PDA

Ver Versão Completa : Alavancas de reduzida e tracao 4x4



ricardolm
01/07/2004, 12:25
:?: O que vcs fizeram para "reduzir" o barulho da vibracao das alavancas do JPX? O antigo proprietario prendia as duas com elasticos :? nao achei uma boa solucao, segundo ele o barulho é "normal" :( eu nao creio :roll: .

[]s

gvogetta
01/07/2004, 21:55
Caro Ricardo,


Desgraçadamente o barulho é "normal" mas por uma questão de erro de projeto... Normalmente no eixo, entre as 2 alavancas, localizado na parte de baixo da viatura, sob o assoalho, há uma espécie de arruela dentada que mantém sob pressão e afastadas as hastes das alavancas. O problema é que com o uso essa arruela se desgasta ou mesmo quebra e então as hastes, com a movimentação e vibração do veículo, ficam batendo uma na outra e vibrando, vibração esta que é transmitida e ampliada no interior da cabine... Para trocar essa arruela é necessário desmontar as alavancas da cx de redução, o que dá um trabalho considerável e confeccinar uma arruela de iguais características, uma vez que não se acha mais a original... Ou usar dessas soluções paliativas como a dos elásticos ou a da "touca", também muito difundida e que consiste em fazer uma espécie de chapéu ou saco, de tamanho compatível, com tecido pesado, como veludo, jeans ou outro similar, se possível revestido com espuma e "vestir" as alavancas, abafando dessa forma o barulho...

Saudações,

ricardolm
02/07/2004, 09:43
Olá Getulio,

Valeu pelas dicas!! vou ver o que posso "desenvolver" :idea: :D

[]s

Correa
09/07/2004, 18:10
Caro amigo,
Lendo seu texto, digo que compartilhei deste barulho algum tempo, não muito pois consegui resolver de maneira simples e barata.
Fui num posto de gasolina, comprei uma larta de graxa e por baixo do carro, naquele buraco quadrado por onde passam as alavanquinhas mandei a graxa, e como o esperado me livrei do barulho, periodicamente, quando lavo o carro mando por mais graxa.
Faça pois no meu caso resolveu mesmo, meu jeepão é o maior silêncio.
Atenciosamente,
Corrêa

gvogetta
11/07/2004, 10:58
Caros Amigos,

Estou enviando, para complementar a mensagem anterior, fotos que mostram a tal "arruela" que citei na mensagem, com a caixa desmontada.

Como podem ver, é uma espécie de arruela de pressão (ondulada) que deve manter as alavancas sob pressão, encostadas respectivamente nos braços laterais do suporte do eixo das alavancas...

Saudações,

ricardolm
12/07/2004, 09:29
Olá Corrêa,

Valeu pela dica!! Vou tentar fazer o mesmo !!

[]s

gnecchi
12/07/2004, 16:05
Getúlio,

Qual seria o problema de trocar-se esta arruela de pressão por uma maciça (talvez aço inox), eliminando-se a folga existente entre as alavancas ? :?

Existe a necessidade de deslocamento no sentido do eixo de fixação das alavancas ? se positivo, a eliminação total da folga não seria viável !!


[]'s

gvogetta
13/07/2004, 22:53
Caros Amigos,


Getúlio,

Qual seria o problema de trocar-se esta arruela de pressão por uma maciça (talvez aço inox), eliminando-se a folga existente entre as alavancas ? :?

Existe a necessidade de deslocamento no sentido do eixo de fixação das alavancas ? se positivo, a eliminação total da folga não seria viável !!


[]'s

Olha, boa pergunta... Ainda não experimentei trocar a arruela de pressão por uma maciça. Acho que não haveria interferência nenhuma, também não vejo necessidade de deslocamento no sentido do eixo...

Saudações,