Ver Versão Completa : Braço pitman da caixa de Dir. Hid. Opala
Thiago Pinto
17/03/2008, 13:49
Tenho uma caixa de Dir. Hid. Opala e estou querendo colocar no meu CJ, o unico problema que a mesma esta sem o braço pitman e eu não encontrei em nenhum desmanche....Alguem tem ou sabe na onde eu encontro??? A caixa é moderna com o parafuso na estria do pitman e não aquelas que tem uma porca na prate de caixo do eixo
Obrigado
Elmer_Jeep
17/03/2008, 16:01
cara, esse pitman é difícil demais, alguns JPX saíram com esse modelo tipo abraçadeira mas é um pouco mais longo que os de opala.
[]'s
Thiago Pinto
18/03/2008, 07:34
Alguem para desvendar esse caso??
Pitman tipo abraçadeira do opala moderno
Thiago Rodeghel
18/03/2008, 12:23
Será q autopeças não tem novo ainda??? Já tentou dar uma pesquisada???
[s]
Cara, estou com o mesmo problema, comprei uma caixa nesse final de semana e o pitmam que o cara do desmanche me deu era do modelo mais antigo e não serve, se alguem souber onde posso encontrar?? Nas lojas que procurei não achei. Sera que não da pra um torneito fazer um, ou fazer uma rosca no eixo da caixa para esse braço?? Eu até queria trocar a caixa, mais o mecanico falou que ela tava zerada e pediu para eu procurar o braço.
Thiago Pinto
24/03/2008, 10:21
Amigo, até que fim eu consegui achar esse tal braço pitman em um desmanche.( na verdade achei dois, mas optei pelo mas em conta).
1º Eu não achava em lugar nenhum, então fui conversar com o mecanco perto da minha casa e ele falou q arrumava, mas queria 100 reais ...eu achei um absurdo
2º Eu estava em Caraguatatuba no feriado e no sabado fui em um desmanche só para ter certeza q era realmente dificil de achar.. e então pagar os 100 reais para o tal mecanico de SJC.....para minha surpresa o cara tinha e cobrou 50 reais nessa mosca braca de olho azul. Eu feliz e o mecanico puto porque eu achei outro + barato.
Em santos não achei em nenhum lugar, vou ver se acho em SP.
Tenho um braço do modelo antigo em casa, se alguem se interessar.
Thiago Pinto
24/03/2008, 13:20
wcas
Boa sorte, passei a semana inteira ligando em desmanche em SP , SJC e etc....ninguem tinha ou nem demonstrava interesse.....`
Se interessar pra vc, posso ver se o mecanico melhora o preço, depois q ele ficou puto de eu não comprar dele...tbm posso arrumar o tel e ai vc liga
wcas
Boa sorte, passei a semana inteira ligando em desmanche em SP , SJC e etc....ninguem tinha ou nem demonstrava interesse.....`
Se interessar pra vc, posso ver se o mecanico melhora o preço, depois q ele ficou puto de eu não comprar dele...tbm posso arrumar o tel e ai vc liga
Oi, quero sim. Mais 100 contos é foda, paguei 300 no conjunto todo(caixa/bomba). Ve quanto da pra ele fazer, se for os mesmos 50 que voce pagou eu até quero.
Thiago Pinto
24/03/2008, 14:30
Oi, quero sim. Mais 100 contos é foda, paguei 300 no conjunto todo(caixa/bomba). Ve quanto da pra ele fazer, se for os mesmos 50 que voce pagou eu até quero.
SE ELE NÃO QUISER VENDER POR 50, VAI FICAR UM BOM TEMPO QUERENDO OS 100 REAIS....EU PAGUEI 100 NA CAIXA, E ESTAVA ACHANDO ABSURDO PAGAR O MESMO NO BRAÇO...TBM PODE TENTAR A SORTE LIGANDO NA ONDE EU COMPREI O MEU....DESMANCHE COMERCIAL 2000 CARAGUATATUBA...NÃO SEI O TEL
Thiago Rodeghel
24/03/2008, 17:13
Afff... nesses preços compensa pegar um novo
Comprei um pitman novo de F1000, na caixa TRW... 90,00 paguei:roll:
[s]
Thiago, mais esse pitman é de qual modelo? Sera que eu acho para o opala?
Hoje fui em 3 lojas perto do trampo e nenhuma tinha pitman de opala, dera que tem algum outro que cabe la ?
Thiago Rodeghel
24/03/2008, 23:08
Thiago, mais esse pitman é de qual modelo? Sera que eu acho para o opala?
Hoje fui em 3 lojas perto do trampo e nenhuma tinha pitman de opala, dera que tem algum outro que cabe la ?
Acho que é da F1000 modelo 92. Mas o Elmer descobriu que serve na caixa de direção da S10.
Posso estar chutando errado, mas esse pitman de Opala, deve ser igual de Omega, ou das caminhonetes AC-10/20. Isso digo talvez, precisaria testar se encaixa.Esse meu tbm não tinha na hora o pitman, mas como o dono da autopeças já é conhecido meu, pedimos sob encomenda.
Onde vc pode achar com um preço legal é na Accioly, distribuidora de peças GM. Dá uma pesquisada no forum, ou na net que aparece o tel e endereço, pq agora estou sem o cartão deles aqui.
[s]
Fabio Buoso
25/03/2008, 17:02
Pessoal
Também estava com esse mesmo problema, comprei a caixa de direção e esqueci da p#%& do pitman, quando fui no cara q tava desmanchando o diplomata, já tinha virado sabão.
Rodei pra caramba atrás de um pitman com parafuso, mas onde eu achava, os caras só vendiam junto com a caixa.
Fui achar num desmanche em Taipas, perto da Estrada Velha de Campinas, q sai de Pirituba e vai pra Caieiras...paguei 80 latinhas, pelo q vi o cara tem mais lá, se interessar pra alguém, vou praqueles lados no final de semana, aí pego o telefone dele pra passar pra vcs.
Abraços
Por favor, se voce puder pegar o fone de la eu agradeço.
paulobarbosa
26/03/2008, 10:09
Olha, eu tenho uma Camper. E o meu pitman tinha quebrado. E é exatamente esse que vcs estão procurando.
Mas na camper ele é alongado. Foi dificil de achar, mas no meu caso eu nem sabia que era o do opala. Fui no google procurando imagens de pitman, para descobrir o carro doador. Ai encontrei o danado num anuncio do mercado livre. De um desmonte ai de sampa, paguei 30,00 mais frete para o Rio.
Como esse não estava alongado, depois comprei um aqui no Rio por 60,00 para poder alongar. Agora tenho 2. Um de reserva. Só que já alongado, não servem para vcs.
Eu paguei mais 50,00 para alonga-lo num soldador.
O contato do vendedor do mercado livre, é toninhoornelas@hotmail.com (toninhoornelas@hotmail.com).
Não sei se ele tem outro.
PB
Elmer_Jeep
26/03/2008, 10:36
pessoal, pitman emendado é suicídio.
Já vi pitman de abraçadeira com dois tamanhos, inclusive na camper e a peça era original, nada de emenda.
O fabricante é a TRW. Vou ver se encontro alguma imagem num catalogo antigo depois anexo aqui.
[]'s
Pois é eu também acho, por isso quero fazer de outra forma.
Elmer um torneiro não faz um ?? eu tenho um do opala antigo em casa só que as estrias são diferentes, sera que não da pra arrumar esse?? ou em ultimo caso tornear o eixo da caixa para adaptar outro modelo?
Elmer_Jeep
26/03/2008, 15:55
wcas,
Acho impossível fazer, tenho torno aqui, recentemente fiz curso de tornearia no Senai e nunca vi nada parecido sendo confeccionado num torno.
esse do seu opala antigo é do tipo abraçadeira ? já tentou montar em outra posição pra ver se encaixa ?
Sobre tornear o eixo creio que não vai sobrar espaço pro pitman + a porca, também não sei se o diametro das estrias são iguais(pitman fechado X pitman abraçadeira). Seria mais fácil trocar de caixa ou trocar o setor(eixo vertical).
Verifique o pitman do opala antigo que vc falou se cabe em outras posições mesmo que fique diferente da posição original tem um friso na estria que pode ser mudado permitindo alinhar corretamente.
Se tiver fotos manda ai tambem.
[]'s
O espaço que tem no eixo é do mesmo tamanho do espaço de uma caixa com parafuso por baixo, nesse ponto até teria espaço para a porca, porem as estrias são diferentes, o eixo da caixa é bem mais grosso, o buraco do braço pit. é bem menor que o eixo. Tem algum jeito de refazer as estrias ??
Segue a foto do pitman que eu tenho, mais ele é fechado.
Olha como sao as coisas, lembrei que perto da casa da minha mãe que mora em Sorocaba tem 2 desmanches, falei com ela agora pra ela ver la pra mim se tem o braço e ela me contou que tem um primo nosso la que eu nem sei quem é que tem um desmanche na cidade, agora é só rezar pro cara achar alguma coisa,.rssss.
Olha como sao as coisas, lembrei que perto da casa da minha mãe que mora em Sorocaba tem 2 desmanches, falei com ela agora pra ela ver la pra mim se tem o braço e ela me contou que tem um primo nosso la que eu nem sei quem é que tem um desmanche na cidade, agora é só rezar pro cara achar alguma coisa,.rssss.
Pô ! Tua própria mãe procura as coisas pra ti, e tu ainda tem um primo dono de desmanche ?! Tás com tudo e não estás prosa... como se dizia antigamente... no tempo dos CJs.
paulobarbosa
26/03/2008, 22:49
Olha. Perguntei ao pessoal do Clube da Camper, e eles me disseram, que o original da Camper é o Opala "com solda" para aumenta-lo.
O meu antigo quebrou, mas não na "emenda" quebrou no U, onde leva o parafuso.
O meu foi soldado, por um profissional. Me cobrou cerca de 50,00 numa solda. Uma solda bem feita, não tem problema. Acho muito mais fragil a abraçadeira.
PB
Mas se encontrar um original comprido e sem solda, posso comprar também. Pois seguranca nunca é muito.
Pô ! Tua própria mãe procura as coisas pra ti, e tu ainda tem um primo dono de desmanche ?! Tás com tudo e não estás prosa... como se dizia antigamente... no tempo dos CJs.
Não é sempre assim não. Pedir favores para a familia quase sempre é mais dificil do que eu mesmo fazer. Mais nesse caso não tinha como,.rssss.
pessoal, pitman emendado é suicídio.
Já vi pitman de abraçadeira com dois tamanhos, inclusive na camper e a peça era original, nada de emenda.
O fabricante é a TRW. Vou ver se encontro alguma imagem num catalogo antigo depois anexo aqui.
[]'s
Elmer achei um cara na net que tem um e opala 90, voce sabe me dizer se desse tipo abraçadeira esses 2 tipos que voce viu encaixam no eixo da caixa do opala, pq a minha é do modelo 88?
Do jeito que eu sou pé frio vou acabar comprando um braço com braçadeira que não vai encaixar la,.rsss
Elmer_Jeep
27/03/2008, 10:33
Elmer achei um cara na net que tem um e opala 90, voce sabe me dizer se desse tipo abraçadeira esses 2 tipos que voce viu encaixam no eixo da caixa do opala, pq a minha é do modelo 88?
Do jeito que eu sou pé frio vou acabar comprando um braço com braçadeira que não vai encaixar la,.rsss
A caixa da estria sem rosca recebe os pitman longo e curto(de abraçadeira) inclusive o pitman do JPX.
[]'s
equipeminas4x4
27/03/2008, 10:45
Acho que é da F1000 modelo 92. Mas o Elmer descobriu que serve na caixa de direção da S10.
Posso estar chutando errado, mas esse pitman de Opala, deve ser igual de Omega, ou das caminhonetes AC-10/20. Isso digo talvez, precisaria testar se encaixa.Esse meu tbm não tinha na hora o pitman, mas como o dono da autopeças já é conhecido meu, pedimos sob encomenda.
Onde vc pode achar com um preço legal é na Accioly, distribuidora de peças GM. Dá uma pesquisada no forum, ou na net que aparece o tel e endereço, pq agora estou sem o cartão deles aqui.
[s]
A diferença deste pitman do Opala 92 para os mais antigos, que é o mesmo do Ômega e tb consegue usar o da S10, é que esse pitman de abraçadeira tem a estria reta, por isso a abraçadeira para travá-lo na estria, enquanto os mais antigos, tem estria cônica, por este motivo a porca inferior para fazer o travamento no cônico.
[]´s
equipeminas4x4
27/03/2008, 10:48
wcas,
Acho impossível fazer, tenho torno aqui, recentemente fiz curso de tornearia no Senai e nunca vi nada parecido sendo confeccionado num torno.
esse do seu opala antigo é do tipo abraçadeira ? já tentou montar em outra posição pra ver se encaixa ?
Sobre tornear o eixo creio que não vai sobrar espaço pro pitman + a porca, também não sei se o diametro das estrias são iguais(pitman fechado X pitman abraçadeira). Seria mais fácil trocar de caixa ou trocar o setor(eixo vertical).
Verifique o pitman do opala antigo que vc falou se cabe em outras posições mesmo que fique diferente da posição original tem um friso na estria que pode ser mudado permitindo alinhar corretamente.
Se tiver fotos manda ai tambem.
[]'s
O pitman de abraçadeira, tem uma estria grossa, ou seria a falta da usinagem de 1 estria pra que seja montado apenas em 1 posição. O que pode ser feito com facilidade é retirar essa estria grossa do pitman, usando uma lima rotativa, ae ele monta em qualquer posição.
Além disso, como tem um rebaixo no eixo da caixa, pra passar o parafuso, vai ter que passar uma furadeira depois do pitman posicionado pra conseguir passar o parafuso. Este é o único jeito de conseguir aproveitar essa caixa hidráulica em adaptações.
[]´s
Elmer_Jeep
27/03/2008, 10:56
Boa marcel, esqueci de comentar sobre a cavidade do parafuso no eixo estriado.
Melhor do que usar a broca seria encaixar o pitman, marcar com um giz e usar a própria lima rotativa pra fazer a cavidade transversal.
Fiz isso na DH de opala que tem no Prateado.
[]'s
equipeminas4x4
27/03/2008, 10:59
realmente Elmer, mas num é todo mundo que tem lima rotativa, então a furadeira resoRve. Como uma parte da abraçadeira tem o furo roscado para que o parafuso faça o aperto, mete a furadeira pra fazer um furo passante e usa um parafuso maior com porca.
[]´s
Boa marcel, esqueci de comentar sobre a cavidade do parafuso no eixo estriado.
Melhor do que usar a broca seria encaixar o pitman, marcar com um giz e usar a própria lima rotativa pra fazer a cavidade transversal.
Fiz isso na DH de opala que tem no Prateado.
[]'s
Esta cavidade ja tem no eixo. Pelo que entendi o eixo das caixas com parafusos são conicos?? É isso ou ja to ficando loco ??:parede:
equipeminas4x4
27/03/2008, 12:46
Esta cavidade tem no eixo sim, porém ao montar o pitman na caixa na única posição que ele encaixa, vc verá que ele não fica reto, em relação ao carro, ele fica virado pro lado. Não sei se consegui explicar direito, mas imagina o volante na posição reta, o pitman está reto voltado pra trás, ao girar o volante, ele é direcionado pra dir. ou esq. empurrando ou puxando a barra de direção. Na única posição que o pitman monta na caixa, ele já fica virado pra direita do carro e não na posição reta como deveria ficar. Qd vc retira a estria grossa do pitman com abraçadeira para poder colocá-lo na posição que atende para a adaptação, a posição do parafuso fica fora do rebaixo original do eixo estriado onde o parafuso passa. Dessa forma, é necessário passar uma furadeira para fazer outro rebaixo, depois do pitman foi reposicionado, para passar o parafuso.
O eixo estriado da caixa que usa porca pra fixar o pitman é CÔNICO. (Opala antigo, ômega, S10, etc.)
O eixo estriado da caixa que usa o pitman de abraçadeira é RETO. (Opala 92-Diplomata, Camper, etc.)
Um pitman de abraçadeira NÃO serve na caixa q usa pitman cônico e vice-versa.
É... ja vi que não tem jeito, se não achar essa p@$&%! com abraçadeira vou comprar outra caixa e deixo essa de lado, um dia eu acho um braço pra ela ou faço uma foqueira com ela. Afinal só errando que a gente aprende.:parede:
[]s
Thiago Pinto
28/03/2008, 07:09
É... ja vi que não tem jeito, se não achar essa p@$&%! com abraçadeira vou comprar outra caixa e deixo essa de lado, um dia eu acho um braço pra ela ou faço uma foqueira com ela. Afinal só errando que a gente aprende.:parede:
[]s
Amigo WCAS
Já falei pra vc ligar para o cara que tem e negociar com ele......vc sabe q não é facil de achar esse braço....para vc não ficar com duvida, segue a foto do PROCURADO.
Amigo WCAS
Já falei pra vc ligar para o cara que tem e negociar com ele......vc sabe q não é facil de achar esse braço....para vc não ficar com duvida, segue a foto do PROCURADO.
Valeu pela foto.
Thiago Pinto
28/03/2008, 15:21
Amigo WCAS
Conversei como cara q tem esse braço e ele demontrou interesse em desfazer dessa peça, ele agradeceu de eu ter oferecido para outro.
Valei Thiago, um amigo vai procurar nesse sabado em SP pra mim, se ele não achar eu vou ligar pra ele na semana que vem pra fechar isso. Vou ver amanha em outro desmanche que achei na lista telefonica la perto tb.
abraços.
Consegui o bendito braço, :dance:
Um amigo achou em um desmanche em SP, 30 contos.
Valeu Thiago, e ao pessoal pela ajuda, agora é so montar.
:concordo:
Thiago Pinto
31/03/2008, 13:40
Consegui o bendito braço, :dance:
Um amigo achou em um desmanche em SP, 30 contos.
Valeu Thiago, e ao pessoal pela ajuda, agora é so montar.
:concordo:
Legal muito bom......a minha tbm só falta montar
Esta cavidade tem no eixo sim, porém ao montar o pitman na caixa na única posição que ele encaixa, vc verá que ele não fica reto, em relação ao carro, ele fica virado pro lado. Não sei se consegui explicar direito, mas imagina o volante na posição reta, o pitman está reto voltado pra trás, ao girar o volante, ele é direcionado pra dir. ou esq. empurrando ou puxando a barra de direção. Na única posição que o pitman monta na caixa, ele já fica virado pra direita do carro e não na posição reta como deveria ficar. Qd vc retira a estria grossa do pitman com abraçadeira para poder colocá-lo na posição que atende para a adaptação, a posição do parafuso fica fora do rebaixo original do eixo estriado onde o parafuso passa. Dessa forma, é necessário passar uma furadeira para fazer outro rebaixo, depois do pitman foi reposicionado, para passar o parafuso.
O eixo estriado da caixa que usa porca pra fixar o pitman é CÔNICO. (Opala antigo, ômega, S10, etc.)
O eixo estriado da caixa que usa o pitman de abraçadeira é RETO. (Opala 92-Diplomata, Camper, etc.)
Um pitman de abraçadeira NÃO serve na caixa q usa pitman cônico e vice-versa.
Resumindo: Modelo antigo ou novo ?
portugues
09/10/2008, 13:09
Resumindo: Modelo antigo ou novo ?
olá pessoal então se eu precisar de uma caixa com o braço ptimam virado para frente posso optar pela do diplomata 92 com esse braço que ´´e por abraçadeira?? é isso ??assim eu coloco ele na posição que eu desejar?? alguém pode esclarecer melhor se é isso?? e as caixas do diplomata 92 já vierem com esse braço ou Não? obrigado
olá pessoal então se eu precisar de uma caixa com o braço ptimam virado para frente posso optar pela do diplomata 92 com esse braço que ´´e por abraçadeira?? é isso ??assim eu coloco ele na posição que eu desejar?? alguém pode esclarecer melhor se é isso?? e as caixas do diplomata 92 já vierem com esse braço ou Não? obrigado
Não:discordo:
Mesmo sendo de abraçadeira, ele encaixa somente em um aposição, a não ser que voce lime a guia. É do opala 91 e 92, eu tenho esta caixa e foi mal trampo achar o braço porque comprei sem ele no desmanche.
Elmer_Jeep
09/10/2008, 15:04
está tudo explicado em detalhes nas paginas anteriores...
[]'s
Pra complicar ainda mais: existe ainda um modelo de pitman que saiu nos engesas e campers que tem mais um furo onde pega o amortecedor de direção.
Não sei qual o carro doador e gostaria de saber....
Não sei se ajuda, mais uma vaz quando eu estava procurando o braço pitmam de abaçadeira, um cara trouxe um desses com 2 furos, e era do opala, porém era do braço auxiliar(não sei se o nome é esse) é um braço que trabalha junto com a uma das rodas,.que trabalha junto com esse da caixa de direção....acho que é isso.