PDA

Ver Versão Completa : Faróis p/ Niva

zanötto
18/03/2008, 19:11
Pessoal, estou criando este tópico porque preciso trocar os faróis do Niva, mas não tenho referências sobre isso.
Quem puder colaborar com dicas, quaisquer que sejam, eu agradeço.
Há algum farol sealed bean que sirva? Se houver, como é a fixação e o conector das lâmpadas?
O aro do farol original segura um sealed bean?
Onde encontro?
Alguém já fez isso?
E outras...
Obs: Vi aqueles da Sarancar, mas não tem detalhes sobre a montagem, e eu queria aqueles de lente lisa e refletor quadriculado.

Valeu pessoal, desde já agradeço.
[ ]'s CZ

emtsuhako
18/03/2008, 19:41
Cara, eu comprei os selead-beam do Fusca... é Plug 'n' Play... qq Auto Peça vende... mas se vc puder usar os faróis originais, melhor... sealed-beam, qdo queima, vc perde tudo...

Reserve um bom tempo para trocar os faróis... Se o seu Niva não tiver quebra-mato, primeiro vc tem que desmontar os braços dos limpadores de faróis... depois vc desmonta a grade... aí vc desmonta o aro... são três parafusos que vc afrouxa, gira o aro no sentido anti-horário e pronto... tá desmontado... Montado novamente, tem que regular a altura do facho... isso eu ainda não fiz, mas pelo que vi, são três parafusos para regulagem... Êita sistema mais complicado!!!

Jonatars
18/03/2008, 22:23
Zanotto, o meu veio com os sealed-beam e eu achava que eles eram originais:parede:, comprei aquelas lampadas blue vision da philips e quando fui trocar....:-( o troço é selado:parede:, detalhe, eu consegui tirar os farois sem desmontar o quebra-mato e deixando a grade dianteira pendurada, fiquei muito p....:evil:, bem comprei um para de faróis RCD, modelo sealed-beam, que dá para trocar lampada, e ficou muito bom, paguei 15 conto no par, e no conector da lampada, tem um borrachão que é dureza de tirar e colocar, justamente para impedir a entrada de água, fiquei muito satisfeito com o resultado, o nosso camarada Bacalhau postou em um tópico, inclusive, um catalolo da RCD com o faróis e lanternas da Kombi

zanötto
18/03/2008, 23:07
Valeu pessoal...
Edson, era exatamente o que eu queria saber: se o do fusca serve, e se é P&P. Agora ficou mais fácil. Aqui tá $ 11,00 a pç do genérico e $ 35,00 o GE. Acho que o da Sarancar deve ser esse aí. Depois de montado o aro não fica batendo o farol?

Jonatars, vi deste que troca a lâmpada. É legal que dá pra colocar 100W, só que eu queria encontrar aquele de lente lisa tipo farol de Titan. Tem um aqui mas tá salgado $ 45,00 só o bloco, aí já viu né? Dois blocos = 90, lâmpadas = sei lá quanto q tá... Vai ficar caro a brincadeira. Vô acabar colocando o de 11 cruzeiros mesmo, queimou joga fora e pega outro, fazer o que?
Ah, quando vi sua foto pensei que era o meu Niva. Tá igualzinho!!! Só num tenho o protetor de farol do quebra mato. Até as milhas pequenas no mesmo lugar rsrsrsrs. Legal!!

[ ]'s a todos e obrigado pelo retorno
CZ

Girti
18/03/2008, 23:36
Zanotto, o meu veio com os sealed-beam e eu achava que eles eram originais:parede:, comprei aquelas lampadas blue vision da philips e quando fui trocar....:-( o troço é selado:parede:, detalhe, eu consegui tirar os farois sem desmontar o quebra-mato e deixando a grade dianteira pendurada, fiquei muito p....:evil:, bem comprei um para de faróis RCD, modelo sealed-beam, que dá para trocar lampada, e ficou muito bom, paguei 15 conto no par, e no conector da lampada, tem um borrachão que é dureza de tirar e colocar, justamente para impedir a entrada de água, fiquei muito satisfeito com o resultado, o nosso camarada Bacalhau postou em um tópico, inclusive, um catalolo da RCD com o faróis e lanternas da Kombi

Só para evitar confusões futuras:

"Sealed Beam" ("raio de luz selado") é uma antiquíssima marca da GE, meu pai já usava estes faróis no seu Chevrolet 51:shock:. São uma espécie de "farol-lâmpada", ou "lâmpada gigante", ou seja, a lâmpada já é um farol, uma vez que queimar um dos filamentos (alto ou baixo), é necessário trocar todo o farol , não dá para trocar só a lâmpada, pois, como diz o nome, é um farol selado. São obrigatórios nos EUA.
Qualquer farol onde seja possível trocar as lâmpadas NÃO será um farol "Sealed Beam", será um farol normal. Entretanto, algumas fábricas e alguns vendedores chamam seus faróis comuns de "tipo Sealed Beam", talvez por razões de marketing, talvez porque não têm a menor idéia do que seja isto :mrgreen:

[ ]s iluminados :mrgreen::mrgreen:

guttemberg_machado
18/03/2008, 23:46
Eu comprei um par de sealed-bean (por 28 reais cada) que tem alta de 100W e baixa de 90W. Tive que trocar os fusíveis, fios e relés, mas ficou ótimo.

O mais engraçado é que na loja estava cadastrado como "FAROL CILIBIM LENTE LISA" hehehe

Girti
19/03/2008, 00:16
Eu comprei um par de sealed-bean (por 28 reais cada) que tem alta de 100W e baixa de 90W. Tive que trocar os fusíveis, fios e relés, mas ficou ótimo.

O mais engraçado é que na loja estava cadastrado como "FAROL CILIBIM LENTE LISA" hehehe

Hehehe... na minha longínqüa infância, era assim que eu achava que se escrevia o nome, pois era o que eu ouvia os mecânicos falarem: "João, pega um Cilibin lá na prateleira!" (parecia nome de remédio! :lol: :lol: :lol:

[ ]s

emtsuhako
19/03/2008, 07:35
Valeu pessoal...
Edson, era exatamente o que eu queria saber: se o do fusca serve, e se é P&P. Agora ficou mais fácil. Aqui tá $ 11,00 a pç do genérico e $ 35,00 o GE. Acho que o da Sarancar deve ser esse aí. Depois de montado o aro não fica batendo o farol?

CZ

Fica batendo não... é P'N'P mesmo! Só uma dica, se os parafusos que prendem o aro estiverem enferrujados, compensa vc trocá-los, já que está desmontando tudo mesmo. Os meus estavam bem enferrujados e corriam o risco de quebrar na cabeça... aí já viu o trabalho que daria para tirar a ponta.

Rones Jr
19/03/2008, 10:58
Já usei todos os tipos de faróis. O melhor que eu usei foi o tal do selead bean da marca VTO...este de lente lisa de 90W/100W (acho que vi na Donatti). Além de serem estéticamente muito bonitos têm o facho muito bom...sem ofuscar os demais. Os de lâmpada que usei foram do Chevette/maverick/Opala/C10/Mercedez 1113/etc...mas não se compararam a estes, mesmo usando lâmpadas fortes.

Boa sorte,

Rones

Girti
19/03/2008, 11:08
Já usei todos os tipos de faróis. O melhor que eu usei foi o tal do selead bean da marca VTO...este de lente lisa de 90W/100W (acho que vi na Donatti). Além de serem estéticamente muito bonitos têm o facho muito bom...sem ofuscar os demais. Os de lâmpada que usei foram do Chevette/maverick/Opala/C10/Mercedez 1113/etc...mas não se compararam a estes, mesmo usando lâmpadas fortes.

Boa sorte,

Rones

Graaaande Rones, mesmo depois de vender o Shrek, continua atento e alerta aqui conosco! :concordo: :palmas::palmas::palmas:

[ ]s

Rones Jr
19/03/2008, 11:27
...rsss...uma vez Niveiro....always Nivaer!...Numa tradução tosca de Niveiro! Um dia eu volto...ainda mais que o dono que está em Juiz de Fora....vive me mandando mensagens tipo: não aguento mais ser parado....arranja outro pra vender....as pessoas estão tirando fotos...rsss

Abraços

Luciano SHAKALL
19/03/2008, 19:59
Galera, só um detalhe:
Dos inúmeros faróis que se pode adaptar no Niva, existem opções com aquela "curvaturazinha" dos faróis originais,
e podem ter lente lisa ou não; além de alguns outros em que a lente é "reta" (tipo Fusca/Kombi), também com lente lisa ou não.
Os que eu uso são esses da RCD pra Fusca/Kombi, com lente "reta" e lisa, Lâmpadas "super-brancas" 90/100W (alto baixo),
lâmpadas dos faróis de milha embutidas na parte de baixo ("Super-brancas" 100W) e espaço para as lâmpadas do "pisca" na parte de cima.
Vou passar os piscas pra lá, e usar o espaço dos piscas originais para mais dois faróis auxiliares,
daqueles tipo "neblina": retangulares (também com lâmpadas "super-brancas" de 100W :mrgreen: ...
DETALHE: Esses faróis (acho que todos os outros "retos" também :pensativo: ) impedem a utilização dos limpadores de faróis :???: ,
maaaaas.... como o NIVAder já veio sem os limpadores mesmo :mrgreen: ....

"... Graaaande Rones, mesmo depois de vender o Shrek, continua atento e alerta aqui conosco! ..." :shock: :sad: :shock: Puuuuutz... Dessa eu não sabia :discordo:.
Devo ter ficado mesmo muito tempo longe do Fórum :cry: ...

[]'s

BACALHAU
19/03/2008, 20:20
... Os que eu uso são esses da RCD pra Fusca/Kombi, com lente "reta" e lisa, Lâmpadas "super-brancas" 90/100W (alto baixo),
lâmpadas dos faróis de milha embutidas na parte de baixo ("Super-brancas" 100W) e espaço para as lâmpadas do "pisca" na parte de cima.
Vou passar os piscas pra lá, e usar o espaço dos piscas originais para mais dois faróis auxiliares,
daqueles tipo "neblina": retangulares (também com lâmpadas "super-brancas" de 100W :mrgreen: ...

[]'s

Grande Luciano SHAKALL, o G.R.R.* dos niveiros. :mrgreen:
Camarada, uma pergunta: Essas lâmpadas do pisca ficam localizadas dentro do farol? Em caso afirmativo, com o farol ligado dá para ver elas "piscando"?
Se possível coloca uma fotos e manda o código RCD delas.

Zabumbas agradecidos

* Guia de Referência Rápida (perguntou, pá! Luciano respondeu) :palmas::palmas::palmas:

Rones Jr
19/03/2008, 20:45
só um detalhe....pra usar estes Fuscas/Kombis é preciso refazer o suporte de fixação....perdendo todo o sistema original, inclusive o pinico que fica por dentro do paralamas...protegendo o farol.

Luciano SHAKALL
19/03/2008, 21:04
[SIZE=3][FONT=Comic Sans MS]" ... Essas lâmpadas do pisca ficam localizadas dentro do farol?
Em caso afirmativo, com o farol ligado dá para ver elas "piscando"?
Se possível coloca uma fotos e manda o código RCD delas...E aê CAmaRAda BACALHAU... beleza :concordo: ?

Cara, é dentro do "bloco do farol" mesmo.
Dá pra ver os piscas mesmo com o farol aceso, por que há uma "divisão" - ainda que pequena e discreta -
que "separa as luzes" (Essa "divisão" não existe na parte de baixo, onde ficam os Faróis Auxiliares, também embutidos).
As lâmpadas "coloridas" (com o bulbo laranja) para os piscas são "obrigatórias" :concordo: .

Saca, por exemplo, os faróis do Gol G3, ou do Pálio "antes desse mais novo"?
"Tá ligado" que os piscas e os faróis são no mesmo "bloco ótico", separados por uma "paredinha interna",
e não mais "independentes", "como antigamente"?
Esses faróis da RCD são "do mesmo jeito" ;-) ...

Esses que eu uso, a referência que tem na nota fiscal (guardo todas :mrgreen: ) é: Marca RCD, Modelo INOV II, Código 2021.
Deve ser por isso que QUASE dão "plug'n'play" no Niva (o "Quase" é pelo lance dos limpadores que eu falei...)
Vai ver que, se o código fosse 2121 serviriam certinho :mrgreen: ...

[]'s

Luciano SHAKALL
19/03/2008, 21:18
"... pra usar estes Fuscas/Kombis é preciso refazer o suporte de fixação....perdendo todo o sistema original, inclusive o pinico que fica por dentro do paralamas...protegendo o farol..."Esqueci de mencionar isso :oops: ...
Mas o meu farol não está desprotegido :discordo: , eu uso o "penico" de Kombi (o do fusca deve ser o mesmo), que comprei em uma sucata.
Dá pra fazer de fibra também, usando o original como molde, mas alongando o comprimento,
pois o conjunto da Kombi/Fusca tem "profundidade maior que os originais do Niva :concordo: .

[]'s

emtsuhako
19/03/2008, 22:05
Camaradas, me tirem uma dúvida... geralmente os veículos possuem luz baixa, luz normal e luz alta... pergunto: o Niva tem luz baixa???

No meu, a luz normal eu acendo no botão do painel... a luz alta subindo a alavanca esquerda... se eu baixar essa mesma alavanca, desliga a luz normal... Por acaso o Niva de vcs é desse jeito tb???

Enfim, como é legal personalizar nossos 4x4, estou pensando em colocar umas "sombrancelhas" nos meus faróis... ui... hehehe!!! Dêem uma olhada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-69985136-sobrancelha-aba-bone-pestana-inox-farol-fusca-rural-ford-51-_JM

Girti
19/03/2008, 23:38
.....Os que eu uso são esses da RCD pra Fusca/Kombi, com lente "reta" e lisa, Lâmpadas "super-brancas" 90/100W (alto baixo),
daqueles tipo "neblina": retangulares (também com lâmpadas "super-brancas" de 100W :mrgreen: ... []'s

Luciano, eu conheço este farol da RCD e posso fazer um alerta e algumas observações a respeito dele:

A parte de baixo deveria ser, pela posição (abaixo do farol normal), um farol de neblina. Entretanto, pelo seu desenho, é de longo alcance. Só que, para ser de longo alcance, deveria estar em posição mais central (ou seja, os faróis de longo alcance devem estar próximos um do outro, para maior eficiência, ao contrário dos de neblina, que devem ficar afastados um do outro. Em resumo, o farol é muito bacana, mas, em termos de iluminação, está todo errado! :putz: :parede:

Tem mais: devido ao reduzido espaço (= pouca dissipação de calor) e à potência das lâmpadas, o farol debaixo esquenta em demasia, reduzindo drasticamente a vida útil das lâmpadas.

Agora, um pitaco quanto aos faróis que você pretende instalar no local onde hoje está o conjunto lanterna/pisca: de acordo com a lei, nenhum farol auxiliar pode ficar acima dos faróis normais do carro. Portanto, se você, de fato, colocar os faróis no "buraco" deixado pelo conjunto lanterna/pisca, isto poderá lhe trazer problemas, em caso de uma fiscalização. :sad:

[ ]s iluminados

Girti
19/03/2008, 23:51
Camaradas, me tirem uma dúvida... geralmente os veículos possuem luz baixa, luz normal e luz alta... pergunto: o Niva tem luz baixa???

No meu, a luz normal eu acendo no botão do painel... a luz alta subindo a alavanca esquerda... se eu baixar essa mesma alavanca, desliga a luz normal... Por acaso o Niva de vcs é desse jeito tb???

Edson, posso colocar isto de forma mais técnica? :mrgreen:

Todos os carros têm luzes de posição (também conhecidas como lanternas), faróis baixos e faróis altos. No Niva, as luzes funcionam assim:

Apertando-se a primeira posição da tecla de luzes, acendem-se as lanternas dianteiras e traseiras, bem como a luz de iluminação da placa e as luzes do painel;
Se apertarmos a tecla das luzes mais um pouco, iremos à segunda posição, onde, além das luzes já mencionadas, acendem-se os faróis baixo ou alto, dependendo da posição da alavanca à esquerda do volante. Na posição horizontal, acendem-se os faróis baixos, se abaixarmos a alavanca, acendem-se os faróis altos. Se puxarmos a alavanca para trás, estaremos acionando o lampejador de faróis (alto-baixo)

[ ]s

Astor Dias de Andrade
20/03/2008, 00:05
...rsss...uma vez Niveiro....always Nivaer!...Numa tradução tosca de Niveiro! Um dia eu volto...ainda mais que o dono que está em Juiz de Fora....vive me mandando mensagens tipo: não aguento mais ser parado....arranja outro pra vender....as pessoas estão tirando fotos...rsss

Abraços
Rones, eu entendi bem?
Vc teve a c-o-r-a-g-e-m de vender sua viatura verde?????
Num acredito, deve ser engano.

abraços
Astor

emtsuhako
20/03/2008, 07:44
Gil, valeu pela explicação! Fiquei confuso pelo seguinte... qdo eu ligo as lanternas no meu Corsa, acendem as luzes do farol mesmo... qdo eu ligo as lanternas do Niva, não acendem as luzes do farol, mas, sim, daquela lanterna de cima, que tb é pisca... eu pensei que no Niva deveria acender as luzes do farol que nem no Corsa...

Rones Jr
20/03/2008, 10:00
Rones, eu entendi bem?
Vc teve a c-o-r-a-g-e-m de vender sua viatura verde?????
Num acredito, deve ser engano.

abraços
Astor

Astor,

coisas da vida meu amigo! coisas da vida....apesar de não ser de minha índole, tive que me consolar diante do fato de não poder fazer tudo ao mesmo tempo...tive que optar por um caminho. A foto em que vc aparece ao lado do Sherk em Intanhadú e que está lá no flog ainda deixa boas recordações dos amigos....
Mas, como percebeu....não consegui me desligar daqui...rssss,...assim mantenho aquilo que julguei o melhor acessório do Niva....os amigos!

Abraços,

Rones

Rones Jr
20/03/2008, 10:09
Gil, valeu pela explicação! Fiquei confuso pelo seguinte... qdo eu ligo as lanternas no meu Corsa, acendem as luzes do farol mesmo... qdo eu ligo as lanternas do Niva, não acendem as luzes do farol, mas, sim, daquela lanterna de cima, que tb é pisca... eu pensei que no Niva deveria acender as luzes do farol que nem no Corsa...

Edson,

há quem faça isso ao instalar farois de Chevette e afins e aproveitam e ligam os farois de presença/faroletes em conjunto. Eu não gosto. Eu acho um charme as luzes de presença separadas dos farois. Geralmente carros com farois Selead Bean usam este esquema. Pra ter um idéia até a Cherokee (91-99) aqui conhecida com Sport e nos EUA apenas como Cherokee e as Toyotas SW Hilux americanas vêm com o sistema duplo, pq lá é muito comum até hj os selead beans (aliás existem até as séries SilverStar, BlueVision, etc em formato selead bean)....assim se o cabra troca o farol por um não selead bean e pode puxar o chicote de um lado por outro...

Se vc inventar de trocar o sistema passando as presenças para os farois vou ficar P com vc!

Abraços,

Rones

Flugêncio
20/03/2008, 10:20
Astor,

coisas da vida meu amigo! coisas da vida....apesar de não ser de minha índole, tive que me consolar diante do fato de não poder fazer tudo ao mesmo tempo...tive que optar por um caminho. A foto em que vc aparece ao lado do Sherk em Intanhadú e que está lá no flog ainda deixa boas recordações dos amigos....
Mas, como percebeu....não consegui me desligar daqui...rssss,...assim mantenho aquilo que julguei o melhor acessório do Niva....os amigos!

Abraços,

Rones

Rones,
Só esqueceu de falar que agora está de cheroka rs rs rs rs

Rones Jr
20/03/2008, 11:25
é.....até vender (aliás....tá a venda desde que ela entrou no negócio e como o vizinho tah de olho...pode ser que eu tenha um Gurgel daqui uns dias...) pra começar a montar o AP...e sem o Palio tb....rssss....

Astor Dias de Andrade
20/03/2008, 11:35
Rones,
hummm, agora entendi...
abraços
Astor

emtsuhako
20/03/2008, 12:24
Rones,

TRAÍDOR!!! Hehehe!!! Se não fosse tão mais bebum que o Niva, eu tb pegava uma Cherokee...

Olha, estou pensando seriamente em pegar um Samurai... problema é que não posso ficar com dois 4x4... e tb não quero me desfazer do meu Niva... Ô dúvida cruel!!!

emtsuhako
20/03/2008, 12:27
Edson,

Se vc inventar de trocar o sistema passando as presenças para os farois vou ficar P com vc!

Rones

Mas e seu eu manter a presença original + presença nos faróis? Acho que ia ficar mais show!

Rones Jr
20/03/2008, 13:54
Mas e seu eu manter a presença original + presença nos faróis? Acho que ia ficar mais show!

Ai pode até passar...rssss. Mas eu confesso....quase coloquei um strobo no lugar das lampadas de presença dos farois que eu estava usando....heim, heim, heim?

Rones Jr
20/03/2008, 13:55
hummm, agora entendi...
abraços
Astor

O sr. Flugman acaba de desmacara um agente infiltrado!..rssss

Luciano SHAKALL
20/03/2008, 17:06
"... conheço este farol da RCD e posso fazer um alerta ... A parte de baixo deveria ser, pela posição (abaixo do farol normal), um farol de neblina. Entretanto, pelo seu desenho, é de longo alcance. Só que, para ser de longo alcance, deveria estar em posição mais central (ou seja, os faróis de longo alcance devem estar próximos um do outro, para maior eficiência, ao contrário dos de neblina, que devem ficar afastados um do outro ... "Concordo contigo em quase tudo, Gil :concordo: . O desenho desses auxiliares "embutidos da RCD é de "longo alcance mesmo", ou seja: ele não espalha a luz pelas laterais, e sim concentra mais longe. Ok, um "farol-de-milha" eficiente deveria ficar "entre os faróis normais", e relativamente próximos, uma vez que seu foco é mais fechado e o alcance maior. Mas esses, do jeito que estão, funcionam assim, tipo.... digamos que um "reforço na luz alta", como se ela fosse mais potente, ao invés de ser um "farol auxiliar de longo alcance" propriamente dito ;-) .
Só um detalhe: O simples fato de está abaixo dos faróis originais, não faz de nenhum farol auxiliar um "farol de neblina"; pois estes, possuem prismas que espalham bastante a luz pelas laterais, tornado o seu facho curto, porém largo.
Sei que você "tá ligado" nisso :grin: , to falando só pro caso de alguém mais ta lendo e, por acaso, ficar com dúvida :concordo: ...

"... Tem mais: devido ao reduzido espaço (= pouca dissipação de calor) e à potência das lâmpadas, o farol debaixo esquenta em demasia, reduzindo drasticamente a vida útil das lâmpadas ..."Isso é realmente um problema comum a essas lâmpadas de 100W (no meu caso, com os auxiliares acionados são 200W em cada :shock: ).
Já tinha me ligado nisso, maaaaaaaaas.... sabe como é, né :mrgreen: ?

"... quanto aos faróis que você pretende instalar no local onde hoje está o conjunto lanterna/pisca: de acordo com a lei, nenhum farol auxiliar pode ficar acima dos faróis normais do carro. Portanto, se você, de fato, colocar os faróis no "buraco" deixado pelo conjunto lanterna/pisca, isto poderá lhe trazer problemas, em caso de uma fiscalização ... Mas eles vão ficar tããããão bem alojados que vão parecer originais :mrgreen: ...
Falando sério: E todos aqueles Jipes que usam faróis auxiliares na parte de cima do "Quebra-mato" :pensativo: ?

[]'s

Girti
20/03/2008, 21:08
:twisted:
Concordo contigo em quase tudo, Gil :concordo: . O desenho desses auxiliares "embutidos da RCD é de "longo alcance mesmo", ou seja: ele não espalha a luz pelas laterais, e sim concentra mais longe. Ok, um "farol-de-milha" eficiente deveria ficar "entre os faróis normais", e relativamente próximos, uma vez que seu foco é mais fechado e o alcance maior. Mas esses, do jeito que estão, funcionam assim, tipo.... digamos que um "reforço na luz alta", como se ela fosse mais potente, ao invés de ser um "farol auxiliar de longo alcance" propriamente dito ;-) .
Só um detalhe: O simples fato de está abaixo dos faróis originais, não faz de nenhum farol auxiliar um "farol de neblina"; pois estes, possuem prismas que espalham bastante a luz pelas laterais, tornado o seu facho curto, porém largo.
Sei que você "tá ligado" nisso :grin: , to falando só pro caso de alguém mais ta lendo e, por acaso, ficar com dúvida :concordo: ...

Isso é realmente um problema comum a essas lâmpadas de 100W (no meu caso, com os auxiliares acionados são 200W em cada :shock: ).
Já tinha me ligado nisso, maaaaaaaaas.... sabe como é, né :mrgreen: ?

Mas eles vão ficar tããããão bem alojados que vão parecer originais :mrgreen: ...
Falando sério: E todos aqueles Jipes que usam faróis auxiliares na parte de cima do "Quebra-mato" :pensativo: ?

[]'s

De fato, os faróis de neblina se diferenciam por não terem a superfície lisa, e sim com "relevos" (prismas, como você escreveu, é mais correto). Os meus farósi de neblina, por exemplo, são circulares, mas o facho que emitem é retangular, com cantos arredondados.

No caso do superaquecimento das lâmpadas, ele acontece também com lâmpadas mais fracas (55 W), e é devido ao exíguo espaço dentro destes "faróis" auxiliares, que impede a boa dissipação do calor.

Você está certo, muitos jipes e picapes usam faróis auxiliares no quebra-mato, mas, sinto muito, qualquer veículo com faróis auxiliares acima dos faróis normais está "fora da lei" :twisted:, portanto sujeito a problemas com a fiscalização. é uma questão de arriscar ou não... :-?

[ ]s

emtsuhako
20/03/2008, 21:14
Ai pode até passar...rssss. Mas eu confesso....quase coloquei um strobo no lugar das lampadas de presença dos farois que eu estava usando....heim, heim, heim?

Estrobo??? Eu, hein!!! Nem, nem... Vai parecer carro alegórico de bloco carnavalesco... rsrsrs...

zanötto
21/03/2008, 17:40
Olá "TODO MUNDO"
Valeu pelo monte de info's, tava sem tempo de ler e já tem 4 pgs...
Fui ver os faróis pessoalmente e confesso fiquei meio desapontado. Tudo de prásticu. Não encontrei aqui em Sré sealed beam, ou seja, selados com lâmpada. Todos são blocos para montar a lâmpada da sua preferência, mas acho q não aguentam 100W e a qualidade do refletor deixa a desejar. De 100W e lente lisa tipo Titan, não achei nem em Cps. Agora falta ver o Sealed beam da GE pra ver como é.
Ô Edson, você também teve que mexer no pinico? Desculpe a expressão, rsrsrs. E qual o tipo da lâmpada original? O conector original "pega" o farol certinho? Ou tem que trocar?

Alguém já comprou o farol da Sarancar? Na Donatti parece que não tem mais daquele liso.

Abçs a todos, quase tirando os faróis do meu avatar...
CZ

Freitas
22/03/2008, 19:59
Zanotto comprei Farol Sealed Beam VTO 90/100W na Acasia Auto peças em CPS.
se vai colocar esse ja aproveita compra lá tb rele duplo para farol caso vc
não querira dereter caixa de fusivel.

Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP

zanötto
22/03/2008, 22:58
Zanotto comprei Farol Sealed Beam VTO 90/100W na Acasia Auto peças em CPS.
se vai colocar esse ja aproveita compra lá tb rele duplo para farol caso vc
não querira dereter caixa de fusivel.

Freitas
Niva Figurinha
90/91 G.N.V.
Campinas SP

Ae Freitas, tive lá na 5ª pra ver, mas o cara que me atendeu disse que vendeu o ultimo no dia anterior (putz azar). Quanto q tá lá? Desculpa a curiosidade!
Tirou um e pos o outro só isso? Ou tem q trocar o conector das lâmpadas?

Valeu e Té mais
CZ

emtsuhako
23/03/2008, 17:11
Olá "TODO MUNDO"

Ô Edson, você também teve que mexer no pinico? Desculpe a expressão, rsrsrs. E qual o tipo da lâmpada original? O conector original "pega" o farol certinho? Ou tem que trocar?

CZ

Camarada, semana passada foi a primeira vez que tive que trocar os faróis, depois de mais de 3 anos comigo... são sealed-beam... os pinicos não precisei desmontá-los... só desmontei os braços dos limpadores de faróis, a grade e os aros que prende ps faróis... antes tive que tirar o quebra-mato, álias, nem vou colocá-lo de volta, já que um policial rodoviário, amigo meu, disse que ele estava fora de padrão (excede altura do capô)...

Como os meus não estavam com os faróis originais, não sei dizer se os conectores originais são o mesmo do selead-bean... eu tenho as lentes originais, enviadas por engano pelo Kirill, da Lada Parts... nas lentes está escrito "H4"... o Jossano disse que servem os soquetes de carros antigos, o que verei no próximo final de semana... mas estou pensando em pegar algum soquete em que eu possa ligar as lanternas, os faróis baixos e os faróis altos... no lugar das lanternas originais (pisca-pisca), de repente fiquei tentado a seguir a idéia do Rones (estrobo) ou ligar em conjunto com as lanternas que iriam nos faróis...

ANDRÉHUFF
23/03/2008, 18:57
é.....até vender (aliás....tá a venda desde que ela entrou no negócio e como o vizinho tah de olho...pode ser que eu tenha um Gurgel daqui uns dias...) pra começar a montar o AP...e sem o Palio tb....rssss....

A vida é sempre igual, o homem nasce, cresce, compra um carro que é o sonho da sua vida ai vem a mulher :twisted:, ele inventa de casar e vende o carroo :parede:............ que coisa ............podia esperar tudo, menos isso, o Rones vender o verde amado, agora só ta faltando o Gil vender o dele e comprar uma Kombi :shock::shock:, hehehehehe ............. bom eu vendi o NIVAHUFF II tambem, mas gurgel Rones, bom deixa pra la, o importante é ter saude:oops::oops:, hehehehehehe ........... quanto ao assunto real do tópico, se achar põe o VTO, e plug and play mesmo, a iluminação fica otima :palmas:, tentei acesssar o site deles mas ta com pau, eu paguei R$ 22,00 em cada um.:concordo:

emtsuhako
23/03/2008, 22:12
agora só ta faltando o Gil vender o dele e comprar uma Kombi :shock::shock:, hehehehehe

É mais fácil o Gil virar bailarina do Bolshoi do que vender o Niva... huahuahua... brincadeira, Gil!!!

Fico imaginando... o Rones já vendeu o Niva dele... o Renato oras quer vender, oras não... eu tô virando bígamo pq tb tô namorando Suzukis, mas não quero largar de jeito nenhum do meu russinho... ui!!! Agora, o Gil vender o Niva dele... hummmmmm... sinceramente, não consigo imaginar não...

Rones Jr
23/03/2008, 23:05
É mais fácil o Gil virar bailarina do Bolshoi do que vender o Niva... huahuahua... brincadeira, Gil!!!

Fico imaginando... o Rones já vendeu o Niva dele... o Renato oras quer vender, oras não... eu tô virando bígamo pq tb tô namorando Suzukis, mas não quero largar de jeito nenhum do meu russinho... ui!!! Agora, o Gil vender o Niva dele... hummmmmm... sinceramente, não consigo imaginar não...

Nunca digas....desta água não bebereis...rsss

Soldier
24/03/2008, 09:17
É mais fácil o Gil virar bailarina do Bolshoi do que vender o Niva...

KKKKKK! Imagina ele de colãzinho "grená" dando pirueta na pontinha dos pés... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s :mrgreen::mrgreen:

Flugêncio
24/03/2008, 10:18
KKKKKK! Imagina ele de colãzinho "grená" dando pirueta na pontinha dos pés... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]s :mrgreen::mrgreen:

O corpito ele já tem...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

emtsuhako
24/03/2008, 12:13
Inimaginável!!! Por isso tb é inimaginável ele vender o Niva dele... mais fácil é eu ver o XV de Pirapozinho ser campeão mundial de interclubes... rsrsrs...

zanötto
24/03/2008, 19:58
Caramba, quando comprei a Sportage (meu 1º 4x4) tudo mundo falô mal, aí descubri que aqui no fórum só eu e o Maverick tinhamos Sportage.
Agora comprei o Niva "amparado" pela rapaziada e tá tudo mundo vendendo também...rsrs
Vô comprar outra Sportage quando tiver $$.

Girti
24/03/2008, 21:29

UIIIIIIII!!!:shock: ai, Edson, precisava revelar o meu segredinho? :lol:

Se não vierem Nivas novos para o Brasil, um dia terei que vender o meu último Niva, assim como, a contragosto, vendi o meu último dodginho, um lindo Polara GLS 81, que ficou durante 12 anos comigo (tive 4 dodginhos ao longo de 19 anos) e, antes disso, um Simca Chambord, que ficou na família por 10 anos. Fazer o que, espero que o atual Niva não seja o último!

[ ]s otimistas

Prieto 4x4
25/03/2008, 09:33

Se não vierem Nivas novos para o Brasil, um dia terei que vender o meu último Niva, assim como, a contragosto, vendi o meu último dodginho, um lindo Polara GLS 81, que ficou durante 12 anos comigo (tive 4 dodginhos ao longo de 19 anos) e, antes disso, um Simca Chambord, que ficou na família por 10 anos. Fazer o que, espero que o atual Niva não seja o último!

[ ]s otimistas

Gil, bom dia.

Pelo visto vc tem uma certa pré-disposição para ter carros "incompreendidos".
O Dodge Polara foi outro que aportou por essas bandas e criou uma legião de fãs, e outra dos que odeiam o carro, mas era uma P..... máquina.
Curioso como os carros da Dodge não fazem sucesso no Brasil.
Você se recorda daquelas antigas ( antiga hoje ) pick ups Dodge? Acho que foram as precursoras das atuais Dakotas. São lindas também. Se eu achar uma foto eu posto por aqui.

Abraços

Cesar

Girti
25/03/2008, 17:14
Gil, bom dia.

Pelo visto vc tem uma certa pré-disposição para ter carros "incompreendidos".
O Dodge Polara foi outro que aportou por essas bandas e criou uma legião de fãs, e outra dos que odeiam o carro, mas era uma P..... máquina.
Curioso como os carros da Dodge não fazem sucesso no Brasil.
Você se recorda daquelas antigas ( antiga hoje ) pick ups Dodge? Acho que foram as precursoras das atuais Dakotas. São lindas também. Se eu achar uma foto eu posto por aqui.

Abraços

Cesar

De fato, os dodginhos tinham e têm uma série de adeptos, mas também havia detratores, embora muitos deles, assim como no caso do Niva, jamais tivessem possúido um exemplar. Era um carro surpreendentemente confortável e macio, pelo seu tamanho, e extremamente resistente (muitas das estradas que percorro hoje com o Niva eu percorri anteriormente com os meus Polaras.

Quanto às pick ups, claro que me lembro delas! Mas, ao contrário de você, não as achava lindas, muito pelo contrário, eram verdadeiras banheiras. Mas tinham um motorzão V8, do qual muitos gostavam, o mesmo que equipava os Dodge Dart e os caminhões Dodge (+ tarde VW, por dois ou três anos). Hoje, são raríssimas, nem lembro quando vi uma pela última vez!

Nunca gostei muito de carros grandes, nem dos pequenos, sempre fui fã dos médios, o que foi uma das razões para a compra de meu primeiro Niva, pois, apesar de seu aspecto "grande", seu comprimento é o mesmo de um Corsa. Sou solteiro, não preciso de uma banheira para viajar ou rodar por aí. Daí o meu total desinteresse pelas L200 e outras picapes, mesmo sabendo que são ótimos 4x4. Prefiro ficar nos carros menores, mais fáceis de manobrar e mais econômicos (ao menos em tese... rsrsrs).

[ ]s

shuther4x4
25/03/2008, 21:16
Só para evitar confusões futuras:

"tipo Sealed Beam", talvez por razões de marketing, talvez porque não têm a menor idéia do que seja isto :mrgreen:

[ ]s iluminados :mrgreen::mrgreen:

Fico a última parte: Aposto que a maioria nem imagina o que significa sealedbeam, ou celibinho como muitos falam!!!

emtsuhako
25/03/2008, 21:52
Fico a última parte: Aposto que a maioria nem imagina o que significa sealedbeam, ou celibinho como muitos falam!!!

Olha só!!! Quem é vivo, aparece... hehehe!!!

emtsuhako
25/03/2008, 21:54

[ ]s otimistas

O povo quer saber: caso isso ocorra, qual seria o seu próximo 4x4???????????????

GARCIA/SP
25/03/2008, 22:06

[ ]s otimistas

O que??????????? Será que entendi?? O 2º Niva mais bonito do Brasil está à venda?? :shock:Huuummm:pensativo:...95...carroceria e painel novo...pneus radiais...bancos RD...comando Aerocar...
É...quem sabe...:pensativo::mrgreen:

Girti
25/03/2008, 23:03
O povo quer saber: caso isso ocorra, qual seria o seu próximo 4x4???????????????

Eu também gostaria de saber...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[ ]s

emtsuhako
26/03/2008, 07:57
Eu também gostaria de saber...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[ ]s

Hehehe!!! Sacanagem... rsrsrs...

Prieto 4x4
27/03/2008, 10:30
De fato, os dodginhos tinham e têm uma série de adeptos, mas também havia detratores, embora muitos deles, assim como no caso do Niva, jamais tivessem possúido um exemplar. Era um carro surpreendentemente confortável e macio, pelo seu tamanho, e extremamente resistente (muitas das estradas que percorro hoje com o Niva eu percorri anteriormente com os meus Polaras.

Quanto às pick ups, claro que me lembro delas! Mas, ao contrário de você, não as achava lindas, muito pelo contrário, eram verdadeiras banheiras. Mas tinham um motorzão V8, do qual muitos gostavam, o mesmo que equipava os Dodge Dart e os caminhões Dodge (+ tarde VW, por dois ou três anos). Hoje, são raríssimas, nem lembro quando vi uma pela última vez!

Nunca gostei muito de carros grandes, nem dos pequenos, sempre fui fã dos médios, o que foi uma das razões para a compra de meu primeiro Niva, pois, apesar de seu aspecto "grande", seu comprimento é o mesmo de um Corsa. Sou solteiro, não preciso de uma banheira para viajar ou rodar por aí. Daí o meu total desinteresse pelas L200 e outras picapes, mesmo sabendo que são ótimos 4x4. Prefiro ficar nos carros menores, mais fáceis de manobrar e mais econômicos (ao menos em tese... rsrsrs).

[ ]s

Gil, bom dia.

O assunto não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o tópico, mas como falamos das antigas pick ups Dodge fui procurar fotos para postar aqui para quem não se lembra. Acho que rodaram por aqui até o final da década de 70, início da de 80.
Realmente devem ser mosca branca, por que mesmo com os "recursos" da internet, nem fotos estava conseguindo achar, o que dizer do carro pra vender.
Eu gostaria de ter uma dessas. Já imaginou? Com um motorzão V8....

abs

Cesar

emtsuhako
31/03/2008, 13:08
Alguém sabe me dizer se nos faróis originais havia alguma capa de borracha para evitar a entrada de água dentro da lente??? Eu recebi por engano os faróis originais da Lada Part... comprei lâmpadas H4... acho estranho não haver qq vedação, tipo anel ou capa de borracha...

Rones Jr
31/03/2008, 17:30
vc compra em qualquer auto peça....vem tipo um copo de borracha....que veda a conexão...

Girti
31/03/2008, 19:04
Alguém sabe me dizer se nos faróis originais havia alguma capa de borracha para evitar a entrada de água dentro da lente??? Eu recebi por engano os faróis originais da Lada Part... comprei lâmpadas H4... acho estranho não haver qq vedação, tipo anel ou capa de borracha...

Os faróis originais não têm esta capa, pois ficam dentro de um "pinico", que já serve de proteção.

emtsuhako
31/03/2008, 20:49
Rones, não encontrei esse copo de borracha... fui em duas auto-peças e nenhuma tinha...

Gil, só o pinico não protege contra a entrada de água... quero dizer, por trás até protege... mas vi que água entra fácil pelos aros, que entra no pinico e se condensa no interior das lentes... Pergunto, não existia alguma borracha não? Quem sabe um anel de borracha entre a borda da lente e o pinico, já que a lente vai apenas encostada no pinico, sem nada de vedação...

Girti
31/03/2008, 22:59
Rones, não encontrei esse copo de borracha... fui em duas auto-peças e nenhuma tinha...

Gil, só o pinico não protege contra a entrada de água... quero dizer, por trás até protege... mas vi que água entra fácil pelos aros, que entra no pinico e se condensa no interior das lentes... Pergunto, não existia alguma borracha não? Quem sabe um anel de borracha entre a borda da lente e o pinico, já que a lente vai apenas encostada no pinico, sem nada de vedação...

Edson, não entendi muito bem o seu problema... "a água entra pelos aros"... como é isso?
A única vez em que entrou água nos faróis de meu Niva foi durante o curso de 4x4 da D Pachoal. As fotos anexas explicam como e porque!

Os faróis do Niva, assim como qualquer outro farol que não seja Sealed Beam (dai o nome "sealed") têm uma pequeno furo de respiro, para a expansão dos gases, quando a lâmpada fica muito tempo acesa e esquenta o farol. Se não houvesse o furo, acredito que os faróis explodiriam! É possível que a água entre por estes furos, mas não em uso normal, apenas em condições de "mergulho", como as da foto, ou em um dilúvio...

emtsuhako
01/04/2008, 08:25
Gil, é nessas situações, mergulhar o Niva, que fico preocupado... nesse quesito os selead-beam levam vantagem... Final de semana vou troca ros faróis e posto uma foto para vc ter uma idéia do que eu descrevi acima...

Rones Jr
01/04/2008, 11:37
geralmente os fárois de fusca e chevette não selead bean´s vêm com este copo de borracha sim...aqui noi ES já vi pra vender avulsas...

emtsuhako
01/04/2008, 12:18
Rones, a noite postarei uma foto da lente para vc ver se esse copo se encaixa nele... Se encaixar, procuro no próximo final de semana. Valeu!

Nivaléria
11/04/2008, 21:02
O Rones não tem mais Niva, mas eu sim hehehehe.
Comprei o dele rsrsrsrsrs.

Gustavo Niva
11/04/2008, 22:02
Flávio,
parabéns mesmo pelo Niva... até onde vi esse aí provavelmente é o 2o melhor niva que conheço (mas se tu quiser comprar o melhor, tá a venda: http://niva.caroba.net/index.php/topic,231.msg442.html#msg442 hehehehe) Acho que o rones não concordaria comigo (ele se considera "originalista" heheheh), mas acho que ele mandou bem nas adaptações, "atualizando" algumas coisas...

Só pra não fugir totalmente do assunto do tópico, eu uso faróis de mercedes (acho que é de ônibus, marca rossi, tem que serrar umas abas do farol pra encaixar, mas é moleza), com lampadas osram silverstar (caras pqp), comparado aos sealed bean normais que tinha antes tá muito melhor... por questão de funcionalide passei as lanternas pros faróis (foto do avatar explica porque)

zanötto
12/04/2008, 22:58
Pessoal, só agora consegui postar...
Coloquei os sealed beam genéricos me$mo, sinceramente não recomendo. Melhor do que tava ficou, mas não é o que eu queria. Bom, também pudera, $22,00 o par não dá pra esperar muita coisa.
Vi desses de mercedes da Orgus, parece bom. Vem sem lâmpada, dá pra por super brranca de 100W. Ah, já vem com tampão de borracha pra não entrar água no interior. R$ 22,00 cada bloco, x2 44 pilas, mais lâmpadas $80,00. Tô com dó do $$.

[ ]'s pouco iluminados...
CZ

Gustavo Niva
13/04/2008, 20:18
Zanotto, eu pessoalmente acho iluminação importante pra kct... prefiro viajar a noite... acho que vale o $$, até pq deve durar muito... (inclusive tô com uns de neblina a uns 2 meses pra instalar aqui, mas com pena de furar o parachoque (mais) hehehehe)

Assim que eu tiver que trocar as lâmpadas vo testar essas 100/90W (com relê direitinho e tal)... o da rossi que tô usando também vem com a borracha e a qualidade me pareceu ótima... recomendo mesmo...

emtsuhako
15/04/2008, 08:04
O Rones não tem mais Niva, mas eu sim hehehehe.
Comprei o dele rsrsrsrsrs.

E ainda dizem que felicidade não se compra... rsrsrs... parabéns! Comprou o segundo Niva mais bem-conservado do Brasil... o meu é o primeiro e tb o mais bonito, o mais veloz, etc, etc... rsrsrs...

emtsuhako
15/04/2008, 08:06
Pessoal, só agora consegui postar...
Coloquei os sealed beam genéricos me$mo, sinceramente não recomendo. Melhor do que tava ficou, mas não é o que eu queria. Bom, também pudera, $22,00 o par não dá pra esperar muita coisa.
Vi desses de mercedes da Orgus, parece bom. Vem sem lâmpada, dá pra por super brranca de 100W. Ah, já vem com tampão de borracha pra não entrar água no interior. R$ 22,00 cada bloco, x2 44 pilas, mais lâmpadas $80,00. Tô com dó do $$.

[ ]'s pouco iluminados...
CZ

Esses selead-bema que vc comprou vieram com lâmpadas de qtos Watts??? Os meus vieram com lâmpadas de 75W e iluminam bem... mas mesmo assim eu quero trocar pelos originais... só preciso achar a capa de borracha... e juntar dindin pra comprar lâmpadas de 100W, caríssimas... arfff!!!

Em tempo, Mercedes que vc menciona é o carro ou o caminhão???

Rones Jr
15/04/2008, 10:06
Dica do dia.....Osram Night Breaker. Realmente foram as melhores lämpadas halogeneas que vi e testei, não chegam a ser um Xenon, mas são realmente superiores. Tem no ML por uns 90 pilas o par.

Girti
15/04/2008, 12:56
Esses selead-bema que vc comprou vieram com lâmpadas de qtos Watts??? Os meus vieram com lâmpadas de 75W e iluminam bem... mas mesmo assim eu quero trocar pelos originais... só preciso achar a capa de borracha... e juntar dindin pra comprar lâmpadas de 100W, caríssimas... arfff!!!

Em tempo, Mercedes que vc menciona é o carro ou o caminhão???

Grande Edson, só para evitar confusões: Sealed Beam não vem com lâmpada, ele É uma lâmpada! É como se fosse uma lâmpada gigante, no tamanho e formato de um farol. Daí o nome "facho selado". Se um filamento queimar, não se troca a lâmpada (mesmo porque isto é impossível, não há lâmpada) troca-se o farol inteiro.

Não sei a quais lâmpadas de 100W você se refere, mas há lâmpadas 90/100W (baixo/alto) de boa procedência (Osram, Philips...) a um preço razoável, pouco acima do preço das lâmpadas normais de 55W. São estas que uso em meu Niva.

emtsuhako
15/04/2008, 13:06
Caaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro!!! Xenon, da melhor marca, tava na casa dos 120... Diz uma coisa, essas lâmpadas a peso de ouro duram muito ou tem vida curta???

Rones, gostei de sua idéia de luzes estroboscópia... vi algumas viaturas da PF com isso e achei bem bacana!!! Estou pensando em fazer paralelo das lanternas com os faróis... assim ficariam acessam as lanternas originais e lanternas adaptadas nos faróis... nos faróis continuaria o baixo e alto... junto com as lanternas originais penso em ligar as luzes estroboscópia ou ligaria no farol mesmo. Na lanterna traseira eu também colocaria luzes estroboscópia. Tô de olho nesse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71849488-kit-strobo-safetycar-profissional-4-lmpadas-pisca-alternado-_JM

Rones Jr
15/04/2008, 16:36
Edson,
Não confunda lâmpadas Gas Xenon....com meras lâmpadas de efeito Xenon. As originais gas Xenon, que são vendidas em Kits (lâmpadas, chicotes e reatores) não saem por menos de 400. Esse preço que vc passou parecem ser apenas das lâmpadas Gas Xenon, mas vc precisa do chicote e reatores específicos.
Geralmente estas de efeito xenon não passam de halogêneas com capas em azul....que na minha opnião não são boas. As Osram night breaker que citei....foram as que chegaram mais perto das originais Xenon (HID) que vi até hoje.
As originais Xenon duram muito, muito mesmo se bem instaladas. Tive o kit 6000k (azul bem claro) no Shrek....não precisava de usar milhas nem em estradas.

Quanto ao estrobo? Perfeito! Manda bala!

Flugêncio
15/04/2008, 18:30
Quanto ao estrobo? Perfeito! Manda bala!

Sei não...
Mas lí algum lugar, que é proibido o uso destas strobos em veículos normais.

emtsuhako
15/04/2008, 20:51
Flugêncio, estrobo pode ser usado como luz de advertência, em emergências... rodando não pode!!!

Rones, 400 é um roubo!!! É mais em conta instalar milhas... De qq forma, vou instalar esses night breaker... em algumas estradas, mesmo aqui de SP, um farol mais forte faz falta...

Nivaléria
15/04/2008, 21:14
Hehehe, são duas preciosidades. Somos suspeitos para falar. Tá vendendo porque, cara??? Mantenha o Nivão sob sua tutela.

emtsuhako
15/04/2008, 21:23
Não sei a quais lâmpadas de 100W você se refere, mas há lâmpadas 90/100W (baixo/alto) de boa procedência (Osram, Philips...) a um preço razoável, pouco acima do preço das lâmpadas normais de 55W. São estas que uso em meu Niva.

Gil, engraçado, ou sou bairrista, ou é azar mesmo, mas moro perto de um monte de lojas de auto-peças e em nenhuma eu acho essas lâmpadas normais de 90/100W... comprei um par que, se não me engano, são de 55/65W... mais forte que isso não tinha, a não ser as tais xenon, que nem deve ser xenon como o Rones falou...

Nivaléria
15/04/2008, 21:26
Rones, eu quase embarquei nessas xenon genéricas, mas desconfie do preço. Gostei da tua dia sobre as nigth break. Nosso Nivão tá preparado pra receber uma destas?

emtsuhako
15/04/2008, 21:29
Rones, eu quase embarquei nessas xenon genéricas, mas desconfie do preço. Gostei da tua dia sobre as nigth break. Nosso Nivão tá preparado pra receber uma destas?

O Rones instalou essas milhas da Hela (acho que é assim que se escreve)... com isso vc não precisa de luz mais forte não...

emtsuhako
15/04/2008, 21:32
Hehehe, são duas preciosidades. Somos suspeitos para falar. Tá vendendo porque, cara??? Mantenha o Nivão sob sua tutela.

Quem tá vendendo desta vez???

Rones Jr
15/04/2008, 21:55
Flugêncio, estrobo pode ser usado como luz de advertência, em emergências... rodando não pode!!!

Rones, 400 é um roubo!!! É mais em conta instalar milhas... De qq forma, vou instalar esses night breaker... em algumas estradas, mesmo aqui de SP, um farol mais forte faz falta...

Edson, depois q dirigir um com original Xenon....não vai querer outra coisa! Mas, realmente fiquei impressionado com as Night Breaker....e olha q não tenho ações da Osram!

Nivaléria
15/04/2008, 22:10
Pois é mas o Helas é animal. Tem que desligar toda hora. To precisando de um tradicional mais forte e deixar o Helas pra fora do asfalto.

Rones Jr
15/04/2008, 22:50

Flávio,

sim, as night breaker são 55/65w....e o Nivaléria tem relês pros farois. Manda brasa e seja feliz! E as milhas não são Hellas alemãs e sim NBB's os concorrentes suécos. E sim...são animais. Rss

Girti
15/04/2008, 23:23
Gil, engraçado, ou sou bairrista, ou é azar mesmo, mas moro perto de um monte de lojas de auto-peças e em nenhuma eu acho essas lâmpadas normais de 90/100W... comprei um par que, se não me engano, são de 55/65W... mais forte que isso não tinha, a não ser as tais xenon, que nem deve ser xenon como o Rones falou...

Embora elas não estejam à venda em cada esquina, não são tããão difíceis de se encontrar. Mas é preciso cuidado, há as chinesas, pouco confiáveis em termos de durabilidade, e as de boa procedência, como GE, Philips e Osram. No SUVdesenvolvido eu instalei as últlimas.

emtsuhako
16/04/2008, 20:42
Putzzz!!! Devo ser azarado mesmo!!! De todas as marcas que vc citou, aqui só acho made in China... exceto a OSRAM, que não encontrei nas lojas...

Girti
16/04/2008, 22:30
Putzzz!!! Devo ser azarado mesmo!!! De todas as marcas que vc citou, aqui só acho made in China... exceto a OSRAM, que não encontrei nas lojas...

E por que não compra em São Paulo?

emtsuhako
17/04/2008, 07:57
É, farei isso... ultimamente tenho ficado mais aqui no escritório... quem sabe semana que vem...

Flugêncio
17/04/2008, 17:40
Cada coisa...nesses Nivas!

Tava precisando de uma engrenagem do motor do limpador do parabrisa, como só encontrei em uma loja e muito cara, comprei logo um Niva inteiro pra sucatear.
Hoje vendo os faróis, pude ver que os mesmos são originais e utilizam lâmpadas halogêneas H4, tem as inscrições em russo na lente do farol.

zanötto
17/04/2008, 19:07
Só pra atualizar...
Edson, o meu sealed beam "era" 55/75W. O barato sai caro, já queimou o filamento da luz baixa dos dois lados (e olha que só uso o Niva fds). Devo ter ligado o farol 2 vezes.
Isssso que dá comprar Xing Ling! Agora vou ter que voltar a idéia original do bloco com lâmpada de 100W. Aqui tem delas por 16, 25 e 80 latinhas o par, mas não sei da qualidade de cada uma. As que estavam no farol velho eram Osram 65W e num queimaram.
Ô vida...

[ ]"s
CZ

Girti
17/04/2008, 23:23
É, farei isso... ultimamente tenho ficado mais aqui no escritório... quem sabe semana que vem...

Edson, sempre esqueço de perguntar: de onde você tirou a denominação "Vermelho Massaranduba"?

emtsuhako
18/04/2008, 08:00
Gil, é somente vermelho... Massaranduba é um personagem do Casseta e Planeta... naquele papo de que se Niva é ou não jipe, resolvi batizá-lo de Massaranduba ou Massa para os mais íntimos... dá uma olhada no Rap do Massaranduba que vc vai entender...

http://letras.terra.com.br/casseta-e-planeta/133045/

Flugêncio
18/04/2008, 08:56
Gil, é somente vermelho... Massaranduba é um personagem do Casseta e Planeta... naquele papo de que se Niva é ou não jipe, resolvi batizá-lo de Massaranduba ou Massa para os mais íntimos... dá uma olhada no Rap do Massaranduba que vc vai entender...

http://letras.terra.com.br/casseta-e-planeta/133045/

Pensei que fosse em relação a "madeira massaranduba", pois a mesma tem coloração vermelha, muito resistente e cupim não destrói.

emtsuhako
18/04/2008, 12:50
Pensei que fosse em relação a "madeira massaranduba", pois a mesma tem coloração vermelha, muito resistente e cupim não destrói.

Flugêncio, idem, mas uma analogia com o personagem é mais divertido... mais ainda pq meu Niva já salvou dois cachorros de rua e o Massa da Casseta tb gosta de cachorro... :)

emerson pacheco
18/04/2008, 21:05
cara, fiz a reforma geral do ruço, e troque os faróis selead bean por um do chevette que tem a lente orgânica e troca a Lãnpada por dentro que é bem mais prático, não tem que tirar o quebra mato, parece que a marca é RCD

"GRAUÇÁ 4x4"
21/05/2009, 07:56
Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá...
Muitas opiniões...
Muitas dúvidas...

Em resumo, qual o melhor FAROL para o NIVA???!!!

Por que não criar uma lista de opções de faróis e lampadas?

zanötto
21/05/2009, 09:03
Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá...
Muitas opiniões...
Muitas dúvidas...

Em resumo, qual o melhor FAROL para o NIVA???!!!

Por que não criar uma lista de opções de faróis e lampadas?

Comprei dois blocos óticos marca Rossi, de Mercedez 1113, e montei as lâmpadas normais. Ficou excelente. Já tinha comprado sealed beam 1 mês antes e queimou. O rcd é meio duvidoso quanto a qualidade. Arteb e Cibié, segundo o vendedor, não têm mais. O Rosi é nacional e muito bom.

Abç
CZ

"GRAUÇÁ 4x4"
21/05/2009, 09:22
Comprei dois blocos óticos marca Rossi, de Mercedez 1113, e montei as lâmpadas normais. Ficou excelente. Já tinha comprado sealed beam 1 mês antes e queimou. O rcd é meio duvidoso quanto a qualidade. Arteb e Cibié, segundo o vendedor, não têm mais. O Rosi é nacional e muito bom.

Abç
CZ

e quanto a instalação???

SERGIO MOLLO
21/05/2009, 09:23

Abç
CZ
No Meu Niva e no meu CJ uso o RCD, e até agora não tenho queixa.

"GRAUÇÁ 4x4"
21/05/2009, 09:41
No Meu Niva e no meu CJ uso o RCD, e até agora não tenho queixa.

Sergio, queria saber quanto a instalação...

Jfranck
21/05/2009, 09:53
Buenas!

Também uso RCD, é totalmente pnp não tem que trocar nada. Primeiro comprei um par de farois da RCD com lente lisa, pisca e milha, desisti porque parecia precisar de adaptações, além de inviabilizar os limpadores de farois.
Estes últimos, também RCD tem a lente arredondada. Ainda não sei da qualidade, pois o charrua ainda está na oficina...já há um amo e meio...como tem picareta...8 meses para funilaria e pintura...4 meses para estofamento e forração...agora tiramos o motor para pintar e isolar o cofre.

Abraços,

Jfranck:concordo:

MRaizer
21/05/2009, 11:29
Sergio, queria saber quanto a instalação...

Rapaiz, não tem muito o que falar da instalação de faróis: Mantem-se o aro original na maioria dos casos (acho que em todos os Nivas) removendo-se apenas o selead-beam. Instala-se o bloco refletor/lente já com a lâmpada e o guarda-pó conectados e plugando o fio da mesma forma que no farol original. Encaixa-se tudo no lugar (no caso do farol de moto precisei de 3 calços de borracha com 2mm de espessura) e coloca-se a grade de volta.
Nada que morda!:twisted:

Flugêncio
21/05/2009, 11:41
Rapaiz, não tem muito o que falar da instalação de faróis: Mantem-se o aro original na maioria dos casos (acho que em todos os Nivas) removendo-se apenas o selead-beam. Instala-se o bloco refletor/lente já com a lâmpada e o guarda-pó conectados e plugando o fio da mesma forma que no farol original. Encaixa-se tudo no lugar (no caso do farol de moto precisei de 3 calços de borracha com 2mm de espessura) e coloca-se a grade de volta.
Nada que morda!:twisted:

Se quiser colocar lâmpadas de 100W, terá que melhorar a instalação colocando relês.

BACALHAU
21/05/2009, 12:00
Lâmpadas especiais
Instalar lâmpadas super branca nos faróis dos automóveis está em alta no mercado, até as montadoras estão entrando nessa onda. Além de fornecerem uma luminosidade bela, estas lâmpadas iluminam mais com o mesmo consumo. A instalação é tão simples quanto a troca por outra original, não é necessário adaptações, muitas pessoas instalam por conta própria sem a necessidade de levar o automóvel a um instalador.

Temperatura da cor
A cor de uma iluminação pode ser medida em K (Kelvin). A iluminação de uma lâmpada de farol pode ser considerada branca a partir de 3700K. As lâmpadas super branca estão em tordo de 4000K. Observe que o K não é a potência, é a temperatura da cor. Existe muita confusão no mercado, tem gente achando que uma lâmpada de 4000K é mais forte que uma de 3500K.

Potência
Todos os carros de passeio que possuem lâmpadas de um filamento como H1, H3 e H7 são de 55W, as lâmpadas de dois filamentos como o H4 são de 55W para um filamento e 60W para o outro, na descrição dessas lâmpadas encontramos 55/60W.
Lâmpadas com uma iluminação maior são aquelas que tem uma eficiência maior, aproveitam melhor o seu consumo. Muitos fabricantes conciliam as lâmpadas mais eficientes com uma iluminação mais clara.

Lâmpadas “Xing Ling” e seus problemas
Fabricantes nacionais como Philips e Osram tem uma ótima qualidade em suas lâmpadas automotivas graças às normas pré-estabelecidas pelas montadoras e pelas leis de trânsito nacional. Porem é muito comum encontrarmos no mercado lâmpadas de marcas desconhecidas ou com características totalmente diferente das originais, sendo o principal problema, o maior consumo elétrico, as mais comuns são as de 100W, e também as mais problemáticas.
Se o fabricante determina que 55W é o suficiente para lâmpadas automotivas, toda a fiação, os botões internos e a resistência térmica do farol será para 55W, portanto instalar qualquer lâmpada acima de 55W sobrecarregará todo o sistema do farol.
Problemas comuns causados por lâmpadas fora das especificações de fábrica;

O cromado refletivo do farol fica opaco devido às altas temperaturas das lâmpadas de maior consumo;
Fiação elétrica derrete e entra em curto-circuito estragando a fiação, zerando a bateria e imobilizando o automóvel;
Botões ou alavancas de acionamento dos faróis queimados devido a corrente maior de energia;

Outro problema que devemos tomar cuidado com estas lâmpadas de maior consumo é que são ilegais, as leis de transito não permitem que o automóvel passe por modificações nas especificações de fábrica. Portanto o motorista pode ser multado.

Lâmpadas Xenon
Lâmpadas xenon são totalmente diferente das lâmpadas incandescentes convencionais, é necessário uma complexa instalação onde será adicionado reatores e chicotes de fios para seu funcionamento. Estas lâmpadas são vendidas em kits com todas as peças necessárias para seu funcionamento e deve ser instalada por um profissional qualificado. O seu consumo é em torno de 30% menor e sua iluminação é de no mínimo 50% maior, portanto as lâmpadas xenon são muito mais eficientes. O custo do kit xenon é extremamente elevado se compararmos com o valor das lâmpadas convencionais, por este motivo, dificilmente veremos carros populares saindo de fábrica com este tipo de lâmpada, já carros super esportivos e de luxo é padrão sair de fábrica com lâmpadas xenon.

Cuidado com o falso Xenon
Tome cuidado para não levar para casa “gato por lebre”. Fabricantes de lâmpadas super branca e alguns lojistas estão vendendo lâmpadas super branca como tipo xenon, o que na verdade não tem absolutamente nada de igual, o preço das lâmpadas super brancas são muito mais acessíveis do que as lâmpadas xenon e sua luminosidade é muito menor.

Girti
21/05/2009, 12:29
Lâmpadas especiais
Instalar lâmpadas super branca nos faróis dos automóveis está em alta no mercado, até as montadoras estão entrando nessa onda. Além de fornecerem uma luminosidade bela, estas lâmpadas iluminam mais com o mesmo consumo. A instalação é tão simples quanto a troca por outra original, não é necessário adaptações, muitas pessoas instalam por conta própria sem a necessidade de levar o automóvel a um instalador.

Temperatura da cor
A cor de uma iluminação pode ser medida em K (Kelvin). A iluminação de uma lâmpada de farol pode ser considerada branca a partir de 3700K. As lâmpadas super branca estão em tordo de 4000K. Observe que o K não é a potência, é a temperatura da cor. Existe muita confusão no mercado, tem gente achando que uma lâmpada de 4000K é mais forte que uma de 3500K.

Potência
Todos os carros de passeio que possuem lâmpadas de um filamento como H1, H3 e H7 são de 55W, as lâmpadas de dois filamentos como o H4 são de 55W para um filamento e 60W para o outro, na descrição dessas lâmpadas encontramos 55/60W.
Lâmpadas com uma iluminação maior são aquelas que tem uma eficiência maior, aproveitam melhor o seu consumo. Muitos fabricantes conciliam as lâmpadas mais eficientes com uma iluminação mais clara.

Lâmpadas “Xing Ling” e seus problemas
Fabricantes nacionais como Philips e Osram tem uma ótima qualidade em suas lâmpadas automotivas graças às normas pré-estabelecidas pelas montadoras e pelas leis de trânsito nacional. Porem é muito comum encontrarmos no mercado lâmpadas de marcas desconhecidas ou com características totalmente diferente das originais, sendo o principal problema, o maior consumo elétrico, as mais comuns são as de 100W, e também as mais problemáticas.
Se o fabricante determina que 55W é o suficiente para lâmpadas automotivas, toda a fiação, os botões internos e a resistência térmica do farol será para 55W, portanto instalar qualquer lâmpada acima de 55W sobrecarregará todo o sistema do farol.
Problemas comuns causados por lâmpadas fora das especificações de fábrica;

O cromado refletivo do farol fica opaco devido às altas temperaturas das lâmpadas de maior consumo;
Fiação elétrica derrete e entra em curto-circuito estragando a fiação, zerando a bateria e imobilizando o automóvel;
Botões ou alavancas de acionamento dos faróis queimados devido a corrente maior de energia;

Outro problema que devemos tomar cuidado com estas lâmpadas de maior consumo é que são ilegais, as leis de transito não permitem que o automóvel passe por modificações nas especificações de fábrica. Portanto o motorista pode ser multado.

Lâmpadas Xenon
Lâmpadas xenon são totalmente diferente das lâmpadas incandescentes convencionais, é necessário uma complexa instalação onde será adicionado reatores e chicotes de fios para seu funcionamento. Estas lâmpadas são vendidas em kits com todas as peças necessárias para seu funcionamento e deve ser instalada por um profissional qualificado. O seu consumo é em torno de 30% menor e sua iluminação é de no mínimo 50% maior, portanto as lâmpadas xenon são muito mais eficientes. O custo do kit xenon é extremamente elevado se compararmos com o valor das lâmpadas convencionais, por este motivo, dificilmente veremos carros populares saindo de fábrica com este tipo de lâmpada, já carros super esportivos e de luxo é padrão sair de fábrica com lâmpadas xenon.

Cuidado com o falso Xenon
Tome cuidado para não levar para casa “gato por lebre”. Fabricantes de lâmpadas super branca e alguns lojistas estão vendendo lâmpadas super branca como tipo xenon, o que na verdade não tem absolutamente nada de igual, o preço das lâmpadas super brancas são muito mais acessíveis do que as lâmpadas xenon e sua luminosidade é muito menor.

:concordo: Cacilda, o Bacalhau escreveu um verdadeiro tratado sobre o assunto!

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

zanötto
22/05/2009, 09:40
e quanto a instalação???

Ooooopa!!! É P&P, na mosca. Não pode esquecer de montar a guarnição de borracha que vem junto. De resto não tem q fazer nada, nem tirar o pinico precisa.

Nivaléria
25/05/2009, 06:44
Gostaria de saber se esse Rossi da mercedez 1113 dá uma distribuiçao do faxo de luz de forma homogênia e continua. O farol do meu acho que é original ainda, e as lampadas 100/90 off road, mas o faixo de luz é mal distribuido. Daí tenho que usar os NBB´s com frequencia, o que causa muito desconforto para quem vem em sentido contrário. Já houvi falar no farol da Kombi mas não sei se é da mesma medida e se é bom.

Gustavo Niva
25/05/2009, 10:32
Flávio,
eu uso faróis rossi de mercedes, não sei se são esses 1113... meu único parâmetro de comparação são os silibim que tavam antes e garanto que são bem melhores...

[]s

cesar_am
02/06/2009, 14:30
Olá !

Gostaria de uma dica de como regular o Farol original do Niva...

O meu ta meio caolho.....rssss...

Valeu.

Gustavo Niva
02/06/2009, 16:16
Olá !

Gostaria de uma dica de como regular o Farol original do Niva...

O meu ta meio caolho.....rssss...

Valeu.
Cesar, tem a explicação detalhada no manual mecânico... na página do nivasgerais4x4 tu encontra o manual...

Não copio pra cá pois não dá pra ctrl+c ctrl+v :)

[]s

cesar_am
02/06/2009, 16:34
Obrigado , Gustavo !!!

E o pior é que tenho o Manual no meu PC...
Deve ser o frio, que ta fazendo por aqui, é de renguear cusco ... 4 ºC
O teco tá congelado, mas o tico ainda não.....rsssss

carlos nivaranger
01/08/2010, 23:54
Boa noite camaradas ,sou novo aqui no forum, mas, já acompanho as
modificações e melhorias propostas, pelos mais experientes camaradas a 2 anos.
Recentemente precisei de farois para o russo, e procurando, achei esse da RCD 112, Kombi e Passat em termo plastico, olhando-os de frente, vi que-se tratava, de dois farois iguais, pois as lentes tem o desenho para o mesmo lado direito.:-?
Pergunta:
É assim mesmo ? Será que da regulagem ? alguem já comprou estes farois e verificou as lentes ? Aguardo resposta, obrigado.

BACALHAU
02/08/2010, 00:37
Fala, conterrâneo.
Também namoro há algum tempo os faróis desse fabricante. Porém, eu usaria o modelo 20079. Com lente de vidro.
Note que este modelo tem farol auxiliar (H3) integrado, o que é uma vantagem.
http://www.rcd.com.br/imagens/upload/produtos/20079.jpg

Se você prefere o modelo que você apresentou, existe ele também com lente em vidro (mod. I91112).

Em relação à sua pergunta, existe sim diferenças entre os lados direito e esquerdo. Consulte o site do fabricante (http://www.rcd.com.br/) e, em caso de dúvidas, dirija a sua pergunta diretamente a eles através do "fale conosco".

Se for colocar um destes faróis, depois nos conte como ficou.

Boa $orte.

carlos nivaranger
08/08/2010, 23:45
Camarada Bacalhau, obrigado por sua sugestão e resposta,mas fica para uma proxima vez,porque já comprei da marca Brilho, modelo 6014 vedado, lente arredondada, foi o que achei por aqui, é tirar um e por o outro, quanto ao da RCD, liguei para o fabricante em São Paulo, e ouvi a mesma coisa que ouvi do vendedor,que este farol serve para ambos os lados,:-o que nunca teve nenhuma reclamacão arrespeito deste farol, nem mesmo quanto a regulagem, o pior e que quando olhei os originais russos, vi que também eram farois de um mesmo lado,:-? mas agora tá tudo certo.

Um abraço.

elkenatureza
20/07/2011, 20:59
Ola gente, sou nova por aqui, e o farol direito do meu niva queimou, tenho quebra mato, e pelo que li será dificil a troca né? Terei msmo que tirar o quebra mato e a frente toda só pra trocar o lampada? Please, alguem pode me ajudar?

simtesch
22/07/2011, 21:47
Olá Elke,
Não existe esse dificuldade, vc terá que retirar o quebra mata ( uns 4 parafusos), depois os parafusos da grade( 6 parafusos), se tiver os limpadores de farol (mais 2 parafusos). Nada demais, se não tiver prática leva em qualquer eletricista, vai te cobrar no máximo uns R$20,00. Aproveite se seu faróis não estiverem bons, com brilho e substitui os dois, compra modelos selados( Selead Bean) ou com suporte lâmpada H4( Iguais da C10, Chevette antigo, Jeep. Rural,etc) custam no máximo R$20,00 cada!!!
Boa sorte

Adonay
22/07/2011, 23:13
Pessoal, pegando uma carona de leve, estou precisando da seta que vai no para lama sobre a roda dianteira alguem tem alguma dica??

clolsan
04/03/2013, 11:22
Amigos,
Estou recuperando o meu niva. Fiz assoalho, cx de ar, troquei teto,tampa traseira, cx de rodas etc etc. mandei fazer a tinta na cor original. Ele foi pintado porém, está desmontado.(sem farois, lanternas acabamentos etc etc ). Vou começar a montá-lo e precisarei da ajuda dos amigos niveiros. Uma de minhas inúmeras dúvidas é quanto aos faróis. os que estavam nele tinha um aro cromado que fixava o farol em outra peça tipo um prato vazado para depois prender na cuia ou penico. Esses aros que prendem os faróis nessas outras peças estão danificados e não tenho como aproveitá-los. pergunto:Quais os faróis que devo colocar no niva e como adaptá-los. nas lojas encontrei os de fusca de lente reta e que vem com um suporte de plástico. Esse modelo serviria para substituir os farois que estavam? Se puderem dar dicas de como instalar ficarei agradecido.
O painel o lanterneiro retirou se alguém puder passar insgtruções de como colocar o painel novamente no lugar , ficarei agradecido mais ainda kkkk
Precisarei tirar várias dúvidas, certamente ainda vou perturbar muito todos voces rsrs.
Um grande abraço

Flugêncio
04/03/2013, 11:43
Amigos,
Estou recuperando o meu niva. Fiz assoalho, cx de ar, troquei teto,tampa traseira, cx de rodas etc etc. mandei fazer a tinta na cor original. Ele foi pintado porém, está desmontado.(sem farois, lanternas acabamentos etc etc ). Vou começar a montá-lo e precisarei da ajuda dos amigos niveiros. Uma de minhas inúmeras dúvidas é quanto aos faróis. os que estavam nele tinha um aro cromado que fixava o farol em outra peça tipo um prato vazado para depois prender na cuia ou penico. Esses aros que prendem os faróis nessas outras peças estão danificados e não tenho como aproveitá-los. pergunto:Quais os faróis que devo colocar no niva e como adaptá-los. nas lojas encontrei os de fusca de lente reta e que vem com um suporte de plástico. Esse modelo serviria para substituir os farois que estavam? Se puderem dar dicas de como instalar ficarei agradecido.
O painel o lanterneiro retirou se alguém puder passar insgtruções de como colocar o painel novamente no lugar , ficarei agradecido mais ainda kkkk
Precisarei tirar várias dúvidas, certamente ainda vou perturbar muito todos voces rsrs.
Um grande abraço

Talvez eu possa lhe ajudar com algumas dicas. Preciso da indicação de um lanterneiro.

clolsan
04/03/2013, 12:37
Talvez eu possa lhe ajudar com algumas dicas. Preciso da indicação de um lanterneiro.

Irmão,
O meu niva estava muito ruim. Quase desisti dele. pra voce ter uma idéia, os colegas de trabalho até me indicaram para o Lata Velha.
O assoalho não existia mais, uma vez minha carteira caiu no asfalto da Av das Américas na Barra.
Eu conheci um cara em Nova Iguaçú que tinha uma máquina de dobrar chapas e trabalhava com lanternagem, pessoa humilde e séria. Ele fez as 03 peças da cxs de ar tirou o painel e restaurou tudo, fez os assoalhos e as cxs de rodas. O teto e a tampa traseira eu comprei na sarancar (usadas). Ele tirou todos os podres do carro substituindo por chapas novas, não entrou massa (barro) em nenhuma parte da lataria. Depois, mandei fazer a tinta na cor original. Agora, estou precisando montá-lo novamente.
depois posso te mandar as fotos de como estava o niva e como ficou depois de lanternado.
Se tiver algumas dicas de como montar envie por favor.
Os farois ainda são a minha grande dúvida de como colocá-los no lugar novamente. Os aros cromados apodreceram. e nao sei se os faróis do fusca serve. ele vem com aquele suporte de plastico, não sei se é fácil adaptar Plug and Play
Valeu

figueirafg
04/03/2013, 19:38
Aguem por um acaso sabe me informar como faço para comprar um kit de adaptação do motor AP para o niva?

Flugêncio
04/03/2013, 20:34
Irmão,
O meu niva estava muito ruim. Quase desisti dele. pra voce ter uma idéia, os colegas de trabalho até me indicaram para o Lata Velha.
O assoalho não existia mais, uma vez minha carteira caiu no asfalto da Av das Américas na Barra.
Eu conheci um cara em Nova Iguaçú que tinha uma máquina de dobrar chapas e trabalhava com lanternagem, pessoa humilde e séria. Ele fez as 03 peças da cxs de ar tirou o painel e restaurou tudo, fez os assoalhos e as cxs de rodas. O teto e a tampa traseira eu comprei na sarancar (usadas). Ele tirou todos os podres do carro substituindo por chapas novas, não entrou massa (barro) em nenhuma parte da lataria. Depois, mandei fazer a tinta na cor original. Agora, estou precisando montá-lo novamente.
depois posso te mandar as fotos de como estava o niva e como ficou depois de lanternado.
Se tiver algumas dicas de como montar envie por favor.
Os farois ainda são a minha grande dúvida de como colocá-los no lugar novamente. Os aros cromados apodreceram. e nao sei se os faróis do fusca serve. ele vem com aquele suporte de plastico, não sei se é fácil adaptar Plug and Play
Valeu

Clolsan,

Moro na Vila da Penha, e tenho uma boa experiência com Nivas, pois já tive vários e tb desmontei alguns LADAs. Estou a procura de um que não esteja tão ruim de lataria, bem alinhado, de preferência parado a um bom tempo, pois tenho a intenção de restaurar. Esse seu lanterneiro é o Sr Abel?
Os aros, podem ser comprados novos ou usados, e os faróis do Fusca tipo Sealed Beam servem perfeitamente, tem de vários modelos. Mande as fotos para addsumus @ yahooo .com . br ficarei grato.

clolsan
05/03/2013, 14:00
É o Abel sim.
Gostei do serviço que ele fez. O preço que cobrou achei justo. Meu niva só tinha um podre, o resto eram os vidros rsrs.
Ele fez o painel (lado onde fica a bateria) fez cx rodas , cx ar, assoalho, etc etc. trabalhou bem.
Agora estou na fase de montagem. Amanhã o capoteiro vai fazer o teto e laterais, em seguida coloco os vidros e o que conseguir.
depois vou levá-lo para o Dino para revisão de mecânica. O que estou procurando são os aros dos faróis,ou então, instruçoes de quais os farois que podem ser colocados e como colocá-los.
Se eu souber de algum niva em bom estado vendendo, te falo.
Abraço

clolsan
05/03/2013, 14:54
Pois é......
O grande problema são os aros, eles estão enferrujados e não servem mais. Não sei onde comprá-los e nem como adaptar outro modelo já que os aros estão destruídos. Já rodei o RJ todo kkkkk

Freitas
08/03/2013, 22:06
Pois é......
O grande problema são os aros, eles estão enferrujados e não servem mais. Não sei onde comprá-los e nem como adaptar outro modelo já que os aros estão destruídos. Já rodei o RJ todo kkkkk

So mandar cromar novamente sao duas pecas pequenas

Freitas

clolsan
09/03/2013, 18:49
Não servem mesmo. O ferrugem comeu os dois aros. Não tem como recuperá-los. O jeito foi comprar na Sarancar. Agora preciso do para-brisa, o meu estava com uma trinca. Hoje, quando o vidraceiro tentava colocá-lo no lugar, acabou de trincar de cima em baixo. Agora, só outro.
Grande abraço

Flugêncio
09/03/2013, 19:19
Acho que na Quitungo Auto Vidros tem. Loja aqui perto da Vila da Penha.

clolsan
10/03/2013, 08:49
Valeu pela dica.
Segunda feira ligo para a Quitungo.
Abraço

clolsan
13/03/2013, 13:52
na Quitungo Auto Vidros também não tem.
Tá difícil

clolsan
13/03/2013, 13:53
Acho que terei que cair nos braços da Marli kkkkkkkkkk

luiz albano
11/04/2013, 14:25
No meu coloquei faróis de filamento,do modelo dos jeep's willys.

clolsan
14/04/2013, 08:41
A missão está quase finalizada.
O meu "Amigão" foi lanternado inteiro com chapa 18, foi pintado e estou finalizando a parte elétrica. Vai ficar faltando a revisão mecânica que será feita no Dino.
Espero estar com ele nas ruas na primeira quinzena de maio.
Estou com uma dificuldade
O painel não acende de jeito nenhum e a buzina quando ligo fica direto,
Eu eliminei aquele relê que fica no painel externo lado esquerdo atras da bateria. Nas postagens que li no forum, ninguém sabia para que servia o tal relê.
será que é do painel ou será que é da 'urubuzina'
Algum companheiro poderia dar uma ajudinha aí?
Valeu
Em tempo: Estou aceitando doações de peças do acabamento. kkkkkkkkkk

Flugêncio
14/04/2013, 10:31
Suas alternativas estão "errrrrrrrrraaadas"
A caixinha que vc retirou foi da válvula EGR, relacionada ao controle de emissão de gases.
Um amigo conseguiu o parabrisa degradê novo, com borracha do Uno, colocado por R$350,00

clolsan
14/04/2013, 11:15
Eu ainda não consegui o parabrisa. Quanto a borracha, vou colocar a do opala. Li que ela é mais larga.
Fiz toda a parte elétrica. Está funcionando quase tudo. O painel ainda continua sem iluminação e a buzina está acionada direto. tive que desconectar nas cornetas.
Saberia como resolver?
Valeu

clolsan
22/04/2013, 22:36
Flugencio,
O para brisa que seu amigo conseguiu foi pra ele ou está a venda?
Me diz aí se existe um reservatório de agua do radiador que substitua o original.
Valeu

luiz albano
22/04/2013, 23:46
No meu coloquei um do uno com sistema pressurizado,ficou bom.

fabriciomoreno
05/03/2015, 08:16
Ola pessoal estou chegando no mundo dos Niveiros, acabei de comprar meu "TANK" e estou acompanhando nos foruns tudo que possa melhorar meu equipamento.

NIVA 91 Tank
Motor 1.6 Diesel | Mecanica original