PDA

Ver Versão Completa : Água pela descarga



João Ricardo
20/05/2003, 14:59
Olá, amigos.

Meu Jeep CJ 5- 63, com motor original, está respingando água pelo cano de descarga. A água sai por uma junção que existe no cano, antes do abafador. Observei que isto ocorre principalmente logo assim que o jeep é ligado. A primeira vez que isto aconteceu, chegou a fazer uma pequena poça no chão. :?
Obs.: Sei que é água do radiador porque uso óleo solúvel como aditivo para não enferrujar e a água fica branca (leitosa).
Alguém pode me dar uma ajuda?
Obrigado e um abraço.

João Ricardo.

dptucunduva
20/05/2003, 16:24
João,

Duas possíveis explicações... Ou é normal ou vc está com problemas na junta de cabeçote.

É normal pingar um pouco de água logo pela manhã, por exemplo, quando o carro tá frio. O escape tá frio, e gases condensam e formam essa água que você está falando. Se o teu CJ estiver convertido pra álcool então, isso é mais normal ainda.

Porém, não é tão normal pingar muita água. Se está sumindo água do radiador constantemente, e de vez em quando, quando o motor está quente pra diabo, estiver uma espuma branca na água do radiador, é que a sua junta do cabeçote (ou o cabeçote/bloco mesmo) foi pro espaço. Nesse caso tem que desmontar e trocar.

Normalmente, quando o problema é esse, o óleo também é contaminado pela água, ficando com uma característica leitosa. Não necessariamente isso acontece. Quando tive esse problema, a junta só estava deixando água escapar pro cilindro, mas não chegou a contaminar o óleo. Foi só trocar a junta e boa.

Boa sorte, e se tiver mais detalhes, fica mais fácil lhe ajudar.

João Ricardo
21/05/2003, 09:26
Alô amigos,

É difícil trocar a junta do cabeçote ?

Alguém pode dar um passo-a-passo?

Obrigado

[ ]'s querendo economizar no mecânico.

João Ricardo

dptucunduva
21/05/2003, 11:14
João,

Não é uma tarefa trivial, mas não é um bixo de 7 cabeças. Uma receita genérica é:

1. Retire todos os adjacentes do cabeçote, como coletores, tampa de válvulas e tudo mais que estiver pendurado nele.
2. Se o seu motor for aquele que não tem coletor de admissão (o carburador fica direto no cabeçote), é necessário arrancar o carburador, pois um dos parafusos do cabeçote fica dentro do "coletor".
3. Solte todos os balanceiros.
4. Remova todas as varetas e os balanceiros, anotando pra devolvê-los na mesma posição que estavam.
5. solte os parafusos do cabeçote e tire ele fora.
6. Tire a junta velha.
7. Leve o cabeçote pra dar um passe numa retífica. É barato (umas 30 pilas). Mesmo que "pareça" OK, não custa quase nada e já acaba com uma possibilidade de problema.
8. Coloque a junta nova e faça o caminho inverso, lembrando de respeitar torque e ordem de aperto dos parafusos do cabeçote.

Informações específicas do seu motor podem ser retiradas do manual de mecânico willys, disponível aqui na seção download do forum. No manual consta exatamente como fazer isso, é só procurar por lá.

Lembre-se que o que vc vai gastar com ferramentas específicas pra fazer isso é mais ou menos o mesmo que vc vai gastar com mão de obra. Tem que, no mínimo, comprar um torquímetro pra apertar os parafusos do cabeçote (uns R$90,00 aqui em Sampa) e soquetes. A vantagem é que fazendo vc mesmo vc aprende e ainda fica com as ferramentas pra uso posterior.

Se vc não está seguro, é melhor deixar isso pra um mecânico experiente. Como disse, não é impossível, mas dá um certo trabalho. Eu troquei do meu jipe, e levei umas 8-10 horas de trabalho (primeira vez que fiz). Como manual do mecânico na mão é até que simples, lá tem tudo... 8)

João Ricardo
28/05/2003, 09:34
Amigos,
Realmente o meu problema estava na junta do cabeçote.
Segundo meu mecânico, o problema foi causado por super aquecimento do motor, devido à correia do alternador/ventuinha estar frouxa.

-Procede esta afirmação??? :?:

Não faz muito tempo, troquei o relógio completo do CJ e o cebolão da temperatura. Entretanto, o reloginho da temperatura insiste em não marcar a dita cuja.

-Alguém saberia informar a provável causa??? :?:

Obrigado e um abraço.

João Ricardo
CJ 5 - 63

Eduardo Chaves
28/05/2003, 15:49
Grande João Ricardo,

Resolvi em definitivo este problema no King instalando um indicador de temperatura de mercúrio, não havendo assim possibilidades de erro na leitura.
O que instalei é da FEM, boa marca e barato, comprei direto da fábrica e enviaram por correio, o site deles é: http://www.fem-instrumentos.com.br fale com o Walter...

[]'s na temperatura ideal... 8) 8) 8)

João Ricardo
29/05/2003, 07:28
Valeu, Eduardo.
Obrigado pela dica.
Vc. sabe dizer como foi feita a instalação desse novo marcardor de temperatura?

Obrigado.

[ ]'s ainda sem saber a temperatura.

João Ricardo.