Ver Versão Completa : Suspensão do Jimny Modificada para Pneus 30"
Alfredo Stavale
09/03/2008, 14:29
Boa Tarde
Estou fazendo este topico para mostrar as alterações feitas na suspensão do jimny para por pneus maiores que os originais, mas precisamente pneus 30".
vou colocar as fotos ilustrando as alterações. espero que ajude.
foto SS850050.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113168&stc=1&d=1205075097)
--> esta foto foi tirada pra visualizar a alteração dos tirantes do eixo. Já vi buchas descentralizadas, suporte para alterar a distancia e outros projetos porcos e ineficezes. tirei a solda e re-soldei mais proximo do eixo como pode ver na foto. meu dedo indica onde estava a peça e onde ficou depois de soldada.
foto SS850051.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113169&stc=1&d=1205075097)
--> foi só pra acrescentar, acho que nao dá pra entender nada. nem eu sei pra que deixei essa foto. apenas veja e passe para proxima.
foto SS850052.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113170&stc=1&d=1205075097)
--> de bem perto para ver como ficou a solda. eu não tenho duvidas que ficu tão boa quanto a original. o torneiro que fez essa solda faz solda de eixo para aumentar o tamanho de caminhoes para uso da petrobras. esse alteraçõao é a que me deixou mais preocupado pois se a solda é ruim e quebra vai ter eixo sobrando pela estrada. segue mais algumas fotos...
foto SS850053.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113171&stc=1&d=1205075097)
--> apenas detahes.
foto SS850054.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113172&stc=1&d=1205075097)
mais do mesmo.
Alfredo Stavale
09/03/2008, 14:44
Foto SS850055.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113173&stc=1&d=1205076302)
--> ok
foto SS850056.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113174&stc=1&d=1205076302)
-->ok
foto SS850057.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113175&stc=1&d=1205076302)
--> foto tirada do amortecedor direit dianteiro com o suporte para utilizar os amortecedores originais.
foto SS850058.JPG (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113176&stc=1&d=1205076302)
--> idem.
foto SS850060.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113177&stc=1&d=1205076302)
--> foto do amortecedor traseiro esquerdo com suporte. note que o suporte quebrou, logo ainda não é confiavel este sistema. eu subi um barraco na estrada e dei um forte pancada que resultou no suporte quebrado, ainda não levei ao mecanico para refazer, então ainda não posso dizer se é ou nao, uma alternativa segura.
Alfredo Stavale
09/03/2008, 14:51
foto SS850062.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=113178&stc=1&d=1205076864)
--> note que está batendo o amortecedor solto neste barra e o barulho é muito alto. ele olhando de fora esta no lugar certinho, mas na ponta em cima, está solto.
o restante das fotos é so pra completar.
se alguem quiser mais alguma foto ou dá alguma sugestão, fique a vontade.
ricardo sabóia
09/03/2008, 20:30
Alfredo Ficou muito bonito o jimny com esses pneus e o snorkel ! Quanto aos detalhes de acerto da suspensão, consulte o "prof. Fabil", ele com certeza vai te ajudar a encontrar a melhor solução !
Abs, Ricardo.
Alfredo Stavale
10/03/2008, 09:14
sabe quando você chega no mecanico e manda simplesmente fazer?
eu vou levAR O CARRo no mecanico hoje e ver melhor isso. eu nem sei como foi feito. não sei se fizeram solda no corpo do amortecedor(espero que nao) ou fizeram uma peça. te dou mais detalhes amanha
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10/03/2008, 10:05
Vou ser sincero, não sei o que você fez ao certo...
Só arredou os suportes dos links um pouco para frente (o dianteiro) e um pouco para trás (o traseiro)?
As molas são as mesmas? Pra que mexeu no amortecedor? Se não tiver mola maior ou calço, não teria porque mexer no amortecedor.
Se se as molas forem maiores ou houver calço, o mais importante na dianteira seria corrigir o cáster...
Explica aí pra turma entender o objetivo de cada mudança e o resultado alcançado (ou não).
Saudações,
Gustavo.
poisé.... eu até agora tb nao entendi o objetivo de arredar os suportes dos links p/ frente/tras.... isso apenas irá deslocar o eixo p/ frente/tras.. mas, nao vai abrir "vao livre" nos paralamas p/ acomodar os pneus 30"..
T+
Alfredo Stavale
10/03/2008, 14:55
não, eu tive que alterar a posição dos tirantes do eixo pois com o aumento em 9cm na suspensão foi necessário essa modificação. não tem ganho nenhum em relação altura ou vão livre.
eu nao poderia colocar um calço deste tamanho então fiz uma mola na altura que eu precisava.
o suporte é só porque usei os amortecedores originais do carro, eu poderia procurar no mercado amortecedores com as dimensãoes da nova suspensão mas como os meus ainda estã bons meu mecanico recomendou utiliza-los.
eu não regulei o caster. A direção ficou pouca coisa mais macia. a unica cois que regulei foi as medidas de toe in toe out porque nas curvas o carro puxava pra dentro da curva. agora não tenho mais problemas.
logo no inicio eu achei a direção super macia, mas ai fui ver a pressão dos pneus .. estão 35psi. baixei a pressão pra 18psi agora tá perfeito.
entenderam?
se tiver mais alguma coisa pra perguntar ou que nao tenha explicado direito, por favor avise que eu terei o maior prazer em responder.
Maurício Fernandes
18/10/2008, 14:07
alfredo, aualiza o tópico. teu projeto é bem interessante.
Alexandre X
18/10/2008, 17:12
Bela iniciativa! Parabens!
Alfredo Stavale
20/10/2008, 09:54
Bela iniciativa! Parabens!
caraca, eu tinha até esquewcido que tinha feito este topico!
se liga pessoal, quando eu mexi na suspensão eu não sabia o que era suspensão.
vamos corrigir algumas coisas
a posição dos link não foram alteradas. o que foi feito foi suporte dos link dianteiro mais baixo. o problema é que ficou um ponto de ancoragem pra enganchar na trilhas pois ficou só uns 5cm acima do eixo(o ideal seria um link novo e os suporte coladinho no chassis como é originalmente). solução temporária( já to 6 meses rodando na cidade e em trilhas sem problemas) pois andar com um carro 4" e com caster -4º era um problema.
até hoje eu naõ tive problemas. os suporte não sofreram qualquer dano, nem arranharam com pedras ainda.
AVISO: Não levantem o carro se não tiverem condições($$ ou quem possa faze um bom serviço) de modificar o caster. não é só colocar molas/amortecedores maiores que está resolvido.
A solução perfeita será um link novo mas ainda não encontrei quem fizesse isso aqui no RJ por um preço justo. então está assim e assim continuará até eu bater e empenar o suporte, ai eu troco. time ta ganhando eu não se mexe!
As barra panhard tb tiveram que se alteradas, pois o carro ficava com o eixo uns 2cm pro lado esquerdo.
mas temos outro probleminha é que o jimny é todo de plastico em volta.
então pra pneus 30" é necessario cortar um pedacinho do plastico do paralamas na parte de tras das rodas dianteiras.
eu ainda não fiz, mas pega e tá cortando o meu grabber m/t
essa semana eu achei um rapaz pra cortar e fazer um acabamento em fibra pra ficar bonito.
assim que eu tiver o resultado eu posto fotos.
mas aqui em BH tem.. heheeh link sob medida p/ samurai / jimny.. heheh
T+
Alfredo Stavale
20/10/2008, 10:55
mas aqui em BH tem.. heheeh link sob medida p/ samurai / jimny.. heheh
T+
agora não dá, a redução é a prioridade do momento. e ainda nem sei quando vou poder compra-la.
teu tel tá aqui anotado pra seu precisar fazer!
e ai, conseguiu baixar o video que te mandei o link?
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20/10/2008, 19:39
Alfredo, se tu não tem como fazer link aí, mas tem como fazer chapa (por exemplo a do suporte) pode fazer o seguinte: faça uma nova para o chassis onde prende o link, da mesma altura da original (para não virar ancoragem como você diz) e um pouco mais para frente, para deslocar o eixo poucos centímetros para frente. Depois faça outros suportes de link para o eixo, iguais aos originais (pode aproveitar para fazê-los de chapa mais forte). Solde-os no eixo de forma que o cáster fique correto para os links originais. Depois disso é acertar comprimento da panhard e possivelmente altura do suporte da mesma no chassis.
[]´s
Gustavo.
e onde é que ele vai passar a draglink??? esqueceu que ela passa por tras do munhao e abaixo da flange do diferencial que no caso do jimny tb é high pinion ??
T+
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20/10/2008, 19:52
Esqueci! Bela bosta este eixo dianteiro do Jimny e Samurai Helicoidal! :mrgreen:
que nada... do ponto de vista "tecnologico" ele bom.. high pinion.. evita ter que abrir um buraco da travessa do cambio ou ter que usar uma junta-cv por causa do angulo excessivo das cruzetas quando usam diff "low pinion"...
a drag link passando por tras do munhao tb é outra sacada legal, pois raramente toma porrada e nao altera a convergencia das rodas, já a draklink na frente frequentemente tem nego empenando na trilha.. ( lembra urbu-rei com o Gê com roda de palhaço??? a drakling virou uma taquara de enverga..heheh, o FFF tb..)
é só redesenhar o link e tá resolvido o problema do caster... ehheeh
Tira o escorpiao do bolso ae Alfredo..heheh
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