor Público Federal (estou em férias desde 09/07) e ainda no trabalho sendo explorado e sem almoço.
Estou com outro veículo aqui no centro da cidade e então preciso da ajuda de minha metade para levar os dois carros para casa. (ela está fazendo o maior charme para levar o Corsa que é dela mesmo).
hahaha acontece nas melhores familias .
Rogério Barthy
20/07/2004, 02:14
Conseguí sentar em frente ao PC aquí em férias.
O meu "FURIOSO" já está sendo convertido para GNV.
Apareça por lá para verificar se estão tratando bem dele.
[] tracionados.
Rogério Barthy
28/07/2004, 08:54
Santoro,
A viatura já está com o kit instalado. Ficou 100% e agora só falta levar no capoteiro para readaptar o banco traseiro e no eletricista para os retoques finais. Vou hoje lá para marcar o dia e pegar o endereço e o telefone para lhe passar. Se puder passe lá na convertedora para avaliar o serviço e verificar a qualidade da conversão.
Rogério Barthy
29/07/2004, 08:57
Santoro, aqui vai o endereço do eletricista.
Luzar Auto Elétrica Ltda. Rua Jacurutã, nº 571 - A (Praça Caí) Penha Tel. 2270-5543 transversal com a Rua Guatemala, em frente ao colégio. A loja é pequena, mas a competência é grande (Peça para que o Jorge ( o velho que é dono) mexa na viatura.
[] Jipeiros..
Santoro, aqui vai o endereço do eletricista.
Luzar Auto Elétrica Ltda. Rua Jacurutã, nº 571 - A (Praça Caí) Penha Tel. 2270-5543 transversal com a Rua Guatemala, em frente ao colégio. A loja é pequena, mas a competência é grande (Peça para que o Jorge ( o velho que é dono) mexa na viatura.
[] Jipeiros..
rogerio , obrigado , vou anotar , mas ja matei a charada , em breve vou estar instalando aki tudo certinho , o unico problema q eu estou tendo e q quando as setas estao ligadas e eu piso no freio , elas param de piscar e as duas acendem no freio , mas vou ver se arrumo isso .
tou fazendos os testes na bancada 1 , pra depois joga no carro . ta ficando bom !
Rogério Barthy
05/08/2004, 16:10
Ainda não conseguí levar o "Preguiça" para o eletricista dar uma olhada e checar as gambiarras e emendas.
A caixa de direção estava um pouco com férias e então providenciei a recuperação da mesma, sendo que só posso avaliar o serviço aos sábados e por isso, o Bruto ainda está na Convertedora, aguardando a caixa de direção, a liberação e finalmente poder usufruir um pouco a minha viatura.
rogerio , onde esta o seu carro ??? ontem passei perto do viaduto ana neri ( na verdade perto dakele corpo de bombeiro , aki no jacare e tinha um jeep azul numa convertedora , passei muito rapido , n deu pra ver direito
Rogério Barthy
06/08/2004, 12:59
Minha viatura está na CORDOGAZ - em Parada de Lucas (Rua Cordovil.)
Devo ir buscar a viatura amanhã !
A viatura é cinza, c/capota Pizoletro preta.
umm blz . depois diz como ficou rodando no gaz , se vc sentiu muita perda e talz , quem sabe a gent en marca uma cerveja ?
andretomasi
06/08/2004, 16:40
Rogério, pôe umas fotos dos tanques debaixo do banco traseiro, estava pensando na idéia também, e seria bom ver como ficou.
[ ]´s curiosos
Alexandre Vaz Ferreira
06/08/2004, 18:27
Rogério, pôe umas fotos dos tanques debaixo do banco traseiro, estava pensando na idéia também, e seria bom ver como ficou.
[ ]´s curiosos
Ké isso Keko
Aqui nesse fundão... :evil:
Só se for um tanque daqueles de 13 Kg :roll: :lol: :lol: .
Um abração
andretomasi
06/08/2004, 22:01
Nem Alexandre, não tô falando aí do kudomundo.. se botasse gás, eu podia trazer o CJ pra cá durante as aulas, e levava de volta pra casa nas férias :D :D :D
[ ]´s louco pra não andar mais a pé em POA
Rogério Barthy
07/08/2004, 21:24
Santoro, não pude retirar a viatura, já que a caixa de direção ainda não tinha sido reinstalada (Estão fazendo isso na camaradagem) e o mecânico só pode trabalhar na viatura, quando não tem trabalho (instalação/conversão) de veículos.
Agora só na semana que vem !
Rogério Barthy
07/08/2004, 22:28
Keko, coloquei algumas fotos em meu album de fotos. Desculpem a qualidade das fotos, mas a máquina já tem quase oito anos de uso..
Espero que deem para calcular a altura e o tamanho dos cilindros.. 8m³ cada.
andretomasi
08/08/2004, 01:34
Rogério, valeu, as fotos estão ótimas, dá pra ver bem como estão instalados os cilindros. Quando tiver o banco traseiro recolocado, não esquece de colocar as fotos aqui :wink:
[ ]´s
ficou show as fotos .... sabe mais ou menos quanto de autonomia da esses 2 cilindros de 8 ?
o de 16 n cabe n ? fica muito alto ?
Rogério Barthy
09/08/2004, 09:03
Santoro,
se for colocar o banco traseiro, torna-se impossível a colocação de cilindro mais alto que a caixa de rodas, ou pelo pequeno comprimento entre as caixas ou pela limitação pela falta de altuta para que uma pessoa possa ficar sentada sem que bata com a cabeça no teto.
Se não for utilizar banco traseiro, pode-se colocar 2 cilindros de maior capacidade (14m³ cada).
Em meu Jeep, escolhi a colocação de 2 de 8m³ para que minha filha possa me acompanhar, ou ainda que a viatura possa servir de transporte para pelo menos 4 pessoas.
A autonomia com gasolina, está por perto de 200 km /50 lts ou 90 km/14m³.
No Rio de Janeiro, encontra-se postos de abastecimento de GNV em quase todos os bairros e lugares, e portanto sendo uma atenuante para a pequena autonomia que a viatura apresentará.
Qual a utilização que será dada ao seu Jeep ? Trilhas leves ou pesadas?; Passeios leves ou longos ? ; Uso diário?..
Estou somente esperando a liberação da viatura para que possamos marcar uma trilha.
[] lameiros.
Rogério Barthy
09/08/2004, 09:19
Keko,
estou só esperando o mecânico recolocar a caixa de direção que recuperei para que possa levar a viatura para adaptar e recolocar o banco. Quando já estiver colocado o banco, lhe aviso e coloco as fotos.
[] jiperos e enlameados.
rogerio , minha viatura e usada no dia a dia , e eventualmente em trilhas leves e medias , nada hardcore , pq se qubrar fico a pé ! :shock:
quantp ao cilindro , eu queria ver se conseguia uma autonomia maior , para q eu possa viajar com ele no gnv tb se possivel . estava pensando em colocar o cilindro maior , msm q ele passe um pouco da caixa de roda , eu tb pretendo colcoar um banco atras , mas estava pensando em fazer um outro por cima dos cilindros , mandar fazer com chapas e talz , e n colocar o bando q estava pois ele e mais alto , ai eu teria esse problema ... eu tb estava pensando em outra configuração .... colocar um cilindro maior na traseira , so q de lado , atras do bando do carona , de comprido msm , e do lado do motorista , colocar atras um banco com 1 lugar so atras , e encima do clindro fazer tb um outro banquinho assim eu podia levar 1 pessoa atras do motorista , num banco convencional , e no cilindro , teria espaço pra mais uma pessoa , sentada de lado .
em relação a autonomia , seu carro e 6cc certo ? esta fazendo quanto na cidade com gasolina ? o meu e 4cc , estou fazendo 6km/l , e espero melhorar ainda , no caso do gnv , ele faria mais , pelo menos eu penso .
Rogério Barthy
10/08/2004, 08:43
Santoro,
O meu carro é 6cc e está fazendo 4 km/l na gasolina e pelos cálculos, deve fazer 6 / 7 km/m³.
Quanto aos cilindros, deve-se atentar para o fato de que por motivos de segurança, o INMETRO não holologa instalações em que os cilindros estejam de cumprido no interior do carro, já que em caso de acidentes, o cilindro poderia se transformar em um torpedo/ariete nas costa dos ocupantes dos bancos dianteiros.
Assim, recomendo que leve seu veículo a alguma convertedora para que possam medir e avaliar quais os cilindros podem ser instalados e quais as capacidades disponíveis.
Banco, qualquer serralheiro faz um pequenino para adaptar.
[] cordiais.
umm , n sabia dessa rogerio , valeu .. e agora , torpedo ou rolo compressor ??? hueheuhe :lol:
Rogério Barthy
06/09/2004, 13:15
Retirei minha viatura da oficina, com o kit instalado e a caixa de direção justinha, sábado passado.
No domingo, aproveitei para lavar e passear um pouco com a viatura e testar os serviços.
Estou me adaptando com o sistema no gaz, que acho, ficou um pouco mais fraco, mas mais suave na aceleração. Parece-me que perdeu + ou - 20%. Tem uma chave comutadora para mudar de gaz para gasolina e vice-versa, que é um tanto burocrática, mas fora isso. Ok.
Estou para tirar fotos dos cilindros instalados e do banco que será instalado na 4ª feira próxima.
Conclusão parcial :
O consumo será aferido corretamente, mas as primeiras impressões, parece-me que melhorou de 4 km/l para 6/7 km/m³, faltando ainda efetuar alguns abastecimentos para que somente gaz esteja no interior dos cilindros e então o consumo possa ser mais fiel.
A arrancada, não está mais tão áspera, passando a ser mais suave e então mais confortável, mas em situação em que seja necessário uma arrancada brusca e forte, uma falta de desempenho será sentida.
O peso dos cilindros mais o gaz, não influenciou a suspensão traseira.
Para o motor, apurou-se que ele ficou um pouco mais preguiçoso para ligar, mas logo após já se pode sair que o motor não rateia.
Com o motor já aquecido, liga-se normalmente.
Parece-me valer a pena a conversão para GNV, para quem rodar mais de 400 km mensais.
Alessandro Henrique
06/09/2004, 17:37
Rogério,
Com certeza você perdeu uns 15% de potência. O gnv libera menos energia do que a gasolina, se comparados na mesma proporção.
Por este motivo você está percebendo a diferença.
Perde-se um pouco de potência mas ganha-se economia no bolso.
Sds.
Rogério Barthy
07/09/2004, 18:28
Por enquanto, continuo testando a viatura, mas só 15, 20% de perda no desempenho, eu acho que ainda é pouco.
A viatura está bem mais educada para arrancar e na passagem das marchas. Antes, era um tranco e a arrancada por mais cuidadosa que fosse, não tinha jeito, ele partia para frente com tudo, cheio de força; Agora não, ele está arrancando suavemente, sem tranco e se exigido, ele sobe de giro bem mais devagar.
Agora estou fazendo o acompanhamento do consumo para avaliar a economia e o quanto vai aliviar no meu bolso.
Estou usando o Jeep, como transporte em uso urbano.
Vamos aguardar até o final de semana para saber e avaliar o consumo.
Rogério Barthy
28/11/2004, 20:31
Após limpeza do carburador, regulagem, diminuição do gigler lubrificação, a viatura ficou mais econônica, passando de 4 km/l para 6km/l e no gnv, está no momento, fazendo 6 km/m³ já que estou usando o Jeep para pequenos percursos de anda e para, liga e desliga, e passando a semana parado, andando mais no final de semana.
Estou esperando uma chance para efetuar uma esticada maior e ver a autonomia total dos cilindros (quanto consigo andar em estrada com os dois cilindros) 16 m³, sendo que realmente, somente 13/14 m³ conseguem entrar, e assim, no consumo atual, deverei fazer 14m³ x 6 km, = mais que 85 km e 6 km x 45 l = mais que 270 km.
Analisando o custo para a instalação do KIT de GNV , que está sendo diluido pelo pagamento em suaves 20 prestações, e a não necessidade de se adaptar, soldar e nem adquirir motor, caixa/flange ou desenbolso de quantia elevada de uma vez só, acredito que tenha valido a pena. ainda mais, porque o motor BF-161, estava retificado e em bom estado, podendo rodar por um bom tempo ainda.