Conectar

Ver Versão Completa : Computador de Bordo Explorer Limited (consumo Instantâneo)

Gouveia
17/03/2008, 23:13
Pessoal, li no manual do carro que se pressionar o botão ECONO com o carro em movimento, ele alterna as informações de consumo médio para consumo instantâneo, porém no meu carro isto não acontece, é exibido apenas o consumo médio em litros / 100km.

Alguém sabe se o manual está errado ou se há algum macete pra aparecer a informação?

Govi

jros267
21/03/2008, 21:01
Olá Gouveia, o computador de bordo só marca o consumo instântaneo acima dos 60 a 70 km por hora, Robert

Gouveia
26/03/2008, 18:15
Estranho... tenho feito os testes rodando em 80km/h mais ou menos... é só pressionar o botão ECON duas vezes?

Jack Jipeiro
29/03/2008, 01:59
Não conheço o Computador de Bordo da Explorer, mas com certeza o manual não esta errado, o que pode acontecer é que o mesmo manual sai para todos modelos de Explorer, com opcionais e sem, talvez esteja vendo o manual em uma area que não diz respeito ao modelo de seu carro...

Abraços...

Gouveia
30/03/2008, 08:29
O manual está se refetindo à Limited sim. Acho que talvez possa ter alguma falha na função de consumo instantâneo com Comp. bordo da minha... se mais alguém tiver esse problema, por favor, avise. Vou dar uma olhada num manual técnico que tenho pra ver se conigo encontrar o problema... Estranho, pois se o sinal chega pra calcular a média, chegaria também pro consumo instantâneo. Imagino que seja um sinal só que venha da central e o computador de bordo é que faz os cálculos.

Márcio T
13/04/2008, 14:45
Olá, Gouvêia.

A minha Explorer é XLT, mas instalei um Message Center. Você têm razão, tanto o consumo médio quanto instantâneo são calculados com base na mesma informação do PCM: Tempo de abertura dos injetores. E, pelo menos no meu caso, funciona em qualquer velocidade.
A única observação que faço é que basta apertar 1 vez a tecla ECON (alterna para AVERAGE e INSTANT a cada acionamento).

Um abraço.

A propósito, parabéns pela viatura.

Gouveia
14/04/2008, 17:34
Olá, Gouvêia.

A minha Explorer é XLT, mas instalei um Message Center. Você têm razão, tanto o consumo médio quanto instantâneo são calculados com base na mesma informação do PCM: Tempo de abertura dos injetores. E, pelo menos no meu caso, funciona em qualquer velocidade.
A única observação que faço é que basta apertar 1 vez a tecla ECON (alterna para AVERAGE e INSTANT a cada acionamento).

Um abraço.

A propósito, parabéns pela viatura.

Obrigado Márcio. Essa instalação do message Center numa XLT é fácil? achei interessante.

Quanto a sua observação, vc pressiona a tecla ECON e aparece AVERAGE e pressiona de novo e aparece INSTANT? é que pra min só aparece AVERAGE. Se eu pressionar novamente ele deveria mudar para INSTANT?

Márcio T
14/04/2008, 21:51
Obrigado Márcio. Essa instalação do message Center numa XLT é fácil? achei interessante. Não é complexa, mas dá muito trabalho - principalmente para passar fiação, soldar terminais e conectar os sensores. É bom estar acostumado com diagramas e esquemas elétricos - além de ter disponível todo o material (conectores, terminais, cabos, etc.). Ficou faltando - e ainda não consegui - o sensor de temperatura do óleo e o do nível de água do lavador do pára-brisas.

Quanto a sua observação, vc pressiona a tecla ECON e aparece AVERAGE e pressiona de novo e aparece INSTANT? é que pra min só aparece AVERAGE. Se eu pressionar novamente ele deveria mudar para INSTANT? Exatamente. É assim que funciona. Os outros controles (RANGE, STATUS, RESET, ENGLISH/METRIC) estão processando corretamente?

Gouveia
14/04/2008, 21:58
Os outros controles (RANGE, STATUS, RESET, ENGLISH/METRIC) estão processando corretamente?

Sim, estes funcionam corretamente, pressiono os botões duas vezes e eles mudam a função. só o consumo instantâneo que não... eu tenho u mmanual da Explorer em Espanhol, mas nõa lembro se tem esquema do comp. bordo pra "estudar" o que pode ser...

Márcio T
19/04/2008, 13:42
Olá, Gouvêia.

Segue o esquema elétrico de ligação do Message Center, mas acho que não deve ser por aí. :pensativo:

Dá uma olhada no conector C2007 (anexo), que "leva" as informações do teclado para o processador do Message Center. Mas eu apostaria em algum defeito no próprio teclado, talvez a tecla ECON não esteja "fechando" o contato ou tenha alguma sujeira embaixo dela. Se você retirar o Message Center, acho que dá para ter acesso à placa do teclado.

Já viu o acontece com quem tem a mania de "fazer lanchinho" na frente do micro? D rpnt algumas ltras comçam a falhar por causa do mau contato na placa - mas o cara ainda insist qu a culpa ´ dstas "porcarias MAD IN CHINA". :)

Boa sorte

Gouveia
20/04/2008, 20:45
Obrigado Marcio. Vou dar uma olhada com calma e ver se acho algo. No teclado sei que não é pois toda vez que pressiono uma tecla escuto o "bip",.

Abraços

Márcio T
23/04/2008, 22:58
Olá, Gouvêia.

Encontrei um procedimento para teste de diagnóstico do MESSAGE CENTER:

Mantendo as teclas RANGE e SYSTEM CHECK pressionadas simultaneamente durante a partida do motor, o sistema entra em TEST MODE. Para avançar no teste, pressione RANGE. Para concluir, basta voltar a chave para OFF.

DISPLAY ______ Descrição______________________________________Res ultado (meu caso)

ROM Level _____ Nível da Memória Somente Leitura__________________23

NVM Level _____ Nível de Memória Não Volátil_______________________8

NVM Check_____ Status da Memória Não Volátil _____________________OK

Display Check __ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os caracteres no display

Tach Check ____ Verifica sinal do tacômetro ________________________ OK

A/D _________ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais análogos de input
_____________ A/D 0 - Bateria __________________________________ 151
_____________ A/D 1 - Run (?) __________________________________ 160
_____________ A/D 2 - Nível de Combustível _______________________ 48
_____________ A/D 3 - Temperatura do Óleo _______________________ 255
_____________ A/D 4 - Dimming __________________________________ 000
_____________ A/D 5 - Temperatura do Arrefecedor _________________ 255
_____________ A/D 6 - Switch Bank #2 ___________________________ 200
_____________ A/D 7 - Switch Bank #1 ___________________________ 207

Digital Port ___ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais digitais de input
_____________ Port A _____________________ (BIT = 0)__(BIT=1) ____11101010
_____________ Bit 7 => Uso Interno ___________ N/A _____ N/A ______1
_____________ Bit 6 => Suspensão Dinâmica _____ ON _____ OFF ______ 1 (OFF)
_____________ Bit 5 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 4 => Capacidade do Tanque ___ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 3 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 2 => Susp. Dinâmica Alarme ___ OK ____ CHECK _____ 0 (OK)
_____________ Bit 1 => Nível de Água Limpador __ Baixo _____ OK ______ 1 (OK)
_____________ Bit 0 => Motor __________________ V6 _____ V8 _______ 0 (V6)

_____________ Port B ______________________ (BIT = 0)___(BIT=1) ___ 10010110
_____________ Bit 7 => Nível de Óleo ___________ OK _______ NOK _____ 1 (OK)
_____________ Bit 6 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 5 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 4 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 3 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 2 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 1 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 0 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1

Infelizmente, não consegui nenhuma tabela para "interpretar" os resultados obtidos nas portas análogas, mas com certeza referem-se à voltagem do sinal (p.ex.: A/D 5 = 255 é uma voltagem de 2,55 volts no sensor de temperatura da água de arrefecimento, que dá mais ou menos 30ºC).

Por enquanto, é isso.

Boa sorte.

Márcio

Gouveia
24/04/2008, 08:14
Muito bom Marcio... vou imprimir e levar na "diretora" pra anotar os dados e comparar com os seus... Talvez isso faça um "reset" geral e volte a funcionar.. quem sabe... MAs só semana que vem vou poder testar, pois estou em Manaus a trabalho!

abraços e obrigado!

Gouveia
08/05/2008, 08:21
Marcio, finalmente consegui uma pausa nas minha viagens para realizar este teste... nõa vou repetir todos os dados que encontrei, apenas o mais significativo: o Tach Check que verifica o sinal do Tacômetro: ERROR. Os demais deram dentro da normalidade.... Agora, vou verificar se é problema de conexão ou de sensor de velocidade ou algo assim..

Márcio T
08/05/2008, 13:06
Gouveia, esqueci de te avisar que se o motor estiver desligado a indicação do Tach Check é mesmo de erro, OK?

Gouveia
08/05/2008, 17:18
Ok, de volta à prancheta.. KKKKK

vou refazer o teste e anotar tudinho com calma...

Gouveia
15/05/2008, 18:04
Márcio, o teste eu já tinha feito a uns 3 dias, só hoje lembrei de postar aqui...

DISPLAY ______ Descrição______________________________________Res ultado
ROM Level _____ Nível da Memória Somente Leitura__________________25
NVM Level _____ Nível de Memória Não Volátil_______________________1
NVM Check_____ Status da Memória Não Volátil _____________________OK
Display Check __ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os caracteres no display
Tach Check ____ Verifica sinal do tacômetro ________________________ OK

A/D _________ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais análogos de input
_____________ A/D 0 - Bateria __________________________________ 183
_____________ A/D 1 - Run (?) __________________________________ 190
_____________ A/D 2 - Nível de Combustível _______________________ 134
_____________ A/D 3 - Temperatura do Óleo _______________________ 102
_____________ A/D 4 - Dimming __________________________________ 000
_____________ A/D 5 - Temperatura do Arrefecedor _________________ 255
_____________ A/D 6 - Switch Bank #2 ___________________________ 201
_____________ A/D 7 - Switch Bank #1 ___________________________ 208

Digital Port ___ Pressione ENGLISH/METRIC para verificar todos os sinais digitais de input
_____________ Port A _____________________ (BIT = 0)__(BIT=1) ____11101011
_____________ Bit 7 => Uso Interno ___________ N/A _____ N/A ______1
_____________ Bit 6 => Suspensão Dinâmica _____ ON _____ OFF ______ 1 (OFF)
_____________ Bit 5 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 4 => Capacidade do Tanque ___ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 3 => Uso Interno ____________ N/A ____ N/A ______ 1
_____________ Bit 2 => Susp. Dinâmica Alarme ___ OK ____ CHECK _____ 0 (OK)
_____________ Bit 1 => Nível de Água Limpador __ Baixo _____ OK ______ 1 (OK)
_____________ Bit 0 => Motor __________________ V6 _____ V8 _______ 0 ( V8 )

_____________ Port B ______________________ (BIT = 0)___(BIT=1) ___ 00010110
_____________ Bit 7 => Nível de Óleo ___________ OK _______ NOK _____ 0 (OK)
_____________ Bit 6 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 5 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 4 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 3 => Reserva _______________ N/A _______ N/A _____ 0
_____________ Bit 2 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 1 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 1
_____________ Bit 0 => Uso Interno ____________ N/A _______ N/A _____ 0

Na minha tem ainda a Porta C
_____________ Port C ______________________ (BIT = 0)___(BIT=1) ___ 00*010*1
nos asteriscos, o dígito oscilava entre 0 pra 1

Aparentemente está tudo ok. É estranho.. o botão ECONO mesmo quando pressionado duas vezes, só exibe o consumo médio...

swerneck
29/04/2009, 09:38
Olá Gouveia,
Tenho uma Limited 2001 que também não mostra o consumo instantâneo. Pela sua descrição do problema, tá igualzinho aqui. Já conseguiu desvendar o mistério?
Obrigado!

jpuerro
09/08/2010, 19:34
amigos a minha (2000) funciona normalmente so que não muda para escrito intantaneo, mas o valor do momento muda normalmente...

abs