PDA

Ver Versão Completa : Barulho estranho no sistema de ignição



Gerson Jacareí
30/06/2004, 11:44
Bom dia pessoal
Estou com um barulho estranho no sistena de ignição , bem é o seguinte , a bobina e o módulo de ignição eram no cofre do motor , então eu coloquei tudo dentro do carro e agora estou percebendo um tec tec na bobina como estivesse pulando centelha, ou sera que esta barulho é normal e não tinha percebido porque o barulho do motor encobria tudo , mas já troquei os cabos de vela , bobina , tampa do distribuidor , rotor e distribuidor , não sei mais oque fazer .
PS: O motor é um 6 cilindros do opala a gasolina , mas agora esta a alcool

Gerson
Jacareí
Engesa F1 4.1

dptucunduva
30/06/2004, 13:10
Bom dia pessoal
Estou com um barulho estranho no sistena de ignição , bem é o seguinte , a bobina e o módulo de ignição eram no cofre do motor , então eu coloquei tudo dentro do carro e agora estou percebendo um tec tec na bobina como estivesse pulando centelha, ou sera que esta barulho é normal e não tinha percebido porque o barulho do motor encobria tudo , mas já troquei os cabos de vela , bobina , tampa do distribuidor , rotor e distribuidor , não sei mais oque fazer .
PS: O motor é um 6 cilindros do opala a gasolina , mas agora esta a alcool


Gerson,

O meu fazia isso e era exatamente centelha pulando.

Tente desparafusar a bobina e colocar ela o mais longe possível da lataria, e ver se o barulho continua.... Cheque também a fiação por possíveis fios descascados.

Gerson Jacareí
01/07/2004, 06:16
Beleza vou tentar

Gerson
Jacareí
Engesa F1 4.1

Luca
02/07/2004, 10:41
Bom dia Gérson.

Também acho que é isso mesmo. Há fuga de corrente em algum ponto. Já tive este problema. No meu caso era até mais intenso, pois em algumas situações o motor chegava a falhar levemente. Foi mais fácil de perceber. No seu caso, talvez seja possível visualizar o centelhamento. Estacione o veículo em uma garagem fechada e sem nenhuma iluminação. Deixe o conjunto funcionando, e observe o cabeamento, e a cabeça da bobina. Boa sorte.

Gerson Jacareí
06/07/2004, 01:18
Pessoal hoje eu descobri o porque de estar pulando centelha , depois de trocar tudo na parte de ignição e digo tudo mesmo , era a TEMPERATURA do motor , quando comprei a engesa ela veio com um motor 6cc do opala a gasolina então eu passei para alcool e nesta transformação o mecanico trocou a valvula termostatica de 75 ºc para 95 ºc , dai em diante a engesa ficou estranha , hoje voltei a valvula termostatica antiga e parou de pular centelha , não sei se foi uma conhecidencia , mas já tinha trocado tudo e nada deu certo
PS: obrigado pelas dicas

abraços
Gerson
Jacareí
Engesa F1 4.1

Luca
06/07/2004, 09:59
Gerson,

É estranho. Seu mecânico agiu certo. Há que se trocar a válvula termostática, ao se adaptar o motor para rodar com álcool. O motor a álcool trabalha em temperatura mais elevada mesmo. Mas isso não causa ruído. Evidentemente se trabalhar na temperatura prá que foi projetado, isto é entre 90º e 100º. Você sabe se foi rebaixado o cabeçote do motor na mudança? Pergunto isso, pois com o rebaixamneto, aumenta-se a taxa de compressão e consequentemente o dielétrico da mistura, na câmara de combustão. Isso demanda mais energia do sistema de ignição (cabeamento e bobina) para romper o dielétrico. E justifica, sim, o aumento de faiscamento em tudo quanto é canto, se os componentes não estiverem bons.
Como você já trocou tudo, continua o mistério. Se você tiver mais notícia, coloca aqui prá gente saber. Gostaria de ver o fim deste mistério.
[]'s

Eduardo Velo
06/07/2004, 11:33
Luca , tbm to achando bem estranho essa fuga de i , a temp. do Motor a Alcool tem que ser mais elevada mesmo . Ou a Bobina ou os cabos podem estar subdimensionados ...

[]s tbm aguardando o q vai dar ...

Luca
06/07/2004, 19:45
É, Eduardo. Vamos torcer para que o problema do Engesa do Gerson esteja resolvido, mas troca de válvula termostática não resolve fuga de corrente.
Ou o problema é outro :? , ou o mistéééério continua.
É com você Gerson, aguardamos notícias.
[]'s

Gerson Jacareí
06/07/2004, 22:52
Luca o cabeçote não foi rebaixado , hoje fiz uma viagem até Guarulos para levar meu tio no aeroporto , chegando lá a primeira coisa que fiz foi abrir o capu e ficar escutando o motor para ver se estava pulando centelha e nada tudo ok , o mecanico tambem não soube esplicar porque trocando a valvula termostatica parou de pular centelha , ele acha que foi uma P coincidência e talves volte a dar problema de novo .

abraços
Gerson
Jacareí

Luca
07/07/2004, 10:46
Gerson,

Com o carro estacionado, fica difícil observar fuga de faísca. Somente haverá fuga se o sistema estiver muito ruim, o que não parece ser o caso do seu carro. E não adianta acelerar motor em ponto morto. Ele continua trabalhando em vazio. Normalmente, quando é caso de algum componente envelhecido, trincado, enfim, defeituoso, a fuga ocorre em carga, quando você enche o motor, ou seja, quando você precisa dar uma arrancada, quando vai encarar uma ultrapassagem, ou numa subida mais forte. Aí dá aquela engasgada. Só que não dá prá ver o motor com o carro andando. Muitas vezes se confunde este defeito, com problema de carburação.
Mas o início desta conversa, se deu pelo barulho apresentado, e não por falha em desempenho. Pelos menos, você não falou nada a respeito de falhas no motor. Assim, continua o mistééério. E nós continuamos aguardando.
Quando vc tiver mais notícias, nos fale. :roll: []'s