Ver Versão Completa : CJ 5 TD - em busca do jipe perfeito
Maurício Fernandes
08/03/2008, 13:01
Chegou a hora de abrir o tópico !!!!
A decisão de comprar já estava tomada, faltava achá-lo.
Comprei, então, em novembro de 2006, um CJ-5 estilo pescador, seu uso primordial.
O dono anterior vendeu pois a cada saída levava mais remédios do que cerveja. O tempo passa e a idade pega...
O fato de estar documentado com mecânica diesel foi relevante. O preço quase de gasolina mais ainda. O motor, um XUD-9 dá vai bem, após, claro, colocar um radiador maior (de S-10).
O jipe comprado, só diversão. vamos lá.
Era assim:
Maurício Fernandes
08/03/2008, 13:17
Alguns investimentos de cara:
- 4 pneus frontiera (para mim, a melhor forma de não forçar o motor no barro)
- radiador maior - sem problema de aquecimento, afinal é um XUD
- setor e direção de santana escamoteável (as pernas são grandes...)
- peças novas de mecânica, tipo luva, espiga, rolamentos, freios novos, etc; mais alternador, arranque, bateria, filtros de ar, óleo, etc
Maurício Fernandes
08/03/2008, 13:18
Em setembro de 2007 começou a reforma.
o foco era os podres da lata e tudo mais do "Jaque" (ja que estou mexendo...bota mais isso...)
Maurício Fernandes
09/03/2008, 16:15
o foco eram os podres da lata.
as intervenções foram com a troca da chapa de aço.
algumas, como o canto traseiro receberam massa, principalmente para receber as laternas do cotrin (trilha das peças), inquebrável, exclusivas...muito boa e recomendo.
vai fotos da evolução .
Maurício Fernandes
09/03/2008, 16:30
mais fotos
Maurício Fernandes
09/03/2008, 16:39
a chapeação quase pronta...
Maurício Fernandes
09/03/2008, 16:49
o tempo passa e a idéia vai tomando corpo...
Maurício Fernandes
09/03/2008, 17:01
após muita pesquisa, muitas peças novas...
as fotos são de apenas alguns investimentos.
Maurício Fernandes
09/03/2008, 17:09
a idéia de colocar o tanque embaixo do banco traseiro, tirando do local original foi motivo de debate no tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30656
o objetivo era dar mais espaço, pois tinha que baixar o banco e também colocá-lo para trás.
no final, deu tudo certo!!!!
recomendo.
Maurício Fernandes
09/03/2008, 20:59
a mudança mais visível era a estética, pois o branco deu lugar ao amerelo nissan (solar yellon) e as rodas receberam a cor grafite, ambos inspirados na XTerra.
os detalhes foram pintados de preto (aros de farol, quadro parabrisa, grampos do capô, etc)
Maurício Fernandes
09/03/2008, 22:05
a primeira trilha da nova versão do jipão foi em janeiro de 2008, VI trilha de verão em balneário gaivotas/SC. tava muito bom. a trilha é ótima. desta vez consegui fazê-la completa, pois no ano anterior fiquei sem o alternador e foi complicado.
fui rodando 230 km de casa (porto alegre) até lá, média de 10km por litro de diesel, barbada.
ariel kleinubing
10/03/2008, 09:56
Parabéns pela viatura Mauricio, tá lindona.
E esse amarelo ficou show, muito bonito mesmo.
Abraço
Maurício Fernandes
16/03/2008, 19:56
o detalhe da sinaleira de led compradas com o COTRIM, a pedido....
outras duas fotos do tanque (bocal atrás da roda).
a roda pintada de grafite.
Maurício Fernandes
16/03/2008, 20:28
Dia 15/03/08 fizemos um passeio em são leo, na região metropolitana.
De POA fomos com o marcelo (vitara), felipe (vitara) e fábio (zequinha). De são leo nanito, vinícius e cia, valeu.
Melhor que muita trilha.
Isso aí Marcelo!
Parabens pela viatura, dá trabalho mas com certeza o resultado é muito compensador!
Esse motor é sonho total!
Maurício Fernandes
13/04/2008, 16:07
Neste último dia 12/04/08 fui na 5º trilha da CUCA, em Rolante, RS.
Tem vídeos no you tube. Parabéns aos organizadores, muito boa a trilha.
Maurício Fernandes
26/04/2008, 16:21
pessoal, seguem algumas fotos do motor.
bem afinadinho...
Maurício Fernandes
26/04/2008, 16:24
seguem fotos da trilha de verão, Balneário Gaivotas/SC, 2008.
Maurício Fernandes
27/04/2008, 20:47
hoje teve jeep cross em glorinha.
muito legal.
segue foto do campeão, de esteio.
a outra é do ivori (jeepbom) e do lupercião, o mostro.
Show de bola o jipão, parabéns.
Mauricio, sou meio leigo neste assunto de motores diesel, mas este motor é originário de que veiculo??
Abraço.
Maurício Fernandes
01/05/2008, 11:53
Chokytu, o motor é bom.
Não é ótimo como um mwm 2.8, mas vai muito bem.
Tem o mesmo torque que um AP 2.0 injetado a gasolina (se é que dá para comparar diesel e gasolina).
XUD: 17,4 kgfm a 2250 rpm === AP 2.0 injetado: 17,3 kgfm a 3000 rpm.
A potência do XUD é 90,5 cv.
O problema desses motores é quem não sabe usar.
Camarada acostumado com um a gassolina que vai aos 7000 giros brincando. O diesel trabalha em 2000 giros. Por isso coloquei uns pneus que não precisa "limpar" no barro, os frontiera.
Outra coisa é o aquecimento. Como o motor é europeu, no verão ele aquece e RESOLVI isso com uma coisa bem simples: um radiador maior, mais nada.
Gasto R$40,00 para fazer uma trilha é isto já vale muito, pois tem jipe que anda bem na trilha, mas faz 1 por 1. O meu faz 10km/l na estrada e 6km/l na trilha, reduzido.
Tem mais informações sobre o XUD no site: http://jpx.4x4brasil.com.br/html/inicial.html
Valeu, Abraço.
Maurício Fernandes
23/05/2008, 19:17
em 2007 perdi o tensor da correia do alternador na trilha de tramandaí (trilha do peixe). perdi ao atravessar um açude.
improvisei um tensor de blaser que, não fosse o desgaste das correias, seria ótimo.
portanto, o tensor de blaser não serve no XUD, salvo para emergência.
coprei um original na automix4x4 e devo instá-lo esta semana.
Maurício Fernandes
23/05/2008, 19:18
última trilha, em estrela
http://br.youtube.com/watch?v=lfQqwEnAUaQ
Maurício Fernandes
25/05/2008, 21:01
Ontem fomos conhecer Santa Tecla, GRavataí.
Sem chuva há dias, só estrada.
O churrasco a vista e as parcerias que valeram.
Abraço Leo, Marcelo e Maurício (chará).
Crédito das fotos ao BYmarc.
sandrotwister
29/05/2008, 14:08
parabéns pelo Jipe!
muito bonito, e bem cuidado também!
eu tenho um CJ5 ano 57 e to reformando ele...
ele ta com o motor original e caixa de C10
porém, meu pai tem um JPX, e há uns 3 anos atrás deu pau no XUD, e ele arrancou e adaptou um motor de opala 4 cilindros...
ta, oq eu quero fazer, é por o XUD no meu jeep, então, eu queria saber, que caixa ta no teu? é a mesma do JPX? onde que eu encontro? ou que caixa devo por?
sandrotwister
29/05/2008, 14:11
sei que o tópico não é pra isso, mas como eu vi que você ta com um XUD no teu JEEP, talvez pudesse me ajudar...:concordo:
Maurício Fernandes
29/05/2008, 18:38
Sandro, onde fica Porto União?
A minha caixa é original 4 marchas do willys, com flange.
A relação não sei, mas deve ser longa.
Peça nova de XUD tu encontra na Automix (www.automix4x4.com.br (http://www.automix4x4.com.br)).
Peça usada e, logicamente mais barata, aqui no forum.
abraço.
sandrotwister
30/05/2008, 09:13
sim! até o eixo do comando de válvulas que eu não estava conseguindo encontrar, já encontrei aqui no forum!
eu já tava dando uma olhada no site da automix, e os cara tem bastante coisa mesmo!
bom, Porto União é em SC, mas é divisa com União da Vitória-PR, são duas cidades juntas, fica a uns 245 km de curitiba, a uns 220 de guarapuava -PR, e a uns 80 km de Canoinhas - SC
essa tua original, é de que ano? pq meu pai tem um CJ "58, que a princípio é todo original, e é só 3 marchas também...
Maurício Fernandes
30/05/2008, 11:49
4 marchas, ano 76, já FORD.
Maurício Fernandes
17/10/2008, 13:53
pessoal, em 13/10/08 vendi meu jipe.
enquanto me pertencia, trouxe muitas felicidades e me fez aprender o ofício de mecânico...
que o jipão TB continue nas trilhas da vida.
tio_mica
19/10/2008, 18:39
Sou o feliz novo proprietario do jeep do Mauricio, está um primor, fui em lomba grande com ele e mesmo sem experiencia passei onde muitos ficaram, embora tenha atolado no milkshake que tinha lá hehe
Esse motor é muito economico mesmo, vale a pena colocar no seu jeep!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.