PDA

Ver Versão Completa : Reforma CJ5

Pavani
30/06/2004, 21:06
Aí galera.....
Tudo certo?!?
Comecei a desmontar o meu cj na fábrica do meu velho....
Eu quero arrumar TUDO nele, estou sem pressa também.... Mas pretendo economizar o máximo possível de dinheiro....
Será que vale a pena eu retificar o o meu BF161 original?!? Ou trocar o meu motor e gastar dinheiro pra poder regularizar a documentação?!?
O câmbio eu quero trocar, tenho o câmbio 4marchas da rural nele.... Quero por um câmbio mais resistente.... Tem como por esse câmbio com a tração e o motor original?!? Tem que fazer MUITA adaptação?!?
POr enquanto é só isso....
Abraço...
Pavani

Pavani
30/06/2004, 21:08
Ah! Lembrando quero por um Clarck 4 marchas.....
Esqueci de por isso...
E caso eu retifique o meu BF, vou querer aumentar um pouco sua performance....
Abraço...
Pavani

Luis Assis
30/06/2004, 23:53
Nao vale a pena retificar um motor tão antigo desses... Voce vai gastar a mesma quantidade de dinheiro, que gastaria pra comprar um outro motor mais moderno, alem é claro, dele ser mais moderno... :D

Hoje temos motores de tudo quanto é jeito, que ja adaptaram em jipe e portanto é facil descobrir o caminho das pedras... Gasolina, Diesel, 4 Cilindros, 6 Cilindros, 8 Cilindros, em linha, em V, Motor de bloco compacto, motor grande, motor gigante, dai vai do teu gosto...

Flange de adaptacao Cambio / Motor e Cambio / Tracao, tambem não é mais segredo, acha-se de tudo, e por precos bem interessantes, com qualidades excepcional...

Na minha opiniào, sei que não pediram, eu partiria para um motor 6 Cilindros, com Injecao Eletronica de Combustivel. Algumas opcoes: Powertech 4.1 MPFI( o que eu coloquei no Tornado, e apaixonei ) e o Vortec V 6 ( mais facil de adaptar do que o Powertech ).

Quanto aos gastos, com certeza voce vai ter que gastar com uma bomba eletrica, com uma ventoinha eletrica, com um bom eletricista, mas acredite, a resultado final, esta a anos luz do BF. Só de voce chegar num dia friu, muntar no jipe, bater a chave, ele pegar de primeira, e voce sair andando sem ele engasgar nadinha, voce vai ver que ja valeu a pena...

E o melhor da festa é o consumo... O meu 4.1 esta bebendo quase a metade do que bebe o meu OHC. Antes que os veteranos digam TRUCO, ja explico, o motor é forte de mais, para se ter uma idéia, dentro da cidade, dificilmente o motor passa dos 2.000 giros, é só na casquinha mesmo...

Quanto a seu aumento de performance, pode ficar tranquilo que um motor destes, vai lhe dar mais potencia do que voce terá coragem de despejar num veiculo como um CJ. Digo isso por mim mesmo, pois não tive coragem até hoje, de subir o giro do Tornado a mais de 3.000 em quarta marcha na estrada... A coisa é meio insana mesmo... O motor tem muito folego, e ele nem parece se dar conta de que esta empurrando alguma coisa, simplesmente o giro vai subindo e boa....

Bom essa é minha opinião. Opinião de quem já: Retificou um BF, trocou por um OHC, retificou um OHC, e só depois disso aprendeu que esses motores quando abrem o bico, é lixo mesmo!!!!

[]'s
Gustavo

Alexandre Vaz Ferreira
01/07/2004, 00:37
Aí galera.....
Será que vale a pena eu retificar o o meu BF161 original?!? Ou trocar o meu motor e gastar dinheiro pra poder regularizar a documentação?!?
Pavani

E aí Pavani

Não vale a pena de jeito nenhum. Andei pesquisando quando o meu BF original quando abriu o bico e ví que ia gastar mais de 1000 lts. Então achei outro BF que tá um relóginho por 150,00 8) . Mas qd esse ir pro saco powertech nele :wink: .

Um abração

Pavani
01/07/2004, 10:15
Vou atrás de um 4.1....
Se não me engano eu conversei com o Ramiro sobre este motor...
Quero por um da A-20... Vou começar as minhas buscas por este motor...
E quanto a regulariza-lo?!? É muito complicado?!?
Abraço...
Pavani

roger_caldas
01/07/2004, 11:34
Graaaaaaande Pavas! :lol: :lol: :lol:
Agora esse monstro sai, hein!?!!? :D
Cumpadji, não se esqueça da opção Ranger 4cil pra encaixar na criança:
são 121 cv a 5.000 rpm e de torque, 20,2 m.kgf a 3.000 rpm.

O melhor: encaixa como uma luva, tanto na caixa original quanto no cofre. Na verdade é o mesmo bloco, usinado de 2.3 pra 2.5 litros e um cabeçote mais moderno, com as questionáveis 2 velas por cilindro.

Tinha um doido vendendo um completo por Lt$2000, se te interessar...

Abraço,
Rogério

Pavani
01/07/2004, 12:06
Fala Rogerrrrr......
Tudo cerrrrrto irrrmão?!? heheh
Brincadeira....
Então, R$2.000,00 é um preço carinho pra este motor eu acho, tenho um conhecidomeu de Alphaville que tem um cara de cavalo com esse motor e o câmbio também, ficou o bicho...
Mas é uma pena o que aconteceu com esse camarada, perdeu o braço em uma trilha... :? :?
Agora, o jeep dele é fantástico....
Onde será que eu encontro um motor desse?!? Esse seria uma boa também....
Abraço....
Pavani

roger_caldas
01/07/2004, 13:35
Saaaaaalve Pavas! :lol:
Cerrtinho, merrmão!? :lol:
A parada é a seguinte: vô dar uma conferida nox contatox deste exxquema do motor de 2 conto e te dou um alô! Valew!?

Abraço,
Rogério

Pavani
01/07/2004, 18:21
Aí merrrmão!!!
Mandei um email pro dono do motor, estou esperando resposta....
Aí eu posto aqui, vou tentar abaixar o preço dele, vamos ver qual é....
Abraço...
Pavani

roger_caldas
01/07/2004, 23:40
Uhuuu!
Formô cajú!
Abraço,
Rogério

Pavani
02/07/2004, 11:12
Aí merrrrmão.....
O cara vendeu o motor....
Ontém no Ibira conversei com um maluco que tinha comprado o motor e o câmbio da Ranger 4 cil completo só faltava o módulo por R$2.500,00....
To na busca de motores variados... Vendo os preços e também vendo qual será a melhor opção...
Abraço....
Pavani

Cotrim
02/07/2004, 17:24
Uma boa também é o 151/S da GM, o 4cc do Opala. É um motor barato e passível de mexidas incríveis. Não é um 250 mas consegue ficar com 105 CV com algumas alterações básicas. E é um motor de giro baixo, tanto para potência quanto para torque.

[]'s

Pavani
03/07/2004, 18:04
Aí Fabião....
Tudo blz amigo?!?
Quanto custa um motor desse OK?!? Com documento OK?!? É um motor bem maleável né, me disseram que da pra mexer fácil nele...

Agora voltando ao assunto da reforma...
Meu pai está querendo retificar o BF de qualquer maneira, essa semana o mecânico da fábrica vai abrir o motor pra ver no que compensa... Se por um acaso eu retificar o BF, vou dar uma envenenada nele eu acho, e pretendo por que meu velho aqui.... Se fosse fiscal e não recebesse propina, ia ter nego no sufoco.....hehehe
Vamos ver qual vai ser, o câmbio é quase certeza que será o clarck, por ser mais moderno.... O meu não está quebrado, nem ruim, mas meu pai quer o cj mais macio.... Vou ver se eu arranjo um lugar pra comprar um a base de troca....
Abraço....
Pavani

Cotrim
05/07/2004, 11:24
Pavani,

Veja no Ferro velho que o Beto Lacerda postou na área de "Vende-se Peças" Parece que o cara tem uma coleção de clarcks e, provavelmente motores GM 151.

Na minha opinião, o 151 é o mais equilibrado dos motores utilizados em jeeps, principalmente para o uso que faço do CJ, ou seja, trilhas e cidade. Além de ser relativamente econômico (6 KM/l de álcool na cidade no meu diplomata 1986) e de ter de 82 a 88 CV de potência e de 17 a 19 Kgf de torque (dependendo do ano, carburação e combustível), ambos a 2500 rpm, permite uma ampla aplicação de preparações de baixo custo, é muito mais leve que o 250 (6 cilindros) e não precisa de flange de adaptação para a caixa de câmbio.

Com esses torque e potência, a não ser que você queira uma usina de força disfarçada de Jeep, você faz todas as trilhas desejadas.

Quanto a custo de um motor desses, não tenho a menor idéia, mas não deve ser muito caro, média R$800. Assim que possível, eu troco de motor.

[]'s

Beto Lacerda
05/07/2004, 13:21
sem querer contrariar , mas contrariando , se vc for partir pra troca de motor , que seja por um realmente mais moderno que o BF ; BF , ohc , opala 4cc , são motores antigos , sem nenhuma tecnologia , nem ignição eletronica os bichos tem .
Ae cara , de boa se for adaptar um motor vai de injetado , vale a $ investida e num sai mais caro que uma boa retifica de um 6cc como o bf , qual motor aki no forum tem varias discuções sobre qual melhor (gm's 4.1mpfi (silverado), 2.2 mpfi (s-10/omega) ; ford's 2.5 4cc , V6 4.0 (ranger) 4.9i 6cc-F-1000, e o apzinho :lol: são os injetados que ja vi adaptarem)e se eu sugerir algum,coisa que não farei :lol: aki vai começar outra, então da uma fuçada e decida por algum ,desencana de gastar $ no bf a não ser que esteja buscando originalidade , respeito quem faz isso , tem varios cj muito locos com motor original que sairam mais caros pra retificar , que meu 4.1 mpfi :twisted: me custou pra comprar, agora se vc não liga pra originalidade , nem pense em retificar seu motor , não compensa , e ja que vai por clarck 4m , existem motores que se acoplam a ela sem flange nehuma :twisted: soma ai retifica + preparação leve + adaptação bf/cambio clarck , sai mais caro que um bom motor injetado, de manutenção mais barata que os demais , mais forte que um bf com muita preparação, mais economico que o ohc , que se acopla sem adaptações a cx. clarck :twisted:
[]'s sem sugerir o 4.1 m.p.f.i. :twisted:

Cotrim
05/07/2004, 13:31
sem querer contrariar , mas contrariando , se vc for partir pra troca de motor , que seja por um realmente mais moderno que o BF ; BF , ohc , opala 4cc , são motores antigos , sem nenhuma tecnologia , nem ignição eletronica os bichos tem .
Ae cara , de boa se for adaptar um motor vai de injetado , vale a $ investida e num sai mais caro que uma boa retifica de um 6cc como o bf , qual motor aki no forum tem varias discuções sobre qual melhor (gm's 4.1mpfi (silverado), 2.2 mpfi (s-10/omega) ; ford's 2.5 4cc , V6 4.0 (ranger) 4.9i 6cc-F-1000, e o apzinho :lol: são os injetados que ja vi adaptarem)e se eu sugerir algum,coisa que não farei :lol: aki vai começar outra, então da uma fuçada e decida por algum ,desencana de gastar $ no bf a não ser que esteja buscando originalidade , respeito quem faz isso , tem varios cj muito locos com motor original que sairam mais caros pra retificar , que meu 4.1 mpfi :twisted: me custou pra comprar, agora se vc não liga pra originalidade , nem pense em retificar seu motor , não compensa , e ja que vai por clarck 4m , existem motores que se acoplam a ela sem flange nehuma :twisted: soma ai retifica + preparação leve + adaptação bf/cambio clarck , sai mais caro que um bom motor injetado, de manutenção mais barata que os demais , mais forte que um bf com muita preparação, mais economico que o ohc , que se acopla sem adaptações a cx. clarck :twisted:
[]'s sem sugerir o 4.1 m.p.f.i. :twisted:

Betão,

Velho por velho, o 4.1 é velho e beberrão. Ele foi maqueado pela GM/Lotus para equipar os Omega e Silverado. Quanto à ignição eletrônica, você está enganado, pois o 151 desde 1980 é com ignição eletrônica. ele não teve nenhuma opção com injeção.

[]'s

Beto Lacerda
05/07/2004, 13:52
Escória por isso num queria sugerir nenhum motor mas ... , o da ranger tb é o ohc melhorado , mas o 4.1 mpfi que vc chamou de velho , é o 4.1 do opalão modernizado , num pense que foi só colocar injeção não , a concepção é a mesma , mas o powertech é um motor moderno e o 4.1/s é um motor antigo ; beberrão ???, o do gustavo é mais economico que o opalinha 4cc . e maqueado ?? diria que foi mais uma plastica ,pois na tal maqueagem mudaram não só os componentes citados mas tb o material de alguns foi substituido por aluminio , coisa de motor velho né ??
-coletor de admição (é aquele bunitão com a plaquinha e tal)
-coletor de escape (é 6x2 original , legal né )
-cabeçote (hum essa vc num sabia , muda o cabeçote , pq num tenho ideia mas mudou)
-sistema de ignição e distribuidor (procura o distribuidor do 4.1 mpfi pra vedar :lol: )
-bomba d'agua (a do opala serve mas é outra)
-capa seca ( é seca mesmo :lol: , da pra vedar todinha sem a menor dificuldade)
basicamente mantem o bloco , pistões bielas e tuchos o resto é projeto novinho , sem contar que o powertech mais antigo que vc vai encontrar é 96 ,
cuidado pra falar mal do 4.1 mpfi , é muito dificil , ele tem seus defeitos mas ninguem citou o unico grave defeito dele , que é facil de resolver e só incomoda quem entra em rio , to falando de ficar parado dentro dágua com o motor funcionando , ai se entrar agua na capa seca que é facil de blindar , o volante joga agua pra dentro do motor e dai é zica , mas é facil de contornar como ja disse
[]'s

Cotrim
05/07/2004, 14:28
Calma, bonitão. Eu não tentei comer a mulher de ninguém, apenas falei o que penso do 4.1.

Democracia diz que todos podem ter suas opiniões.

[]'s

Beto Lacerda
05/07/2004, 14:39
cara por mim vc pode falar o que quizer mas se eu discordar , vou discordar e mostrar pq , vc falou sobre um motor algumas inverdades , só quis deixar claro pois assim como vc , muitos pensam isso , expus minha opinião assim como vc , e só pra confirmar o powertech num é velho e beberrão se comparado com um uno blz mas com as opções para jipes e afins é até economico
[]'s

Pavani
05/07/2004, 19:26
Fala galera....
Respeito o que os dois acham....
NEm discuto....
Poré, creio que meu pai queria mesmo retificar o BF, não adianta falar... Até o câmbio ele tenta se safar.... Mas pelo menos o câmbio, creio que amanhã o mecânico irá abrir o motor pra ver se vale ou não a pena....
Vou postando notícias....
Valeu pela ajuda de vcs dois....
ABraço....
Pavani