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Ver Versão Completa : funcionamento do hpe na l200



ricardol200hpe
14/03/2008, 15:34
qual o esquemaq de funcionamento do sistema hpe na l200?

MarBO
14/03/2008, 17:40
ricardol200hpe

Não sei se é essa resposta te satisfaz mas é como se fosse um chip de potência que aumenta a potência do motor de 121 para 141 cv
Detalhe ouvi de ex funcionários que devido a vários problemas a mit estaria tirando este modulo de 141 e deixando nos 121 para evitar problemas e aumentar durabilidade sem avisar seu proprietários
Putz sacanagem

DieselPower
14/03/2008, 20:54
Olá amigo,
O módulo HPE é responsável por controlar, pressão da turbina, quantidade de diesel injetado, momento em que é injetado e etc... Além de controlar a quantidade de fumaça emitida.
OLha, a respeito desta prática de retirar o HPE sem informar o cliente, acredito não ser verídica, pois seria facilmente perceptivel... Sendo esta verdadeira, porque comprar uma HPE se pode-se comprar uma GLS? Acho que não condiz com a realidade.
Abraço.

Walter L. L. Casitta
14/03/2008, 21:16
Olá amigo,
O módulo HPE é responsável por controlar, pressão da turbina, quantidade de diesel injetado, momento em que é injetado e etc... Além de controlar a quantidade de fumaça emitida.


Acho que você ta super estimando o módulo HPE. Da uma pesquisada no fórum que esse assunto já foi muito discutido por aqui...

marceloquintanilha
14/03/2008, 21:56
Tinha uma Pajero Sport 2002 que foi roubada e acabei compando uma l200 hpe 2004. Primeiro, nao sinto ela tao forte quanto a Pajero, principalmente em 2a e 3a. marcha ( Ela eh automatica ). E tambem tenho sentido uma vibracao no motor da 1a ate a 3a marca, principalmente quando mais solicitada. Isto eh assim mesmo ? Alguem saberia me explicar por que o motor esta vibrando e aparenta perder forca ?

Pedro-GO
14/03/2008, 22:13
Tinha uma Pajero Sport 2002 que foi roubada e acabei compando uma l200 hpe 2004. Primeiro, nao sinto ela tao forte quanto a Pajero, principalmente em 2a e 3a. marcha ( Ela eh automatica ). E tambem tenho sentido uma vibracao no motor da 1a ate a 3a marca, principalmente quando mais solicitada. Isto eh assim mesmo ? Alguem saberia me explicar por que o motor esta vibrando e aparenta perder forca ?

marcelo

provavelmente
vai ser o turbo com muita pressão.
a minha estava assim.
o ideal e entre 1.2 e 1.3 bar
se tiver acima de 1.5 bar ela embola e vibra.

ricardol200hpe
14/03/2008, 22:20
ola colega.
esqueci de mencionar que ela é 2001/2002, a quadradinha.
acho que vai de 97hp para 117hp se não me engano.

Pedro-GO
14/03/2008, 22:21
ricardol200hpe

Não sei se é essa resposta te satisfaz mas é como se fosse um chip de potência que aumenta a potência do motor de 121 para 141 cv
Detalhe ouvi de ex funcionários que devido a vários problemas a mit estaria tirando este modulo de 141 e deixando nos 121 para evitar problemas e aumentar durabilidade sem avisar seu proprietários
Putz sacanagem

ricardo

o HPE e um modulo que fica no painel perto dos pés do passageiro,
e pode ser retirado facilmente,até mesmo para teste.
o carro vai perder +ou- 5% da força,certas pessoas nem notam a diferença.
deve virar uma gls:pensativo:

Pedro-GO
14/03/2008, 22:40
ola colega.
esqueci de mencionar que ela é 2001/2002, a quadradinha.
acho que vai de 97hp para 117hp se não me engano.

ok
o modulo é o mesmo,a diferença da 141 é a turbina variavel,
ou ascilante.

o sistema HPE faz aumenta a vasão do diesel e adiantar a bomba
eletronicamente para resposta mais rapida.

agora saiba que vc tem uma das melhores l200 que saiu:concordo:

ricardol200hpe
14/03/2008, 22:42
ricardo

o HPE e um modulo que fica no painel perto dos pés do passageiro,
e pode ser retirado facilmente,até mesmo para teste.
o carro vai perder +ou- 5% da força,certas pessoas nem notam a diferença.
deve virar uma gls:pensativo:
olha pedro, naq minha da uma sensivel diferença. creio que uns 10 a 15 por cento.

Pedro-GO
14/03/2008, 23:01
olha pedro, naq minha da uma sensivel diferença. creio que uns 10 a 15 por cento.

ok
a minha região aqui é muito plana, não da pra notar muinto.

a minha l200 arrumou un tal de acender a luz do code,que nem a
autorizada nem a sac deu jeito.
descobri sozinho faz uns 15 dias.
por esse motivo eu andei sem o hpe ums 3000km.

cirotoscano
15/03/2008, 09:48
Pedro e Ricardo,

A de vcs tem a tomada de ar do filtro através de um CAI que fica acima da grade diantira? Tipo uma extenção para a entrada de ar que vai pra frente?

Eu tinha visto numa "quadradinha" 2005 hpe. Procurei essa extenção na MIT pra comprar e disseram que não sabem da existencia dessa extenção. Na GLS a tomada de ar é no filtro mesmo... fica pra dentro da caixa do motor... ai, tome a respirar ar quente...

DieselPower
15/03/2008, 16:47
Walter Casitta,
Meu comentário a respeito do HPE é baseado no manual de funcionamento do mesmo.
É bem interessante, explica atravéz de gráficos o trabalho do módulo HPE, você já leu?
Se a resposta for negativa, e você tiver interece eu scaneio e te envio. Informação nunca é demais.
Agora arespeito de não perceber a diferença, acho bem difícil. A diferença é notável.

Walter L. L. Casitta
15/03/2008, 17:16
Walter Casitta,
Meu comentário a respeito do HPE é baseado no manual de funcionamento do mesmo.
É bem interessante, explica atravéz de gráficos o trabalho do módulo HPE, você já leu?
Se a resposta for negativa, e você tiver interece eu scaneio e te envio. Informação nunca é demais.


Claro que gostaria de conhecer mais sobre o funcionamento do módulo. Com certeza tem um monte de gente aqui gostaria também. Se você conseguir postar um arquivo .PDF no fórum será bem vindo...

murilloaquino
15/03/2008, 18:22
Esse manual é mais propaganda do que falar sobre o mesmo...
Na realidade, o modulo é pra fazer o que todos sabem mesmo...Aumentar o debito de combustivel.Tanto na gls como na hpe, a pressão da turbina variavel é a mesma...
Há só um aumento do debito de combustivel...

Uma coisa interessante, é que mesmo tento TGV, o motor da l-200 so acorda apos as 2000 RPM...Tipico de um motor superpotenciado...

Pedro-GO
15/03/2008, 22:24
Esse manual é mais propaganda do que falar sobre o mesmo...
Na realidade, o modulo é pra fazer o que todos sabem mesmo...Aumentar o debito de combustivel.Tanto na gls como na hpe, a pressão da turbina variavel é a mesma...
Há só um aumento do debito de combustivel...

Uma coisa interessante, é que mesmo tento TGV, o motor da l-200 so acorda apos as 2000 RPM...Tipico de um motor superpotenciado...

GLS original não tem modulo HPE e nem turbina variavel
HPE SPORT AT acorda o turbo em qualquer rpm [ tando puxando]

murilloaquino
15/03/2008, 23:54
GLS TEM gerenciamento eletronico e TEM turbina VARIAVEL ...
So não existe o UNICHIP da mit, o ´´tar`` do modulo HPE

DieselPower
16/03/2008, 14:58
Exateamente,
As Sport GLS tem TGV e gerenciamento eletrônico da bomba injetora. Apenas não tem o HPE.
Agora, não acredito que o módulo apenas aumenta o débito. Sendo assim, com toda certeza a quantidade de fumaça aumentaria em relação a GLS. Vai muito além disto.

murilloaquino
16/03/2008, 17:01
Coloquei o unichip na ranger, que aumenta a potencia em torno de 30 cv e a diferença na fumaça era imperceptivel...

marceloquintanilha
16/03/2008, 18:52
Caro Pedro, obrigado pela dica, vou mandar olhar a pressao do turbo e depois te digo o que era.
abracos
marcelo

LUIS ANTONIO -BA
16/03/2008, 19:00
Caro Pedro, obrigado pela dica, vou mandar olhar a pressao do turbo e depois te digo o que era.
abracos
marcelo
Marcelo tenho interesse nessa resposta pois a minha esta igualzinha.

lealrenato
16/03/2008, 20:41
Exateamente,
As Sport GLS tem TGV e gerenciamento eletrônico da bomba injetora. Apenas não tem o HPE.
Agora, não acredito que o módulo apenas aumenta o débito. Sendo assim, com toda certeza a quantidade de fumaça aumentaria em relação a GLS. Vai muito além disto.

X2.

nao acho q seja relevante a diferença de consumo entre gls e hpe

murilloaquino
16/03/2008, 21:56
o Eduardo sabe a diferença de consumo entre a gls e HPE....Na ordem de 15%,é compativel com o acrescimo de potencia pelo maior debito...É bom lembrar, que a l-200 não é eletronica.Somente sua bomba tem gereciamento eletronico, então o modulo controla somente o debito...Se fosse common rail, ond os bicos sao eletronicos tambem, dava pra controlar o ponto de injecao, tempo dentre outros...

Marcello Ladeira
16/03/2008, 22:59
Murillo não entendo porque vc faz medicina... hehehe... Espero que entenda de gente o quanto entende de mecânica... kkkkkk

Abs,

LUIS ANTONIO -BA
16/03/2008, 23:01
Murillo não entendo porque vc faz medicina... hehehe... Espero que entenda de gente o quanto entende de mecânica... kkkkkk

Abs,
Tem algo a ver.
São duas maquinas quase iguais.
Homen e carro

murilloaquino
17/03/2008, 00:54
Murillo não entendo porque vc faz medicina... hehehe... Espero que entenda de gente o quanto entende de mecânica... kkkkkk

Abs,

Fla marcellão...que isso cara...Apenas sou um pouco ´´curioso`` no assunto e sou apaixonado por carros tambem...
Aprendo semmpree, e aprendi muitooo nos tempos melhores do forum!!....Hj infelizmente tem coisa boa mas tem q filtrar muita coisa...
Já teve tempos aureos aqui em que tinha informações uteis pra caramba.Já aprendi com o EDITRUNDER, com o walter, com o homeroo e dentre outros ´´fodões`` de mecanica, que alem de saber muito de teoria, sabem mais ainda de pratica...

marceloquintanilha
17/03/2008, 22:32
Luis e Pedro,
A coisa ta ficando esquisita. Hoje pela primeira vez, por distracao deixei o tanque baixar do 1/4 e adivinhem ! A vibracao sumiu.... Andei bastante com a L200 para ver se era so´ impressao, mas nao era, ela realmente amaciou. Cismado fui ao posto e enhchi o tanque..... A VIBRACAO VOLTOU ! Alguem tem ideia do que possa ser. Amanha vou deixa-la numa oficina especializada para tentar descobrir o que realmente esta acontecendo (The Specialist). Ai conto pra voce ?????

Pequeno jr
17/03/2008, 23:01
o Eduardo sabe a diferença de consumo entre a gls e HPE....Na ordem de 15%,é compativel com o acrescimo de potencia pelo maior debito...É bom lembrar, que a l-200 não é eletronica.Somente sua bomba tem gereciamento eletronico, então o modulo controla somente o debito...Se fosse common rail, ond os bicos sao eletronicos tambem, dava pra controlar o ponto de injecao, tempo dentre outros...

Estava lendo as últimas mensagens do EEustáquio sobre o consumo e lá ele fala que a atual L-200 Outdoor GLS dele tem feito de 10km/L para cima, enquanto a antiga L-200 Outdoor HPE era de 9,5km/L para baixo.

A.Tavora
09/11/2009, 18:21
Caros amigos foristas,

Comprei e coloquei o MÓDULO HPE na minha L200 GLS, a partir de hoje ela é HPE.

Fiquei ancioso para ver o resultado, coloquei na oficina de um amigo meu, foi colocando e eu já fui funcionando o carro, tudo OK, normal. Saí para o teste:

Eis aqui minha opinião:

Se andar devagar indo até 2.000 giros, não se nota diferença nenhuma.

Agora se pisar forte, a diferença é muito grande!!!!!

A sensação é ter saído de um carro 1.0 para 1.6.

Eu sempre reclamei da minha L200 quando arrancava mais forte, ela ia bem até 3.000 giros, após isto murchava,tinha a sensação de falta de combustível, agora passa direto e a aceleração fica constante, melhorou 100% .

Se algum amigo ainda tiver dúvida, COLOQUEM!!! Ou vão se arrepender como eu de não ter trocado antes.

Consumo eu vou medir e coloco aqui .

Um grande abraço

PauloLimited
10/11/2009, 00:38
Caros amigos foristas,

Comprei e coloquei o MÓDULO HPE na minha L200 GLS, a partir de hoje ela é HPE.

Fiquei ancioso para ver o resultado, coloquei na oficina de um amigo meu, foi colocando e eu já fui funcionando o carro, tudo OK, normal. Saí para o teste:

Eis aqui minha opinião:

Se andar devagar indo até 2.000 giros, não se nota diferença nenhuma.

Agora se pisar forte, a diferença é muito grande!!!!!

A sensação é ter saído de um carro 1.0 para 1.6.

Eu sempre reclamei da minha L200 quando arrancava mais forte, ela ia bem até 3.000 giros, após isto murchava,tinha a sensação de falta de combustível, agora passa direto e a aceleração fica constante, melhorou 100% .

Se algum amigo ainda tiver dúvida, COLOQUEM!!! Ou vão se arrepender como eu de não ter trocado antes.

Consumo eu vou medir e coloco aqui .

Um grande abraço

Pago quanto no módulo ?
A minha q é uma Sport, compensa aumentar o débito na BI ou colocar o HPE ?

Edintruder
10/11/2009, 08:58
Ahahah! Potência é uma droga que vicia!!! Vai com calma! Quando menos esperares estarás horas deprimido buscando receitas de outras drogas aqui no fórum pra aumentar ainda mais o prazer e a sensação de potência! E o pior ainda está por acontecer, chegará uma hora depois de tanto usar essa potência que acabarás tendo que deixar a L200 no "hospital" pois poderá um dia ocorrer quebras indesejáveis no motor ou transmissão...

Ahahahaha! Bom proveito!

Hoje estou limpo há 3 meses. Faz 3 meses que voltei a regulagem da minha Ranger 100% ao original. A tentação é forte mas eu vou conseguir superar!

Joaomsl
10/11/2009, 09:18
esse foi o relato do nosso amigo edin, que está há três meses "LIMPO"...kkkk...edin, vc vai acabar criando uma terapia de grupo...

valeu

Pequeno jr
10/11/2009, 09:41
Ola, bom dia

Sou o eduardo, tenho 30 anos e estou a 90 dias sem aumentar a potência do motor da minha Ranger.

kkkkkk


Em breve teremos surpresas na minha Ranger ... calma ... coisas para inicio de 2010 ..:twisted::twisted::twisted::twisted:

Edintruder
10/11/2009, 10:51
Ola, bom dia

Sou o eduardo, tenho 30 anos e estou a 90 dias sem aumentar a potência do motor da minha Ranger.

kkkkkk


Em breve teremos surpresas na minha Ranger ... calma ... coisas para inicio de 2010 ..:twisted::twisted::twisted::twisted:

Ahahahah

Srs, vou ser sincero, como o Jr. me descobriu, vou revelar que estou pensando em partir pra algo mais forte! Drogas mais pesadas... Esse vício está ficando difícil de sustentar...

Estou doidão pra experimentar um Lada Niva!!! :twisted::twisted::twisted:

Ahahahahahah!

A.Tavora
10/11/2009, 21:19
Pago quanto no módulo ?
A minha q é uma Sport, compensa aumentar o débito na BI ou colocar o HPE ?

Eu estava passando por uma rua aqui e vi uma L200 HPE que havia capotado, eles estavam desmontando por acaso perguntei se eles venderiam o módulo e eles disseram que ja estava reservado por 1.200,00 ofereci 1.000,00 e levei.
Paguei este preço porque o módulo esta zerado.

É mais prático colocar o módulo que mexer na bomba, o resultado com o módulo é bem satisfatório.

Abçs

A.Tavora
15/11/2009, 13:43
Fale galera,

aqui vão as primeiras impressões do consumo da minha L200 com o módulo HPE.

Fiz uma viagem de 850 km com velocidade variando de 110 a 130 km/h(em alguns momentos a 140 km/h)

foram 106 lts de diesel, fazendo 8,01 km/l.

Antes do módulo eu fazia em média 8,2 km/l.

Na minha opinião o consumo na estrada não irá alterar, baixou um pouco agora pq eu fiquei um pouco empolgado e em uma reta coloquei 175 km/h, chegando a 4.750 rpm's (loucura momentânea).

Mesmo que o consumo aumente, ainda assim vale muito a pena a colocação do módulo, as ultrapassagens são feitas com mais facilidade, fora as retomadas que melhoraram 100%.

Depois coloco o consumo na cidade( este sim eu acho que vai aumentar).

abçs

PauloLimited
15/11/2009, 14:01
Fale galera,

aqui vão as primeiras impressões do consumo da minha L200 com o módulo HPE.

Fiz uma viagem de 850 km com velocidade variando de 110 a 130 km/h(em alguns momentos a 140 km/h)

foram 106 lts de diesel, fazendo 8,01 km/l.

Antes do módulo eu fazia em média 8,2 km/l.

Na minha opinião o consumo na estrada não irá alterar, baixou um pouco agora pq eu fiquei um pouco empolgado e em uma reta coloquei 175 km/h, chegando a 4.750 rpm's (loucura momentânea).

Mesmo que o consumo aumente, ainda assim vale muito a pena a colocação do módulo, as ultrapassagens são feitas com mais facilidade, fora as retomadas que melhoraram 100%.

Depois coloco o consumo na cidade( este sim eu acho que vai aumentar).

abçs

O foda q a relação ainda continua curta, a quinta da L200 MT podia ser pelo menos igual a quarta da AT.

A.Tavora
15/11/2009, 14:17
O foda q a relação ainda continua curta, a quinta da L200 MT podia ser pelo menos igual a quarta da AT.


Realmente Paulo, a quinta é curta demais... é F@%#!!!!!!!

Abçs

Pequeno jr
15/11/2009, 23:58
Para tentar atenuar este problema, seria colocar pneus um pouco maiores. de 265/70 r16 para 265/75 r16

é essa medida mesmo?

A.Tavora
16/11/2009, 16:19
Para tentar atenuar este problema, seria colocar pneus um pouco maiores. de 265/70 r16 para 265/75 r16

é essa medida mesmo?


Isto mesmo pequeno, 265/70 R16.

Colocando o 265/75 R16, aumentaria em quantos %. 10,15,... %?

Abçs

Marcelo-HPE
16/11/2009, 17:51
Aumenta em exatos 3,4%, em torno de 100 rpm .

djuco
17/11/2009, 11:34
Walter Casitta,
Meu comentário a respeito do HPE é baseado no manual de funcionamento do mesmo.
É bem interessante, explica atravéz de gráficos o trabalho do módulo HPE, você já leu?
Se a resposta for negativa, e você tiver interece eu scaneio e te envio. Informação nunca é demais.
Agora arespeito de não perceber a diferença, acho bem difícil. A diferença é notável.

Walter, estou precisando muuuito desse manual do HPE.
Você tem como passar isso de alguma maneira para mim?
Meu e-mail é djucobr@hotmail.com
Agradeço desde já

A.Tavora
24/11/2009, 22:57
Caros amigos, semana passada fiz uma viajem de 1.852 km na minha L200, levei comigo 180 lts de óleo diesel + tanque cheio, quando voltei antes de ir para casa completei o tanque que pegou exatos 50 lts, fazendo assim 230 lts no total, ou seja:

1852 kms/230 lts = 8,05 km/l

Nesta viajem confesso que não andei devagar, em média 130 140 km/h, na volta em um trecho de 400 km fiz em 3:30 hrs.

Amanhã se tudo correr como planejado, terei novidades.

Um grande abraço.

DiEgOsEiChIrLz
25/11/2009, 02:28
com esse consumo eu n quero uma nem de graça

bebe + q a s10 aki casa, pesando menos

Marcelo-HPE
25/11/2009, 08:56
Se vc ler direiro vc verá que ele andou a 130 e 140km /h, com essa velocidade até o seu uno 1.0 , fica beberrão .

A.Tavora
25/11/2009, 18:56
Se vc ler direiro vc verá que ele andou a 130 e 140km /h, com essa velocidade até o seu uno 1.0 , fica beberrão .

Caro Marcelo, já não levo muito a sério alguns comentários. Todos sabemos que a L200 não tão econômica, mas sinceramente eu prefiro ela gastando um pouco mais e funcionar o 4x4 quando eu precisar, a ter uma S10 colocado em adesivo na lateral 4x4 mas que nunca funciona. Falo por experiência própria.

A partir de agora posto aqui o consumo da TRITON.

Um grande abraço