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Ver Versão Completa : Pivôs com engraxadeiras



Ira
08/03/2008, 15:10
Meu NIVA é levantado com calços e uso pneus 215 o que exige maior esforço dos pivôs da suspensão. Então, depois de muito sofrer com constantes trocas dos pivôs, meus problemas acabaram!!!
Acho que encontrtei a solução! Instalei pivôs com bico para engraxadeira e, por enquanto vai indo bem. Basta engraxar depois de passeios com muita lama ou a cada três meses. O segredo é manter os pivôs sempre engraxados.

Quanto custou? R$ 80,00 cada... achou caro? Caro é ficar trocando pivô a toda hora.
Veja as fotos.

Se alguém tiver interesse, entre em contato.

Ira

BACALHAU
08/03/2008, 18:52
Ira, saudações.
R$ 80,00, cada, é caro? Bem, depende da qualidade. No que se refere a segurança, pago sem reclamar o preço justo pela qualidade e garantia do produto.
No caso desses pivôs, tenho interesse sim, uma vez que preciso trocar os quatro do "Pangaré".
Vc poderia passar maiores informações, tais como: fabricante, prazo de garantia, onde se pode adquiri-los, especificações, etc.
O que me pareceu estranho é que pelas fotos não aparece nenhuma marca ou indicação. Já vi muitos produtos "enfeitadinhos" que são uma verdadeira porcaria (não digo que é o caso desses pivôs).
Você poderia postar alguma foto da embalagem, se possuir. No que se refere a segurança, todo o cuidado é pouco.
Há quanto tempo ou km você tem eles instalados? Já foi em alguma trilha com eles?

Zabumbas do BACALHAU

JUCA DO NIVA
08/03/2008, 19:05
Ira, tudo bem?

A tópico veio bem a calhar, estou procurando a solução para os pivos e para a homocinética do meu niva, também tenho pneus 215 e a suspensão levemente levantada.
Aonde consigo estes pivos?
Voce tem alguma sugestão para a homocinética?
Um abraço

jiper
08/03/2008, 19:50
Camaradas. tem dois tipos de pivôs (junta esférica é o nome correto).
Estes que tem a engraxadeira, o calço que fica na cabeça da junta esférica é de aço, então é possível receber manutenção periódica, graxa.
Os que não tem graxeiras, os calços são de nylon ou material plastico, onde dispensa lubrificação periódica.
Mas vejam só, comprei um lote de peças de LADA e veio um pivô com um parafafuso na cúpula da carcaça, onde se permite ajustar a folga...e é original. ja coloquei ele no MIKHAYL.
Eu não sei ainda quem fabrica o modelo com engraxadeira, mas tenho certeza de que deve ser de um pais la pelas bandas da Romênia...Polônia...este cara primam por qualidade.

VKASP
09/03/2008, 11:37
Não exatamente sobre pivôs, mas sobre graxa: pontos de lubrificação no niva, ilustrado!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=300791&postcount=11

Ira
09/03/2008, 16:10
A marca dos pivôs é DLZ, não sei qual a origem, mas parecem bons, bem acabados.
Na verdade não existem pivos fabricados com graxeiras. Eu é que mandei instalá-las. Para o fabricante é inviável instalar as graxeiras na linha de produção de pivos.
O cara que fez tem muita experiência nisso e faz instalação de graxeiras nos pivos das RANGER há muito. Pode ser instalado em qualquer pivÔ.
Esses pivos que postei as fotos sao superiores. nos inferiores a posição da graxeira é diferente.

[ ]

Ira

Nivoide
09/03/2008, 22:01
Olha, eu nao vejo muito problema em abrir furo e rosca na carcaá e colocar engreaxadeira...pode ser qq pivo. E realmente o que estraga estas peças é o atrito seco entre os metais, que desgasta e gera folga.
Entao graxa neles.

Otávio Luiz
10/03/2008, 13:38
O meu mecânico fez exatamente isso.
Segundo ele o que estraga os pivôs é a falta de lubrificação. Nos pivôs considerados inferiores (ARGHentinos) este é o problema, segundo ele.
Fiz isso no SdeP, agora vamos ver se vai durar mais...

Rodorfo (Niva Caveirão)
10/03/2008, 14:47
Boa tarde Rapaziada,

Estou com quatro pivôs novos para serem instalados, me interessei no fato de poder instalar um bico para engraxar.
Alguém tem um bizu para isso?? Ou fazem idéia de onde posso mandar instalar esses bicos??

Grato pela atenção,

Rodorfo

Jossano
10/03/2008, 22:25
Camaradas

Muito cuidado na hora de furar o pivo para colocar a graxetas, pois pode cair limalha de ferro dentro do pivo e ai vai DESTRUI-LO.... e sugiro que nas inferiores sejam colocadas 90° pois se colocar reta nao vai dar para engraxar.

Quanto as homocinética, as externas falem com o nosso amigo Jiper, ele consegue algumas coisas lem legais

abracao

Jossano

jiper
11/03/2008, 12:12
Camaradas, mais uma vez, digo a vcs que os pivos atuais tem o encosto da cabeça da junta esférica de nylon...não adianta engraxar, não vai eliminar o processo de fadiga...qdo ele vem com calço de aço, ai ja vem com graxeira...não adianta furar a carcaça e colocar a graxeira...não há canais que levem a graxa pra dentro...este papo de que o cachorro do vizinho ouviu dizer que o fulano falou que o tio da namorada fez no carro dele e ficou bom é sempre mesma coisa....é só conversa, mas se alguem aki ja fez em pivo com calços de nylon e disser que rodou mais de 100.000 km sem trocar os pivos, eu engulo minha teoria...e vou furar os meus e colocar graxeiras....kkkkkkkkkkkkkkk.

BACALHAU
11/03/2008, 12:40
Camaradas, mais uma vez, digo a vcs que os pivos atuais tem o encosto da cabeça da junta esférica de nylon...não adianta engraxar, não vai eliminar o processo de fadiga...qdo ele vem com calço de aço, ai ja vem com graxeira...não adianta furar a carcaça e colocar a graxeira...não há canais que levem a graxa pra dentro...este papo de que o cachorro do vizinho ouviu dizer que o fulano falou que o tio da namorada fez no carro dele e ficou bom é sempre mesma coisa....é só conversa, mas se alguem aki ja fez em pivo com calços de nylon e disser que rodou mais de 100.000 km sem trocar os pivos, eu engulo minha teoria...e vou furar os meus e colocar graxeiras....kkkkkkkkkkkkkkk.

Complementando o que o Jiper disse tão bem:
O inimigo do pivôs é a areia ou outras partículas sólidas que possam entrar no seu interior e provocar atrito. O que evita isso é a coifa em bom estado, logo...
Não adianta injetar graxa no interior do pivô se ele já estiver com algo atritando lá dentro. A solução é manter as coifas íntegras e substituí-las sempre que apresentarem furos, rasgos, folgas, por onde possa entrar sujeira.
O Manual do Proprietário recomenda que essa verificação seja feita a cada 10 mil Km. Eu costumo fazer a cada 5 mil. Se eu fizesse trilha faria sempre ao final de cada uma. Isso vale para qualquer carro.
Idem para "heterocinéticas", coifas de pistões de embreagem, freio, etc, etc, etc,...

Nivoide
16/03/2008, 01:54
Tá, me diz alguem ae que encontrou coifas para pivos para o lada niva na loja da esquina...
Jiper, vc ta certo, mas injetando graxa, mesmo no plastico, a chance de diminuir acumulo de barro dentero é menor...pra quem usa o niva me trilha, o q é minoria aqui no forum...risos

Marcio Rossetto
16/03/2008, 10:07
Bem camarada , não é tão trivial assim esse assunto , concordo com vc , mas a lubrificação eficiente deve ser levada a serio .

Eu como trabalho com Aplicações de lubrificantes especiais , também em Industrias automotivas , junto com a engenharia da Ford , Fiat e outras , posso afirmar que mecanismo de metal- metal , metal nylon e metal - plásticos são todos lubrificados sim e muito bem , envolvendo normas de Engenharia , ensaios e testes .

Inclusive a interface de metal-plásticos são lubrificados com graxas especiais para eliminar processo de atrito ou fadiga .

Agora , existe um outro problema que é o tipo de graxa a ser aplicado , graxa não é tudo igual e para cada caso há uma graxa específica .





Quando o pivô é paralelo , fabricado por uma metalúrgica não homologada pela montadora do veículo, eles põe qualquer graxa , aí a lubrificação não funciona por um mês .


Camaradas, mais uma vez, digo a vcs que os pivos atuais tem o encosto da cabeça da junta esférica de nylon...não adianta engraxar, não vai eliminar o processo de fadiga...qdo ele vem com calço de aço, ai ja vem com graxeira...não adianta furar a carcaça e colocar a graxeira...não há canais que levem a graxa pra dentro...este papo de que o cachorro do vizinho ouviu dizer que o fulano falou que o tio da namorada fez no carro dele e ficou bom é sempre mesma coisa....é só conversa, mas se alguem aki ja fez em pivo com calços de nylon e disser que rodou mais de 100.000 km sem trocar os pivos, eu engulo minha teoria...e vou furar os meus e colocar graxeiras....kkkkkkkkkkkkkkk.

BACALHAU
17/03/2008, 00:02
Tá, me diz alguem ae que encontrou coifas para pivos para o lada niva na loja da esquina...
Jiper, vc ta certo, mas injetando graxa, mesmo no plastico, a chance de diminuir acumulo de barro dentero é menor...pra quem usa o niva me trilha, o q é minoria aqui no forum...risos

Se não encontra na loja da esquina, tenta na loja do meio da quadra, se também não encontrar, a solução pode estar nos tópicos abaixo. Quem fez parece que aprovou...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1253&highlight=pivo&page=4
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=299277&postcount=36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=407647&postcount=41

Uma pergunta: Se os pivôs do NIVA podem ser substituídos pelos da Pampa, as coifas também não podem? E estas não são encontradas à venda?

leooliveira
06/08/2016, 18:56
oi vc pode fazer este trabalho nom pivos inferiores da amarok se puder me manda seu contato meu watzapp é 51 96013742 me ajuda ai por favor