PDA

Ver Versão Completa : Motor AP 1.6 diesel problemas



lena
01/07/2004, 15:00
Oi gente,
Acabei de comprar um niva com motor da kombi diesel 1.6 AP. Sei nada de carro e nem de niva. Depois de uma semana o carro parou de funcionar. Estou rebentada! Deixamos numa primeira oficina onde passou uma semana e consertaram algumas coisinhas mas não conseguiram consertar o problema principal. Parece que são poucos mecânicos no Rio que querem trabalhar com este motor. Agora o carro está em outra oficina e parece que é o motor de arranque que pifou. Mas onde achar um motor de arranque para esse motor? Outra problema é que o carro não sobe uma simples ladeira da santa teresa sem redução e aí passa todo mundo buzinando! Acredito que não é para ser assim. Estou pensando em passar esse carro para a frente após consertado pois não aguento os problemas. Alguém tem experiência com este tipo de motor? Sabe onde achar peças (motor de arranque)? Será que vou ter problemas no futuro e que nunca vai subir as ladeiras direito??

Valeu pelo ajuda,

Lena :(

Niveiro X
01/07/2004, 19:01
bem-vinda camarada!

não desanime, realmente o motor a diesel 1.6(da kombi) é uma bomba. Bem problemático e mais fraco que o original 1.6 do niva.

Recomendo que troque esse motor, mesmo que seja por um original 1.6. Voce acha ele baratinho. Ou então coloque um ap 1.8 gasolina ou álcool(tem que fazer umas alterações), fica show mas va igastar uns 2k.

Só leve em autorizadas lada(se tiver alguma por ai) porque não é qualquer um que sabe mexer no jipinho.

Voce pegou um niva problemático(talvez seja só um motor probelmático). Não deixe isso lhe influenciar, o normal é o dono do jipe se apaixonar -até rimei 8)

Fabil
01/07/2004, 19:40
Oi Lena..
sei que nao adianta chorar o leite derramado, mas vc quando comprou o carro nao levou ninguem p/ lhe auxiliar na compra ?
só por curiosidade, quanto pagou nele ?

se o problema for o motor ( caso necessite de consertos caros) nao perca dinheiro e troque-o logo por um motor AP1.6 INJETADO completo com centralina, chicote e tanque... que vc compra com facilidade e a precos rasoaveis ( entre R$1000,00 a R$1500,00 vc acha) em desmanches, a adaptacao no seu caso será facilima...
ou se a grana estiver curta, compre um motor AP1.6 ou 1.8 carburado mesmo...
T+

tiaomsiq
02/01/2011, 19:27
https://cid-011be63bb6cd1cf1.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=11BE63BB6CD1CF1%21458&authkey=byGTzXVFBkM%24https://cid-011be63bb6cd1cf1.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=11BE63BB6CD1CF1%21458&authkey=byGTzXVFBkM%24Oi Lena como você resolveu o problemão do seu niva?
Fala para nós!
Também já sofri muito com esses motores, hoje juntei à eles, até comprei um niva com motor 1.9 TDI.

RHL
02/01/2011, 19:41
faça como os amigos falaram, coloque um AP injetado, de preferência 1.8

elmestizo
02/01/2011, 19:46
Krai... 6 anos depois.. chegou a resposta.. .kkkk

RHL
02/01/2011, 21:21
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


nem tinha prestado atenção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

culpa do Tiao coveiro!

rafaellouro
03/01/2011, 20:29
boa tarde lena.ja tive 4 nivas com motores originais esse meu ultimo comprei com motor apdiesel com kit br 2000(O KIT VALE MAIS QUE O MOTOR) sabe o que eu fiz com o motor "dei de presente"pois e uma porcaria tem apenas 50 cv ( e bem fraco para o niva)voce tem que ter ventoinhas de caminhao e mais ventoinhas auxiliares se nao esquenta que nem fogao a lenha e fraco barulhento e fumaçento,peças so com reza braba etc.. etc..!!! A minha saida foi comprar um laika por r$400,00 e retirei o motor do mesmo .pronto resolvido!!!O arranque e o do santana 2000!!que tambem serve no motor original.OUTRO DETALHE .SERA MUITO DIFICIL VOCE ENCONTRAR UMA PESSOA QUE TE COMPRE ESSE NIVA COM ESSE MOTOR!!!!ABRAÇO E BOA SORTE.

Cirdan
05/01/2011, 09:17
Comentei com meu pai sobre o Niva 1.9 e ele falou q prefere me ver de bicicleta do q com esses motores a Diesel.

Falou q esquenta, fundi e alem de tudo não tem peça.

Abraços

shuther4x4
05/01/2011, 20:26
Comentei com meu pai sobre o Niva 1.9 e ele falou q prefere me ver de bicicleta do q com esses motores a Diesel.

Falou q esquenta, fundi e alem de tudo não tem peça.

Abraços

KKKK!
Gostei do seu pai!
É uma pessoa coerente!!:palmas:
E o problema não é só o motor. A adaptação em si também é problemática se não for feita por quem entende!
Abraços!

Cirdan
06/01/2011, 09:24
Vc pode pegar o melhor motor, mas se não foi colocado corretamente com certeza vai dar problema.

Outro dia estava vendo uns Niva's a venda e todos q tinham outros motores o pessoal perguntava bastante se era problematico, se tava bem colocado, se tava vazando, se tava batendo.

Nessas coisas, eu sou a favor do original.

Abraços

RHL
06/01/2011, 15:45
AP 1.9 TDi é um EXCELENTE MOTOR.

é montado no Golf exportação.

rafaellouro
07/01/2011, 20:22
1.9 diesel e um motor e tanto!! quem tem condiçoes de ter uma mecanica dessas num niva cruza continentes mas o ap 1.6 d¨que @#$%@#

rfdex
18/05/2011, 10:40
Eu já tive um Niva com motor VW 1.6D Turbo Intercooler, montado pelo Rogério Bacelar em SP. Isso ocorreu em 2001 e fiquei com a viatura até 2004, quando a vendi por motivos particulares. Rodei aproximadamente 130 mil kms (viajando, puxando peso, rodando no dia a dia, etc) até que o mesmo abriu o bico. Talvez tenha sido o meu pé pesado, talvez a baixa durabilidade ou qualidade do diesel que usei em determinada viagem. Tive que refazê-lo por total antes de vender a viatura. O motor 1.6 é mais fraco e, por ser diesel, mais lerdo. Mas tem um torque bom, principalmente quando a redução está engatada. É um motor com injeção indireta, ou seja, o combustível não é injetado diretamente na cabeça do pistão, mas sim em uma ante câmara. Só isso já faz o motor perder um pouco de potência. Boa parte dos motores diesel antigos eram assim. Ainda há um problema crônico nos bicos injetores, pois eles tendem a "mijar" diesel dentro do cilindro, tirando a lubrificação e fazendo com que o motor funda. Já o motor VW 1.9D é um excelente motor. O sistema de injeção é direto, os bicos injetores são modernos e totalmente diferente dos antigos. Não há o que comparar. Sei que ainda existe motor VW 1.6D 0km. Esses não usam mais o sistema indireto, mas sim direto como os 1.9. Inclusive esses dias tinha um modelo desse à venda no Mercado Livre, mas a diferença de preço para o 1.9 é tão pequena que vale a pena comprar logo o 1.9. Quanto ao "misto quente", usar parte de motor álcool ou gasosa e parte do diesel, eu não recomendo, mas se assim for feito, sugiro que o façam ao menos usando o cabeçote do 1.9D, com injeção direta. Existe ele à venda tanto no Mercado Livre quanto no EBAY e em lojas especializadas. De qualquer forma, entendo que a melhor opção diesel para o Niva é os FIAT 1.7D, que dizem ser plug and play no câmbio. Abraços.

Raphael
Brasília-DF

wltreis
09/06/2011, 13:41
Eu já tive um Niva com motor VW 1.6D Turbo Intercooler, montado pelo Rogério Bacelar em SP. Isso ocorreu em 2001 e fiquei com a viatura até 2004, quando a vendi por motivos particulares. Rodei aproximadamente 130 mil kms (viajando, puxando peso, rodando no dia a dia, etc) até que o mesmo abriu o bico. Talvez tenha sido o meu pé pesado, talvez a baixa durabilidade ou qualidade do diesel que usei em determinada viagem. Tive que refazê-lo por total antes de vender a viatura. O motor 1.6 é mais fraco e, por ser diesel, mais lerdo. Mas tem um torque bom, principalmente quando a redução está engatada. É um motor com injeção indireta, ou seja, o combustível não é injetado diretamente na cabeça do pistão, mas sim em uma ante câmara. Só isso já faz o motor perder um pouco de potência. Boa parte dos motores diesel antigos eram assim. Ainda há um problema crônico nos bicos injetores, pois eles tendem a "mijar" diesel dentro do cilindro, tirando a lubrificação e fazendo com que o motor funda. Já o motor VW 1.9D é um excelente motor. O sistema de injeção é direto, os bicos injetores são modernos e totalmente diferente dos antigos. Não há o que comparar. Sei que ainda existe motor VW 1.6D 0km. Esses não usam mais o sistema indireto, mas sim direto como os 1.9. Inclusive esses dias tinha um modelo desse à venda no Mercado Livre, mas a diferença de preço para o 1.9 é tão pequena que vale a pena comprar logo o 1.9. Quanto ao "misto quente", usar parte de motor álcool ou gasosa e parte do diesel, eu não recomendo, mas se assim for feito, sugiro que o façam ao menos usando o cabeçote do 1.9D, com injeção direta. Existe ele à venda tanto no Mercado Livre quanto no EBAY e em lojas especializadas. De qualquer forma, entendo que a melhor opção diesel para o Niva é os FIAT 1.7D, que dizem ser plug and play no câmbio. Abraços.

Raphael
Brasília-DF

Camarada raphael ,tambem cheguei a pensar no motor a diesel da fiat mas como moro em Mg e esses motores são mais comuns no sul desisti , acabei adaptando motor e cx JPX só que agora vou precisar fazer um radiador sobre medida , mas como comprei o motor por um bom preço vai compensar , e o pouco que ja rodei deu pra ver que o Niva ficou bem parecido com o original e eu tirei a turbina do XUD !

galeaum
10/06/2011, 09:43
eu tenho o motor 1.7 fiat diesel no meu niva e recomendo!!

wltreis
16/06/2011, 21:34
eu tenho o motor 1.7 fiat diesel no meu niva e recomendo!!

Camarada e quanto a documentação , consegue legalizar ? e o consumo dê algumas dicas , e se puder poste algumas fotos !

rfdex
17/06/2011, 00:22
Com o advento da internet, a questão da dificuldade de peças praticamente deixou de existir. Não conheço o motor Fiat, mas de acordo com relatos de outros Niveiros, é um excelente motor. De qualquer forma, o XUD também não é ruim. É como o motor 2.3 da Pickup 504 Peugeot. Na Europa ele roda milhares, mais de centenas, sem precisar abrir. Aqui ele não aguentou muito. Como mexânico e curioso, digo que os fatores são vários. Os experts na área podem atestar. A começar pela qualidade de manutenção, combustível e óleo até à tropicalização, etc. Quanto à documentação, vejo diversos depoimentos na internet acerca de procedimentos realizados ou deixados de realizar em determinados locais do Brasil. Não sejamos hipócritas a ponto de não reconhecer que, de fato, existem lugares que o carro nem precisa ser vistoriado para ter sua documentação alterada. Por outro lado existem locais onde anualmente há necessidade de inspeções, etc. Mas quanto ao procedimento de regularização do motor diesel, a legislação - federal - é clara. Ela deve ser realizada em qualquer estado brasileiro, ainda que necessário rachar a cabeça (e às vezes o bolso) acionando o judiciário. Como sabem, entre 2001 e 2004 tive um Niva, o qual teve seu motor trocado para diesel. Afirmo aqui, mais uma vez, que realizei todos os trâmites no DETRAN aqui de Brasília. Reconhecidamente um dos mais burocráticos do Brasil no que tange a procedimentos como esse. Digo isso porque aqui um agente do DETRAN ganha em início de carreira mais de 5 mil reais, sem contar que há necessidade de possuir nível superior. Quero dizer, com isso, que as chances de termos servidores recebendo gorjetas para fazer ou deixar de fazer algo é mais difícil - nunca impossível, cabe salientar. E mesmo assim efetuei todos os trâmites perante o DETRAN e o órgão de inspeção do INMETRO sem qualquer auxílio de despachante ou tráfico de influência. Mas porque? Estava tudo embasado na legislação, logo não tinha como o órgão não cumprir a lei. Infelizmente para fazer valer nossos direitos no Brasil - principalmente - é necessário conhecermos a lei. Lei esta que vale tanto para nós quanto para os servidores públicos. Eles não possuem razão absoluta. Caso façam algo além da lei, podem - e devem - responder por isso. Seja um auxiliar administrativo em uma mera repartição pública ou até mesmo um delegado de polícia ou um juiz de direito. Brigar com funcionário público quando este está errado é como briga de rua. Quanto maior a altura (do seu cargo), maior o tombo, ou seja, maior a chance de a merd@ feder para o lado dele. Não estou aqui instigando ninguém a sair peitando servidores do Estado por aí. Longe disso. Nada melhor que conseguir algo dentro da devida urbanidade. Mas temos que saber agir nos outros casos também. Saudações a todos!

lcdalzoc
17/06/2011, 09:27
Eu tb tive um Niva com motor Fiat 1.7D entre 2006 e 2009, antes da Explorer. Ô bixim bom....ainda tenho saudade dele... Tinha radiador sob medida com ventoinha elétrica, dificilmente esquentava. O único problema era o alternador Bosch 90A. Como era posicionado muito baixo, vivia mergulhado na água/lama,... Tive que trocar o regulador de tensão 4x. Tb quase perdi o diferencial dianteiro, mas o meca fez um suporte mais reforçado e nunca mais tive problemas com nada...

297888297884297891

galeaum
17/06/2011, 10:01
tche wltreis; eu ja comprei ele assim, ta com os documentos todos certo, inclusive fiz vistoria e o numero do motor consta nos documentos assim como o combustivel DIESEL !! Mas creio que todo niva e possível colocar diesel, ele tem caixa de reduçao original!!!

o consumo ta na casa dos 12 km por litro de diesel, quais dicas tu ta querendo????

abraço

galeaum
17/06/2011, 10:03
tche wltreis; eu ja comprei ele assim, ta com os documentos todos certo, inclusive fiz vistoria e o numero do motor consta nos documentos assim como o combustivel DIESEL !! Mas creio que todo niva e possível colocar diesel, ele tem caixa de reduçao original!!!

o consumo ta na casa dos 12 km por litro de diesel, quais dicas tu ta querendo????

abraço

polaco
13/01/2012, 13:31
Não entendo o que tem de ruim no ap 1.6 diesel. Eu tenho um Niva com este motor a 6 anos, só me deu problema no inicio e nem foi o motor e sim na embreagem por causa da adaptação mal feita (isso sim da problema, mas com qualquer adaptação mal feita) depois foi só alegria, motor econômico e jipe não é para corres, mantem os 90km/h tranquilo para mim está ótimo. Uso o Niva no dia a dia na cidade é só manter a manutenção normal que não dá problemas. O MEU EU NÃO VENDO POR NADA