PDA

Ver Versão Completa : calibragem de pneus



marco cruz
20/05/2003, 11:01
Alguém aí tem uma tabelinha para divulgar para todos os jipeiros sobre calibragem dos pneus mais usados (ex. frontiera, argentino, BF 33", General 35", Guyanne, etc)
Acho que poderia ajudar bastante (eu, por ex, não faço idéia da pressão correta...

dptucunduva
20/05/2003, 16:37
Marco,

Sobre os pneus argentinos/super tração, tamanho 7.50R16, com 10 lonas - o mais comum para uso em CJ...

A calibragem ideal no asfalto é de 18 libras, com câmara, no caso de um CJ com peso original. Eu tenho motor de opala (uns 50 kg mais leve) em um 51 (mais leve que o CJ5) mas tenho guincho (40kg) e outros apetrechos de trilha (mais uns 50kg), então uso isso mesmo.

E, apesar de ter 90% do tempo rodas tortas e direção desalinhada (trilha porrada é phoda... :( ), o desgaste é regular, não tá comido torto nem nada.

É a calibragem recomendada pelo Maneco Leitão (www.manecopneus.com.br), que, aliás, postou uma mensagem na jipenet hoje ou ontem sobre isso.

marco cruz
22/05/2003, 10:21
Valeu Daniel. :D
Eu tenho o argentino (firestone) e estava usando 24 libras :shock: , o que estava matando minha coluna (para dizer a verdade, não fazia idéia da pressão adequada e acabei deixando em 24). :oops:
De qualquer forma, acho interessante o site colocar uma tabelinha com esse tipo de dica...

Aurélio
23/05/2003, 23:48
Marco,

Em relação a calibragem de pneus, repasso na íntegra o e-mail que recebi da BF sobre o assunto.
Chama a atenção o uso das pressões recomendadas pelo fabricante, independente do tipo ou tamanho de pneu usado.
Faz sentido

[]´s calibrados







Caro Luís Aurélio,

Conforme sua solicitação, gostaríamos de esclarecer sua dúvida a
respeito da pressão recomendada para os pneus de seu veículo.

Como regra, devemos seguir as recomendações de pressão dos
fabricantes dos veículos, independentemente da dimensão de pneus
que está sendo utilizada.

Em casos extremos, onde existe a necessidade de se aumentar a
tração na lama/areia, podemos utilizar pressões inferiores, seguindo
rigorosamente a tabela abaixo:

12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h

É importante lembrarmos que é necessário retornar às pressões
normais assim que ultrapassados esses obstáculos.

Continuamos à disposição pelo e-mail sac.brasil@b... ou
pelo telefone 0800 90 94 00 (ligação gratuita), de 2ª à 6ª feira,
das 08 às 17hs.

Atenciosamente,
Tatiana Amorim,
SAC BFGoodrich.

gvogetta
26/05/2003, 22:11
Caros Companheiros,


Como bem indicou o pessoal da BF ao nosso companheiro Aurélio, o ideal é seguir as recomendações do fabricante do veículo, que na grande maioria dos casos independem das dimensões/tipo/marca do pneu utilizado, o que de imedato inviabiliza a existência de uma tabela-padrão de pressões indicadas.

A pressão a ser utilizada, além da recomendação do fabricante do veículo deve ser compatível com o tipo de terreno a ser percorrido e com o peso total do veículo, visando manter uma melhor área de contato nos tipos de terrenos que oferecem menor aderência, como areia, lama e turfa, por exemplo. Nestes terrenos baixa-se a pressão dos pneus a níveis mínimos, para trânsito a velocidades baixas para que uma maior área do pneu mantenha-se em contato com o solo, distribuindo melhor o peso da viatura sobre uma área de contato maior, diminuindo assim o risco do pneu afundar no terreno. De forma inversa aumenta-se a pressão dos pneus à medida que aumenta-se a aderência do terreno e a velocidade, de forma a minimizar o desgaste da banda de rodagem dos pneus.

Saudações calibradas

billj
27/05/2003, 07:56
O que eu sempre faço é nada mais que aplicar uma regra de três.......

No lateral do pneu, está escrita a capacidade do pneu em libras e a pressão máxima. No caso de meus pneus, por exemplo, Super Swamper TSL/SX 35 x 15,5, a capacidade é 2.800 libras (1.272 kg) a uma pressão de 30 psi. Ou, seja se dependesse apenas dos pneus, cada eixo suportaria 2.544 kg com os pneus à pressão máxima.

Na última vez que pesei o meu Samurai, ele estava com 660 kg sobre o eixo dianteiro e 580 kg no eixo traseiro.

Então, a regra de três......

30 x 660 / 2544 = 7,8 psi

Daí, redondei para cima e uso 10 psi no asfalto... :P

Para trilhas, já tentei pressões baixíssimas, tipo 3 psi. Porém, tive problemas com o pneu saíndo do aro. Não desistindo, fiz um jogo de beadlocks. Ainda não testei (o jipe AINDA está parado para trocar o motor :? ), mas tenho certeza que vou poder andar até com os pneus vazios...... :shock: :P

==========

O meu caso é um pouco fora do comum por ser um jipe leve com pneus grandes. De qualqur maneira, com a regra de três, se chega perto da pressão ideal....... :wink:

Carlos ZN
20/09/2005, 11:03
Olá Amigos,

Estou com estas dúvida uso 750-16 Argentinos sei que pouca calibragem gasta o pneu irregular e gasta combustivel, muito pula muito mandei o e-mail para www.manecopneus.com.br e assim que tiver resposta coloco no fórum.

William_NATAL
20/09/2005, 15:33
Bill,

quanto custou p/ fazer os beadlocks ?? como vc fez ? da p/ adaptar em roda de f 1000 ?

billj
21/09/2005, 11:22
Bill,

quanto custou p/ fazer os beadlocks ?? como vc fez ? da p/ adaptar em roda de f 1000 ?


Desembolsei uns 100 reais, sei lá exatamente.

Eu mesmo fiz.

Dá para fazer em roda de F-1000


Abraços,

marcelo nunes
21/09/2005, 12:17
Também fiz o esquema da regra de 3 e deu certo.

Meu pneu é um 750x16 da Goodyear, originalmente para caminhão, por isso a capacidade de carga é E , é um pneu de 10 lonas (para 4500 kg rodando a 60 libras.).

Por e-mail o fabricante confirmou a capacidade de carga. Como resultado, uso até 14 libras no CJ5 no asfalto, mas fora ele roda com 8 libras numaboa.

Antes andava com 20...imagine a dureza.

vnogueira
21/09/2005, 14:52
E ae galera...

Eu uso pneus frotiera com 10psi. Não tenho do que reclamar.

Vitor

Carlos ZN
22/09/2005, 13:06
Olá Marcelo,

O pior que 20 libras é o ideal, uso 750-16 eu pesquisei e o problema de andar com o pneu de várias lonas baixo é que acaba com a carcaça.
A fonte foi o pessoal do http://www.pneusbotta.com.br/.

Lama
10/09/2007, 21:30
Beleza galera!!!!

Todos estão falando em pressão dos pneus mas a minha dúvida é em relação a câmara. Tenho pneus do modelo argentino 235x70x16 e estou usando sem câmara. Na cidade coloco 30psi e quando vou fazer trilha uso 23psi. Será que devo colocar câmara ou este pneu aguenta bem em trilhas médias sem uso de câmara. Já ouvi dizer que uso de câmara é gambiarra mas todos que conheço usam, o certo seria fazer bed-lock. O que acham? Fazer o tal do bed-lock ou colocar câmara?

otavio_gomes
11/09/2007, 11:24
Lama,

A pressão que você usa está adequada para uso sem câmara em uma rural.

É bom lembrar que para pressões menores, é adequado o uso de câmaras.

Num pneu sem câmara, uma pancada maior pode fazer o ar sair de uma vez e é por isso que o pessoal prefere o uso de câmaras.

Eu utilizo as rodas originais do Jeep "51" (que não montam corretamente pneus sem câmara) com pneus fate-o super agarre 700 x 16 e camaras de ar. no asfalto uso 17 lb e na trilha 14.

Um abraço,

Otávio.

eder martins
15/06/2014, 14:40
E nos pneus originais com o cj5 com tudo original quantas libras

xibiu!!!
15/06/2014, 18:02
E nos pneus originais com o cj5 com tudo original quantas libras

Tenho no meu jipe as rodas originais de 4,5 pol. e pneus 6.50x16 - PIRELLI - MT06 - MILITAR (10 lonas),uso neles 25 libras.
Já quis baixar um pouco mas o borracheiro que sou cliente há muitos anos não recomenda, e eu também tenho medo de deslocar a carcaça usando calibragem muito baixa.
Quando comprei esses pneus novos eu quis montar sem câmara,mas a loja se recusou por motivo de segurança.Me disseram que "pneus sem câmara , só os radiais e com rodas de tala mais largas".

467043467049

eliasFerreira
15/06/2014, 18:35
Xibiu, desde que eu me lembre, meu avô e tios sempre andaram com a calibragem baixa no jeep com pneu militar (6.00-16, com câmara).
E depois que comprei-o pra mim, também sempre segui andando assim.
20 lbs na frente, e 19 lbs nos de trás.
Rodei até com 19/18, pra ficar mais confortável, e nunca tive problema algum.

Agora estou com um jogo radial da Genius Tyres, sem câmara, com 26 lbs na frente e 25 lbs atrás, montado na rodas que comprei de você, se lembra?
O radial é incrivelmente mais macio.

xibiu!!!
15/06/2014, 20:22
Xibiu, desde que eu me lembre, meu avô e tios sempre andaram com a calibragem baixa no jeep com pneu militar (6.00-16, com câmara).
E depois que comprei-o pra mim, também sempre segui andando assim.
20 lbs na frente, e 19 lbs nos de trás.
Rodei até com 19/18, pra ficar mais confortável, e nunca tive problema algum.

Agora estou com um jogo radial da Genius Tyres, sem câmara, com 26 lbs na frente e 25 lbs atrás, montado na rodas que comprei de você, se lembra?
O radial é incrivelmente mais macio.

Olá amigo Elias.

Com certeza não me esqueci do nosso negócio (agosto/2012) feito no jogo de rodas originais que usaria para montar um segundo jogo de pneus.
Antigamente meu pai também tinha um jeep 59 e lembro que o danado andava macio ,talvez com calibragem mais baixa, mas andava muito na terra e também não se percebia muito a dureza dos pneus.
Talvez seja meu medo de usar o pneu com calibragem um pouco mais baixa do que "eu acharia" o normal.
Quando deixo o jipe parado por uns dias na garagem e mesmo com os pneus com essa calibragem (25 libras) , noto que os pneus traseiros ficam com uma parte levemente achatada,onde ficam em contato com o piso e quando saio com ele , preciso de alguns (vários) quilômetros para que eu perceba melhora nos pulinhos principalmente por estar sentado praticamente em cima (no banco) do eixo traseiro do Jeep.
Não sei se é porque esse pneu 6.50 tem 10 lonas e o original 6.00 tem 6 lonas.Pelo comentário do amigo Marcelo acima no tópico,esse pneu (10 lonas cap. carga E) se enquadra como pneu de uso pesado e poderia ser usado com calibragem mais alta que o de 6 lonas,fico com um pouco de receio de usar calibragem menor.Também vejo em fotos que alguns jipes da época tem a inscrição da pressão marcada acima da roda p/ lembrete na hora de calibrar a pressão e deixo "parecido".
Mas vou fazer um teste e vou abaixar a pressão dos pneus para a qual vc recomenda e que vc usa, para fazer uma experiência.


467054467055467056467057

Willian Del Piero Rocha
15/06/2014, 20:48
Tenho um manual do jeep 58 se não me engano e diz que o pneu 6.0 é de 26 a 28 psi ,mas em areia ou lama pode ser usado 20 psi , , , ,no pneu 7.0 é 20 a 24 psi ,mas na arei ou lama 14 psi .

eliasFerreira
15/06/2014, 22:09
Coloca um meio-termo, 23/22, e veja se dá algum problema.

eder martins
16/06/2014, 19:33
As pressões de pneumáticos recomendadas são as seguintes:6.00x18.26 a28 libras(1,82 a 1,97 kg/am² 7.00x15,20 a 24 libras 1,40 a2,68 kg/am²Em caso do veículo estar sendo utilizado em terreno arenoso ou lamacento a pressão pode ser diminuída para 20 libras no primeiro caso e e 14 no segundo