Ver Versão Completa : F-100 62 4x4
Pessoal,
Segue algumas fotos da F-100 62 que estou montando:
- Motor V8 292
- Cambio CL 240 F
- Tcase Engesa
- Pneus 33x12,5x15
- Rodas 8x15
- Relação de diferencial 3,538
- PX
Para o futuro:
- Freio a disco dianteiro
- Bloqueio no diferencial dianteiro
- Guincho
- Caçamba step side
- Escape dimencionado
Abs.
Rodrigo Baratti
18/03/2008, 08:36
Amigo,
Sempre pensei em montar uma caminhonete das antigas na configuração 4x4.
O mecanico que conserta meu Jeep é especializado nessas adaptações, já vi lá F1 com mecanica completa da ranger 4x4, chevrolet e ford com mecanica completa da Hilux e ele está terminando agora uma GMC com mecânica ranger 4x4. Todas pick-up's das décadas de 50 ou 60!!
Boa sorte na empreitada!!
[]
Pretendo fazer a minha no estilo das Americanas, vamos ver como vai ficar !!!!
Segue mais uma foto.
Abs.
Prieto 4x4
18/03/2008, 10:18
Cara, vai ficar show de bola!!!
Normalmente as caminhonetes tem chassi longo.
Você pretende encurtá-lo?
Uma curiosidade: se encurtar que tipo de sistema de transmissão 4x4 daria pra ser utilizado? De jeeps Willys ou Engesas por exemplo?
Boa sorte, e vai postando fotos aí pra gente ir acompanhando.
abs
Cesar
FernandoRisso
18/03/2008, 17:51
Meus parabéns!!!
Esse tópico me traz umas idéias boas... é a caminhonete certa para se usar os rockwells!!!
[]'s mal intencionados!!!
Cara, vai ficar show de bola!!!
Normalmente as caminhonetes tem chassi longo.
Você pretende encurtá-lo?
Uma curiosidade: se encurtar que tipo de sistema de transmissão 4x4 daria pra ser utilizado? De jeeps Willys ou Engesas por exemplo?
Boa sorte, e vai postando fotos aí pra gente ir acompanhando.
abs
Cesar
Cesar,
Até que o chassi dela não é muito longo não !!!!!
Ela tem 4,7 m de comprimento, o que vou vazer e dimencionar a caçamba para que fique bem justinha no chassi.
Quanto a transmissão ela está com o sistema das C10, que era fornecido pela Engesa (vide fotos).
Daria pra usar dos jeeps tambem, mas devido ao torque do motor V8 ela poderia quebrar, então optei pela da Engesa.
Abs.
Wellington
Leonardo Raffi
19/03/2008, 08:06
esta ficando beleza... qual vai ser sua pretensao de uso... eu tenho uma C15 militar e atraquei em trilha e tive q fazer uns ajustes... e hoje evito usar em trilha apenas levo ojeep de reboque.. mas passeio ofroad nao parei... a tua caixa engesa tem reduzida (faz muita falta) munhao tipo jeep ou rural na minha eram fraco estoura rolamentos suprior e inferior (roda ladeava) até o munhao estourou varias vezes... ai passei p munhao de javali com pivos.. existe um tpopico aqui no forum q fala só disso. Ha ja ia esquecendo q este sistema tem 4 semi eixos de jeep mais duas luvas(eixo dianteiro) estouri uns 12 semi eixos ...teve uma vez q estourei os 4 numa vez tive entao q usar cruzetas de trator tracionado e substituir as luvas por eixos fabricados interos.. agora esta bom..
mas falo por experiencia e por nao quere abandonar a malvada ... começa a rodar e vamos tirando as duvidas... eu uso ela semprre no meu dia a dia ... vou aguardar p ver ela (a sua) na ativa. um abraço
esta ficando beleza... qual vai ser sua pretensao de uso... eu tenho uma C15 militar e atraquei em trilha e tive q fazer uns ajustes... e hoje evito usar em trilha apenas levo ojeep de reboque.. mas passeio ofroad nao parei... a tua caixa engesa tem reduzida (faz muita falta) munhao tipo jeep ou rural na minha eram fraco estoura rolamentos suprior e inferior (roda ladeava) até o munhao estourou varias vezes... ai passei p munhao de javali com pivos.. existe um tpopico aqui no forum q fala só disso. Ha ja ia esquecendo q este sistema tem 4 semi eixos de jeep mais duas luvas(eixo dianteiro) estouri uns 12 semi eixos ...teve uma vez q estourei os 4 numa vez tive entao q usar cruzetas de trator tracionado e substituir as luvas por eixos fabricados interos.. agora esta bom..
mas falo por experiencia e por nao quere abandonar a malvada ... começa a rodar e vamos tirando as duvidas... eu uso ela semprre no meu dia a dia ... vou aguardar p ver ela (a sua) na ativa. um abraço
Eu tive CJ5 por 7 anos, tambem tive uma Rural pickup 59 e sempre usei o CJ5 para trilhas e a rural para os encontro e passeios, a minha intenção com a F-100 é fazer os dois, mas sei que para trilhas ela é grande, um pouco maior que a rural, mas vamos ver como ela se comporta, a minha está com o eixo traseiro original da marca BRASEIXO que é bastante robusto, eu abri pra revisar e só tive que trocar um rolamento de roda e um retentor em praticamente 50 anos de uso. O dianteiro é da F-75, e esse que vamos ver se aguenta, caso negativo, tem um kit da Ensimec que de ser muito bom, já tive vários produtos desta marca e não me decepcionei (Guincho, kit flutuante, bloqueio). Ou então vamos nos falar muito e vou aproveitar sua experiencia para ir sanando os problemas que surgir.
Seguem as fotos dos meus ex-off road.
Abs.
Wellington
Cara, o CJ tá bonito, mas essa picape mata a pau mesmo, coisa linda demais.
Já vendeu ela? :mrgreen:
[]'s
[]'s
Jeison,
Tem umas coisas que depois que se faz a gente acaba se arrependendo, uma delas foi a venda da pickup. Já fazem + de 5 anos que vendi, nela foi feito tudo e bem feito. A mecanica foi mantida original: motor 6 cil. , combio 3m (1ª seca), freio a tambor, relação 8x43. Ela era muito boa de andar, fiz alguns passeios off-road com ela mas nda radical.
Se tivesse ficado com ela hoje estaria com uma mecanica mais forte, talves com a da F-100 que estou montando.
Mas fazer o que, agora não adianta reclamar......................
Abs
Wellington
umberto xxxrrr
20/03/2008, 07:46
[]'s
Caramba... esta pick-up tava um absurdo de bonita hein...:palmas:
Leonardo Raffi
20/03/2008, 08:30
qto a F75 fazer o que... se pudesse a gente só comprava pois é vender q mais tarde se arrepende. Ja vendi cj6 e chevrolet amazonas q doi em pensar mas estamos agora com C15, cj5 e cj2a. Tche qto ao eixo q tu falou esse é 10. Nao usei pelo custo ... mas se eu vou somar(coisa q jepeiro nao faz e se fazer nao conta nem p esposa) ja deve ter emparelhado e nao ficou igual. Um abrço
Prieto 4x4
20/03/2008, 11:11
Wellington, bom dia.
Desculpe se a pergunta parecer absurda. É que não conheço nada de mecânica mesmo.
Estou "iniciando" no off-road com um Niva, que não me escutem os Niveiros, mas mesmo sem experiência acho que o Niva não é o veículo para a finalidade que estou procurando. Não que não seja um bom carro, nada disso. É que cada carro serve a um propósito.
Estou pensando em ir "praticando" com o Niva e pensei em comprar uma F 75 ou uma F100, ou uma C10, e ir montando de acordo com meu objetivo, e claro, de acordo com o bolso$$$$:mrgreen:.
Em fim a pergunta:
Nestas transformações de pick up's, utiliza-se o chassi escolhido e adapta-se a parte mecânica, motor, caixa de transferência, reduzidas, câmbio, eixos, diferenciais, etc....???
Se puder e quiser dar umas dicas, agradeço.
Em tempo. Muito bonita aquela sua F 75.
Valeu, abs.
Cesar
Ricardo F Rio
20/03/2008, 16:43
Wellington, beleza?!
Parabéns pelo projeto, mas vou dar (ops) meus 0,02 cents de contribuição.
Até o ano passado eu tinha uma A-20 4x4 com essa t-case que você está colocando na F100. A minha tinha relação de diferencial 3,91:1 e os mesmos pneus 33' que você vai usar e a falta da reduzida era muito evidente (olha que ela tinha um 4.1 álcool preparado que chegava nos 180hp). Melhorou um pouco quando troquei o cambio por um 240V (relação de 1ª marcha de 6,99:1) mas não supre todas as necessidades.
Mesmo assim ande primeiro nela para ver se te atende e se precisar troque as relações de diferencial.
Wellington, bom dia.
Desculpe se a pergunta parecer absurda. É que não conheço nada de mecânica mesmo.
Estou "iniciando" no off-road com um Niva, que não me escutem os Niveiros, mas mesmo sem experiência acho que o Niva não é o veículo para a finalidade que estou procurando. Não que não seja um bom carro, nada disso. É que cada carro serve a um propósito.
Estou pensando em ir "praticando" com o Niva e pensei em comprar uma F 75 ou uma F100, ou uma C10, e ir montando de acordo com meu objetivo, e claro, de acordo com o bolso$$$$:mrgreen:.
Em fim a pergunta:
Nestas transformações de pick up's, utiliza-se o chassi escolhido e adapta-se a parte mecânica, motor, caixa de transferência, reduzidas, câmbio, eixos, diferenciais, etc....???
Se puder e quiser dar umas dicas, agradeço.
Em tempo. Muito bonita aquela sua F 75.
Valeu, abs.
Cesar
Cesar,
Eu acho o Niva um veiculo muito bom, claro que dentro das limitações dele, por ser um veiculo monobloco não resiste o que um veículo com chassi resistiria. Mas o conforto que ele oferece é melhor do que os jipes, claro que estamos falando de veiculos originais, pois tem muitos Nivas com mecanica brava que é um show, uma vez vi um com mecanica V6 da Ranger, não precisa falar nada né .............rsrsrsr
Mas falando de pickups, se eu não tivesse comprado a F-100, teria comprado uma F-75, tenho um amigo que tem Rural e faz trilha pesada e tb tenho outro amigo que tem F-75 e são uns tratores nas trilhas, inclusive a F-75 é movida a GNV e ele faz trilhas radicais com ela, claro que as vezes quebra alguma coisa, na ultima vez moeu os semieixo dianteiros.......rsrsrs
Mas isso é normal.......
Na minha F-100, eu adquiri um chassi com uma cabine, ai fui comprando o resto e encaixando no chassi, o motor é o mesmo do galaxie e o cambio do F-600 (CL 240F), na verdade é um " Plug and Play " devido os componentes serem FORD.
Mas é isso, eu sempre tive vontade de ter um V8 para trilhas, como as americanas.
Não passe vontade não , vá em frente e monte uma tb.
Abs
Wellington
Wellington, beleza?!
Parabéns pelo projeto, mas vou dar (ops) meus 0,02 cents de contribuição.
Até o ano passado eu tinha uma A-20 4x4 com essa t-case que você está colocando na F100. A minha tinha relação de diferencial 3,91:1 e os mesmos pneus 33' que você vai usar e a falta da reduzida era muito evidente (olha que ela tinha um 4.1 álcool preparado que chegava nos 180hp). Melhorou um pouco quando troquei o cambio por um 240V (relação de 1ª marcha de 6,99:1) mas não supre todas as necessidades.
Mesmo assim ande primeiro nela para ver se te atende e se precisar troque as relações de diferencial.
Então Ricardo, eu não tinha nenhum parametro para montar esta F-100, procurei usar peças de outros FORD´s, como por exemplo a cx de cambio que é do F-600, o motor é do Galaxie 74, que foi todo refeito e tem originalmente 190 HP, eu optei pela Tcase da Engesa, por ter conseguido por um preço muito bom e por ser nova, nunca foi utilizada, foi adquirida de leilão da antiga Engesa. Os eixos são: da F-100 na traseira (Braseixo) e Dana 44 da F-75 na dianteira. A relação dos diferenciais é 3,53:1, um pouco mais longa da que vc tinha na A-20. O cambio tem a 1ª marcha 6,32:1. Em face disso terei os mesmos problemas que vc teve né ???? Eu pensei em turbinar o motor, ai ele iria para 260 HP, inclusive montei a turbina mas retirei logo em seguida, pois achei que poderia provocar quebras no conjunto. Mas não está descartada a possibilidade de recoloca-la no motor futuramente.
Não sei, mas pela experiencia que tive com meu CJ5, que tinha pneus mistos 50% off-road, motor original e fiz trilhas com altissimo nivel de dificuldade e nunca quebrei e sempre superei os obstaculos sem muito dificuldade.
Acho que devido ao alto torque do motor V8, aliado a um conjunto Tcase/cambio que são muito robusto, posso ter problemas com outras coisas, como por exemplo semi-eixos e cruzetas ou estou muito enganado ???
Para o futuro vou instalar um guincho, ai se não for na raça ela vai no guincho mesmo......rsrsr
Mas é isso, todas as experiencias são bem vindas, como disse não tive parametro nenhum para montar a F-100, diferente dos CJ´s e Rurais/F-75, que todo mundo já fez de tudo e existem várias receitas.
Grande Abs,
Wellington.
Ricardo F Rio
22/03/2008, 12:38
Então Ricardo, eu não tinha nenhum parametro para montar esta F-100, procurei usar peças de outros FORD´s, como por exemplo a cx de cambio que é do F-600, o motor é do Galaxie 74, que foi todo refeito e tem originalmente 190 HP, eu optei pela Tcase da Engesa, por ter conseguido por um preço muito bom e por ser nova, nunca foi utilizada, foi adquirida de leilão da antiga Engesa. Os eixos são: da F-100 na traseira (Braseixo) e Dana 44 da F-75 na dianteira. A relação dos diferenciais é 3,53:1, um pouco mais longa da que vc tinha na A-20. O cambio tem a 1ª marcha 6,32:1. Em face disso terei os mesmos problemas que vc teve né ???? Eu pensei em turbinar o motor, ai ele iria para 260 HP, inclusive montei a turbina mas retirei logo em seguida, pois achei que poderia provocar quebras no conjunto. Mas não está descartada a possibilidade de recoloca-la no motor futuramente.
Não sei, mas pela experiencia que tive com meu CJ5, que tinha pneus mistos 50% off-road, motor original e fiz trilhas com altissimo nivel de dificuldade e nunca quebrei e sempre superei os obstaculos sem muito dificuldade.
Acho que devido ao alto torque do motor V8, aliado a um conjunto Tcase/cambio que são muito robusto, posso ter problemas com outras coisas, como por exemplo semi-eixos e cruzetas ou estou muito enganado ???
Para o futuro vou instalar um guincho, ai se não for na raça ela vai no guincho mesmo......rsrsr
Mas é isso, todas as experiencias são bem vindas, como disse não tive parametro nenhum para montar a F-100, diferente dos CJ´s e Rurais/F-75, que todo mundo já fez de tudo e existem várias receitas.
Grande Abs,
Wellington.
Beleza Wellington
Com esses pneus os semis e as cruzetas até que aguentam bem. A falta de uma relação mais curta você sente em trilhas de muita erosão, principalmente em subidas; na lama ela andará tranquilamente. No mais, parabéns novamente.
Novidades na bicha??
To gostando de ver uma F-100 desse jeito. Acho que no futuro verei se consigo ter uma dessas 4x4.
[]´s
A revisão mecânica está nos finalmente.
Só para relembrar, foram feito os seguintes serviços:
- Revisão completa do motor (V8 292) com troca de: aneis (0,10), bronzinas de mancais e bielas (0,20), retifica dos cabeçotes, troca da bomba de oleo e de agua, troca da embreagem e cilindro da embreagem.
- Revisão do cambio (CL240F) com troca dos sincronizadores e rolamentos.
- Revisão do diferencial traseiro (Rocwell/Braseixo) com troca de rolamento de roda.
- Revisão do diferencial dianteiro (Dana 44) com troca de rolamento do pinhão e relação (13x46).
- revisão geral dos freios com troca de lonas, encamentos, flexiveis, cilindros de rodas e cilindro mestre.
- Instalação da Tcase do engesa EE34.
- Confecção de 3 cardans novos.
Na próxima semana estará andando, restará fazer os seguintes ajustes:
Confecção de escapamento e colocar a instalação elétrica que já está pronta.
No final do ano, devo camprar a caçamba e depois de testada vou fazer a funilaria, que não é muita coisa, ai deverá estar pronta.
Logo que estive com ela em casa tiro outras fotos e posto pra vcs verem.
Abs.
Wellington
Wellington,
Qual é a marca e o modelo da capota do cj5 laranja ali da pág 01??
valeu
abraços
Tuna,
A marca é Pissoletro e é o modelo semi-conversivel.
Como o nome já diz, é SEMI-conversivel, não fica totalmente aberto como num conversivel.
Mas é uma capota muito bonita, parece as americanas.
Abs.
Wellington
Wellington,
Valeu:concordo:
Fala pessoal,
A F-100 tá funcionando, devo retira-la do mecanico neste fds.
Agora é dar um tempo para se recompor financeiramente e depois começar a parte elétrica.
Acredito que dois fds bem trabalhados concluo toda a eletrica, ai vou testar em alguma trilhinha aqui perto, quero ver o desempenho dela no barro.
Mas ainda tem muita coisinha pra acertar: amortecedores, altura das molas, escapamento.
Isso vou ter que ir fazendo aos poucos.
Segue as ultimas fotos que tirei.
Lembrando que foi tudo revisado, motor, cambio, freios, diferenciais, embreagem.
Ainda resta refazer a elétrica, funilaria/pintura, e aquisição da caçamba.
Abs
Well
Rodrigo Baratti
23/04/2008, 13:11
Wellington,
Tá ficando irada!! Continua atualizando o tópico!
Não esqueçe de colocar um lastro (sacos de areia, sei lá) no chassi na hora da trilha! Uma potencia dessas sem peso atrás vc corre o risco de não sair do lugar na primeira subida ou poça!!!! :-)
Ah tb não esquece de bater umas fotos!
Parabéns pela empreitada!!
[]
Rodrigo Baratti
23/04/2008, 13:13
outro detalhe que vi agora.
Para que esses calços nas molas traseiras?!?! Precisa?!
Olá Wellinton , primeiramente parabéns pela bela F-100 que vc está montando , tá ficando show . Já havia te contatado outra vez quando estava vendendo essa maravilha de bicudinha ,fui ao Poli ver mais infelizmente faltou $$$...rs , tenho uma A-20 4x4 Cabine Dupla mecanica original montada pela engesa ou seja motor a Alcool com o cambio 4 marchas , só que o com 1 reduzida , nunca tive problemas e já joguei o busão em muitos buracos de atolar até a porta e nunca tive problema de quebra e nem falta de força e olha que a criança pesa 3tonelas ,pois alem de tudo ainda tem kit gas com 2 tambores de 27m , resumindo , acredito que essa sua maravilha de F-100 não irá ter problemas.
Outra coisa vc que tb é do ABC indica algum mecanico da região que goste de mexer e mudar esses carros diferentes ?
Um forte abraço
outro detalhe que vi agora.
Para que esses calços nas molas traseiras?!?! Precisa?!
Rodrigo,
Com certeza terei problemas com a traseira leve do jeto que está. Mas vou fazer uma trilhinha leve só pra ver como ficou e com outra viatura para me puxar se precisar.
Quanto aos calços, foi colocado para igualar a altura da frente com a traseira. Pois a frente foi feito SPOA devido ao diferencial ter ficado muito próximo ao carter.
Mas devo rever essa altura, a cruzeta traseira, próximo a Tcase ficou no limite da inclinação.
Como tenho que revisar os feixes dianteiros, aproveito e tiro alguma mola pra baixar um pouquinho ai ajusto a traseira tb.
Logo que tiver mais fotos, principalmente da trilha, coloco pra galera.
Abs.
Wellington
...... Outra coisa vc que tb é do ABC indica algum mecanico da região que goste de mexer e mudar esses carros diferentes ?
Um forte abraço[/QUOTE]
Mazinho,
Lembro de vc sim, legal que vc tem experiência com essas engenhocas que as vezes duvidamos que possam ir bem nas trilhas...............rsrsrsrsr
Fico feliz de saber que as gambiaras que fiz na F-100, já foram testadas e aprovadas em outros veiculos até mesmo, como voce disse, maiores e mais pesados que o meu.
Parabens pela sua fera Off Road.
Tive algumas dores de cabeça com mecânicos para fazer o que eu queria na F-100, "muito papo e nada de trampo" , no final levei para um senhor que já conheço a muito tempo. Ao menos é honesto no que se propoem a fazer.
Ele sempre mexeu no meu CJ5 e sempre fiquei satisfeito, não é dos mais baratos, mas faz o que quero e até dá alternativas.
Ele fica aqui em Santo André-SP, seu nome é Walter e o fone é 4421-8762.
Qualquer coisa entre em contato.
Abs.
Wellington
Como ja falei antes vou usar esse projeto de modelo! Tem uma F-100 dessa aqui perto de casa com uns podres mas da pra fazer. E tem outra zero perto dessa que falei mas ta completinha. Se for alguma sera a 2. A suspensao da frente foi adaptada feixes ou é a original...???
Como ja falei antes vou usar esse projeto de modelo! Tem uma F-100 dessa aqui perto de casa com uns podres mas da pra fazer. E tem outra zero perto dessa que falei mas ta completinha. Se for alguma sera a 2. A suspensao da frente foi adaptada feixes ou é a original...???
Loiro,
Até 1968 as F-100 possuem feixes de molas na dianteira, após esse ano usam suspensão Twin Beam, muito parecidas com as das F-1000.
Somente a largura do eixo da F-75/Rural que é 100 mm menor do que da F-100, mas fica imperceptivel, ainda mais que estou usando rodas 15x8 com off set negativo.
Mas é isso, monta a sua e vai colocando as fotos, não sou nenhum expert no assunto mas se precisar de alguma informação é só falar.
Abs.
Wellington
Prieto 4x4
24/04/2008, 10:44
Wellington
Realmente tá ficando "muito louca" sua F100.
Tenho vontade de fazer algo parecido com uma F75.
Só uma pergunta: aqueles flexíveis que aparecem na foto ( acho que são do freio e/ou respiros de diferencial ) não estão muito vulneráveis não?
Acho que em um atoleiro você corre o risco de ficar sem eles :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços e vai postando as novidades aí pra gente.
Boa Sorte
Cesar
Show!!!!!
Parabéns pela F100, tá ficando muito legal.
Assim como muitos aqui do fórum sempre tive vontade de montar uma caminhonete antiga 4x4.
Quem sabe um dia acho uma dessas pra vender e começo um projeto igual ao seu?!?!
[]'s
Emerson4x4
24/04/2008, 12:04
Wellington
Parabéns pela iniciativa, tá ficando muito bom.
Me ensina aí....
Qual o offset das rodas que vc usou?
Não há risco dos pneus rasparem nas molas?
Abraço
Wellington
Realmente tá ficando "muito louca" sua F100.
Tenho vontade de fazer algo parecido com uma F75.
Só uma pergunta: aqueles flexíveis que aparecem na foto ( acho que são do freio e/ou respiros de diferencial ) não estão muito vulneráveis não?
Acho que em um atoleiro você corre o risco de ficar sem eles :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços e vai postando as novidades aí pra gente.
Boa Sorte
Cesar
É Cesar, tb achei que ficou no caminho.
No meu CJ, eles pareciam curva de rio, cheio de enrosco............rsrsrsrsrs
Ainda da tempo de mudar, talves faça isso antes de colocar a caçamba.
Abs.
Wellington
Wellington
Parabéns pela iniciativa, tá ficando muito bom.
Me ensina aí....
Qual o offset das rodas que vc usou?
Não há risco dos pneus rasparem nas molas?
Abraço
Emerson,
Essas rodas são os miolos da F1000 com tala 8x15.
O Offset é 50 negativo +/- e elas estão bem longe das molas, não tem como raspar, inclusive o eixo dianteira é menos em 100 mm o que esteticamente ficou bom, pois as rodas não saem fora do paralama dianteiro, não precisando de alargadores.
Quanto aos traseiros vou fazer os paralamas sob medida para não ter que fazer alargadores nos paralamas.
Abs.
Wellington
Show!!!!!
Parabéns pela F100, tá ficando muito legal.
Assim como muitos aqui do fórum sempre tive vontade de montar uma caminhonete antiga 4x4.
Quem sabe um dia acho uma dessas pra vender e começo um projeto igual ao seu?!?!
[]'s
Valeu,
Abs.
Wellington
Como é que anda a bicha??
Ja estreiou?
E uma pergunta:
O chassi fica com esse pedaço a frente da carroceria mesmo??
[]´s aguardando a resposta ancioso!
Oi,
parabens por a caminhonete! As antigas asim fican muito bem.
Uma pergunta:
¿esse modelo do eixo traseiro Braseixo é como o eixo Ford 9" do Ford USA?
Na foto parece como um Ford 9" .
Como é que anda a bicha??
Ja estreiou?
E uma pergunta:
O chassi fica com esse pedaço a frente da carroceria mesmo??
[]´s aguardando a resposta ancioso!
Estou terminando a "elétrica" e faltam os amortecedores.
Só tenho tempo de domingo pra dar uma mexidinha, então tá demorando um pouco pra testar a bicha............rsrsrsrsr
O chassi dela é da 61 e é alguns cem maior, mas quando colocar o parachoque deve ficar melhor.
Eu pensei em corta, mas dá certinho pra fazer a base do guincho, então acho que vou deixar assim mesmo.
abs.
Wellington
Oi,
parabens por a caminhonete! As antigas asim fican muito bem.
Uma pergunta:
¿esse modelo do eixo traseiro Braseixo é como o eixo Ford 9" do Ford USA?
Na foto parece como um Ford 9" .
Exatamente, aqui no brasil vieram inicialmente fornecidos pela Rockwell, acho que é assim que se escreve, depois a braseixo deu continuidade por alguns anos.
Abs.
Wellington
Mais algumas fotos
Wellington
Mais algumas fotos
Wellington
Show!!!
Qual o nome desse tom de azul?? E essa grade veio em quais modelos???
Show!!!
Qual o nome desse tom de azul?? E essa grade veio em quais modelos???
Não sei te dizer que azul é esse, mas vou ver e coloco a informação aqui.
Quanto a grade, esse modelo saiu no modelo 62 (segunda série) até 64, depois de 65 a 68 o modelo é igual ao da foto anexa, depois disso vieram as Twin I Beam, de 68 a 71, sendo a mesma cabine e alterando os paralamas, grades, painel e farois, inicialmente com 1 par de farol quadrado até 69 e depois 1 par de redondo até 71.
Em 72 ela muda radicalmente sendo uma cabine completamente nova.
Abs
Wellington
Inspiraçao pra caçamba:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=10844&page=32
[]´s
Fala Filipe, Valeu pela informação, eu não conhecia este site, muito bom..............
A caçamba que pretendo colocar é essa mesmo (stepside).
Tem uns caras aqui em SP que fabricam, mas tenho informação que em Londrina-PR tem umas muito boas e o preço é 10% melhor e parcelam em 6X.
Já consegui os paralamas tb por preços melhores que os "caçambeiro" de SP, praticamente 30% de desconto no preço a vista.
Vamos ver se consigo terminar a F-100, já estou com outros planos e talves coloque a minha a venda...................
Abs
Wellington
..... já estou com outros planos e talves coloque a minha a venda...................
Isso ai é dificil!! Tava com uma cabine e um chassi de barbada por aqui e acho que ficarei so com o chassi! A carroceria sera de Rural.... So vou ter que fazer muitos cortes pros pneus....hehehe.
[]´s
Agora à venda
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78219325-ford-f100-62-v8-4x4-_JM
Abs
Wellington.
Fotos atuais da F-100 4X4.
Abs.
Wellington
Pelo jeito ninguem aproveitou a chance e comprou essa maravilha!!!??
Conta pra nos como esta indo o termino do projeto Wellington!!
[]´s
Odair Fernello
10/10/2008, 10:36
Grande Welington, tudo bem? fiquei surpreso em ver o seu tópico de venda da viatura, depois de tanto trabalho e dedicação não acreditei que iria vender, ainda bem que desistiu, acho que não iria valer a pena.
E aí esta frequentando os encontros no ginásio às 3ª feiras? faz um tempinho que não vou. Vendi minha F e estou trabalhando em outra e não tenho tido tempo, mas vou me esforçar para ir nas proximas e se estiver lá nos encontramos e batemos um papo.
Abraços.
Fala pessoal !!!!!
Então..........como não vendi, apesar de muitas proposta, estou retomando a empreitada.
Ontem adquiri a caçamba no ASPickups Antigas, daqui uns 30 a 40 dias deverá estar sobre o chassi.
Ai devo correr atras de um funileiro para fazer a cabine e pintar geral a F-100.
Esse é meu medo em dar prosseguimento ao projeto, achar um profissional que realmente faça o serviço e direito.
Caso saibam de alguem que queira assumir a empreita e só me falar.
Abraço a todos
Wellington
PS. A foto é só pra mostrar como vai ficar.................rsrsrsrs
Fala pessoal !!!!!
Então..........como não vendi, apesar de muitas proposta, estou retomando a empreitada.
Ontem adquiri a caçamba no ASPickups Antigas, daqui uns 30 a 40 dias deverá estar sobre o chassi.
Ai devo correr atras de um funileiro para fazer a cabine e pintar geral a F-100.
Esse é meu medo em dar prosseguimento ao projeto, achar um profissional que realmente faça o serviço e direito.
Caso saibam de alguem que queira assumir a empreita e só me falar.
Abraço a todos
Wellington
PS. A foto é só pra mostrar como vai ficar.................rsrsrsrs
Vai fica muito massa!!!
Sugiro, quanto ao funileiro, perguntar pro pessoal ai de SBC e Sampa em si e ver um bom profissional...
[]´s
Vai fica muito massa!!!
Sugiro, quanto ao funileiro, perguntar pro pessoal ai de SBC e Sampa em si e ver um bom profissional...
[]´s
Fala Filipe,
Andei meio desanimado com o projeto, tava sem tempo pra mexer.
Pra vc ter idéia, faz uns 4 meses que não funciono o Voitão.
Agora que já comprei a caçamba, vou me dedicar mais e termina-la.
Se o RS fosse mais perto mandava ela para Novohamburgo, para um amigo funileiro que conheci, mas vou ter que arrumar um por aqui mesmo.
Abs.
Wellington
Eu tive CJ5 por 7 anos, tambem tive uma Rural pickup 59 e sempre usei o CJ5 para trilhas e a rural para os encontro e passeios, a minha intenção com a F-100 é fazer os dois, mas sei que para trilhas ela é grande, um pouco maior que a rural, mas vamos ver como ela se comporta, a minha está com o eixo traseiro original da marca BRASEIXO que é bastante robusto, eu abri pra revisar e só tive que trocar um rolamento de roda e um retentor em praticamente 50 anos de uso. O dianteiro é da F-75, e esse que vamos ver se aguenta, caso negativo, tem um kit da Ensimec que de ser muito bom, já tive vários produtos desta marca e não me decepcionei (Guincho, kit flutuante, bloqueio). Ou então vamos nos falar muito e vou aproveitar sua experiencia para ir sanando os problemas que surgir.
Seguem as fotos dos meus ex-off road.
Abs.
Wellington
Caro Wellington,
Você é a mesma pessoa que +/- em 2003, fiz vários contatos por e-mails para comprar a bicudinha da foto????????
ABS.
Caro Wellington,
Você é a mesma pessoa que +/- em 2003, fiz vários contatos por e-mails para comprar a bicudinha da foto????????
ABS.
Olá Fidelis,
Pode ser que sim, pois foram tantos contatos que não me lembro de todo mundo.
A pessoa que comprou a bicuda reside em SP e levou o carro para um sitio em Santo Amaro.
Não falei mais com ele, mas pelos carros que tem ainda possui a bicudinha.
Vc chegou a ver a "bicuda" pessoalmente ?
As fotos que postei foram pouco antes de vende-la, eu coloquei as rodas do meu CJ para ver como ficaria.
Depois disso ela foi embora.
Agora estou na empreitada com a F-100, vamos ver como fica.
Abs.
Wellington
Boa noite Wellington,
Acho que foi com você mesmo, recebi várias fotos, não cheguei a vê-la pessoalmente, por questão de valores não fizemos o negócio, foi nesta ocasião que comprei do ZEZO 4x4 a minha SW Bicudinha.
Boa sorte e paciência na nova empreitada.
Adaptações e reformas são sempre demorada, em junho/2007, quendo fui na Fenajeep (Brusque-SC), comprei a Truck Bicudinha, deste então estou fazendo várias mudanças e adaptações, onde espero terminar 90% até dezembro deste ano, pois até então só tive o prazer de gastar.
Um abraço,
Boa noite Wellington,
Acho que foi com você mesmo, recebi várias fotos, não cheguei a vê-la pessoalmente, por questão de valores não fizemos o negócio, foi nesta ocasião que comprei do ZEZO 4x4 (Curitiba-PR)a minha SW Bicudinha.
Boa sorte e paciência na nova empreitada.
Adaptações e reformas são sempre demoradas, em junho/2007, quando fui na Fenajeep (Brusque-SC), comprei a minha Truck Bicudinha em Treze Tílias-SC, deste então estou fazendo várias mudanças e adaptações, onde espero terminar 90% até dezembro deste ano, pois até então só tive o prazer de gastar.
Um abraço,
Pessoal,
Seguem mais algumas fotos da F-100.
Agora já com a caçamba definitiva.
Abs.
Wellington
Pessoal,
Seguem mais algumas fotos da F-100.
Agora já com a caçamba definitiva.
Abs.
Wellington
Olha ai!!
Deu uma boa adiantada. A cor ja esta definida?
[]´s
Então Filipe,
Depois de muito custo consegui acertar a documentação dela, inclusive com o cadastro do motor.
Mas como não tinha definido a cor, acabou ficando a que estava nos documentos que é azul.
Tenho a intenção de pintar numa cor (azul) da epoca, para não ficar muito fora do original.
Estou postando uma foto de uma F-100 63 original, mas no meu caso iria optar por uma unica cor, exceto a grade e os para-choques que serão brancos.
Estou aceitando sugestões de cor, afinal terei que regularizar a suspensão ai faço outro documento.
Abs.
Wellington
Seguem mais fotos,
Abs.
Wellington.
ariel kleinubing
16/06/2009, 22:30
Tá ficando show a viatura. Parabéns.
Pessoal,
Estou com um problema e gostaria da ajuda de vcs.
Enquanto não inicia a pintura da F-100, resolvi colocar a DH e os freios a disco, pois bem sabe aquela história: "quanto mais mexe pior fica" , então como ela está muito alta devido a SPOA, as cruzetas estavam no limite de inclinação e para resolver isso, era só inclinar um pouco a Tcase.
Fizemos isso, vide croqui anexo, o cardan que liga o cambio na tcase e o cardan traseiro ficaram perfeitos, mas o dianteiro ficou muito fora, tanto que não é possivel prender a cruzeta na frange. Uma solução seria trocar a frange por uma do willys que tem maior angulo de inclinação, mas as estrias do eixo da minha tcase é muito diferente do willys.
Tentamos tb a da D20, que usa a mesma cruzeta que tenho e tem maior angulo de inclinação, mas tb o eixo é fino e com estrias diferentes da Tcase da Engesa.
Uma solução viavel seria utilizar uma junta CV, inclusive tenho uma, mas o tamanho da cruzeta não é compativel, a tcase engesa utiliza cruzeta de 92mm, o willys usa 82mm e a junta CV que tenho usa cruzeta de 76mm.
Pergunto: alguem sabe da existencia de uma junta CV para cruzetas de 92mm ????
O que posso fazer para solucionar este impasse ????
Pensei até em falar com um torneiro e fazer uma junta CV para cruzeta de 92mm, caso não exista no mercado.
O que me aconselham ???
Abs.
Wellington
Segue croqui e foto:
Na situação 1 é como estava na 2 como ficou.
As fotos são da situação 1 da nova situação não tirei ainda.
Abs.
Wellington
Já resolvi o problema, colocamos um calço no berço da cruzeta jogando ela uns 10mm para frente, livrando de ficar "enforcada". Agora é so trocar a luva do cardan e pronto.
Aproveitando, já estamos pintando a cabine, logo coloco as fotos.
Abs.
Wellington
Pessoal,
Mais algumas fotos.
Abs.
Leonardo Raffi
15/09/2009, 21:09
Parabens pela viatura...
sobre a cruzeta enforcando se vier dar dor de cabeça em ação...
estuda a possibilidade de dupla cruzeta é usada em tratores tracionados e tem 2 ou 3 tamanhos... sabe qual é....
acompanhando
Já resolvi o problema, colocamos um calço no berço da cruzeta jogando ela uns 10mm para frente, livrando de ficar "enforcada". Agora é so trocar a luva do cardan e pronto.
Aproveitando, já estamos pintando a cabine, logo coloco as fotos.
Abs.
Wellington
Mais algumas fotos
Neste fds vamos funcionar o motor antes de modificar o escape, pois faltou fazer a aqualização dos tubos (H-pipe ou X-pipe).
Depois posto o video.
Abs.
Wellington
"sobre a cruzeta enforcando se vier dar dor de cabeça em ação...
estuda a possibilidade de dupla cruzeta é usada em tratores tracionados e tem 2 ou 3 tamanhos... sabe qual é.... "
Obrigado pela dica, Leonardo.
Me parece que não deve dar problemas, um amigo ferramenteiro fez umas peças que ajuda a distanciar a cruzeta da flange, aumentando o angulo de atuação.
Mas se ainda der problemas vou estudar a opção que vc sugeriu.
Abs.
Wellington
Mais algumas fotos.
Abs.
Wellington
Duda Lopes
12/11/2009, 12:20
Tá ficando muito bacana.
:palmas:
:palmas:
[].
Rodrigo Baratti
12/11/2009, 14:13
Wellington,
Tá ficando show de bola. :palmas:
A escolha da pintura original vai ficar literalmente "um lobo na pele de cordeiro".
[]
Valeu pessoal,
Está chegando aos finalmente.
Segue mais algumas fotos.
Abs.
Wellington.
Amigos
E dizer que ja coloquei uma cabine destas num landau..........
E fiz um hot...........
Ficou daqueles prototipos sem documento e sem dia para terminar.
Mais algumas fotos, está quase nos finalmente.
Abs.
As últimas fotos, as próximas serão do projeto concluido.
Abs.
E ai Wellington,
Show de bola!
Não esquece de tirar o "calço" do pneu traseiro antes de sair!!!
Parabéns pelo projeto.
Show!!!:!:
Simplicidade mecânica e excelente faro estético!!! :palmas:
Agora... IMHO, merece uns pneus maiores!!! :mrgreen:
Abraço,
- Pedro,
Faz tempo que não nos falamos !!!
Como vão as coisas, muitas trilhas ??? e o J.Augusto ??? acabou a rural ???
Quando eu tirar a F100 da oficina os meninos (Pitbull) vão sentir falta !!!!
Já faz 1 ano que eles cuidam dela pra mim......rsrsrs
Pode deixar gosto muito desses bichinhos, não vou machucá-los.
Abs.
- Loras,
É !!!! eu tb achei que ficaram pequenos, a bicha é monstruosa !!!
Os 33" não tão lá essas coisas, possivelmente vou recapar com um desenho mais off-road ai deve ir para uns 35".
Mesmo assim estou com problemas de garagem, terei que baixar um pouquinho a suspensão que tb vai ajudar na estética.
Mas valeu......
Abraço à todos,
Wellingtom
Mais algumas fotos !!!!
Abs.
Wellington
Tchê 4x4
16/02/2010, 17:54
Parabéns Wellington, tá muito linda a F100!!!...
Sou meio suspeito pra falar, pois sou fordista apaixonado principalmente pelos carros e pickups da década de 60, e a sua F tá show!!!
Não deixa de postar novas fotos e se der, pra começar um vídeozinho desse monstrinho aí na frente roncando... Rsrsrs
Grande abraço.
Valeu Tchê !!!!!
Foram muitos dias perdidos para chegar no estagio atual.............. tem hora que não sei se vale a pena........... é que sou apaixonado por V8 (Ford, Chevy, Dodge, etc.) e por 4x4, então resolvi unir os dois e o resultado está ai.
Agora falta só detalhezinhos, vou leva-la para casa ai faço um pouquinho por noite e termino essa empreita.
Faz mais de ano que o motor não funciona, pretendo fazer isso em breve, ai faço um filminho e posto para o pessoal.
Abs.
Wellington
Rodrigo Baratti
17/02/2010, 10:24
V tem hora que não sei se vale a pena...
Não desanima não!!
Seu veiculo será unico e te dará muitas alegrias ainda! :concordo:
Tá caprichada demais! :palmas:
[] e siga em frente, falta pouco!
Pessoal,
Mais algumas fotos.........
Abs.
desculpe faltou as fotos, ai estão.......................rsrsrsr
WELLCJ5,
Amigo o seu carro é único, está show, meus parabéns.
Abs.
Fidelis.
desculpe faltou as fotos, ai estão.......................rsrsrsr
rodrigocbt
26/04/2010, 20:42
Well Parabéns pela conclusão!!! Pelo que te conheço, pessoalmente deve ser ainda melhor do que nas fotos essa sua picape...
Agora a pergunta é, vai estrear quando e onde?
Com o Léo em Itupeva começamos a conhecer a Serra do Japi e é show... claro que pra começar, com o Riacho aí do lado de vcs a pedida é melhor, mas pros demais passeios podemos marcar...
Espero que dessa vez não tenha q vender (ou doar) como fizeram com a bicudinha..
Abraço Grande
Rodrigo
Rodrigo Baratti
27/04/2010, 10:19
Well,
Ficou uma beleza, parabens!! :palmas:
...não tenho frescuras mas dá dó botar numa trilha de moer!!
Se se animarem a vir para o Japi me candidato a zeca e guia, conheço algumas quebradas boas, afinal fica no quintal de casa!!
Abs
kraleos....
ficou muito louca mesmo, rapaz, dificil ver algo com cara tão original e com estrutura tão elgal assim
parabéns pela empreitada, merecia foto no na parede da sala!!!
Willyloko
27/04/2010, 11:05
Falaew vizinho Well!
Ficou muito boa a sua F-100, a pintura da grade dianteira e da moldura dos faróis em branco deu um visual fantástico. Esse motor V8-292 é muito bom, tenho um numa lancha de madeira de 1974 e não falha. É só não inventar muito, como blower, turbo ou coisas parecidas, que ele não agüenta não. Eu uso um Weber 44 que dá muita conta do recado e até hoje foi só alegria.
Valeu pessoal,
Estamos marcando uma viagem para Itupeva para o próximo mes, quem sabe vamos até a serra do Japi pra ver como ela se comporta...............rsrsrsr
Ela ficou interessante mesmo, o motorzão 292 dá conta do recado, ainda mais com o clark 240F e Tcase Engesa.
Mas ainda não dá pra testar na trilha, falta eu resolver o problema do cardan dianteiro que ficou muito inclinado e esta enforcando a cruzeta, mas isso é mole, vou resolver os probleminhas de dirigibilidade, a DH ficou muito leve tá até perigosa, depois vejo isso.
Vou aliviar as molas dianteiras para ela ter mais molejo e trocar as polias da DH para ter menos rotação na bomba e menos pressão , ai deve ficar mais dura ou coloco um amortecedor de direção pra ajudar.
Outra coisa: a embreagem tá trepidando, pois ficou quase 2 anos sem usar e deve ter enferrujado, vou dar uma queimada para ver se melhora.
Abs.
Wellington
Paulo Cesar
27/04/2010, 20:58
Parabens, a viatura ficou linda....
Coloca uns pneus 38 e leva ela nos encontros de pickup tuning e passa logo por cima delas.
abs.
Paulo
Pessoal,
Depois de longos 4 anos de muito trabalho, dedicação e $$$$ chegou a hora da F100 trocar de dono.
Eu estava sem lugar para colocar a pickup e acabei anunciando no rolo4x4 e fiquei sem ela. Mas tá bom, foi bom enquanto durou, mas não foi fácil a luta..........
Eu fiquei de certa forma orgulhoso de mim mesmo, pois sem muito recurso (lugar, ferramentas, bons profissionais, etc) cheguei num bom resultado.
E é por isso que cada vez mais dou valor as pessoas que tem criatividade e disposição para modificarem seus "brinquedos" não só para melhorar as viaturas mas para uma satisfação de seu próprio ego, por isso que não há dinheiro que pague um gosto.
É isso ai pessoal, até um dia qualquer pelas trilhas desse BRASIL.
Abs. a todos.
Paulo Cesar
11/05/2010, 17:53
Pessoal,
Depois de longos 4 anos de muito trabalho, dedicação e $$$$ chegou a hora da F100 trocar de dono.
É isso ai pessoal, até um dia qualquer pelas trilhas desse BRASIL.
Abs. a todos.
Well
A viatura esta muito bonita, quem comprou deve esta rindo de montão de comprar um
carro neste estado.
Vai abandonar os 4x4?
Agora que já tem alguma experiencia aproveita e monta outra.abs.
Paulo
Well
A viatura esta muito bonita, quem comprou deve esta rindo de montão de comprar um
carro neste estado.
Vai abandonar os 4x4?
Agora que já tem alguma experiencia aproveita e monta outra.abs.
Paulo
Pessoal,
Achei um video que fiz para a F-100.
Para quem não viu o final aqui segue:
PS. Estou com uma Grand Cherokee 98, mas é um "carro sem graça", pois não tem nada o que fazer....rsrsrs
Estou com uns planos..............aguardem................
FORD F-100 62 4x4 - part 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=K7FqQ5mH8O0)
Abs.
Wellington