PDA

Ver Versão Completa : Ranger - Problemas elétricos



duardobruno
11/03/2008, 09:05
Gente,

Em primeiro lugar, saudações a todos. Parabenizo o fórum pq é o melhor que já vi. Sou novo aqui, há cerca de 8 meses comprei uma ranger 2001 XL CD 4X4 2.5 TDI, adorei o carro. Já troquei a famigerada correa dentada (não precisa me avisar). Mas há uma semana atrás, a bateria começou a arriar, fui verificar em uma elétrica e segundo o eletricista, ela tinha secado e eu rodei com ela seca. Não entendi pq se é bateria sem manutenção, pq tinha q por solução nela? Apesar de eu ter colocado quando ela descarregou na primeira vez.
Comprei então uma bateria nova. Depois de instalada, verifiquei que a luz interna, o acionamento do 4X4 H e L, limpador de parabrisas e sensores das portas pararam de funcionar. Já levei em outros 3 eletricistas que não conseguem descobrir a falha. Já testaram os reles na caixa externa de fusíveis, próxima a bateria, já testaram a caixa de fusíveis inteira e ninguem chegou ao veredito. O último, bateu o pé e quer que eu deixe a ranger lá pra ele se matar até encontrar o defeito e jurou pela mãe dele que isso não tem nada haver com o tal MÓDULO GEM.
Já fiz até alguns procedimentos aqui do fórum, como desligar a bateria, tocar um cabo no outro, etc. Senhores, peço a ajuda de vcs. Pequeno Júnior, sou seu vizinho aqui de Sobrado, dá uma força aí, que tá chovendo horrores aqui no DF e não dá pra ficar sem limpador de parabrisa não. Abraço

rogeriomasih
11/03/2008, 10:08
"como desligar a bateria, tocar um cabo no outro"

Sei que tem essa estória de resertar o carro, mas não sei como faz.

Quem pode ensinar?

EGil
11/03/2008, 12:48
"como desligar a bateria, tocar um cabo no outro"

Sei que tem essa estória de resertar o carro, mas não sei como faz.

Quem pode ensinar?

Não sei se chega a ser algo cronico neste modelo de ranger, mas a elétrica da minha as vezes resolve ''pirar'', acusa porta aberta, outras vezes o ABS, e agora por ultimo a luz da tração fica piscando, nenhum eletricista descobriu algum tipo de defeito, ela simplesmente volta ao normal sozinha ...
Se alguém tiver alguma sugestão ...

duardobruno
11/03/2008, 13:29
AHAHAHAHAAHHA!!!Já percebi que não estou sozinho com meus problemas elétricos. A minha tem disso tb. Acende o ABS e freio, o mecânico não sabe dizer o que é e a luz de água no diesel, acende, mesmo tendo acabado de esgotar o filtro. O problema do "door ajar" eu resolvi batendo um limpa contato nas portas.

Quanto a zerar o sistema, é assim: (pelo menos tá aqui assim) Desliga a bateria, tira os cabos, encosta o cabo positivo no negativo e depois deixa um bom tempo sem ligar a bateria.
Mas comigo não funcionou:oops:.

Então gente? Já vai começar a chover e to sem limpador de parabrisa, ajuda ae. Walter, Edintruder, Pequeno Jr, socorrooooo!!!!!!!

Abraço

Valéria BH
11/03/2008, 14:39
Eu achei que era só a minha ranger que dava problemas do bendito "door ajar"........
Vc jogou óleo aonde nas portas ??? Pois pelo que vi ela n tem o pino tradicional de acionar a luz de teto .......

Abs

duardobruno
11/03/2008, 14:49
Não Valéria!!!!! Não é óleo. É limpa contato. Um produto que serve pra limpar contatos eletrônicos. Vc encontra em casa de peças ou em casa de produtos eletrônicos. Tem que bater nos encaixes dos trincos das portas, bem onde ela trava. Ou ainda, vai em um eletricista e pede pra ele bater pra vc e dá um cafezinho pra ele. Então gente??? Alguma dica?

Abraço.

Edintruder
11/03/2008, 16:33
Está parecendo curto em algum sistema. Manda desmontar a caixa de relés que fica perto da bateria. Caso já tenhas feito isso procura uma concessionária e tenta descobrir o que pode ser.
Eu tenho pânico de sistemas elétricos porque os defeitos quando aparecem depende de pessoas que realmente conhecem do assunto para resolver, daí vejo algumas limitações minhas no conhecimento do sistema em particular do veículo, passo a detestar o sistema e tento "melhorar".

DieselPower
11/03/2008, 18:57
Pois é amigo, realmente conheço muitos proprietários de Ranger que relatam estas panes elétricas (inclusive já relatei aqui no fórum)...
A respeito de resetar a celtral, é desta maneira:
1- Retira-se apenas o pólo positivo da bateria.
2- Aguarde 3 minutos.
3- Recoloque o pólo positivo.
4- Terminou o serviço!

Pelo menos é assim nas L-200. Já precisei disto várias vezes, se a bateria arriar, ou você fazer uma "chupeta" (ui!!!), as Mit ficam com os vidros elétricos e travas sem funcionar. Daí basta resetar a central (como o descrito) e tudo volta a funcionar normalmente.
Agora o correto é você perguntar na autorizada se o procedimento é o mesmo, pólo a ser desligado, tempo de espera e etc.
Espero ter ajudado.
Abraço...
Obs.: Mas se fosse uma L-200 o pessoal já iria criar 5 tópicos.... Dexa pra lá...

Walter L. L. Casitta
11/03/2008, 19:03
Bom se você encontrasse um meca com um scaner pra fazer um diagnóstico. Esse problema tem tudo a ver com o módulo gem...

duardobruno
11/03/2008, 20:05
Gentem, Gentem, gentemmmmmm!!!!
Nem conto pra vcs....
Mentira, vou contar.
Vcs acreditam que depois que postei a última msg, saí voado do serviço pra não pegar a chuva que vinha pelo caminho (por causa do limpador). Eis que de repente, por obra Divina, CATAPLAST!!!!!!!!! O limpador começou a funcionar, numa simples curva pra sair do estacionamento. Parei a ranger de susto. Olhei estarrecido pro meu colega no banco do passageiro e comecei a testar todos os elementos que estavam parados: 4x4 H e L, velocímetro, luz interna, sensores do "door ajar", ar condicionado etc. Tudo voltou a funcionar como se fosse novo.
Cheguei em casa e contei o fato a minha digníssima mãe, que respondeu tranquilamente: - Ah meu filho! Eu já sabia, eu rezei hoje pra que vc conseguisse arrumar seu carro.
Dá pra acreditar???? Ela pediu e veio 0800. Assim, "de grátis".:shock:

Bem, aí é que eu to feliz e cabreiro. Feliz pq não vou pagar mais do que a bateria que eu já tinha que comprar (por sinal, muito cara - Crawl 300,00) e cabreiro pq vai que isso acontece no meio das minhas andanças aí pelos matos.

Valeu o apoio galera.
Abraço:parede::palmas:

colatino
11/03/2008, 21:13
Se não me engano, os carros "reaprendem" as funções depois de um tempo que se desliga e religa a bateria... pode ter sido isso que aconteceu...

duardobruno
12/03/2008, 08:42
AH! Alegria de pobre dura pouco mesmo. É gente! Hoje quando liguei a ranger pra vir trabalhar, o problema voltou. Velocímetro, luz interna, sensores das portas, 4X4 H e L, água no parabrisa e o maldito do limpador (que é o que mais faz falta pra mim), nada funciona.

Hoje vou tentar outro eletricista. Não resolvendo, sábado vou tentar a careira e famosa CASA DA CAMINHONETE ou a burguesa FORD COLORADO.

Abraço.:cry:

Edintruder
12/03/2008, 12:43
Parece mal contato...

rogeriomasih
12/03/2008, 16:32
EDINTRUDER,

Onde poderia ser este mal contato?

Caixa de fusíveis? caixa de relés? bateria?

Qual o teu palpite?

Qual tua opinião?

Walter L. L. Casitta
12/03/2008, 16:46
O primeiro lugar onde se deve procurar algum mau contato é perto de onde alguém botou a mão: Instalação de alarmes, som...

fuoristrada
12/03/2008, 18:40
minha ranger 3.0 ta com seguinte problema,ao ligar pela manha ela pisca o odometro e apaga os dados do parcial, e muda o computado de bordo para o altimetro.todo dia faz isto.mas depois que voce pode ligar desligar que nao faz.alguem ja teve este problema?sabe onde pode ser isto.? sera a bateria?

abracos

duardobruno
13/03/2008, 07:39
minha ranger 3.0 ta com seguinte problema,ao ligar pela manha ela pisca o odometro e apaga os dados do parcial, e muda o computado de bordo para o altimetro.todo dia faz isto.mas depois que voce pode ligar desligar que nao faz.alguem ja teve este problema?sabe onde pode ser isto.? sera a bateria?

abracos

A minha não pisca o odômetro não pq é analógico. haahahahahahahahaahaha

duardobruno
13/03/2008, 07:44
Walter

A minha ex mina me relatou um fato parecido com este, que aconteceu com o pai dela (S10 4x4). No final era alarme mesmo. Vou mandar ele olhar o pega ladrão tb.
Hoje eu resolvi deixar lá no eletricista que disse q era questão de honra. Vai ter o dia inteiro pra ele se matar até achar o defeito, tomara que não crie outros.

Abraço galera.

Edintruder
13/03/2008, 10:21
Muitas vezes é um simples fio quebrado ou com a conexão frouxa...
Eu olharia os chicotes que chegam ao módulo GEM e partiria dali.

duardobruno
14/03/2008, 09:03
Muitas vezes é um simples fio quebrado ou com a conexão frouxa...
Eu olharia os chicotes que chegam ao módulo GEM e partiria dali.

E ae galera!!

Seguinte: ontem eu fui no eletricista (aquele q falou q iria se matar lá até descobrir) ele depois de 5 horas resolveu me ouvir e mexer no módulo GEM. Testou os chicotes, mas não havia como testar o módulo. Teve até a idéia de arrumar outra ranger pra colocar o meu lá pra ver se funcionava, mas meus 2 amigos q têm ranger não estão em bsb.:parede:

Contudo, hoje, mais uma vez, ela (a ranger) acordou de bom humor. Tudo funcionando perfeitamente. Pela manhã liguei a ranger e comecei a esperar aqueles 30 segundinhos pra sair. Daí eu resolvi mexer no botão da 4X4 e escutei o "clic" característico. E novamente me surpreendi quando vi acender no painel o "amarelinho" 4X4 h. Testei tudo, estava tudo funcionando normalmente. Chegando no trabalho, desliguei o carro, esperei ulguns minutos e religuei. Continua funcionando.:roll:

Galera, eu tenhho a impressão que é algum mal contato ou terra com problema.:pensativo:

cantodopirão
30/03/2009, 20:52
Caros colegas estou com um problema no limpador de parabrisa.
É o seguinte: quando chove só consigo ligar na última velocidade... em dias secos funcionam todos os estágios do temporizador...
Onde será que devo mexer?:pensativo:

duardobruno
24/02/2011, 12:53
Galera!!!! Mais uma vez o maldito módulo GEM parou de funcionar. Tá lá!!! Tava na dúvida aqui se viajava de Ranger ou de Celtinha (postei até um tópico aqui), quando minha mina descolou nos pontos do cartão as passagens para viajar de avião. Fui de asa dura e quando voltei a Ranger que tinha ficado guardadinha na garagem por 16 dias, arriou a bateria. Tudo bem! Carro velho é assim mesmo, pensei né. Como a bateria tem menos de 1 ano, chupetei a Ranjola no Fox da mamãe e coloquei o motor pra funcionar. Dái lembrei e chorei!! Porraaaaaa! O módulo GEM parou. Sem limpador, sem luz interna, sem 4x4, sem velocímetro. Teve uma vez que isso aconteceu e um maluco lá desmontou e toda vez q apertava o módulo, ele dava sinal de vida. Como se fosse mal contato. Mas o que que este mal contato tem a ver com a falta da bateria??? Engraçado pq uma vez viajei e desconectei a bateria. Resultado foi chegar, recolocar o cabo, ligar o carro e beleeeeza!!! Módulo funcionando. Poooo gente!! Eu não queria comprar outro módulo não. É muito caro e já to a um tempão me preparando pra trocar a camionete. Que que eu faço hein?? E aqui em Brasília tá tempestade total, preciso do limpador de parabrisa.

felippetti
24/02/2011, 18:41
Galera!!!! Mais uma vez o maldito módulo GEM parou de funcionar. Tá lá!!! Tava na dúvida aqui se viajava de Ranger ou de Celtinha (postei até um tópico aqui), quando minha mina descolou nos pontos do cartão as passagens para viajar de avião. Fui de asa dura e quando voltei a Ranger que tinha ficado guardadinha na garagem por 16 dias, arriou a bateria. Tudo bem! Carro velho é assim mesmo, pensei né. Como a bateria tem menos de 1 ano, chupetei a Ranjola no Fox da mamãe e coloquei o motor pra funcionar. Dái lembrei e chorei!! Porraaaaaa! O módulo GEM parou. Sem limpador, sem luz interna, sem 4x4, sem velocímetro. Teve uma vez que isso aconteceu e um maluco lá desmontou e toda vez q apertava o módulo, ele dava sinal de vida. Como se fosse mal contato. Mas o que que este mal contato tem a ver com a falta da bateria??? Engraçado pq uma vez viajei e desconectei a bateria. Resultado foi chegar, recolocar o cabo, ligar o carro e beleeeeza!!! Módulo funcionando. Poooo gente!! Eu não queria comprar outro módulo não. É muito caro e já to a um tempão me preparando pra trocar a camionete. Que que eu faço hein?? E aqui em Brasília tá tempestade total, preciso do limpador de parabrisa.

Cara, isso é fuzível... O 26 controla exatamente velocímetro, vidros, limpador (e esguicho) e luzes internas... Acho que tá mal encaixado, sei lá... Tira e põe o fuzível de novo, troca o fuzível, nem que seja só por descargo de consciencia... Isso não é GEM não...

Boa sorte...

Rafael

duardobruno
25/02/2011, 09:50
Cara, isso é fuzível... O 26 controla exatamente velocímetro, vidros, limpador (e esguicho) e luzes internas... Acho que tá mal encaixado, sei lá... Tira e põe o fuzível de novo, troca o fuzível, nem que seja só por descargo de consciencia... Isso não é GEM não...

Boa sorte...

Rafael

hummmm, gostei da tua resposta, até pq já deu o número e as funções do fuzível. Vou tentar. Massssssss, há um tempo atrás, um eletricista retirou todos e apanhou até se entregar no módulo gem. Mas, vai que o cara é um incopetentão. Tá chovendo agora, deixa parar um pouco q vou lá no estacionamento tentar. (to no serviço né) Abco. Obrigado pela dica.

felippetti
25/02/2011, 09:53
hummmm, gostei da tua resposta, até pq já deu o número e as funções do fuzível. Vou tentar. Massssssss, há um tempo atrás, um eletricista retirou todos e apanhou até se entregar no módulo gem. Mas, vai que o cara é um incopetentão. Tá chovendo agora, deixa parar um pouco q vou lá no estacionamento tentar. (to no serviço né) Abco. Obrigado pela dica.

Se tu olhar o manuel da Ranger vai perceber que o que tá dando pau na tua é coisa controlada por um ou dois fusíveis. Já limita bastante teu raio de ação... Boa sorte...

duardobruno
25/02/2011, 11:00
Se tu olhar o manuel da Ranger vai perceber que o que tá dando pau na tua é coisa controlada por um ou dois fusíveis. Já limita bastante teu raio de ação... Boa sorte...

Cara, é que já passei em vários eletricistas. Todos mexeram em vários fusíveis. O mais estranho é que isso só acontece quando a bateria vai arriando a carga.

Nava
25/02/2011, 17:28
Ta mas então o seu alternadort ta ruim tb?

Com carga baixa da pau em tudo mesmo...

Se ta contando a estoria pela metade.

EU j aia falar pra vc ligar 4x4 e meter ela no atoleiro q metade dos problemas somem...hahahah

eberson leal
12/12/2013, 11:34
Pessoal bom dia, sou novo no forum e estou com problema com minha ranger 3.0 2006, tudo funcionava bem ate que resolvi mexer no som para instalar modulo e caixa, som instalado com alimentação direta da bateria, mas deixou de funcionar as travas das portas, ar quente(ar frio funciona normal), luzes de leitura e portas internas, limpador de parabrisa. e não tem fusível queimado. não sei mais onde procuro. tem alguma central eletrica que responda por esses comandos ?onde fica? desliguei todo o som e continua sem funcionar nada.

Rgrono
18/02/2020, 18:58
Olá pessoal, a parte debaixo da ranger estava sem aquela proteção de aço porque tive problemas 3 vezes com o tanque, primeiro com a bomba de baixa pressão e depois a fiação ali do tanque então estava sem pois estava cansado de mexer embaixo dela já. Então para piorar eu estava na fazenda acompanhando um serviço de cercas e enroscou um arame no cardan próximo ao câmbio andei uns 15 metros e ele foi enrolando todo eu escutei o barulho e parei.
Ao entrar la embaixo vi o arame todo enrolado, eu estava sozinho mas sempre levo a caixa de ferramentas e tinha um alicate especial de cortar arames, entrei embaixo e tive que "nadar" embaixo da camionete no meio da pastagem e ir picotando o arame, demorou meia hora mas consegui sair daquela enrascada, mas ao arrancar o arame percebi que ele enquanto se enroscava ao redor do cardan puxou uma fiação que se juntou no enrosco e levou tudo junto, eu não sei dizer para de onde é se alguém puder me ajudar tentarei colocar as fotos aqui, eu imagino que seja do câmbio, fiquei preocupado de ser da tração mas a maquina elétrica da tração ficava mais atrás escondida e está tudo bem, de aonde ela veio e para que serve, se é preocupante ficar sem são dúvidas que andam me perseguindo.

Rgrono
31/03/2020, 12:16
Olá pessoal, a parte debaixo da ranger estava sem aquela proteção de aço porque tive problemas 3 vezes com o tanque, primeiro com a bomba de baixa pressão e depois a fiação ali do tanque então estava sem pois estava cansado de mexer embaixo dela já. Então para piorar eu estava na fazenda acompanhando um serviço de cercas e enroscou um arame no cardan próximo ao câmbio andei uns 15 metros e ele foi enrolando todo eu escutei o barulho e parei.
Ao entrar la embaixo vi o arame todo enrolado, eu estava sozinho mas sempre levo a caixa de ferramentas e tinha um alicate especial de cortar arames, entrei embaixo e tive que "nadar" embaixo da camionete no meio da pastagem e ir picotando o arame, demorou meia hora mas consegui sair daquela enrascada, mas ao arrancar o arame percebi que ele enquanto se enroscava ao redor do cardan puxou uma fiação que se juntou no enrosco e levou tudo junto, eu não sei dizer para de onde é se alguém puder me ajudar tentarei colocar as fotos aqui, eu imagino que seja do câmbio, fiquei preocupado de ser da tração mas a maquina elétrica da tração ficava mais atrás escondida e está tudo bem, de aonde ela veio e para que serve, se é preocupante ficar sem são dúvidas que andam me perseguindo.

A função da fiação foi descoberta, ela é a fiação da cebolinha da marcha ré, quando engata ré esse conector atrelado ao câmbio manda sinal para a lanterna traseira acender a luz de ré, no meu caso sem essa fiação ela não está acendendo.