Ver Versão Completa : Mestrado em Off-Road
Sergio Willys
14/03/2008, 16:35
Pessoal (vamos largar um pouco as ferramentas e pegar um pouco a caneta?....rsrsrs);
Além de cuidar do 61, estou cursando um mestrado em estratégia corporativa, na UNIP de SP. Escolhi desenvolver a dissertação em um assunto ligado ao Off road e também ao mundo corporativo da administração. Assim o objeto do estudo será o mercado dos off-road light, que recentemente (últimos 5 anos) se tornou uma fatia de mercado respeitável no Brasil (3 a 4%), e disputado por todas as montadoras (EcoSport, CrossFox, Adventures e aí vai).
Na etapa em que estou no desenvolvimento do trabalho, preciso colher depoimentos de pessoas que vivenciam ou vivenciaram este mercado pelo lado das montadoras, principalmente pela Ford, que foi quem inaugurou o segmento com o EcoSport. Nestes depoimentos procurarei identificar os elemtos de estratégia que as empresas se valem, em comparação com a teoria da administração estudada. Aí resolvi postar um pedido de ajuda aos Jipeiros, dentre os quais, com certeza, temos pessoas que têm experiências nesta área e podem me ajudar com seus depoimentos.
Podemos nos utilizar dos meios eletrônicos para fazer as entrevistas, ou mesmo em contatos pessoais, sendo que a divulgação ou não do nome do entrevistado ou da empresa onde este trabalha (trabalhou) na dissertação é uma decisão do entevistado.
Fiquem a vontade para postar respostas aqui ou mandar mensagem privada para mim.
De ante-mão conto com a colaboração dos administradores do forum em permitir postar este assunto, em área de bastante visibilidade.
Agradeço antecipadamente a ajuda.
Abraço - Sergio
Grassmann
14/03/2008, 17:01
Sérgio,
Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
Em 2002 foi lançada a Strada Adventure.
Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).
Portanto, a Fiat foi precursora deste segmento, com 4 anos de antecedência à Ford.
Att,
Rodrigo Baratti
14/03/2008, 17:25
Sergio,
Fiz uma pós no Mackenzie (2004) e um dos professores (não lembro o nome) era da engenharia de produtos da volks e nos contou que na época anterior (2002) ao lançamento da ecosport a volks encomendou uma pesquisa de mercado para verificar o perfil que mais crescia e mesmo sendo apontada pela pesquisa que esse segmento (off road - "light" até dói escrever isso) estava em plena expansão e tinha caído no gosto do publico a volks optou pelo lançamento do Pólo (o carro mais moderno montado no Brasil na época).
A ford seguiu o caminho contrario e optou pelo ecosport utilizando uma plataforma conhecida e fazendo uma carroceria "descartavel". Pouco tempo depois o pátio da volks estava lotado de polos e a ford tinha fila de espera na eco.
Esse fato contribuiu ainda mais para as quedas de venda da volks e perda de liderança do mercado que culminou com a queda do presidente da volks se não me engano em 2005 ou 2006.
Se vc reparar a eco foi o pontapé inicial da virada da ford.
Bem, essa foi a história que ouvi e que juntei a alguns fatos posteriores.
Boa sorte na pesquisa!
[]'s
Sergio Willys
14/03/2008, 17:40
Obrigado Rodrigo e Grassmann:
Saí pra tomar um café e em 10 minutos já temos duas colaborações !!!!
Já vi que vou enriquecer barbaridade o trabalho com as dicas e comentários que vão pintar por aqui!!! Beleza! :palmas:
Treme Terra
14/03/2008, 17:44
Primeiro vc tem que provar em sua tese que estes veiculos são realmente Off Road, seja light, diet, zero açucar ou o que for, podem ser tudo menos Off Road.
Abraços,
Sergio Willys
14/03/2008, 18:07
Beleza Junior:
Esta discussão é boa!
Mas o que vou trabalhar na dissertação, é independente da aptidão lameal dos veículos. Eles tão vendendo feito água, e estas coisas não acontecem por acaso.
Obrigado!!!
Treme Terra
14/03/2008, 18:21
Gostei do termo "aptidão lameal" .
Acredito eu que este foi um grande achado da industria automobilistica atual. Pintaram um cordeirinho com cara de capeta. Acontece que o mercado é sempre avido de novidades, assim como os antigos veiculos série GT (Sinca Ralye, Esplanada GTX, Corcel GT, Dodge Charge, Opala SS, Passat Pointer, Gol GTS e outros) foram apenas modismo e com o tempo cairam no desgosto do publico. E vai acontecer o mesmo com estes pseudos Off Roads.
Mas a industria esta certissima, vende o que o publico quer comprar.
Abraços,
Luciano SHAKALL
14/03/2008, 18:44
"... Quem inaugurou o segmento não foi a Ford, e sim a Fiat, com o lançamento do Palio Adventure em 1999.
Em 2002 foi lançada a Strada Adventure. Somente em 2003 foi lançada a Ecosport.
Depois vieram outros (Doblo Adventure, Idea Adventure, e versões de Fiesta e outros carros de passeio).Só pra constar:
Não sei como está "hoje em dia":pensativo: , mas quando foram "lançados"; o Celta, Corsa, Montana e Meriva Off Road; bem como o Fiesta e o Focus Trail,
não eram "Versões" :discordo: (como a linha Adventure da Fiat e os Cross Fox, Parati e Saveiro Crossover e Gol Rallye da VW),
e sim, apenas "Pacotes de Acessórios" disponíveis nas concessionárias :putz:...
Ah, só mais um detalhe:
Li recentemente em uma revista, que a Fiat pretende fazer uma versão mais barata da Palio Weekend Adventure
pra concorrer com a Peugeot Escapade (tinha esquecido dessa :mrgreen: ) e tornar a Adventure atual MAIS ALTA,
incorporar Instrumentos tipo bússola e Inclinômetro (a exemplo do Idea Adventure) e DOTÁ-LA DE TRAÇÃO 4X4 :shock: !!! Isso mesmo, 4x4;
pra rivalizar com o EcoSport da Ford. Bom, o sistema já existe em alguns Fiat mundo afora (Panda e Dobló também, entre outros...).
Resta ver se a idéia vai vingar mesmo :pensativo: ...
[]'s
JAIME MOREIRA
14/03/2008, 19:06
Gostei do termo "aptidão lameal" .
Acredito eu que este foi um grande achado da industria automobilistica atual. Pintaram um cordeirinho com cara de capeta. Acontece que o mercado é sempre avido de novidades, assim como os antigos veiculos série GT (Sinca Ralye, Esplanada GTX, Corcel GT, Dodge Charge, Opala SS, Passat Pointer, Gol GTS e outros) foram apenas modismo e com o tempo cairam no desgosto do publico. E vai acontecer o mesmo com estes pseudos Off Roads.
Mas a industria esta certissima, vende o que o publico quer comprar.
Abraços,
Não acho que seja modismo e que vá passar...
hoje em dia, quando se compra um desses carros espera-se apenas uma maior altura do solo, maior conforto e altura do banco, ficando mais confortavel ao dirigir e talves pegar estradas de terra (no caso dos adventure e não dos que tem apensas opcionais bunitinus...rs)
no meu caso. não expalhem, tive uma ecosporte 2004, uma porqueira, não comprei pensando em atoleiros, mas em estradas de terra e pela altura.
hoje teria comprado um palio adventure, teria sido muito melhor...
Sérgio... que maravilha você estar unindo o útil ao agradável. Como foi que não pensei nisso no meu mestrado ?! Confúcio disse algo assim: "trabalha naquilo que tu amas, e nunca mais trabalharás". Acho que ele estava querendo dizer que quem faz aquilo que gosta não encara o trabalho como um fardo... como muitas pessoas o fazem. Não sei se posso te ajudar, mas vou lançar uma questão: alguns aqui já disseram que esses off-roads leves não de fato off-roads. Eu discordo. Acho que qualquer carro é um off-road se você o leva para fora de estradas asfaltadinhas. E tem muito carrinho valente por aqui... o próprio fusca era um (que ainda anda por aí), e a minha experiência com um Uno e uma Elba que em passado recente eu meti na lama e buraqueira também corrobora nesse sentido. Para chegar à minha casa de praia todos os finais de semana e assumir o comando do meu CJ, eu passo as vezes pelo que poderia chamar de trilhas de média dificuldade - ai, ai, ai... quando chove então, o bicho pega ! A verdade é que os carros nacionais talvez tenham uma suspensão melhor do que a dos carros europeus, pois aqui as condições das estradas não são tão boas como lá e as montadoras sabem disso. Isso acaba ajudando a que muita gente faça off-road até sem saber que está fazendo. Talvez eu esteja exagerando um pouco... admito - mas nem tanto ! Dessa forma, seria bom se as montadoras colocassem no mercado cada vez mais esses carrinhos mais altos, com motores quem sabe de bom torque em baixa rotação, e até mesmo 4x4. Pois se vende bem e é útil, sendo um pouquinho mais baratos aí as vendas seriam ainda melhores.
Caros amigos!
Como todos sabem, fui proprietário de uma EcoEsport.
Só que a escolha não foi minha, esses pseudo off-road, viera para atender o público feminino.
Consegui vender, mais a dona patroa quer que compre outra (sou totalmene contrário).
Vejo então que as montadoras estão direcionando sua produção para tal público.
Essa é a esperiência que tive.
Abraços.
Kim.
Ronaldo B.
14/03/2008, 20:06
A Ford, pouco antes de lançar o Ecosport, fez um evento na Hípica em Sâo Paulo, e tive e a oportunidade de receber um convite para participar. Foi montada uma pista dentro da hipica, a maior parte era de estrada de terra, algumas subidas, descidas, curvas, umas "costelas de vaca" no meio do caminho, mas tudo bem light. Estavam disponíveis para o test drive as versões 1.0, 1.6 e 2.0 do Ecosport. Eu testei o modelo com motorização 1.6 e dentro do conceito de um veiculo "offroad light" achei a proposta do carro interessante.
A posição de dirigir é confortável, boa altura, visibilidade e nas condições apresentadas achei a suspensão macia mas sem comprometer a estabilidade, talves esse tenha sido o ponto mais positivo do teste com o carro.
Após dar algumas voltas com o carro parei apra conversar com o pessoal da Ford e o que me falaram é o que carro tinha como publico alvo o pessoal mais jovem, principalmnte os homens. Na minha opinião, ou o cara não sabia o que tava falando ou erraram feio, o que mais se vê é Ecosport sendo dirigido por mulheres no trânsito em São Paulo. Acredito que isso se deva a boa visibilidade do carro, mesmo sendo pequeno é relativamente confortável e fácil de dirigir, o que acredito que tenha contribuído muito para despertar o interesse das mulheres pelo modelo. Já para os marmanjos, acho que o carro passa a impressão de ser frágil, prinipalmente o acabamento que nos primeiros modelos deixava a desejar, sem falar no modelo com motor 1.0.
No final, acredito que a Ford atirou no que viu e acertou o que nem imaginava, mas conseguiu um bom resultado de vendas. Na ocasião do lançamento, achei que o carro custava muito mais do que valia, mas como a procura foi grande valeu mesmo a lei da oferta e demanda, mas acabei não comprando.
[]´s
Sergio Willys
15/03/2008, 00:34
Legal Pessoal, grandes comentários e contribuições, e todos eles passa por partes das estratégias que parecem, deram vida e significância ao segmento de carros Off-Road light (para efeito de identificação). A significância no caso da Ford, vai além do simples sucesso do carro em si, mas trascende para o resultado da empresa como um todo. As vendas do Eco tiraram a montadora de 9% de Market Share e a levaram pra 12,5% em 2005, e junto com esta retomada, a empresa voltou a ter resultados positivos de lucratividade. Pelas informações que obtive, as mulheres representam 60% dos consumidores do Eco, e este fenômeno não se dá somente no Brasil. O fenômeno de crescimento de vendas das SUVs na Europa e EUA (é o segmento que mais cresce) vem acompanhado pela dominância de consumidoras com mais de 60% das compras. Estes componentes, independetemente dos veículos serem bons ou não na lama, é que tornam o segmento emblemático o suficiente para se realizar a dissertação sobre ele. Agora, para dar continuidade ao trabalho, dentro da metodologia de pesquisa que o trabalho requer, preciso entrevistar pessoas atuantes no meio, por parte das montadoras. Sei que estas pessoas estão por aqui!
Grande abraço
umberto xxxrrr
15/03/2008, 01:30
Focus trail non equiziste.
O pacote de personalização pro Focus é/era o ST ("esportivo" e não "cof-cof-road" como o fiesta trail).
E lembrando que tem, além das citadas, versões "drogadas" da Renault também (Scénic, kangoo...), Volks (gol rallye, parati T&F e crossover, saveiro ...) abrindo assim espaço para que o amigo pesquisador procure (ex) funcionários destas também.
m.vinicius
15/03/2008, 10:08
no meu ponto de vista, fala-se muito de ecosustentavel, aventuras, esportes ao ar livre, aquecimento global, então virou moda! a tendencia é que o pessoal que acha legal ser atleta, mas não consegue ser, o pessoal que acha legal ser jipeiro mas tem NOJO do barro e de carrapatos. qual caminho destes? copiar sem ser. Veja só a meu ver é uma fatia de mercado, que vai pela moda, pois está em alta mas não vai e não quer assumir por completo o estilo de vida de jipeiros. um exemplo de estilo adventure foi muito claro comigo, sempre gostei e serei amante de esportes ao ar livre mais voltado ao adventure ( eu prefiro falar aventureiro porque adventure também está em moda) ando de bike a vários anos e tenho duas bikes razoaveis e gosto de viajar de vez em quando com elas (uma de cada vez lógico) e depois de uma viajem de oito dias de bike, varias pessoas de minmha cidade resolveram viajar de bike também de uma hora para a outra tinha um monte de gente me perguntado o que comprar para levar na bike. mas só vi realmente uns 4 ou 5 fazendo realmente. sempre deixei em cima de um de meus carros o bagageiro para bikes e hoje tem um monte deixando, mas nunca vi nenhuma bike lá em cima! a muito tempo tenho jeep e muita gente me pergunta qual o caminho para tal lugar, mas os caras estão de ecosporte, palio adventure, mas nunca vi o carro deles com barro nem nas rodas. então eu afirmo que muitos estão indo para este espaçõ pois está em moda. olhem mesmo por perto de vocês, quantas pessoas já tiveram jipes e hoje não tem mais, é moda empolgação, quando aparecer um carro mais interessante elaes nudam, porque não tem uma opnião formada ao seu estilo de vida. estilo aventureiro requer em muitas vezes não beber, não ir para a balada pois tem que levantar cedo e encarar um dia duro e a balada não vai deixar. minha opinião é tudo por causa da propoaganda. pare com as propagandas lindas que mostram coisas maravilhosas uma garota linda com um cara boa pinta numa natureza maravilhosa ao fundo e um belo carro do lado, ou até aquela do cros fox fugindo do furacão dentro de uma cidade o casal sorrindo e andando na frente do furacão e indo para a natureza, ou seja sai do estresas da cidade grande e vai para a natureza tranquila e revigorante. tem até aquela propaganda do tr-4 com pneus de asfalto resgatando uns caras de jeep com pneus lameiros atolados no barro. essa foi a mais engraçada e ridicula que já vi!
resumindo sergio pra mim é moda!
Luiz Marcos
15/03/2008, 12:16
O exemplo de sucesso do Ecosport no Brasil, na Argentina e no México não é resultado de propaganda, mas de pesquisas que duraram varios anos ouvindo consumidores. Esses veiculos adventures, na minha opinião não são off road, são veiculos de passeio com apenas a aparência de aventureiro mas é isso que o consumidor quer comprar e por isso vende cada vez mais, e como a industria quer vender, breve devera aparacer mais e mais modelos de adventure.
Tenho dois Jipes CJ e um Ecosport e nunca que vou ter coragem de colocar o meu Eco no mesmo piso que coloco meus jipes. Comprei a Eco zero km a um ano e meio, já rodei 50.000 km e pra mim como carro de passeio serviu bem pelo motivo de andar sempre em estradas terriveis (asfalto cheio de crateras) no interior da Bahia, nos meus outros carros sempre tive problemas com a proteção do carter, escapamento até para choque quebrado. Um dia quando tentei entrar numa laminha com ele vi que é carro de estrada. Pra mim a vantagem é apenas a altura do solo pelas estradas que eu ando. Apesar de não comprar outro Ecosport porque acho o acabamento muito fraco pro preço de venda do carro, vou continuar adepto dos adventure como carro de passeio.
Elmer_Jeep
15/03/2008, 14:16
estilo aventureiro requer em muitas vezes não beber, não ir para a balada pois tem que levantar cedo e encarar um dia duro e a balada não vai deixar.
Concordo plenamente e sigo esses principios.
minha opinião é tudo por causa da propoaganda. pare com as propagandas lindas que mostram coisas maravilhosas uma garota linda com um cara boa pinta numa natureza maravilhosa ao fundo e um belo carro do lado, ou até aquela do cros fox fugindo do furacão dentro de uma cidade o casal sorrindo e andando na frente do furacão e indo para a natureza, ou seja sai do estresas da cidade grande e vai para a natureza tranquila e revigorante. tem até aquela propaganda do tr-4 com pneus de asfalto resgatando uns caras de jeep com pneus lameiros atolados no barro. essa foi a mais engraçada e ridicula que já vi!
Sem contar a do Fiat Idea Adventure fugindo de uma iguana gigante... e o novo ecosport numa cidade que se transforma em floresta artificial... "Troller - nascido na trilha criado no asfalto" (sem comentários).
[]'s
Sergio Willys
16/03/2008, 16:30
Somente completando a "pedida"; é claro que também me interesso em entrevistar pessoas ligadas à outras montadoras (VW e Fiat principalmente), e não só pessoas que trabalhem ou tenham trabalhado nas montadoras em si, mas que estiveram ligadas aos projetos em sim também (como fornecedores, prestadores de serviços, revendedores, etc.)
Abraço
Li uns anos atrás em uma determinada revista que uns dos motivos da Land Rover montar sua fabrica aqui no Brasil e por ter grande parte de suas estradas ainda não asfaltadas (isso sem contar os buracos enchentes...rsrsrs...)
Sergio Willys
28/03/2008, 10:55
Dos estudos e entrevistas que tenho feito, surgiu a necessidade de classificação dos veículos. Me deparei com a categoria de Crossovers, que parece que é onde se encaixa o EcoSport, mas também me deparei com a classificação de Mini-SUV. Dêem uma olhada abaixo e me respondam: Jeep Willys é mini SUV?
SUV - Sport Utility Vehicle - Terminologia americana refere-se a veículo que reúne a capacidade de carga de uma pick-up, com a capacidade de transporte de pessoas de uma mini-van e com habilidades fora de estrada (Off-Road). O projeto geralmente é derivado de uma pick-up. Objeto de desejo no mercado americano, e criticada por alto consumo de gasolina e tamanho exagerado. Cada vez menos se tem utilizado a plataforma de uma pick-up para a construção de uma SUV, mas sim, elaboram-se projetos dedicados ou utilizam-se plataformas de automóveis.
Compact SUV - terminologia americana, refere-se a SUVs com tamanho entre 4,25 e 4,6 m e que em geral têm preocupação maior com o estilo e design, mantendo as características mecânicas das SUVs.
MINI SUV - terminologia americana que se refere a SUVs com tamanho menor que 4,10 m. Nesta categoria estão enquadrados veículos como o Jeep Wrangler e o Suzuki Samurai. Atribuir a qualquer um destes veículos a capacidade de carga de uma pick-up ou mesmo a capacidade de transporte de pessoas de uma Mini-van não faz sentido. De certa forma os veículos contidos nesta categoria deram origem às atuais SUVs, e esta nomenclatura passou a ser utilizada muito mais para não deixar estes veículos excluídos do "novo mundo" que se criou a partir dos Jeeps.
Crossover SUVs (ou CUV !!) - terminologia americana que se refere a veículos com aparência e capacidade de uma SUV, porém concebidos a partir de plataformas de outros veículos. Busca-se desta forma a utilização otimizada de uma plataforma já existente, consumo de combustível e emissão de poluentes menores. É importante ressaltar que a utilização de uma plataforma já existente não significa a utilização de um chassi de um veículo de passeio como base para o Crossover (mesmo porque estes veículos geralmente são mono-blocos e não possuem chassi). Neste caso entende-se como plataforma, o conjunto que engloba desde a cadeia de suprimentos, a linha de produção, componentes mecânicos e todo o conjunto de peças e equipamentos e possam ser comunizados entre os veículos. Esta categoria de veículos é uma das mais crescentes em termos de vendas no mercado mundial, e tem sido ampliada de forma a abrigar alguns veículos que, embora não atendendo na totalidade aos pré-requisitos sobre os quais a categoria foi concebida, possuem características que os permitem ser incluídos na mesma. Inclui-se então nesta categoria quaisquer veículos que utilizem plataformas já existentes e que possuam, de alguma forma, acessórios ou atributos de uma SUV.
É consenso que o Ford EcoSport enquadra-se nesta categoria. É importante ressaltar porém, que veículos como o VW Crossfox, Fiat Adventure e outros semelhantes não devam ser enquadrados nessa categoria. Neste caso não há utilização somente da plataforma e de um outro veículo, mas sim trata-se do mesmo veículo com alguns acessórios e pequenas modificações mecânicas.