PDA

Ver Versão Completa : kit Fes



marco cruz
20/05/2003, 10:57
Amigos,
Sei que já tivemos um tópico sobre o assunto, mas queria ouvir mais sobre o kit.
Vi que as fotos disponíveis são do Pandur; gostaria de saber mais, principalmente sobre os benefícios, onde se encontra, preço e dificuldade de instalação.
O Lagartixa está muito bom (eixos cardã novos, carburador limpinho, etc) mas continua duro que é a peste.

Giovani
21/05/2003, 02:02
:D Grande Marco!

:D De novo vou dar meu "parpite".
:? Torço o nariz pra esse kit! É muita gambiarra... Vc tira lâminas, o que reduz o atrito no feixe, e põe uma espiral para compensar a perda dessas lâminas... Ou seja, basta ter menos lâminas no feixe, usando umas lâminas mais fortes...
Se quiser maciez mesmo, solucione de vez a suspensão! Comece pelos amortecedores. Quais vc está usando? Entre os "adaptáveis" e macios temos o do MB-608.
Lâminas: use aquela da Fiat ou então 2 lâminas da Toyota Bandeirante! Ponha os tirantes que evitam a torção do eixo e tá resolvido! :wink:
A maciez está no atrito entre lâminas... Desmonte o feixe e engraxe todo ele. Depois monte e veja o resultado. O problema é que só dura até a 1ª lavagem. Então, quanto menos lâminas melhor. :wink:

marco cruz
21/05/2003, 10:59
Valeu Giovanni,
Te devolvo algumas dúvidas:
1. o amortecedor do 608 não deixaria a viatura mais dura, por ser feito para suportar um peso maior? :?:
2. é fácil adaptar esse amortecedor (vi um kit no tal de www.jcchirelli.com.br)?
3. as lâminas da Toyota não são mais "duras"?
4. que tirantes são esses?
Chega de te encher o saco...

billj
21/05/2003, 13:43
Dependendo do propósito, o kit Fes pode ser uma boa. Mas nunca vai deixar de ser apenas uma "gambi" para aumentar um pouco a altura do jipe........

Estou fazendo SPOA no Samurai de um amigo. Instalei os feixes traseiros na frente, retirando 01 lâmina de cada. Atrás, instalei o feixe mestre, mais 02 lâminas, da dianteira da Toyota Bandeirantes. Todos os feixes estão montados com jumelos articulados.

Faltam ainda os suportes para os amorteceodres e o acerto dos cardans, portanto não testei o resultado. Porém, tudo indica que vai ficar muito bom......... :D

Abraços,

dptucunduva
21/05/2003, 15:34
Estou fazendo SPOA no Samurai de um amigo. Instalei os feixes traseiros na frente, retirando 01 lâmina de cada. Atrás, instalei o feixe mestre, mais 02 lâminas, da dianteira da Toyota Bandeirantes. Todos os feixes estão montados com jumelos articulados.

E aí Bill, blz?

Com jumelos articulados e SPOA, como vc fez pra resolver o problema de articulação dos cardans? CV?

Imagino que cruzeta não vai aguentar quando o jumelo abrir...

billj
21/05/2003, 16:32
E aí Bill, blz?

Com jumelos articulados e SPOA, como vc fez pra resolver o problema de articulação dos cardans? CV?

Imagino que cruzeta não vai aguentar quando o jumelo abrir...



Acredito que não vai dar muito problema não. Já dei um "trato" nos garfos dos cardans para tirar a interferência que tinha. Mas só testando depois de tudo montado para ter certeza. Se for o caso, sim, optarei para CVs.......

walter.andreis
21/05/2003, 16:53
Acredito que não vai dar muito problema não. Já dei um "trato" nos garfos dos cardans para tirar a interferência que tinha. Mas só testando depois de tudo montado para ter certeza. Se for o caso, sim, optarei para CVs.......

Bill,
Onde vc consegue as CV´s aki no BR? Ou manda vim dos primo lah do EUA? :D :D :D
Tem idéia do preço???
Deve ficar melhor que akela idéia das homocinéticas!??
[]´s

billj
21/05/2003, 17:07
As juntas CV não são aquele bicho desconhecido, não. Qualquer oficina boa de cardans consegue. São pouco utilizadas em carros aqui no Brasil, mas existem diversas aplicações industriais.

Que fica muito melhor que a bichacinética não há dúvida.......

fugger
22/05/2003, 00:55
:D Giovani

:D Vc sugeriu em resposta anterior o uso se laminas de Toyota.
:? Aqui em Curitiba, tem um mecanico oferecendo um "kit" feito por ele, composto de feixes de mola de toyota adaptados (encurtados) para o Cj usando as demais "conexões", com o chassi e com o eixo, originais de Toyota.
:? Pergunto vc, ou alguém no forum já viu isto ser feito em algum CJ?? :?
:? Se já como ficou nas trilhas??

fugger
22/05/2003, 00:56
:D Giovani

:D Vc sugeriu em resposta anterior o uso se laminas de Toyota.
:? Aqui em Curitiba, tem um mecanico oferecendo um "kit" feito por ele, composto de feixes de mola de toyota adaptados (encurtados) para o Cj usando as demais "conexões", com o chassi e com o eixo, originais de Toyota.
:? Pergunto vc, ou alguém no forum já viu isto ser feito em algum CJ?? :?
:? Se já como ficou nas trilhas??

:roll: Desculpem a "gonorância" mas que diacho é este CV's que vcs estão falando??? :roll:

Giovani
22/05/2003, 00:57
Valeu Giovanni,
Te devolvo algumas dúvidas:
1. o amortecedor do 608 não deixaria a viatura mais dura, por ser feito para suportar um peso maior? :?:
2. é fácil adaptar esse amortecedor (vi um kit no tal de www.jcchirelli.com.br)?
3. as lâminas da Toyota não são mais "duras"?
4. que tirantes são esses?
Chega de te encher o saco...

:D Grande Marco!

:D Pra ver como é... O amortecedor vai num caminhão e é macio pra KCT. Pega um e testa com as mãos, é um "doce"... :lol:
:D A adaptação é facílima, pois as buchas são idênticas à do Jeep. Só é preciso aumentar o suporte do chassi, pois o curso é uns 8 cm maior. :wink:
:D As lâminas são mais duras sim, por isso vc só usará 2, no máximo 3 lâminas. É só 1 ou 2 superfícies em atrito, contra 9 ou 10 do jeep... :wink:
:D Esses tirantes são para evitar a torção do diferencial nas arrancadas, o que pode ocasionar a quebra do cardã. Essa torção ocorre porque a resistência, à esse movimento, é diminuida, na medida que as molas também diminuem. Veja nas fotos daquela adaptação de molas Fiat, é um braço que fica ao lado da mola.
No meu Jeep vou pôr só 2 lâminas da Toyota na frente, e atrás talvez a da Fiat... Não resolvi ainda... Mas o amortecedor vai ser do MB-608! :wink:

Giovani
22/05/2003, 01:08
As juntas CV não são aquele bicho desconhecido, não. Qualquer oficina boa de cardans consegue. São pouco utilizadas em carros aqui no Brasil, mas existem diversas aplicações industriais.
Que fica muito melhor que a bichacinética não há dúvida.......

:D Grande Bill!

:D Anda meio sumido... Mas "bichacinética" é a melhor definição que vi até hoje... :lol: :lol: :lol:
:D Quanto à essa junta CV, o Tannuri já comentou algo parecido, mas vamos ver sua opinião também: se eu pegar duas flanges de cruzetas, dessas que são parafusadas, e parafusar uma na outra, fazendo a peça em que se monta 2 cruzetas? Funciona? Dá na mesma, ou tem algum problema?
:D Não esqueça dos companheiros, Bill. Vai fotografando essa adaptação que está fazendo, depois manda pra cá... :wink:

Giovani
22/05/2003, 01:21
:D Giovani
:D Vc sugeriu em resposta anterior o uso se laminas de Toyota.
:? Aqui em Curitiba, tem um mecanico oferecendo um "kit" feito por ele, composto de feixes de mola de toyota adaptados (encurtados) para o Cj usando as demais "conexões", com o chassi e com o eixo, originais de Toyota.
:? Pergunto vc, ou alguém no forum já viu isto ser feito em algum CJ?? :?
:? Se já como ficou nas trilhas??

:D Grande Fugger!

:D Já vi o pessoal "encurtando" molas sim. Funciona. Quanto à esse Kit, não vi ainda. Mas veja quantas lâminas vêm em cada feixe. Pro Willys, 3 lâminas no feixe dianteiro, já acho exagero... A 3ª poderia ser reta. Na traseira idem! Com isso e amortecedores do 608, ficaria bem macio... :wink:

monge
22/05/2003, 01:32
Fala galera... como seu um SPOado há mais de um ano, este assunto sempre me interessa. Vamos aos meus resultados práticos. :wink:

:arrow: Kit Fess... é bom mas é ruim. Já vi acontecer com 3 amigos, ao invés de dar a maciez que procuravam, o jeep ficou igual um cabrito... só anda pulando... já tiraram lâminas, já cortaram elos da mola aspiral, mas o danado não para de pular.

:arrow: Cardãns com 2 cruzetas. Na teoria funciona, mas na pratica não, pois quando vc instalar os cardãns e eles girarem na velocidade que giram, vai ficar uma coisa de louco. As cruzetas não entram em acordo e fazem aquela barriga no cardãn. Poderia funcionar se talvez usarmos um mancal em uma cruzeta, pois assim ela gira somente no eixo do car`dãn e não no dela.

:arrow: Vi estes dias atras uma roçadeira de trator. Nela tinha uma cruzeta que trabalhava em até 90 graus. Fiquei babando e imaginando aquilo no meu jeep. É o mesmo esquema dos cardãns nossos, porem onde nos nossos cardãns onde tem o fim de curso, nestas de roçadeiras elas passam direto, tendo o fim de curso próximo aos 90 graus.

Pelo que notei, as cruzetas parecem ser as mesmas que nós usamos. Olhei muito superficialmente, pois fiquei adimirado com as luvas que deixavam as cruzetas terem acesso livre.

[]'s pensando em novas adaptações

Eugênio

Giovani
22/05/2003, 03:23
:D Salve turma!

:D Vejam o relato que encontrei no fórum do J.C. do Brasil:


Paulo escreveu:
Me referi em mensagem anterior, logo após tirar o Jeep com motor AP 2.0 da oficina que tinha ficado excelente o kit de molas da Toyota, (comprado da FF) na estrada, porém depois rodando em estradas ruins achei muito duro, tirei então as duas molas inferiores e deixei só as duas principais em todos os feixes, como o Jeep com essa motorização é bem mais leve, ficou bem melhor.
Com os amortecedores da Toyota na frente, ele ficou firme e macio. Estava de quebrar coluna em piso ruim, agora realmente ficou excelente, mesmo no teste no barro que citei na mensagem anterior.

:D Eu só colocaria amortecedores de 608 nessa receita... :wink:

Stormbringer51
22/05/2003, 09:18
Pessoal, o amortecedor MB-608 deixa o jeep mais macio?! posso colocar sem fazer nenhuma adaptação? alguém sabe o preço e onde devo procurar?! :oops:

[]´s sempre na dúvida
8)

billj
22/05/2003, 10:55
:arrow: Cardãns com 2 cruzetas. Na teoria funciona, mas na pratica não, pois quando vc instalar os cardãns e eles girarem na velocidade que giram, vai ficar uma coisa de louco. As cruzetas não entram em acordo e fazem aquela barriga no cardãn. Poderia funcionar se talvez usarmos um mancal em uma cruzeta, pois assim ela gira somente no eixo do car`dãn e não no dela.


Funciona sim. A Cherokee até vem da fábrica com o cardan dianteiro tendo três cruzetas. O lance é que duas das cruzetas têm que ser montadas bem próximas uma a outra e a terceira tem que trabalhar sem angulação nenhuma......




:arrow: Vi estes dias atras uma roçadeira de trator. Nela tinha uma cruzeta que trabalhava em até 90 graus. Fiquei babando e imaginando aquilo no meu jeep. É o mesmo esquema dos cardãns nossos, porem onde nos nossos cardãns onde tem o fim de curso, nestas de roçadeiras elas passam direto, tendo o fim de curso próximo aos 90 graus.

Pelo que notei, as cruzetas parecem ser as mesmas que nós usamos. Olhei muito superficialmente, pois fiquei adimirado com as luvas que deixavam as cruzetas terem acesso livre.



A questão não é apenas o ângulo, mas também a velocidade. Esses cardans agrícolas giran numa velocidade muito mais lenta do que os de carros. Por isso podem trabalhar com mais angulação......

Abraços,

billj
22/05/2003, 11:10
As juntas CV não são aquele bicho desconhecido, não. Qualquer oficina boa de cardans consegue. São pouco utilizadas em carros aqui no Brasil, mas existem diversas aplicações industriais.
Que fica muito melhor que a bichacinética não há dúvida.......

:D Grande Bill!

:D Anda meio sumido... Mas "bichacinética" é a melhor definição que vi até hoje... :lol: :lol: :lol:
:D Quanto à essa junta CV, o Tannuri já comentou algo parecido, mas vamos ver sua opinião também: se eu pegar duas flanges de cruzetas, dessas que são parafusadas, e parafusar uma na outra, fazendo a peça em que se monta 2 cruzetas? Funciona? Dá na mesma, ou tem algum problema?
:D Não esqueça dos companheiros, Bill. Vai fotografando essa adaptação que está fazendo, depois manda pra cá... :wink:


:D

Sim, deveria funcionar, desde que esteja balanceado.

EDIT: Não funciona.......... :oops:

Pode deixar, vou tirar algumas fotos do SPOA que estou fazendo......

E também algumas fotos do progresso leeeeeeeeeeennnnnnnnnnnnnnttttttttttttttttttoooooo ooooooo no meu jipe....... :?

Giovani
23/05/2003, 00:44
Pessoal, o amortecedor MB-608 deixa o jeep mais macio?! posso colocar sem fazer nenhuma adaptação? alguém sabe o preço e onde devo procurar?! :oops:
[]´s sempre na dúvida
8)

:D Grande Stormbringer51!

:D Fica muito macio! É preciso mudar o suporte, pois o curso dele é uns 8cm maior. O preço é em torno de 70 paus, cada. Procure em lojas de peças para caminhões. :wink:

Mauro B.
27/06/2004, 01:40
F :arrow: Kit Fess... é bom mas é ruim. Já vi acontecer com 3 amigos, ao invés de dar a maciez que procuravam, o jeep ficou igual um cabrito... só anda pulando... já tiraram lâminas, já cortaram elos da mola aspiral, mas o danado não para de pular.

Detalhe: cortar espiras deixa mais duro, e não mais macio, como era o objetivo! :wink:

[]'s

davidson_iahnn
24/05/2005, 12:32
Iai pessoal ! blz :D ! vc´s diceram e deram outras ideias para deixar o jeep mais macio mas o q eu quero saber é se este kit fes é bom ou nao tem resultado bom ou nao ? :lol:

Fábio Alexandre
24/05/2005, 13:38
Pessoal, o amortecedor MB-608 deixa o jeep mais macio?! posso colocar sem fazer nenhuma adaptação? alguém sabe o preço e onde devo procurar?! :oops:

[]´s sempre na dúvida
8)

Procura pelo ACR aqui no forum e diga que eu te indiquei, comprei os meus o mês passado com o cara e fui muito bem atendido, quanto a troca acredito que é muito facil, não fui eu que troquei pois o Jeep já estava no mecanico ele trocou pra mim. Qualquer coisa me mande uma MP que eu te passo o telefone celular dele.

Pagani
24/05/2005, 15:36
AE !!

Instalei estes amortecedores (do 608), após substituir os eixos pelos da rural, onde trokei todas as buchas tambem, além de engraxar as laminas originais do CJ.

O resultado foi impressionante o jeep ficou muito macio. Recomentdo estes amorcedores.


Pagani

MarcãoRS
17/07/2005, 23:52
Caros amigos !!

Tenho este kit fess a ~1 ano no meu CJ e não aguento mais !!!! Pula deeeemaaaiiisssss!!! Calçamento, asfalto e estrada de terra é insuportável. Além disso, já perdi uma das molas traseiras em uma trilha.
Não recomendo. Estou removendo o kit e fazendo spoa.

Abraços
Marcão