Ver Versão Completa : Problema com feixe de molas
ADRIO DIAS
20/03/2008, 00:36
Pessoal to eu aqui denovo com um problema na suspenção!!!!
Para resumir a historia,precisei trocar o chassis da minha Rural mas aproveitei toda a parte mecânica.Só que o antigo proprietario da Rural trocou de lugar os suportes dos feixes de mola e arqueou as mesmas para conseguir uma boa altura para ela.Ele encurtou a distancia entre os suportes que vao os jumelos e os das silenciosas.Só que agora que estou com outro chassis que esta com os suportes nos lugares originais, meus jumelos estao flexionados para o lado errado,isto é,o jumelo dianteiro esta flexionado para tras e o traseiro para frente.Gostaria de saber do pessoal o que devo fazer nesta situação?Se troco os suportes de lugar,se tento desarquear as molas(nem sei se existe essa palavra),ou se tenho que trocar de molas?Lembrando que eu gostaria que a Rural mantese uma boa altura!!!!
Conto com a ajuda de vocês....
Para resumir a historia,precisei trocar o chassis da minha Rural mas aproveitei toda a parte mecânica.Só que o antigo proprietario da Rural trocou de lugar os suportes dos feixes de mola e arqueou as mesmas para conseguir uma boa altura para ela.Ele encurtou a distancia entre os suportes que vao os jumelos e os das silenciosas.Só que agora que estou com outro chassis que esta com os suportes nos lugares originais, meus jumelos estao flexionados para o lado errado,isto é,o jumelo dianteiro esta flexionado para tras e o traseiro para frente.Gostaria de saber do pessoal o que devo fazer nesta situação?Se troco os suportes de lugar,se tento desarquear as molas(nem sei se existe essa palavra),ou se tenho que trocar de molas?Lembrando que eu gostaria que a Rural mantese uma boa altura!!!!
Eai rapa!! Quanto tempo...
Acho que voce vai ter que primeiramente trocar os jumelos... Se nao adiantar trocar as molas!! Ou pode reposicionar os suportes e pintar o chassi de novo...
Ta feio o negocio....
[]´s achadores.....
Edintruder
20/03/2008, 17:14
O loiro disse tudo. Antes de qualquer coisa opta por trocar os jumeos por uns maiores, pois embora as molas estejam mais curtas pela nova curvatura, os jumelos podem evitar cortes e soldas no chassis. Porém se os eixos ficarem fora de posição (mais pra trás ou pra frente), então troca os feixes ou troca os pontos de fixação...
dalmo cruz torres
20/03/2008, 17:58
Cara, vou te falar a verdade, as molas originais já são ruins no arqueado original, do jeito que as suas estão ela vão quebrar o tempo todo. Acho que vc tem duas alternativas:
1°Se quiser mander as molas originais mas quer mais altura:
Volta os suportes em seus lugares originais deixe as molar com arqueamento oiginal, e aumenta os calços da carroceria.
Spoar com as molas originais.
2° Trocar as molas por molas do Toyota Bandeirantes.
Na minha humilde opinião a segunda alternativa é melhor, mas mais cara.
Cara, vou te falar a verdade, as molas originais já são ruins no arqueado original, do jeito que as suas estão ela vão quebrar o tempo todo. Acho que vc tem duas alternativas:
1°Se quiser mander as molas originais mas quer mais altura:
Volta os suportes em seus lugares originais deixe as molar com arqueamento oiginal, e aumenta os calços da carroceria.
Spoar com as molas originais.
2° Trocar as molas por molas do Toyota Bandeirantes.
Na minha humilde opinião a segunda alternativa é melhor, mas mais cara.
O Adrio mi falo a um tempo que a 2 opçao vai ser executada no futuro mas no momento sera as originais!
Foi importante o que o Dalmo falo! Elas arqueadas assim sao um perigo! Procura trocar os jumelos e as molas!!
[]´s
ADRIO DIAS
20/03/2008, 22:18
Eai rapa!! Quanto tempo...
Pois é acabei tirando umas férias...férias de Rural,de Forum...emfim de tudo!!!!Mas agora mal volto e os pepinos começam a surgir.Hehehehehehhe.
Valeu pelas dicas pessoal!!!!!
Mas só pra ver se entendi....Deixo os suportes de mola nos lugares originais,troco as molas por outras com a curvatura original.
Para aumentar a altura coloco calços de carroceria maiores e jumelos maiores.
Quanto aos jumelos, qual o tamanho maximo limite que posso usar na traseira e na dianteira????
dalmo cruz torres
20/03/2008, 22:42
Adrio, se for usar as molas originais, manda "desarquea-las", ou seja , voltar com elas ao arqueamento original. Depois disso, vc tira os suportes das molas que tiveram seus lugares alterados, e coloca eles na posição original. Agora vc estará com a suspensão original, para aumentar a altura, para colocar pneuzões, etc, coloca calços da carroceria maiores. Na minha F-75 eu coloquei calços com 60m/m de altura.
Então os supoetes das molas tem que voltar para a posição que eles vem originalmente, de fábrica.
As molas não precisam ser trocadas, mas "desarqueadas" para voltar a curvatura original.
Com os calços da carroceria vc já vai ganhar uma boa altura.
Jumelos maiores não são uma boa idéia. Tem muitos tópicos aqui no fórum que tratam do assunto dos jumelos maiores, dá uma pesquisada que vc vai desistir deles.
Pois é acabei tirando umas férias...férias de Rural,de Forum...emfim de tudo!!!!Mas agora mal volto e os pepinos começam a surgir.Hehehehehehhe.
Valeu pelas dicas pessoal!!!!!
Mas só pra ver se entendi....Deixo os suportes de mola nos lugares originais,troco as molas por outras com a curvatura original.
Para aumentar a altura coloco calços de carroceria maiores e jumelos maiores.
Quanto aos jumelos, qual o tamanho maximo limite que posso usar na traseira e na dianteira????
O pessoal nao deve estar entendendo a situaçao que esse chassi é diferente dos que estavam com as molas!
O que o Dalmo falou é importante!! Se der pra desarquear as molas faça isso e troque de jumelos!!
Vai usa rno misto certo??? Jumelso articulados!! Jumelo alto, segundo Expert's (nao os de mensagem,hehehe) aqui do forum, nao presta!!!!
Use calços maiores e jumelos articulados para manter o SPUA, ja que o uso é misto! Se for diferente, SPOA ai a coisa muda e os gastos sao outros.
[]´s
acho que SPOA é a melhor solução...as molas ficam quase retas ....
eu ,particularmente , num gosto de calço na carroceria , fica bonito mas pouco funcional ...
ADRIO DIAS
21/03/2008, 17:00
acho que SPOA é a melhor solução...as molas ficam quase retas ....
É que o meu uso pra ela é bem mais on road do que off road,pra ser sincero por mais que pareça loucura ela é meu unico carro atualmente e não gostaria de perder estabilidade adotando um SPOA.
Já estou providenciando as molas e os calços de 2".Agora gostaria de saber se com pneus 235/75/15 na trazeira e 225/70/15 na dianteira isso não vai pegar na lata( especificamente o paralama trazeiro).Lembrando que meu jumelo tem 7 cm de eixo a eixo na dianteira e + ou - 9,5 cm de eixo a eixo na trazeira.E tambem se posso trocar estes jumelos por maiores?
dalmo cruz torres
21/03/2008, 17:17
Adrio, eu sou um ignorante com medida de pneus. O que posso te dizer é que eu uso Fate 7.50x16 , e com as molas do Toyota Bandeirantes eles ficaram até pequenos.
ADRIO DIAS
23/03/2008, 12:09
Adrio, eu sou um ignorante com medida de pneus. O que posso te dizer é que eu uso Fate 7.50x16 , e com as molas do Toyota Bandeirantes eles ficaram até pequenos.
Dalmo, mas utilizando molas de Band sem SPOA, a altura da viatura fica maior do que com as molas originais? Outra coisa 4 laminas na frente é o suficiente?E que ano e modelo é a Band?:concordo:
Dalmo, mas utilizando molas de Band sem SPOA, a altura da viatura fica maior do que com as molas originais? Outra coisa 4 laminas na frente é o suficiente?E que ano e modelo é a Band?:concordo:
Concerteza sera!! Normalmente as molas originais estao cansadas. Estamos falando de molas novas!! E se pegaas ja pode tira esse jumelos altos por que nao presta!! Tem uns trocentos topicos que falam que nao presta.
[]´s
EXPEDITO
30/03/2008, 12:24
Olá amigo, na minha Rural, estou colocando o feixe do Jeep Band na dianteira e na traseira feixes da L-200, com suportes de mercedes. Ganho de resistência, conforto, estabilidade e curso; os amortecedores de Ranger. Um abraço.
dalmo cruz torres
30/03/2008, 22:18
Adrio, as molas dianteiras da F-75 eu coloquei do Toyota Bandeirantes ano acima de 1996, por causa dos olhais das molas serem maiores que nos anos anteriores. As traseiras eu ainda não mexi, mas nãi sei se vou colocar da S-10cabine dupla ou da Toyota Picape. Comprei na FF molas. Os feixes de molas custaram 173 reais cada, o restante que ficou caro. O Afonso da TT4 tem um kit de peças para montar as molas do Toy na rural, talves seja interessante conversar antes com ele.
dalmo cruz torres
30/03/2008, 22:28
Adrio, coloquei as molas do Toyota Bandeirantes apenas no eixo dianteiro. Quando fui arrumar as molas da minha camionete achei que ficar gastando naquelas molinhas safadas não compensava. Então procurei quem forecesse as molas, dos Toy modelos pós 1996, pois esses tem os olhais das molas grandes, para que a bucha sendo maior resista por mais tempo. Comprei o kit das molas na FF molas, já para a F-75. Minha camionete é SPUA, ou seja, os eixos ficam por cima das molas. Eu estou montando essa camionete para uso diário, então não queria que a performance dela no asfalto ficasse muito comprometida. Também não queria deixar de usar os pneus Fate 7.50x16" , pois esses tem um rendimento razoável e são bem baratos.
Uma observação interessante, quando eu recebi i kit das molas dianteiras(R$950,00) ele veio completo, observando as peças percebi que as peças que são fabricadas para a Toyota são bem baratas, mas as poucas peças especiais(prato de mola e chapas do jumelo) perfaziam quase metade do preço do Kit, e são peças facílimas de se fazer em casa.
No tópico sobre a minha F-75 tem fotos das molas,.
lucciano amaral
31/03/2008, 10:23
Dalmo, eu tenho um jeep com molas da toyota e é show de bola. Agora acabei de comprar uma rural, e quero colocar o mesmo kit de molas da toyota.
Pelo site da garra tem um kit dessas molas pro jeep e outro kit pra rural que é bem mais caro. Pergunto se vc sabe qual a diferença do kit do jeep e do kit da rural? seria possivel vc postar fotos do seu feixe de mola instalado na rural? valeuwwwwww
Dalmo, eu tenho um jeep com molas da toyota e é show de bola. Agora acabei de comprar uma rural, e quero colocar o mesmo kit de molas da toyota.
Pelo site da garra tem um kit dessas molas pro jeep e outro kit pra rural que é bem mais caro. Pergunto se vc sabe qual a diferença do kit do jeep e do kit da rural? seria possivel vc postar fotos do seu feixe de mola instalado na rural? valeuwwwwww
Se eu nao mi engano é o tamanho dos feixes. E tambem o fato de 1 ser uma Rural e outro um Cj.
[]´s
lucciano amaral
01/04/2008, 08:38
LOiro, valeu, mas ainda tenho duvidas se alguem puder ser mais claro eu agradeço. abraços
Eu também tenho interesse...
Pincipalmente se alguem souber um jeito de montar sem cair nesse kits inflacionados.
Ja li muitas coisas sobre Cj, mas ninguem nunca comenta nada sobre F e Rural.
Se alguem der uma luz eu agradeço
Abraço
lucciano amaral
07/04/2008, 17:07
Amigo Pexe na fabrica da mola FF sao vendidos as molas mestra da toyota separadamente, o que pode reduzir o custo final, contudo nao conseguimos os suportes da mola o que nos obrigaria a comprar o kit vendido na garra 4x4, dai volta a encarecer o produto final, continuo na busca de valores menores. abraços
Pois é,
Então eu tava querendo saber se é possivel comprar toda a suspensão da toy band (molas suportes, jumelos, placas, grampos e sei la mais o q) e colocar na F.
Ja liguei num posto de molas que os caras vendiam tudo isso por algo perto de R$1000, mas nao comprei com medo de nao conseguir adaptar.
Precisava na verdade de uma band pra dar uma olhada e medir só pra conferir.
Ouvi falar também de colocar molas de toy com jumelos de caminhão, o dificil é saber qual.
Pior é que eu to com meu carro parado pq uma mola mestra ja era...
Mas to ai pesquisando
Abraço
lucciano amaral
09/04/2008, 14:15
Pexe no jeep usa-se as molas mestre dianteira. Fica show. Na rural se nao me engano usa a traseira pois é maior, faça o seguinte tire a medida do comprimento da sua mola e ai sim veja no posto de mola se o tamanho bate com a trseira da toyota, dai compra as molas separadas, pois nao usa todas do feixe completo da toyota fica muitas molas, abraçso
dalmo cruz torres
11/04/2008, 12:04
E aí Luciano, tudo tranqüilo? Seguinte, as molas dianteiras das Tou Band são todas iguais, tanto nas Pick-Up quanto nos Jipes. A diferença está nas molas traseiras, o Jipe curto e o longo usam a mola traseira do mesmo comprimento, mas o furo do pino guia(do eixo) é diferente, e a Pick Up usa as molas traseiras mais longas e com mais laminas.
Os Kits de molas Toyota para o Cj5 usa quatro molas dianteiras. Já o Kit para a rural e F-75 usam as molas dianteiras para a dianteira da Rural/F-75 e as traseiras são de algum dos modelos de molas traseiras da linha Bandeirantes(não sei qual).
No Cj5 usam quatro molas dianteiras porque não cabe molas mais longas na parte traseira do chassis dele.
Se alguém estiver disposto a vir aqui em casa olhar as molas que eu coloquei na frente da minha camionete, eu estou a disposição. Aí podemos medir as poucas peças especiais para que estas sejam feitas pelo dono do jeep afim de diminuir o custo da adaptação.
lucciano amaral
14/04/2008, 10:24
DAlmo, obrigado pela dica, to na fase de anotações e posterioremente de compra das peças, agora o motor diesel é que ta me tirando o sono, pois to na maior duvida quanto a qual motor e principalemtne pelo preço do bichinho, mas vamos em frente, abraços meu amigo.
EXPEDITO
20/04/2008, 13:09
Meu ilustre, procure um posto de molas, e leve pronto esse projeto: feixes dianteiro do JeepToy Band e traseiro o da L-200, com jumelos de mercedes, quase plug-in-play, com preço em torno de R$ 1500,00 já colocados; vale à pena comprar colocado, pois altera-se apenas a furação e a economia que se fará é de palito, sem contar com a garantia para possíveis correções.Um grande abraço.
EXPEDITO
20/04/2008, 13:11
Em tempo. uso motor maxion 2.5, e nem sentiu o peso da criança.
dalmo cruz torres
20/04/2008, 16:39
Luciano, eu montei um Maxion 2.5 para colocá-lo na minha F-75, poesteriormente eu acabei conseguindo comprar um MWM Sprint 4 cilindros novo, então resolví usar o MWM, mas eu acho o Maxion 2.5 um motorzão. Não é tão resistente quanto um MWm, mas é muito mais barato, de rendimento muito similar e com o custo de manutenção mais baixo que os outros. Se conseguir um Maxion por um bom preço vai nele.
Mancha Negra
21/04/2008, 17:55
Caro athos, não gaste tempo e nem rasgue dinheiro, troque o feixe de molas.
mancha
Daniel Rohde
26/05/2008, 20:22
Pessoal a minha pick-up nova (f-75 1963 cabine dupla) ta com as molas retinhas, e tenho um amigo que tem uma máquina velha pra arquear as molas.
Eu poderia arquear um pouco as molas pra não precisar comprar outras agora? seria apenas um quebra-galho porque a máquina dele se regula "no olho" e eu não posso comprar molas novas agora.
Obs.: Será uma pick-up urbana e de acordo com vcs mesmo vou comprar os amortecedores trazeiros da ranger 97. Mas quero uma pick-up alta
grato
o cara da rural 67
07/08/2008, 17:07
amigos, tenho uma rural spoada com a olas originais quase retas. a altura é brutal e o conforto é medio, ela pula um pouco mas é muito estavel. estou querendo trocar por molas de landau para ficar um pouco mais macio
jijoe_78
08/08/2008, 12:55
Pessoal a minha pick-up nova (f-75 1963 cabine dupla) ta com as molas retinhas, e tenho um amigo que tem uma máquina velha pra arquear as molas.
Eu poderia arquear um pouco as molas pra não precisar comprar outras agora? seria apenas um quebra-galho porque a máquina dele se regula "no olho" e eu não posso comprar molas novas agora.
Obs.: Será uma pick-up urbana e de acordo com vcs mesmo vou comprar os amortecedores trazeiros da ranger 97. Mas quero uma pick-up alta
grato
ôpa!
Blz Rohde?
Cara, arquear mola é um troço passível de discussão e dor de cabeça, pois dependendo do tempo de trabalho da mola ela não segura o novo arqueamento. O moleiro arqueia, monta o feixe no carro e depois de 2 ou 3 dias o feixe está na mesma posição novamente. E lá se foi a grana da mão de obra e não adianta reclamar, pq este serviço não é passível de garantia. Se for fazer em casa no olhômetro, então nem vou comentar... Depois de uma semana o carro está todo torto com cada mola numa altura diferente e aí sim vc corre riscos de acidente. Se for o caso, então deixe como está.
Se for para arquear, troque a mola mestra (que tem os olhais) e segundo feixe (que fica por vaixo da mestra e arredonda as pontas por cima da mestra) pelo menos.
Mas ainda te digo que vale apena desmontar os feixes para analisar o estado, limpar, engraxar, montar com as molas novas que falei acima e instalar no carro com buchas novas.
Para deixar o carro alto, serve a dica dos colegas aqui de usar jumelos articulados e calço de carroceria. Fazer SPOA é complicado por quê envolve geometria dos eixos e direção, sem falar da nova angulação de cardã. P´ra usar no dia-a-dia não presta.
Pode-se pensar também em pneus acima da medida 235/80...
[]´s!
jijoe_78
08/08/2008, 13:14
amigos, tenho uma rural spoada com a olas originais quase retas. a altura é brutal e o conforto é medio, ela pula um pouco mas é muito estavel. estou querendo trocar por molas de landau para ficar um pouco mais macio
Blz "O Cara"?
Essa das molas do landau eu nunca escutei falar. Não esquece de levar em consideração o peso total que cada mola suporta, comprimento e largura. Se for para dar trabalho na hora de montar o conjunto, então faça como muitos e que está registrado neste tópico: compre o kit pronto da Toyota para a Rural. Já vi pessoalmente este conjunto instalado e quem tem diz que é macio e mais firme que o original, melhorando na estabilidade.
[]´s!
o cara da rural 67
12/08/2008, 09:20
Blz "O Cara"?
Essa das molas do landau eu nunca escutei falar. Não esquece de levar em consideração o peso total que cada mola suporta, comprimento e largura. Se for para dar trabalho na hora de montar o conjunto, então faça como muitos e que está registrado neste tópico: compre o kit pronto da Toyota para a Rural. Já vi pessoalmente este conjunto instalado e quem tem diz que é macio e mais firme que o original, melhorando na estabilidade.
[]´s!
Amigo Fabio
O meu mecanico tb me disse que as molas da toyota é a melhor, ja tem o conjunto pronto e é so instalar. Mas este mesmo mecanico colocou as molas de landau na dele, muito mais barato, confortavel e a camioneta ficou muito boa, confortavel , barata e segura. Claro, que ele fez para ele, com todos os cuidados de quem faz para si proprio, mas ele me disse que encontrando as molas ele faria igual na minha. tb nunca tinha ouvido falar, mas gastou pouco R$100,00 o feixe e o resto é mão de obra. bem , é uma solução
um abraço