Ver Versão Completa : Câmbio auto e aquaplanagem
Comprei um GV automático há uns dois meses e estou muito satisfeito com ele.
Mas estive pensando...Quando ocorre aquaplanagem (e também derrapagem, creio) a recomendação é que se tire o pé do acelerador, evitando usar o freio, para diminuir a velocidade do carro e recuperar o controle (usar o freio poderia travar as rodas piorando a situação).
Ocorre que com o câmbio auto, ao se tirar o pé do acelerador é engatada uma marcha mais alta (caso já não esteja na mais alta) e o carro fica ainda mais "solto".
O que se deve fazer para recuperar controle do carro nessas situações?
Isso me aconteceu indo para Monte Verde com o GV. Quem conhece a estrada de Camanducaia para Monte Verde sabe que ela é horrível. Quando fui alguns trechos estavam com uma areia bem fina sobre o asfalto e em uma curva o GV saiu de traseira, tirei o pé do acelerador, controlando a derrapagem mas (logicamente pelo que foi dito acima) a velocidade continuou alta demais para a situação, então pisei MUITO LEVEMENTE no freio, diminuindo a velocidade e controlando o carro. Claro que tudo isso aconteceu muito rápido, em segundos.
Será essa atitude a única possível em carros com câmbio auto?
Pedrinha
19/03/2008, 07:10
Comprei um GV automático há uns dois meses e estou muito satisfeito com ele.
Mas estive pensando...Quando ocorre aquaplanagem (e também derrapagem, creio) a recomendação é que se tire o pé do acelerador, evitando usar o freio, para diminuir a velocidade do carro e recuperar o controle (usar o freio poderia travar as rodas piorando a situação).
Ocorre que com o câmbio auto, ao se tirar o pé do acelerador é engatada uma marcha mais alta (caso já não esteja na mais alta) e o carro fica ainda mais "solto".
O que se deve fazer para recuperar controle do carro nessas situações?
Isso me aconteceu indo para Monte Verde com o GV. Quem conhece a estrada de Camanducaia para Monte Verde sabe que ela é horrível. Quando fui alguns trechos estavam com uma areia bem fina sobre o asfalto e em uma curva o GV saiu de traseira, tirei o pé do acelerador, controlando a derrapagem mas (logicamente pelo que foi dito acima) a velocidade continuou alta demais para a situação, então pisei MUITO LEVEMENTE no freio, diminuindo a velocidade e controlando o carro. Claro que tudo isso aconteceu muito rápido, em segundos.
Será essa atitude a única possível em carros com câmbio auto?
Nestas situações, desligue o overdrive e diminua a velocidade, pois os GV tem pneus largos e são leves, logo são muito propensos à aquaplanagem. Aprendí isso cedo, pois levei alguns sustos também.
Ponto contra o câmbio automático?
Newton Guerra
09/04/2008, 20:39
Ponto contra o câmbio automático?
Não entendi sua pergunta ou você não entendeu a resposta do Pedrinha. A solução para seus problemas está literalmente na ponta dos dedos, mais especificamente na ponta do dedão :mrgreen:. Desliga o over-drive! Se você precisar reduzir mais no automático pode reduzir pra primeira marcha a 100 km/h, ele reduz sozinho passando de marcha em marcha. O automático pode e deve ser muito bem aproveitado, não é só colocar em D e sair dirigindo. Depois que você acostuma e conhece bem o câmbio, é só alegria.
Abraços
Horacio Teles
09/04/2008, 22:34
Eu tive uma Pajero IO com câmbio automático. Nas situações do colega, inclusive em uma viagem que fiz de Camanducaia a Monte Verde (linda), eu usava e abusava da tração. O câmbio automático da essa alternativa. Com a tração acionada tudo fica mais fácil.
Comprei um GV automático há uns dois meses e estou muito satisfeito com ele.
Mas estive pensando...Quando ocorre aquaplanagem (e também derrapagem, creio) a recomendação é que se tire o pé do acelerador, evitando usar o freio, para diminuir a velocidade do carro e recuperar o controle (usar o freio poderia travar as rodas piorando a situação).
Ocorre que com o câmbio auto, ao se tirar o pé do acelerador é engatada uma marcha mais alta (caso já não esteja na mais alta) e o carro fica ainda mais "solto".
O que se deve fazer para recuperar controle do carro nessas situações?
Isso me aconteceu indo para Monte Verde com o GV. Quem conhece a estrada de Camanducaia para Monte Verde sabe que ela é horrível. Quando fui alguns trechos estavam com uma areia bem fina sobre o asfalto e em uma curva o GV saiu de traseira, tirei o pé do acelerador, controlando a derrapagem mas (logicamente pelo que foi dito acima) a velocidade continuou alta demais para a situação, então pisei MUITO LEVEMENTE no freio, diminuindo a velocidade e controlando o carro. Claro que tudo isso aconteceu muito rápido, em segundos.
Será essa atitude a única possível em carros com câmbio auto?
Anda devagar que isso não acontece.
Vitara ou GV com ou sem câmbio automático, sai de traseira com muita facilidade, no seco ou no molhado.
[]´s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.