Conectar

Ver Versão Completa : GNV

p.peleje
30/06/2004, 18:04
Galera,

Me xinguem, falem o que quiser, mas opinem.
Já pesquisei no fórum, achei pouca coisa realmente relevante.

Tenho um CJ5, bf161, queria colocar GNV, pois vou rodar bastante com ele, mais de 1200 km/mês.

Até onde sei, o GNV não fica muito bom com motores de baixa compressão.

Aí pensei em rebaixar o cabeçote para ganhar mais compressão, colocar ignição eletrônica e mais umas coisinhas.

Com certeza, vai ter gente falando para trocar logo por um motor mais moderno. Acontece que o custo vai acabar saindo quase a mesma coisa.

[]s

fugger
30/06/2004, 18:17
Peleje

Não sei na sua região, mas por aqui um kit básico estava em torno de 2000 dinheiro$$. :shock:

Estava. pois se não me engano esses kits básicos vão acabar, já que constatou-se que poluem muito mais que imaginava-se e a fiscalização
vai bater em cima (obrigando inspeção anual inclusive) e barrando o uso dessses kits. :?

O kit completo custa +ou- 3200 dinheiro$$, mais um 1000 que vc vai gastar com adaptações no motor (ignição, rebaixamento, etc), ficaria em torno de 4200 dinheiro$$. :shock:

Por menos que esse valor vc adapta um GM4cil alccol, que em $$ gasta o mesmo (ou quase) que o GNV e economiza o resto. :wink:

Dá até pra pensar em colocar um clarck 5m, se vc usar muito a estrada, economizando ainda mais.
:wink:

Sem falar que vc não perde o quase inexistente spaço dentro do CJ. :wink:

[]'s

p.peleje
30/06/2004, 18:32
Valeu Fugger, não sabia que vão proibir o uso de alguns kits.

Tenho um amigo que colocou um kit e pagou R$1850,00.

QUal a diferença desses kits? Eu imaginava que apenas os kits para motores injetados eram mais caros, por causa daquele "compensador de potência", acho que é assim que se chama.

Liguei na Josewal4x4 e a adaptção para um gm4cil ficaria em torno de R$1600, claro com o motor 1/2 vida + mão de obra, achei meio caro, porém tenho medo de dar na mão de qualquer um para fazer essa adaptação, sem contar que prefiriria colocar um ap2.0.

Mas vc sabe me dizer qual consumo médio de um gm 151, pois ouço uma galera dizer que a média é de 6km/l, se for isso mesmo não compensa trocar o motor se o assunto for economia é claro.

[]s

p.peleje
01/07/2004, 11:11
E aí galera, este tópico é tão idiota assim? Ou ninguém tem conhecimento nesse assunto? Não combina com jeep?

[]s aguardando as tijoladas

fugger
01/07/2004, 13:21
Mas vc sabe me dizer qual consumo médio de um gm 151, pois ouço uma galera dizer que a média é de 6km/l, se for isso mesmo não compensa trocar o motor se o assunto for economia é claro.

[]s

Não uso este motor, mas quem usa por aqui garante que faz 7, 7,5Km/l se andar na boa. Mantendo cambio e diferenciais originais.

[]'s

Rogério Barthy
07/07/2004, 09:55
Peleje,
Aqui no Rj, o pessoal de frete, utilizam F-75 com BF-161 fazendo 5 , 5,5 Km/m3 e com motor 4 cc , 6, 6.5 km/m3.
Fazem isso sem muita manutenção e ainda andando devagar e com peso (essas F-75 normalmente não tem manutenção, não estão em bom estado, andam até parar, e mesmo assim, o consumo é menor que nossos bravos veículos de guerra.
Não fizeram adaptações (cabeçote rebaixado, ignição eletrônica, coletor de escapamento, carburador) e tbm sem a correta instalação do Kit-Gas (alguns ainda usam a adaptação de gas de empilhadeira).
Assim, chegamos a conclusão de que mesmo com baixa taxa de compressão do cabeçote, ainda assim, vale colocar o Kit-Gas.
Kit-Gas 12/14m3 R$1.900,00

p.peleje
07/07/2004, 11:46
Rogério,

Valeu pela observação.

p.peleje

Beto
07/07/2004, 11:55
Nunca tinha visto um kit nesses motores, será que ele não vai perder muita força? Pq. se ficar legal, acho que vale a pena, pq. ficar pagando R$ 2,00 p/ cada 5km é foda..... qual é o valor do m3 do gnv?

p.peleje
07/07/2004, 13:12
R$1.00 na média.

Birita
07/07/2004, 13:27
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3849

ele instalou kit gás no motor original bf-161

maiores informações falem com ele

p.peleje
07/07/2004, 13:44
Eu já falei com ele, mas de qquer forma obrigado pela atenção.

Estou procurando mais pessoas que tenham instalado o kit para ouvir mais opiniões.

[]s

Thiago Serpa
07/07/2004, 23:16
Atençao na hora de instalar o kit gás pois algumas empresas não colocam o variador de avanço, o que faz diminuir a economia e a potência do carro. Tem empresa que coloca isso como item opcional para a instalação !! Olho neles!!

Rogério Barthy
08/07/2004, 09:40
O cilindro do Kit GNV instalado no Red Alert do Marcelino, me pareceu muito pequeno 7,5 m3, já que com ele teoricamente só poderá ter uma autonomia aproximada de 60 km , com um consumo otimista de 8 km/m3 e por isso acho que deveria ser visto a possibilidade de utilização de outro cilindro em acréscimo ou então outro maior, para pelo menos uma autonomia de 100 km no gnv.
No meu Jeep BF-161, está sendo cogitado a possibilidade de colocação de um cilindro de 14 m3 autonomia de 80/90 Km.
Quando do teste de consumo, irei colocar os resultados para comparação e informação aos que pensam em colocar GNV efetuarem os cálculos.

Fabio Cortez
08/07/2004, 12:17
All,
Estive pesquisando e constatei que existe um cilindro da Cilbrás que cabe certinho na trazeira da Jeep e tem a capacidade para 15m3. Mas se vcs não estiverem preocupados com o banco, podem colocar dois cilindros.

Sds,

Rogério Barthy
09/07/2004, 09:08
Deve ser esse mesmo s de 15m3 que será colocado em minha viatura.

Rogério Barthy
20/07/2004, 02:33
Está sendo instalado dois cilindros de 8 m3 o que dará um total de 16.../...14m3 de aproveitamento .......14m3 x 7km = 98....100 km de autonomia. comparando:
100km / 5,0km/l = 20l x $2,00 = $40,00 ou 100 / 40 = R$0,40 p/km;
100km / 7,0km/m3 = 14,3 m3 x $1,05 = $15,02 ou 100/15 = R$0,15 p/km.
Um bom motivo para a conversão não acham ?
Quando do término do serviço, tentarei colocar fotos e o custo do referido serviço, bem como do consumo aferido nos testes.
Os dois cilindros estão sendo fixados sob o banco traseiro.

Santoro
20/07/2004, 11:14
rogerio , há alguma diferença de preço na instalação de um cilindro ou 2 ? estava pensando em colocar um cilindro de 16 (tem algum maior ? tipo 19 ?) colocar ele de lado , tipo atras do banco do motorista , e do lado dele colocar um banco , tipo um pouco mais alto , e encima do cilindro fazer tipo um bankinho , ai eu ficaria com uns 3 lugares atras .
n sei se deu pra vizualizar isso hehehe

e ai , como anda a instalação ?

ferraz
20/07/2004, 18:41
Qual o consumo de um motor 6cc a alcol de fabrica, de GNV, é verdade que cada metro de gás equivale a 4 L itros de gasolina :?: :?: :?: , ou é lorota de vendedor de kit

Thiago Serpa
21/07/2004, 12:45
Qual o consumo de um motor 6cc a alcol de fabrica, de GNV, é verdade que cada metro de gás equivale a 4 L itros de gasolina :?: :?: :?: , ou é lorota de vendedor de kit

Papo.. normalmente o rendimento é 10% a 30% maior em relação a gasolina... Pelo menos foi o que sempre ouvi de convertedora

Rogério Barthy
21/07/2004, 21:47
A média de consumo aferido por mim em meu outro veículo é:
gasolina cidade: 13 km/l;
estrada: 17 km/l;

GNV cidade: 15 km/m3;
estrada : 19 km/m3;

Tire suas conclusões !

Rogério Barthy
21/07/2004, 22:05
Santoro, o preço varia conforme o nº e a capacidade dos cilindros.
se vç for colocar banco traseiro, o tamanho do cilindro vai atrapalhar, so podendo colocar o de 8 m3 x 2. agora se vc não for colocar banco traseiro, poderá colocar 2x16m3.
O que atrapalha é o pequeno espaço entre as duas caixas de rodas traseira +- 90 cm, o que limita o uso da maioria dos cilindros.
Os que estão instalados em minha viatura, ficou um pouco mais baixo que as caixas de roda traseira e então, estou adaptando o banco traseiro que ficará 10 cm mais alto que as caixas.
Quanto ao cilindro de comprido, creio que não é permitido já que em caso de acidente, poderá se transformar em um torpedo para as costas dos ocupantes e por isso só é instalado paralelo aos eixos do veículo ou da forma que vc quer, se instalado no exterior do carro (abaixo da carroceria/ junto ao chassis).
O custo da instalação corre por volta de $2200,00 para o BF-161.(Kit completo)

Rogério Barthy
08/09/2004, 09:53
Retirei minha viatura da Convertedora e estou testando e me adaptando.
Já constatei que na arrancada e retomada de velocidade, existe uma perda consideravel; na colocação do motor em funcionamento, demora-se um pouco mais para que ele ligue. o motor passou a funcionar mais sereno; O consumo c/ gasolina era de 4 km/l e agora na primeira aferição, 6/7 km/m³ o que transforma o custo km/rodado de R$0,50 na gasolina, para R$0,18 no GNV.
Para quem roda mais de 450 km p/mês, torna-se vantajoso e a economia já pagará o custo da conversão.
O espaço perdido para colocação dos cilindros é um dado negativo. Os cilindros foram colocados sob o banco traseiro , no lugar onde se costuma adaptar uma caixa de ferramentas.
O peso não mudou o comportamento da suspensão e nem se faz sentir na direção ou no trânsito.
Devido ao espaço disponível, foi decidida a adaptação de dois cilindros de 8 m³ cada para que pudesse ser mantido o banco traseiro.
A autonomia com os dois cilindros, estima-se em 90 km na cidade e até 120 na estrada.

Santoro
08/09/2004, 18:51
valeu rogerio ... quando der pra dar uma olahda na viatura manda uma pm , estou estudando o q fazer na minha ..... troco pra alcool ou instalo gnv ......

tou mais tentado pro alcool ainda ....

Rogério Barthy
09/09/2004, 09:10
Santoro,
Pense bem e veja a viabilidade de escolher os dois !!
Viatura a álcool, tem melhor rendimento quando usando GNV !!!
A minha é a gasolina, mas mesmo assim fiquei satisfeito.
Veja a possibilidade técnica/financeira/familiar/etc... para enquadrar logo a viatura em álcool/GNV.

Fabio Cortez
09/09/2004, 16:25
Pessoal,

Minha viatura está com o ap2.0 e gnv...o bicho tá econômico pra caramba. tá fazendo na média 10,5 km/m3. Como naum uso banco traseiro, optei por colocar 2 cilindros, 1 de 14m3 e outro de 8m3. Ficou joia, com isso sua autonomia ultrapassa os 200km. Quanto a perda de potência, ela é facilmente recuperada com um variador de avanço, que funciona em qualquer carro com ignição eletrônica.

Estou muito satisfeito...

[]´s gastando pouco...

Alessandro Henrique
09/09/2004, 17:44
Acho que não Fábio!
Você não vai recuperar a potência perdida pela troca de um tipo de combustível para outro simplesmente alterando o ponto de ignição.
Para você ter uma idéia, a gasolina libera mais energia do que o gás se considerarmos a mesma quantidade de ambos. Outro fator se deve a velocidade de queima de um e de outro.
Sds.

Rogério Barthy
27/11/2004, 02:19
Estou testando a viatura e o consumo está 6/6,5 km/ m³. e coloquei fotos em meu album, de como ficou o banco sobre os cilindros.
O veículo não perdeu força tanto assim... tá certo que não canta mais pneu na arrancada, mas já que o intúito éra economia, ela está por volta de quase 60 %.
Assim, estou usando mais a viatura para ir testando.

Raphael Stocker
27/11/2004, 12:43
Ola a todos...

Eu tenho um jeep 71 com motor 76 (ohc)com ign. eletronica do 80 que eh uma maravilha.. ele tha no GNV..

Vamos la... o meu Motor tha com 7.8 de comp. .. a original desse motor.. a unica diferenca eh q tha com ig. eletronica e com carb de maior vasao(eh um corpo duplo).. um h34 que equipava o maveco..

Eu tinha um Huricane.. e ele queimou so com gnv e gasolina de aviao durante muito tempo.. e mesmo com a caixa de marcha com relacao do BF161 mesmo no GNV ele andava que nem o Diabo!

No motor OHC eu recomendo alem da ig eletronica reb. o cabecote -ainda nao fiz-.. agora fica a duvida em qto?
e tem mais eu posso garantir que se vc andar como eu andava -nao ando pq tho reformamdo- media de 70 km por dia vc paga o kit em menos de um ano!

Mas quem tem o BF tb pode ficar contente.. -eu acho- bom se eu tiver errado.. fala ai.. mas eu penso assim!

O bf eh um Huricane 6 cilindros... eh um motor que tem problema de arrefecimento nos 2 ultimos cilindros.. esquenta... e tal.. o GNV eh um combustivel que ajuda na troca de caloria do motor.. e sem contar q o BF aguenta isso!

sobre os gastos.. eu paguei 1700 no kit - a 2 anos qdo thava querendo trocar de motor..

Bom.. o negocio eh q nao tenho hodometro nao sei qtos litros por quilometro.. mas posso comparar.. meu irmao tem um astra 2.0 auto. que gasta 5,00 da minha casa ate o posto na dutra.. eu faco com 6,00 .... 6,50 se atocha o pe ...

QQ duvida..

[]´s

Rogério Barthy
28/11/2004, 19:37
Bôa Pessoal..
Meu Bf-161 está funcionando no GNV e acabo de apurar o consumo na cidade, em pequenos percursos, de anda e para, desliga e liga, e cheguei na conta de 6 km/m³.
O que acham ? Consumo alto ?