Ver Versão Completa : como isolar a maquina contra agua?
vid@_m@ns@
18/03/2008, 21:43
caros amigos, gostaria de saber opiniões de como fazer o isolamento das partes eletricas do meu vitara. sei que tenho obviamente impermeabilizar o distribuidor e a bobina, mas, fora estas peças existe mais alguma outra? qual o isolante ou os materiais mais adequados?
dêem-me sugestões, mandem fotos, se possivel, pois eu mesmo pretendo fazê-lo.
agradeço desde já.
grande abraço!!!
vid@_m@ns@
19/03/2008, 23:53
:cry:
vamo lá minha gente tô precisando de ajuda!!!!
caros amigos, gostaria de saber opiniões de como fazer o isolamento das partes eletricas do meu vitara. sei que tenho obviamente impermeabilizar o distribuidor e a bobina, mas, fora estas peças existe mais alguma outra? qual o isolante ou os materiais mais adequados?
dêem-me sugestões, mandem fotos, se possivel, pois eu mesmo pretendo fazê-lo.
agradeço desde já.
grande abraço!!!
Pedro Varela
20/03/2008, 11:43
não isolei nenhum outro componenete, apenas o distribuidor, a puxada de ar pra dentro do carro e os farois, tudo com silicone, segue fotos.
vid@_m@ns@
20/03/2008, 12:32
não isolei nenhum outro componenete, apenas o distribuidor, a puxada de ar pra dentro do carro e os farois, tudo com silicone, segue fotos.
os cabo
pedro, essa capa de ditribuidor, qual o material dela e as saidas dos cabos de velas e do distribuidor sao costuradas individualmente?
valeu pela atencao!
Pelo que eu ví, isso aí ta parecendo uma luva daquelas de jardinagem com os dedos furados pra passar os cabos....
abs
vid@_m@ns@
24/03/2008, 10:03
meu amigo!
se for uma luva, a partir de hoje estou procurando um jardineiro só com um braço a que queira vender a outra luva que nao precisa, e se nao for acabaste de dar uma grande idéia, agora preciso ver se esta tal suporta o calor.
grande abraço!
Pelo que eu ví, isso aí ta parecendo uma luva daquelas de jardinagem com os dedos furados pra passar os cabos....
abs
Pedro Varela
24/03/2008, 11:13
É uma luva, e ela aguenta calor, a luva é uma que é utilizada na construção civil, é bastante grossa e verde escura, e pelo menos aqui em natal so encontrei pra vender o par, custa uns R$ 25,00. não precisa costurar nada, vc corta as pontas dos dedos(da luva, claro:mrgreen:), por onde os cabos irão passar, coloca silicone para vedar, para prender o cabo e a luva usa uma presilha de plastico(tipo abraçadeira, muito utilizado para unir fiação de som de carro) um dos dedos que sobrar vc utiliza para o suspiro que segue para a tomada de ar, presta atenção na foto que é uma mangueira tipo combustivel branca,(aquela utilizada em fusca, e tambem para puxar gasolina de deposito ou de tanque de combustivel).:concordo:
Fazendo bem feito não entra agua de forma alguma, ok, utiliza silicone em todos contatos de peças, segue abaixo alguns que me lembro no momento:
cabos x luvas;
tampa distribuidor x luva (utilizar aberaçadeira de ferro);
filtro de ar(contorno da caixa, onde fixa os parafusos);
puxada de ar do filtro e mangueira;
mangueira e parede corta fogo.
segue mais fotos
Sempre revizar os locais que vc colocar o silicone, é necessario cortar a parede corta fogo, pois a puxada é pra dentro do carro, ter cuidado para não cortar e ela ficar obstruida e nem muito baixo dentro do carro, verificar local na foto.:concordo:
abs...qualquer duvida é só postar
vid@_m@ns@
24/03/2008, 15:39
Pedro, valeu demais as dicas, mas neste caso vc colocou a entrada de ar para dentro do veiculo, isto por acaso nao causa um ruido interno por causa da aspiraçao do ar?será que atrapalha o ar condicionado? como é o funcionamento no teu carro? vc acha melhor um snorkel externo?
grande abraço!
Anizio
É uma luva, e ela aguenta calor, a luva é uma que é utilizada na construção civil, é bastante grossa e verde escura, e pelo menos aqui em natal so encontrei pra vender o par, custa uns R$ 25,00. não precisa costurar nada, vc corta as pontas dos dedos(da luva, claro:mrgreen:), por onde os cabos irão passar, coloca silicone para vedar, para prender o cabo e a luva usa uma presilha de plastico(tipo abraçadeira, muito utilizado para unir fiação de som de carro) um dos dedos que sobrar vc utiliza para o suspiro que segue para a tomada de ar, presta atenção na foto que é uma mangueira tipo combustivel branca,(aquela utilizada em fusca, e tambem para puxar gasolina de deposito ou de tanque de combustivel).:concordo:
Fazendo bem feito não entra agua de forma alguma, ok, utiliza silicone em todos contatos de peças, segue abaixo alguns que me lembro no momento:
cabos x luvas;
segue mais fotos
Sempre revizar os locais que vc colocar o silicone, é necessario cortar a parede corta fogo, pois a puxada é pra dentro do carro, ter cuidado para não cortar e ela ficar obstruida e nem muito baixo dentro do carro, verificar local na foto.:concordo:
Realmente a receita funciona, capa no distribuidor, silicone e mangueira de ar para dentro...
Só que depois de um tempo ainda apanhando para o isolamento, descobri que minha caixa do filtro estava com umas trincas do lado que eu não conseguia ver, e sempre bebia um poquinho de nada de lama, quando descobri a deficiência, anulei a caixa e joguei um filtro esportivo dentro do carro, fim de problemas...
Hoje em dia é só alegria...
abraço
vid@_m@ns@
24/03/2008, 21:32
ja entendi como é que o seu motor respira...mas, e vc???
bonita foto! parabéns!:palmas::palmas::palmas:
Anizio Magalhães
Realmente a receita funciona, capa no distribuidor, silicone e mangueira de ar para dentro...
Só que depois de um tempo ainda apanhando para o isolamento, descobri que minha caixa do filtro estava com umas trincas do lado que eu não conseguia ver, e sempre bebia um poquinho de nada de lama, quando descobri a deficiência, anulei a caixa e joguei um filtro esportivo dentro do carro, fim de problemas...
Hoje em dia é só alegria...
abraço
Se o ar condicionado vai funcionar bem eu não sei, mas se tiver com ele ligado vai servir também de intercooler, resfriando o ar que vai pro motor!!!
[]s
Ideal mesmo seria o snorkel, como não gosto do visual nem do preço, preferi assim...
não entendi quando falou em eu respirar???
abraço
vid@_m@ns@
25/03/2008, 11:37
Hennan, eu falei do snorkel para vc, por causa da imagem que postaste, o teu isolamento parece ter ficado bom, mas quem vai precisar de um respirador é vc!kkkkkk
ABRAÇAO!
Ideal mesmo seria o snorkel, como não gosto do visual nem do preço, preferi assim...
não entendi quando falou em eu respirar???
abraço
Ah entendi... hehehe, mas não podemos abusar muito se pegar agua na central Já ERA!
abraço
vid@_m@ns@
25/03/2008, 12:10
sim é mesmo, tem a central eletronica! alguns meses atrás mandei instalar o som e o cara me queimou a bendita central, resultado: 500 a menos e a mais pra Cordeiro (que raiva)!!!!
Pedro Varela
25/03/2008, 15:00
Se o ar condicionado vai funcionar bem eu não sei, mas se tiver com ele ligado vai servir também de intercooler, resfriando o ar que vai pro motor!!!
[]s
Não ocorre isso não, a mangueira da puxada de ar, ela absorve toda a temperatura do motor esquentando o ar que vai para o filtro, ele chega mais quente que o normal.
Quanto a zuada, há um pequeno aumento, mas não chega nem a incomodar, e olha que eu sou bastante criterioso, o aumento só é perceptivel quando se pisa no acelerador fortemente, mas este é até gostoso de escutar.
O isolamento é primeira, já passei em lugares que lavou os limpadores e o carro não morreu, so tem que ficar de olho quando entra agua dentro do carro, para não atinguir o bocal da mangueira,ok(antes disso desliga o carro:-D).
vlw.
Gurizada,
Já me meti em uma enrascada, com a água acima do meio da porta. O motor permaneceu ligado mas a água começou a entrar pelas portas. A sorte é que a cinta estava presa e enrolada no parachoque o que tornou o resgate bem rápido, sem a água chegar no painel.
O pânico todo foi por causa dos componentes eletrônicos. O motor em si não tenho problemas, pois tenho um snorkel externo.
Pergunto:
Alguém já isolou a central eletrônica, caixa de fusíveis e central do AC (tudo ali, dentro/embaixo do painel). Se colocar uma capa e vedar com silicone pode dar problemas de aquecimento?
[]
Ja pensei em isolar a central, mas não sei se é correto nem como fazer..
abraço
AlemãoRS
25/03/2008, 22:10
Mauricio,
Até que altura chegou a água dentro?E em quanto tempo?
Pra água chegar até a altura da central eletrônica que fica atrás do porta luvas deve demorar um bom tempo e até acho que o motor vai morrer antes de a água chegar ali.
vid@_m@ns@
25/03/2008, 22:12
Gurizada,
Já me meti em uma enrascada, com a água acima do meio da porta. O motor permaneceu ligado mas a água começou a entrar pelas portas. A sorte é que a cinta estava presa e enrolada no parachoque o que tornou o resgate bem rápido, sem a água chegar no painel.
O pânico todo foi por causa dos componentes eletrônicos. O motor em si não tenho problemas, pois tenho um snorkel externo.
Pergunto:
Alguém já isolou a central eletrônica, caixa de fusíveis e central do AC (tudo ali, dentro/embaixo do painel). Se colocar uma capa e vedar com silicone pode dar problemas de aquecimento?
[]
melhor instalar uma daquelas chaves corta corrente ou chave terra, não sei o nome , mas cortando a corrente acho que é mais seguro, evita de queimar a central, se não quiser tenta instalar um respiro conectado a entrada de ar como a que é colocada no distribuidor.
boa sorte!!!
Leonardo,
A água levou em torno de 5 min (até o resgate) e tapou os pedais! Começou a boiar tudo que era coisa (principalmente latas) dentro do Vitara. Sorte que o carpete eu já tinha tirado há muito tempo. O motor não parou mas depois ficou "tossindo" um pouco. Acho que condensou um pouco de umidade dentro da capa de proteção do distribuidor.
Já sei:idea::idea::idea:!!!!!
Vou colocar uma bomba para recalque da água de dentro da viatura!!!
Que nem um barco:mrgreen:!!!!!
AlemãoRS
25/03/2008, 22:50
Se o teu vitara tem a bobina externa ao distribuidor, as vezes o cabo entre eles condensa no lado da bobina...
Como estão as borrachas das portas? Se estiverem ressecadas. borrachas novas iriam segurar a água por mais tempo.
Ricardo Luis
28/03/2008, 17:11
cabos x luvas;
segue mais fotos
DEIXA EU VER SE ENTENDI ! A PUXADA DE AR PARA DENTRO DO CARRO É PARA SUBSTITUIR O SNORKEL ?:pensativo:
Ricardo Luis
28/03/2008, 18:01
Sim, pode substituir...
O HENANH PARABÉNS PELO SEU Willys :palmas: É MEU SONHO DE CONSUMO ! QUERIA UM JEEP MAS A GRANA SÓ DAVA PARA UM VEICULO E A PATROA VAI USAR AS VEZES ENTÃO COMPREI UM VITARA , ESTOU GOSTANDO MUITO ! :-D A DICA DA ENTRADA DE AR DENTRO DO CARRO VEIO EM BOA HORA POIS EU NÃO TAVA NEM UM POUCO AFIM DE PAGAR 800,00 LATAS EM UM SNORKEL ! VALEU:concordo:
vid@_m@ns@
29/03/2008, 19:02
O HENANH PARABÉNS PELO SEU Willys :palmas: É MEU SONHO DE CONSUMO ! QUERIA UM JEEP MAS A GRANA SÓ DAVA PARA UM VEICULO E A PATROA VAI USAR AS VEZES ENTÃO COMPREI UM VITARA , ESTOU GOSTANDO MUITO ! :-D A DICA DA ENTRADA DE AR DENTRO DO CARRO VEIO EM BOA HORA POIS EU NÃO TAVA NEM UM POUCO AFIM DE PAGAR 800,00 LATAS EM UM SNORKEL ! VALEU:concordo:
oi ricardo!
pelo que vc falou, usas o carro na diaria. então vale a pena se informar sobre o uso da aspiração do ar por dentro do do veiculo. penso que deve prejudicar o ar condicionado. mas se vc pretende usar para outros fins é uma boa. não sei se vc viu, mas existem outros modelos de snorkel que custam bem menos, pelo menos eu já vi na ogz de 400 pilas, e outros mais baratos. já vi até de 280, mas ão me lembro onde. se vc quiser ver como é feito o isolamento, no começo do tópico mostra como é feito.
grande abraço!:concordo:
Grande ricardo, realmente o o willys "não tem a parea", mas o vitara é muito bom! Com relação ao snorkel, como o vida mansa falou, ficar atento ao ar condicionado e o barulho interno... mas nada demais...
abraço
Ricardo Luis
30/03/2008, 11:56
oi ricardo!
pelo que vc falou, usas o carro na diaria. então vale a pena se informar sobre o uso da aspiração do ar por dentro do do veiculo. penso que deve prejudicar o ar condicionado. mas se vc pretende usar para outros fins é uma boa. não sei se vc viu, mas existem outros modelos de snorkel que custam bem menos, pelo menos eu já vi na ogz de 400 pilas, e outros mais baratos. já vi até de 280, mas ão me lembro onde. se vc quiser ver como é feito o isolamento, no começo do tópico mostra como é feito.
grande abraço!:concordo:
FICO DE CARA O QUANTO SÃO ATENCIOSOS OS IRMÃOS NESTE FÓRUM :palmas:, OBRIGADO ! SOU NOVATO NO RAMO E CADA VEZ QUE PARTICIPO DO FÓRUM ME ACHO MAIS BARRIGA VERDE :mrgreen:! REALMENTE JÁ ATÉ PENSEI EM COLOCAR ESSES SNORKEL MAIS BARATINHOS QUE O VIDA MANSA COMENTOU MAS SÃO TOSCOS DE MAIS , QUANDO MOSTREI PARA MINHA MULHER A SOLUÇÃO MAIS BARATA PENSA NA CARA QUE ELA FEZ !:discordo:
Alguém sabe/já passou por isso:
Esse fds entrei em um alagado e como a água estava alta, foi entrando á vagarosamente dentro do samurai, os tampões de borracha do dreno do samurai estavam devidamente no lugar, mesmo assim entrou água (que quase chegou na porta) e depois que sai do piscinão comecei a escutar um barulho de água ''batendo'' possívelmente dentro da caixa de ar, e até agora não saiu.
Como tiro essa água que está na caixa de ar?? É normal entrar nela? É normal entrar água mesmo com o dreno fechado, pois este não veda totalmente?
Nelmont França
08/10/2009, 13:29
Ressuscitando o tópico...
E no Grand Vitara 1.6 original, qual é o procedimento para isolamento???
Nelmont França
16/10/2009, 12:31
Ressuscitando o tópico...
E no Grand Vitara 1.6 original, qual é o procedimento para isolamento???
Alguém daria uma dica?
Amigo, é basicamente a mesma coisa...
No meu samurai eu fiz uma "sacola" de couro, envolvi o distribuidor e coloquei silicone nas extremidades, porque se colocar direto no ditribuidor ele "sua" e falha do mesmo jeito... E com relação a tomada de ar, o correto é o snorkel, como eu não gosto do visual no samurai, colquei dentro do cofre mesmo...
basicamente é isso...
Nelmont França
16/10/2009, 19:23
Amigo, é basicamente a mesma coisa...
No meu samurai eu fiz uma "sacola" de couro, envolvi o distribuidor e coloquei silicone nas extremidades, porque se colocar direto no ditribuidor ele "sua" e falha do mesmo jeito... E com relação a tomada de ar, o correto é o snorkel, como eu não gosto do visual no samurai, colquei dentro do cofre mesmo...
basicamente é isso...
Valeu a dica!
vid@_m@ns@
17/10/2009, 09:03
Olá,
Depois de muito perguntar no forum, resolvi ter as minhas proprias experiencias, fui rodar. Apanhei um bocado, mas enfim aprendi outro tanto. Depois de isolar o distribuidor, percebi que não adianta nada sem a colocação do snorkel, pois o carro pode "beber" agua pela entrada de ar que fica entre o paralama esquerdo e o farol, aí é bronca... "calço hidráulico". Me essinaram que a medida para se passar num rio ou corrego, é a do saco. Se vc entrar num rio e a agua molhar o seu saco, não se arrisque, principalmente se vc estiver sozinho ou não tiver carro 4x4 por perto. rsss...
Aconteceu um problema com o isolamento que fiz, depois de rodar por algum tempo meu distribuidor criou umas fissuras e o rotor rachou, talvez por aquecimento, pois no distribuidor do vitara tem uma especie de valvula de respiro.
Após solucionar o problema, passei a isolar os cabos, bobina, distribuidor com silicone (sem economia) e não tive preocupações com isolamento e sim com outras coisas.
Gostaria de ouvir a opinião de outros foristas a respeito deste meu problema e encontrar soluções.
Grande abraço a todos!
proelton
17/10/2009, 12:09
Só pra facilitar, acho que você quer dizer entrar no rio à pé e molhar o saco né rs.
O meu samurai ele tem tudo isolado já, mas tem algumas coisas que não me anima molhar, parte elétrica por exemplo, por isso eu evito ao maximo...
vid@_m@ns@
17/10/2009, 16:17
kkkkkk...
...faltou esse pequeno detalhe.
valeu pelo complemento!
se o cara molhar o saco sentado num viatara sem snorkel, a vaca já bebeu a agua do brejo "todinha" rs
grande abraço
Só pra facilitar, acho que você quer dizer entrar no rio à pé e molhar o saco né rs.
O meu samurai ele tem tudo isolado já, mas tem algumas coisas que não me anima molhar, parte elétrica por exemplo, por isso eu evito ao maximo...
pessoal, o Feroza tá com AP 1.8 Mi. além da luva no distribuidor o que mais seria legal impermeabilizar?
não entendi direito a apolicação do silicone no distribuidor...alguém pode explicar melhor?
abraços
heuheue.. Querem andar na água galera? Então devem comprar um barco, bote e etc.. esses sim foram feitos para andar na água..
Os rolamentos, principalmente os de roda, agradecem!!
Tento ao máximo evitar passa em aguas muito fundas pois é 5 minutos de diversão e 1 dia desmontando para engraxar tudo novamente.. heuehu
ABRAÇÃÃÃO galeera..
Rômulo Tanure Campos
20/12/2009, 20:29
:cry:
vamo lá minha gente tô precisando de ajuda!!!!
Prezado Caranguejo
Fazendo trilhas na Bahia, aonde são frequentes as travessias de rios, adotei uma postura radical na proteção contra agua:
1) Retirei todo o carpete do interior, substituindo-o por Manta Asfáltica (isso mesmo, aquela utilizada para impermeabilização de lajes na construção civil). Apliquei pessoalmente com maçarico, no interior da viatura toda, até a uns 5 cm de altura (até a a borracha inferior de vedação da porta). Por cima da manta, apliquei (tb com maçarico), um acabamento de borracha parecido com o interior do Troller.
2) Instalei um snorkel (RC4x4) para o dif dianteiro, traseiro, TC Cambio. O terminal que concentra todas as mangueiras (as mesmas mostradas nas fotos) no topo da prarede corta-fogo.
3) Prolongador do Distribuidor. p/ ficar mais alto (tenho um motor AP1.8Mi no Samuka).
4) Cabos Accel 9.8 mm, siliconados.
5) Isolação com fita Auto-Fusão 3M de todos os conectores da ignição (inclusive a bobina) e da Injeção (TBI etc...)
6) Desmontar, retitar os rolamentos do alternador, limpar a graxa original substituindo-a por Graxa Náutica (branca, com sabão de Lítio).
Não resolve tudo, mas melhora o problema da fragilidade dos rolamentos do AP (bem piores que os originais do Samuca),
7) Idem para os rolamentos de roda (traseiros e dianteiros) e para o colar de embreagem,
8) Vedar toda a caixa seca com cola p/ motor.
Isso não resolve tudo!!!
Tem sempre que conferir o oleo dos diferenciais e caixas apos travessias.
Alem das providencias mostradas aqui sobre o distribuidor!
Tem um material publicado na seção de artigos tecnicos, com fotos, dados tecncos e dicas, sobre as adaptações que fiz na viatura.
Procure por "Trem - A estória do Samurai Mutante". Mas receio que não tenha muito sobre as impermeabilizações que fiz!
Espero ter ajudado!
ABS
Trem Mineiro
Back to Gerais
Viatura em adaptação p/ trilhas em pedras e erosões.
andre097
22/06/2011, 13:51
amigos e se eu so isolar o distribuidor com a luva e não colocar a mangueira.pq eu não entendi onde eu enfio a mangueira pra dentro do carro.
ai da certo do mesmo geito ou não vai adiantar de nada???
andre097
29/06/2011, 12:23
alguem poderia me responder!!!!
andre097
29/06/2011, 19:54
cabos x luvas;
segue mais fotos
e como vc fez pra colocar o cabo da bonbina ali??
Vamos la, a experiencia dos gaúchos:
Pessoal, em jeeps willys é normal encontrar para vender as tais panelas para distribuidor, feitas em fibra, fica muito bom, mas são um pouco caras, e não se encontra para outras viaturas, a solução foi a tal luva de borracha, mas é de pouca durabilidade e confiabilidade, outra solução bem criativa foi fazer uma panela para o distribuidor com cano de PVC de 200 mm de diâmetro e com uns 20 cm de altura, usa-se as próprias "tampas" de pvc que tem pra vender em qualquer ferragem, aquelas que faz o acabamento final! Outro componente que sofre bastante na agua é o motor de partida "arranque", um doido aqui fez uma panela pro arranque tbm, nunca mais incomodou! Achei uma foto na internet só para ter uma idéia de como é, mas isto ai não é uma panela de distribuidor, pois nao pode ter os furos dos cabos na tampa E SIM NA LATERAL!
ANDRÉ: o cano aquele é para substituir o snorkel, coloca uma das pontas na tomada de ar do filtro e a outra tu abre um buraco na parede corta fogo e põe pra dentro do carro, assim ele não puxa agua para o motor!
Prezados, bom dia.
Existem outras formas de tratar o problema da água de maneira realmente definitiva e confiável. Convido a visitar o tópico da Motor Spice.
Vale lembrar que a submissão do veículo a um nível considerável de água requer ou pode requerer outras medidas preventivas e/ou corretivas, já que originalmente, carros não militares nem sempre são preparados na fábrica para isso.
A exposição à água sem o devido tratamento pode causar problemas diversos, inclusive os imediatos (como o conhecido calço hidráulico) e no curto prazo (rolamentos, partes móveis e itens elétricos).
Abraços