PDA

Ver Versão Completa : Uso de Patesca



Eduardo Velo
04/07/2004, 20:19
Galera das trilhas , nessa última trilha que fizemos na Chiboca , prox. ao Riacho Grande em S. Bernardo , o uso da Patesca foi providencial ...
Usamos pra tirar a F75 do Porva , com a caçamba encostada numa árvore , nem arranhou a caçamba , o mesmo com o Croos Lander , afastamos da árvore com a Patesca e depois usamos pra guiar na trilha mais fácil ...
Usamos um cabo de aço de 5 m pra passar na Patesca e o resto com cintas ...

É isso ... ainda bem que a gente tinha uma Patesca ...

[]s...

Polvora
05/07/2004, 11:41
É isso ai mestre, segue uma foto do mammoth encostado :shock:
Eu ainda tive sorte de para ai, a cachorra bateu forte na mesma árvore.

Fotos By coyotes

Ovelha
27/10/2004, 10:12
creio que o melhor uso da patesca, ou polia, não seja esse... :wink:

:shock: o uso dela é para diminuir a necessidade de força do guincho.

lembra das aulas de polia do colegial...

a idéia de uma polia, mais do que mudar o angulo de ação da corda tracionada, é dividir o peso do objeto puxado para as duas pontas...
Olha os exemplos:

Eduardo Velo
27/10/2004, 12:42
Fala Igor , só quisemos exemplificar os vários usos da Patesca , acho que todos sabem que a patesca é para dividir esforços , mas do jeito que usamos foi mais para direcionar as viaturas , não aliviando em nada o esforço , mesmo pq , foi usada com < acima de 90 gr.

A C. Lander não queria sair do trilho da direita nem fud... , tivemos que usar a patesca pra forçar a vtr a pegar o trilho da esq. , estava com pneus on-road , por isso o sacrificio ...

[]s...

Eduardo Velo
27/10/2004, 12:47
Mais sobre esse assunto -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5188&highlight=patesca

[]s...

Ovelha
27/10/2004, 13:09
ah, tah,,,

mas que enrascada vcs enfiaram a F75 tadinha :twisted:

agora entendi o uso q vcs fizeram,, boa saída! :D

Valeu

Marcelo Freitas
22/11/2004, 12:52
creio que o melhor uso da patesca, ou polia, não seja esse... :wink:

:shock: o uso dela é para diminuir a necessidade de força do guincho.

lembra das aulas de polia do colegial...

a idéia de uma polia, mais do que mudar o angulo de ação da corda tracionada, é dividir o peso do objeto puxado para as duas pontas...
Olha os exemplos:

Ovelha,

A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.

[]s

Wallace
22/11/2004, 15:31
A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.
Errado.
Se o cabo do guincho vai até uma patesca fixa numa arvore é a ponta do cabo volta a um ponto de ancoragem no mesmo jipe temos o dobro de força (mas metade da velocidade).

Marcelo Freitas
22/11/2004, 19:06
A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.
Errado.
Se o cabo do guincho vai até uma patesca fixa numa arvore é a ponta do cabo volta a um ponto de ancoragem no mesmo jipe temos o dobro de força (mas metade da velocidade).

Não sei como...se a polia for fixa, só muda o vetor. A não ser que as leis da física do Wallace sejam diferentes... :roll: ou então colocaríamos 100 polias fixas e puxaríamos com a mão ao invés do guincho. E se isso fosse verdade vc entraria em falência, né?

E no caso citado, o guincho não estava no carro a ser salvo...

[]s

Marcelo Freitas
22/11/2004, 19:32
Só pra ilustrar pro nosso Isaac Wallace Newton de plantão


Máquinas Simples
(Parte 3 - Polias ou roldanas)

Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br

Polia ou roldana, consta de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Além disso, na periferia desse disco existe um sulco, denominado gola, no qual passa uma corda contornando-o parcialmente.
As polias, quanto aos modo de operaçăo, classificam-se em fixas e móveis. Nas fixas os mancais de seus eixos permanecem em repouso em relaçăo ao suporte onde foram fixados. Nas móveis tais mancais se movimentam juntamente com a carga que está sendo deslocada pela máquina.

Na roldana fixa, numa das extremidades da corda aplica-se a força motriz F (aplicada, potente) e na outra, a resistęncia R. Na móvel, uma das extremidades da corda é presa a um suporte fixo e na outra se aplica a força motriz F --- a resistęncia R é aplicada no eixo da polia.

Na polia fixa a vantagem mecânica vale 1, sua funçăo como máquina simples e apenas a de inverter o sentido da força aplicada, isto é, aplicamos uma força de cima para baixo numa das extremidades da corda e a polia transmite á carga, para levantá-la, uma força de baixo para cima. Isso é vantajoso, porque podemos aproveitar o nosso próprio peso (ou um contrapeso) para cumprir a tarefa de levantar um corpo.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/image06/06_RE03_01.gif

Wallace
23/11/2004, 11:11
Marcelo,

Minha sugestão mais que sincera; e não leve para o lado pessoal.
Você pode estudar engenharia, mas não vai ser engenheiro nunca, pois não consegue ver a teoria... no máximo só decora... mas não vai saber usar a teoria.
Veja a sua figura...
R = F, certo...
Se F é a força do guincho, vamos dizer 9000 lbs, ou arredondando 4 toneladas.
Então como R = F, R = 4 T
Só que o cabo de R voltou para o jipe e foi ancorado lá.
Então temos o cabo que sai do guincho tracionando 4 T (é o F)
Também temos o cabo ancorado no jipe com 4 T (é o R)
Então F + R no jipe é 4 + 4 = 8, ou seja, tem 8 toneladas de força puxando o jipe.
Essa força é exatamente a N da figura (não da última onde é N + F = R).

Marcelo Freitas
23/11/2004, 12:29
Querido Wallace,

Novamente titio vai explicar.

Lembra das provas de português no ginásio onde sempre havia a frase: A interpretação do texto faz parte da avaliação?

No caso do salvamento do meu carro com patesca, razão deste post, o guincho não voltou ao jipe!

Logo, foi só mudança de vetor. Para um bom engenheiro, a observação dos problemas, fatos e/ou fenômenos tb é muito importante, não?

Seu erro:

Só que o cabo de R voltou para o jipe e foi ancorado lá.

Isso não aconteceu, como vc pode notar pela foto :roll:

[]s



PS: Jamais gostaria de ser engenheiro. A melhor expressão que encontro para eles é o Dilbert. Fiz 6 meses de Engenharia Eletrônica e desisti pq não havia mulheres na minha classe :shock: . Prefiro Keynes a Newton. Gente a viadutos, mulheres a guinchos. Fiz Economia onde encontrava mais mulheres, filosofia e apreciação pela vida. :wink: ah, e pessoas mais educadas e menos arrogantes :wink:

Marcelo Freitas
23/11/2004, 13:24
Errado.
Se o cabo do guincho vai até uma patesca fixa numa arvore é a ponta do cabo volta a um ponto de ancoragem no mesmo jipe temos o dobro de força (mas metade da velocidade).

Certo Flipper!!!!!!! neste caso que vc explicou, que não é o caso em questão, o meu entendimento de não-engenheiro é que a polia móvel seria o próprio jipe!! Posso até estar errado mas é apenas um caso de referencial...

[]s

Wallace
23/11/2004, 17:36
Certo Flipper!!!!!!! neste caso que vc explicou, que não é o caso em questão, o meu entendimento de não-engenheiro é que a polia móvel seria o próprio jipe!! Posso até estar errado mas é apenas um caso de referencial...
Esta errado novamente.
A Polia esta fixa em algum local bem longe do jipe no meu exemplo.

Dennis Figueiredo
23/11/2004, 18:02
Marcelo.... sou teu amigão e te acho super gente boa, longe de mim criar entrigas, mas o Wallace ta certo :roll: . Acho que não tais etendendo bem oque ele quer dizer.

Marcelo Freitas
23/11/2004, 18:07
Certo Flipper!!!!!!! neste caso que vc explicou, que não é o caso em questão, o meu entendimento de não-engenheiro é que a polia móvel seria o próprio jipe!! Posso até estar errado mas é apenas um caso de referencial...
Esta errado novamente.
A Polia esta fixa em algum local bem longe do jipe no meu exemplo.

Ai Jisuiz!!!!!!!!!!!! a polia fixa está realmente longe mas como português e interpretação de texto não é o seu forte (claro, afinal vc fez engenharia, não?), não percebeu que eu disse que qdo vc coloca o cabo de volta ao jipe vc está correto, caso contrário, não!

Viu pq nunca quis ser engenheiro? Quer que eu desenhe?

[]s

Wallace
23/11/2004, 18:07
Querido Wallace,

Novamente titio vai explicar.
Tudo errado novamente.
Sou mais venho que você... então é você que teria que me chamar de titio... :D , mas não precisa.


Lembra das provas de português no ginásio onde sempre havia a frase: A interpretação do texto faz parte da avaliação?

No caso do salvamento do meu carro com patesca, razão deste post, o guincho não voltou ao jipe!

Isso eu sei, e nunca falei nada ao contrario!
Mas você falou:


A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.

Aqui é que você falou coisa errada, como eu já demonstrei.

Ai eu falo:


Errado.
Se o cabo do guincho vai até uma patesca fixa numa arvore é a ponta do cabo volta a um ponto de ancoragem no mesmo jipe temos o dobro de força (mas metade da velocidade).

Acho que fui muito claro explicando que sua afirmação anterior não era vendedeira.
Ai você falou mais coisa errada:


Não sei como...se a polia for fixa, só muda o vetor. A não ser que as leis da física do Wallace sejam diferentes... ou então colocaríamos 100 polias fixas e puxaríamos com a mão ao invés do guincho. E se isso fosse verdade vc entraria em falência, né?

Novamente você teima no seu erro.
E agora não quer admitir o erro.
Tudo bem não admitir em publico (ou mesmo em PVT), mas temos que deixar claro para os outros aqui o que o correto.
Tudo que eu escrevi aqui é absolutamente correto.
Você ao contrario, escreveu coisas que erradas. Tudo bem, às vezes erramos. Mas ficar teimando que não errou é triste.


Logo, foi só mudança de vetor. Para um bom engenheiro, a observação dos problemas, fatos e/ou fenômenos tb é muito importante, não?

Seu erro:

Só que o cabo de R voltou para o jipe e foi ancorado lá.

Isso não aconteceu, como vc pode notar pela foto :roll:
Eu observei e não falei nada de errado. Mas não podemos falar o mesmo de você né.
Leia com calma todo o tópico desde o inicio que vai perceber o que estou falando.


PS: Jamais gostaria de ser engenheiro. A melhor expressão que encontro para eles é o Dilbert. Fiz 6 meses de Engenharia Eletrônica e desisti pq não havia mulheres na minha classe . Prefiro Keynes a Newton. Gente a viadutos, mulheres a guinchos. Fiz Economia onde encontrava mais mulheres, filosofia e apreciação pela vida. ah, e pessoas mais educadas e menos arrogantes

Engraçado né, na minha tinha muitas mulheres, mas isso também não seria problema se não tivesse, já que tinha (e tenho) muitas amigas e elas outras amigas e assim vai, e muitas vezes freqüentava entre outras coisas as faculdades delas.
Mas isso não tem nada a ver... a não ser que você também tenha problemas nessa área e precise se auto afirmar.
Mas ai eu prefiro deixar isso para as minhas amigas psicólogas e psiquiatras. Se quiser posso lhe dar o telefone de algumas.

Marcelo Freitas
23/11/2004, 18:09
Marcelo.... sou teu amigão e te acho super gente boa, longe de mim criar entrigas, mas o Wallace ta certo :roll: . Acho que não tais etendendo bem oque ele quer dizer.

Dennis,

é claro que o exemplo do Wallace está correto, somente estou tentando falar que não corresponde ao exemplo do salvamento do meu carro (assunto do post), entenderam?

[]s

Marcelo Freitas
23/11/2004, 18:15
Querido Wallace,

Com certeza tem uma frase minha errada mesmo, qdo vc falou somente do jipe (seu exemplo). Mas minha afirmação sobre o meu carro (o post foi sobre isso), vc sabe que está correta.

Só isso. No caso do meu carro a polia apenas mudou a direção da força, ou estou errado? se sim, me explique para que eu alcance o seu Nirvana intelecto-mecânico-sexual.

[]s

Wallace
23/11/2004, 18:23
Ai Jisuiz!!!!!!!!!!!! a polia fixa está realmente longe mas como português e interpretação de texto não é o seu forte (claro, afinal vc fez engenharia, não?), não percebeu que eu disse que qdo vc coloca o cabo de volta ao jipe vc está correto, caso contrário, não!

Viu pq nunca quis ser engenheiro? Quer que eu desenhe?
Errado novamente.
Português e interpretação de texto é meu forte sim.
Trabalhei junto a Petrobrás e outras grandes empresas onde o principal era a interpretação de textos já que se tratavam de contratos e licitações de grandes somas.
E estamos falando do que você falou errado, como até seu amigo já comentou.

Marcelo Freitas
23/11/2004, 18:30
Não desvie o assunto: O meu carro foi guinchado por uma força menor que o peso dele por causa da polia?

Martin Melcop
23/11/2004, 18:49
Agora sei pq o Marcelo é tão gente boa é economista

Se formou por onde???

Me formei pela UFRJ!!!!!


[]´s mudando totalmente o assunto do tópico, mas é sempre bom encontrar um maluco como eu.

Cotrim
23/11/2004, 18:53
Agora sei pq o Marcelo é tão gente boa é economista

Se formou por onde???

Me formei pela UFRJ!!!!!


[]´s mudando totalmente o assunto do tópico, mas é sempre bom encontrar um maluco como eu.

A Zélia Cardoso de Mello também é economista. Ela é gente boa?

[]'s esculhambando de vez com o tópico

Martin Melcop
23/11/2004, 19:43
Agora sei pq o Marcelo é tão gente boa é economista

Se formou por onde???

Me formei pela UFRJ!!!!!


[]´s mudando totalmente o assunto do tópico, mas é sempre bom encontrar um maluco como eu.

A Zélia Cardoso de Mello também é economista. Ela é gente boa?

[]'s esculhambando de vez com o tópico

pra mim ela é indiferente, quando saiu o plano collor, tinha 11 anos!!!
E para vc ficar feliz tb, eu fiz informática na PUC depois de me formar em enconomia e hj trabalho com consultoria ORACLE APPLICATIONS

Eduardo Velo
23/11/2004, 20:23
Marcelo.... sou teu amigão e te acho super gente boa, longe de mim criar entrigas, mas o Wallace ta certo :roll: . Acho que não tais etendendo bem oque ele quer dizer.

Dennis, é claro que o exemplo do Wallace está correto, somente estou tentando falar que não corresponde ao exemplo do salvamento do meu carro (assunto do post), entenderam? []s

Pessoal , como fui eu que abri o tópico com intúito de mostrar que existe várias formas de usar a patesca , talvez a foto da Mega de impressão que ela mesmo esteja se puxando , e foi o CJ do Delfim que puxou , no caso só mudamos os vetores sem nenhuma diminuição de esforço ...

O foda disso tudo é que o Marcelo está correto no que ele está querendo explicar e o Wallace tbm , só que um está falando Latim e outro Arabe , sem chance ...

[]s...

Marcelo Freitas
23/11/2004, 20:31
Agora sei pq o Marcelo é tão gente boa é economista

Se formou por onde???

Me formei pela UFRJ!!!!!


[]´s mudando totalmente o assunto do tópico, mas é sempre bom encontrar um maluco como eu.

Hehehehe, não podemos nos orgulhar muito, no Brasil, de sermos economistas...(costumamos fo%$# o povo por aqui) mas pelo menos estudamos ciências humanas 8)
Me formei pela FAAP, uma faculdade de direita onde Keynes e Marx não eram muito bem quistos pelos alunos mas até que a facu era imparcial. E depois fiz, ugh!, ciências contábeis (obrigado pois trabalhava em auditoria naquela época). Hoje trabalho com cinema.

[]s

Marcelo Freitas
23/11/2004, 20:47
Não desvie o assunto: O meu carro foi guinchado por uma força menor que o peso dele por causa da polia?

A pergunta não foi respondida... 8)

Bruna
23/11/2004, 20:55
Engraçado né, na minha tinha muitas mulheres, mas isso também não seria problema se não tivesse, já que tinha (e tenho) muitas amigas e elas outras amigas e assim vai, e muitas vezes freqüentava entre outras coisas as faculdades delas.
Mas isso não tem nada a ver... a não ser que você também tenha problemas nessa área e precise se auto afirmar.
Mas ai eu prefiro deixar isso para as minhas amigas psicólogas e psiquiatras. Se quiser posso lhe dar o telefone de algumas.
problema com mulher ele não tem não,ele tem a dele viu!!!!!
que sou eu!
:-P

Cotrim
24/11/2004, 10:23
pra mim ela é indiferente, quando saiu o plano collor, tinha 11 anos!!!
E para vc ficar feliz tb, eu fiz informática na PUC depois de me formar em enconomia e hj trabalho com consultoria ORACLE APPLICATIONS

Por que ficaria feliz?

Mais um maluco no mundo?

Onde vamos parar?

[]'s

demarchi
13/01/2005, 04:37
Marcelo, não te conheço e voce provavelmente é um cara legal mas...


Não desvie o assunto: O meu carro foi guinchado por uma força menor que o peso dele por causa da polia?

Sim! Palavra de Economista, artista e FÍSICO!
E... tem mais, se tivesse 100 polias colocadas nas posicões corretas, (como voce mesmo sugeriu) até uma minhoca tiraria o seu jeep de lá. Ia demorar um bocado, mas que tiraria...tiraria!

Tá bom, foi só um exemplo...Ninguem venha me dizer que a minhoca não ia nem conseguir mexer a primeira polia... pois tem que considerar aquelas coisas de físico, como ...desprezando-se as massas das polias...etc, etc, etc.
O nome disso é "Máquina de Atwood" e Newton não discorreu muito sobre esse assunto. Arquimedes, cientista grego, disse melhor.." Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra". O princípio é o mesmo. Trocar deslocamento por força. E...FUNCIONA! Uma caixa de câmbio vale-se do mesmo princípio. Uma bike com marchas também... a lista é interminável!
[]s
DeMarchi
Para melhorar esta conversa eu teria que recorrer à matemática mas acho que não é bem o assunto nesta lista.

Cotrim
13/01/2005, 11:09
Marcelo, não te conheço e voce provavelmente é um cara legal mas...


Não desvie o assunto: O meu carro foi guinchado por uma força menor que o peso dele por causa da polia?

Sim! Palavra de Economista, artista e FÍSICO!
E... tem mais, se tivesse 100 polias colocadas nas posicões corretas, (como voce mesmo sugeriu) até uma minhoca tiraria o seu jeep de lá. Ia demorar um bocado, mas que tiraria...tiraria!

Tá bom, foi só um exemplo...Ninguem venha me dizer que a minhoca não ia nem conseguir mexer a primeira polia... pois tem que considerar aquelas coisas de físico, como ...desprezando-se as massas das polias...etc, etc, etc.
O nome disso é "Máquina de Atwood" e Newton não discorreu muito sobre esse assunto. Arquimedes, cientista grego, disse melhor.." Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra". O princípio é o mesmo. Trocar deslocamento por força. E...FUNCIONA! Uma caixa de câmbio vale-se do mesmo princípio. Uma bike com marchas também... a lista é interminável!
[]s
DeMarchi
Para melhorar esta conversa eu teria que recorrer à matemática mas acho que não é bem o assunto nesta lista.

DeMarchi,

Você se equivocou, nenhuma das polias utilizadas no salvamento da mega estava sendo usada como polia móvel, eram todas fixas, só servindo para desviar o sentido do movimento. A "Máquina de Atwood" não foi utilizada nesse caso.

[]'s

demarchi
13/01/2005, 21:06
É verdade, Escoria. A máquina de Atwood não foi usada. Fica como ilustração de como funciona o uso de polias para desatolar um jipe.
Próxima vez presto mais atenção na foto!
[]s
DeMarchi.

Marcelo Freitas
18/01/2005, 16:47
É verdade, Escoria. A máquina de Atwood não foi usada. Fica como ilustração de como funciona o uso de polias para desatolar um jipe.
Próxima vez presto mais atenção na foto!
[]s
DeMarchi.

pois é...

thomazsarkis
13/09/2005, 18:25
Caros colegas! Esse tópico tá uma palhaçada! Muito engraçado ler os tópicos de voces! Espero que ninguem leve um problema de física p/ o lado pessoal! rsrsrsrsrsrsrs

Se for o caso comprem um aparelho que mede força e como estão com certos problemas com newton, coloquem esse aparelho no jeep depois nas arvore e realizem diveros testes afim de concluir a tese de ancoragem voces!

Abraços

Flavio Miranda
13/09/2005, 19:25
Marcelo,

Se vc soubesse dirigir em trilhas, evitaria tudo isso.... :twisted: :mrgreen: principalmente o papo dos eCocônomistas.... :parede:

SE ... um dia fizermos uma trilha juntos, eu te guio para vc não passar esse vexame tá ?!? :twisted: :lol: :lol:

Bruna, traz umas esfihas pros moços e umas breja que resolve... :D :concordo:

[ ] ´s

Flavio Miranda
13/09/2005, 19:34
Por isso que a Gincana tem feito sucesso ... 2 Etapas... 2 capotadas.... :lol: e na RETA !!! :shock: :D

Se a gente usar a patesca aí é que a gente não vai conseguir desenroscar os jipes mesmo.... :putz: :mrgreen:

E já que vcs estão animados.... quantas polias eu precisaria interligar para levantar um jipe do chão apenas com uma corda e um homem !? :roll: :wink: Podem utilizar o calculo aproximado com base na Talha de levantar motor que eu deixo... :concordo:

Por fim... o Bill e o LeoValle bem que poderia contribuir com esse papo entre o Wallace e o Marcelão, né... :twisted:

[ ] ´s apaziguadores.... :roll: 8)

Digo
13/09/2005, 20:29
Por fim... o Bill e o LeoValle bem que poderia contribuir com esse papo entre o Wallace e o Marcelão, né... :twisted:

[ ] ´s apaziguadores.... :roll: 8)

Flavio,

Nem precisa pois o papo entre eles foi no final do ano passado e ja foi resolvido.

Agora colocar o Leo nesse assunto é fod@... :lol: :lol:

[]´s ja vendo as faiscas

billj
14/09/2005, 10:42
Por fim... o Bill e o LeoValle bem que poderia contribuir com esse papo entre o Wallace e o Marcelão, né... :twisted:

[ ] ´s apaziguadores.... :roll: 8)


O Wallace está certo, o Marcelo errado.............





Ovelha,

A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.



Categoricamente errada esta frase.............


Abraços,

Flavio Miranda
14/09/2005, 10:57
Grande Bill !!! Tá sumido hein ! :P

Tb não tem mais Trial, né......... !!! :? :cry: :evil:

Confesso que não tenho conhecimento profundo da questão, mas sempre ouvi e testei um pouco na trilha, que ao aumentar o numero de polias e desde que o angulo seja o mais fechado possivel, a força necessária é dividida. O melhor exemplo é a Talha utilizada para retirar o motor dos carros nas oficinas. Outro bom exemplo é olhar para o esquema dos guindastes... :wink:

Grande abraço.

Wallace
14/09/2005, 14:05
É isso, mas não precisa de uma polia movel para dobrar a força.
basta uma fixa na arvore com o cabo de aço do guincho indo e voltado e sendo fixado ao proprio Jipe.
Se estiverem paralelos teoricamente a força foi dobrada.

Flavio Miranda
14/09/2005, 19:05
Isso, Isso, Isso...... !!!!!! :mrgreen: :mrgreen:

Cotrim
20/09/2005, 12:50
É isso, mas não precisa de uma polia movel para dobrar a força.
basta uma fixa na arvore com o cabo de aço do guincho indo e voltado e sendo fixado ao proprio Jipe.
Se estiverem paralelos teoricamente a força foi dobrada.

É que dessa forma, na teoria, a polia está movel. É como se o veículo estivesse puxando a árvore. É só uma questão de conceito.

[]'s

Beto Lacerda
20/09/2005, 13:03
movimento é uma questão de onde esta o observador :twisted: :twisted:
[]'s

Cotrim
20/09/2005, 13:46
movimento é uma questão de onde esta o observador :twisted: :twisted:
[]'s

Exatamente, Betão.

Você entendeu o que eu quis dizer!

Isso tem algo de "Teoria da Relatividade", aquela do Einstein :D :D :D

O movimento é relativo à posição do observador.

[]'s

Beto Lacerda
20/09/2005, 13:50
É = Mesmo Cara :lol: :lol: ou abreviando E=MC² :twisted: :twisted:

Cotrim
20/09/2005, 13:55
Este fórum é de altíssimo nível intelectual, não acham???

[]'s

leovalle
20/09/2005, 14:52
movimento é uma questão de onde esta o observador :twisted: :twisted:
[]'s

Seja mais científico.

Use a expressão "ponto de referência"

[]'s

leovalle
20/09/2005, 14:53
Por fim... o Bill e o LeoValle bem que poderia contribuir com esse papo entre o Wallace e o Marcelão, né... :twisted:

OPa,

Fui citado.

No que posso fod.... quer dizer contribuir nesse tópico? :pensativo:

[]'s

Marcelo Freitas
20/09/2005, 21:28
Por fim... o Bill e o LeoValle bem que poderia contribuir com esse papo entre o Wallace e o Marcelão, né... :twisted:

[ ] ´s apaziguadores.... :roll: 8)


O Wallace está certo, o Marcelo errado.............





Ovelha,

A diminuição do peso (força) através de polias só acontece qdo pelo menos uma das polias é móvel. No caso de patescas isso não acontece. Logo a única função seria a mudança do vetor. O seu desenho acima (patesca 3) explica exatamente isso. Repare que a polia central é móvel.



Categoricamente errada esta frase.............


Abraços,

Até tu, Brutus?

Quero ver quem me prova que isso aconteceu no caso em questão, meu carro sendo puxado por um outro:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=8440

[]s

Marcelo Freitas
20/09/2005, 21:30
O pior é que os caras são engenheiros... :roll:

Marcelo Freitas
20/09/2005, 21:34
É isso, mas não precisa de uma polia movel para dobrar a força.
basta uma fixa na arvore com o cabo de aço do guincho indo e voltado e sendo fixado ao proprio Jipe.
Se estiverem paralelos teoricamente a força foi dobrada.

Prezado engenheiro, concordo plenamente com sua afirmação. Entretanto, não sei se após um ano vc notou mas não é este o caso que discutimos..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=8440

Digo
20/09/2005, 22:59
É Flavio,

Pelo visto ainda não foi resolvido... :lol: :lol:

[]´s

billj
21/09/2005, 11:27
Marcelo,

A foto não tem nada a ver com o descrito na tua frase. Na foto, a força não é dobrada. Mas de você afirmar que a patesca só serve para isso, é isso que está errada. Só isso..........

Abraços,

Wallace
21/09/2005, 11:29
Sim, mas para mim isso ai já estava resolvido a mais de ano como você mesmo falou!

Beto Lacerda
21/09/2005, 11:57
vc's são tudo xarope ...
ta todo mundo falando a mesma merd@ e um dizendo que o outro ta errado ...
resumão Fisica experimental I :
no caso da CL a patesca somente alterou a direção do vetor
patescas dobram a força qdo utilizadas como polia movel , como em talhas
movimento é relativo a posição do observador
E=MC²
[]'s e chega né :lol:

Luiz_akium
23/09/2005, 12:18
Beto .

Só agora q vc foi descobrir isso ?????? :roll: .
Abraços

Luiz.

Cotrim
23/09/2005, 21:50
Lucy in the sky with diamonds!!!!

Tá todo mundo LOKO!!!


[]'s cheirando 1 kilo de pouvilho pra ver se entendo o tópico

Rogério Tortato
25/09/2005, 11:35
é num tem jeito.

ninguém vai convencer o homem.

abraços.

Tatão
26/09/2005, 09:50
num tem jeito.

ninguém vai convencer o homem.

abraços.





X2, e eu num to intendendo nadinha....................

okdock
05/01/2012, 22:59
nao sei tanto,mas pelo oq meu professor me falou uma vez a roldana tem que ser movel,senao nao adianta nada,vai puxar o peso normal e nao dobrar a força

Tio Eddie
05/01/2012, 23:30
Andei conversando com meus duendes e matutando sobre o assunto.....

nos diagramas de blocos e polias temos bloco (peso conhecido) polia - força para puxar o bloco.

MAS

No uso 4x4 em geral temos viatura (ancorada e com o guincho) polia (patesca) no veículo atolado e a outra ponta do cabo de volta na viatura do guincho.
Partindo desta premissa, independente do peso da viatura que guincha ela não vai se mover por estar ancorada, logo a polia está no objeto móvel.

Algum fisico ou engenheiro de plantão pode desenhar como fica a aplicação das forças?

em anexo um link para a explicação clássica do uso das polias.

HowStuffWorks - Como funciona o sistema de roldanas (http://ciencia.hsw.uol.com.br/sistema-de-roldanas.htm)

[]s

okdock
18/01/2012, 15:01
:cool:bacana

sandro-natal
09/04/2012, 12:01
Além da divisão de forças da polia móvel, colocada na viatura que vai ser puxada, que vai fazer a força no cabo que vem do guincho ser reduzida à metade, temos também, a favor da patesca:
Quanto mais desenrolado estiver o cabo, menos torque será necessário no motor do guincho. E menos potência. E menos aquecimento.
Quando você usa uma patesca, vai ter o dobro do comprimento do cabo do que teria sem a patesca.
O diâmetro do guincho com o cabo enrolado é bem maior do que com o cabo todo esticado. Quanto menor o diâmetro, menor o torque. Lembrem-se de que torque é força vezes distância.
Isso significa que se você tiver uma patesca, vai poupar enormemente o seu guincho, à custa de apenas ter que desenrolar mais o cabo.
A depreciação de uma máquina está totalmente relacionada com o aquecimento da mesma.

PTosi
21/05/2012, 17:28
Embora um pouco ríspida a troca de informações sobre o tópico é interessante a discussão e o tema.
Para quem não tem todas as informações ou pouco entende sobre o uso da patesca - como eu, compartilho o que encontrei no link abaixo:

JoaoTex: Fevereiro 2009 (http://joaotex.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html)

Se ajudar alguém, a dica foi válida.
Muito barro a todos.

Abraço.

Fabiano-SL
21/05/2012, 23:26
Embora um pouco ríspida a troca de informações sobre o tópico é interessante a discussão e o tema.
Para quem não tem todas as informações ou pouco entende sobre o uso da patesca - como eu, compartilho o que encontrei no link abaixo:

JoaoTex: Fevereiro 2009 (http://joaotex.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html)

Se ajudar alguém, a dica foi válida.
Muito barro a todos.

Abraço.

Muito interessante o link...

Agora uma outra pergunta sobre Patescas: no caso de cabo sintético se substitui os roletes guia do guincho por outro modelo de aluminio, e as patescas são as mesmas para cabo de aço ou sintetico?

Renato Fraga
23/05/2012, 11:59
Si, a patesca é a mesma para o cabo sintético.

Referente à postagem no Sr João TX, ele é meu amigo pessoal, sócio do nosso Jeep Club e sempre contribui com material didático muito bom.

Ele fez uma postagem em nosso site sobre o mesmo assunto: Jeep Club Jaragua (http://www.jeepclubjaragua.com.br/noticias.php)


Abraços

Lobo!
25/05/2012, 21:25
Embora um pouco ríspida a troca de informações sobre o tópico é interessante a discussão e o tema.
Para quem não tem todas as informações ou pouco entende sobre o uso da patesca - como eu, compartilho o que encontrei no link abaixo:

JoaoTex: Fevereiro 2009 (http://joaotex.blogspot.com.br/2009_02_01_archive.html)

Se ajudar alguém, a dica foi válida.
Muito barro a todos.

Abraço.


Resumindo o Link, UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.

Muito bom.


Abraço,

sergiosimoes
31/05/2012, 19:09
Resumindo o Link, UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS.

Muito bom.


Abraço,

Excelente citação ! "UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS". As imagens são bem explicativas, sem a necessidade de engenheiros, economistas, etc. Rsrsrs... Abraço !

PTosi
24/06/2012, 10:28
Esse vídeo do Youtube também explica sobre o uso da patesca. Só tem que saber inglês senão não entende nada como eu.

Rope and Pulley Systems: Segment 6 - The Block and Tackle - 4:1 and 5:1.pds.m2ts - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&v=sR6PTkwords&NR=1)