PDA

Ver Versão Completa : Receita para OHC a alcool - quem tem??



ANDRÉHUFF
17/03/2008, 22:44
Salve jipeiros,comprei um CJ-5 82 a gasolina motor OHC, e muito ja ouvi sobre passar esse motor a alcool, a receita mais ouvida usa o carburador H-34, então me decidi por fazer essa transformação, mas antes gostaria de ouvir as experiencias dos amigos aqui do forum, se alguem tiver uma boa receita para esse tipo de transformação gostaria de ouvir, ou ler, hehehehe.

ANDRÉHUFF
18/03/2008, 09:02
Salve jipeiros,comprei um CJ-5 82 a gasolina motor OHC, e muito ja ouvi sobre passar esse motor a alcool, a receita mais ouvida usa o carburador H-34, então me decidi por fazer essa transformação, mas antes gostaria de ouvir as experiencias dos amigos aqui do forum, se alguem tiver uma boa receita para esse tipo de transformação gostaria de ouvir, ou ler, hehehehe.

E ai quem pode dar uma luz para esse novo Cjoteiro.

Carlos Alberto da Silva
18/03/2008, 11:05
ola, eu rebaixei em 1 mm o cabeçote do meu, ja usei o H34 estou usando agora o blfa 3034 a alcool e usado nos gols, uso tambem a bobina do gol mi

bevilacqua
18/03/2008, 12:38
Caro colega

Parabens pela aquisição, meu jeep atualmente roda com um GM 4CC, porém antes da substituição usava um OHC, se o seu coletor recircular água, me corrijam se o termo usado for errado, é só levar num bom mecanico que faça a regulagem e troca dos gicles pois este tipo de motor saiu a alcool existem as especificações para eles. Atualmente estou rodando alcool na marra pois descolei um coletor a alcool porém não pude instalar pois o meu carbura é simples e o do opala e de corpo duplo.
Posso te garantir que não é necessário nenhuma modificação ou alteração no seu motor, ia me esquecendo talvez tenha que trocar as velas.

Abraço.

Bevilacqua

ANDRÉHUFF
18/03/2008, 13:39
Ai esta uma grande dúvida minha, uns falam que se deve mecher no cabeçote, rebaixando o mesmo, outros me dizem que internamente nada precisa ser mudado, aqui na minha cidade tem uma F-100 rodando assim , 'so tendo trocado o carburador e as velas, mas não consegui achar o tal camarada até agora, alguem tem mais experiencias a relatar.

Carlos Alberto da Silva
18/03/2008, 13:47
ola nao e nesseçario rebaixar o cabeçote, esta configurançâo e do meu, fiz para melhorar o torque, ja rodei a alcool com a configuraçao original, ai vc so vai ter que adiantar um pou o ponto de iginiçao,

jeep78
18/03/2008, 18:17
Cara,
Não Precisa Rebaixar O Cabeçote (taxa) Rodo Com O Meu Ohc Alcool Original Troquei O Coletor E O Carbura Pelo 3e A Alcool Ficou Show, Vai Ter Que Trcar As Velas Para Alcool E Adiantar O Ponto, é Bem Simples
Se Quiser Melhorar Um Pouco Mais Ainnda O Desempenho Ponha Ignição Eletronica
Gde Abraço E Boa Conversão

Gustavo de Olliveira
19/03/2008, 07:51
Olá amigos,
AndreHuff, procure no ferro velho um carbura h34 a alcool , ou no caso de passar um h34 a gasolina para alcool terá de trocar o difusor, e giclagem , existe um Kit de difusores pronto para esse carbura é só achar um mecanico decente, Sendo o seu motor 1982 acredito que já utilize igniçaõ eletronica, não é primordial mas ajuda bastante no funcionamento. Toda tubagem do OHC mesmo a gasolina já tem aquecimento.
Observe os respiros do motor se estão limpos pois com a utilização do alcool pode haver formação de borras e se os respiros estiverem quase entupidos essa borra vai acabar de tampar , aumentando a pressão interna do motor e o primeiro sintoma será o vazamento ou o aumento dele no carter.
Rodei cerca de dois anos com um OHC assim ( OBs usando platinado ) até que ele abriu o bico . Achei outro OHC no Ferro velho que já usa retentor no lugar da gaxeta no carter . retifiquei ele totalmente e a alcool , coloquei ignição eletronica ( original) . mas mesmo com tudo isso é preciso colocar um pouco de gasosa ( 15%) pra ficar gostoso de andar
Obs não taxei o cabeçote.

ANDRÉHUFF
19/03/2008, 09:53
Olá amigos,
AndreHuff, procure no ferro velho um carbura h34 a alcool , ou no caso de passar um h34 a gasolina para alcool terá de trocar o difusor, e giclagem , existe um Kit de difusores pronto para esse carbura é só achar um mecanico decente, Sendo o seu motor 1982 acredito que já utilize igniçaõ eletronica, não é primordial mas ajuda bastante no funcionamento. Toda tubagem do OHC mesmo a gasolina já tem aquecimento.
Observe os respiros do motor se estão limpos pois com a utilização do alcool pode haver formação de borras e se os respiros estiverem quase entupidos essa borra vai acabar de tampar , aumentando a pressão interna do motor e o primeiro sintoma será o vazamento ou o aumento dele no carter.
Rodei cerca de dois anos com um OHC assim ( OBs usando platinado ) até que ele abriu o bico . Achei outro OHC no Ferro velho que já usa retentor no lugar da gaxeta no carter . retifiquei ele totalmente e a alcool , coloquei ignição eletronica ( original) . mas mesmo com tudo isso é preciso colocar um pouco de gasosa ( 15%) pra ficar gostoso de andar
Obs não taxei o cabeçote.

Isso mesmo , esse é o ponto que queria chegar, meu jipe ja tem o coletor com circulação de agua e tambem ignição eletronica, queria usar o H-34 por ser um carburador de concepção boa para o off-road, gostaria de saber de vc a média de consumo com essa configuração e o resultado de torque em baixa, to com um tanque de 65 litros e gostaria de rodar no minimo uns 300 km sem abastecer, sera que da pra fazer isso no alcool com essa configuração?? outra pergunta vcs adaptaram um resevatorio de gasolina para partida a frio??

Ramone
19/03/2008, 11:17
André, tenho a mesma configuração do OHC com o H34 à álcool.
Depois que troquei pra esse carbura, não contei quanto faz km/L, mas não é melhor que 4, 5.

Quando retifiquei meu OHC já com a intenção de transforma-lo à álcool, teve que encamisar um pistão (ou era o cilindro?) pq não se encontrava um próprio para álcool. Sou muito leigo no assunto, mas na época ocorreu isso, portanto acredito que tem que ser feitas algumas transformações de peças internas do motor para suportar o álcool.

É essencial colocar um reservatório de gasolina para partida à frio. Se não, quando estiver muito frio vc pode acabar forçando a partida e ficar sem bateria.

Abraços,

Gustavo de Olliveira
20/03/2008, 07:48
Andreruff ... colocando um pouco de gasosa o funcionamentoé perfeito . Na minha opniaõ o torque em baixa até melhorou usando o alcool , quanto ao consumo , na pista usando pneus cross 31 e relação 43/8 faz 6 km/l , o que considero ótimo pois um veiculo a gasolina teria de fazer 13 km/l para empatar em custo de km rodado,( obs na pista não precisa nem dos 15% de gasosa , é só um "cheirim" mesmo).Na trilha não sei te dizer mas um tanque dá pra brincar muuuuito . acredito que faça em média uns 4 km/l.
Obs quando retifiquei coloquei pistóes a alcool, o carbura continua o h34 a gasosa passado a alcool, e coloquei faz um mes a ignição .

ANDRÉHUFF
20/03/2008, 08:23
è isso então galera, to atras ja desse carbura, até ja achei um mas o cara folhou o bichinho a ouro e ficou fora das minhas possibilidades $$$, vou ver se acho um com um valor mais justo, no passeio desse fim de semana achei uma mufla de borracha para o H-34 que da certinho no filtro de ar, então ja comprei, uma duvida, a flange para assentar o H-34 no coletor qual é e onde acho??

jeep78
20/03/2008, 17:43
Sem Duvidas 4.5 A 5 Km/ Litro, Num Vai Passar Disto E Partida A Frio é Necessária Nos Dias Mais Frios Instale Pois Vai Fazer Falta

Carvalho
22/03/2008, 03:22
Não custa nada dá uma olhada na opção OHC gasolina com comando do motor álcool

www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22394

ANDRÉHUFF
23/03/2008, 07:30
Interessante carvalho, isso do comando eu não tinha pensado, vou pesquisar, mas o H-34 vem ai com certeza.

ANDRÉHUFF
17/04/2008, 09:16
Rapaziada andei olhando uma F100 e um jipe com motor OHC originalmente a gasolina, transformado para alcool com o carburador H-40 de corpo simples, me surpreendeu a simplicidade desse carburador e o resultado obtido, no jipe não se nota diferença de desempenho para o a gasolina, e o consumo ficou igual ao que citaram instalando o H-34, a pessoa que instalou na F-100 me disse que esse era o carburador original que equipou esses motores na época, isso procede, alguem tem conhecimento sobre esse assunto??

Dodger
17/04/2008, 18:38
Rapaziada andei olhando uma F100 e um jipe com motor OHC originalmente a gasolina, transformado para alcool com o carburador H-40 de corpo simples, me surpreendeu a simplicidade desse carburador e o resultado obtido, no jipe não se nota diferença de desempenho para o a gasolina, e o consumo ficou igual ao que citaram instalando o H-34, a pessoa que instalou na F-100 me disse que esse era o carburador original que equipou esses motores na época, isso procede, alguem tem conhecimento sobre esse assunto??


Tanto o H-40(simples) quanto H-34(duplo) eram usados no OHC 2.3 além de vários outros motores de porte semelhante, o H-34 em opala 4 e 6, maverick, C-10, Corcel II, Chevette, etc.... Mudava a tabela de calibração de cada um(difusores, venturi, gigles, etc). o H-40 em jeep, Maverick 6 cil, opala 4 cil, etc. No Maverick com o Solex duplo a potencia bruta declarada do OHC era 99Hp, mas já vi várias pessoas falando em 105, vai saber...

Quanto ao consumo, isso é meio lenda que um carburador por ser de corpo simples é mais economico que um duplo, afinal de contas, o segundo estágio só aciona com pé embaixo, em condições normais de uso a tendencia é ser até mais economico.

tenho um H-34 original de Maverick(gasolina) sobrando aqui.

Mudando um pouco de assunto,
Tava dando uma olhada no tópico sobre comando alcool do OHC que indicaram aí acima, mas assim como os pistoes alcool do OHC, EU NUCA VI ISSO De PERTO! Parece até lenda, já procurei isso pra tudo que é lado e nada de encontrar...nem velho, nem usado, nem novo.

Quanto rodar no alcool sem modificações extremas, é lógico que funciona, mas num venham querer me convencer que um motor com 7,5 de taxa vai queimar alcool direito. Vai ficar um negocio bem meia boca, fazendo 4 a 5 /l e desperdiçando combustivel, isso se num começar a descer alcool pro oleo, já que num vai queimar direito.

aqui mesmo na minha cidade tem um monte de jeep 6 cil, C10 e opala rodando no alcool só com alteração de gigleur e ponto, mas falar que fica ótimo já é demais.

ANDRÉHUFF
07/08/2008, 23:16
Ai rapaziada, demorou mas o Barão foi pro estaleiro, alem de arrumar algumas coisinhas dessa vez ele vai virar um alcoolatra, vou seguir uma receita simples, Solex H-40 calibração original da Ford para alcool, velas pro alcool, kit de partida a frio e ponto adiantado, na semana que vem ele fica pronto e ai vou relatando os acontecimentos pós conversão, atualmente ele vinha rodando com um carburador 446 e tava fazendo 5 na cidade e 7 na estrada de gasolina vamos ver o que o futuro nos guarda.:shock::parede::roll::?:

rubensx
07/08/2008, 23:52
andré seu objetivo não é gasta rmuito né??? masss

vai duas opçÕes que esotu faznedo no meu OHC 1- usar o carburador 3E (eu tinha) e fica ótimo inclusive tenho a flange se quiser! e a outra que é minha opção meter injeção eletronica e taxar... masss no meu caso eu vou usar um supercharger logo não vou taxar ele vou só colcoar a injeção e o SC

dá uma olhada na minha asisnatura e veja o atomicsupercharger que fabricamos e é +/- isso, injeçãoe ut enho quem fabrica o coletor certinho pra 4 bicos com flauta e etc e injeção programavel da www.pandoo.com.br

abraços

ANDRÉHUFF
08/08/2008, 00:04
andré seu objetivo não é gasta rmuito né??? masss

vai duas opçÕes que esotu faznedo no meu OHC 1- usar o carburador 3E (eu tinha) e fica ótimo inclusive tenho a flange se quiser! e a outra que é minha opção meter injeção eletronica e taxar... masss no meu caso eu vou usar um supercharger logo não vou taxar ele vou só colcoar a injeção e o SC

dá uma olhada na minha asisnatura e veja o atomicsupercharger que fabricamos e é +/- isso, injeçãoe ut enho quem fabrica o coletor certinho pra 4 bicos com flauta e etc e injeção programavel da www.pandoo.com.br (http://www.pandoo.com.br)

abraços

Boa Rubens ja tinha visto, mas vc matou a charada, o custo tem de ser baixo, o carburador eu ja tinha e o serviço fiz um rolo com tintas ( eu vendo tintas), sei que não vai ficar um avião mas se ficar tipo "original" ja to feliz

rubensx
08/08/2008, 00:27
ahhh mas vai ficar bom sim se feito direitinho (acosnelho taxar o bixo) fica bom sim

mais pra frente coloca a injeçãos e o carburador encher, mas se der o 3E é um carburador bem legal

abraços e põe os detalhes aqui!

Vinicius Hauagge
08/08/2008, 10:37
O meu jeep tá no alcool... Rebaixei o cabecote 1,6 mm, coloquei o carburador h34, bobina do gol, ignicao eletronica e coletor dimensionado... Para ser sincero, me surpreendi com o resultado, ficou muito bom... (ja tinha todos esses perifericos antes de rebaixar o cabecote - e depois de rebaixar, o jeep ficou outro carro...).
Rubens, uma duvida... vc mencionou que tem que faça a flauta para os bicos... Poderia me informar quanto fica? Tenho muito interesse em colocar injeção no meu bom e velho ohc!
Obrigado,
Vinicus!

rubensx
08/08/2008, 11:30
fala vinicius

cara se já com a TBI em mãos e o coletor original custa 600 reais adaptar colocar as entradas de bicos + flauta tudo em alumini etc mas isso foi pago por causa da minha TBI que é de gol GTI 96

lembra que depois tme gasto de bicos e por ai vai