PDA

Ver Versão Completa : Ranger - Ponto de Ancoragem Dianteiro

Edintruder
09/03/2008, 17:23
Pessoal, depois de ver na internet preços que passam de R$500,00 para o ponto de ancoragem dianteiro da Ranger, decidi fabricar um, e pra variar com sobras de ferro. No final das contas o mais caro foram 15 eletrodos 6013 para soldar....

É muito fácil de fazer, e se um dia resolver colocar um guincho, é só fazer um suporte móvel e soldar um tubo quadrado para servir de encaixe, dessa forma dá para colocar e tirar o guincho sem problemas.

Consegui uma viga I ou H, de parede de 1/4", recortei o que me interessava e os ganchos consegui uns que são usados para fazer amarração de carga com cabos de 3/4", então devem aguentar muito bem.

Os parafusos eu tinha em casa, porém tive que furar o chassis de baixo para cima aproveitando dois furos que tem embaixo logo atrás dos suportes do pára-choque dianteiro.

Edintruder
09/03/2008, 17:29
Só mais algumas fotos para ilustrar.

Waldir Carlos
09/03/2008, 18:21
Êita Edin "engenhoso" danado! Esses perfis aí puxam até trem. Forte mesmo. Siga em frente.

[]s

Pequeno jr
09/03/2008, 18:22
Kracas... como são as coisas.

Estava agora no estacionamento do meu prédio vendo algumas coisas na Ranger e acabei de pensar sobre ponto de ancoragem dianteiro que na minha só vem aquele original abaixo do eixo dianteiro que é ruim pra burro numa situação de emergência.

Nas Rangers XLT> de 2004 em diante, já vem com dois pontos de ancoragem dianteiro e um traseiro.

Eu estava pensando em passar em alguns ferros velhos por aqui e tentar achar um original das 2004> por um preço bom. Não sei se ele vai dar certo, mas vamos ver o que dá.

Na pior das hipóteses... acho que vou na dica do Edi e fazer um se vira nos 30 e montar um parecido com o dele.

dalmolin
09/03/2008, 19:49
[quote=Edintruder;562530]Pessoal, depois de ver na internet preços que passam de R$500,00 para o ponto de ancoragem dianteiro da Ranger, decidi fabricar um, e pra variar com sobras de ferro. No final das contas o mais caro foram 15 eletrodos 6013 para soldar....

Essa semana nos usamos um Tifor , pra puxar de arrasto uma maquina de 15t em cima de pranchas .... Achei legal o mecanismo , se tivesse um modelo menor dava pra levar em cima da caçamba sempre :dance: e ainda eh manual , dexa o cara forte :D

shimomoto
09/03/2008, 20:20
Engenhoso mesmo. Fizemos isso no F-11000 da Fazenda, mas sabe como é...caminhão é uma máquina bruta. E ficou bem legal esse seu

Parabéns

Um abraço

Walter L. L. Casitta
09/03/2008, 20:37
Essa semana nos usamos um Tifor , pra puxar de arrasto uma maquina de 15t em cima de pranchas .... Achei legal o mecanismo , se tivesse um modelo menor dava pra levar em cima da caçamba sempre :dance: e ainda eh manual , dexa o cara forte :D

Existem Tifor de todos os tamanhos, mas mesmo assim é coisa desajeitada...

Edintruder
09/03/2008, 21:40
Um tifor para 5tons custa cerca de R$150,00. Porém dá um trabalho danano!
Já pensei nisso, e acho que um Hi Lift de 1,50m deve ser mais prático.

Walter L. L. Casitta
09/03/2008, 22:03
Um tifor para 5tons custa cerca de R$150,00. Porém dá um trabalho danano!
Já pensei nisso, e acho que um Hi Lift de 1,50m deve ser mais prático.

Não é não. O hi lift só funciona se você usar levar também uma corrente pra ajustar o comprimento de cabo e estica-la antes de começar a puxar ou então tem que ancorar em outro veículo...

rogeriomasih
11/03/2008, 02:24
Como e onde vc fixou o ponto de ancoragem?

Pequeno jr
11/03/2008, 11:18
Rogerio, já viu o ponto das Rangers mais novas? Deve ser no mesmo local. Já há um furo no chassis.

Edintruder
11/03/2008, 13:36
fixei como mostra na penúltima foto.
As novas acredito que tenham 4 parafusos na vertical, eu usei dois na vertical e dois na horizontal para aproveitar a furação existente do chassis.

Walter L. L. Casitta
11/03/2008, 15:41
Os ganchos da nova fazem parte do chassi. Não vende separado do chassi e não da pra adaptar nas novas antigas não.

Edintruder
11/03/2008, 16:16
Walter, ela é uma travessa rebitada nas longarinas?

Walter L. L. Casitta
11/03/2008, 16:52
Walter, ela é uma travessa rebitada nas longarinas?

Tudo soldado no chassi...

http://img227.imageshack.us/img227/8308/ancoragemkw6.gif

rogeriomasih
12/03/2008, 17:07
Não tinha visto as últimas fotos...agora entendi direito.

PARABÉNS!!! ficou de primeira.

Qual a espessura do perfil que vc utilizou?

rogeriomasih
12/03/2008, 17:10
Gostei da idéia do tifor...acho que vou comprar um. Alguém aí não recomenda?

Dêem uma conferida em:

http://lista.mercadolivre.com.br/tifor

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70775025-guincho-talha-tifor-4-ton-c-3-metros-de-cabo-_JM

Qual a vantagem do HI LIFT funcionando apenas como guincho? ele é bem mais caro, não é?

felippetti
12/03/2008, 18:21
Pessoal, depois de ver na internet preços que passam de R$500,00 para o ponto de ancoragem dianteiro da Ranger, decidi fabricar um, e pra variar com sobras de ferro. No final das contas o mais caro foram 15 eletrodos 6013 para soldar....

É muito fácil de fazer, e se um dia resolver colocar um guincho, é só fazer um suporte móvel e soldar um tubo quadrado para servir de encaixe, dessa forma dá para colocar e tirar o guincho sem problemas.

Consegui uma viga I ou H, de parede de 1/4", recortei o que me interessava e os ganchos consegui uns que são usados para fazer amarração de carga com cabos de 3/4", então devem aguentar muito bem.

Os parafusos eu tinha em casa, porém tive que furar o chassis de baixo para cima aproveitando dois furos que tem embaixo logo atrás dos suportes do pára-choque dianteiro.

Edi, náo pude deixar de reparar na serrinha na primeira foto... Tu cortou a viga com aquilo???? Sensacional!!
Onde conseguiste os ganchos de amarração?
Tua Ranger tem BL também, né? Ests pontos de ancoragem vendidos por aí não servem para o nosso caso pq a "boca" do parachoque é mais alta... Tem que fazer na mão mesmo...
Abraço e parabéns pela iniciativa!

rogeriomasih
12/03/2008, 18:38
Qual a espessura do perfil que vc utilizou?

Respondo tb...vou aprender a ler melhor as mensagens...:oops:

dalmolin
12/03/2008, 19:59
Edi, náo pude deixar de reparar na serrinha na primeira foto... Tu cortou a viga com aquilo???? Sensacional!!
Com a serrinha num foi , ia uma semana , e nao passa o arco.... Com a lixadeira tbm nao , prq tah muito reto :D....

Com q q foi o corte???

Edintruder
12/03/2008, 23:45
Cortei com uma esmerilhadeira e disco de corte de 1,2mm. A serrinha foi só para cortar os cantos aonde não encaixa a esmerilhadeira com a proteção, e como eu tenho amor próprio prefiro deixar a proteção na esmerilhadeira e cortar com a serrinha mesmo.
Imagina o braço do cara para cortar essa chapa toda na serrinha... só louco ou bêbado pra fazer isso!!! ahahaaha!!!!

Esses ganchos são utilizados para esticar cabos de aço, na área industrial e portuária é muito comum isso, tanto é que peguei da sucata mesmo...
Para colocar sem o BL tem que virar de cabeça pra baixo que ficaria quase no alinhamento da boca do pára-choque, porém teria que usar olhais em vez de ganchos.

LopeS4x4
25/05/2009, 23:53
finalmente achei esse topico..!!:dance:

alguem tem, ou saberia cm fazer, algo parecido p/ a modelo atual, sem BL?

to precisando p/ Ranger, mas esses modelos de loja novos ta muito caro..!!

abç.

Edintruder
26/05/2009, 00:53
Dá para fazer como eu fiz porém em vez de ganchos, usa olhais e monta invertido com os olhais por baixo. Esses que eu fiz se montar de cabeça pra baixo já serve, porém como os ganchos não tem retenção, não seria prático.

paulorl
17/08/2017, 15:29
Desenterrando o tópico.. :D

Estou pensando em fazer dois pontos de fixação na minha ranger 2013. A idéia dos olhais é muito boa, e simplificará bastante. A ranger nova tem uma barra que serve como parachoque (por dentro da parte plástica, abaixo do radiador), eu já estava pensando em tirar essa barra para pintar pois a pintura dela está judiada, já vou aproveitar e ver se dá para colocar olhais ali. Se alguém tiver alguma dica legal, poste aqui! Quando eu conseguir tempo pra mexer nessa barra eu aviso aqui no tópico.

[]s

felippetti
17/08/2017, 15:55

Estou pensando em fazer dois pontos de fixação na minha ranger 2013. A idéia dos olhais é muito boa, e simplificará bastante. A ranger nova tem uma barra que serve como parachoque (por dentro da parte plástica, abaixo do radiador), eu já estava pensando em tirar essa barra para pintar pois a pintura dela está judiada, já vou aproveitar e ver se dá para colocar olhais ali. Se alguém tiver alguma dica legal, poste aqui! Quando eu conseguir tempo pra mexer nessa barra eu aviso aqui no tópico.

[]s

Opa! Me interessa! Já fiz as ancoragens traseiras, mas ainda não as dianteiras...

paulorl
17/08/2017, 16:05
As traseiras você fez na barra do engate?

Depois dá uma olhada na frente da ranger, por baixo, vc verá essa chapa que estou comentando, ela fica pra baixo do radiador, e é parafusada, ous eja, dá pra remover ela, soldar, furar... Ai o olhal (ou outro suporte qualquer) passaria pela entrada de ar inferior do parachoque. Não seria tão alto, mas já seria melhor do que a original, que é muito baixa.

paulorl
17/08/2017, 16:15
É esse item 6 que estou falando. Abraços!

551271

Marcelo Corradi
17/08/2017, 18:32
Na minha Ranger eu coloquei uma chapa parecida com a do Edin, mas usei os ganchos da 2004.

551273
551274

paulorl
18/08/2017, 16:08
Hoje dei uma pesquisada em pontos de ancoragem e olhais disponíveis no mercado. Como eu não pretendo mexer muito, pensei em algo que eu pudesse furar o reforço do parachoque e que a medida da peça fosse suficiente para chegar para fora do parachoque. Porém a maioria acredito que não seja comprida o bastante. O que eu achei foi um gancho da renegade, que esse é comprido e talvez dê certo. O link é Gancho Renegade De Para-choque Jeep (http://www.oliveira4x4.com.br/gancho-renegade-de-parachoque-jeep-129795763xJM)

Vejam a foto dele:

551295

O problema é o preço. Mas se pintar de preto, e colocar uma manilha, fica legal pra caramba. Dá pra furar o reforço do parachoque e fixar esse gancho usando duas porcas e um pingo de solda em cada, ou 4 porcas, duas de cada lado, para fazer "contra-porca". Dessa forma seria quase plug and play.

felippetti
18/08/2017, 21:21
Hoje dei uma pesquisada em pontos de ancoragem e olhais disponíveis no mercado. Como eu não pretendo mexer muito, pensei em algo que eu pudesse furar o reforço do parachoque e que a medida da peça fosse suficiente para chegar para fora do parachoque. Porém a maioria acredito que não seja comprida o bastante. O que eu achei foi um gancho da renegade, que esse é comprido e talvez dê certo. O link é Gancho Renegade De Para-choque Jeep (http://www.oliveira4x4.com.br/gancho-renegade-de-parachoque-jeep-129795763xJM)

Vejam a foto dele:

551295

O problema é o preço. Mas se pintar de preto, e colocar uma manilha, fica legal pra caramba. Dá pra furar o reforço do parachoque e fixar esse gancho usando duas porcas e um pingo de solda em cada, ou 4 porcas, duas de cada lado, para fazer "contra-porca". Dessa forma seria quase plug and play.

Não tenho certeza, mas (IMHO) creio que o reforço do parachoque não tenha a resistencia suficiente para uma ancoragem funcional. Teria que fixar uma travessa parruda no lugar dela ou entao fixar as ancoragens muito proximo às pontas do chassi.

paulorl
19/08/2017, 11:37
Não tenho certeza, mas (IMHO) creio que o reforço do parachoque não tenha a resistencia suficiente para uma ancoragem funcional. Teria que fixar uma travessa parruda no lugar dela ou entao fixar as ancoragens muito proximo às pontas do chassi.

Bem apontado! A chapa é grossa, mas seria bom se atentar se ela tem resistência ou não. Valeu pela dica!

felippetti
12/10/2017, 23:15

[]s

Poxa, esqueci de postar aqui...
Taí a ancoragem dianteira instalada. Infelizmente não tirei foto da peça pronta antes de instalar.
O trem ficou bruto!

Denysbm
10/04/2018, 22:16
Opa! Me interessa! Já fiz as ancoragens traseiras, mas ainda não as dianteiras...

Como fez para instalar as ancoragens traseiras ?

felippetti
11/04/2018, 13:41
Como fez para instalar as ancoragens traseiras ?

Denys, são duas peças sob medida que "abraçam" as laterais do engate de reboque (os parafusos apenas servem para manter a peça no lugar).