PDA

Ver Versão Completa : direçao hidraulica



flavitec
04/07/2004, 18:02
ola pessoal !!!!
superadas todas as etapas chegou a vez da direcao.....
pois e!!! eu tenho uma caixa de omega e uma bomba de galaxie
a bomba foi facil ...... mas a caixa :( nao vejo como colocar ela sem ter que cortar a lata ( ali na frente do lado do radiador) alguem passou por isso tambem??????

Eduardo Velo
04/07/2004, 20:03
Não tenho Rural , mas entre as maneiras de instalar a cx de dir. uma é cortar a lata , mas aí tem que ser muito bom funileiro pra deixar legal , outro jeito é mexer no radiador , eliminar uma parte dele pra encaixar a cx e outra é diminuir o radiado na largura e aumentar a espessura ...

[]s...

Milton Bley Junior
05/07/2004, 17:58
Caro Flavitec
Temho uma pickup willys(F75) e tb passei por este dilema de como instalar uma boa direcao em minha pickup :?: :!: :?
Entao, após varias pesquisas( no forum 4x4 isso já foi bastente discutido), optei peal direcao mecanica do santana, pois assim evitei de cortar a lata na dianteira, e todo aquele problema de adaptacoes do radiador e outros. :D
O mecanico que fez a instalacao tem muita experiencia(já fez mais de 50 direcoes), e posso lhe garantir que ficou muito bom :D .
A direcao fica muito leve, nao necessitando de grandes adaptacoes. O sistema fica todo por baixo, utilizando pequenas adaptacoes.Se vc quiser ainda, depois do sistema colocado, é só trocar a caixa de direcao mecanica por uma hidraulica(e instalar a bomba) que fica mais leve ainda!!!


t+

Cowboy
18/07/2004, 06:29
Na minha coloquei a CX da C-10, que é bem parruda. Não precisei mudar quase nada, pois ela se prende do mesmo modo que a original, além de ser mais macia.
Nesse sistema que uso erdei os pontos fracos do sistema willys (muitos braços e pivots), mas a CX não quebra e dá pouca dor de cabeça p/ adaptar. É uma CX projetada p/ grandes esforços, p/ operar num carro mais pesado, mas de categoria semelhante e não uma CX p/ serviço urbano.
Já vi adaptações com CX de gol, santana e outros do tipo urbano. Ficam muito boas e precisas em seu funcionamento. São até mais agradáveis de dirigir, pela precisão que esses sistemas oferecem, mas tb já vi algumas terem de ser trocadas por quebra.
A do meu amigo Beto, começou a pular a cremalheira (era de belina2).
O sistema que escolhi, está mais sujeito a folgas, mas sei que p/ quebra-la teria antes de quebrar uma ponta de eixo. Muito antes vão-se as ponteiras de direção.
Dessas CXs pequenas ( com setor e cremalheira) a que dura mais é as da WV Santana. São bem fortes e precisas, mas não as verá em nenhum carro de carga, pois a fábrica não se arriscaria por tão pouco. São sistemas + modernos e de custo racionalisado, para um determinado fim, onde não se permite muita sobra de material ou super-dimencionamento.
Em compensação, elas avisam quando vão quebrar. E quando o fazem, dificilmente será de uma só vez. Começam a pular os dentes do setor sobre a cremalheira, e aí você já sabe que deverá trocar os reparos ou colocar outra. P/ competições são bem melhores que as CXs de caminhões, e duram relativamente bem.

Espero ter ajudado. Boa adaptação.

BrunoBB
20/07/2004, 10:01
All:

Em minha rural adaptei a direção hidráulica do landau, por ser um veículo pesado me pareceu uma boa opção. Mandei fazer um suporte que foi parafusado no chassis, ao lado do feixe de molas e o setor parafusado neste suporte.
Do outro lado foi feito um segundo ponto de fixação no munhão (foi retirado e o serviço feito em uma tornearia).
A coluna usada foi a do Monza com regulagem de altura, para chegar até o setor foram usadas duas conexões articuladas sendo que uma na saída do setor e a segunda a meio caminho, num ponto que o ângulo entre os eixos ficou com cerca de 45º.

Em tempo, desculpem-me se fiz uso de algum termo técnico de forma incorreta.

Cowboy
22/07/2004, 06:56
Olá, Bruno. Sua opção foi muito boa! Essa cx era usada em alguns caminhões FORD, mais antigos, e chega a ser bem mais forte do que a da C-10, que utilizo. Acho que a forma como achou de fixa-la, poderia ser bem mais simples, mas o que importa é que ficou boa. Pelo menos você evitou o braço pitman. Parabéns!!!

BrunoBB
23/07/2004, 09:38
Cowboy:

Como a Rural ainda não esta finalizada posso implementar alterações, envie-me sua sugestão de fixação, se for melhor, com certeza estarei trocando.
No início de agosto estarei em BH, quando terei oportunidade de bater outras fotos do sistema, com mais detalhes.

dickvigarista
23/07/2004, 13:06
8) Bruno, muito boa esta adaptação.
É de pensar muito bem.
Por aqui me ofereceram a DH do monza completa.
Alguém já viu está adaptação :?:

Cowboy
24/07/2004, 07:59
Bruno, vou fazer um desenho no paint e posto aki, mas pela foto achei que ficou um serviço limpo, e talvêz não valha a pena mexer. Os pontos que achei complicado são o ângulo de 45° entre os eixos da coluna de direção que sacrificam muito as pequenas cruzetas, e a usinagem no munhão, que poderia ser evitada, mas essa já não vale a pena mexer.
Abraço.

dickvigarista
24/07/2004, 14:27
8) Tchê Bruno, se possível envia mais
umas fotos da tua adaptação, pois me parece
ter ficado muito boa. E a bomba hidra, qual
q tu usou e como adaptou :?: Valeu.
Boa sorte na reforma :twisted:

BrunoBB
26/07/2004, 11:51
All:

Bem, eu ia postar as fotos uns três dias atrás mas o acesso à internet aqui em São Roque é meio instável apesar de ser via rádio, nosso provedor é o banco de crédito rural local e eles não avisam qdo vão dar manutenção no sistema, estava com o texto todo pronto só faltava anexar as fotos e "pimba", sai do ar por dois dias. Bem, chega de papo furado, vamos ao papo 4x4.

Continuando de onde parei, estou postando mais algumas fotos da direção hidráulica, do munhão com duas ponteiras, da barra de direção, do amortecedor de direção, dos jumelos (dos caminhões da mercedes), da molas (da toyota bandeirante), do suporte do estepe (foi fabricado outro tanque e fixado em posição semelhante ao da F-75) e da luz de ré. A medida em que aparecerem dúvidas e/ou sugestões vou dando as explicações e acatando correções.

dickvigarista
27/07/2004, 22:52
8) :lol: Valeu as fotos, e meus parabéns
pelas adaptações e pelo belo lugar onde tu
moras. Um dia pretendo conhecer ao vivo.
Abraços. :twisted: :evil: :twisted:

Polvora
28/07/2004, 07:34
Rapaziada,

Esse semestre vou providenciar uma direção nova pro Mammoth 8) e a minha dúvida é a seguinte há necessidade de verificação junto ao Inmetro ou o Detran ??? Ou é só colocar e rodar ???

[]

BrunoBB
28/07/2004, 15:26
Pólvora:

Na Rural a inspeção veicular foi feita levando em consideração todas as alterações de uma só vez, motor, caixa, direção, freios...
Mas não creio que seja necessário "morrer" em algum $$$ por causa da adaptação da direção hidráulica.
Estou terminando um CJ com direção hidráulica, motor do opala, caixa 3m da C10 e hidrovácuo da D10 e vou fazer da mesma forma, pacotão no Inmetro.

Polvora
28/07/2004, 17:55
...Estou terminando um CJ com direção hidráulica, motor do opala, caixa 3m da C10 e hidrovácuo da D10 e vou fazer da mesma forma, pacotão no Inmetro.

Fala Bruno, beleza ?

É, no meu caso vai ser só a direção.

Mas conta como é essa inspeção junto ao Inmetro. O que ele pedem ???

[] curiosos

BrunoBB
29/07/2004, 11:54
Quando levei a Rural para fazer a inspeção, ainda não estava com forração nas laterais, teto na lata, sem maçanetas nas portas (por dentro) e outros detalhes de acabamento porque ela (a rural) era placa amarela, se a polícia me pega rodando pela cidade já viu o tamanho da dor de cabeça.
Como a empresa que faz as vistorias para o Inmetro em BH é no mesmo bairro aonde é a oficina fui por caminhos tortuosos, evitando avenidas.
Fiquei um pouco apreensivo porque parei o carro na entrada e fui conduzido a um balcão, de onde se fica observando, de longe, os fiscais.
Não sei se foi por curiosidade mas em certo momento estavam todos os fiscais da empresa dentro da valeta olhando a Rural por baixo. Dai pensei, a lista de não conformidades vai ter um km.
Que nada, apenas tive que trocar os milhas da ré por um farolzinho mais fraco (já voltei com os milhas) e alterar o trilho do banco do passageiro de forma a ele bascular para facilitar a entrada das pessoas para os bancos de trás. O resto passou sem maiores traumas.
Mas os preços são de doer.

flavitec
22/08/2004, 20:23
QUAL E A FINALIDADE DA INSPEÇAO????

BrunoBB
23/08/2004, 08:25
Algumas, senão todas, alterações nos veículos devem ser de conhecimento do Detran, para controle. Estas alterações tem que ser vistoriadas por uma empresa credenciada ao INMETRO. Aprovadas estas alterações (e pagas as taxas) o veículo pode seguir para o Detran para mais uma vistoria e mais taxas.
No meu caso foi inspecionada a troca do motor, de 6 cilindros à gasolina para 4 cilindros à diesel e a mudança de número de passageiros, agora com capacidade para 7 pessoas, no Detran foi feita a troca de placa amarela por cinza (escolhi os algarismos) mas consegui junto a um despachante que esta vistoria fosse feita na oficina aonde ela (a Rural) estava.
Estas alterações agora constam no documento do veículo.

flavitec
23/08/2004, 11:39
ahhhhhhhh!!!!!
mas a finalidade principal e as taxa$$$$$$$$$...... :lol:

BrunoBB
23/08/2004, 17:52
Bem, a inspeção da adaptação evita que serviços mau feitos possam comprometer a segurança do "adaptador" e de terceiros. O valor é sempre muito além do razoável.
No Detran o serviço até que não é caro mas tem que rolar um por fora para o delegado responsável senão o processo empaca.
Eu tive que "contribuir" duas vezes porque também optei por escolher o número da placa. De acordo com a lei basta fazer um donativo a uma instituição de caridade, coisa de menos de R$ 30,00 e pronto, mas na prática rola também um "donativo" para o delegado e para o despachante.
Entre taxas, donativos, "donativos", vistoria e placa, morri em mais de R$ 700,00 mas agora estou com a Rural 1966 diesel legalizada, com a placa terminando em 1966.

Emanuel Senna
31/08/2004, 11:54
Um oi a todos do fórum!

Estou corujando os tópicos faz tempo, pois a minha Rural (4x4 1968) somente chegou em minhas mãos esse mês, embora esteja comprada a mais de quatro.

Na minha lista infinita de transformações, um dos ítens importantes é a troca da caixa de direção por uma mais macia, precisa e com a mesma durabilidade, no mínimo.
Mas a pergunta é a seguinte: todas as adaptações envolvem a troca da coluna de direção?
Estamos assumindo que isso acarreta a mudança da alavanca de câmbio, da coluna para o assoalho, em todos os casos? Existe como conciliar as duas coisas: troca da caixa de direção com a permanência da alavanca de câmbio na coluna?

Abraços e espero poder trocar muitas experiências com todos daqui (no sentido bíblico, é claro. Sem distorções!) :D

Emanuel Senna
Niterói - RJ

James
16/09/2004, 17:05
Olá Emanuel. Estou na mesma que você. Quero iniciar pela direção da minha Rural 72, mas tenho a mesma dúvida que você colocou.
De resto, acho que vou optar pela direção mecânica do Santana ou do Maverick.
:wink:

James
17/09/2004, 14:06
Olá pessoal, achei um cara aqui que colocou o setor do Maverick mantendo a coluna. Algumas dicas que ele me passou:
Setor Maverick (o moderno, com rolamento na saída. O antigo é com bucha de bronze).
Coluna original serrada.
Flange soldado para fixar coluna no assoalho.
Cruzetas da coluna do Uno e fixação com "parafuso meia-lua".
Junta deslizante da C10 para compensar a fixação da coluna na carroceria.
Fixa o setor no chassi lá na frente pelo lado de dentro no caso da rural. Para o Jeep, é aquela história de ficar para fora.
Alguém conhece um assim? :roll:

dickvigarista
08/10/2004, 09:02
8) Aí James tu poderia conseguir mais
informações e/ou fotos desta adaptação.
Valeu :twisted: :evil:

renzo
08/10/2004, 13:41
realmente a melhor opcao é a caixa do santana

James
13/10/2004, 20:46
Oi Dick. Vou ver se consigo ( já respondi isso, mas não sei em que tópico foi parar), me aguarde. Quanto a opção do Santana, é boa sim (mas mantém a coluna e o volante original :?: ). Só tem que ter o macete de um contra-ponto de apoio para a aste não tranbalhar flertida (assim não quebra fácil) :wink: