PDA

Ver Versão Completa : Pedal de Freio Vibrando

mir000
17/03/2008, 11:15
Pessoal!

Desde o final do ano passado a viatura (Samurai 91) está com uma vibração no pedal de freio.

Troquei discos e pastilhas na época e semana passada foi dado um passe nos tambores, mas o problema continua.

Em alguns momentos escuto um barulho bem no fundo (tu-tum --- tu-tum), na mesma "intensidade" da vibração. Pra mim, a vibração não acompanha a rotação das rodas (no caso seria um tum-tum-tum constante). Mas quanto maior a velocidade mais rápido e intenso fica a vibração / barulho.

O mecânico que trocou os discos (estava adaptando o carburador na época) acusou os tambores e semi-eixos traseiros.

Já o Edmur (que mandou dar os passes nos tambores) acha muito difícil ser semi-eixo...

Inicialmente, achava que o barulho vinha da traseira, mas já to na dúvida.

Próximo mês to querendo verificar e revisar o eixo dianteiro e mais pra frente o eixo traseiro (rolamentos, retentores, etc)... E ver se acho o problema!

Algum palpite do que possa ser?

Agradeço desde já e fico no aguardo!

Abraços

diogo ludovico
17/03/2008, 11:20
Verifique o eixo traseiro primeiro!
o meu samurai 97 apresentava o mesmo tremor, quando eu freava, o pedal vibrava e eu escutava o mesmo barulho na roda traseira.
Verifiquei e em usemi eixo estva empenado, e com isso a campana tambem ocilava e gerava a vibração.

mir000
17/03/2008, 12:53
Valeu Diogo!

Deu pra desempenar ou teve que trocar?

E teve que trocar mais alguma coisa?

Abraços

diogo ludovico
17/03/2008, 15:00
No meu caos estou tendo que trocar o eixo todo, mas isso é uma outra história......
Dá para consertar sim, verifique se o semi eixo ou as campanas não estão empenados.
Outra coisa, pode ser que os discos estejam empenados, então se quiser resolver de uma vez por todas verifique tudo quanto a empeno.
Voce percebeu alguma perda de fluido de freio?? Aconteceu comigo de a mangueira de freio rachar e quando sob pressão vazava um pouco de fluido que entrava em contato com a sapata e fazia um barulho parecido com o que vc descreveu.

mir000
17/03/2008, 17:12
No início do mês vou tentar abrir pra ver o que está empenado mesmo!

Os discos são novos. Foram trocados após início das vibrações.

O fluido está ok. E o barulho acredito que seja de algo empenado mesmo ou rolamento ruim...

O jeito vai ser abrir e verificar!!!

Valeu Diogo!!!

[s]

Supercharger
17/03/2008, 17:14
Os discos são novos. Foram trocados após início das vibrações.

Então não vibrava antes? É algo que apareceu?

mir000
17/03/2008, 20:42
Então não vibrava antes? É algo que apareceu?

Isso mesmo!

Começou em dezembro... Do nada, sem trilha e sem batidas... De vez em quando dava uns trancos das falhadas do carburador antigo (tipo falha e volta, desacelera e acelera rápido, dando um tranquinho), mas acho que não era suficiente para empenar o semi-eixo não...

[s]

MaGao
17/03/2008, 22:12
Isso mesmo!

Começou em dezembro... Do nada, sem trilha e sem batidas... De vez em quando dava uns trancos das falhadas do carburador antigo (tipo falha e volta, desacelera e acelera rápido, dando um tranquinho), mas acho que não era suficiente para empenar o semi-eixo não...

[s]

ja verificou rolamento das rodas dianteiras?

o meu estava assim.. dai troquei os rolamentos e paft.. fico bom =)
samurai 98 =)

Henanh
17/03/2008, 22:39
Assim que li o tópico pensei logo nos discos, mas como você disse que são novos...

O meu pedal chega está "subindo e descendo", acredito que seja um empeno nos discos... geralmente causados pelo desgaste mesmo ou choque térmico talvez...

abraço

mir000
18/03/2008, 08:38
ja verificou rolamento das rodas dianteiras?

o meu estava assim.. dai troquei os rolamentos e paft.. fico bom =)
samurai 98 =)

Olá MaGao!

Quando trocou os discos o mecânico verificou e regulou um dos rolamentos dianteiros...

Bom... Vou revisar os dois eixos. Mas to achando melhor começar pelo traseiro. mas vou pedir pro mecânico verificar os rolamentos dianteiro também...

O dianteiro tá com camber e caster um pouco fora do limite, então quando for desempenar a carcaça vou aproveitar pra revisar tudo.

Valeu

Abraços

MaGao
18/03/2008, 10:56
Olá MaGao!

Quando trocou os discos o mecânico verificou e regulou um dos rolamentos dianteiros...

Bom... Vou revisar os dois eixos. Mas to achando melhor começar pelo traseiro. mas vou pedir pro mecânico verificar os rolamentos dianteiro também...

O dianteiro tá com camber e caster um pouco fora do limite, então quando for desempenar a carcaça vou aproveitar pra revisar tudo.

Valeu

Abraços

tipo.. ta mUIITOOO parecido com sua descrição oque acontecia com o meu.. e so foi os rolamentos.. os meus disco estao ate irregulares e gastos.. e não faz isso .. so foi os rolamentos mesmo hehehe =))

abraços

mir000
19/03/2008, 21:07
Pois éh MaGao!

Ta entre os semi-eixo e algum rolamento...

No início do mês levo no meca pra verificar... Se tiver que abrir mesmo, vou começar pelo traseiro.

[s]

mir000
24/03/2008, 12:28
Segunda que vem interno a viatura de novo!

Antes de abrir o eixo traseiro, o meca vai mandar o disco pra retífica pra conferência, pois já teve caso de disco novo empenado.

[s]

diogo ludovico
24/03/2008, 14:36
Só uma sugestão de quem está trocando os eixos de tanto ter problema...
Se for abrir o eixo traseiro, já revise tudo de uma vez, verifique se os semi eixos não estão empenados, o estado dos rolamentos, coroa e pião caixa satelites, e até se não é a propria carcaça do eixo que pode estar empenada.
Falo isso pois sofri durante 2 anos com a vibração, e tive que abrir o doferencial traseiro mais de 6 vezes pois vivia com retntores estourados, e com o freio vibrando, até que descobri na ltima vez que a carcaça estava empenada, o que forçou o semi eixo ao empeno (desempenei uma vez), mas com isso a campana "dançava" fazendo o freio parecer que tremia.
já que vai internar, faça uma revisão completa, pois asim vc resolve tudo de uma vez, e se não tiver nada no eixo traseiro pelo menos desencana sabendo que lá está tudo ok.

mir000
24/03/2008, 20:36
Só uma sugestão de quem está trocando os eixos de tanto ter problema...
Se for abrir o eixo traseiro, já revise tudo de uma vez, verifique se os semi eixos não estão empenados, o estado dos rolamentos, coroa e pião caixa satelites, e até se não é a propria carcaça do eixo que pode estar empenada.
Falo isso pois sofri durante 2 anos com a vibração, e tive que abrir o doferencial traseiro mais de 6 vezes pois vivia com retntores estourados, e com o freio vibrando, até que descobri na ltima vez que a carcaça estava empenada, o que forçou o semi eixo ao empeno (desempenei uma vez), mas com isso a campana "dançava" fazendo o freio parecer que tremia.
já que vai internar, faça uma revisão completa, pois asim vc resolve tudo de uma vez, e se não tiver nada no eixo traseiro pelo menos desencana sabendo que lá está tudo ok.

Pois éh!

Minha carcaça dianteira tá um pouco empenada, mas ta dentro do limite!

Não achando nada de anormal no eixo traseiro, parto pro desempeno e revisão do dianteiro...

Valeu Diogo!

Inté...

E a luta continua... hehehe

mir000
04/04/2008, 10:42
Acho que agora o problema foi encontrado.

O semi-eixo traseiro menor tava bem empenado e estourou o rolamento. O meca (Edmur) conseguiu desempenar blz. Pego a viatura hoje.

Já já ia dar melda, pois o rolamento já estava bem avariado!

Aproveitei pra zerar a carcaça do eixo dianteiro que estava com camber e caster fora, do lado menor do eixo também... O Edmur leva num cara que faz o desempeno com o eixo no lugar, sem precisar desmontar.

Agora acho que a novela terminou...

Obrigado a todos que ajudaram e deram seus pitacos!!!

Abraços

norberto
04/04/2008, 11:26
Acho que agora o problema foi encontrado.

O semi-eixo traseiro menor tava bem empenado e estourou o rolamento. O meca (Edmur) conseguiu desempenar blz. Pego a viatura hoje.

Já já ia dar melda, pois o rolamento já estava bem avariado!

Aproveitei pra zerar a carcaça do eixo dianteiro que estava com camber e caster fora, do lado menor do eixo também... O Edmur leva num cara que faz o desempeno com o eixo no lugar, sem precisar desmontar.

Agora acho que a novela terminou...

Obrigado a todos que ajudaram e deram seus pitacos!!!

Abraços

Rafa,

Me passa o tel/endereço desse cara que desempena sem desmontar.
Não é a Monobloco, não, né?

[]s

Supercharger
04/04/2008, 11:40
Se tiver que abrir mesmo, vou começar pelo traseiro.

Diz aí Rafa, você teve que abrir o traseiro para desempenarem seu eixo? :mrgreen:

Fabil
04/04/2008, 11:58
desempeno de carcaca sem desmontar o eixo????/ sei nao hein???

T+

mir000
05/04/2008, 11:28
Rafa,

Me passa o tel/endereço desse cara que desempena sem desmontar.
Não é a Monobloco, não, né?

[]s

Respondido por email!

[s]

mir000
05/04/2008, 11:32
Diz aí Rafa, você teve que abrir o traseiro para desempenarem seu eixo? :mrgreen:

Teve sim...

Ele tira o semi-eixo e leva num torneiro, que esquenta ele (pra k7) e trabalha com ele quente até desempenálo por completo... Parece ser muito bacana!

O Edmur me mostrou um de Sidekick (bem mais grosso) que já tinha voltado do torneiro a mais tempo e ainda estava bem quente!!!

Foi por poco que não deu merda mesmo! O rolamento já tava rompido, era uma questão de tempo pra estourar tudo lá dentro!!!

Não consegui desempenar a carcaça, pois o cara estava lotado! Segunda se der levo lá! (desempena em uns 30/60 min... :-)

E é confiável Fabil, o Edmur já desempenou dianteiros de samuca lá!

[s]

mir000
05/04/2008, 11:45

Agora que saquei seu fidazunha!!! Tá gozadinho, hein??? :mrgreen:

VTNC :-)

Fui

Supercharger
05/04/2008, 12:49
Então além de tudo tomou uma esquentada, hehehe. :-D

[]´s
Gustavo.

mir000
05/04/2008, 15:14
Não...

Mas o grosso do sidekick tava quente do jeito que vc gosta!!! :-)

[s]

Supercharger
05/04/2008, 16:35
Rsrsrs, apelou! :-D

mir000
06/04/2008, 13:44
POADorenseMNPAP

:o