Ver Versão Completa : Consolo / Consumo
Olá!
Um dos pontos mais discutidos nos diversos foruns sobre o nosso russinho é o seu consumo de combustível. Não deixa de ser uma ironia e um consolo descobrir que este tema também é discutido e lamentado em um forum dedicado ao Vitara, como vocês poderão ver no link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6684
Fiquei surpreso ao saber que, ao que parece, o consumo do Vitara não é muito melhor do que o de um Niva bem regulado. A surpresa é ainda maior se considerarmos que o Vitara não é 4x4 integral (a tração integral, embora traga vantagens, principalmente na estabilidade (por sinal, há um proprietário de Vitara reclamando das oscilações da viatura, em altas velocidades), também aumenta o consumo, por deixar o carro mais "amarrado", devido à maior quantidade de peças (engrenagens) em atrito.
Também para minha surpresa, o próprio manual de fábrica do Vitara (espanhol) indica os seguintes consumos:
A 90 Km/h: 12,8 Km/l (meu Niva já fez em torno de 11 Km/l)
A 120 Km/h: 8,06 (meu Niva faz em torno de 8,5 Km/l! será???)
Num cálculo de média grosseiro, a 105 Km/h, o Vitara estaria fazendo em torno de 10 Km/l, o que um Niva bem regulado também faz.
Será que o Niva é econômico e nós nunca soubemos disso? :shock::shock::shock:
[ ]s
Otávio Luiz
15/03/2008, 11:30
O meu no GNV é mais econômico que Fiesta 1.0 da patroa...:concordo:
Marcio Rossetto
15/03/2008, 13:13
Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito.
Eu acho que se pegar uma estrada plana a favor do vento , com uma rotação de 2800 rpm em quinta a 80 a 90 km por hora , o Niva vai fazer 6 a 7 Km/litro no máximo . Até porque eu ja tive um Niva semi-novo muitos anos a trás e bem regulado e tenho um Celta injeção eletronica 2007 e ele faz no máximo 13 a 14 km por litro na gasosa , claro que pisando, mas não tem comparação.
Agora, ja tive amigos que tem o Vitara e ele não faz também mais que 8km por litro de jeito nehum e bem regulado e é um jipe bem instável nas curvas , consumo de 10 km, acredito que so o Samurai , pois o motorzinho é 1.3 e o jipe é levinho , bem dimensionado , masi isso com os pneuzinhos originais .
O meu NIva com o ap 2.0 a alcool , motor 93 AP de Versales , que eu ja reduzi pacas o giclé e regulei muito bem, carburador 2e , motor retificado , faz no alcool 4,5 km por litro na estrada . Se pisar , pisar a 120 km por hora , faz 3,0 por litro .
Gostaria que um mecanico me desse a solução dos milagres , porque realmente eu não acredito.
Outra coisa , ja tive uma Bandeirante curta ano 88 , com motor impecável , sabe quanto que faz na média na estrada com Diesel ?
6,5 a 8,0 km por litro , depende do diesel , então considero uma média de 7km por litro . Quando vejo no mercado livre , alguns dizerem que a Bandeirante faz 14 km por litro , do risada .
Outra , ja tive um JPX ano 95 , semi novo e sabe quanto ele faz na estrada ? 10 km por litro , ja vi alguns dizerem que faz 15 km por litro .
Outra , ja tive uma caravan seis ciilindros a alcool , sabe quanto fazia na estrada ?
2,5 km por litro . Gostaria das fórmula dos milagres .:evil:
Olá!
Um dos pontos mais discutidos nos diversos foruns sobre o nosso russinho é o seu consumo de combustível. Não deixa de ser uma ironia e um consolo descobrir que este tema também é discutido e lamentado em um forum dedicado ao Vitara, como vocês poderão ver no link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6684
Fiquei surpreso ao saber que, ao que parece, o consumo do Vitara não é muito melhor do que o de um Niva bem regulado. A surpresa é ainda maior se considerarmos que o Vitara não é 4x4 integral (a tração integral, embora traga vantagens, principalmente na estabilidade (por sinal, há um proprietário de Vitara reclamando das oscilações da viatura, em altas velocidades), também aumenta o consumo, por deixar o carro mais "amarrado", devido à maior quantidade de peças (engrenagens) em atrito.
Também para minha surpresa, o próprio manual de fábrica do Vitara (espanhol) indica os seguintes consumos:
A 90 Km/h: 12,8 Km/l (meu Niva já fez em torno de 11 Km/l)
A 120 Km/h: 8,06 (meu Niva faz em torno de 8,5 Km/l! será???)
Num cálculo de média grosseiro, a 105 Km/h, o Vitara estaria fazendo em torno de 10 Km/l, o que um Niva bem regulado também faz.
Será que o Niva é econômico e nós nunca soubemos disso? :shock::shock::shock:
[ ]s
...Outra , ja tive uma caravan seis ciilindros a alcool , sabe quanto fazia na estrada ?
2,5 km por litro . Gostaria das fórmula dos milagres .:evil:
Hahaha!! Eu tb já tive uma dessas... azul, confortável pacas, uma verdadeira barca, mas álcool e 6 bocas... as vezes ela fazia 2 por 1 :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Flugêncio
15/03/2008, 17:30
Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito. :evil:
Marcio,
Milagres existe sim, tive um Niva 94, a gasolina, que fazia 8Km na cidade e chegou a fazer mais de 11Km na estrada. Este que estou terminando a reforma, quando vim com ele de Natal pro RJ, a média foi de 9,3Km com um carburador TLDZ.
De vez em quando tenho andado no Baréniva do Thyago Lutz, a média é de 7Km na cidade, na estrada vai pra mais de 9Km e já faz mais de dois anos que le mandou fazer uma limpeza no carburador.
Agora uma coisa é certa, não existe dois Nivas iguais e com certeza vai ser difícil ter algo como parâmetro.
pedrodoniva
15/03/2008, 19:24
Não é cabível mencionar carros novos nesse tópico. Estamos falando de carros de verdade! kkkkkkk
E como o Flugêncio disse, não existem MESMO 2 nivas iguais... Tem niva que faz 11 km/l, tem outros que fazem 4, não existe nenhum consumo "padrão".
O meu faz 6,6 km/l na cidade, com 25% de alcool no tanque. Minha meta pra 2008 é fazer 8 km/l. :-)
O consumo depende muito de muita coisa. Motor, carburador, velas, calibragem dos pneus, até abertura dos vidros e quebra ventro, entre outros fatores...
Acredito que um Niva com carburador limpo, giclagem correta, pneus originais, leve e com os vidros fechados faça sim em torno de 10 km/l facilmente.
Olha , GIL , vc é bem otimista mesmo, eu ja tive 2 nivas e nunca consegui fazer 10 km por litro, eu pago pra ver , realmente não acredito...
Eu acho que se pegar uma estrada plana a favor do vento , com uma rotação de 2800 rpm em quinta a 80 a 90 km por hora , o Niva vai fazer 6 a 7 Km/litro no máximo ...
...O meu NIva com o ap 2.0 a alcool , motor 93 AP de Versales , que eu ja reduzi pacas o giclé e regulei muito bem, carburador 2e , motor retificado , faz no alcool 4,5 km por litro na estrada . Se pisar , pisar a 120 km por hora , faz 3,0 por litro...
Márcio, só para esclarecer: o consumo ao qual você se refere é o do Niva com motor AP 2000 a Álcool? Este certamente não irá fazer 10 Km/l com facilidade, eu me refiro ao motor original Lada, a gasolina, tendo como alteração apenas o comando de válvulas Aerocar.
Outra dúvida: quais os pneus que o seu Niva usa? Eles podem fazer uma enorme diferença no consumo!
Eu raramente tenho a oportunidade fazer uma medição de consumo só de estrada, normalmente meu percurso é misto, pego, por exemplo, a Dutra, mas depois subo a serra para Itamonte, onde abasteço, para depois seguir por estradas de terra, também com subidas, onde o consumo certamente será mais elevado. Tenho um planilha em Excel, onde registro todos os abastecimentos de meus carros, bem como a sua manutenção. Dela, seguem abaixo alguns exemplos de consumo:
Viagem ao ES/RJ/MG, num total de ca. de 3.200 Km,trajeto misto, com trechos longos em terra, algumas subidas fortes, e longos trechos de asfalto:
Pior medição: 6,0 Km/l, num dia onde usei bastante a reduzida, em longos trechos de subida, em terra
Melhor medição: 10,0 Km/l, num trecho onde rodei somente no asfalto, velocidades entre 90 e 120 Km/h, poucas subidas
Média da viagem: 8,8 Km/l
Média geral da viagem, descontadas as 2 piores medições, feitas em condições extremas (6,0 Km/l e 7,7, Km/l, trechos em subida, com uso de reduzida): 9,3 Km/l
Viagem à Fragária, no Carnaval:
São Paulo - Itamonte (incluindo saída de São Paulo e subida de serra): 9,0 Km/l
Itamonte - Fragária - Itamonte (terra, algumas subidas em reduzida): 6,5 Km/l
Itamonte - São Paulo (incluindo entrada em São Paulo): 8,4 Km/l
Total de 764 Km/94,7 l = 8,07 Km/l
O consumo médio geral de meu atual Niva, desde 20.03.06 até hoje (33.845 Km percorridos), foi de 7,4 Km/l. Já esteve na faixa de 7,8 Km/l, até que comecei a ter problemas com o carburador. Agora, com o novo carburador, as médias estão melhorando, espero chegar a uma média geral de ca. de 7,6 a 7,8 Km/l.
Digo isto com certa convicção, pois o meu Niva anterior, um modelo 90/91 (também equipado com o comando Aerocar, desde 2.000) em cerca de 200.000 Km rodados em minha mão (desde Março/97, quase 10 anos), teve um consumo médio total de 7,9 Km/l. E isto inclui 9 anos percorrendo diariamente o trajeto Santo Amaro - Vila Carrão, 56 Km de tráfego pesado, o que, com certeza, influiu negativamente nesta média de consumo.
Ufa! Chega de números, não? :-D É claro que cada caso é um caso, e cada Niva é um Niva :mrgreen:, mas, estando bem regulado, com pneus não exagerados e bem calibrados, enfim, em boas condições de marcha, pode-se obter um consumo razoável no russinho.
[ ]s
Marcio,
Milagres existe sim, tive um Niva 94, a gasolina, que fazia 8Km na cidade e chegou a fazer mais de 11Km na estrada. Este que estou terminando a reforma, quando vim com ele de Natal pro RJ, a média foi de 9,3Km com um carburador TLDZ.
De vez em quando tenho andado no Baréniva do Thyago Lutz, a média é de 7Km na cidade, na estrada vai pra mais de 9Km e já faz mais de dois anos que le mandou fazer uma limpeza no carburador.
Agora uma coisa é certa, não existe dois Nivas iguais e com certeza vai ser difícil ter algo como parâmetro.
Meu segundo Niva, com motor original, levemente "envenenado" (alteração na folga das válvulas de admissão e na mola de retorno do distribuidor) fazia 7,5 a 8,0 Km/l na cidade! Nunca mais tive um Niva tão econômico na cidade, e tenho convicção de que grande parte do mérito deste bom consumo se devia aos ótimos pneus Michelin destinados ao Niva, infelizmente não mais fabricados.
[ ]s
Rones Jr
15/03/2008, 21:34
Quando eu tinha Niva...rs....consegui sim 10,8 Km na estrada, com AR Ligado. O cenário era: carburador original (ainda o que veio no carro), limpo e regulado. Pneus 175 BlackStar. Andando entre 90 - 100...mais um pouquinho nas descidas. Apenas com uma mochila de bagagem e com apenas eu no carro. A estrada não estava cheia e poucas ladeiras. Indo pra Itanhadu...no trecho até o Rio fiz algo em torno de 10 e alguma coisa....mas tava andando mais um pouquinho.
Na cidade nunca consegui mais de 6,7 km....a média mesmo ficava nos 6,2....mas o cenário era de caos total no trãnsito de Vila Velha.
Tenho uma amigo com um Vitara 1.6 8v automático 2P....ele não faz mais de 7 na cidade e nunca fez mais de 9 na estrada....me espantei com a notícia.
Considerando tudo isso...e o consumo dos CJ´s e Cherokees....to achando que o Niva é mesmo muito ecônomico!
Acho que reclamavámos de tanque cheio!
Quando eu tinha Niva...rs....consegui sim 10,8 Km na estrada, com AR Ligado. O cenário era: carburador original (ainda o que veio no carro), limpo e regulado. Pneus 175 BlackStar. Andando entre 90 - 100...mais um pouquinho nas descidas. Apenas com uma mochila de bagagem e com apenas eu no carro. A estrada não estava cheia e poucas ladeiras. Indo pra Itanhadu...no trecho até o Rio fiz algo em torno de 10 e alguma coisa....mas tava andando mais um pouquinho.
Na cidade nunca consegui mais de 6,7 km....a média mesmo ficava nos 6,2....mas o cenário era de caos total no trãnsito de Vila Velha.
Tenho uma amigo com um Vitara 1.6 8v automático 2P....ele não faz mais de 7 na cidade e nunca fez mais de 9 na estrada....me espantei com a notícia.
Considerando tudo isso...e o consumo dos CJ´s e Cherokees....to achando que o Niva é mesmo muito ecônomico!
Acho que reclamavámos de tanque cheio!
"... reclamávamos de tanque cheio!" :lol::lol::lol: Ótima! :palmas::palmas::palmas:
[ ]s
emtsuhako
16/03/2008, 20:27
Sei que ninguém vai acreditar, mas por duas vezes, uma na Mal. Rondon/Castelo Branco, sentido Bauru - Sorocaba, e outra na Washington Luis/Rodovia do Acúcar, sentido São Carlos - Sorocaba, consegui a média de quase 13,00km/l... na verdade, foi 12,899999...km/l. A velocidade de cruzeiro foi de 100km/h, mas a média deve ter ficado em torno de 90km/h... ambas dosei bastante o pé no acelerador. Em ambas vezes, mecânica em dia, carburador recém-regulado, gasolina aditivada, pneus 80% onroad, comando Aerocar, vidros fechados, clima ameno, 06:00AM. Na primeira vez em que fiz essa média de consumo, havia acabado de instalar a ponteira do filtro de ar e a coifa do radiador. Na cidade consegui algumas vezes a média de 9km/l... interessante informar que todas foram no inverno, com tempo seco... mas isso já faz um tempo, pois ultimamente tenho feito uma média de 7km/l.
Hoje veio um colega mostrar a mais nova aquisição dele... um Grand Vitara, ano 1999. Segundo ele, na cidade o japinha faz em torno de 7km/l.
Dias atrás, vi um Samurai super inteiro, ano 1992, aqui na minha terrinha! Todo original! Segundo o dono, com pneus iguais ao meu, está fazendo uma média de 9km/l na cidade e 12km/l na estrada!
Enfim, eu queria ter um carro só para tudo... mas como adoro meu Niva, nem penso em vender... a não ser que seja para comprar um outro Niva, 0km, diesel! Como trazer um Niva diesel para cá é meio complicado, acabei pegando um Gurgel Supermini só para andar na cidade... e nos finais-de-semana, qdo vou pro sítio do meu véio, uso o Niva. O Supermini faz em torno de 13 a 16km/l na cidade. Na estrada o único parâmetro que tenho é qdo eu acabei de pegar ele, trazendo de Guarulhos para Sorocaba, gastei apenas 5 litros para percorrer 109km, passando pela Marginal Tietê, Castelo Branco e Castelinho. Pudera, com um motor 0.8... rsrsrs...
Otávio Luiz
17/03/2008, 10:14
Acredito que o maior vilão no consumo de gasolina no Niva sejam os pneus.
Como a maioria tende a colocar pneus maiores e off road na viatura, estes tendem a gastar mais combustível.
É claro que um motor bem regulado, com o carburador acertado, velas, cabos, bobina, etc, em bom estado também influi, mas estes problemas são mais fáceis de resolver, já trocar de pneu...:pensativo:
Prieto 4x4
17/03/2008, 10:45
Sei que ninguém vai acreditar, mas por duas vezes, uma na Mal. Rondon/Castelo Branco, sentido Bauru - Sorocaba, e outra na Washington Luis/Rodovia do Acúcar, sentido São Carlos - Sorocaba, consegui a média de quase 13,00km/l... na verdade, foi 12,899999...km/l. A velocidade de cruzeiro foi de 100km/h, mas a média deve ter ficado em torno de 90km/h... ambas dosei bastante o pé no acelerador. Em ambas vezes, mecânica em dia, carburador recém-regulado, gasolina aditivada, pneus 80% onroad, comando Aerocar, vidros fechados, clima ameno, 06:00AM. Na primeira vez em que fiz essa média de consumo, havia acabado de instalar a ponteira do filtro de ar e a coifa do radiador. Na cidade consegui algumas vezes a média de 9km/l... interessante informar que todas foram no inverno, com tempo seco... mas isso já faz um tempo, pois ultimamente tenho feito uma média de 7km/l.
Hoje veio um colega mostrar a mais nova aquisição dele... um Grand Vitara, ano 1999. Segundo ele, na cidade o japinha faz em torno de 7km/l.
Dias atrás, vi um Samurai super inteiro, ano 1992, aqui na minha terrinha! Todo original! Segundo o dono, com pneus iguais ao meu, está fazendo uma média de 9km/l na cidade e 12km/l na estrada!
Enfim, eu queria ter um carro só para tudo... mas como adoro meu Niva, nem penso em vender... a não ser que seja para comprar um outro Niva, 0km, diesel! Como trazer um Niva diesel para cá é meio complicado, acabei pegando um Gurgel Supermini só para andar na cidade... e nos finais-de-semana, qdo vou pro sítio do meu véio, uso o Niva. O Supermini faz em torno de 13 a 16km/l na cidade. Na estrada o único parâmetro que tenho é qdo eu acabei de pegar ele, trazendo de Guarulhos para Sorocaba, gastei apenas 5 litros para percorrer 109km, passando pela Marginal Tietê, Castelo Branco e Castelinho. Pudera, com um motor 0.8... rsrsrs...
Edson
Você saberia informar a velocidade do vento e a umidade relativa do ar, neste dia?:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Caramba, meu. Parabens!!! O meu tá fazendo 5Km/l....acho que é por causa dos pneus, caraburador desregulado, escapamento esportivo ( sabe como é né? "roncão, a gente fica acelerando...:grin:).....
abs
Cesar
GARCIA/SP
17/03/2008, 12:05
Isso não ecxiste!!!!!!:discordo:
Ass.: Padre Quevedo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
gabriel.inacio
17/03/2008, 14:48
Fugindo um pouco.
Um Niva com gnv de 21m³ faz quantos Km +ou-??
Otávio Luiz
17/03/2008, 15:32
Um cilindro de 21m³ deve levar uns 19m³. Nunca enche totalmente, tem uma série de variáveis, como temperatura ambiente, pressão da bomba, etc...
19m³X9km/m³= 171 km, +/-...
Mauricio Rossetto
17/03/2008, 18:08
Os quatro Nivas que já tive (o problema com certeza não é com o carro, é comigo não é mesmo? :shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen:) mas vamos lá:
Todos tiveram uma performance parecida (todos ano 91):
Com pneu não muito fora do original, carburador original e 10/43 diferenciais: 7,5 na cidade 8,5 na estrada;
Com pneu não muito fora do original, carburador original e 10/41 diferenciais: 8 na cidade e 8 na estrada, pois ficou mais fraco e agente usa mais a quarta marcha;
Agora com comando SOBE e Pneus 225 75 R16 e 10/41: 6,5 na cidade e na estrada 8 Km/l. No GNV faz 10 na cidade e 11 a 12 na estrada.
Medidas com Niva andando a 80/90 retas e descidas 100/110 Km/h.
Com o comando, agente acaba pisando mais, pois o carro anda mais mas bebe mais também por conta disso.
Têm que levar em conta também o pé do caboclo, por exemplo: com EU dirigindo na estrada, fiz 7,5 Km/l a patroa andando iguauzinho: 8,5 Km/l...
Na estrada é lógico que é ela quem dirige...hehehehe
Mas temos que levar em conta outra coisa muito relevante:
O manual em espanhol do Vitara, o manual do Niva, etc dizem respeito a gasolina, e não esse xixi de Lula que usamos aqui....a preço de uisque.
Então para fazermos essa comparação com os manuais originais corretamente, teremos que cruzar a fronteira.
Outra coisa: o Niva andando mais que 120 Km/h fica com um arrasto enorme por falta de aerodinâmica que agente ouve o vento cantando no parabrisa e calhas do teto, além do rack pneus e etc..
Marcio Rossetto
17/03/2008, 19:19
Realmente Maurício , as condições variam muito, na Dutra tem descida e subida embalada , então dá pra jogar a banguela , na Castelo Branco mesma coisa . Agora perto do meu lado , BR 116 , Rapozo Tavares que as curvas impossibilitam de embalar , e tem que meter uma terceira e as vezes até segunda , lembro-me que os meus dois Niva ORIGINAIS faziam 6 por litro nessas Estradas .
Com o ap 2.0 na Serra da BR 116 no meu Nivinha ( meu pai tem um Ranchinho em Cananéia ) subo cotucando carrinho de Bacana , mas chega a fazer 3,5 a 4 por litro . Quando abre o segundo estágio do Carburador 2e , segura , também o giclé não entope nem a Pau e é de número 190 .
Os quatro Nivas que já tive (o problema com certeza não é com o carro, é comigo não é mesmo? :shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen:) mas vamos lá:
Todos tiveram uma performance parecida (todos ano 91):
Com pneu não muito fora do original, carburador original e 10/43 diferenciais: 7,5 na cidade 8,5 na estrada;
Com pneu não muito fora do original, carburador original e 10/41 diferenciais: 8 na cidade e 8 na estrada, pois ficou mais fraco e agente usa mais a quarta marcha;
Agora com comando SOBE e Pneus 225 75 R16 e 10/41: 6,5 na cidade e na estrada 8 Km/l. No GNV faz 10 na cidade e 11 a 12 na estrada.
Medidas com Niva andando a 80/90 retas e descidas 100/110 Km/h.
Com o comando, agente acaba pisando mais, pois o carro anda mais mas bebe mais também por conta disso.
Têm que levar em conta também o pé do caboclo, por exemplo: com EU dirigindo na estrada, fiz 7,5 Km/l a patroa andando iguauzinho: 8,5 Km/l...
Na estrada é lógico que é ela quem dirige...hehehehe
Mas temos que levar em conta outra coisa muito relevante:
O manual em espanhol do Vitara, o manual do Niva, etc dizem respeito a gasolina, e não esse xixi de Lula que usamos aqui....a preço de uisque.
Então para fazermos essa comparação com os manuais originais corretamente, teremos que cruzar a fronteira.
Outra coisa: o Niva andando mais que 120 Km/h fica com um arrasto enorme por falta de aerodinâmica que agente ouve o vento cantando no parabrisa e calhas do teto, além do rack pneus e etc..
Maurício, este consumo em estrada está muito alto, em que tipo de estrada foi medido? Só faz sentido se for indo de Resende para V de Mauá! :mrgreen: Se for rodando na Dutra, deveria estar, em uma hipótese pessimista, em torno de 9,0 Km/l.
Você usa bagageiro? Ele talvez justifique o consumo excessivo!
[ ]s
emtsuhako
17/03/2008, 20:43
Edson
Você saberia informar a velocidade do vento e a umidade relativa do ar, neste dia?:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Caramba, meu. Parabens!!! O meu tá fazendo 5Km/l....acho que é por causa dos pneus, caraburador desregulado, escapamento esportivo ( sabe como é né? "roncão, a gente fica acelerando...:grin:).....
abs
Cesar
Cara, pior que mais ou menos eu sei... rsrsrs... como era inverno, sem vento... por ser manhã, mesmo de inverno, a umidade relativa não estava abaixo dos 60%, fato evidenciado pela forte neblina que eu pegava nesse horário em alguns trechos... Mas, infelizmente, meu Niva ultimamente tem feito média de até 7km/l na cidade, sendo que a pior foi em torno de 5,5km/l, pisando forte, arrancando nos semáforos, mandando os giros até 4.000RPM...
emtsuhako
17/03/2008, 20:46
Isso não ecxiste!!!!!!:discordo:
Ass.: Padre Quevedo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Ah, meu amigo, se eu pegasse a mecânica do meu Niva e montasse na carcaça (lataria bem conservada) do seu, teríamos o Niva mais perfeito do mundo!!! Hehehe!!!
Ah, meu amigo, se eu pegasse a mecânica do meu Niva e montasse na carcaça (lataria bem conservada) do seu, teríamos o Niva mais perfeito do mundo!!! Hehehe!!!
...depois do meu Niva, é claro! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[ ]s provocativos
GARCIA/SP
18/03/2008, 00:17
Eu tenho a receita definitiva:
Pegamos a mecânica do seu, o piloto do meu (este que vos escreve) e a carroceria do 95 do Gil...hehehehehehe...não tem prá ninguém :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Otávio Luiz
18/03/2008, 09:05
Eu tenho a receita definitiva:
Pegamos a mecânica do seu, o piloto do meu (este que vos escreve) e a carroceria do 95 do Gil...hehehehehehe...não tem prá ninguém :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Só falta pintar de azul...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Só falta pintar de azul...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Otávio
Cheguei até a digitar quase a mesma coisa... mas lembrei que era sua vez e cancelei... não passou dois minutos apareceu sua msg... rsrsrs :mrgreen::mrgreen:
Otávio Luiz
18/03/2008, 09:49
eheheheh...daqui a pouco seremos moderados toda vez que aparecer a palavra azul...:mrgreen:
cezaralopes
18/03/2008, 10:15
Senhores,
A discussão vai muito bem :palmas:, mas como consumo é um dos fatores preocupantes para mim que vou comprar um NIVA (e muitos outros prospectivos niveiros), isto muito me interessa.
Portanto, qual a configuração ideal para se ter um melhor aproveitamento de combustível num NIVA?
Os senhores citaram alguns fatores como peneus, carburador, comando... Alguns admitiram que não prestaram atenção a algumas variantes mecânicas e por isso estão amargando consumo excessivo... :-|
Por favor, poderiam listar como um niva deve estar para andar bem sem queimar o bolso do proprietário em combustível? :-D
Ah, melhor considerar apenas percursos regulares. Ninguém divulga consumo do Celta em subidas, por exemplo. Se é assim que é medido o consumo dos outros veículos, por que seria diferente com um NIVA? :cool:
(Eu achei um nivazul!!)
eheheheh...daqui a pouco seremos moderados toda vez que aparecer a palavra azul...:mrgreen:
Hehehe... não sei se vocês sabem, mas as cores da bandeira da Rússia são (não necessariamente nesta ordem) vermelho, branco e azul!:palmas:
[ ]s
Senhores,
A discussão vai muito bem :palmas:, mas como consumo é um dos fatores preocupantes para mim que vou comprar um NIVA (e muitos outros prospectivos niveiros), isto muito me interessa.
Portanto, qual a configuração ideal para se ter um melhor aproveitamento de combustível num NIVA?
Os senhores citaram alguns fatores como peneus, carburador, comando... Alguns admitiram que não prestaram atenção a algumas variantes mecânicas e por isso estão amargando consumo excessivo... :-|
Por favor, poderiam listar como um niva deve estar para andar bem sem queimar o bolso do proprietário em combustível? :-D
Ah, melhor considerar apenas percursos regulares. Ninguém divulga consumo do Celta em subidas, por exemplo. Se é assim que é medido o consumo dos outros veículos, por que seria diferente com um NIVA? :cool:
(Eu achei um nivazul!!)
César, se o consumo é realmente um fator de grande importância para você, talvez o Niva não seja o "seu" carro. De minha parte, embora o consumo seja, é claro, um fator importante, não é o principal, eu analiso as despesas com um carro pelo global. No caso particular do Niva, gasto mais em combustível, porém menos em IPVA, seguro, etc..., e no final, uma mão lava a outra.
O Niva é gastão, na cidade, com trânsito, entre 6,0 e 7,0, nas estradas vai depender bastante da velocidade cruzeiro e do perfil da estrada (plana, serra, pista simples - ultrapassagens mais "sofridas" - ou dupla - velocidade mais constante, etc...)
Um Niva econômico deverá ter:
pneus radiais, bem calibrados (26 na frente, 24 atrás) e não muito largos;
carburador em bom estado (dá para comprar um novo por uns R$500), velas e seus cabos idem, ignição eletrônica, motor em bom estado (motores cansados gastam mais)
direção alinhada, freios em ordem (sem estarem "prendendo" o carro)
combustível de qualidade (recomendo o aditivado, mantém o carburador limpo por mais tempo)
ausência de peso morto (excesso de tralha no carro) e de bagageiro
motorista atento às corretas mudanças de marcha, aproveitando o torque máximo do motor para fazê-las
Enfim, nada do que estou escrevendo acima é novidade, deve prevalecer o bom senso. Entretanto, repetindo, o Niva não é um carro econômico, em questão de consumo de combustível, como, aliás, não o é a maioria dos 4x4. A exceção talvez seja o Suzuki Samurai, excelente carro, bastante econômico e robusto, seu principal problema é o desconforto, sua suspensão é bastante dura e seu espaço interno reduzido, é adequado para duas pessoas e bagagem (que fica onde estão os bancos traseiros, pois seu porta-malas é na realidade um porta-lenços (rsrsrs), é minúsculo.
César, ainda acho que você deveria rodar em diversos 4x4 (Niva inclusive) que etsejam ao seu alcance financeiro, para depois decidir qual será a sua escolha.
Meu Niva está à disposição para uma voltinha, eu moro em Santo Amaro, fica fácil para você.
[ ]s
emtsuhako
18/03/2008, 12:51
Sobre o fator pneus x consumo de combustível... notei que qto mais off-road for o pneu, menos combustível consome... isso por causa do menor contato de borracha com a superfície, ocasionando, provavelmente, menor atrito. Tive pneus 205/80 R16, 80% off-road, atualmente tenho 205/75 R15, 80% onroad... os primeiros eram mais econômicos!
Em relação a gasolina aditivada, notei diferença entre duas marcas... sempre abasteci com gasolina da Texaco... teve uma vez que tive que parar no posto mais próximo, que era da BR... abasteci com a aditivada da BR e notei uma diferença interessante... a da BR produz menos cheiro do que da Texaco... digo cheiro que sai do escapamento... dá a impressão que o da BR polui menos. Não notei diferença de consumo e nem de desempenho do motor.
Concordo com o Gil... se a pessoa prioriza economia, esquece 4x4... infelizmente não temos um 4x4 compacto flexfuel... e os modelos diesel são caros demais...
O Samurai, pelo que pesquisei, é o SEGUNDO 4x4 COMPACTO mais econômico vendido no Brasil... só perde para o Daihatsu Terios, mas este último deve ter a manutenção caríssima!!! Ambos tem motor 1.3, mas o Terios possui motorização mais moderna, porém, não é robusto como o Samurai. O Samurai faz em torno de 9km/l na cidade... e em torno de 12km/l na estrada. No Samurai a suspensão é mais dura que a do Niva... Praticamente não possui porta-malas... Peças de reposição devem ser praticamente o mesmo preço, por causa do dólar desvalorizado... A maior vantagem do Samurai é a estrutura em chassis... Niva é monobloco e sempre considerei isso o calcanhar de Aquiles do russinho para quem pretende dar um uso exclusivamente off-road a ele...
Pelos muitos e-mails e tópicos de fóruns que li, a maioria dos Nivas fazem:
- estrada: 9-10km/l;
- em trilhas: abaixo dos 6km/l (uso constante da reduzida).
Essa média é para Niva com motor original, carburador original, pneus nas medidas originais (175/80 R16 ou 205/75 R15), ignição eletrônica, sem acessórios (que acrescenta peso "morto" e aumenta o arrasto aerodinâmico), gasolina aditivada. Ah, com meia carga, no máximo.
E verifiquei também que a maioria culpam o carburador original pelo alto consumo... sendo que trocam pelo Weber, mas a diferença não chega a ser gritante.
Minha solução: como já tenho ignição eletrônica e comando Aerocar, pretendo passar o motor para 1.7 com pistões do Chevette ou os originais do Niva 1.7i, com isso o motor ganha mais força. Talvez eu coloque aquele kit performance da Aerocar (velas, bobinas, etc). O escape será redimensionado, inclusive o escapamento. À primeira vista tudo isso parece convergir para um aumento de consumo, mas a intenção é conseguir mais potência exigindo menos da aceleração... pode não parecer, mas isso tb reduz o consumo de combustível.
Sobre o fator pneus x consumo de combustível... notei que qto mais off-road for o pneu, menos combustível consome... isso por causa do menor contato de borracha com a superfície, ocasionando, provavelmente, menor atrito. Tive pneus 205/80 R16, 80% off-road, atualmente tenho 205/75 R15, 80% onroad... os primeiros eram mais econômicos! (...)
Edson, tenho duas dúvidas aí... Primeiro, pra mim, pneu maior, atrito maior, resistência maior, logo exige maior esforço do motor, que termina em... maior consumo...
(...) como já tenho ignição eletrônica e comando Aerocar, pretendo passar o motor para 1.7 com pistões do Chevette ou os originais do Niva 1.7i, com isso o motor ganha mais força. Talvez eu coloque aquele kit performance da Aerocar (velas, bobinas, etc). O escape será redimensionado, inclusive o escapamento. À primeira vista tudo isso parece convergir para um aumento de consumo, mas a intenção é conseguir mais potência exigindo menos da aceleração... pode não parecer, mas isso tb reduz o consumo de combustível.
Segunda: a menos que eu esteja "muito" enganado, quanto maior a potência, maior é o consumo... né não :?::pensativo:
[]s :concordo:
Sobre o fator pneus x consumo de combustível... notei que qto mais off-road for o pneu, menos combustível consome... isso por causa do menor contato de borracha com a superfície, ocasionando, provavelmente, menor atrito. Tive pneus 205/80 R16, 80% off-road, atualmente tenho 205/75 R15, 80% onroad... os primeiros eram mais econômicos!.............
Edson, não posso concordar com você, o que ocorre é justamente o oposto, os pneus off-road, por serem mais pesados e "borrachudos", têm uma atrito maior com o solo, causando um consumo maior do que os pneus para asfalto.
Qual era o pneu que você usava? Por quanto tempo você os usou? Quantas medições fez com o Niva utilizando estes pneus?
[ ]s
GARCIA/SP
18/03/2008, 16:03
Edson, não posso concordar com você, o que ocorre é justamente o oposto, os pneus off-road, por serem mais pesados e "borrachudos", têm uma atrito maior com o solo, causando um consumo maior do que os pneus para asfalto.
Qual era o pneu que você usava? Por quanto tempo você os usou? Quantas medições fez com o Niva utilizando estes pneus?
[ ]s
Srs.,
O consumo provocado por um tipo de pneu não estaria diretamente ligado à maior área de contato do mesmo com o solo?
Entendo, portanto, que um pneu de largura 205 tenha maior área de contato com o solo do que um pneu 175 ou 185...mesmo que estes últimos sejam de desenho "off-road"...
Agora, variáveis como peso do pneu, recapagem (se for o caso) e tipo de roda utilizado também devem ser levadas em consideração, claro...
Abs
emtsuhako
18/03/2008, 16:24
Edson, tenho duas dúvidas aí... Primeiro, pra mim, pneu maior, atrito maior, resistência maior, logo exige maior esforço do motor, que termina em... maior consumo...
Segunda: a menos que eu esteja "muito" enganado, quanto maior a potência, maior é o consumo... né não :?::pensativo:
Soldier, o que conta muito é o desenho do pneu... meu primeiro jogo pneus, como mencionei, era 80% OFF-ROAD, com desenhos bem parecidos do BF Goodrich Mud Terrain... se vc notar p desenho desse pneu, há menos borracha em contato do que o modelo Trail T/A, meus atuais, 80% ONROAD... o composto do meu primeiro pneu também era mais duro... os atuais são mais moles, favorecendo um maior atrito.
Sobre potência, infelizmente não possuo a linguagem técnica para te explicar, mas, por experiência própria, posso dizer que em pequenos ganhos de potência, qto maior, menor o consumo... veja por exemplo, tive Fiesta 1.0 e Fiesta 1.3... o 1.3 sempre foi mais econômico que o 1.0, pois com o 1.3 eu forçava menos o motor para chegar a velocidade máxima da pista, pisava menos no acelerador para tirar o carro da inércia ou para chegar na rotação máxima... isso consumia menos combustível... O mesmo ocorre com o Peugeot 1.0 e 1.3... o 1.3 chega a ser mais econômico que o 1.0... Quem deve a oportunidade de dirigir as duas motorizações deve ter percebido o mesmo que eu...
emtsuhako
18/03/2008, 16:30
[ ]s
Gil, usei remolds da marca Lion Tracker por quase um ano... o desenho era o mesmo dos BF Goodrich Mud Terrain... nesse modelo há menos borracha em contato com o solo do que meus modelos atuais, BF Goodrich Trail T/A... o composto do primeiro jogo tb era mais duro, ocasionando menor atrito... durante esse quase um ano, o consumo sempre foi ligeiramente menor do que com os jogos atuais de pneus... e a alcançava mais rápido a velocidade de 110km/h... as desvantagens eram maior espaço de frenagem, maior instabilidade em altas velocidades e pulava um pouco mais tb...
Soldier, o que conta muito é o desenho do pneu... meu primeiro jogo pneus, como mencionei, era 80% OFF-ROAD, com desenhos bem parecidos do BF Goodrich Mud Terrain... se vc notar p desenho desse pneu, há menos borracha em contato do que o modelo Trail T/A, meus atuais, 80% ONROAD... o composto do meu primeiro pneu também era mais duro... os atuais são mais moles, favorecendo um maior atrito.
Sobre potência, infelizmente não possuo a linguagem técnica para te explicar, mas, por experiência própria, posso dizer que em pequenos ganhos de potência, qto maior, menor o consumo... veja por exemplo, tive Fiesta 1.0 e Fiesta 1.3... o 1.3 sempre foi mais econômico que o 1.0, pois com o 1.3 eu forçava menos o motor para chegar a velocidade máxima da pista, pisava menos no acelerador para tirar o carro da inércia ou para chegar na rotação máxima... isso consumia menos combustível... O mesmo ocorre com o Peugeot 1.0 e 1.3... o 1.3 chega a ser mais econômico que o 1.0... Quem deve a oportunidade de dirigir as duas motorizações deve ter percebido o mesmo que eu...
Eu concordo com o Edson, em parte. Um motor MUITO mais potente que o do Niva irá gastar mais, pois será um motor beeeem maior (2.5l, 3.0l, p/ex.) Já um motor 1.6 melhorado ou um 1.7 ou 1.8 serão motores de cilindrada próxima, porém maior potência. Como o Niva é um carro algo submotorizado, um motor ligeiramente mais potente deverá fazer com que o esforço para mover o russinho seja, proporcionalmente, menor, implicando em menor pressão sobre o acelerador.
Eu percebi isto ao instalar o comando Aerocar em meu Niva anterior. Achei que oi consumo iria aumentar, mas isto não aconteceu, ao contrário, como o motor movia o carro com menos esforço, eu precisava acelerar menos, o que acabava por reduzir o consumo, embora de forma muito discreta.
[ ]s
Gil, usei remolds da marca Lion Tracker por quase um ano... o desenho era o mesmo dos BF Goodrich Mud Terrain... nesse modelo há menos borracha em contato com o solo do que meus modelos atuais, BF Goodrich Trail T/A... o composto do primeiro jogo tb era mais duro, ocasionando menor atrito... durante esse quase um ano, o consumo sempre foi ligeiramente menor do que com os jogos atuais de pneus... e a alcançava mais rápido a velocidade de 110km/h... as desvantagens eram maior espaço de frenagem, maior instabilidade em altas velocidades e pulava um pouco mais tb...
Edson, aí eu posso concordar com você, mas veja bem :shock: , na verdade você está se referindo à composição (mais dura) do pneu, e não ao seu desenho! :discordo: Um pneu de borracha mais dura certamente irá sofrer desgaste mais lento que um pneu de borracha mais macia, mas isto não está diretamente relacionado oa desenho da banda de rodagem (off-road ou on-road), e sim à dureza do pneu!
[ ]s
emtsuhako
18/03/2008, 19:50
Eu concordo com o Edson, em parte. Um motor MUITO mais potente que o do Niva irá gastar mais, pois será um motor beeeem maior (2.5l, 3.0l, p/ex.) Já um motor 1.6 melhorado ou um 1.7 ou 1.8 serão motores de cilindrada próxima, porém maior potência. Como o Niva é um carro algo submotorizado, um motor ligeiramente mais potente deverá fazer com que o esforço para mover o russinho seja, proporcionalmente, menor, implicando em menor pressão sobre o acelerador.
Eu percebi isto ao instalar o comando Aerocar em meu Niva anterior. Achei que oi consumo iria aumentar, mas isto não aconteceu, ao contrário, como o motor movia o carro com menos esforço, eu precisava acelerar menos, o que acabava por reduzir o consumo, embora de forma muito discreta.
[ ]s
É isso aí, Gil !!! Só uma correção, o Peugeot 206 é 1.4 e não 1.3 como mencionei... Se não me engano, as revistas especializadas em automóvel consideram motorização 1.3 ou 1.4 mais vantajosa do que 1.0, exatamente pelo que vc explicou... pasmem, mas 1.3 ou 1.4 chega ser mais econômico do que 1.0 e com a vantagem de não perder tanto fôlego em subidas...
emtsuhako
18/03/2008, 19:56
Edson, aí eu posso concordar com você, mas veja bem :shock: , na verdade você está se referindo à composição (mais dura) do pneu, e não ao seu desenho! :discordo: Um pneu de borracha mais dura certamente irá sofrer desgaste mais lento que um pneu de borracha mais macia, mas isto não está diretamente relacionado oa desenho da banda de rodagem (off-road ou on-road), e sim à dureza do pneu!
[ ]s
Gil, na verdade eu deveria me referir a área de contato de borracha com o solo... se vc notar o desenho do Mud Terrain e comparar com o Trail T/A, verá que há mais área de borracha em contato com o solo no segundo pneu, o Trail T/A... Em relação ao composto mais duro, os meus antigos remolds eram um pouco mais duros do que os atuais, mas o que contava mesmo era a menor área de contato, o que fazia o meu Niva correr mais solto... o mesmo efeito posso conseguir aumentando a calibragem dos meus atuais pneus, mas aí se desgastam bem mais rápido, não compensando a economia de combustível...
Qual o consumo ideal num motor Ap. 2.0 Alcool e no GNV ?
abraços a todos
PAPA-TERRA
20/03/2008, 08:52
BOM DIA !
Voltei ! Fiz uma viajem de 682 kms, dois quais 544 kms foram com um reboque de 380 kgs. O pneu foi o G32, Goodyear com 30 libras de calibragem. Asfalto (412 kms), praia, areia, campo aberto e pouco barro (não anotei os outros) . A média no asfalto (no gargalo!) 10 km/L . Média geral 8,50 . Pra mim foi ótima ! Gastamos em combustível R$65,00 a mais do que a Toyota que acompanhou...
BOM DIA !
Voltei ! Fiz uma viajem de 682 kms, dois quais 544 kms foram com um reboque de 380 kgs. O pneu foi o G32, Goodyear com 30 libras de calibragem. Asfalto (412 kms), praia, areia, campo aberto e pouco barro (não anotei os outros) . A média no asfalto (no gargalo!) 10 km/L . Média geral 8,50 . Pra mim foi ótima ! Gastamos em combustível R$65,00 a mais do que a Toyota que acompanhou...
Bem vindo de volta! Fotos, trajeto :?:
cezaralopes
20/03/2008, 11:11
César, ainda acho que você deveria rodar em diversos 4x4 (Niva inclusive) que etsejam ao seu alcance financeiro, para depois decidir qual será a sua escolha.
Meu Niva está à disposição para uma voltinha, eu moro em Santo Amaro, fica fácil para você.
[ ]s
Perfeito. Marcamos e, se você tiver disponibilidade, vamos com o seu niva ver um nivazul. O que acha? :idea:
cezaralopes
20/03/2008, 11:23
Concordo com o Gil... se a pessoa prioriza economia, esquece 4x4... infelizmente não temos um 4x4 compacto flexfuel... e os modelos diesel são caros demais...
O Samurai, pelo que pesquisei, é o SEGUNDO 4x4 COMPACTO mais econômico vendido no Brasil... só perde para o Daihatsu Terios, mas este último deve ter a manutenção caríssima!!! Ambos tem motor 1.3, mas o Terios possui motorização mais moderna, porém, não é robusto como o Samurai. O Samurai faz em torno de 9km/l na cidade... e em torno de 12km/l na estrada. No Samurai a suspensão é mais dura que a do Niva... Praticamente não possui porta-malas... Peças de reposição devem ser praticamente o mesmo preço, por causa do dólar desvalorizado... A maior vantagem do Samurai é a estrutura em chassis... Niva é monobloco e sempre considerei isso o calcanhar de Aquiles do russinho para quem pretende dar um uso exclusivamente off-road a ele...
Pelos muitos e-mails e tópicos de fóruns que li, a maioria dos Nivas fazem:
- estrada: 9-10km/l;
- em trilhas: abaixo dos 6km/l (uso constante da reduzida).
Essa média é para Niva com motor original, carburador original, pneus nas medidas originais (175/80 R16 ou 205/75 R15), ignição eletrônica, sem acessórios (que acrescenta peso "morto" e aumenta o arrasto aerodinâmico), gasolina aditivada. Ah, com meia carga, no máximo.
Senhores, nem adianta me oferecer outro 4x4. Eu quero um NIVA. A questão é se é possível otimizar performance e consumo para que ele alcance o melhor aproveitamento possível do combustível utilizado.
Vejam, quero um NIVA muito bem regulado por que, inevitavelmente (e infelizmente para alguns) vou colocar GNV. Quero alcançar 10km/m3 mínimos com GNV. Isso pra mim é o aceitável. Este é o objetivo final. Sai o mesmo custo do meu Palio Fire 2007 rodando no álcool. Vejam só, estamos falando de um 4x4 antigo!! Quem tem um Palio Fire não faz mais que isso no álcool (média entre estrada e cidade). Podem perguntar.
Sou amarradão nos peneus off-road. Já tava orçando uns BF Goodrich. Isso vale também para outros acessórios off-road que nem o nome eu sei. A idéia é que eu fique com meu niva sossegadão por um ano. Depois desse período, vou começar eu mesmo a modificá-lo e deixá-lo do jeito que quero.
Imprescindível: "Bom" estado de funilaria.
Ótimo estado mecânico
Bom estado dos pneus. Devem durar, no mínimo, mais dois anos.
Se for ser 4x4 vai ser niva. E se o projeto do NIVA não der certo, vou ter de engavetá-lo e comprar um fusca. Mas se é 4x4, é NIVA :D:D:D
Barao de Castro
20/03/2008, 11:54
Li com atenção todos este tópico e gostaria que os amigos NIVEIROS me respondessem uma perguntinha. Vcs falarram muio em consumo do NIVA, aqui na minha cidade existe milhares de nivas já adapatados. Na realidade quando dá pau no motor o pessoal prefere correr para adaptar o motor AP no niva, já cheguei a ver um com o motor a diesel da kombi. Minha pergunta é o seguinte:
Porque todos, digo todos os que vi, que são adaptados como AP eles colocam com carburador. Porque não com injeção? A injeção não melhoraria o consumo dele?
sds
Breno:-?
GARCIA/SP
20/03/2008, 12:07
:mrgreen:
Li com atenção todos este tópico e gostaria que os amigos NIVEIROS me respondessem uma perguntinha. Vcs falarram muio em consumo do NIVA, aqui na minha cidade existe milhares de nivas já adapatados. Na realidade quando dá pau no motor o pessoal prefere correr para adaptar o motor AP no niva, já cheguei a ver um com o motor a diesel da kombi. Minha pergunta é o seguinte:
Porque todos, digo todos os que vi, que são adaptados como AP eles colocam com carburador. Porque não com injeção? A injeção não melhoraria o consumo dele?
sds
Breno:-?
Breno,
Vc está certo:concordo:. Um motor AP com injeção com certeza é mais econômico do que um cuja alimentação seja feita por carburador (respeitados os parâmetros de regulagem de ambos). O que ocorre, em minha opinião, é que o fator CUSTO acaba sendo decisivo na escolha do proprietário.
Um motor AP "carburado" é mais fácil de ser encontrado por aí...e mais barato também...ou seja, o cara compra o motor "pronto", e faz a "adaptação", ou, "adaptraição", em alguns casos...:mrgreen::mrgreen:
Não sou profundo conhecedor do assunto, portanto, deixo para os foristas mais experientes comentarem com maior propriedade.
Abs
emtsuhako
20/03/2008, 12:22
Breno, além dos fatores mencionados pelo Renato, pode ser que quem gosta de off-road prefira motor carburado por ser mais resistente aos ímpetos de um jipeiro, por exemplo, entrar em alagado... se for molhar a i.e. no meio da trilha, só volta rebocado... Além de i.e. nos AP, alguns colegas adaptaram i.e. no motor original tb... é outra boa alternativa.
Otávio Luiz
20/03/2008, 13:30
........Vejam, quero um NIVA muito bem regulado por que, inevitavelmente (e infelizmente para alguns) vou colocar GNV. Quero alcançar 10km/m3 mínimos com GNV. Isso pra mim é o aceitável. Este é o objetivo final. Sai o mesmo custo do meu Palio Fire 2007 rodando no álcool. Vejam só, estamos falando de um 4x4 antigo!! Quem tem um Palio Fire não faz mais que isso no álcool (média entre estrada e cidade). Podem perguntar............
A economia de combustível foi determinante na compra do meu Niva.
Tinha um grená 95 melhor que SdeP, mas o GNV fez a diferença. Como não teria a grana pra instalar o GNV optei pelo que já tinha.
Aliás continua fazendo a diferença, ele no GNV é mais econômico que o Fiesta 1.0 gasolina da patroa.
Só não se esqueça que a manutenção do Niva vai ser mais constante que a do Palio, e muito provavelmente mais cara.
cezaralopes
20/03/2008, 14:21
Só não se esqueça que a manutenção do Niva vai ser mais constante que a do Palio, e muito provavelmente mais cara.
Quanto a isso, para qualquer carro antigo (e velho) a regra é a mesma.
Agora, duvido que fique mais cara.
Já gastei 1.300 reais com revisão e freios do meu carro no período de um ano. E olha que carro 0km não tem NADA pra fazer a não ser revisões programadas e alguma coisa de desgaste natural, no meu caso as pastilhas e discos dianteiros.
Não acredito que gaste o mesmo mantendo um NIVA bom. Claro que pra "montá-lo" o custo talvez seja bem mais alto. Mas depois, considero que é quase impossível ficar mais caro. Ou estou redondamente (ou quadradamente) errado?
Rones Jr
20/03/2008, 14:45
na boa....acredito mesmo que tirando o sistema de tração...todo o resto, inclusive com up grades tem preço compatível com o mercado...ou mais barato.
Otávio Luiz
20/03/2008, 15:22
Pois é, os preços da manutenção do Niva não são exorbitantes, ainda mais com o dólar baixo.
Mas como a viatura já tem um desgaste maior devido a idade (e as vezes devido aos abusos), a troca de peças será maior.
Afinal, são 17 anos de uso p/ um Niva 91...
Perfeito. Marcamos e, se você tiver disponibilidade, vamos com o seu niva ver um nivazul. O que acha? :idea:
Podemos combinar algo, mas, para não dar um tiro no escuro, eu gostaria de saber mais sobre este Niva: aonde está (bairro)? Você tem + informações sobre ele (link, fotos, detalhes...)?
Para facilitar, escreva em MP (mensagem privada).
[ ]s
:mrgreen:
Breno,
Vc está certo:concordo:. Um motor AP com injeção com certeza é mais econômico do que um cuja alimentação seja feita por carburador (respeitados os parâmetros de regulagem de ambos). O que ocorre, em minha opinião, é que o fator CUSTO acaba sendo decisivo na escolha do proprietário.
Um motor AP "carburado" é mais fácil de ser encontrado por aí...e mais barato também...ou seja, o cara compra o motor "pronto", e faz a "adaptação", ou, "adaptraição", em alguns casos...:mrgreen::mrgreen:
Não sou profundo conhecedor do assunto, portanto, deixo para os foristas mais experientes comentarem com maior propriedade.
Abs
Há um outro motivo, e é importante: em uma emergência, no meio da trilha ou do passeio, qualquer mecânico de fundo de quintal, ou mesmo o dono do carro, consegue mexer em um carburador e fazê-lo funcionar, bem ou mal, para sair do aperto. O mesmo não acontece com a i.e., se quebrar (o que é raro!), só volta rebocado!
[ ]s
Barao de Castro
20/03/2008, 15:49
Há um outro motivo, e é importante: em uma emergência, no meio da trilha ou do passeio, qualquer mecânico de fundo de quintal, ou mesmo o dono do carro, consegue mexer em um carburador e fazê-lo funcionar, bem ou mal, para sair do aperto. O mesmo não acontece com a i.e., se quebrar (o que é raro!), só volta rebocado!
[ ]s
Relamente a parte eletronica em jeeps é um problema, tem seus inconvenientes, mas não em aqui no forum ninguem que possuo o niva com ap e injetado não? Gostaria muito de saber a diferença no consumo.
abraço a todos que ajudaram
Breno
Ainda é cedo para festejar, mas...
Recentemente, li uma mensagem de um niveiro, creio que no Orkut (Camaradas do Niva), onde ele explicava que conseguiu melhorar o consumo mudando as marchas do Niva no giro de bom torque (3.000-3.500 rpm), e usando menos a quinta marcha.
Eu, que, desde 2.000, após a instalação do comando Aerocar no meu Niva anterior, estava habituado a mudar as marchas em uma rotação baixa, uma vez que passou a sobrar torque, resolvi experimentar, e mudei minha maneira de dirigir, esticando um pouco mais cada marcha (sem acelerar mais, apenas esperando o giro aumentar). Talvez seja coincidência, mas as últimas 3 médias, com um percurso predominante no trânsito, foram bastante animadoras: 6,6 Km/l, 7,8 Km/l e 8,3 Km/, numa média aritmética de 7,6 Km/l, que eu considero ótima, para um Niva a gasolina. Espero que este consumo se confirme, eu irei informar quando tiver feito mais medições.
[ ]s
Jonatars
21/03/2008, 00:45
Gil, concordo com essa teoria de trocar de marcha em torno de 3000 a 3500 rpm, eu também tinha o hábito de mudar de marcha em baixa rotação e meu Niva fazia uma média de 6 Km/l no máximo e com a patroa, chegou a fazer 8 km/l pegando transito:shock:, fiquei inconformado e fui dar uma volta com ela para ver o "milagre" e o que ela fazia é justamente esticar antes de trocar as marchas, depois que comecei a fazer isso também, tenho conseguido uma média de 7,5 km/l, ainda não consegui ganhar dela! a patroa tendo que me ensinar a dirigir...:oops:, deixa pra lá, bom só para ilustrar melhor como isso faz sentindo, o carro da patroa é 1.6 e tem computador de bordo que dá o consumo instantaneo, em uma subida por exemplo, se vc esticar, o consumo vai lá em cima, mas conforme vc vai mudando de marcha(mantendo uma velocidade normal, sem exagero), o consumo vai baixando, se no mesmo lugar (eu testei isso) vc subir sem esticar muito e trocar de marcha em baixa rotacao o consumo pelo computadorzinho continua alto, e só vai aumentando, isso em subidas, mas no plano a história é outra, (no Niva) estica a primeira até 3500 e a segunda, acima de 2500 rpm já tá bom, agora de terceira para quarta, acredito que em baixa é melhor no sentido de economia, a não ser que seja uma subida e esteja presisando de torque para entrar embalado ou efetuar uma ultrapassagem ai é pé lá em baixo e giro acima de 3000 rpm mesmo. 5ª marcha, já ouvi que o correto é usa-lá, quando se atinge a velocidade de cruzeiro, que seria a partir de 90km/h, claro tudo isso, visando consumo, não performance, pois ai a historia é outra....
Gil, concordo com essa teoria de trocar de marcha em torno de 3000 a 3500 rpm, eu também tinha o hábito de mudar de marcha em baixa rotação e meu Niva fazia uma média de 6 Km/l no máximo e com a patroa, chegou a fazer 8 km/l pegando transito:shock:, fiquei inconformado e fui dar uma volta com ela para ver o "milagre" e o que ela fazia é justamente esticar antes de trocar as marchas, depois que comecei a fazer isso também, tenho conseguido uma média de 7,5 km/l, ainda não consegui ganhar dela! a patroa tendo que me ensinar a dirigir...:oops:, deixa pra lá, bom só para ilustrar melhor como isso faz sentindo, o carro da patroa é 1.6 e tem computador de bordo que dá o consumo instantaneo, em uma subida por exemplo, se vc esticar, o consumo vai lá em cima, mas conforme vc vai mudando de marcha(mantendo uma velocidade normal, sem exagero), o consumo vai baixando, se no mesmo lugar (eu testei isso) vc subir sem esticar muito e trocar de marcha em baixa rotacao o consumo pelo computadorzinho continua alto, e só vai aumentando, isso em subidas, mas no plano a história é outra, (no Niva) estica a primeira até 3500 e a segunda, acima de 2500 rpm já tá bom, agora de terceira para quarta, acredito que em baixa é melhor no sentido de economia, a não ser que seja uma subida e esteja presisando de torque para entrar embalado ou efetuar uma ultrapassagem ai é pé lá em baixo e giro acima de 3000 rpm mesmo. 5ª marcha, já ouvi que o correto é usa-lá, quando se atinge a velocidade de cruzeiro, que seria a partir de 90km/h, claro tudo isso, visando consumo, não performance, pois ai a historia é outra....
O comportamento do Niva com o comando Aerocar é bem diferente do que com o motor original, neste útlimo, se as marchas não forem esticadas, o carro não sai do lugar. Já com o comando, o motor "enche" mais, respondendo melhor ao comando do acelerador. Já faz muito tempo que não guio um Niva sem o comando (instalei o primeiro há 8 anos), mas lembro-me, dos tempos em que meus Nivas não tinham o comando, que muitas vezes era necessário fazer o motor "berrar" para conseguir alcançar certa velocidade, subir uma ladeira ou ultrapassar um caminhão. Imagino, portanto, que as formas de dirigir o Niva sejam diferentes, caso ele tenha ou não o comando Aerocar instalado.
[ ]s
emtsuhako
23/03/2008, 17:38
Gil, já faz um tempo, alguém me disse que com o comando Aerocar vc deve estivar um pouco mais o giro do que se não estivesse com o comando... Testei alguns limites de giro e constatei que o melhor é esticar a quase 3800 a 4.000RPM... qdo faço isso, o consumo se mantém entre 7 a 8km/l na cidade... na estrada sobe para 10 a 11km/l se for plana e velocidade em torno de 110km/h... ou em torno de 9-10km/l em serra e velocidade em torno de 90km/h...
Transito infernal no feriadao de pascoa o meu niva fez 2,2 km/lts ida, marginal tiete totalmente parada e 4,5 km/lts na volta com transito livre numa velocidade media de 90 km/hora, visto que o meu carburador esta sem revisao. Motor AP 2,0 alcool. de Louveira a Guarulhos - 110 km percorridos
Amanha vou revisar motor e carburador e na quarta irei a sp e vou refazer as contas. abraços a todos.
Depois da Revisao do motor e carburação.
O FOLGADÃO esta fazendo em media 9,5 km/litro
Motor AP 2.0 - Alcool
GARCIA/SP
25/03/2008, 23:56
Depois da Revisao do motor e carburação.
O FOLGADÃO esta fazendo em media 9,5 km/litro
Motor AP 2.0 - Alcool
Pô...9,5km/litro no álcool??? Tá bom prá caramba!!!:palmas::palmas:
Abs...
"GRAUÇÁ 4x4"
12/06/2008, 18:43
Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal.
No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago.
Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: http://grauca4x4.blogspot.com/ (http://grauca4x4.blogspot.com/)
O que será que realmente ocorreu ??? Qual será a solução ???
fondevila
12/06/2008, 19:09
que será que realmente ocorreu ??? Qual será a solução ???
No Bob aconteceu coisa parecida, porém o estrago foi bem menor pq eu vi logo depois...
O Problema do meu era a tampa do tanque que não é original, eu usava uma VW que veio do dono anterior e parecia encaixar perfeitamente... Um belo dia enchi o tanque antes de voltar pra casa e parei na rampa da garagem, quando eu voltei tava vazando gasolina...
Pra arrumar o problema foi só arrumar uma tampa nova mas a pintura já era...
Flugêncio
12/06/2008, 20:59
Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal.
No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago.
Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: http://grauca4x4.blogspot.com/ (http://grauca4x4.blogspot.com/)
O que será que realmente ocorreu ??? Qual será a solução ???
Roberto,
Pelo que pude observar na foto do blog, dá pra dizer que isto é o resultado de entupimento no sistema de respiro do tanque ( e que literalmente, cospe a gasolina pra fora).
ola
o CCCP estva com o consumo mto alto (6,5km/L na estrada Gasolina), pensei ser as velas, porem qdo fui troca-las a ao tirar a primeira e segunda estavam enxarcadas de gasolina! bura regulado, parafuso da gasolina 1 volta mais aberto... depois dessa ainda não fiz a media na gasolina, mas como roda no GNV tb
esta fazendo 8,5km/m³ GNV na cidade
vou medir na Gasolina e GNV na estrava na prox viajem (300km Sampa - araraquara) com pneus novos 6.50 R16 AS22 Pirelli
(Conforme citei no tópico cheiro de gasolina, tô movendo o assunto do consumo prá cá)
Votei a medir o consumo. O cheiro realmente sumiu (ficou só o rstolho que comentei mas vou eixar no sol, ver mangueiras e etc), mas tá ainda fazendo 4km/l.
Não estou entendendo. Não desregulou, a regulagem do seu Irineu tá supimpa, o carro tá um relógio.
Pode ser a gasolina, mas daria TANTA diferença assim? Pode ser um vazamento tb.
O problema é que meu $$ é que evaporou. A brincadeira tá ficando caríssima, menos de 200 km com um tanque (bem menos, tá dando 150, 160....). O carro tá show, macio, motor redondo, mas esse consumo tá me matando, e se eu enconstar de novo numa oficina lá se vão mais xxxx reais...
Estou me segurando prá não pensar "foi bom enquanto durou" e colocar à venda enquanto está tudo zeradinho. :(
hunf... um dos motivos da minha dúvida em ir prá viagem de São Tomé é o custo da gasosa. Até agora tá inviável. :parede:
ps: editando a mensagem depois de reler esse tópico inteiro: tenho o hábito de trocar de marchas em baixa rotação, em 2000 rpm, e colocar a 5a assim que dá, deixando o carro solto. Ficou claro que no Niva é totalmente o contrário. Então o cabação do motorista aqui conta no consumo também. :oops: Mei niva tá com bagageiro. Tô pensando em arrancar e colocar eventualmente, se for viajar. Os pneus são meio off - road (não sei dizer quais), mas não são muito largos. Mas nisso eu não vou mexer. Mesmo assim - 4 km/l na cidade, PQP!!!! Não quero consumo de 1.0, sei que se é prá ter 4x4 tem um preço, mas que faça pelo menos 6,5 km/l na cidade e juro que não reclamo mais. Vou acender uma vela de 7 dias e já volto.
(Conforme citei no tópico cheiro de gasolina, tô movendo o assunto do consumo prá cá)
Votei a medir o consumo. O cheiro realmente sumiu (ficou só o rstolho que comentei mas vou eixar no sol, ver mangueiras e etc), mas tá ainda fazendo 4km/l.
Não estou entendendo. Não desregulou, a regulagem do seu Irineu tá supimpa, o carro tá um relógio.
Pode ser a gasolina, mas daria TANTA diferença assim? Pode ser um vazamento tb.
O problema é que meu $$ é que evaporou. A brincadeira tá ficando caríssima, menos de 200 km com um tanque (bem menos, tá dando 150, 160....). O carro tá show, macio, motor redondo, mas esse consumo tá me matando, e se eu enconstar de novo numa oficina lá se vão mais xxxx reais...
Estou me segurando prá não pensar "foi bom enquanto durou" e colocar à venda enquanto está tudo zeradinho. :(
hunf... um dos motivos da minha dúvida em ir prá viagem de São Tomé é o custo da gasosa. Até agora tá inviável. :parede:
Como meu já havia dado a resposta no outro tópico ANTES de ver que você mudou de tópico, copiei e colei minha resposta abaixo.
Ricardo, o Niva realmente não está entre os mais econômicos, mas 4,0 Km/l é muito ruim até para o Niva! Qual é o seu percurso típico? Muito trânsito, ladeiras?
Em todo caso, seguem abaixo algumas ocorrências que poderão, talvez, explicar o alto consumo, convém você verificar uma a uma:
Carburador muito ruim e desgastado, a ponto de não permitir mais uma regulagem correta (nem mesmo pelo Sr. Irineu). Aliás, se o carro está andando muuuuuito bem, é possível que a mistura esteja rica demais, o que causa grande consumo. Uma boa forma de saber se a mistura é rica é verificar se, com o motor frio, o carro anda sem engasgar. O normal, estando o motor frio, é rodar com, o afogador puxado, até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Se ele está andando bem com o motor frio, sem que seja necessário puxar o afogador, é muuuuuito provável que a mistura esteja rica demais;
Gasolina ruim. Qual a marca que você usa? O posto é de confiança?;
Freios presos, tornando necessário pisar mais fundo para andar;
Pneus descalibrados (o correto é F:26 / T:24) ou excessivamente grandes e/ou largos e/ou borrachudos (de trilha);~
Velas gastas e/ou desreguladas, cabos de vela gastos ou ruins;
Platinado (se houver) desregulado ou gasto;
Ponto de ignição desregulado (atrasado ou adiantado);
Direção desalinhada;
Uso indevido (ou seja, mudanças de marcha na rotação errada, por exemplo)
Devem existir outros fatores, dos quais não me lembro agora, mas a lista acima já vai lhe possibilitar uma análise, verifique, depois você nos conta tudo!
Em tempo: uma só medição de consumo é extremamente imprecisa, basta que no abastecimento anterior o frentista tenha deixado de colocar dois ou três litros de gasolina no seu tanque (ou seja, não tenha enchido o tanque) para que a medição de consumo seguinte saia errada, com um consumo alto. O correto é fazer várias medições, sempre enchendo o tanque (na segunda parada do automático), para depois obter uma média de consumo. Quanto mais abastecimentos, maior a precisão da medição desta média.
Opa! Adicionei um PS, dá uma olhada. Mas aqui vão uns comentários:
Como meu já havia dado a resposta no outro tópico ANTES de ver que você mudou de tópico, copiei e colei minha resposta abaixo.
Ricardo, o Niva realmente não está entre os mais econômicos, mas 4,0 Km/l é muito ruim até para o Niva! Qual é o seu percurso típico? Muito trânsito, ladeiras?
Cara, misto de um pouco de trânsito com longos percursos na MArginal, a 80 km/h em média. Ou seja, na média um compensa o outro. Se fosse trânsito pesado 100% do tempo, beleza... mas não, é o normal.
Em todo caso, seguem abaixo algumas ocorrências que poderão, talvez, explicar o alto consumo, convém você verificar uma a uma:
Carburador muito ruim e desgastado, a ponto de não permitir mais uma regulagem correta (nem mesmo pelo Sr. Irineu). Aliás, se o carro está andando muuuuuito bem, é possível que a mistura esteja rica demais, o que causa grande consumo. Uma boa forma de saber se a mistura é rica é verificar se, com o motor frio, o carro anda sem engasgar. O normal, estando o motor frio, é rodar com, o afogador puxado, até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento. Se ele está andando bem com o motor frio, sem que seja necessário puxar o afogador, é muuuuuito provável que a mistura esteja rica demais;
Pode ser. Com o motor frio tá andando sem afogador puxado. Não é assim um carro à injeção, mas... dá uns pulinhos mas anda.
Gasolina ruim. Qual a marca que você usa? O posto é de confiança?;
Gosto da BR. Só posto (teoricamente) decente. Sou chato com gasolina.
Freios presos, tornando necessário pisar mais fundo para andar;
Boa! Ponto para verificar
Pneus descalibrados (o correto é F:26 / T:24) ou excessivamente grandes e/ou largos e/ou borrachudos (de trilha);~
Não não... Prá vc ter idéia cheguei a usar 30 libras.
Velas gastas e/ou desreguladas, cabos de vela gastos ou ruins;
Velas novas, cabos testados, tão em ordem.
Platinado (se houver) desregulado ou gasto;
Não sei se tem. :oops:
Ponto de ignição desregulado (atrasado ou adiantado);
Pode ser. Verificar.
Direção desalinhada;
Não, não... alinhada e pneus balanceados
Uso indevido (ou seja, mudanças de marcha na rotação errada, por exemplo)
Sim, como citei no "PS", quando editei a minha mensagem.
Devem existir outros fatores, dos quais não me lembro agora, mas a lista acima já vai lhe possibilitar uma análise, verifique, depois você nos conta tudo!
Opa! Vou arrancar o bagageiro.
Em tempo: uma só medição de consumo é extremamente imprecisa, basta que no abastecimento anterior o frentista tenha deixado de colocar dois ou três litros de gasolina no seu tanque (ou seja, não tenha enchido o tanque) para que a medição de consumo seguinte saia errada, com um consumo alto. O correto é fazer várias medições, sempre enchendo o tanque (na segunda parada do automático), para depois obter uma média de consumo. Quanto mais abastecimentos, maior a precisão da medição desta média.
Cara, fiz várias. Meço a cada abastecimento, sempre colocando gasosa até onde eu consigo ver o nível, mas sem encher até a boca. O consumo não sai disso... encher demais o tanque pode causar evaporação em excesso e influenciar nisso também ou posso sempre encher até conseguir ver a gasosa? (até dou umas balançadas no carro prá ela "assentar", espero ela descer, peço prá ir pingando mais, até ficar no nivel que estava antes.... o frentista me odeia, gero fila no posto! hehe) :(
Portanto, pontos a verificar:
Ponto da ignição
Mistura muito rica
Platinado (nem sei o que é....)
Retirar bagageiro
Freios presos
Outra coisa: como a parte das bronzinas / bielas do virabrequim foi refeita e o cabeçote é novo, ele está com um pouco mais de folga nos pistões, que o mecânico disse que depois de rodar um pouco deve ser regulado. Isso também aumenta o consumo?
Bom, tem uma luz no fim do túnel. Afinal o que vale não é só resolver o problema, mas todo o caminho até achar a solução :concordo:
Pensamento positivo. Vamo lá....
Valeu pela resposta!!!
Platinado (nem sei o que é....)
Outra coisa: como a parte das bronzinas / bielas do virabrequim foi refeita e o cabeçote é novo, ele está com um pouco mais de folga nos pistões, que o mecânico disse que depois de rodar um pouco deve ser regulado. Isso também aumenta o consumo?
[/B]
Se não sabe, está na hora de saber, o platinado, caso o seu Niva o tenha (original dos Nivas 90 a 92), é peça importantíssima para o bom desepenho de seu Niva!
Isto não tem pé nem cabeça, não pode haver folga nos pistões (isto seria sinal de um motor urgentemente necessitado de uma retífica) e ninguém regula um cabeçote... Aliás, um cabeçote novo é algo muuuuuuito raro, não seria um cabeçote retificado? Você não quer conversar com o seu mecânico e verificar exatamente do que se trata?
De qualquer modo, caso o seu motor tenha sido retificado, isto pode justificar, em parte, o alto consumo, um motor retificado recentemente deve estar algo "preso", até ele se soltar (após uns 1.000 Km), o consumo vai ser um pouco alto.
Se não sabe, está na hora de saber, o platinado, caso o seu Niva o tenha (original dos Nivas 90 a 92), é peça importantíssima para o bom desepenho de seu Niva!
Isto não tem pé nem cabeça, não pode haver folga nos pistões (isto seria sinal de um motor urgentemente necessitado de uma retífica) e ninguém regula um cabeçote... Aliás, um cabeçote novo é algo muuuuuuito raro, não seria um cabeçote retificado? Você não quer conversar com o seu mecânico e verificar exatamente do que se trata?
De qualquer modo, caso o seu motor tenha sido retificado, isto pode justificar, em parte, o alto consumo, um motor retificado recentemente deve estar algo "preso", até ele se soltar (após uns 1.000 Km), o consumo vai ser um pouco alto.
Pois é, tá com uma folguinha (não seria nas válvulas essa regulagem?). Tá com um leve barulho de motor diesel. Vou levar prá regular.
Foi mal, o cabeçote não é novo não, é retificado. É que o antigo foi substituído, por isso me escapou a palavra "novo" :)
[off-topic] Bom, estava lá na garagem até agora. Desci prá tirar o bagageiro, arranquei fora. Agora a viatura tá "careca" (e mais leve). Mexe aqui, mexe ali, acabei vendo um fusível que tinha queimado... aí aproveitei e arraquei uma caixinha de buzina diferente, cheia de botaozinho que tinha lá e tava desligada (pelo amor viu...)... fixei o acendedor de cigarro que tava meio solto.... instalei o inclinômetrozinho que herdei do antigo Niva da famĩlia (estava naquela famosa caixa velha cheia de restos mortais)... e quando fui fechar a caixa de fusíveis esbarrei em algum fio e descobri que o carro tem alarme. Disparou na garagem às 2 da manhã, pqp. :palmas: O antigo dono não disse nada nem deu controle remoto algum. Agora TOCA ir no auto-elétrico e arrancar o alarme fora. Espero que não corte a ignição [/off-topic]
Vou ver o lance do platinado. Dei uma googlezada aqui mas não manjo de sistemas de ignição, vou ler com calma amanhã. Mas levando ao auto-elétrico, já peço prá ver isso também.
Valeu, camarada. =)
emtsuhako
07/07/2008, 08:13
Camaradas, ontem fui até Macatuba... da minha terrinha até lá são quase 213km... passa pela Castelo até Botucatu e depois pela Rondon... medi o consumo de ida... 7,1km/l (temperatura amena, período da manhã, gasolina aditivada da Texaco)... e na volta 7,6km/l (frio, período da noite e gasolina comum)... fiquei inconformado... meu Niva já fez muito mais que isso... estranho que na ida meu Niva chegava a dar uma engasgadinha em subidas ou qdo ultrapassava caminhões ou ônibus, mas depois de uns 160km voltou ao normal... acho que estava com alguma sujeira no carburador. Na cidade não sei qto está fazendo, mas percebi que tem bebido muito. Estranho que qdo, por exemplo, acelero em segunda, ele demora para pegar força... é como se não tivesse fôlego para puxar o carro, a ponto de aparentar que vai morrer. O que será que pode ser? Estou pensando em comprar um carburador novo e ver se melhora o consumo também.
Pois é, tá com uma folguinha (não seria nas válvulas essa regulagem?). Tá com um leve barulho de motor diesel. Vou levar prá regular.
Foi mal, o cabeçote não é novo não, é retificado. É que o antigo foi substituído, por isso me escapou a palavra "novo" :)
[off-topic] Bom, estava lá na garagem até agora. Desci prá tirar o bagageiro, arranquei fora. Agora a viatura tá "careca" (e mais leve). Mexe aqui, mexe ali, acabei vendo um fusível que tinha queimado... aí aproveitei e arraquei uma caixinha de buzina diferente, cheia de botaozinho que tinha lá e tava desligada (pelo amor viu...)... fixei o acendedor de cigarro que tava meio solto.... instalei o inclinômetrozinho que herdei do antigo Niva da famĩlia (estava naquela famosa caixa velha cheia de restos mortais)... e quando fui fechar a caixa de fusíveis esbarrei em algum fio e descobri que o carro tem alarme. Disparou na garagem às 2 da manhã, pqp. :palmas: O antigo dono não disse nada nem deu controle remoto algum. Agora TOCA ir no auto-elétrico e arrancar o alarme fora. Espero que não corte a ignição [/off-topic]
Vou ver o lance do platinado. Dei uma googlezada aqui mas não manjo de sistemas de ignição, vou ler com calma amanhã. Mas levando ao auto-elétrico, já peço prá ver isso também.
Valeu, camarada. =)
Ahhhhh, você (ou o mecânico) estava se referindo à folga das válvulas! Estas, sim, podem e devem ser reguladadas! O "barulho de diesel", nada mais do que uma barulho destas válvulas é normal no Niva, característica do motor.
Eu tive um Niva (o segundo), que tinha um alarme desativado, o cara que me vendeu só me informou disto depois, pois foi ele quem o desativou (foi instalado por um dono anterior a ele). Este alarme deu certo trabalho, uma vez, até que eu o descobri, e mandei desativar definitivamente.
Quanto ao platinado, é fácil: abra a tampa do distribuidor (basta afastar as duas presilhas que a prendem) e verifique se há um dispositivo com uma fina lâmina de aço, montado sobre uma espécie de bandeja circular de metal. Se houver, este é o platinado.
Se eu fosse você, levava o Niva, ao menos uma vez, a um mecânico especilizado em Lada, para um exame geral. isto irá permitir a você uma real idéia do estado de seu Niva. Depois, você resolve o que vai fazer, e se vai ser neste mesmo mecânico. Eu recomendo o Wilson, no Moema,tem grande experiência com os Lada, é meu mecânico há mais de 10 anos. O fone é 5531.7796
[ ]s
Camaradas, ontem fui até Macatuba... da minha terrinha até lá são quase 213km... passa pela Castelo até Botucatu e depois pela Rondon... medi o consumo de ida... 7,1km/l (temperatura amena, período da manhã, gasolina aditivada da Texaco)... e na volta 7,6km/l (frio, período da noite e gasolina comum)... fiquei inconformado... meu Niva já fez muito mais que isso... estranho que na ida meu Niva chegava a dar uma engasgadinha em subidas ou qdo ultrapassava caminhões ou ônibus, mas depois de uns 160km voltou ao normal... acho que estava com alguma sujeira no carburador. Na cidade não sei qto está fazendo, mas percebi que tem bebido muito. Estranho que qdo, por exemplo, acelero em segunda, ele demora para pegar força... é como se não tivesse fôlego para puxar o carro, a ponto de aparentar que vai morrer. O que será que pode ser? Estou pensando em comprar um carburador novo e ver se melhora o consumo também.
Edson, mesmo se a "culpa" não fou unicamente do carburador, ele deve ser o principal vilão nesta história... Se ele for original, então tem mais de 15 anos, e já está fazendo
hora extra há muito tempo! Entretanto, é bom verificar se não há outro fator influenciando o consumo. Já posso lhe indicar um deles: o bagageiro! :mrgreen:
Flugêncio
07/07/2008, 10:12
Edson, mesmo se a "culpa" não fou unicamente do carburador, ele deve ser o principal vilão nesta história... Se ele for original, então tem mais de 15 anos, e já está fazendo
hora extra há muito tempo! Entretanto, é bom verificar se não há outro fator influenciando o consumo. Já posso lhe indicar um deles: o bagageiro! :mrgreen:
Gil,
Pra mim, o menos vilão é o carburador de uma forma geral. Nele, tem diafragmas, gicleurs, regulagens etc. dependendo do estado e medidas destas partes, haverá diferença enorme no final.
Tb pode-se acrescentar no aumento do consumo o desgaste/abertura das velas, dos cabos de velas, do rotor, da tampa do distribuidor, tamanho dos pneus, calibragem, bagagem, acessórios, tipo de estrada, troca de marchas e não esquecer que a pecinha que vai entre o volante o banco é bem responsável por tudo isto.
Gil,
Pra mim, o menos vilão é o carburador de uma forma geral. Nele, tem diafragmas, gicleurs, regulagens etc. dependendo do estado e medidas destas partes, haverá diferença enorme no final.
Tb pode-se acrescentar no aumento do consumo o desgaste/abertura das velas, dos cabos de velas, do rotor, da tampa do distribuidor, tamanho dos pneus, calibragem, bagagem, acessórios, tipo de estrada, troca de marchas e não esquecer que a pecinha que vai entre o volante o banco é bem responsável por tudo isto.
Os outros "vilões" eu já havia mencionado, logo antes, em outra resposta. Quanto à interface entre o Niva e o volante, concordo totalmente! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Ahhhhh, você (ou o mecânico) estava se referindo à folga das válvulas! Estas, sim, podem e devem ser reguladadas! O "barulho de diesel", nada mais do que uma barulho destas válvulas é normal no Niva, característica do motor.
Eu tive um Niva (o segundo), que tinha um alarme desativado, o cara que me vendeu só me informou disto depois, pois foi ele quem o desativou (foi instalado por um dono anterior a ele). Este alarme deu certo trabalho, uma vez, até que eu o descobri, e mandei desativar definitivamente.
Quanto ao platinado, é fácil: abra a tampa do distribuidor (basta afastar as duas presilhas que a prendem) e verifique se há um dispositivo com uma fina lâmina de aço, montado sobre uma espécie de bandeja circular de metal. Se houver, este é o platinado.
Se eu fosse você, levava o Niva, ao menos uma vez, a um mecânico especilizado em Lada, para um exame geral. isto irá permitir a você uma real idéia do estado de seu Niva. Depois, você resolve o que vai fazer, e se vai ser neste mesmo mecânico. Eu recomendo o Wilson, no Moema,tem grande experiência com os Lada, é meu mecânico há mais de 10 anos. O fone é 5531.7796
[ ]s
Gil,
Então, o mecânico em que fiz o serviço (exceto o bura que quis deixar com um especialista "mosca-branca") é especializado em 4x4 e de confiança. O serviço ficou bom, o único problema é o consumo agora.
MAS... isso é que nem médico. Segunda opinião é sempre bom.
Vou ver se encosto no Wilson sim, já ouvi falar tão bem dele por aqui que vou conferir. É perto daqui, fica fácil prá mim. Ele mexe com a parte elétrica também? Antes eu preciso ver o que aconteceu, por que esses dias eu tava andando e "PUF..." queimou o "fuzil" (como dizia meu avô) das luzes do painel. Encostei o tanque de guerra, troquei, andei 15 minutos e "qué...". Queimou de novo. :| Tem algum curto em algum canto. Na verdade tá um bolo de fio dentro do painel que Ave Maria.... preciso dar uma geral nisso, que pode parar o carro, prá não dizer incendiar. Sei lá. Tem um auto-elétrico animal aqui em SCS, mas se o Wilson tiver um cara que veja isso lá, já fica no esquema.
Tem outra coisa também... esse tipo de carro demora prá acertar. É medir o consumo, fazer uma coisa aqui, mexer ali, decobrir outra acolá.... Tem que ter paciência. Devagar se vai ao longe (bom, se eu quisesse ir rápido em alguma coisa tinha comprado outro carro).
Vou imprimir essa lista que você sugeriu e que a gente desenvolveu no tópico e investigar esses pontos. Devagarzinho eu chego nos 6,5 km/l.
Valeu!
pedrodoniva
08/07/2008, 00:01
6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P
Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...
Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???
GARCIA/SP
08/07/2008, 01:12
6,5 km/l? Eu conseguia 6,6 só na gasolina...Agora to colocando 33% de alcool junto e to fazendo 5,7 km/l só na cidade... Pra mim tá sendo um bom negócio =P
Eu sei que muitos vão condenar minha opção de batizar mais ainda a gasola, mas anda bem pra caramba!!!Façam vocês um teste... To até pensando em aumentar o teor de alcool...
Eu queria fazer 10 km/l dessa mistura na rodovia, será que é muito impossível? Trocando vela, cabo de vela, platinado, filtro de ar,e tc, será que consigo???
E aí Pedro, blz??
Então...vc tá usando qual bura na viatura? Já pensei em fazer essa experiência...de repente, ver no que dá...:pensativo::mrgreen:
Abs
baseggiov
08/07/2008, 10:17
O duro é que os 67% de "gasolina" que vc coloca já tem 16,5% de alcool, com os 33% fica 50 % alcool e 50% gasolina. Acho que essa mistura é demais pro russinho. Lembre que ele nem sabia o que era alcool na Mãe Rússia e aprendeu que era 20% aqui nos trópicos...
Gil,
Então, o mecânico em que fiz o serviço (exceto o bura que quis deixar com um especialista "mosca-branca") é especializado em 4x4 e de confiança. O serviço ficou bom, o único problema é o consumo agora.
MAS... isso é que nem médico. Segunda opinião é sempre bom.
Vou ver se encosto no Wilson sim, já ouvi falar tão bem dele por aqui que vou conferir. É perto daqui, fica fácil prá mim. Ele mexe com a parte elétrica também? Antes eu preciso ver o que aconteceu, por que esses dias eu tava andando e "PUF..." queimou o "fuzil" (como dizia meu avô) das luzes do painel. Encostei o tanque de guerra, troquei, andei 15 minutos e "qué...". Queimou de novo. :| Tem algum curto em algum canto. Na verdade tá um bolo de fio dentro do painel que Ave Maria.... preciso dar uma geral nisso, que pode parar o carro, prá não dizer incendiar. Sei lá. Tem um auto-elétrico animal aqui em SCS, mas se o Wilson tiver um cara que veja isso lá, já fica no esquema.
Tem outra coisa também... esse tipo de carro demora prá acertar. É medir o consumo, fazer uma coisa aqui, mexer ali, decobrir outra acolá.... Tem que ter paciência. Devagar se vai ao longe (bom, se eu quisesse ir rápido em alguma coisa tinha comprado outro carro).
Vou imprimir essa lista que você sugeriu e que a gente desenvolveu no tópico e investigar esses pontos. Devagarzinho eu chego nos 6,5 km/l.
Valeu!
Ricardo, você disse algo muito certo, mas que muitos não conseguem entender e aceitar: em qualquer carro usado e antigo, é necessária certa dose de tempo, dinheiro e paciência, para se descobrir e corrigir os problemas decorrentes da idade e, eventualmente, do mau uso. Eu sempre comprei carros em ótimo estado (Nivas e outros), mas SEMPRE havia algo para ser feito, mesmo em carros aparentemente perfeitos.
Quanto aos dotes "eletricísticos" do Wilson: ele mesmo faz o básico, quando a coisa é mais complicada, ele leva o carro para um eletricista japonês (não podia deixar de ser...:-D) próximo.
pedrodoniva
08/07/2008, 12:05
E aí Pedro, blz??
Então...vc tá usando qual bura na viatura? Já pensei em fazer essa experiência...de repente, ver no que dá...:pensativo::mrgreen:
Abs
Falaí camarada, beleza?
O bura que está sendo usado é o original... Fiquei receoso pra fazer esse teste, mas fui aumentando o teor de alcool a cada abastecida... Comecei com 10 % de alcool e fui aumentando...Até agora nos 33% não alterou em nada o desempenho. Aliás, tá andando igual, senão melhor... Apenas é mais difícil de dar partida, nada muito grave.
Estou para colocar o Weber 460, mas falta coragem, o original tá andando muito!!!!
Faz um teste aí e vê no que dá...
Abraço
BACALHAU
08/07/2008, 22:33
O duro é que os 67% de "gasolina" que vc coloca já tem 16,5% de alcool, com os 33% fica 50 % alcool e 50% gasolina. ...
:?: :?: :?: Não entendi nada de nada.
Não entendi essa conta que chegou ao resultado de 50 % de álcool e 50% de gasosa.
Ricardo, você disse algo muito certo, mas que muitos não conseguem entender e aceitar: em qualquer carro usado e antigo, é necessária certa dose de tempo, dinheiro e paciência, para se descobrir e corrigir os problemas decorrentes da idade e, eventualmente, do mau uso. Eu sempre comprei carros em ótimo estado (Nivas e outros), mas SEMPRE havia algo para ser feito, mesmo em carros aparentemente perfeitos.
Quanto aos dotes "eletricísticos" do Wilson: ele mesmo faz o básico, quando a coisa é mais complicada, ele leva o carro para um eletricista japonês (não podia deixar de ser...:-D) próximo.
Então. Abasteci: 5 km/l, mesmo tendo rodado uns 60 km no sábado entre subida de serra e a trilha no Dib (curta, mas foi uma trila de qquer forma). A diferença? Troquei de Texaco comum prá BR aditivada. Sempre preferi BR mesmo, como já tinha comentado. Então Texaco, no more. Não que seja ruim, não acho (ambas foram de postos com procedência) mas Texaco nos meus carros nunca rendeu tanto quanto BR ou até mesmo Shell. Mas ainda fico com BR.
Vamos ver. Completei agora, deu 5 km/l mais ou menos... tirei o bagageiro, tô dirigindo aproveitando mais o motor (trocando de marcha entre 3000 e 3500 RPM e não deixando a quintona comer solta a 50 km/h como se fosse carro com injeção)... vamos ver. Como toda vez que eu acho que melhorou e posto aqui dá zica, se na próxima der 3 km/l nem ligo. rs
Esses lances do modo de dirigir e do bagageiro não influenciaram nessa medida de agora pois rodei pouco hoje. Na próxima, com certeza. Mesmo assim, fica a listinha de itens prá verificar.
Não percam o próximo capítulo da novela russo-brasileira: Yeltsin, o Beberrão. :parede:
baseggiov
09/07/2008, 11:35
:?: :?: :?: Não entendi nada de nada.
Não entendi essa conta que chegou ao resultado de 50 % de álcool e 50% de gasosa.
É que nossa "gasolina brasileira" na verdade é uma mistura de 75% de "gasolina derivada do petróleo" e 25% de "alcool anidro".
Supunhetemos:-P, para facilitar a conta, que vc coloque 100 litros de combustível na viatura (Ô tancão):parede:
Assim, se vc coloca 67 litros de "gasolina Brasileira" e 33 litros de "alcool anidro", você está colocando como "gasolina brasileira" na verdade 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 17 litros de "alcool anidro". Somando com os 33 litros de alcool anidro, chega-se ao total de 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 50 litros de alcool anidro.
Eu não tinha explicado direito antes...:concordo:
BACALHAU
09/07/2008, 22:34
É que nossa "gasolina brasileira" na verdade é uma mistura de 75% de "gasolina derivada do petróleo" e 25% de "alcool anidro".
Supunhetemos:-P, para facilitar a conta, que vc coloque 100 litros de combustível na viatura (Ô tancão):parede:
Assim, se vc coloca 67 litros de "gasolina Brasileira" e 33 litros de "alcool anidro", você está colocando como "gasolina brasileira" na verdade 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 17 litros de "alcool anidro". Somando com os 33 litros de alcool anidro, chega-se ao total de 50 litros de "gasolina derivada do petróleo" e 50 litros de alcool anidro.
:parede: :parede: :parede: Vamos dizer que... eu estava com sono. :oops: :putz: :rolleyes:
O álcool que é adicionado à gasolina não é anidro, é hidratado!
BACALHAU
10/07/2008, 00:11
O álcool que é adicionado à gasolina não é anidro, é hidratado!
Graaande Gil, desculpe-me mas você está equivocado.
O álcool que é misturado à gasolina é ANIDRO, ou seja, SEM água.
O álcool que abastece os carros movidos a álcool, nas bombas só de álcool, esse sim é hidratado.
O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 93% de pureza (7% de água), este último é o que colocamos em nossos carros.
O álcool anidro (sem água) é miscível com a gasolina em qualquer proporção e tem, como resultado, um combustível com ótimas características antidetonantes. Para cada 5% de álcool consegue-se um aumento de octanagem em aproximadamente 2 pontos sem os inconvenientes da adição de chumbo tetraetila (CTE), que é extremamente poluente (cancerígeno), destrói os elementos dos catalisadores e que era usado em nossa gasolina até alguns anos atrás.
Misturas de álcool anidro à gasolina, na proporção de até 20%, não requerem grandes modificações internas no motor, apenas algum ajuste na curva de avanço e correções na giclagem. Como há melhora considerável no índice de octanagem, um motor ajustado para ele obterá melhor desempenho que com uma hipotética gasolina pura (nacional).
O álcool anidro possui características de pureza na ordem de 99,95%, com 0,05% de água na escala G.L. (Gay Lussac). Ou seja, é considerado isento de água. O Brasil, para banir o chumbo tetraetila da gasolina, passou a incorporar o álcool anidro como aumentador de octanagem (compostos oxigenados que possuem características de aumentar a resistência do combustível a detonação). Isso elevou nossa gasolina ao patamar das de boa qualidade (ao contrário do que se fala) vendidas na Europa (índices de 90 octanas).
Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter água (ou pelo menos quase nada de água)... Contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... O álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse água ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustível é o álcool hidratado.
Em tempo: Para quem acha que misturar álcool à gasolina é "invenção" mais ou menos recente, pasmem... Em 1931, já se misturava álcool à gasolina na proporção de 5%. Em 1966, essa mistura já era de 25%. A partir de 1976, o CNP (Concelho Nacional de Petróleo) já estabelecia percentuais que variavam de 10% a 25%, dependendo da região do país e da safra.
Graaande Gil, desculpe-me mas você está equivocado.
O álcool que é misturado à gasolina é ANIDRO, ou seja, SEM água.
O álcool que abastece os carros movidos a álcool, nas bombas só de álcool, esse sim é hidratado.
O álcool anidro é um álcool com no mínimo 99,5% de pureza e o álcool hidratado tem cerca de 93% de pureza (7% de água), este último é o que colocamos em nossos carros.
O álcool anidro (sem água) é miscível com a gasolina em qualquer proporção e tem, como resultado, um combustível com ótimas características antidetonantes. Para cada 5% de álcool consegue-se um aumento de octanagem em aproximadamente 2 pontos sem os inconvenientes da adição de chumbo tetraetila (CTE), que é extremamente poluente (cancerígeno), destrói os elementos dos catalisadores e que era usado em nossa gasolina até alguns anos atrás.
Misturas de álcool anidro à gasolina, na proporção de até 20%, não requerem grandes modificações internas no motor, apenas algum ajuste na curva de avanço e correções na giclagem. Como há melhora considerável no índice de octanagem, um motor ajustado para ele obterá melhor desempenho que com uma hipotética gasolina pura (nacional).
O álcool anidro possui características de pureza na ordem de 99,95%, com 0,05% de água na escala G.L. (Gay Lussac). Ou seja, é considerado isento de água. O Brasil, para banir o chumbo tetraetila da gasolina, passou a incorporar o álcool anidro como aumentador de octanagem (compostos oxigenados que possuem características de aumentar a resistência do combustível a detonação). Isso elevou nossa gasolina ao patamar das de boa qualidade (ao contrário do que se fala) vendidas na Europa (índices de 90 octanas).
Teoricamente o álcool anidro seria menos corrosivo por não conter água (ou pelo menos quase nada de água)... Contudo não existe álcool anidro comercial na forma de combustível para vender... O álcool anidro é usado apenas na mistura com a gasolina, pois se tivesse água ela ficaria em fase diferente da combinação álcool/gasolina... o álcool que a gente compra nos posto como combustível é o álcool hidratado.
Em tempo: Para quem acha que misturar álcool à gasolina é "invenção" mais ou menos recente, pasmem... Em 1931, já se misturava álcool à gasolina na proporção de 5%. Em 1966, essa mistura já era de 25%. A partir de 1976, o CNP (Concelho Nacional de Petróleo) já estabelecia percentuais que variavam de 10% a 25%, dependendo da região do país e da safra.
VICHE!!!:shock::shock::shock:
Temos mais um "Google" no grupo! :concordo:
De fato, Bacalhau, eu sabia que havia diferença entre os dois tipos de álcool, mas inverti as bolas (ops!!!).
Obrigado pela lição de combustíveis! :palmas::palmas::palmas:
Fala camarada Pedro, então eu achei essa sua mistura bem interessante, de início até pensei em fazer, mas ai eu fui para a calculadora e cheguei a conclusão de q isso não é um bom negócio, bem vamos lá:
Para as contas ficarem mais faceis vamos imaginar q o tanque da viatura tenha uma capacidade de 100L
Se vc encher o tanque apenas de gasolina, supondo q o litro da mesma custe R$ 2,29 (q e uma media de preco aqui em SP, tendo posto de confianca nesse valor) para encher o tanque vc gastaria R$ 229,00 e rodando a 6,6 Km/l vc conseguiria rodar 660 km.
Agora se vc encher o tanque com 33L de alcool a um preco de R$ 1,09 gastaria R$ 35,97 + 77L de gasolina a um preco de R$ 2,29 gastaria R$ 176,33, dando um total gasto de R$ 212,30 no tanque. Com essa mistura, rodando numa media de 5,7 km/l vc conseguiria rodar 570 Km.
Conclusao: Na minha opiniao, acredito que nao vale a pena economizar R$ 16,70 fazendo a mistura, porem rodando 90 Km a menos doque um tanque somente com gasolina (so para se ter uma ideia, com apenas gasolina, para rodar 90 km vc gastaria 90km : 6,6km/L = 13,63L x R$ 2,29 = R$ 31,22), isso ainda sem contar q a viatura nao esta preparada para receber esse combustivel "batizado" podendo ainda provocar outros danos q possam sair bem mais caro.
Eu sei q as minha contas estao meio cofusas para se entender porem acredito q analisando-as com calma, elas facam sentido. Peco ainda q se alguem achar algum erro nos meus calculos me informe pois com certeza o objetivo deste topico e ajudar ao maximo os camaradas niveiros a economizar dinheiro com o combustivel.
Uma abraço a todos!!!
Acredito q so vale a pena usar álcool quando o mesmo seja usado puro, e para q isso seja possível, é necessário transformar a viatura num veículo movido a álcool. Qualquer mistura em um motor a gasosa que não cause falhas no desempenho, acredito q não $eja compen$atoria devido ao aumento do con$umo.
Agora se vc encher o tanque com 33L de alcool a um preco de R$ 1,09 gastaria R$ 35,97 + 77L de gasolina a um preco de R$ 2,29 gastaria R$ 176,33, dando um total gasto de R$ 212,30 no tanque. Com essa mistura, rodando numa media de 5,7 km/l vc conseguiria rodar 570 Km.
Conclusao: Na minha opiniao, acredito que nao vale a pena economizar R$ 16,70 fazendo a mistura, porem rodando 90 Km a menos doque um tanque somente com gasolina (so para se ter uma ideia, com apenas gasolina, para rodar 90 km vc gastaria 90km : 6,6km/L = 13,63L x R$ 2,29 = R$ 31,22), isso ainda sem contar q a viatura nao esta preparada para receber esse combustivel "batizado" podendo ainda provocar outros danos q possam sair bem mais caro.
Analizando as minhas contas eu encontrei um pequeno erro::oops::oops::oops: enchendo o tanque com 33L de alcool, para completa-lo precisaria de 67L de gasolina e nao 77L, portanto o valo do tanque cheio seria de R$ 189,40 e nao R$ 212,30.
Portanto a economia em um tanque seria de R$ 39,60. Apesar da economia em $$ ser maior, devido ao aumendo do comsumo, eu ainda sim acredito q seja mais vantajoso abastecer o tanque apenas com gasolina.
:concordo::concordo::concordo:
BACALHAU
04/08/2008, 10:51
Complementando as palavras do nosso amigo Fernando Buco, um aviso de alerta para os colegas que gostam de fazer experimentações sem antes procurarem se informar sobre o assunto.
O álcool que se compra nos postos de gasolina, aquele que abastece os carros a álcool, é álcool hidratado, ou seja, contém cerca de 7% de água em sua composição.
Como todos se lembram das aulas da tia Teteca, água e gasolina não se misturam. Como o álcool tem mais "afinidade" pela gasolina ele vai se misturar com esta, ficando a pobre da água "abandonada", literalmente no fundo do tanque.
Ou seja, se você encher o tanque com 40 litros de uma mistura de 67% de gasolina com 33% de álcool, vai ficar com cerca de 0,924 litro de água no fundo do mesmo. Ou seja, quase UM litro.
A cada abastecimento, essa quantidade de água vai aumentando e sendo puxada para dentro do carburador, e aí...
Por isso, cuidado com as idéias mirabolantes. É bom ter idéias, inventar novas possibilidades, contudo, antes de colocá-las em prática, pesquisem mais sobre o assunto, seja ele qual for. Se vocês não estiverem colocando em risco a sua segurança, podem, neste caso, estar arriscando a integridade de suas viaturas.
Para maiores informações, consultem o "santo" Google. Não, não estou me referindo ao Luciano SHAKALL, :discordo: é o Google mesmo(ferramenta de buscas na Internet). :concordo: A meu ver uma das grandes invenções da humanidade.
Vejam este link, por exemplo: http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
Complementando as palavras do nosso amigo Fernando Buco, um aviso de alerta para os colegas que gostam de fazer experimentações sem antes procurarem se informar sobre o assunto.
O álcool que se compra nos postos de gasolina, aquele que abastece os carros a álcool, é álcool hidratado, ou seja, contém cerca de 7% de água em sua composição.
Como todos se lembram das aulas da tia Teteca, água e gasolina não se misturam. Como o álcool tem mais "afinidade" pela gasolina ele vai se misturar com esta, ficando a pobre da água "abandonada", literalmente no fundo do tanque.
Ou seja, se você encher o tanque com 40 litros de uma mistura de 67% de gasolina com 33% de álcool, vai ficar com cerca de 0,924 litro de água no fundo do mesmo. Ou seja, quase UM litro.
A cada abastecimento, essa quantidade de água vai aumentando e sendo puxada para dentro do carburador, e aí...
Por isso, cuidado com as idéias mirabolantes. É bom ter idéias, inventar novas possibilidades, contudo, antes de colocá-las em prática, pesquisem mais sobre o assunto, seja ele qual for. Se vocês não estiverem colocando em risco a sua segurança, podem, neste caso, estar arriscando a integridade de suas viaturas.
Para maiores informações, consultem o "santo" Google. Não, não estou me referindo ao Luciano SHAKALL, :discordo: é o Google mesmo(ferramenta de buscas na Internet). :concordo: A meu ver uma das grandes invenções da humanidade.
Vejam este link, por exemplo: http://www.mecanicaonline.com.br/2002/12_dezembro.html
Complementando a complementação :mrgreen: de nosso sábio colega Bacalhau: desconfiem SEMPRE de soluções que pareçam muito fáceis de ser implementadas, tais como esta adição de álcool hidratado à gasolina. Se a coisa fosse tão fácil assim, todo mundo estaria fazendo. Mesmo a conversão de um motor a gasolina para o uso de álcool é complicada nem sempre seus resultados são satisfatórios, que dizer deste "milagre" da adição de álcool hidratado à gasolina.
Muito melhor é gastarmos nossas energias e dindin em melhorias de resultado comprovado, tais como o uso de combustível de qualidade (não adianta economizar no preço da gasolina para depois gastar mais na limpeza e regulagem do carburador danificado pelo uso da gasolina de má qualidade), a instalação e manutenção de um bom carburador, velas e seus cabos em bom estado, pneus adequdos e bem calibrados, freios em ordem, etc...