Ver Versão Completa : mostrador de tensão de bateria Ranger Diesel
proelton
12/03/2008, 12:57
Pois é, comprei uma ranger diesel, e tenho uma implicancia sobre o mostrador de bateria do painel.
Se considerar aquele curso do ponteiro (que mostra a tensão da bateria) como se fosse uma escala de 0 a 10, o meu está algo como 1 ou 2... mas sempre estável, tudo funciona muito bem.
Como é a de vocês? ah acabei de revisar o alternador por precaução.
Edintruder
12/03/2008, 16:10
Um teste bem simples é ligar o motor e faróis e tirar o cabo da bateria. Se os faróis enfraquecerem é sinal que o alternador está realmente mandando pouca carga.
rogeriomasih
12/03/2008, 16:30
Na boa, acho que aquele marcador não serve para nada.
Já troquei minha bateria duas vezes e ele nunca acusou que a carga da mesma estava fraca ou que sua vida útil estava chegando ao final.
Quando estou com o motor ligado, quer esteja com tudo desligado ou com faróis+milhas ligados, também não percebo nenhuma alteração. Nesse caso, sei que não deveria variar, pois o alternador deve compensar a carga exigida pelos equipamentos, mas no caso do final da vida útil das baterias?
Walter L. L. Casitta
12/03/2008, 16:42
Na boa, acho que aquele marcador não serve para nada.
Já troquei minha bateria duas vezes e ele nunca acusou que a carga da mesma estava fraca ou que sua vida útil estava chegando ao final.
Quando estou com o motor ligado, quer esteja com tudo desligado ou com faróis+milhas ligados, também não percebo nenhuma alteração. Nesse caso, sei que não deveria variar, pois o alternador deve compensar a carga exigida pelos equipamentos, mas no caso do final da vida útil das baterias?
Ele é de pouca utilidade mesmo principalmente porque ele não tem a escala de tensão impressa. É preciso ser entendido para que se possa fazer algum diagnóstico através dele o que não é o caso de quase 100% da pessoas que têm Ranger. Então função principal dele é enfeitar o painel.
No caso da sua bateria ele deve ter indicado alguma coisa sim, acontece que pra isso o motor tem que estar desligado, se não o alternador mascara o problema.
rogeriomasih
12/03/2008, 16:50
É preciso ser entendido para que se possa fazer algum diagnóstico através dele
Aproveita o tema e me tira uma dúvida:
Como este instrumento deve ser utilizado? quais os possíveis diagnósticos?
Walter L. L. Casitta
12/03/2008, 17:30
É preciso ser entendido para que se possa fazer algum diagnóstico através dele
Aproveita o tema e me tira uma dúvida:
Como este instrumento deve ser utilizado? quais os possíveis diagnósticos?
Diagnóstico preciso é impossível já que não existe a escala de tensão, então basicamente o que se pode fazer primeiro é memorizar a posição do ponteiro em 3 situações para que estas informações possam ser usadas futuramente:
1- Motor funcionando.
2- Motor desligado e tudo mais que for elétrico.
3- Motor Desligado e farol ligado
Exemplos de diagnósticos:
1- Motor funcionado: O ponteiro deve ficar sempre na posição memorizada. Se um dia ele passar a marcar em posição diferente provavelmente o alternador teve alguma alteração.
2- Motor desligado e tudo mais que for elétrico: O ponteiro deve ficar sempre na posição memorizada. se um dia ou com o tempo ele passar a marcar em posição diferente provavelmente a bateria teve alguma alteração.
3- Motor Desligado e farol ligado: Nessa situação é possível saber o estado da bateria. Quanto maior a diferença da posição do ponteiro na situação 3 em relação a situação 2 menos carga tem a bateria. Se a Bateria estiver bem carrega e mesmo assim a diferença for muito grande então a bateria pode estar no fim da vida.
Da para notar visivelmente quando o alternador não esta gerando. O ponteiro não encosta no desenho da bateria (ou seja, ele ta só com 11 ou 12 volts da bateria). Se ele encostar no desenho da bateria, é pq esta gerando (13 a 14 volts).
proelton
13/03/2008, 09:18
Da para notar visivelmente quando o alternador não esta gerando. O ponteiro não encosta no desenho da bateria (ou seja, ele ta só com 11 ou 12 volts da bateria). Se ele encostar no desenho da bateria, é pq esta gerando (13 a 14 volts).
Certo, mas o seu marcador então está quase no máximo, lá no topo? o meu ta quase no minimo, bem pra baixo...
Edintruder
13/03/2008, 10:19
Então faz op seguinte, liga apenas a chave da bateria e segura a luz alta e nota se o ponteiro diminui muito. Se ele não diminuir muito é sinal que o painel pode estar descalibrado, porém se baixar muito, é sinal que a bateria está ruim.
Alceninja
30/10/2016, 11:45
o da minha está parecendo um conta giros quando acelera ele vai para o topo... deveria ficar estável né????
me ajudem sou novo nos 4x4 é uma 2000/2001