Ver Versão Completa : SW4 97 esquentando quando o ac tá ligado
Vladimir
08/03/2008, 22:36
Ola pessoal ! Tenho uma hilux sw4 97 que quando ligo o ar condicionado, com o carro parado,a temperatura do motor sobe rapidamente.
Achei muito estranho, e quando fui fazer uma imspeção visual notei que ela não tem a ventoinha para refrigerar o condensador do ac.
Quando o carro esta em movimento não tem problema porque o vento frontal mais o ventilador do motor dão conta de refrigerar o mesmo,mas quando o transito para, esquenta, logo na hora que o sujeito mais precisa!!!
Então gostaria de saber dos amigos se é assim mesmo ou se vou ter que arrumar uma ventoinha pra viatura:roll:.
guilhermeabreu
09/03/2008, 00:40
CARO VLADIMIR
Esta falta de ventoinha é estranho , mas é só vc verificar se em outras 97 tem ou não a ventoinha , caso tenha , é só colocar uma , mas se ela não tem de fábrica , tenho uma notícia um pouco ruim para te dar .
Estive no final da semana passada no sítio do sogro do meu filho , ele tem uma oficina de ar condicionado de carro , é excelente profissional , e conversando com ele , e ele me revelou que vão muitos clientes reclamar disto , ísto é : QUE O CARRO ESQUENTA QDO LIGA O AR CONDICIONADO , como é o seu caso , e ele me respondeu que na maioria dos casos é pq a JUNTA DO CABEÇOTE ESTÁ QUEIMADA , e não problema do ar condicionado .
Logo : Se no seu caso não tiver a ventoinha de fábrica , ou seja , ser normal não ter a ventoinha , é bom dar uma olhada na JUNTA DO CABEÇOTE .
Espero ter ajudado .
JEFFCATUNDA
09/03/2008, 21:37
Pior Ainda!
Junta De Cabeçote De Sw4 97 Td. Não Queima, é De Aço!
O Que Trinca é O Cabeçote Que é De Alumínio!
Salvo Raros Milagres................
Dê Uma Olhada No Tópico Sw4 Cabeçote E Radiador......
Vladimir
10/03/2008, 16:32
Se for este o caso seria realmente um problemão. Mas não acho que seja , pois a temperatura do carro fica normal todo o tempo.
Como eu nunca vi nenhum carro sem ventoinha no comdensador, acho que seja esse o problema. O estranho e que o carro tá todo original acho dificil alguem ter simplesmente retirado a ventoinha.
Guilerme vc conhece o carro é uma branca que fica na oficina onde Rogerio mexeu no seu Engesa.
Bom se alguem tiver uma SW4 deste ano e puder me imformar eu agradeço.
Abraços.
guilhermeabreu
10/03/2008, 18:27
Ô VLADIMIR
Qdo li a sua mensagem , não vi de onde vc é , este mundo é realmente muito pequeno , nós estamos um do lado do outro , e eu pensando que vc é de longe .
Mas quem me deu esta dica , vc deve conhecer tb , é o DAEL ROBERTO , que tem oficina de ar condicionado de carro alí perto da ponte da lapa em guarus , ele é sogro do meu filho .
JEFFCATUNDA
11/03/2008, 12:00
Vladmir....
Fiquei meio intrigado com uma coisa...O que vc cahma de "esquentar mais rápido"?
A sua viatura É PARA TER UMA VALVULA TERMOSTÁTICA...esta valvula faz com que a temperatura suba até 82 graus... somente aí é que libera a agua do bloco para o sistema de refrigeração... o que mantém a temperatura quase que fixa em 82 graus...e o ponteiro da temperatura FIXO um pouco abaixo do meio do marcador....
Caso a valvula termostática tenha sido retirada, ela vai ficar oscilando a temperatura entre 3/4 do marcador até o meio e visivelmente ela sobe mais rápido com o ar ligado que com ele desligado...o ar ligado pesa no sistema e também usam a mesma agua do radiador (quando do uso do aquecimento)......
Vladimir
11/03/2008, 17:08
Jeff , isto aconteceu certa vez com meu Samurai. Ele levou um aquecimento porque estorou a correia do ventilador, então a valvula termostatica ficou agarrada toda aberta, e a temperatura ficava sempre abaixo do meio, alem de demorar muito a esquentar, ai retirei a valvula desprendi ela e pronto ficou blz.
Mas o caso da hilux é diferente eu acho que realmente ela tá faltando a ventoinha que fica na frente do condensador. Porque quando se liga o AC o condensador,que fica na frente do radiador , aquece. E a ventoinha do motor ,não é o suficiente para refrigerar o conjunto; condensador+ radiador. Isso com o carro parado e o motor em funcionamento.
Já com o carro em movimento o vento frontal trata de refrigerar o conjunto.
É isso. O problema é que eu to meio sem tempo para procurar um carro igual para verificar a dica cuja ventoinha.
Agora se realmente a Hilux 97 motor 3.0 não tiver a ventoinha,ai sim eu vou ter algo em que me distrair rsrsrsrsrsrsrsrs.
Vladimir
11/03/2008, 17:13
Oi Guilherme! Eu não conheço o Dael não, mas quando puder vou dar uma passada lá para trocar uma ideia com ele, até porque tó precisando dar uma revisada no AC do samuca.
Abraços.
Caio Rivetti
12/03/2008, 08:43
Vladimir,
não sei nas 97, mas a minha não tem outra ventoinha a não ser a do motor. Acredido que devam ser todas iguais.
Da uma verificada na sua ventoinha se ela não ta funcionando mal.
JEFFCATUNDA
12/03/2008, 10:09
As SW4 só possuem um ventilador que ASPIRA o ar para dentro do compartimento do motor, obrigando o mesmo a passar pelos radiadores de agua e do ar condicionado...
Quando da instalação de intercooler, o mesmo também é colocado na frente, e um pouco abaixo, do radiador do ar condicionado.
Pode-se, opcionalmente, colocar um ventilador elétrico ANTES deste conjunto para ajudar a forçar o ar, principalmente sobre um radiador de intercooler pois o mesmo fica um pouco abaixo do nível do ventilador original e quase atras do para-choque dianteiro...mas é opcional e visa apenas aumentar a passagem forçada de ar no radiador do intercooler....
Certamente um ventilador a mais ajuda na refrigeração...na AUSTRÁLIA eles colocam até bicos que esguincham água no sistema de radiadores, tipo vaporizadores de irrigação...estes últimos podem ter acionamento elétrico ou por temperatura, e alguns fazem isso artesanalmente com esguinchos de limpador de para-brisas e utilizando o reservatório de agua do limpador. isso não é muito dificil de fazer.
Você tem que ver é se é normal o radiador do ar- condicionado aquecer... EU ACHO QUE É... senão não haveria a necessidade dele, pois todo radiador é um DISSIPADOR DE CALOR.
JEFFCATUNDA
12/03/2008, 10:12
VLADIMIR.
Vc poderia me informar como se comporta a temperatura de sua viatura?
Ela tem VALVULA TERMOSTÁTICA?
Vladimir
12/03/2008, 19:03
Bom Jeff o negocio é o seguinte; após algums minutos com o motor funcionando, o ponteiro do marcador fica constantemente no meio.
Mas se eu estou em um emgarrafamento por exemplo, e com o ar ligado a temperatura começa a subir, já se eu desligo o ar ou ponho o carro em movimento a temperatura volta ao normal. Não sei se fui bem claro:pensativo:
E quanto a valvula termostatica eu tenho quase certeza que ela está funcionando corretamente.
Mas já que os amigos disseram que originalmente a viatura não possui uma ventoinha para o radiador do AC então agora vou concentrar meus esforços em outro ponto.
Talvez na junta do cabeçote? Ou numa limpeza do conjunto de radiador?
Valeu e abraços.
JEFFCATUNDA
12/03/2008, 22:18
Vladimir.
NÃO é para o ponteiro passar NUNCA do meio do marcador.... a não sr em uma eventual necessidade de forçar por longo período ou uma subida muito ingreme...nestes casos recomenda-se parar, ou diminuir a aceleração e aguardar que ela DEVE descer até o meio novamente...
O certo é que teu sistema de ar condicionado está pesando no motor, verifique tudo...
comece varetando o radiador... Ela perde agua?
Ela tem pressão dentro do radiador?
Veja isso da seguinte forma:
pela manhã, antes de ligar a viatura, abra a tampa do radiador=== a agua deve estar até a boca da chaleira e NÃO DEVE TER PRESSÃO DENTRO DO RADIADOR( como quando se abre uma garrafa de agua com gas)...
veja isso!
Bom Jeff o negocio é o seguinte; após algums minutos com o motor funcionando, o ponteiro do marcador fica constantemente no meio.
Mas se eu estou em um emgarrafamento por exemplo, e com o ar ligado a temperatura começa a subir, já se eu desligo o ar ou ponho o carro em movimento a temperatura volta ao normal. Não sei se fui bem claro:pensativo:
E quanto a valvula termostatica eu tenho quase certeza que ela está funcionando corretamente.
Mas já que os amigos disseram que originalmente a viatura não possui uma ventoinha para o radiador do AC então agora vou concentrar meus esforços em outro ponto.
Talvez na junta do cabeçote? Ou numa limpeza do conjunto de radiador?
Valeu e abraços.
JEFFCATUNDA
13/03/2008, 11:58
Já Fez O Teste Colega?
Vladimir
13/03/2008, 19:26
Ainda não companheiro. Mas amanha fou verificar os pontos que vc citou e a noite posto aqui os resultados para podermos avaliar melhor:concordo:.
Obrigado e abraços.
guilhermeabreu
14/03/2008, 20:26
AMIGO VLADIMIR
Verifiquei a minha que é 2.8 , ela tem a ventuínha na frente do radiador ( condensador ) do ar , e tem tb a hélice do motor por tras do radiador de água , já as 97 em diante não sei .
E toda vez que ligo o ar , automaticamente a ventoínha do ar liga tb .
oi vlademir
ja resolveu seu problema?
a minha teve um problema parecido, mas não tão intenso e era de forma mais intermitente. quando desligava, as vezes notava barulho de liquido .
meu mecanico sugeriu levar no tecnico de ar condicionado.??? o mesmo fechou o circuito "quente" do ar. e coincidencia ou não o problema desapareceu.
regis
Fala ai Vladimir , voce ja verificou a ventoinha se esta funcionando perfeitamente ou seja quando fria ela fica um pouco mais solta e quando quente ela pesa mais para que possa resfriar o radiador junto com A/C , nos modelos a diesel nenhuma delas tem ventoinha auxiliar de A/C somente nos modelos gasolina , abraços
Ronanciti
06/01/2017, 00:31
Radiador do seu carro estava entupido. Esse e o diagnostico. Talvez sirva para alguem. E so levar em
Um cara que mece com radiadores. Issoe comum na hilux. E é barato de limpar