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Ver Versão Completa : Motor do Fox 1.0 no Gurgel X12



Antonio_Ilhabela
09/03/2008, 17:08
Pessoal, estou pensando em colocar um motor do Fox 1.0 flex 70hp, no meu Gurgel X12 , meu objetivo é economia usando-o no dia a dia. Será que ficaría bom? Hoje ele está com um motor 1500 54hp vazando óleo e bebendo 1 litro de gasolina a cada 7km, quase igual a pajero!:parede: Dês de já obrigado.

ed_flk
09/03/2008, 23:07
Se o seu objetivo é economia e sendo o x12 um carro bem leve não vai ficar ruim não. boa sorte com o projeto.

jorjaum
09/03/2008, 23:44
Amigo .
eu tenho um fox .
Voce fara no alcool na cidade com um mtor bem amaciado ..9 a 10 km/l ..experiencia propria..rsrsrsrs
na estrada voce faze 11,5 a 12 km/l ....compessa viu ...mortorzinho bom ...agora me fla quanto pesa esse gurgel mais ou menos ....???

abraços

Antonio_Ilhabela
10/03/2008, 09:04
Jorge, antes da Pajero estava com um Fox 1.6, é bom mesmo!
Mas o que me levou a esta idéia foram os números: Um motor AP 1.6 a gasolina usado com nota e em bom estado me pediram + ou - 3 mil, um Kit injeção para adptar custa 2 mil. Um motor novo do Fox 1.0 flex com o chicote encontrei por 3,5 mil, porem sem o módulo da injeção que me disseram custar 600 reais, sendo assim com 4,1 mil terei um motor novo, moderno, injeção original e ainda posso usar álcool pois ele é flex. É só alegria. Acredito que os 750kg do Gurgel serão melhor empurrado, o que não sei, é se a relação do cambio aceitará bem o motor, mas isso vamos deixar para os doutores em adptação aqui do forum.
Abraços
Antonio

umberto xxxrrr
10/03/2008, 09:40
Se entendi direito, o amigo vai ter que adaptar radiador na dianteira com tubulação de passagem de água atravessando todo o carro, motor na traseira com flange para caixa do motor a ar reescalonada?(ou vai usar caixa de Kombi diesel?). Isto contando que a o motor "AE" tenha encaixe igual ao "AP", para qual existe a flange ou que encaixa na cx de kombi diesel .

A adaptação vai por fim (imagino eu) ficar (partindo dos 4,1 mil) em (bem)mais de 6 ou 7 mil (o que não é obstáculo para a realização de nossos desejos pessoais, ok?) .

Penso que uma boa retífica(se demandar isto) , um motor "a ar" 1600 bem acertadinho ou mesmo a posterior adaptação da injeção deve dar um consumo adequado e manter a conhecida robustez da mecânica original.

Sobre as estimativas de consumo fica-me difícil opinar, mas lembro que a concepção dos propulsores comparados é bem distinta, e que o modo de condução e faixa de rotação de uso também o é.

De toda forma torço para o êxito da empreitada e a realização do desejo do amigo.

andre veiga
10/03/2008, 15:56
Acho que o motor dos Fox 1.6 e 1.0 não é o AP.
Se vc já pensa em usar uma mecanica nova, porque não pensa no conjunto motor /cx das kombi novas, pelo menos terá um conjunto homogeneo.

Mas, um ap 1.6MI mais uma flange para a cx do fusca já é uma adaptação que muitos fizeram e acho que seria o mais barato. Sem contar a manut. do ap. + barata, e ainda a dor de cabeça de ser pioneiro numa adaptação.

Um retifica completa de motor a ar 1.6 hoje deve ficar em 2.5mil, fiz uma parcial em 2004 que ficou em 1500,00, não acho que vale a pena este custo.

Desejo boa sorte,

umberto xxxrrr
10/03/2008, 16:06
Acho que o motor dos Fox 1.6 e 1.0 não é o AP.
Se vc já pensa em usar uma mecanica nova, porque não pensa no conjunto motor /cx das kombi novas, pelo menos terá um conjunto homogeneo.

Mas, um ap 1.6MI mais uma flange para a cx do fusca já é uma adaptação que muitos fizeram e acho que seria o mais barato. Sem contar a manut. do ap. + barata, e ainda a dor de cabeça de ser pioneiro numa adaptação.

Os motores de fox (1.0 e 1.6) COM CERTEZA não são os "AP" , são os "EA" (grafei invertido no post anterior"AE") , originados na linha golf, tem comando roletado (ROCAN) .

São basicamente iguais (em concepção é um "EA" também) ao da kombi (1.4 nesta). Só não saberia dizer se poderiam usar a mesma flange que as para "AP". Mas aí a caixa de kombi nova com certeza serviria (problema seria encontrar e a que preço?) tanto para 1.0, 1.4 ou 1,6 (não analisei relações).

Manteria (EU) o boxer, mas gosto de ver os desejos realizados portanto, mãos à obra.:concordo:

Antonio_Ilhabela
10/03/2008, 20:50
O motor e câmbio da Kombi nova 1.4, sería lindo, porem, inviável economicamente, pensei no Fox pois foi o que encontrei disponível numa loja em São Paulo.
A idéia do André de um AP 1.6MI me pareceu interessante mas, onde encontro? E por quanto? Se alguém puder passar alguns endereços ficaria grato!
Manter o boxer, pode ser uma boa solução, econômica e sem dor de cabeça, mas terei que trocar meu motor 1500 por um 1600 a álcool. Alguém sabería me dizer quanto custaria, e onde, dando o meu à base de troca pra pegar um 1600 retificado e a álcool, daí é só por o kit de injeção, que o torna um pouco mais econômico, e será que chego nos 10km com 1 litro de álcool? Outra coisa, funcionam bem a álcool os motores baxers? Abraços e obrigado pela ajuda.

leobnaval
12/03/2008, 01:23
Eu acho melhor continuar com um boxer 1500 ou 1600 bem regulado e quem sabe até com injeção eletrônica (o preço varia muito de acordo com o estado do motor, um retificado não deve ser barato mas eu acho que daí seria melhor mandar retificar o seu e ter certeza do que foi feito e a qualidade das peças que foram utilizadas)

depois só partindo para um AP 1.6 Mi

quanto ao consumo difícilmente consiguirá atingir esta média de 10Km/L de álcool, se visa economia uma solução seria um kit gás.

Uma pergunta a volks ainda fabrica os motores boxer da Kombi com injeção eletronica se não uma boa opção seria pesquisar nos ferros velhos ou com estes fabricantes de buggy novos 0km deve ser uma exelente opção um motor deste semi-novo com injeção eletronica.

Abraços, Leo

thiago pupo fonseca
13/03/2008, 21:12
olha aq na minha cidade , motor ap nao chega a 1ooo reais , e o ap , jadis tudo , alta potencia , sera q esse motor ,teria forca para enfrentar algum obstaculo mais cascudo? eu vi um gaiola com motor de subaro 2.2 esses dias , eficou muito bom , boa sorte pra vc e pra sua maquina

Antonio_Ilhabela
14/03/2008, 20:51
1000 reais por um ap, é um valor muito interessante! Thiago você sabe me dizer se é com nota e em bom estado, se for, dá pra passar o telefone de alguém que tenha um? Desde já agradeço :dance:

Gilson C.Fernandes
14/03/2008, 20:58
Amigo .
eu tenho um fox .
Voce fara no alcool na cidade com um mtor bem amaciado ..9 a 10 km/l ..experiencia propria..rsrsrsrs
na estrada voce faze 11,5 a 12 km/l ....compessa viu ...mortorzinho bom ...agora me fla quanto pesa esse gurgel mais ou menos ....???

abraços

Meu TEMPRÃO faz isso tambem,só tem uma diferença ,tenho 127 cv e é completo.

Gilson C.Fernandes
14/03/2008, 21:06
1000 reais por um ap, é um valor muito interessante! Thiago você sabe me dizer se é com nota e em bom estado, se for, dá pra passar o telefone de alguém que tenha um? Desde já agradeço :dance:
Tenho um monza e estou desmontando ele ,porque ta muito podre,mais o motor e o cambio são muito bons.Vendo eles ,se interessar!

Estou pensando em fazer uma moto chopper com eles!

Antonio_Ilhabela
15/03/2008, 13:45
Não!, Gilson obrigado, pretendo resolver esta questão com um motor wolkswagen, não sei se AP ou Box mas que involva o mínimo de adptação e tenha o menor consumo possível.

Dimmy
15/03/2008, 16:31
Antonio ,
coloca um Ap 1.6 MI , q nao vai se arrepender.
anda muito bem e é economico.
abraço

Antonio_Ilhabela
16/03/2008, 11:31
Dimmy, você sabe de algum à venda e com bom preço?

thiago pupo fonseca
18/03/2008, 19:34
fala meu camarada , aq tem 2 ap 1.6 , tem um alcool e um a gasolina , eu sei q tem um q ele q 1000 e o outro 1400 , amanha vou ver se tem doc , mais e quase certeza q tem , ai passo direitinho , meu e mail e thiagopupo3@hotmail qq coisa , abracos

Antonio_Ilhabela
18/03/2008, 21:51
Grande Thiago! Estou no aguardo, se for o AP 1.6 a álcool melhor ainda! Valeu!!:concordo:

leobnaval
20/03/2008, 00:35
Antonio já viu as gaiolas que o colella monta com motor semi-novo de Kombi com injeção eletrônica?
acho que vale a pena pesquisar no site e entrar em contato com ele.

Abraços

Rammster
16/06/2008, 01:06
Se eu fosse vc nao colocaria o motor do fox, pq alem da adaptação do motor ainda vai ter flange, radiador mexer em fibra. Um opção boa seria colocar o motor da kombi injetada, silenciosa e esperta

abraços

marcelo cenora
16/06/2008, 11:06
opa... tbm estou fazendo essa adaptação no meu baja, o preço do motor ap ou o ea varia bastante, desde um usadasso completo por 1000 a um parcial semi novo por 2.500, no mercado livre tem alguns e serve como parâmetro de preço inclusive tem um cara vendendo um 1.6 flex novo completo + turbo por 4.000.... dá uma pesquisada.

Renan França
07/01/2009, 00:23
Pessoal, eu tenho um Gurgel X-12 Tocantins 1991 e gostaria de saber se a VW ainda fabrica o 1600 a Ar?
Eu queria trocar o motor dele por um que fosso mais moderno, e sem carburador...
Ví no mercado livre um kit de injeção eletrônica para o 1600 que sai por 2.500,00 e será que fica bom alguem já fez???

Valew

leobnaval
07/01/2009, 10:20
Renan o motor ap não daria para adaptar ?
pois sairia mais em conta e seria mais moderno.

Na verdade tambem gosto do motor a ar, torque em baixa, manutenção muito barato, etc. e com injeção eletrônica acaba as falhas do motor...
Você teria que ligar nas concessionárias vw e se conseguir na fábrica pedindo um motor completo acho que a melhor coisa seria o da kombi já com inj. elet.

Outra solução mais viável seria procurar em ferro velho (em são paulo da pra escolher qual você quiser) um motor de kombi destes últimos que sairam a ar é um exelente motor e daria para você pega-ló completo já com inj. elet. e tudo.

Ou mesmo retirar o seu levar em uma boa retífica e fazer tudo, comprar o kit de motor novo que inclui cilindro, pistão, trava, anéis, bronzinas, jogo de junta, etc.
comprar o comando e o cabeçote da kombi mais novas, adaptar a injeção eletrônica e pronto, não precisaria nem mudar a documentação.

Você tem várias opções vale a pesquisa para saber qual vale a pena.

Abraços, Leo

Renan França
07/01/2009, 14:04
Leo, você sabe mais ou menos quanto sairia o motor dessas ultimas Kombis em um desmanche?
Essa acho que é a melhor opção.
Daqui um tempo vou levar meu gurgel para colocar a suspensão IRS lá no Joel e quero aproveitar para mexer no motor.
Aí vai ficar mais nervoso!!!!

leobnaval
07/01/2009, 14:34
Tambem acho uma ótima opção porque vem completo com tudo que precisa até com inj. elet. só não se esqueça de pedir o módulo da injeção porque esta peça custa caro e ja que vai comprar compra com tudo até o chicote era bom porque para ligar toda fiação é trabalhoso.

Quanto a preço não sei te informar só pesquisando em ferro velho mesmo e vária muito de um para o outro, bom seria achar um destes que trabalha com veiculos de seguradora.

E quanto ao câmbio o que vai fazer por o da kombi tambem?
Porque da pra você por 5ª marcha nele e até mudar a relação das outras.

Abraços, Leo

leobnaval
07/01/2009, 14:51
Veja o que achei...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83248476-motor-de-marea-18-20-24-kombi-golf-h100-entre-outros-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85839191-motor-injeco-completo-kombi-fusca-brasilia-puma-gol-tl-sp2-_JM

Abraços, Leo

Renan França
08/01/2009, 01:25
Show de bola aquele motor da kombi no ML, tava do jeito que eu queria:-D:-D
Mais sai muito do preço :-(:-(:-(:-(
Andei pesquisando o preço de uma retífica no motor e acho que por enquanto vai ter que ser isso mesmo...
O motor do Gurja está bom mais quero aproveitar que vai mexer em um monte de coisas e deixar o motor já perfeito.
Quanto ao câmbio da kombi eu acho que será necessário pois ele é mais reduzido e terá que aguentar os pneus maiores, e depois quando eu levar o gurgel para colocar a "suspa" IRS já trocaria por esse da kombi:pensativo:

valew

ZCC
08/01/2009, 02:41
Opa

Ouvi falar que um motor 1600 Zero quilometro e completo custa 6mil a vista e uns 8mil a prazo na concessionaria, só que nunca fui conferir pra ver se é isso mesmo

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 03:35
Outra coisa, funcionam bem a álcool os motores baxers? Abraços e obrigado pela ajuda.

motores refrigerados a ar movidos a álcool PODEM vir a apresentar uma irregularidade maior da marcha lenta em função da maior dificuldade em manter uma temperatura constante comparados aos motores de refrigeração líquida com válvula termostática... mas isso acontece mais em "conversões" para flex de fundo de quintal feitas em veículos carburados, apenas trocando o giclê de alta rotação...

Eduardo Zani
22/09/2010, 17:13
Caro Antônio, Tenho um X 12 TL 1991 com 48000km originais, sou 2º dono dele. Tem motor original, e muitissimo bem acertado. Acabei de fazer uma pequena viagem com ele de mais ou menos 750 km. Média total, entre Via Dutra e serra. 12.5 km/l. Velocidade média de 100km/h. Dentro de minha cidade, que é uma cidade pequena faz uns 9 km/l. Não troco esse meu motor por um do Fox ou mesmo da kombi Flex, que é o mesmo de jeito nenhum. Adaptação é sempre adaptação, principalmente quando você for colocar um motor com refrigeração a agua em um carro que não foi feito assim. Com o valor da adaptação e de proprio motor, você compra um motor zero a ar que vai te atender muito melhor. Boa sorte.

ZCC
22/09/2010, 22:07
Caro Antônio, Tenho um X 12 TL 1991 com 48000km originais, sou 2º dono dele. Tem motor original, e muitissimo bem acertado. Acabei de fazer uma pequena viagem com ele de mais ou menos 750 km. Média total, entre Via Dutra e serra. 12.5 km/l. Velocidade média de 100km/h. Dentro de minha cidade, que é uma cidade pequena faz uns 9 km/l. Não troco esse meu motor por um do Fox ou mesmo da kombi Flex, que é o mesmo de jeito nenhum. Adaptação é sempre adaptação, principalmente quando você for colocar um motor com refrigeração a agua em um carro que não foi feito assim. Com o valor da adaptação e de proprio motor, você compra um motor zero a ar que vai te atender muito melhor. Boa sorte.

Vc usa pneus pequenos ou uma transmissão mais longa, não é?

Meu X12 TR 1980, se consigo fazer 7km/l nele na cidade dou pulos de alegria, o meu carrinho nunca foi e pelo andar das modificações, nunca será economico como saia de fabrica :neutral:

Uso a transmissão 35x8 e os penus originais, o motor é um 1600 cabeçote raso - apesar de recém retificado, o consumo é alto, tá fazendo 5,5/6,0km por litro, antes de trocá-lo, conseguia fazer 7 até 8 - quando o motor teve o óleo contaminado por causa da bomba de gasolina vazando e também os cabeçotes vazavam compressão, fazia 3.

Isso tudo média entre cidade e estrada.

Belchior Belmonte
25/09/2010, 21:46
Conselho de quem já fez de tudo em motor ap diesel, manda fazer ou compra um boxer e injeta. Mas sobre o motor fox, vai gastar bem mais que os 1000 do motor até deixar a adaptaçào em ordem. E esses radiadores dianteiros são problema até p/ kombi flex. O motor da kombi flex é o mesmo motor do fox só que 1.4. Esse motor é que vai nos fox exportados. Mas procure uma cx de kombi flex e se for em conta coloque esse motor 1.0 do fox. E se até hoje o consumo não foi problema vá de boxer. Boxer em ordem mais diferenciais mais longos podem diminuir consumo. Se os pneus não forem muito grandes. Meu pai tem um fusca e colocou uma caixa de 5m c/ dif. mais longo (essa de Bragança vendida no ML) e melhorou muito o consumo.

jukaloco
18/10/2011, 21:17
EU POSSUO UM GURGEL TAMBEM X12 TR, retifiquei o motor dele em 2009, mas esta bebendo demais, esta fazendo 7 km/ltro, então resolvi adaptar injeção eletronica nele, consegui aos poucos comprar as peças;
1º comprei um kit em um desmanche por R$ 600,00, neste kit contava com o coletor, bicos, flautas, TBI, sensor de Map, e demais itens,
2º comprei mangueiras e a bomba injetora do kadet por R$ 130,00 da Bosch
3º consegui achar um modulo original da Kombi por R$ 150,00 da bosch
4º por fim acabei achando o chicote completo do modulo da injeção em um desmanche aqui em São Paulo, por R$ 180,00, chorando muito, pois eles queriam uns R$ 250,00.
5º comprei a sonda lambda da bosch nova, por R$ 130,00 universal
6º acabei achando um escapamento usado de kombi, completo por R$ 150,00
este é o melhor, por ser de aço inoxidável e sua durabilidade muito maior.
7º contudo até agora já investi em tudo mesmo uns R$ 1.600,00,
Agora so esta faltando mandar colocar pra funcionar, acontece que os malas dos mecanicos ao ver que se trata de adaptação, querem me furar e rasgar o bolso, ja pediram uns R$ 1.500,00 para somente instalar este sistema, um verdadeiro absurdo...
mas vou tentar instalar eu mesmo, com ajuda de alguns que ja fisseram esta adaptação.
___________________
No caso de colocarem um motor 1600 AR a Alcool, concerteza ele não fará 10km/litro nunca mesmo, pois meu fiesta motor zetec 1.0 faz no alcool 7 a 8 km/ltro com kit que instalei flex, pois ele era a gasolina. Além de vc ter que colocar dupla carburação que é uma nojera, pois desregula facilmente e tem sempre que estar parando numa oficina para equalizar os dois carbura, e nunca mesmo vcs faram uns 10 km/litro, pois tive uma brasuca a uns anos atras e ela fazia somente 6 km no alcool, a melhor sujestão e a intalação de injeção no motor do fusca que vcs gastarão uns R$ 2.000,00 a uns R$ 2.500,00 como anunciado nos sites da net, agora quem estiver interessado tenho contato com um desmanche aqui em Sampa, vila dos remedios, que possue algumas Kombis para desmanche compradas em leilão que quiser me mande email que passo para vcs o endereço e contato deste desmanche. walter-diast@bol.com.br

dudu83
19/10/2011, 14:34
eu to fazendo um fusca e vou colocar um ap nele , no ano passado ganhei um gol 1,0 8v 2009 com 11.000 km rodados capotado a mecanica tava impecavel tava doido pra adaptar ele no fusca mas surgiu um problema, o acelerador eletronico isso inviabilizou totalmente a empreitada acredito que o motor do fox tenha esse mesmo inconvenienete do gol...

fui num leilao da policia comprei um voyage argentino 92 por R$400,00 mecanica toda no lugar so faltava o carburador, como ele ta documentado acabei trocando por um motor ap 1,6 de gol com um amigo, infelizmente ainda nao tive tempo de adaptar o ap no fusca mas colocar um ap carburado é muito menos complicado que um motor eletronico moderno...

leobnaval
19/10/2011, 17:47
Putz o motor do gol injetado não é dificil não, o acelerador eletrônico e ainda mais fácil pois é só fazer a ligação correta dos cabos, mais fácil do que ficar adaptando cabo de aço, batente, etc...

rafaellouro
09/11/2011, 21:26
boa noite.na mecanica tudo e possivel o que nos limita sao os custos e o beneficios !se voce quer ter um carro economico e com motor moderno os da kombi seria uma boa alternativa! outra soluçao seria voce retificar seu motor acertar carburaçao e parte eletrica e conseguir uma boa media!Mas sinceramente gastar um monte de dinheiro e ficar com um carro fraco!!!coloca logo um ap 1.8 ou 2.0 gti ou autolatina ai sim amigo! quando os caras de i30 verem voce pedindo passagem ficaram com cara de ("nao to entendendo" )ja aconteceu com um amigo que tinha uma rural com conjunto motriz 3.0 mwm chipada !

gimenes bombeiro
03/09/2019, 17:07
Estou apanhando com meu gurgel 1.6 boxer dupla a alcool. Fiz o seguinte: coloquei giclagem pra gasolina e taquei o pau......começou a grilar. Coloquei 1/3 de álcool na gasolina, ficou show. Mas me recomendaram colocar um calço de 0,1mm na camisa. Alguém já passou por isso?