PDA

Ver Versão Completa : Motor 2.5 Hsd Na Explorer 97 4x4 Manual

EDEM2008
15/03/2008, 12:10
Caros Amigos,
Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
O Que Está Acontecendo é Que:
1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
3- O Velocímetro Não Funciona
Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
Por Favor Ajudem-me.
Abraços A Todos!

EDEM2008
15/03/2008, 13:12
Caros Amigos,
Coloquei Um Hsd 2.5 Da Ranger 2001 Na Minha Explorer.;
De Fato Plug And Play, Porém A Caixa De Cambio Foi Feita A Seguinte Adaptação: Para Não Fazer O Tal Flange, O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger, Até Ai Tudo Bem.
O Que Está Acontecendo é Que:
1- O Carro Está Patinando Ou Seja, O Motor Dispara Mas Não Tem Força (o Disco Desliza)
2- O Kit Utilzado é Novo Da Ranger A Diesel 2001 2.5
3- O Velocímetro Não Funciona
Por Fim, Queria Uma Opnião Dos Caros Amigos Se Existe Diferença (s) Entre Caixa De Cambio Da Referida Explorer E Da Ranger 2.5 Hsd 2001?
Por Favor Ajudem-me.
Abraços A Todos!
EM TEMPO! TERIA QUE TROCAR DIFERENCIAL?

dudarj
15/03/2008, 16:18
EM TEMPO! TERIA QUE TROCAR DIFERENCIAL?

O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.

Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro :)!!

ROAD TECH
15/03/2008, 21:03
Olá Edem 2008,

Tem certeza que vc está usando corretamente o termo "Plug and Play"??

Isso só seria possível se a furação do motor HS 2.5 e demais dimensões (offsets do conjunto de embreagem) fossem iguais ao do motor Ford 4.0 V6.

Até onde eu sei, o câmbio da Ranger (montada na Argentina) é um EATON FSO 2405, o mesmo usado nas S10, Blazer, Nissan Frontier.... e diferente do câmbio da Explorer.

Não entendi essa (????): "O Mecânico Optou Por Transplantar Todas As Engrenagens Da Explorer Para A Caixa Da Ranger"

Desculpe a minha ignorância, mas dá para explicar isso melhor???

Talvez esteja ai o problema que vc relata, que tudo indica seja embreagem patinando. Esse problema seria de mais simples solução se o conjunto tivesse garfo de acionamento. Mas no caso, é atuador hidráulico dentro da carcaça da embreagem, que muito provavelmente, deve estar estrangulado.

No caso do conta-giros, o sinal que alimentava o seu mostrador no painel, vinha do sistema de ignição/injeção do motor à gasolina. Para o diesel, o sinal é diferente e vem do alternador. Nesse caso a única solução é arrumar um conta-giros de Ranger a diesel e colocar no lugar do original. Os sinais são completamente diferentes. Não tem como adaptar o conta-giros original.:discordo:

O seu mecânico, antes de fazer a adaptação deveria ter te alertado sobre esses problemas. É o tal problema: "Plug and Play, pero non mucho":parede:

Saudações,

Octávio

Walter L. L. Casitta
15/03/2008, 21:35
Com certeza não é plug and play, senão teria funcionado.

O cambio da Ranger 2.5 basicamente é o mesmo da Explorer. Ambos são Mazda, porem devem existir algumas pequenas diferenças onde o meca comeu a mosca.

Em tempo: O câmbio Eaton é usado apenas nas Ranger com os motores 2.8 e 3.0.

EDEM2008
15/03/2008, 22:56
Bem Pessoal,
Quando Sitei Plug And Play, Na Verdade, Foi Apenas Para Informar Que O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
O Dito Transplante Na Verdade Foi O Seguinte:
A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As Engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange, Ok?
Aí Está Minha Dúvida, Será Que O Eixo Piloto E Demais Engrenagens Da Explorer, São Iguais Ao Da Ranger A Diesel?
Seria Melhor Colocar Uma Caixa Completa Da Ranger?
Outra Dúvida, é Sobre O Velocímetro, Não Funciona!
O Contagiros Está Ok.
Pessoal, Só Tenho A Agradecer A Todos Voces.
Sou Novo Na Comunidade, E Fiquei Surpreso Com A Receptividade.
Muito Obrigado Mesmo Por Estarem Me Ajudando.

ROAD TECH
15/03/2008, 23:03
Olá Walter,

Antes de responder o post do nosso colega Edem, fui me informar sobre o câmbio aplicado à Ranger 2001, conforme informado pelo próprio. Veja na transcrição abaixo, o que informa o catálogo de aplicações EATON:

Ranger 4x2, 4x4 - FSO 2405F (linha leve-5 vel-overdrive)- 2001-2002

Sds,

Octávio

Walter L. L. Casitta
16/03/2008, 00:06
Olá Walter,

Antes de responder o post do nosso colega Edem, fui me informar sobre o câmbio aplicado à Ranger 2001, conforme informado pelo próprio. Veja na transcrição abaixo, o que informa o catálogo de aplicações EATON:

Ranger 4x2, 4x4 - FSO 2405F (linha leve-5 vel-overdrive)- 2001-2002

O câmbio Eaton veio na Ranger a partir de 2001 nos modelo 2002 junto com o lançamento do motor PS2.8
Até 2001 todas as Ranger com o motor 2.5 vinham com o câmbio Mazda igual ao da Explorer. Não foi preciso consultar nenhum catálogo, minha Ranger 01/01 2.5 tem o câmbio Mazda.

Walter L. L. Casitta
16/03/2008, 00:27
Bem Pessoal,
Quando Sitei Plug And Play, Na Verdade, Foi Apenas Para Informar Que O Motor Coube Certinho No Cofre ( Patilhas E Tudo Mais).
O Dito Transplante Na Verdade Foi O Seguinte:
A Caixa De Mudanças Da Explorer Foi Aberta, E Retiraram Todas As Engrenagens De Dentro. Daí, Pegaram Uma Caixa De Ranger Sem Engrenagens (só O Bloco) E Colocaram As Engrenagens Da Explorer, Tudo Isso Para Não Ter Que Fazer Uma Flange, Ok?
Aí Está Minha Dúvida, Será Que O Eixo Piloto E Demais Engrenagens Da Explorer, São Iguais Ao Da Ranger A Diesel?
Seria Melhor Colocar Uma Caixa Completa Da Ranger?
Outra Dúvida, é Sobre O Velocímetro, Não Funciona!
O Contagiros Está Ok.
Pessoal, Só Tenho A Agradecer A Todos Voces.
Sou Novo Na Comunidade, E Fiquei Surpreso Com A Receptividade.
Muito Obrigado Mesmo Por Estarem Me Ajudando.

O ideal seria que o câmbio usado fosse o da Ranger completo. Normalmente um câmbio que serve a vários motores tem deferentes o flange/caixa seca e o eixo piloto e quando o eixo piloto é trocado todas as engrenagens tem que ser trocadas se relação de marcas for diferente.

Na Ranger o censor do velocímetro fica no diferencial e sinal desse sensor (VSS) vai direto ao velocímetro. Deveria ser a mesma coisa na Explorer. Por outro lado o conta-giros que feito para motores a gasolina, não funcionaria em motores a diesel. Então não seria o seu conta-giros que está parado?

Por falar em diferencial, a Ranger 2.5 usa diferenciais com relação de 4.56 enquanto a Explorer 3.7. É bom você pensar nisso também...

Márcio T
16/03/2008, 08:24
Na Ranger o censor do velocímetro fica no diferencial e sinal desse sensor (VSS) vai direto ao velocímetro. Deveria ser a mesma coisa na Explorer.

Até 97, o sensor de velocidade da Explorer (VSS) fica na saída da caixa de transferência (se for 4x4) ou da extensão da caixa de transmissão (se for 4x2). Não é um "cabo de velocímetro", que transmita rotação direta para o instrumento, mas um gerador de pulsos elétricos.

Creio que uma solução possível é trocar o diferencial / eixo traseiro pelo da Ranger. Além do sensor de velocidade, resolveria também o "problema" da relação de transmissão. Pelo jeito já tem até comprador para o diferencial da Explorer.

Tem também que dar uma olhada no esquema elétrico para se certificar se na 97 o sinal já passa pelo sensor do ABS - aí seria só conectar o VSS do diferencial traseiro.

Boa sorte.

Márcio

Edintruder
16/03/2008, 10:31
Então terias algumas opções;
> Mandar fazer o flange e recolocar a carcaça da caixa da Explorer novamente;
> Trocar o diferencial traseiro ou comprar a coroa de pulsos e o sensor e mandar instalar no diferencial;
> Arranjar num desmanche o painel da Ranger e trocar o painel para aceitar opulso do alternador e receber o sinal do diferencial que devem ser de frenquencias diferentes, pois a coroa de pulsos do diferencial tem mais dentes que a da caixa e mede quantoas voltas o eixo dá por unidade de tempo.

Eu na tua pele faria o flange que deve corrigir o velocímetro e a embreagem, fora isso já possui a caraça, dessa forma é mais fácil fazer o flange pois já está fora e custará mais barato que o diferencial traseiro.

EDEM2008
18/03/2008, 21:45
Bem Pessoal, Problbema Resolvido.
Levei O Carro A Um Mecânico Especializado Em Caixa E Transmissão, O Qual Logo Que Testou, Disse Que A Embrenhagem Estava "enforcada". Mas Por Que?
Retirou A Caixa E Abriu Para Revisar A Montagem, Logo Observou Que Na Mesma, Faltava Um Tal Garfo ( Coisa Que Na Caixa Da Explorer Não Tem) Que Auxilia O Atuador. Isso Provocou A Quebra Do Rolamento Do Mesmo E, Vazou O óleo "dot3".
Logo Que Foi Adcionada à Caixa As Peças Que Faltavam E Trocado O Atuador, O Problema Desapareceu, O Carro Está Andando Muito.
Agora, Levarei Na Quinta Dia 21/03, Para Um Eletricista Indicado Por Este Mecânico, Para Fazer As Reinstalações (velocímetro, 4x4 Etc). Ele Já Está Acostumado A Trabalhar Com Estas Adaptações.
Muito Obrigado A Voces!
Qualquer Dúvida Sobre Esta Mudança De Motor, Estarei Pronto
Para Ajuda-los

EDEM2008
21/03/2008, 23:13
Bem Pessoal,
Quando Mencionei "andando Muito" Não Tinha Testado Em Subidas. Logo Que Fiz, Senti O Carro Fraco, às Vezes Tenho Que Descer De Marcha Ré, Outras Vezes Aborto Totalmente A Ação.
Aí Eu Pergunto, Será Que A Relação Da Explorer é Muito Diferente Da Ranger?, Tem A Ver Com Diferencial?
O Eletricista A Quem Levei, Tirou O Motor Do 4x4, Para Fazer Uma Limpeza, E Não Colocou De Volta, Senti O Carro Um Pouco Fora Do Normal Como Se Estivesse Em High, Aí Tentei Desacoplar Manualmente Mas Talvez Nao Esteja Acertando. Alguém Pode Me Dar Uma Dica? Muito Grato Pela Atenção E Uma Boa Páscoa à Todos :?

Márcio T
22/03/2008, 23:51
Olá, Edem.

No eixo de comutação tem um par de molas de torção que deveriam ter retornado para a posição NEUTRO. O motor faz força para girar para as posições HIGH e LOW. Mas é possível que o garfo tenha travado acionado.

Na TCase, exatamente onde fica o motor de acionamento do 4x4, tem duas setas em alto relevo indicando a direção de giro anti-horário para LOW e horário para HIGH, além da posição de NEUTRO.

Quanto ao diferencial, acho que em posts anteriores o pessoal já havia dado o recado:

O diferencial da Explorer é superior ao da ranger, portando não precisa mudar o diferencial.
Se sentir o carro "fraco" pode trocar a relação de C/P por uma mais curta.

Agora se quiser realmente trocar o diferencial, eu compro o traseiro :)!!

Por falar em diferencial, a Ranger 2.5 usa diferenciais com relação de 4.56 enquanto a Explorer 3.7. É bom você pensar nisso também...

Boa sorte.

Márcio

EDEM2008
24/03/2008, 07:27
Valeu Marcio!
Mais Dúvidas...
Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder?
Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2?
Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2?
Abraços Amigos!

Márcio T
25/03/2008, 00:24
Para Colocar Em "auto" Tirando De High Ou Low, Girando O Eixo Manualmente, Como Devo Proceder? Coloca na posição N (Neutro).

Em "auto", As Rodas Dianteiras Ficam Tracionadas Ou 4x2? Em "AUTO", fica em 4x2 mas entra o 4x4 automaticamente, quando e se houver deslizamento das rodas traseiras.

Pode Retirar O Cardan Dianteiro Para Deixar Em 4x2? Pode, mas não precisa. Basta desligar um fio marrom que sai do conector e entra na TCase. No seu caso, como o eletricista retirou o conector elétrico do motor, é certo que já cortou ou desconectou o fio.

Boa sorte.

Márcio

EDEM2008
25/03/2008, 11:24
Bem Márcio,
Quando Coloco Em "neutro", O Carro Não Responde, é Como Se Tivesse Em Ponto Morto. Aí Quando Coloco Em "high Ou Low" Ele Engrena.
Na Verdade Estou Rodando, Com O Eixo Virado Totalmente Para High.
O Que Será?
Obrigado Amigão!

Márcio T
25/03/2008, 22:38
Bem Márcio,
Quando Coloco Em "neutro", O Carro Não Responde, é Como Se Tivesse Em Ponto Morto. Aí Quando Coloco Em "high Ou Low" Ele Engrena.
Na Verdade Estou Rodando, Com O Eixo Virado Totalmente Para High.
O Que Será?
Obrigado Amigão!

Edem, aquela ponta triangular do eixo de acionamento do 4x4, embora pareça, não é uma seta. Então, a "ponta" maior do triângulo não indica o modo selecionado, OK? As gravações de HIGH e LOW são somente para o sentido de rotação.
Pelo que você descreveu, acho que está em 2WD quando "engrena". E fica "neutro" em HIGH/LOW, porque a embreagem magnética está desligada (fio marrom). O esquema de ligação é o seguinte:

Fios AMARELO e LARANJA = Acionamento do motor (invertendo a polaridade, inverte o sentido de rotação).
Fio MARROM = Alimentação da embreagem eletromagnética de acionamento do 4x4.

No motor de acionamento tem uma placa de contatos que "informa" ao GEM qual a posição do eixo. Usando um ohmmeter, nas posições extremas de giro (fim de curso) do motor, deve ser:

Fio AMARELO/BRANCO fechado (continuidade) com fio ROXO, fechado com fio MARROM/BRANCO. Aberto com fio BRANCO e aberto com LARANJA/BRANCO => 2WD

Fio AMARELO/BRANCO fechado (continuidade) com fio ROXO, fechado com fio BRANCO. Aberto com fio MARROM/BRANCO e aberto com LARANJA/BRANCO => 4x4 LOW

Um abraço.

Márcio

EDEM2008
29/03/2008, 11:57
VALEU MUITO MÁRCIO!
UMA COISA QUE EU TENHO DÚVIDA, É QUE NA VERDADE NÃO SEI SE O CARRO ESTÁ TRACIONADO. HOJE QUANDO MINHA ESPOSA COLOCAVA O CARRO NA GARAGEM EM MARCHA RÉ, DEITEI E OBSERVEI QUE O CARDAM DIANTEIRO TAMBÉM GIRAVA. NÃO SERIA O CASO, JÁ QUE ESTOU SEM O MOTOR DE ACIONAMENTO DO 4X4, O CARDAM DIANTEIRO FICAR INATIVO?
QUANTO AO PAINEL, UM ELETRICISTA MUITO TÉCNICO, FEZ UMA ADAPTAÇÃO NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER, DA SEGUINTE FORMA: RETIROU PARTE DO PAINEL DA RANGER DIESEL 01 (CONTAGIRO E VELOCÍMETRO) E COLOCOU NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER.
AGORA POSSO DIZER QUE TENHO UM CARRO DIESEL. VOU PROVIDENCIAR DOCUMENTAÇÃO E AFINS...
O QUE VOCES DO FORUM PRECISAREM, ESTAREI ÀS ORDENS.
EMAIL - edson@infomidias.com.br (EMAILedson@infomidias.com.br)
fone - 71 32864103

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!

Márcio T
29/03/2008, 17:21
Olá, Édson.

Lembre-se que das rodas até a TCase está tudo acoplado (eixo, diferencial, cardan) e quando um componente girar, tudo vai junto. É só dentro da TCase que ocorre o (1) acoplamento direto do eixo motor com o eixo traseiro (4x2), (2) acoplamento direto do eixo motor com os eixos traseiro e dianteiro (4x4 HIGH) ou (3) acoplamento reduzido do eixo motor com os eixos dianteiro e traseiro (4x4 LOW).

Então, o que está acontecendo é o cardan está sendo movido pelas rodas. OK?

Um abraço.

Márcio

EDEM2008
31/03/2008, 22:01
BEM AMIGO MÁRCIO, AGORA ESTOU ESCLARECIDO.
UMA COISA QUE QUERIA PERGUNTAR A VOCES...
QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO PARA O MOTOR MAXION HSD 2.5?
ESTOU COM PRESENTIMENTO DE QUE O MECÂNICO COLOCOU ÓLEO DEMAIS. OBSERVEI NA VARETA QUE EXISTE DUAS MARCAS, ENTRE AS QUAIS O NÍVEL É TOLERÁVEL. PORÉM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VERDADE É QUE O NÍVEL DE ÓLEO ESTÁ BEM ACIMA DA SEGUNDA MARCA, CERCA DE 20 mm. NOTEI TAMBÉM ALGUNS VAZAMENTOS DE ÓLEO. UM DESSES PELA MANGUEIRA DE FORMATO EM "L" INVERTIDO, QUE FICA LOCALIZADA ATRÁS DA BOMBA INJETORA, ESTAVA RESSECADA E PARTIDA. JÁ TROQUEI, MAIS DEU UM TRABALHÃO PARA TIRAR A BRAÇADEIRA INFERIOR.
SERIAM, ESTES VAZAMENTOS, PROVENIENTES DA QUANTIDADE ANORMAL DE ÓLEO EXISTENTE?
VALEU A FORÇA AMIGOS!

EDEM2008
03/04/2008, 21:30
BEM AMIGO MÁRCIO, AGORA ESTOU ESCLARECIDO.
UMA COISA QUE QUERIA PERGUNTAR A VOCES...
QUAL A QUANTIDADE CORRETA DE ÓLEO PARA O MOTOR MAXION HSD 2.5?
ESTOU COM PRESENTIMENTO DE QUE O MECÂNICO COLOCOU ÓLEO DEMAIS. OBSERVEI NA VARETA QUE EXISTE DUAS MARCAS, ENTRE AS QUAIS O NÍVEL É TOLERÁVEL. PORÉM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA VERDADE É QUE O NÍVEL DE ÓLEO ESTÁ BEM ACIMA DA SEGUNDA MARCA, CERCA DE 20 mm. NOTEI TAMBÉM ALGUNS VAZAMENTOS DE ÓLEO. UM DESSES PELA MANGUEIRA DE FORMATO EM "L" INVERTIDO, QUE FICA LOCALIZADA ATRÁS DA BOMBA INJETORA, ESTAVA RESSECADA E PARTIDA. JÁ TROQUEI, MAIS DEU UM TRABALHÃO PARA TIRAR A BRAÇADEIRA INFERIOR.
SERIAM, ESTES VAZAMENTOS, PROVENIENTES DA QUANTIDADE ANORMAL DE ÓLEO EXISTENTE?
VALEU A FORÇA AMIGOS!

EM TEMPO,
NOTEI UM VAZAMENTO DE ÓLEO EM DOIS TUBOS QUE ENTRAM NO MOTOR (BOMBA DE ÓLEO?). FICAM LOCALIZADOS LOGO ABAIXO DA BOMBA INJETORA.
COMO SOLUCIONAR?
ALGUMA DICA?
VALEU GALERA!
AGUARDO RESPOSTAS...

mak (SP/ZN)
15/06/2008, 00:02
VALEU MUITO MÁRCIO!
UMA COISA QUE EU TENHO DÚVIDA, É QUE NA VERDADE NÃO SEI SE O CARRO ESTÁ TRACIONADO. HOJE QUANDO MINHA ESPOSA COLOCAVA O CARRO NA GARAGEM EM MARCHA RÉ, DEITEI E OBSERVEI QUE O CARDAM DIANTEIRO TAMBÉM GIRAVA. NÃO SERIA O CASO, JÁ QUE ESTOU SEM O MOTOR DE ACIONAMENTO DO 4X4, O CARDAM DIANTEIRO FICAR INATIVO?
QUANTO AO PAINEL, UM ELETRICISTA MUITO TÉCNICO, FEZ UMA ADAPTAÇÃO NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER, DA SEGUINTE FORMA: RETIROU PARTE DO PAINEL DA RANGER DIESEL 01 (CONTAGIRO E VELOCÍMETRO) E COLOCOU NO PAINEL ORIGINAL DA EXPLORER.
AGORA POSSO DIZER QUE TENHO UM CARRO DIESEL. VOU PROVIDENCIAR DOCUMENTAÇÃO E AFINS...
O QUE VOCES DO FORUM PRECISAREM, ESTAREI ÀS ORDENS.
EMAIL - edson@infomidias.com.br (EMAILedson@infomidias.com.br)
fone - 71 32864103

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!

Edson... estou com uma XLT98 e uma sucata ranger 2001 com o 2.5 euroII pra fazer essa mesma conversão que vc... com os dois carros uma ao lado do outro pretendo deixar esse processo todo mais facil usando diferenciais/coroa/pinhão (originais da ranger 2.5 são 4.56), cambio e tcase completos... painel, chicotes e demais sensores tbm... mas eu estou com duvida na documentação disso... vc já checou se é possivel documentar isso? o que esta escrito no campo especie/tipo do dcto da sua?

EDEM2008
17/06/2008, 21:56
Olá Mak,
É possivel sim, desde que sua explorer seja 4x4 original de fábrica, e sua sucata tenha a baixa do Detran.
No documento vai constar a nova cilindrada ou seja 2499 cm3, o novo combustível, no caso diesel e na parte inferior do registro e dut terá a observação do número do novo motor.
No manual do proprietário, creio que no verso da segunda ou terceira página, vem escrito +/- o seguinte: para efeito de importação este veículo é considerado jipe.
Essa citação é que lhe da o direito de troca dos motores. Vou colocar em anexo a legislação pertinente.
O que precisar, estarei às ordens.
Em tempo, qualquer dúvida sobre o trâmite da documentação, eu sou expert, ha! ha! ha!
Abraços e boa sorte!

mak (SP/ZN)
18/06/2008, 16:46
Show de bola...
vc chegou a mudar a relação do diferencial da tua??? quanto fica no RPM quando roda a 100km/H???

EDEM2008
21/06/2008, 07:22
Bom dia Mak!
Desculpe a demora, estava na estrada.
Os meus diferenciais, são os originais da explorer, a relação ficou muito longa, pra não troca-los, coloquei 1/2 volta na BI, ai ficou show.
Cravado em 100 Km/h, na 5ª, RPM = 2050 +/-.
Creio se colocar, coroas e piões da ranger 2001 cd 4x4 2.5 hsd, fica o bicho!
Abraço!

mak (SP/ZN)
23/06/2008, 20:41
Bom dia Mak!
Desculpe a demora, estava na estrada.
Os meus diferenciais, são os originais da explorer, a relação ficou muito longa, pra não troca-los, coloquei 1/2 volta na BI, ai ficou show.
Cravado em 100 Km/h, na 5ª, RPM = 2050 +/-.
Creio se colocar, coroas e piões da ranger 2001 cd 4x4 2.5 hsd, fica o bicho!
Abraço!

Tá pesada bagarai... troca pelo menos pela 4.10 que vem na 2.8TD... 3.73 tá enforcando teu consumo na estrada...

EDEM2008
24/06/2008, 08:33
Tá pesada bagarai... troca pelo menos pela 4.10 que vem na 2.8TD... 3.73 tá enforcando teu consumo na estrada...

Bom dia Mak,
Com sua sugestão, como ficaria o "desempenho x consumo"?
Na atualidade estou da seguinte maneira, com 1//2 volta na BI:
1- na cidade 10,5 Km/l
2- na estrada 13 Km/l, média de 100 Km/h
Sinto que o carro pode render mais, principalmente em subidas na estrada, seria esse o problema dos diferenciais atuais?
Valeu a força, Mak!

mak (SP/ZN)
25/06/2008, 12:36
é exatamente isso... o motor ainda não esta no ponto ideal de torque x rpm... se encurtar um pouco ela passa a rodar na região ideal e o carro rende mais e anda mais "solto"... apesar que esses numeros teus de consumo já me impressionaram.. :-O

Já coçou pra procurar uma oficina boa que faça logo a conversão da minha... já esta tudo na mão... é só montar! ;-)