Ver Versão Completa : CONTRA PESO X POTÊNCIA em uma Gaiola. Preciso de ajuda.
JefersonRS
18/03/2008, 00:01
Boa noite, sou novo aqui e preciso de algumas informações:
Recentemente comprei uma gaiola com suspensão independente nas 4, motor ap 1.8, distancia entre eixo de 2mt, caixa invertida do passat.
Gaiola muito bem feita, muito bem estruturada, reforçada, com embreagem hidráulica, freio a disco e redução e inverção da kombi na traseira, acho que é assim q se fala.
Muito boa, muito forte, tão forte o torque que ai começa o problema:
De primeira marcha arrancando bruscamente, a frente levanta um metro do chão;
Se forço o motor para subir um terreno íngrime, a frente fica tão leve que perco o controle de direção.
Em estradas com cascalho em uma velocidade um pouco elevada, ela fica bem solta (jogando de traseira e jogando de frete), e se der com os dois pés no acelerador, daí sim a perca de controle é inevitável.
Tenho pneus biscoito na traseira e pneus de trator na dianteira, sendo que na traseira a distancia dos pneus de um lado ao outro é de 2 mt, é bem larga.
Como posso resolver este problema?
Alguém ja passou por isto?
Será que apenas acrescentando peso na dianteira consigo fazer uma distribuição melhor de contra peso?
Desde já fico grato a todos que possam me ajudar, de alguma forma ou outra.
Muito obrigado.
Quílvio Talvani
18/03/2008, 01:17
Jeferson-coloca fotos da gaiola com estes detalhes que mencionasse para apreciar o teu brinquedinho. Um abraço Quílvio talvani.
Tubaraum
18/03/2008, 10:30
A minha acontece a mesma coisa...
Como o parachoque frontal da minha é de cano, estou com planos de enchê-lo de chumbo derretido, dando um contrapeso a mais para ver se melhora...
Denilson Maçaneiro
18/03/2008, 12:17
uma ideia seria vc fazer um parachoque de tubo grosso e enche-lo com cimento, já vi gaiolas assim...
A minha tem a frente bastante leve, porém, o motor não tem tanta potencia como a sua...
JefersonRS
18/03/2008, 20:52
A minha acho que tem toda esta força pela redução da kombi, mas é uma boa idéia, valeu, vou colocar um saco de areia na frete de 80kG se der resultado ai sim, sei que é por ai o caminho.
Valeu a idéia..........
JefersonRS
18/03/2008, 20:54
Bem ja nao sou só eu que tenho este problema entao, de que adianta ter torke e nao conseguir dominar, mas vou esperar, quem sabe alguém possa dar mais idéias sobre este fato, abraço
Cezar candelaria
22/03/2008, 17:56
Recentemente comprei uma gaiola com suspensão independente nas 4, motor ap 1.8, distancia entre eixo de 2mt, caixa invertida do passat.
Gaiola muito bem feita, muito bem estruturada, reforçada, com embreagem hidráulica, freio a disco e redução e inverção da kombi na traseira, acho que é assim q se fala.
Se forço o motor para subir um terreno íngrime, a frente fica tão leve que perco o controle de direção.
Em estradas com cascalho em uma velocidade um pouco elevada, ela fica bem solta (jogando de traseira e jogando de frete), e se der com os dois pés no acelerador, daí sim a perca de controle é inevitável.
Tenho pneus biscoito na traseira e pneus de trator na dianteira, sendo que na traseira a distancia dos pneus de um lado ao outro é de 2 mt, é bem larga.
Será que apenas acrescentando peso na dianteira consigo fazer uma distribuição melhor de contra peso?
Muito obrigado.
Cara ,é o seguinte, já tive uma com redução da Kombi na trazeira e fica uma merda. Tira essa redução que é o principal problema de não ter direção e coloca suspenção IRS .
JefersonRS
23/03/2008, 19:54
O problema dela jogar de frente e de trazeira já esta quase solucionado, a gaiola estava com os braços de regulagem das rodas, completamente fora, rodas de traz abertas e dianteiras fechadas.......
Um mecânico fez o alinhamento para mim e ja ficou outra história para andar, preciso apenas providenciar uns 60kg na dianteira e fica bala.
Quando a tirar a redução da kombi, claro quem sou eu para falar algo, mas achei bem boa quanto a tração, pois nao preciso fazer muita força com o motor para transpor obstáculos, e a mesma faz a inversao da caixa para mim..........
Quanto s suspensão IRS, ja ouvi falar muito por aqui, no que ela poderia me ajudar, pos e contras?
Desde ja fico grato a atenção e colaboração dos amigos aqui.
Obrigado ao Cezar também.
Ninja4x2
24/03/2008, 08:07
Ou tira esse pneu direcional da dianteira, coloca pneu maior e mais grosso na frente, n precisa ser tanto como os da traseira, mas eu acho q fica melhor..
Denilson Maçaneiro
24/03/2008, 12:24
Jefferson coloca umas fotos dela ai...
Edintruder
28/03/2008, 11:38
Jeferson, tem que deslocar as rodas traseiras mais pra trás para equilibrar. Dessa forma não adicionas peso morto que é prejudicial no desempenho da gaiola.
Denilson Maçaneiro
28/03/2008, 12:28
deslocar as rodas traseiras pra trás??? complicado....
melhor seria não ter encurtado o chassi, sendo que o chassi foi encurtado acredito que a melhor opção é colocar peso mesmo... pneus maiores ajudam....
Edintruder
29/03/2008, 00:55
Depende como é o sistema traseiro é só alongar 10 cm os facões e fazer afastadores para os semi-eixos. Ficará mais macio também.
JefersonRS
30/03/2008, 20:30
Depende como é o sistema traseiro é só alongar 10 cm os facões e fazer afastadores para os semi-eixos. Ficará mais macio também.
É também fico meio assim de colocar peso morto, a alongar 10 cm, me complica, tem de mexer em toda ela, como ela tem suspensão independente nas 4, noto que a suspensão traseira nem meche, dura pra caramba, será que eu mechendo na questão de amortecedor, me ajudaria em algo?
Fazer o amortecerdor trabalhar mais, quanto a curso, e nao colocar tanto peso na dianteira?
Pois como falei anteriormente, quando piso no acelerador em 1 tira a frente do chão com vontade, mechendo na suspensão traseira, ela nao baixaria a traseira na suspensão, sendo assim não ergueria muito a frente?
desde já agradeço.
Posto foto de como é a suspensão traseira.
Edintruder
31/03/2008, 13:29
Para mexer teria que fazer apenas a balança inferior nova, pois o conjunto trabalharia em ângulo e a suspensão ficaria mais macia por si só.
Daria para fazer um recurso de regulagens pois se não fica bom podes voltar ou acertar o ponto de equilíbrio ideal.
digobrazil
31/03/2008, 13:48
noto que a suspensão traseira nem meche, dura pra caramba, será que eu mechendo na questão de amortecedor, me ajudaria em algo?
Fazer o amortecerdor trabalhar mais, quanto a curso, e nao colocar tanto peso na dianteira?
e ai jeferson, esta dificil pra domar a fera............?????????
tenho visto muita gente ai dando opiniões e tal.........que para mim, algumas são coerentes e outras não.
e aqui vou dar a minha, ok
esqueça esta coisa de mexer na estrutura e alongar, blz............isto não exite.
1º - a distancia entre eixo da gaiola tem que ser maior do que a largura entre as rodas, entendeu? Ser ela for menor, isto vai fazer ela sair de traseira mesmo e o unico jeito de arrumar isto, seria mesmo alongar ela, entendeu?
2º - como vc citou acima........ a suspensão tem que ter curso sim e nao pode ser totalmente dura, pois se fosse assim, não precisaria colocar as molas e amortecedores..... era soldar tudo que fica igual......
suba na traseira da gaiola e tente balançar ela, fazendo a suspensão trabalhar. Ela tem que trabalhar no mesmo jeito que um fusca, uma brasilia.....variant..... ou pouca coisa mais firme, mas nunca deve ser dura, ok? Se tiver dura vc vai ter que diminuir a pressão que a suspensão tem. blz?
3º - qt ela empinar a frente esta relacionado diretamente à potencia e peso da frente da sua gaiola. Pelo que vi vc postando...........ela esta com muita força na tração devido a relação que vc possui e se nao tiver uma frente com um pouco mais de peso ela vai empinar mesmo..........(com a minha acontece isto mas é só uns 5cm....rsrs....pouco né)
Depois de executado os dois itens anteriores e ela ainda continuar a empinar a frente, começe colocando pesos na frente (tipo uns sacos cheio com areia. Começe com pouco, tipo uns 30kg e teste para ver o resultado. Se diminuir e mesmo assim continuar a empinar, aumente mais um pouco o peso até vc achar um peso ideal, ok?
Se colocando o peso na frente vc resolver o problema de empinar, vc pode trocar a areia por uma chapa de aço grossa, com o mesmo peso dos sacos de areia, isto é só esteticamente, para sua gaiola nao ficar parecendo um caminhão basculante, rsrs......brincadeirinha.......rsrs
poste o resultado dos testes ai;;;;;;;;;;;
boa sorte
JefersonRS
31/03/2008, 21:10
e ai jeferson, esta dificil pra domar a fera............?????????
tenho visto muita gente ai dando opiniões e tal.........que para mim, algumas são coerentes e outras não.
e aqui vou dar a minha, ok
esqueça esta coisa de mexer na estrutura e alongar, blz............isto não exite.
1º - a distancia entre eixo da gaiola tem que ser maior do que a largura entre as rodas, entendeu? Ser ela for menor, isto vai fazer ela sair de traseira mesmo e o unico jeito de arrumar isto, seria mesmo alongar ela, entendeu?
2º - como vc citou acima........ a suspensão tem que ter curso sim e nao pode ser totalmente dura, pois se fosse assim, não precisaria colocar as molas e amortecedores..... era soldar tudo que fica igual......
suba na traseira da gaiola e tente balançar ela, fazendo a suspensão trabalhar. Ela tem que trabalhar no mesmo jeito que um fusca, uma brasilia.....variant..... ou pouca coisa mais firme, mas nunca deve ser dura, ok? Se tiver dura vc vai ter que diminuir a pressão que a suspensão tem. blz?
3º - qt ela empinar a frente esta relacionado diretamente à potencia e peso da frente da sua gaiola. Pelo que vi vc postando...........ela esta com muita força na tração devido a relação que vc possui e se nao tiver uma frente com um pouco mais de peso ela vai empinar mesmo..........(com a minha acontece isto mas é só uns 5cm....rsrs....pouco né)
Depois de executado os dois itens anteriores e ela ainda continuar a empinar a frente, começe colocando pesos na frente (tipo uns sacos cheio com areia. Começe com pouco, tipo uns 30kg e teste para ver o resultado. Se diminuir e mesmo assim continuar a empinar, aumente mais um pouco o peso até vc achar um peso ideal, ok?
Se colocando o peso na frente vc resolver o problema de empinar, vc pode trocar a areia por uma chapa de aço grossa, com o mesmo peso dos sacos de areia, isto é só esteticamente, para sua gaiola nao ficar parecendo um caminhão basculante, rsrs......brincadeirinha.......rsrs
poste o resultado dos testes ai;;;;;;;;;;;
boa sorte
Valeu pela grande colaboração amigo, bem vou falar a vc aquilo que sei dela.
1 - ela tem distância de entre eixos de 2,10mt, largura de roda a roda traseira 2mt sendo que a frente é um pouco mais estreita em relação a traseira, e a altura dela é de 44 cm em relação ao solo.
2 - na traseira posso colocar a minha mulher junto e meus cachorros ela nem balança.............rs, noto que quando entro em um buraco, algo assim, a suspensão em vez de absorver, acho que joga a gaiola para cima.
3 - quanto a tua empinar 5cm.....rs esqueceu de citar que era 5cm depois de um metro de altura né............rs, fiz um teste quanto a isto e realmente ela esta muito, muito leve a frente, eu mesmo puxo ela do chão uns 10 cm de altura, isto que sou um cara meio franzino, bem ajeitadinho, só pela força do pensamento, acho que consigo levantar uns 2 cm a frente dela, brincadeiras a parte........
coloquei um saco com 70kg na frente, e melhorou bastante acho que se eu chegar a uns 100kg ela fica boa, realmente é uma gaiola muito bela e forte, porém incontrolável, mas vou domar a bixa.....
A mulher não domei, os cachorros também não, mas a gaiola quem sabe eu consiga ......rs
Valeu mesmo, muito obrigado pelas dicas e desculpe pelas brincadeiras aparte amigo.......inclusive ela já esta no mecânico para ver se resolve algo....e vou levar estas informações a ele.
Este final de semana já vou fazer novos teste, se não postar nada aqui na segunda feira, é porque me perdi em uma curva testando a mesma........rs mas tudo bem quando me recuperar venho informar o estrago e o resultado...........rs
Forte abraço a todos.
JefersonRS
31/03/2008, 21:34
Ai esta a prova de que fiz o teste, olha o saco cheio.......
digobrazil
01/04/2008, 08:21
entao vou dar as medidas da minha para vc ter uma ideia..........
entre eixos (do centro da roda dianteira ao centro da roda traseira) 2,15mts
largura no eixo traseiro ( medido pelos lado de fora da roda traseira esqueda até no lado de fora da roda traseira direita) 1,65mts
altura do solo 43cm
obs: estou achando que sua gaiola esta muuito larga comparando com a minha. Veja com mais alguem aqui no forum as medidas de outras gaiolas para vc ter uma ideia, blz?
Pq vc deve deixar a suspensão traseira macia?
Repare que qd vc acelera, arrancando em 1ª marcha em um fusca, brasilia, variant.......... a traseira abaixa, isto ajuda a nao deixar a frente do veiculo levantar alem de deixar o veiculo mais confortavel para andar, absorvendo a maioria das imperfeições do solo.
Antes de aumentar o peso vc tem que deixar a suspensão traseira mais macia. Vi nas foto que ela possui dois amortecedores cada lado. Experimente tirar um amortecedor de cada lado para ver se ela fica mais macia. Não sei se ela possui a barra de torção, mas se possuir, a barra pode estar com muita pressão, então vc tem que desmontar o facão e diminuir a pressão das barras para ficar mais macia, entendeu?
ai vai umas fotos da minha gaiola
digobrazil
01/04/2008, 08:32
mais fotos
JefersonRS
01/04/2008, 11:31
Realmente, a minha é mais larga do que o normal, gosto disto, tem as vantagens e desvantagens, quando a suspensão traseira, vim do mecânico agora e constatamos que dentro da mola o rapaz que a fabricou, fez um eixo com embuxamento de nilon, como a mesma esta em angulo, este eixo estava trancando na na buxa, não trabalhando como deveria por estar levente em angulo, mandei dar um passe nas buxas de nilon, acho que agora o problema atraz ira se solucionar, caso não, vou abrir um pouco mais para o eixo trabalhar, se mesmo assim não der, a idéia é tirar este eixo e colocar um amortecedor, mas posto o resultado aqui dai, forte abraço.
A vai foto da trazeira da minha e grifado o que estou falando acima.
Denilson Maçaneiro
01/04/2008, 12:32
A minha gaiola tem 2,10m entre eixos, 1,75m entre as rodas traseiras e 1,60 entre as rodas dianteiras
georgebem
02/04/2008, 15:40
Muito obrigado.
Caro Jeferson, Boa tarde,
Em relação a essa instabilidade tem uma outra coisa a fazer que reduz mais de 80 % da instabilidade da Gaiola. Trata-se do amortecedor dianteiro, pois normalmente os amortecedores usados em gaiolas só tem curso para baixo (fusca, brasilia etc) e não para cima e ai quando você vai pegar uma subida muito ingrimi ou sair de vez o amortecedor não consegue estabilizar por estar em seu ciclo máximo para cima.
O que eu aconselho é você colocar amortecedores de chevette na dianteira, pois ele terá os dois cursos, para cima e para baixo , assim estabilizando a dianteira.
A minha hoje está assim e várias pessoas em araçariguama já estão adotando por conta da estabilidade. Agora vale lembrar que qualquer Gaiola independente da suspensão que tenha sempre terá uma instabilidade na dianteira na hora de fazer curvas principalmente fechadas devido a proporção Peso Traseiro x Peso dianteiro. As vezes o peso na dianteira pode não fazer bem, mas vale o teste também.
Um abraço,
George Bem.
JefersonRS
02/04/2008, 20:39
Boa noite amigo George, tudo certo?
Até onde sei, na frete dela tem torre e amortecedor do gol chaleira eu acho, agora com a tua colocação me vem outra dúvida que não tinha pensado:
A suspensão dianteira do gol chaleira, foi projetada para receber peso, (motor e lata), no meu caso esta solta a frente da gaiola neles, as molas ficam totalmente abertas pela falta de peso.
Acho uma boa idéia tentar ajustar os amortecedores do chevette na dianteira, pode realmente me resolver, mas como faço para contrair as molas, sem peso as mesmas ficam abertas e o amortecedor nem vai ter uso........
Será que não seria de pensar em algo como molas mais sensíveis (maleáveis), enfim, quanto mais penso mais dúvida aparece.......
Vou fazer o seguinte, o que acha?
Vou acrescentar um pouco de peso na dianteira e ver se as molas fecham, acontecendo isto, coloco os amortecedores do chevette, ai sim, uns dos problemas resolvidos.....
Valeu mesmo a dica, forte abraço pela ajuda.
JefersonRS
07/04/2008, 17:48
Desculpe a demora, estava devendo fotos da minha, ai está......
Abraço.
Ninja4x2
07/04/2008, 18:10
Ou maneira sua gaiola jefersonRS, tem foto desse baja amarelo q aparece em algumas fotos??? se tiver posta aí cara! valeww
JefersonRS
07/04/2008, 21:00
Ai vai algumas fotos do jaba, parceiro de trilhas.........
Ninja4x2
10/04/2008, 21:34
Ai cara valew pelas fotos gostei do jaba heheheh desculpe a demora hehehe
JefersonRS
10/04/2008, 21:44
eu que devo desculpas pelo erro, jaba, jeba, baja............rs valeu abraço.
JefersonRS
13/04/2008, 20:39
Dando resposta aos amigos que vieram me ajudar em algumas dúvidas minhas:
Descobrimos o problema da suspensão traseira da gaiola, agora amortecedores funcionando corretamente, mais 65kg adicionados na frente da gaiola, e dai fomos para os testes, estradão e terrrenso ruins.....
Estrada rodando com a redução da kombi nas rodas consegui ir a 80Km p/hora, e em terreno ruim não tem o que se descutir, a gaiola apavora.
Realmente agora ela esta dirigivel por assim se dizer, nas estradas não fico muito para traz do pessoal agora.........só um pouco menos.....rs, pois todos meus amigos rodam sem redução, mas quando o terreno fica ruim e acidentado, entra em jogo aquele ditado, os últimos serão os primeiros..........rs Realmente agora estou começando a desfrutar do potencial que a mesma tem, desde já agradeço a todos os amigos do forúm em especial a todos que de alguma forma me ajudaram de alguma maneira.
aleoliver
13/04/2008, 21:07
É isso ai cara, esse é o forum perguntas, respostas, companherismo, troca de ideias pra chegar a solução....parabéns agora é só desfrutar da gaiola..
Quílvio Talvani
13/04/2008, 21:57
Dando resposta aos amigos que vieram me ajudar em algumas dúvidas minhas:
Descobrimos o problema da suspensão traseira da gaiola, agora amortecedores funcionando corretamente, mais 65kg adicionados na frente da gaiola, e dai fomos para os testes, estradão e terrrenso ruins.....
Estrada rodando com a redução da kombi nas rodas consegui ir a 80Km p/hora, e em terreno ruim não tem o que se descutir, a gaiola apavora.
Realmente agora ela esta dirigivel por assim se dizer, nas estradas não fico muito para traz do pessoal agora.........só um pouco menos.....rs, pois todos meus amigos rodam sem redução, mas quando o terreno fica ruim e acidentado, entra em jogo aquele ditado, os últimos serão os primeiros..........rs Realmente agora estou começando a desfrutar do potencial que a mesma tem, desde já agradeço a todos os amigos do forúm em especial a todos que de alguma forma me ajudaram de alguma maneira.
Caro JefersonRS, meus parabéns é isto aí mesmo, a experiência do outros é valida para servir de parâmetro até onde eles foram na tentativa de acerto, dali adiante o que vale a nossa vontade de acertar, o que aconteceu com a tua insistência fizeste os acertos necessários ao bom uso do teu equipamento, o qual resultou tua satisfação do sucesso do teu acerto para melhor desfrutar o teu brinquedinho.
Um Grande abraço Quílvio Talvani.