PDA

Ver Versão Completa : Apresentação e algumas duvidas.



Emerson Chassot
03/07/2004, 14:12
Ola, Pessoal sou novo aqui no forum e gostaria de perguntar-lhes algumas duvidas que possuo.
Comprei em fevereiro de 2003 uma camionete Ford Ranger 2000 Turbo Diesel 4x4 (modelo mais simples não é nem XL) cabine simples com ar e direção somente. Coloquei Pneus de 32" da Goodyear, acredito que sejam Wrangler os pneus e solicitei a um conhecido, que possui uma oficina para 4x4, não sei se vcs conhecem aqui de Porto Alegre o Joacir Schallemberguer que melhora-se a performance da minha camionete e ele o fez de uma forma ideal aumentou seu rendimento sem comprometer a economia na minha opinião ficou realmente muito bom o trabalho realizado, se não me engano ele trabalhou em cima da bomba e turbina.
Me sentia muito tranquilo em relação a minha camionete até conhecer este forum, pois na minha concepção talvez leiga mas como é de conhecimento popular os motores que equipam estas camionetes são ou eram, acredito que realmente o sejam, bons, uma vez que bem definido o enfoque, no meu caso longas viagens em asfalto e estradas de terra, não pratico trilhas mas faço viagens a lugares inóspitos algumas vezes.

Em algumas mensagens aqui postadas, reparei que existem problemas com estes motores (2.5 TD), alguem poderia me dizer quais seriam os problemas exatamente?

Não sabia que algumas destas camionetes não possuem intercooler, no caso da minha é original de fabrica, isto é positivo?

Falaram mal tambem do tipo de filtro de ar, no caso da minha camionete ele é um filtro redondo grande com um tipo de verificador quantidade de pó.

Se vcs pudessem deixar seu parecer a respeito, desde já agradeço.

Walter L. L. Casitta
03/07/2004, 19:39
Caro Emerson,
Não leve tão a sério, o que o pessoal diz por ai. Até agora eu também não sei se o motor Maxion é ruim porque a S10 é fraca ou a Blazer de não sei quem é feia, ou porque motor diesel não presta, ou porque GNV vende num posto que não dá fila....
Sei que a GM S10 e Blazer, a Ford Ranger, o Lan Rover Defenderes e Discovery, a Chrysler Dakota, a Mercedes Sprinter, o Jeep Cherokee usam esse motor, então acredito que ele deve ter sido a melhor opção.
Pelo menos eu há 3 anos estou muito satisfeito com o potente e econômico motor da minha Ranger, que ainda não me deixou na mão.

Abraços

Walter
Ranger TD CD 4x4 Body Lift BF33

Emerson Chassot
03/07/2004, 20:45
Caro Walter,

eu pensava o mesmo que vc, sabe aqueles momentos de incerteza, acabam te deixando um pouco preocupado, mas muito obrigado por me ajudar a resgatar certezas antigas.

Muitas centenas de milhares de kilometros para nós e nossas Rangers e seus Maxions.

Grande Abraço

Emerson Chassot

Klendatu
03/07/2004, 23:57
Esse motor é razoavel, não mais doque isso, pois tem pouca potencia e um funcionamente nada suave. a Ranger tem um bom escalonamento do cãmbio, o que deixou o conjunto suportavel. Eu particulamente prefiro motores a gasolina, pois no final das contas o custoxbenefico é bem mais vantajoso pra quem tem gás natural disponivel em sua região.

A Dakota era aquipada com motor Magnun(muito melhor) e não maxion, . Discovery e cherokee tambem não usam esse motor

Henrique Josino
04/07/2004, 00:03
Ola, Pessoal sou novo aqui no forum e gostaria de perguntar-lhes algumas duvidas que possuo.
Comprei em fevereiro de 2003 uma camionete Ford Ranger 2000 Turbo Diesel 4x4 (modelo mais simples não é nem XL) cabine simples com ar e direção somente. Coloquei Pneus de 32" da Goodyear, acredito que sejam Wrangler os pneus e solicitei a um conhecido, que possui uma oficina para 4x4, não sei se vcs conhecem aqui de Porto Alegre o Joacir Schallemberguer que melhora-se a performance da minha camionete e ele o fez de uma forma ideal aumentou seu rendimento sem comprometer a economia na minha opinião ficou realmente muito bom o trabalho realizado, se não me engano ele trabalhou em cima da bomba e turbina.
Me sentia muito tranquilo em relação a minha camionete até conhecer este forum, pois na minha concepção talvez leiga mas como é de conhecimento popular os motores que equipam estas camionetes são ou eram, acredito que realmente o sejam, bons, uma vez que bem definido o enfoque, no meu caso longas viagens em asfalto e estradas de terra, não pratico trilhas mas faço viagens a lugares inóspitos algumas vezes.

Em algumas mensagens aqui postadas, reparei que existem problemas com estes motores (2.5 TD), alguem poderia me dizer quais seriam os problemas exatamente?

Não sabia que algumas destas camionetes não possuem intercooler, no caso da minha é original de fabrica, isto é positivo?

Falaram mal tambem do tipo de filtro de ar, no caso da minha camionete ele é um filtro redondo grande com um tipo de verificador quantidade de pó.

Se vcs pudessem deixar seu parecer a respeito, desde já agradeço.

Eai Emerson??

Como ja falram...não vai muito atrás do que escrevem por aqui sobre esse motores....são muito bom com baixa manutenção e muito barata em relação a outros diesel.

Conheço sim o Schallemberguer, ótimo mecanico!!!

Os motores maxxion foram ultilizado com 115HP nas Ranger, Land, e nas nas F-1000, aquela linha que tem escrido HSD na lateral. Com 95hp foram na linha S-10 e Sprinter da Mercedes. A diferença entre eles é basicamente o intercooler.

Sobre o filtro nunca vi ninguem falar mal deles, por contrario, adaptamos ele nos outros jipes por causa de seu grande tamanho(+ vazão).


[]'s

Walter L. L. Casitta
04/07/2004, 00:53
Klendatu,
Acho que você esta enganado, existem sim a Dakota, Cherokee Sport e Discovery com motor diesel Maxion 2.5, a Discovery mais nova passou a usar uma versão desse motor Maxion de 5 cilindros assim como as Gran Cherokee que vinha da Argentina.

Walter
Ranger TD CD 4x4 Body Lift BF33

Henrique Josino
04/07/2004, 12:49
Klendatu,
Acho que você esta enganado, existem sim a Dakota, Cherokee Sport e Discovery com motor diesel Maxion 2.5, a Discovery mais nova passou a usar uma versão desse motor Maxion de 5 cilindros assim como as Gran Cherokee que vinha da Argentina.

Walter
Ranger TD CD 4x4 Body Lift BF33

Não... :!: desses carros só a Discovery antiga usava os maxion, que na verdade não são maxion e sim Land Rover mesmo :wink: .....a maxion que fez "copia" desse motor :shock: , as novas TD5 são motores ingles. :D


[]'s

Klendatu
05/07/2004, 18:22
É isso ai, vc deve ter se confundido pq são todos 2.5(so não sei a cherroke)
Mas o da Dakota é outro motor, fraquinho, mas bem suave, dependendo da rotação dá até pra confundir com um a gasolina, é da Magnun engines

Walter L. L. Casitta
05/07/2004, 19:22
Não é Maxion mesmo, segundo o site http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/testes/aval_010613dakota.shtml é um da tal de Detroit Diesel.

Abraços,

Walter
Ranger TD CD 4x4 Body Lift BF33

Klendatu
05/07/2004, 19:33
Isso mesmo, Detroit(que ja foi do grupo GM, hoje é daimlerchrysler), so que esse motor era fabricado aqui pela magnum, que também fazia os motores a gasolina da Dakota.

ojaneri
06/07/2004, 09:21
Eu tambem tenho uma Ranger 4x4 equipada com Maxion e estou muito satisfeito. Pode não ser o motor mais moderno, ou o com melhor rendimento, mas é bem confiavel, robusto e potente o suficiente para mim. Eu não trocaria minha Ranger Diesel por uma a gasolina de jeito nenhum!

Teria como ver o que o mecânico fez na sua para aumentar a potência ? A média de consumo continua na casa dos 8 km/l ?

[]s
Osvaldo

Caio
06/07/2004, 16:17
Eu tambem tenho uma Ranger 4x4 equipada com Maxion e estou muito satisfeito. Pode não ser o motor mais moderno, ou o com melhor rendimento, mas é bem confiavel, robusto e potente o suficiente para mim. Eu não trocaria minha Ranger Diesel por uma a gasolina de jeito nenhum!


O Klendatu vai ter convulsões :shock: :shock: :shock:

Klendatu
06/07/2004, 16:20
:lol: :lol: :lol: :lol:
mais eu troco a minha, por uma V6, alguém tem uma pra vender?

Henrique Josino
06/07/2004, 21:22
Eu tambem tenho uma Ranger 4x4 equipada com Maxion e estou muito satisfeito. Pode não ser o motor mais moderno, ou o com melhor rendimento, mas é bem confiavel, robusto e potente o suficiente para mim. Eu não trocaria minha Ranger Diesel por uma a gasolina de jeito nenhum!

Teria como ver o que o mecânico fez na sua para aumentar a potência ? A média de consumo continua na casa dos 8 km/l ?

[]s
Osvaldo


Escrevi isso num outro topico...



Vc por acaso aumentou a pressaum do turbo??pq q eu saiba o 300TDi tem 115cv e o 200TDi tem 109cv....
c vc aumentou a pressaum ou mexeu no motor me diz o q vc fez ok??abracos....

Bom , pra começar eu sempre quis deixar o motor o mais original possível, quanto mais gambirra :evil: , mais incomodação vc arranja!!! :evil: 1ª coisa foi abrir mais a bomba injetora coisa básica pra motores diesel, a bomba e os Bicos injetores são da Ranger (115hp) a pressão da turbina foi elevada para 1,2kg , 0,3 a mais da original o filtro de ar também são modificados na hora da troca....por só é isso, futura modificação é um Intercooler maior que passa para 140 e poucos HP :twisted: :twisted: :twisted: da uma olhada no link.... em cima!!!

E se vc ver a minha é 98 tem 111hp as 99 para cima com o motor maxxion (international) são as que tem 115hp...

[]'s mexidos :D

e tem mais uma, e dar mais pressão na bomba do diesel, tambem falei o que tem que fazer em algum topico que não faço ideia..... :?

E a minha media de 10 passou para 9 km/l...pouca diferença....


[]'s

Emerson Chassot
08/07/2004, 19:18
Gostaria de agradecer a todos que se manifestaram e ajudaram a entender melhor sobre a minha camionete. Posso afirmar a vcs que fiquei tranquilo em relação a este motor, pode não ser um super motor mas com condições adequadas de manutenção e de utilização ainda vai me render muitas viagens. Mais muito obrigado a todos.

Gostaria de convidar os amigos para uma viagem que estarei realizando em janeiro de 2005 de Porto Alegre para o sul da Bahia (Chapada Diamantina, Parque Nacional Monte Pascoal e litoral parte sul) Goias (Chapada dos Veadeiros) e então retorno a POA, farei esta viagem em 30 dias, se o pessoal aqui do Forum quiser participar ou se pudermos nos encontrar quem sabe pelo caminho, acho que seria bem legal. Vamos trocar alguma idéia.

Se alguem possuir alguma informação sobre o roteiro, podemos evoluir o assunto e incluir novos pontos de visitação. Esta lançada a sugestão.

Muito Obrigado a todos.

Agora serei mais um frequentador (leigo) deste forum.

Grande Abraço.

Emerson Chassot
emeson.chassot@terra.com.br